Elba : "estou presumindo que você ja joga magic" Eu : * Assistindo todos os videos de magic sem nunca ter tocado em uma carta na vida, mas continuo assistindo pq é interessante o assunto e ouvir o Elba falar*
@@pedrovinicius985 Não demanda dinheiro não. Demanda se você quer ter um deck super meta, o que eu acho muito desnecessário, aqui a gente monta deck com orçamentos de 20 reais, ou 200 reais, todos ficam muito legais e divertidos de jogar, essa parada de que precisa de grana é só pra quem quer coisas caríssimas no deck, e eu garanto que com um orçamento fixo vc encontra varias cartas baratas que vão fazer quase a mesma coisa e ainda proporcionar um jogo mega divertido.
Acho meu caso muito excepcional, mas foi super efetivo caso você queira introduzir uma pessoa querida nesse mundo de commander (tem que ser muito querida pois exige muita paciência). Comecei apresentando o commander pra minha esposa no modelo de 1x1 pra ficar bem tranquilo, montei 5 decks budgets, cada um monocolor com estrategias diferentes, desta forma ela conseguiu conhecer bem os diversos estilos de jogo e a filosofia das cores. Com o passar o tempo ela tomou gosto e começou a achar falhas nos decks como por exemplo a falta de remoção de encantamentos no vermelho ou a falta de draw no branco (isso naquela época) e então desmontei os monocolors pra montar alguns de 2 cores, e isso foi bem gradual até os dias de hoje em que ela já tem um conhecimento muito bom e sabe do que gosta de fazer em um mesão.
Acho que a maior dificuldade é deckbuilding, além de entender que é um jogo de Mesão. O pessoal mais novo no formato não sabe bem escolher as cartas e montar um deck mais eficiente, não digo competitivo, mas saber o que é bom e não e não é. É a velha história do Tarmogofy, no competitivo é uma excelente carta, num mesão e num Commander é só mais um bicho na mesa apenas. Commander exige que as cartas sejam impactantes/façam algo quando entra ou sai. Pode ser o bicho 0/1, mas se ele compra um card, procura uma land e ganha 5 de vida já é melhor que um Gofy por exemplo e o pessoal não entende isso no começo. E nota: Não introduza pessoas que nunca jogaram Magic no Commander, vai ser mais difícil dela aprender a jogar.
Eu vejo que building depende muito do seu conhecimento como jogador (em relação às cartas existentes, as interações e quais habilidades e efeitos são bons no commander). No commander isso é bem difícil, pois é um formato eterno, um caminhão de coleções, aí ferrou hahaha. Eu mesmo recorro as listas e em cima delas faço as minhas alterações, não me sinto pronto pra montar um deck do zero.
@@jota_b7917 1 ano depois mas me senti com vontade de responder kkkkkk sou meio novo no MTG mas me adaptei rapido pq jogava outros cardgames. A forma que eu construo meus decls é a seguinte: Eu escolho um tema que me agrada e que vai me divertir, aí vou atrás do meu commander. Depois de escolher o commander eu vejo vídeos de gameplays, vejo videos e listas de decks nessa ideia que tive e monto baseado no meu estilo. Vejo cartas que a principio não quero mas podem me ajudar algum dia e deixo marcadas caso sinta dificuldades no deck e jogo com ele pra alinhar tudo :)
conheço amigos que tentaram ensinar pessoas a jogar magic atraves do commander. Todo mundo ficava assustado e não gostava de magic. Eu sempre ensinei meus amigos e namorada a jogar com decks simples, pré-montados de loja, etc.. E todo mundo se vicia em magic assim.
Elba, vc já pensou em fazer vídeos sobre os arquétipos no commander? Acho q daria uma série boa e seria ótimo para os iniciantes conseguirem distinguir que tipo de jogo gosta... Fica a dica
Apesar de commander não ser mtg, tem esses dois vídeos aqui no canal que podem ser usados para isso, eu acho: ua-cam.com/video/p83EG3wNGUk/v-deo.html ua-cam.com/video/zippywV9u_k/v-deo.html
@@FabioSuenaga ja assisti... Falei arquetipo em um sentido mais especifico de estratégia de jogo: stax, aristocratas, grouphoug... Seria legal ele falar dessas estrategias mostrando alguns decks e algumas curiosidades... Ele mesmo no video cita "stax" e muitas vezes o cara num sabe o q é isso... Dei uma pesquisada e num vi nenhum site em portugues q tem videos sobre isso
Vi um video do Cabrito falando no geral sobre a teoria dos arquetipos no magic em geral, mostrando uma mandala feita por um americano, mas algo mais ligado ao comander não tem nada
Elba, eu acredito que a melhor dica que eu deveria ter recebido quando comecei a jogar, não só Commander, mas Magic no geral, seria de procurar saber muito bem o valor das cartas que vc pega e que vc passa pra frente. Hoje em dia com a liga magic é muito mais fácil ter noção dos valores de cartas e ainda assim tem novatos que não prestam atenção nisso. Na época em que eu comecei, não tinha de onde tirar um parâmetro dos preços e tomei inúmeros balões de jogadores mais experientes. Quando descobri o preço de certas cartas que passei a preço de banana, eu quase parei de jogar porque fiquei com muita raiva da falta de caráter da comunidade na minha região (deixando claro que isso já tem 14 anos e a comunidade aqui felizmente mudou muito e cresceu)
infelizmente no Magic tem uma banda podre que insiste em tentar (e conseguir) passar a perna em jogadores iniciantes, e infelizmente eu tive a perna passada em mim diversas vezes lá no início quando eu comecei a jogar.
Comecei no comander esse ano, comprei um pré montado e achei o formato muito legal. Jogo Forfun desde 2006 e faz 4 anos que estou jogando torneios de modern na loja da cidade aqui. Adoro campeonatos modern, porém me divirto mais no mesão com os amigos em casa. Magic é legal demais.
Suas dicas realmente ajudam na visão do jogo, desse formato. N cometer erros simples como achar q tem q meter pressão ou anular as magias aleatoriamente e etc.
Eu colocaria uma dica a mais.Que é commander tem carta pra caramba.De uma olhada em EDHrec,scryfall. E você começa a perceber que tipo de carta fica bom pra tipo de comandante específico. No geral,não pra ficar vendo staple de commander.Mas simplesmente ter uma noção geral de cartas que se preocupam com marcador +1/+1 ,cartas que se preocupam com cemitério,cartas que recompensam jogar do exílio,cartas que quanto mais mágica custo pequeno fizer,melhor ela fica,etc. Isso me deu um passo gigante no deck building.
Aqui na minha cidade não tem loja de Magic, então quem apresentou o jogo pra gente foi um amigo da faculdade que trouxe da cidade dele pra cá. Absolutamente todos nós que jogamos Magic começamos a jogar Commander com o deck de Ur-Dragão que era dele e ele me vendeu. Ele sempre jogava de Narset. Sim, nós amamos odiar ele kkkkkkkkkkkkk
Muito verdade que o melhor deck para iniciar é o que vc gosta. Eu montei um Niv-mizzet parum, montei com um monte de cartinha de centavos e é um "storm" Control divertido. Não é forte e nem se quer tem anel solar, mas eu amo ele e ganhei de gente experiênte com ele ( graças a chandra inferno desperto que abri em Buster)
Acho que outro lado bom de aprender a jogar magic pelo arena ou outro formato competitivo tipo pauper, é que você aprende muito mais rápido as partes mais técnicas, como avaliar as ameaças dos oponentes, o q realmente é forte ou importa num jogo, quando/como usar remoções etc
O magic arena faz muita diferença, cara! Estou há umas duas semanas jogando por ele. Não posso dizer que entrego o feijão com o arroz, mas pelo menos o temperinho já sei hhahahahaha seguindo a lógica metafórica. O modo commander ainda está longe do que eu desejo, pq com certeza é bem mais complexo, visto que tem hora que o oponente lança uma criatura que gera ficha, daqui a pouco lança mágica na ficha, tira um card do cemitério, fica com ataque e defesa altíssimo, isso no turno dele e nem da para acompanhar de tão rápido JJJJKKKK quando vejo ele tem ficha, tem criatura com vínculo com a vida, tem artefato, tem mágica instantânea rolando no meio hahahhahahaha bom mesmo é aprender por lá! Eu estou completamente viciada, JURO. Se eu to sem nada pra fazer ou até mesmo quando estou fazendo, penso "po, poderia jogar um magic arena". Mas, assim, nos primeiros dias, eu tinha uma pessoa que joga HÁ ANOS me explicando cada passo e jogando enquanto eu observava, ajudou bastante! obs: testemunho do magic arena
o arena eh mto bom mesmo!!! triste porque mobile nao é compatível com meu celular e não tenho pc 💀 mto bom ver uma mulher nos comentários, sei q muitasss jogam mtg mas tem uma presença maior dos beninos pelo que eu percebo
Eu imagino que em algum momento, algum novato deu um Espada em Arados em um Necropolis Regent no cara que ta com teste de resistência na mesa faltando 5 de vida pra ganhar.
Muito obrigado pelo vídeo! Joguei MAGIC há anos na escola apenas por diversão e no MODO VINTAGE. Me apaixonei, porém fiquei anos sem jogar. Pretendo agora começar novamente em uma loja aqui perto de casa. Mas confesso que estou pesquisando muito antes de começar. Verei se jogo antes LEGACY para treinar e fazer amizades. Se jogar COMMANDER, o farei apenas para testar e sentir a vibe. Mesmo assim confesso que muito do que falou eu estava planejando fazer. Vlw mesmo.
Acho que uma dica legal é focar em 1 deck de cada vez. Depois de um tempo jogando e comprando mais carta eu percebi que tinha 3 decks meia boca, sendo que podia ter feito um bem feito.
Elba, um ponto bem importante que você falou é de não atacar ou counterar qualquer coisa no commander. Faz um vídeo dedicado sobre quando (e quando não) counterar algo. Quando segurar o coutner, quando usar, se deve usar um atrás do outro, se deve ter preciosismo. Porque eu já me vi na situação (direto) que eu fico, "nossa, vou guardar o counter pra quando vier algo mais forte" ai guardei, guardei, guardei e perdi.
Mano eu conheci o canal faz uma semana mas ja estou viciado. Estou começando a jogar magic com uns amigos mais antigos no game , estao me ajudando a montar um comander do Lord Xander q eu curti mt vamos ver no que vai dar kkkk abraço e parabéns por os videos.
Dica para iniciantes que eu queria ter recebido: "Vão ter jogadores que só querem otimizar o deck deles para combar na sua cara no turno 3 a 6, e ta tudo bem, você pode fazer um complô com a mesa pra focar o cara, você pode não jogar mais com ele, você pode melhorar seu deck, ficar puto e criticar não é solução, todos jogam da maneira que bem entendem" Boa mesa a todos o/
eu entrei no commander pegando uma lista pronta do laboratório de commander da liga magic. Pra mim foi uma opção mais completa (e barata) que os pré-montados da época
Joguei com meu primeiro deck essa terça-feira (24/8) ,de "Tergrid, Deusa do Pavor" (Comecei no Arena em Kaldheim). Foi só entenderem como funcionava o deck e virei o alvo, o primeiro a sair da mesa em 3 jogos seguidos, sem fazer nada; muito próximo ao que Elba disse em 22:15, só ñ era combo, nem caro...
Comentou do hora do mesão e em plena meia noite e meia eu estou triste por saber que nunca mais verei as arapucas de uma lenda que sempre comprava uma excelentíssima carta de magic...
Eu não tenho a mínima vontade de jogar Magic e não me vejo jogando no futuro, mas eu passo horas e horas vendo esse barbudinho falando de jogo de cartas
Video excelente! Esses dias ouvi a seguinte frase sobre meu deck "deck esquisito que nunca vi antes" claro jovem, meu deck é unico. nem no EDHRec tem lista parecida com o meu, e essa é a Magia do commander. Ps. Eu havia ganhado a partida rsrs
Aprendi a jogar magic com commander e montei meu primeiro deck. Levei uns 2 meses pra começar a jogar, pq queria montar um deck da tematica que gostava, conhecer o jogo e conseguir deixar o deck "funcional". Se vc ja tem experiencia com outros card games e gosta de deck build recomendo
To vendo esse video depois de sair direto do "como assim nao existe mana burn? O que é dimir?" Pro cedh e gostaria muito de ter visto esse video antes de ir apanhar nas lojas jogando com o deck mais explosivo do formato. E mesmo apos alguns torneios de cedh vencidos depois, ainda assim aprendi pra caralho (como aprendo todo dia aqui nesse canal) com os dois videos. E caso alguem tenha curiosidade CEDH, não se engane como eu enganei: os decks sao tão bons de ganhar quanto sao de lidar com a mesa, ou seja, um deck pl10 otimizado não vai passar de 50% de winrate. Saudacoes mestre elba!
Isso sobre a Mesa ditar o tipo de jogo é verdade, no meu grupo de amigos, quebrar land é um tabu, então eu vi uma vez um mlk "ah vou usar essa lista prefeita da Kaalia" e tacou um Armagedom do nada, apanhou tanto, virou persona non grata da mesa por 37 jogos, então meu deck da Pluma só tem 2 cartas de quebrar terreno, um Memorial to War e um Generous Gift, pq sei que se tacar um Armagedom ou um Cataclisma nego vai me odiar.
Tempos atrás comprei um precon commander chamado "Merciless Rage" com a "Anje Falkenrath" e notei que era um deck extremamente agressivo e rápido, mas isso no mesão é algo bem negativo pois você esgota rapidamente seus recursos e não foi um deck pensado para sustentar-se. Entretanto no x1 esse deck é ótimo. Nota: O efeito da comandante sustenta-se se você tiver muitas cartas com loucura (não é o caso do precon onde muitas vezes você precisa eliminar cartas sem loucura para tentar fazer seu jogo).
Seguindo os exemplos dados em 35:00: a melhor partida que já joguei, de Commander, foi uma partida de 2h30 e terminou em empate por conta de uma sequencia de mágicas que deu deckover em todos os jogadores ao mesmo tempo. Vira e mexe alguém relembra disso quando papeamos sobre O Jogo.
Cheguei nesse vídeo hj, mas são dicas importantes pra quem nunca jogou! Antigamente, lá pra 2003-2004, quando juntavam os amigos, fazíamos mesão de Standard (T2, no meu tempo 😅) com 4 ou 5 players competindo entre si ... E msm sem as regras do Commander, as partidas duravam 1 ou 2 horas
Eu jogo EDH há bastante tempo, mas só no ano passado me caiu a ficha de que o jeito certo é o jeito que vc gosta. Meu grupo é bastante tryhard, todos tem decks que "tentam vencer" e sempre rola o papo "tal comandante/estratégia/cor é ruim pq x motivo". Comentei tbm no vídeo do Thiago, o importante não é vencer, a maioria das vezes vc vai perder, então aprecie o jogo, a mecânica do seu deck, a politicagem. O importante não é o final da viagem, é o que acontece no meio dela. Recentemente me dei a missão de quebrar os preconceitos do meu grupo e mostrar isso pra eles, o importante é se divertir.
eu comecei a jogar commander em 2014 com fractius, eu iniciante de commander, e fui botando a cara e jogo até hj com outros decks e consigo oscilar entre o decks pra competitivo e forfun mas adorei as dicas
Acho que a grande dificuldade do commander (mesão) é justamente o que o Elba disse, vc tem três oponentes, são muitas interações ocorrendo, é difícil prestar atenção em tudo, ainda mais se vc não conhece muito bem as cartas e decks dos seus oponentes. Na minha primeira vez no mesão, mesmo com experiência no standard, fiquei perdidão, não fazia ideia do que estava acontecendo hahaha.
A primeira vez que fui numa loja, fui na intenção de aprender pauper, com um deck mono u improvisado que estava montando. Só tinha pessoas jogando Commander, me emprestaram um deck azul, nao entendi nada, joguei e me frustrei kkk mal conhecia cartas do pauper... Hoje em dia, só jogo pauper no mol e ainda não conheço nada além disso kk
Muito bom Elba, joguei Magic de 1997 a 1999 depois de um longo iato voltei pelo Arena, quase um reaprendizado do zero, agora após dois anos no Arena já montei dois decks físicos Legacy e acho que agora passando a pandemia chegou a hora de me arriscar no Commander e adorei suas dicas. Como sempre gostei de tribal de Goblin desde anos 90 poderia me indicar um deck de tribal de Goblin por favor para ser meu primeiro commander pois tenho certeza que ainda não tenho capacidade de montar sozinho!!! Obrigado.
Voltei a jogar magic ano passado e retornei pro commander pois lembro de algumas coisas e outras esqueci contudo estou voltando atrás com commander e estou jogando o duelo com um colega para reaprender tudo e aos poucos estou introduzindo o commander para ele e para outras pessoas, a gnt joga casualmente do que em torneio, a minha maior dificuldade nos decks de 60 cartas é consegui montar um deck que seja estável e equilibrado pois tudo que monto fica quebrado em algum ponto.
Não é porque eu comprei uma bola pra jogar no campinho no fim da rua de casa que eu obrigatoriamente tenho que jogar igual ao Cristiano Ronaldo ou o Messi. Jogo magic faz 1 ano e comecei pelo Commander, comprei o Anowon, e quando fui jogar pela primeira vez a galera ficava falando "ah, seu deck é ruim, esse pré construído não vem com carta boa, pra esse deck ficar bom você TEM que comprar Tutor Demoníaco, Vampírico e Estudo Rístico" demorei pra entender que, no fim das contas, se trata de um formato 4fun, e cEDH não deve se misturar com jogador casual. Quando de fato comecei a entender melhor como a dinâmica do jogo funciona, aí sim comecei a optimizar de acordo com o playgroup, e TUDO vai de acordo com a galera que você joga, e não com o que fulano de tal no torneio méh fez no turno X.
Continue assim, tu é feliz e não sabe. Maldito foi o amigo filho da puta que me apresentou esse jogo dessa empresa maldita que se auto nomeou wizards of the coast
Voltei a jogar magic a pouco tempo e estou entrando no comander. Me arrependo de ter dado minhas cartas. Muitas cartas que tinha ficaram bem valorizadas não tão cedo vou obtelas denovo, mais vida que segue.
eu ia sugerir um tribal de fractius que é o que eu tenho 18:00 - mas zoeiras a parte, eu mostro as mecânicas e estratégias, dou minha opinião é a vontade do champs, se ele quiser ir de destroy land, vai de boas huahuahuahua
Eu jogo magic há quase 1 ano pelo Arena, e uma coisa que acho que ajuda nisso (considerando a opinião de noob), de entrar futuramente num Commander é o modo Brawl e o Brawl Histórico, que pelo que entendi é "Mini Commander x1".
Eu comecei a jogar commander no meio da pandemia e gostaria de reiterar esse do "jogar com amigos" Commander acaba ficando bem mais competitivo, não no sentido de forte, mas sim no "quero ganhar" e sinceramente, mais frustrante e chato também, eventualmente sempre tem um querendo estragar a mesa com alguma coisa que propositalmente "está proibido" pois os jogadores não quererem jogar contra aquele tipo de deck. Nunca senti tanta falta de ter amigos jogando algum jogo como sinto jogando commander
Tenho um Niv Mizzet, Parun, que o deck se resume a ter vários combos, storm e draw, e eu me divirto muito mais com um deck que eu fiz do General Kudro que não custa nem metade do Niv. Ele é um tribal de humanos e por ser Orzhov eu coloquei várias referências ao Corinthians com luvas do ladino sendo a luva do goleiro Cássio, e as fichas de humanos 1/1 eu personalizei com fotos de famosos, como por exemplo Péricles e Rita Lee que são corinthianos. Minha ficha de human warrior é a foto do Paolo Guerrero no Mundial de Clubes 2012, e por aí vai...
Entrei no grupo tem poucas semanas e já jogo todo dia no spelltable do grupo do telegram. Muito bom. E se o Lucas tiver lendo isso, eu to guardando rancor do seu counterspell no meu red elemental blast ok?
Eu era do grupo de wtz, uma vez flodei o grupo e claro me desculpei, saudades de todas as conversas. Galera vale a pena estar inserido em algo que te faz feliz.
O Elba, eu dei uma procurada rápida e não encontrei... vc já fez algum vídeo sobre Tribal no Commander? Seria interessante abordar o assunto, tipo: tribos mais utilizadas, tribos menosprezadas, tribos mais sinérgicas, tribos menos sinérgicas ou sem qualquer interação... fica a sugestão...
Essa dificuldade de transitar de um modo de jogo x1 para um mesão é muito real. Passo pela situação meio contrária. Aprendi a jogar no mesão 4-6 jogadores, seja para 60 cartas ou commander, e tenho uma dificuldade extrema de criar decks pensando em jogar x1
comecei pelo commander e meu primeiro deck que fia foi um comander focado em death touch e infect pq jogava só duelo de commander e ganha sempre sempre com 10 de infect mas quando o ciclo de amigos jogando aumentou e o pessão tinha de 3 a 5 pessoas esse deck eu simplesmente era espancado pela mesa pra sair logo pq era um dano de comandante de 10 no lugar de 21 e ninguen queria uma cobra dando auto kill na mesa em turno 3 kkkkkk
uma coisa q noto bastante é q eu ganho mais com deck dos outros, pq meus deck são focados no q gosto (criaturas gigantescas), e os deck q eu pego são deck super otimizados. mesmo assim ganho bastante com o meu deck de monstrão
Elba : "estou presumindo que você ja joga magic"
Eu : * Assistindo todos os videos de magic sem nunca ter tocado em uma carta na vida, mas continuo assistindo pq é interessante o assunto e ouvir o Elba falar*
nesse vídeo msm eu descobri o que é Commander, kkkkk XD
Exatamente
Olha é um jogo divertido, mas demanda dinheiro e tempo se vc não tem um dos dois ou ambos esquece!
Mas vc tem vontade?
@@pedrovinicius985 Não demanda dinheiro não. Demanda se você quer ter um deck super meta, o que eu acho muito desnecessário, aqui a gente monta deck com orçamentos de 20 reais, ou 200 reais, todos ficam muito legais e divertidos de jogar, essa parada de que precisa de grana é só pra quem quer coisas caríssimas no deck, e eu garanto que com um orçamento fixo vc encontra varias cartas baratas que vão fazer quase a mesma coisa e ainda proporcionar um jogo mega divertido.
a pergunta certa não é: Vou perder o jogo se eu não anular? mas sim: O Oponente pediu por favor pra mágica resolver?
Amei
Acho meu caso muito excepcional, mas foi super efetivo caso você queira introduzir uma pessoa querida nesse mundo de commander (tem que ser muito querida pois exige muita paciência).
Comecei apresentando o commander pra minha esposa no modelo de 1x1 pra ficar bem tranquilo, montei 5 decks budgets, cada um monocolor com estrategias diferentes, desta forma ela conseguiu conhecer bem os diversos estilos de jogo e a filosofia das cores. Com o passar o tempo ela tomou gosto e começou a achar falhas nos decks como por exemplo a falta de remoção de encantamentos no vermelho ou a falta de draw no branco (isso naquela época) e então desmontei os monocolors pra montar alguns de 2 cores, e isso foi bem gradual até os dias de hoje em que ela já tem um conhecimento muito bom e sabe do que gosta de fazer em um mesão.
Acordar de manhã pro EAD : 😴
Acordar de manhã pra ver o elba falando de commander: 🤩
Iphone? 😳
@@aroldobrunogomesmoreira8287 Galaxy?🤫
orgulho da mamãe
"Eu não gosto de jogo rápido e sou eu que escrevo os roteiros desse canal"
Tá explicado o tamanho dos vídeos.
Eu só assisto no 2 x. Ele fala devagar! 😅
@@ppbergo mas aí perde o charme kkk
Mano sem mais , top !! Estou iniciando no Commander e esse vídeo caiu que nem uma luva , parabéns pelo conteúdo Elba !
Acho que a maior dificuldade é deckbuilding, além de entender que é um jogo de Mesão.
O pessoal mais novo no formato não sabe bem escolher as cartas e montar um deck mais eficiente, não digo competitivo, mas saber o que é bom e não e não é.
É a velha história do Tarmogofy, no competitivo é uma excelente carta, num mesão e num Commander é só mais um bicho na mesa apenas. Commander exige que as cartas sejam impactantes/façam algo quando entra ou sai. Pode ser o bicho 0/1, mas se ele compra um card, procura uma land e ganha 5 de vida já é melhor que um Gofy por exemplo e o pessoal não entende isso no começo.
E nota: Não introduza pessoas que nunca jogaram Magic no Commander, vai ser mais difícil dela aprender a jogar.
Building é muito difícil, um dia espero ficar bom nessa parte
Eu vejo que building depende muito do seu conhecimento como jogador (em relação às cartas existentes, as interações e quais habilidades e efeitos são bons no commander). No commander isso é bem difícil, pois é um formato eterno, um caminhão de coleções, aí ferrou hahaha. Eu mesmo recorro as listas e em cima delas faço as minhas alterações, não me sinto pronto pra montar um deck do zero.
@@jota_b7917 1 ano depois mas me senti com vontade de responder kkkkkk sou meio novo no MTG mas me adaptei rapido pq jogava outros cardgames. A forma que eu construo meus decls é a seguinte: Eu escolho um tema que me agrada e que vai me divertir, aí vou atrás do meu commander. Depois de escolher o commander eu vejo vídeos de gameplays, vejo videos e listas de decks nessa ideia que tive e monto baseado no meu estilo. Vejo cartas que a principio não quero mas podem me ajudar algum dia e deixo marcadas caso sinta dificuldades no deck e jogo com ele pra alinhar tudo :)
"Quem disse que eu to tentando ganhar o jogo?" ELBA 30:11
Esse é meu guia espiritual, obrigado por nos trazer a palavra Elba!
conheço amigos que tentaram ensinar pessoas a jogar magic atraves do commander. Todo mundo ficava assustado e não gostava de magic. Eu sempre ensinei meus amigos e namorada a jogar com decks simples, pré-montados de loja, etc.. E todo mundo se vicia em magic assim.
Elba, vc já pensou em fazer vídeos sobre os arquétipos no commander? Acho q daria uma série boa e seria ótimo para os iniciantes conseguirem distinguir que tipo de jogo gosta... Fica a dica
Apesar de commander não ser mtg, tem esses dois vídeos aqui no canal que podem ser usados para isso, eu acho:
ua-cam.com/video/p83EG3wNGUk/v-deo.html
ua-cam.com/video/zippywV9u_k/v-deo.html
Up
@@FabioSuenaga ja assisti... Falei arquetipo em um sentido mais especifico de estratégia de jogo: stax, aristocratas, grouphoug... Seria legal ele falar dessas estrategias mostrando alguns decks e algumas curiosidades... Ele mesmo no video cita "stax" e muitas vezes o cara num sabe o q é isso... Dei uma pesquisada e num vi nenhum site em portugues q tem videos sobre isso
Vi um video do Cabrito falando no geral sobre a teoria dos arquetipos no magic em geral, mostrando uma mandala feita por um americano, mas algo mais ligado ao comander não tem nada
engraçado que ainda existe gente que fala que commander não é mtg kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comecei jogando pelo commander, devo admitir que sofri um pouco para entender o jogo porem amei conceito dele e ate hojeé meu formato favorito
Elba, eu acredito que a melhor dica que eu deveria ter recebido quando comecei a jogar, não só Commander, mas Magic no geral, seria de procurar saber muito bem o valor das cartas que vc pega e que vc passa pra frente. Hoje em dia com a liga magic é muito mais fácil ter noção dos valores de cartas e ainda assim tem novatos que não prestam atenção nisso. Na época em que eu comecei, não tinha de onde tirar um parâmetro dos preços e tomei inúmeros balões de jogadores mais experientes. Quando descobri o preço de certas cartas que passei a preço de banana, eu quase parei de jogar porque fiquei com muita raiva da falta de caráter da comunidade na minha região (deixando claro que isso já tem 14 anos e a comunidade aqui felizmente mudou muito e cresceu)
infelizmente no Magic tem uma banda podre que insiste em tentar (e conseguir) passar a perna em jogadores iniciantes, e infelizmente eu tive a perna passada em mim diversas vezes lá no início quando eu comecei a jogar.
Comecei no comander esse ano, comprei um pré montado e achei o formato muito legal. Jogo Forfun desde 2006 e faz 4 anos que estou jogando torneios de modern na loja da cidade aqui. Adoro campeonatos modern, porém me divirto mais no mesão com os amigos em casa. Magic é legal demais.
Não gosto do competitivo. Mesão pra mim é o melhor formato.
Suas dicas realmente ajudam na visão do jogo, desse formato. N cometer erros simples como achar q tem q meter pressão ou anular as magias aleatoriamente e etc.
Pode fazer a parte 2, pq isso td que vc disse é importantissimo.
Eu colocaria uma dica a mais.Que é commander tem carta pra caramba.De uma olhada em EDHrec,scryfall.
E você começa a perceber que tipo de carta fica bom pra tipo de comandante específico.
No geral,não pra ficar vendo staple de commander.Mas simplesmente ter uma noção geral de cartas que se preocupam com marcador +1/+1 ,cartas que se preocupam com cemitério,cartas que recompensam jogar do exílio,cartas que quanto mais mágica custo pequeno fizer,melhor ela fica,etc.
Isso me deu um passo gigante no deck building.
Um dos melhores vídeos que assisti sobre o jogo. Parabéns.
Comecei magic pelo arena e a primeira vez física no comander, me lasquei bonito
Aqui na minha cidade não tem loja de Magic, então quem apresentou o jogo pra gente foi um amigo da faculdade que trouxe da cidade dele pra cá. Absolutamente todos nós que jogamos Magic começamos a jogar Commander com o deck de Ur-Dragão que era dele e ele me vendeu. Ele sempre jogava de Narset. Sim, nós amamos odiar ele kkkkkkkkkkkkk
nada melhor que jogar um mesão de 40 minutos, com todo mundo rindo, ruffles pela mesa toda, 4 copos com refrigerante e uma trilha sonora epica kkk
Muito verdade que o melhor deck para iniciar é o que vc gosta. Eu montei um Niv-mizzet parum, montei com um monte de cartinha de centavos e é um "storm" Control divertido. Não é forte e nem se quer tem anel solar, mas eu amo ele e ganhei de gente experiênte com ele ( graças a chandra inferno desperto que abri em Buster)
Jogar de Niv é muito engraçado, a galera fica só na expectativa pra vc combar hahaha.
@@jota_b7917 a melhor pq arte é passar 4 jogos e aí te perguntam " n vai combar não?" E vc diz " Osh, nem tem combo kdkdkdk"
"Na união soviética o Deck monta você"
Reversa Russa
Falou em Karador meu coraçãozinho ficou como? kk
Acho que outro lado bom de aprender a jogar magic pelo arena ou outro formato competitivo tipo pauper, é que você aprende muito mais rápido as partes mais técnicas, como avaliar as ameaças dos oponentes, o q realmente é forte ou importa num jogo, quando/como usar remoções etc
O magic arena faz muita diferença, cara! Estou há umas duas semanas jogando por ele. Não posso dizer que entrego o feijão com o arroz, mas pelo menos o temperinho já sei hhahahahaha seguindo a lógica metafórica. O modo commander ainda está longe do que eu desejo, pq com certeza é bem mais complexo, visto que tem hora que o oponente lança uma criatura que gera ficha, daqui a pouco lança mágica na ficha, tira um card do cemitério, fica com ataque e defesa altíssimo, isso no turno dele e nem da para acompanhar de tão rápido JJJJKKKK quando vejo ele tem ficha, tem criatura com vínculo com a vida, tem artefato, tem mágica instantânea rolando no meio hahahhahahaha bom mesmo é aprender por lá! Eu estou completamente viciada, JURO. Se eu to sem nada pra fazer ou até mesmo quando estou fazendo, penso "po, poderia jogar um magic arena".
Mas, assim, nos primeiros dias, eu tinha uma pessoa que joga HÁ ANOS me explicando cada passo e jogando enquanto eu observava, ajudou bastante!
obs: testemunho do magic arena
o arena eh mto bom mesmo!!! triste porque mobile nao é compatível com meu celular e não tenho pc 💀 mto bom ver uma mulher nos comentários, sei q muitasss jogam mtg mas tem uma presença maior dos beninos pelo que eu percebo
Eu imagino que em algum momento, algum novato deu um Espada em Arados em um Necropolis Regent no cara que ta com teste de resistência na mesa faltando 5 de vida pra ganhar.
Muito obrigado pelo vídeo! Joguei MAGIC há anos na escola apenas por diversão e no MODO VINTAGE. Me apaixonei, porém fiquei anos sem jogar. Pretendo agora começar novamente em uma loja aqui perto de casa. Mas confesso que estou pesquisando muito antes de começar. Verei se jogo antes LEGACY para treinar e fazer amizades. Se jogar COMMANDER, o farei apenas para testar e sentir a vibe. Mesmo assim confesso que muito do que falou eu estava planejando fazer. Vlw mesmo.
Acho que uma dica legal é focar em 1 deck de cada vez. Depois de um tempo jogando e comprando mais carta eu percebi que tinha 3 decks meia boca, sendo que podia ter feito um bem feito.
Elba, um ponto bem importante que você falou é de não atacar ou counterar qualquer coisa no commander. Faz um vídeo dedicado sobre quando (e quando não) counterar algo. Quando segurar o coutner, quando usar, se deve usar um atrás do outro, se deve ter preciosismo. Porque eu já me vi na situação (direto) que eu fico, "nossa, vou guardar o counter pra quando vier algo mais forte" ai guardei, guardei, guardei e perdi.
Mano eu conheci o canal faz uma semana mas ja estou viciado. Estou começando a jogar magic com uns amigos mais antigos no game , estao me ajudando a montar um comander do Lord Xander q eu curti mt vamos ver no que vai dar kkkk abraço e parabéns por os videos.
Dica para iniciantes que eu queria ter recebido: "Vão ter jogadores que só querem otimizar o deck deles para combar na sua cara no turno 3 a 6, e ta tudo bem, você pode fazer um complô com a mesa pra focar o cara, você pode não jogar mais com ele, você pode melhorar seu deck, ficar puto e criticar não é solução, todos jogam da maneira que bem entendem"
Boa mesa a todos o/
Comecei no magic semana passada, e meu amigo só me ensinou comander kkk só conheço o magic comander
Melhor modo
Adoro teu canal
Não jogo Magic e nem pretendo
Mas é muito interessante como tu fala sobre
Magic é um jogo muito mais interessante quando envolve um meio social então fortemente recomendo dar uma chance no pós pandemia
Elba é um otimo comunicador, homi maravilhoso
@@erickcozzi9042 um dia talvez,quando eu tiver grana braba
@@Dan_Ketsu sim🥺
@@kadaverpodre tudo bem, mas não fica com preço na cabeça, commander você gasta o quanto quiser.
Muito show assistir os 2 vídeos como sempre uma aula de informação Sr Elba
Primeira vez que joguei um mesão, eu joguei 3 partidas, 2 em fiquei em segundo e na outra um cara combou e ganhou de todo mundo simultaneamente.
15:05 Ele que lute!
eu entrei no commander pegando uma lista pronta do laboratório de commander da liga magic. Pra mim foi uma opção mais completa (e barata) que os pré-montados da época
Joguei com meu primeiro deck essa terça-feira (24/8) ,de "Tergrid, Deusa do Pavor" (Comecei no Arena em Kaldheim).
Foi só entenderem como funcionava o deck e virei o alvo, o primeiro a sair da mesa em 3 jogos seguidos, sem fazer nada; muito próximo ao que Elba disse em 22:15, só ñ era combo, nem caro...
tergrid é um comandante que tira a diversão dos outros 3 jogadores, por isso costumam matar vc rapido, ja vi mesas que proibiram ela KKKKKKKKKKKKKK
Excelente video Elba, parabéns!
Audio dessincronizado mas obrigado pelo vídeo!
Lek, nem percebi, sério
@@vermillon6506 sim pq a gente nem fica vendo a cara do Elba msm, consome o video como podcast
comecei a jogar pelo commander, de longe, o melhor formato, nada se equipara. commander pra mim é a cara do magic.
Comentou do hora do mesão e em plena meia noite e meia eu estou triste por saber que nunca mais verei as arapucas de uma lenda que sempre comprava uma excelentíssima carta de magic...
Eu não tenho a mínima vontade de jogar Magic e não me vejo jogando no futuro, mas eu passo horas e horas vendo esse barbudinho falando de jogo de cartas
Ainda nem comecei a assistir o vídeo mas já agradeço de coração! hahaha
o negócio é fazer mesão com 8 pessoas e dois decks d turno extra e chegou a ponto de alguém dormir na mesa
elba falou em "tira-manchas" eu lembrei q tenho roupa pra estender, obrigadão aí
Video excelente! Esses dias ouvi a seguinte frase sobre meu deck "deck esquisito que nunca vi antes" claro jovem, meu deck é unico. nem no EDHRec tem lista parecida com o meu, e essa é a Magia do commander.
Ps. Eu havia ganhado a partida rsrs
2 anos depois eu pergunto: QUAL ERA O DECK? Kkkkkkk
Sobre a primeira dica: é só ensinar direto commander, mas jogando x1. Pronto, resolvido
A dica que eu queria ter ouvido era pra não dar bola pro que os combeiros e pubstompers falavam quando comecei a jogar.
Tenho curtido muito essa preocupação do Elba com inclusão nos exemplos usando pessoas jogadoras
Elbinha destruidor. Bom demais. 100% concordo.
Aprendi a jogar magic com commander e montei meu primeiro deck. Levei uns 2 meses pra começar a jogar, pq queria montar um deck da tematica que gostava, conhecer o jogo e conseguir deixar o deck "funcional". Se vc ja tem experiencia com outros card games e gosta de deck build recomendo
esse vídeo está dois meses atrasados na minha vida kkk...Parabéns pelo conteúdo, ótimo vídeo.
To vendo esse video depois de sair direto do "como assim nao existe mana burn? O que é dimir?" Pro cedh e gostaria muito de ter visto esse video antes de ir apanhar nas lojas jogando com o deck mais explosivo do formato. E mesmo apos alguns torneios de cedh vencidos depois, ainda assim aprendi pra caralho (como aprendo todo dia aqui nesse canal) com os dois videos.
E caso alguem tenha curiosidade CEDH, não se engane como eu enganei: os decks sao tão bons de ganhar quanto sao de lidar com a mesa, ou seja, um deck pl10 otimizado não vai passar de 50% de winrate.
Saudacoes mestre elba!
Isso sobre a Mesa ditar o tipo de jogo é verdade, no meu grupo de amigos, quebrar land é um tabu, então eu vi uma vez um mlk "ah vou usar essa lista prefeita da Kaalia" e tacou um Armagedom do nada, apanhou tanto, virou persona non grata da mesa por 37 jogos, então meu deck da Pluma só tem 2 cartas de quebrar terreno, um Memorial to War e um Generous Gift, pq sei que se tacar um Armagedom ou um Cataclisma nego vai me odiar.
Esse jaba foi sensacional. Parabéns.
Tempos atrás comprei um precon commander chamado "Merciless Rage" com a "Anje Falkenrath" e notei que era um deck extremamente agressivo e rápido, mas isso no mesão é algo bem negativo pois você esgota rapidamente seus recursos e não foi um deck pensado para sustentar-se. Entretanto no x1 esse deck é ótimo.
Nota: O efeito da comandante sustenta-se se você tiver muitas cartas com loucura (não é o caso do precon onde muitas vezes você precisa eliminar cartas sem loucura para tentar fazer seu jogo).
Comecei pelo Pauper comander mas já jogava cardgames então foi mais sossegado, mas realmente se for o primeiro card game o commander é embaçado.
Seguindo os exemplos dados em 35:00: a melhor partida que já joguei, de Commander, foi uma partida de 2h30 e terminou em empate por conta de uma sequencia de mágicas que deu deckover em todos os jogadores ao mesmo tempo. Vira e mexe alguém relembra disso quando papeamos sobre O Jogo.
Merda, perdi
@@mateuslaet4140 Filho da .............
Perdi
Cheguei nesse vídeo hj, mas são dicas importantes pra quem nunca jogou! Antigamente, lá pra 2003-2004, quando juntavam os amigos, fazíamos mesão de Standard (T2, no meu tempo 😅) com 4 ou 5 players competindo entre si ... E msm sem as regras do Commander, as partidas duravam 1 ou 2 horas
Eu jogo EDH há bastante tempo, mas só no ano passado me caiu a ficha de que o jeito certo é o jeito que vc gosta. Meu grupo é bastante tryhard, todos tem decks que "tentam vencer" e sempre rola o papo "tal comandante/estratégia/cor é ruim pq x motivo".
Comentei tbm no vídeo do Thiago, o importante não é vencer, a maioria das vezes vc vai perder, então aprecie o jogo, a mecânica do seu deck, a politicagem. O importante não é o final da viagem, é o que acontece no meio dela.
Recentemente me dei a missão de quebrar os preconceitos do meu grupo e mostrar isso pra eles, o importante é se divertir.
eu comecei a jogar commander em 2014 com fractius, eu iniciante de commander, e fui botando a cara e jogo até hj com outros decks e consigo oscilar entre o decks pra competitivo e forfun mas adorei as dicas
Acho que a grande dificuldade do commander (mesão) é justamente o que o Elba disse, vc tem três oponentes, são muitas interações ocorrendo, é difícil prestar atenção em tudo, ainda mais se vc não conhece muito bem as cartas e decks dos seus oponentes. Na minha primeira vez no mesão, mesmo com experiência no standard, fiquei perdidão, não fazia ideia do que estava acontecendo hahaha.
27:24 é o melhor momento kakakakakak
A primeira vez que fui numa loja, fui na intenção de aprender pauper, com um deck mono u improvisado que estava montando.
Só tinha pessoas jogando Commander, me emprestaram um deck azul, nao entendi nada, joguei e me frustrei kkk mal conhecia cartas do pauper... Hoje em dia, só jogo pauper no mol e ainda não conheço nada além disso kk
Muito bom Elba, joguei Magic de 1997 a 1999 depois de um longo iato voltei pelo Arena, quase um reaprendizado do zero, agora após dois anos no Arena já montei dois decks físicos Legacy e acho que agora passando a pandemia chegou a hora de me arriscar no Commander e adorei suas dicas. Como sempre gostei de tribal de Goblin desde anos 90 poderia me indicar um deck de tribal de Goblin por favor para ser meu primeiro commander pois tenho certeza que ainda não tenho capacidade de montar sozinho!!! Obrigado.
Voltei a jogar magic ano passado e retornei pro commander pois lembro de algumas coisas e outras esqueci contudo estou voltando atrás com commander e estou jogando o duelo com um colega para reaprender tudo e aos poucos estou introduzindo o commander para ele e para outras pessoas, a gnt joga casualmente do que em torneio, a minha maior dificuldade nos decks de 60 cartas é consegui montar um deck que seja estável e equilibrado pois tudo que monto fica quebrado em algum ponto.
Não é porque eu comprei uma bola pra jogar no campinho no fim da rua de casa que eu obrigatoriamente tenho que jogar igual ao Cristiano Ronaldo ou o Messi. Jogo magic faz 1 ano e comecei pelo Commander, comprei o Anowon, e quando fui jogar pela primeira vez a galera ficava falando "ah, seu deck é ruim, esse pré construído não vem com carta boa, pra esse deck ficar bom você TEM que comprar Tutor Demoníaco, Vampírico e Estudo Rístico" demorei pra entender que, no fim das contas, se trata de um formato 4fun, e cEDH não deve se misturar com jogador casual. Quando de fato comecei a entender melhor como a dinâmica do jogo funciona, aí sim comecei a optimizar de acordo com o playgroup, e TUDO vai de acordo com a galera que você joga, e não com o que fulano de tal no torneio méh fez no turno X.
Commander consegue ter os players mais tóxicos hj em dia!!! É incrível como um formato pode ser estragado por egos sem freios!
Assisto todos os seu videos jovem, não é primeira vez que o audio da uma desconectada rsrsrrss, da uma aflição.
E eu achando q o browser bugou kkk
E certamente não será a ultima kkkkkkk
Quando???
Da uma dessincronizada né
Continue assim, tu é feliz e não sabe. Maldito foi o amigo filho da puta que me apresentou esse jogo dessa empresa maldita que se auto nomeou wizards of the coast
Vídeo maravilhoso aconselho a todos iniciantes e experientes!
Voltei a jogar magic a pouco tempo e estou entrando no comander. Me arrependo de ter dado minhas cartas. Muitas cartas que tinha ficaram bem valorizadas não tão cedo vou obtelas denovo, mais vida que segue.
eu ia sugerir um tribal de fractius que é o que eu tenho 18:00 - mas zoeiras a parte, eu mostro as mecânicas e estratégias, dou minha opinião é a vontade do champs, se ele quiser ir de destroy land, vai de boas huahuahuahua
Eu jogo magic há quase 1 ano pelo Arena, e uma coisa que acho que ajuda nisso (considerando a opinião de noob), de entrar futuramente num Commander é o modo Brawl e o Brawl Histórico, que pelo que entendi é "Mini Commander x1".
Melhor coisa pra iniciante é pegar deck precon mesmo, ninguém entende de inicio pq tem que ter ramp, draw e interação no deck.
Eu comecei a jogar commander no meio da pandemia e gostaria de reiterar esse do "jogar com amigos"
Commander acaba ficando bem mais competitivo, não no sentido de forte, mas sim no "quero ganhar" e sinceramente, mais frustrante e chato também, eventualmente sempre tem um querendo estragar a mesa com alguma coisa que propositalmente "está proibido" pois os jogadores não quererem jogar contra aquele tipo de deck.
Nunca senti tanta falta de ter amigos jogando algum jogo como sinto jogando commander
Eu entrei no Magic físico pelo commander. Era uma puta dor de de cabeça depois dos primeiros mesões kkk
Pode ser loucura da minha cabeça, mas a sincronização do audio/video tá estranha. Já o conteudo... impecável como sempre!!
Eu também percebi isso!
Eu comecei a jogar magic no commander, ou seja...cai de paraquedas no magic assim.
Apanhei muito, demorei pra pegar as manhas...mas hj sei jogar bem!
Sobre esse negócio de acordos e politicagem... lembro dos bons tempos que jogava War com amigos. Era muita treta que rolava e altas traições também.
Tenho um Niv Mizzet, Parun, que o deck se resume a ter vários combos, storm e draw, e eu me divirto muito mais com um deck que eu fiz do General Kudro que não custa nem metade do Niv. Ele é um tribal de humanos e por ser Orzhov eu coloquei várias referências ao Corinthians com luvas do ladino sendo a luva do goleiro Cássio, e as fichas de humanos 1/1 eu personalizei com fotos de famosos, como por exemplo Péricles e Rita Lee que são corinthianos. Minha ficha de human warrior é a foto do Paolo Guerrero no Mundial de Clubes 2012, e por aí vai...
Ótimo video
Veio bem na hora que to montando meus primeiros decks
Entrei no grupo tem poucas semanas e já jogo todo dia no spelltable do grupo do telegram. Muito bom.
E se o Lucas tiver lendo isso, eu to guardando rancor do seu counterspell no meu red elemental blast ok?
Meu último mesão, éramos 9 e durou 3 horas kkk amo cmmdr
foda a sicronização de audio
Commander é no mínimo 2 horas no meu mesão auahuahauahauh
Eu era do grupo de wtz, uma vez flodei o grupo e claro me desculpei, saudades de todas as conversas. Galera vale a pena estar inserido em algo que te faz feliz.
O Elba, eu dei uma procurada rápida e não encontrei... vc já fez algum vídeo sobre Tribal no Commander?
Seria interessante abordar o assunto, tipo: tribos mais utilizadas, tribos menosprezadas, tribos mais sinérgicas, tribos menos sinérgicas ou sem qualquer interação... fica a sugestão...
Esse definitivamente não é o Elba, alguém sequestrou ele e obrigou ele a fazer as intro rápido
Essa dificuldade de transitar de um modo de jogo x1 para um mesão é muito real. Passo pela situação meio contrária. Aprendi a jogar no mesão 4-6 jogadores, seja para 60 cartas ou commander, e tenho uma dificuldade extrema de criar decks pensando em jogar x1
ótimo conteúdo, mas em algum momento após os 7:00 o meu cérebro decidiu que o áudio estava fora de sincronia e eu simplesmente buguei
Vou almoçar cedo hoje
eu vim do yugioh competitivo, o commander foi tranquilo kkkkk
Combou no final!!!!
comecei pelo commander e meu primeiro deck que fia foi um comander focado em death touch e infect pq jogava só duelo de commander e ganha sempre sempre com 10 de infect mas quando o ciclo de amigos jogando aumentou e o pessão tinha de 3 a 5 pessoas esse deck eu simplesmente era espancado pela mesa pra sair logo pq era um dano de comandante de 10 no lugar de 21 e ninguen queria uma cobra dando auto kill na mesa em turno 3 kkkkkk
Mesmo no competitivo, o jogo pode demorar, pq as pessoas respondem muito, isso acaba demorando um pouco mais.
cliquei na hora porque o deck que apareceu na thunb foi meu primeiro deck kkkk
uma coisa q noto bastante é q eu ganho mais com deck dos outros, pq meus deck são focados no q gosto (criaturas gigantescas), e os deck q eu pego são deck super otimizados. mesmo assim ganho bastante com o meu deck de monstrão
Vídeo de Commander 🤩