Gilberto, no minuto 11:20, caso o pilar seja de extremidade ou central e a viga seja continua, para combater os momentos negativos, a armadura do lado direito do pilar entrará na viga a esquerda ? e a armadura a esquerda do pilar entrará na viga a direita ? ou, a armadura negativa da viga seja suficiente ? logo, a armadura do pilar pode morrer na cobertura sem a necessidade de entrar na viga
@@arquivoengestrutural caso eu opte por ancorar pela armadura do pilar e ele seja de extremidade ou central e a viga seja continua, para combater os momentos negativos, a armadura do lado direito do pilar entrará na viga a esquerda ? e a armadura a esquerda do pilar entrará na viga a direita ? ou, para combater os momentos negativos, a armadura do lado direito do pilar entrará na viga a direita ? e a armadura a esquerda do pilar entrará na viga a esquerda ? tanto faz, ou tem uma posição mais favorável ?
Gilberto, no minuto 11:20, caso o pilar seja de extremidade ou central e a viga seja continua, para combater os momentos negativos, a armadura do lado direito do pilar entrará na viga a esquerda ? e a armadura a esquerda do pilar entrará na viga a direita ?
ou, a armadura negativa da viga seja suficiente ? logo, a armadura do pilar pode morrer na cobertura sem a necessidade de entrar na viga
@@renatomendoncacorrea5159 desde que tenha ancoragem de todos os elementos, e resista em todas as regiões, qualquer opção funciona.
@@arquivoengestrutural caso eu opte por ancorar pela armadura do pilar e ele seja de extremidade ou central e a viga seja continua, para combater os momentos negativos, a armadura do lado direito do pilar entrará na viga a esquerda ? e a armadura a esquerda do pilar entrará na viga a direita ? ou, para combater os momentos negativos, a armadura do lado direito do pilar entrará na viga a direita ? e a armadura a esquerda do pilar entrará na viga a esquerda ?
tanto faz, ou tem uma posição mais favorável ?