Lançamento de «Memórias de Um Militante Anarco-Sindicalista» de Emídio Santana

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • Lançamento de «Memórias de Um Militante Anarco-Sindicalista» de Emídio Santana, no dia 9 de Abril de 2024, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
    Com Filipe Guimarães da Silva , João Barroso Soares, Lígia Santana e Fernando Quadros.
    ______
    Sobre o livro:
    O TESTEMUNHO EM DISCURSO DIRECTO DE UMA VIDA REVOLUCIONÁRIA E DE LUTA, REFLEXO DA HISTÓRIA DO ANARCO‑SINDICALISMO EM PORTUGAL.
    Passados mais de 30 anos desde a primeira publicação, uma nova edição revista e aditada, que conta com um prefácio inédito de João Soares.
    «Coligindo estas notas de recordação, evocando e comentando os acontecimentos da minha época, por vezes malsinada ao vezo de certo profetismo sem esperança, ou ainda obscurecida por um período de violência ou intencional deformação dos factos, eu pude assim reviver quanto partilhei e senti, o prazer da criação e da iniciativa, as lutas com sentido de justiça, as alegrias e mesmo os reveses da adversidade com as esperanças que não soçobravam, que é afinal o contributo que todos devemos ao futuro. Mereceu a pena.»
    - Emídio Santana
    «Estas memórias de Emídio Santana fazem justiça a uma grande figura do Portugal do século passado. E repõem no lugar de destaque que lhe é devido o movimento anarco‑sindicalista português.»
    - João Barroso Soares, Prefácio
    «Emídio Santana viveu efectivamente como ‘actor e não como espectador’ muitos dos principais acontecimentos históricos ocorridos entre 1910 e a década de 80. Viveu‑os de forma intensa e participativa, com uma visão global acutilante e crítica do que se passava em Portugal e no resto do mundo.
    Escreveu este livro assumidamente sem preocupações literárias, publicado tal como saiu da sua máquina de escrever Royal, numa inquietude imediatista própria do revolucionário que foi, motivado pela evidente vontade entusiástica de contar, analisando e criticando muitos dos factos políticos ocorridos entre a Primeira República e os que se seguiram após o 25 de Abril de 1974.»
    - Fernando Quadros, revisor da nova edição
    _________
    O livro: tintadachina.p...

КОМЕНТАРІ •