Os vários jeitos de ler A METAMORFOSE, de Franz Kafka (Parte 01)
Вставка
- Опубліковано 2 гру 2024
- ๏ Atenção! Indicamos assistir a essa videoaula antes de iniciar a leitura de A metamorfose. Neste vídeo, o professor Tomaz Amorim irá falar sobre alguns traços biográficos de Franz Kafka que podem ter influenciado na escrita de A metamorfose, além do contexto histórico da época de publicação.
- Conheça a nossa edição de A metamorfose, de Franz Kafka. Com tradução direta do alemão por Petê Rissatti, ilustrações de Lourenço Mutarelli e textos extras que acompanham a leitura: amzn.to/3KE1YUH
- Veja também a segunda parte deste vídeo, com uma completa análise de A metamorfose: • O livro que vai te TRA...
๏ Livros citados na aula:
- O processo, de Franz Kafka: amzn.to/3Z4gbi7
- O veredicto, de Franz Kafka: amzn.to/41mgaYv
- Diários de Franz Kafka (1909-1923): amzn.to/3SrvLSl
- Metamorfoses, de Ovídio: amzn.to/3IlVo2g
- Odisseia, de Homero: amzn.to/3xMaMAm
๏ Sobre o professor:
Tomaz Amorim é doutor em Teoria Literária pela USP e realizou estágios de pós-doutorado na Unicamp e na Freie Universität de Berlim. Atualmente é Coordenador Acadêmico do Mecila. Possui dois livros de poesia e escreve crítica literária em cadernos culturais.
๏ Acompanhe as notícias da cidade de Antofágica:
/ antofagica
/ antofagica
/ antofagica
Terminei o livro e fiquei pensativa sobre como diante de tal transformação sua preocupação com o trabalho e como os outros o aceitariam era maior do que entender pq aquilo lhe aconteceu.
Exato!!
Meu primeiro Kafka pela editora mais poderosa da minha estante. Tive um sentimento estranho ao terminar a leitura (ontem). Um vazio, uma identificação estranha com aquela índole do personagem, que mesmo debaixo daquela casca, era humano, era gente. Vale o questionamento sobre nossos julgamentos pela a aparência e também sobre o que achamos que o outro precisa ou não precisa.
Acho que metamorfose, pra mim, parece que fala mais sobre uma depressão que o filho já vinha sentindo e que certo dia sequer conseguiu se erguer, deixando-se ser dominado totalmente pela doença. A depressão deixa a pessoa meio zumbi, meio inseto, tira um pouco a humanização por que a pessoa se sente inútil e esse psicológico mexe com seu corpo. Além disso, em complementação, parece que a estória é também sobre uma relação complicada pai-filho, que talvez tenha provocado, de certa forma, essa doença no filho, o qual perdia a juventude para prover a família pela situação do pai dele não conseguir trabalho.
Só foi o filho ficar doente para o pai se mover, arrajar trabalho, e quando ganhou autonomia foi a ponto de se tornar agressivo com o filho 'depressivo' e querer expulsá-lo de casa.
Incrível, e assustador, como no final há um equilíbrio de poder do pai em relação à esposa e filha, e de satisfação em tomar as decisões na casa, assumindo o posto de provedor antes perdido. A impressão que dar é que o filho "precisou morrer" para o pai se erguer de sua vida zumbi e de comodismo - e acho que o livro sugere que era essa a vida que o pai dele levava, além de um comportamento de distanciamento para com o filho. Essa troca de posição entre pai e filho tambem acho que é uma especie de metamoforse, da pior maneira, pq o filho teve que não mais existir pra que o pai reagisse à vida. Relação pai-filho tóxica, porém não manifesta abertamente. O filho, na minha opinião, devia ter ido seguir a vida dele em vez de 'assumir' o papel que o pai dele havia falhado - no caso dessa estória em especifico por que o pai dele era ruim, talvez esse tenha sido o erro do filho. O filho era "tão pai" que ainda pensava em pagar a faculdade da irmã, enquanto o pai dele escondia da família um dinheiro guardado.
Tudo tem uma causa, todo fato é uma consequência de algo, creio nisso. Ele ter acordado assim é um fato, que no decorrer da narração o escritor vai deixando pistas, mesmo que sejam sutis, que, ao meu ver, está mais relacionado a questões familiares.
Lendo o livro eu tb pensei nessa perspectiva de uma pessoa depressiva… muito interessante!!!
Caramba, excelente ponto de vista. Obrigado.
A crítica sobre trabalho e perca de identidade é clara e linda
Eu me senti muito mau com o final desse livro. Fiquei com tristeza e raiva tbm mas eu não consigo me colocar nessa situação surreal
Eu terminei de ler o livro HOJE! Que presente do universo essas video aulas justamente hoje. Obrigada, Antô ❤
eu gosto muito desse vídeos pra assistir antes de ler!
Faz todo sentido suas palavras, professor. Ficava me perguntando se tinha algo de errado comigo ao terminar de ler A Metamorfose, e o que essa obra tinha de tão grandioso que todo mundo falava e que eu não havia visto/sentido. Realmente é necessário "trabalhar" após a leitura.
Acabamos de liberar a segunda aula, Myllena. Ela pode te ajudar também nesse "trabalho" pós-leitura!
@ já estou assistindo aqui. Obrigada! 🥰
Tô terminando o livro e caramba, É TÃO ATUAL. Pra mim é inevitável não associar a Marx, a Freud... Mas evidentemente que não se resume apenas a isso, muitas possibilidades de interpretação!
Acabei de ler a primeira parte e também só pensei em Marx até então. Mas deu pra perceber que é muito amplo e dá pra traçar muitas interpretações
A primeira vez que termei a leitura de "A Metamorfóse" jurei ter entendido. Na época, pensei que A metamorfose daquele inseto estranho, se referia indiretamente ao crescimento e amadurecimento de sua irmã. Durante a leitura é fácil notar que as duas figuras femininas sempre estão sem cena e sua evolução pessoal também. Ela começa arrumando o seu quarto, colocando a comida, para logo depois deixar de lado os serviços domésticos e dedicar-se ao seu trabalho, o final termina com ela sendo observada pelos pais, que constataram seu "amadurecimento" ou sua "Transformação" em uma bela jovem, pronta para o casamento. Poderia ele estar falando também do princípio feminino e o casamento alquimico? talvez. O fato é que essa obra cabe infinitas interpretações e todas seriam coerentes, já que no mundo só existem meias verdades. Enfim, gostei do vídeo, um excelente trabalho, parabéns!
Não tinha pensado por essa perspectiva. Na minha visão o Gregor se trata de uma pessoa com deficiência, e quando n pode mais prover, a família o trata como inválido, ou como um encosto. Ele n pode se comunicar, e a família n sabe que ele ainda os entende, mas por dentro ele tem consciência de tudo
Esse esquema dos dois vídeos, antes e depois, é muito legal!
Iniciando hoje a leitura, quando terminar o livro reassisto e deixo minha síntese aqui! Vídeo excelente com qualidade muito boa, muita paz!
Muito obrigada por esse vídeo. Acabei de ler o livro e fiquei precisando conversar com alguém sobre. Adorei a conversa!
Que conteúdo maravilhoso, muito obrigada professor Tomaz e Antofágica
Nós que agradecemos ♥️
Terminei de ler esse livo hoje, obrigada pela aula.
Relendo nessa edição maravilhosa da editora ❤
Professor nota mil.
Gosto muito como a obra é interessante observando as varias camadas do livro ou não.
Ótima aula! Ótimos comentários! Parabéns Professor Tomaz.
Antofágica de parabéns como sempre!
eu adoro esse professor! os vídeos do O Processo eu assisti várias vezes!
Ah, que notícia ótima! Ele é demais mesmo
Aulão, Sainda totalmente das proposta de leitura do ano KKK obrigada Antofágica
Excelente aula, esclarecedora e abre muito a interpretação para uma releitura.
❤ gostei ❤ Paulo de Manaus Am Brasil ❤
Mais um vídeo excelente
🤩 Obrigada, Marcus!
Que aula excelente!!! Terminei de assistir com vontade de reler o livro 😊❤
Vale a pena se aventurar em uma releitura! 💖
Obrigado
♥️
E eu que pensei que ele tinha se transformado em uma lagarta e iria virar uma borboleta no final kkkk fiquem com uma sensação estranha ao terminar de ler !
👍🏻
Achei odiavel metamorfose...mas mesmo assim continuo lendo o castelo.
Quando tentei ler esse livro há uns 20 anos, achei estranho, incômodo. Não consegui terminar, não tive paciência, não entendi o propósito do livro.
Professor não tenho resposta. Estou em reflexão.
Eu acho que o Metamorfose corrobora ou pelo menos reafirma em alguma medida os boatos de que o Kafka era uma pessoa de sexualidade não normativa. Então do nada a família do cara passa a perceber ele como um monstro... soa familiar p muita gente ainda hoje...
Esqueceram de comentar q ele era de família judaica