Algo que eu penso que tem de mudar é dos caras estarem a todo momento falando com o diretor de prova, isso não deveria existir. Como o próprio Rosberg falou.
Eu acho que o diretor de provas que deveria entrar em contato com as equipes para escutar e avaliar as diferentes versões quando tivesse alguma açao mais complexa de investigaçao e ter a conversa somente mais "tecnica", nao ficar chorando no rádio pedindo pro Masi tomar x decisão
Concordo plenamente, ano que vem teriam que tirar essa função das equipes conversar com o diretor, isso influencia de forma técnica em qualquer resultado.
Bem, pelo que vejo aqui nos comentários, lamento pelos fãs do Hamilton, pois para quem como eu que é fã da F1, foi um espetáculo esta temporada tão brilhante ser decidida na última volta, eu estava de pé em cima do sofá gritando "Isto é corrida!" Parabéns para o Max e para o Hamilton, o que eles fizeram foi algo realmente especial!
Acho q foi injusto oq aconteceu com hamilton. Mas estando dentro das regras nao há muito oq fazer. Acho difícil tirar esse título do vespa. De certa forma ele tb fez por merecer. Mas faltou bom senso da fia. Pro esporte em si foi muito bom o espetáculo, mas foi muito injusto o cara liderar a corrida toda e perder por força de decisão precipitada do Masi.
Amigo, os donos são americanos, americano sabe tratar bem o esporte, qualquer um, eu que nem curto acabei vendo essa temporada! Os caras sabem fazer um ótimo entretenimento! E o povo quer ver é disputa e não frescuras.
Overtake x Wolff Club F1 Michael Masi deveria ter liberado o overtake de imediato como sempre fez e está no regularmento da F1 para ordenar o pelotão para relargada após a saída do safety car. Toto Wolff embora tenha 33,3% da Mercedes F1 e ser team principal ele controla e tem influência financeira e de Team Boss na Aston Martin junto com Lawrence Stroll, Mclaren e Williams totalizando oito carros contra quatro da sua principal rival que é a Red Bull e Alpha Tauri. Se analisarmos a batida e o fato do Michael a principio ter proibido o overtake dos carros isso iria beneficiar o Hamilton que estava com os pneus desgastados a ponto de correr o risco perder a corrida e seu oitavo título. Se a corrida tivesse terminado com Safety Car iria dar uma confusão colossal diante da sucessão de erros contra o Max no ano. A atitude contundente do Christian Horner foi essencial para o título do Verstappen aliado ao Checo Perez que fez uma brilhante corrida.
Não haveria o que reclamar se a Mercedes tivesse pensado rápido e trocado os pneus do Hamilton tbm... A Mercedes tá chorando, mas por um erro dela mesma...
É o que eu venho repetindo em todos os vídeos que vejo. O título do Hamilton só dependia dele e da Mercedes. Mesmo que o Verstappen não parasse para trocar os pneus para tomar a liderança, o Hamilton conseguiria ultrapassá-lo tranquilamente na relargada da última volta, com pneus macios novos e com o melhor rendimento do seu carro.
Amigão, na corrida passada a Mercedes fez isso, logo depois colocaram bandeira vermelha kkk e a Red Bull foi beneficiada. Se queriam uma disputa, colocassem bandeira vermelha e deixasse o LH tmb colocar pneus novos.
@@andersonolb1793 isso e certo. Mais tem detalhes. Os carro ja estavam todos juntos então fazer um Boxes com todos os carros alinhados seria burrice ne? Perde 5 ou 6 posição
Meu amigo, eu acho que você não estava assistindo a corrida, se Hamilton entra no box ia passar uma fila de retardatarios que ele ja havia colocado entre ele e max, e poderia ainda haver a possibilidade do proprio max não parar e ficar na frente dele ao retornar a pista. Eles fizeram o correto. O imoral ai foi permitir que APENAS os 5 carros que estavam entre Hamilton e Max recuperassem a volta. Isso foi ridiculo. Num radio com Horner, o Masi pediu tempo pra pensar no que iria fazer quando perguntado se ele ia deixar os retartadorios passar, ta de sacanagem esse Masi.
Só digo uma coisa: Que campeonato fantástico!!! Vai ficar para a história sendo possivelmente a melhor disputa de título de sempre. Espero que em 2022 mais pilotos disputem o título (de preferência o Charles com a Ferrari ahaha)
Sou torcedor do Hamilton e queria muito que ele ganhasse, mas acho que fazer uma nova corrida, dar uma punição pro Max ou qualquer outra coisa que interfira nos resultados seria broxante, até mesmo pro próprio Hamilton, não seria a mesma vibe
Concordo com vc! E completo: o que aconteceu, na minha opinião, tirou o mérito do Max - apenas nesta corrida. E se mudar o resultado, tira o do Hamilton. Nenhum dos dois mereciam passar por isso. Ambos foram gigantes durante todo o campeonato e mereciam o título, mas não do jeito que foi. A bandeira vermelha seria a melhor opção se o que eles queriam era emoção para o final, mas todas as decisões tomadas eram para favorecer o Max e tirar a vantagem que o Hamilton construiu durante toda a corrida.
Bom dia Urso Manco, nova corrida não mudaria a situação, agravaria, pois a FIA continuaria a agir passando por cima do regulamento e fazendo o seu. Aqui vivemos algo semelhante.
Perfeito, tambem concordo, e digamos que a mercedes tambem falhou muito nas estrategias, sempre perderam para a Red bull. Nessa prova por exemplo a mercedes deveria ter parado o hamilton para troca de pneus em ambas as entradas do safty car!
"O diretor pode mudar regras do safety car caso julgue necessário" = caso ele queira dar o campeonato pro Max, ou seguir as regras e manter a vitória justa do Lewis... pois é o que deveria ter acontecido: safety car foi muito no final, o risco da Mercedes em manter os pneus duros já havia valido a pena, terminando com 10s de vantagem ou em vantagem de pista no SC. Indiscutível, a corrida era deles. "Ah mas a RedBull tinha aproveitado os pits, jogaram certo e foi culpa da Mercedes"... a RBR estava seguindo SIM as melhores escolhas disponíveis pra eles, assim como o Mercedes, que não parou o Hamilton ao final, porque era pra acabar em SC.
Exato! As pessoas falando que o Hamilton devia ter trocado os pneus, se ele parasse não seria mais P1, e tinha a possibilidade da corrida acabar em SC, foi tudo muito estranho, os retardatários passaram, e nem esperaram todos voltarem, só queriam mesmo deixar o MAX perto do Lewis, na última volta, foi um pecado esse resultado final, o cara dominou a prova toda, Pérez ainda ajudou, e depois daquilo o Lewis abriu mais 12 segundos, pra fazer isso não é só o carro que é bom, o cara pilotou demais, foi surreal.
Podem chorar fã boys modinha!!! Aceita que dói menos!! Vcs enxergam as coisas só pelo lado do mlk mimado… Diretor de prova alterou as regras do SC pq todas as equipes concordaram que as corridas devem ser terminadas “correndo”, ou seja, bandeira verde e não com um SC!!!
Sou um torcedor da Mercedes e principalmente um torcedor do Hamilton, mas pra mim o fato de estarem levando aos tribunais é simplesmente não assumir q fizeram uma imensa cagada na estrategia d paradas do Hamilton. Deveriam ter parado ele na mesma volta ou no máximo na volta seguinte da parada d Verstappen, pois se ele voltasse atras eu ainda assim acreditaria mais na possibilidade do Hamilton ultrapassar o Verstappen onde os 2 estariam com pneus novos e macios (afinal d contas a Mercedes tinha muito mais carro q a RedBull nesse final d temporada) do q Hamilton com um pneu duro d 40 voltas segurar o Max com um pneu novo macio. Agora q o corrida foi concluida, a Mercedes tem q aceitar, parar d gastar energia com essa temporada e focar na d 2022. Enfim, parabens a Max e Lewis por essa temporada brilhante dos 2 e principalmente parabens a Max por acreditar até o ultimo segundo (não vou negar q fiquei torcendo pra aquela escapadinha dele na ultima curva terminar no muro kkkkkkk)
Nada de errado Hamimilton não trocou os pneus e errou na estratégia kkkk Hamimilton disse q foi manipulado kkkkk Mercedes errou na estratégia e pagou pelo erro ! Matheus pucci tá puto voz de velório igual a Band ontem kkkkkk
Certo, e qual seria a estratégia da Mercedes pra vencer? Parar o Hamilton, voltar atrás do Max (que já tinha parado), e correr o risco de a corrida terminar com o Safety Car? Quando o Latifi bateu, a Mercedes não tinha mais chance de marcar a Red Bull, e sim o contrário. Qualquer ação tomada pela Mercedes teria uma resposta da RB.
Concordo, e acho tb que a Mercedes poderia ter parado ao menos no safety car virtual pra trocar o pneu. Hamilton tinha muito mais velocidade, n teria problema para ultrapassar, mas escolheram uma estratégia muito conservadora, porém arriscada - assumiram o risco de perder em uma bandeira amarela e Noris com o pneu com menos voltas teve um furo; poderia ter acontecido com o Lewis tb. Enfim, águas passadas, mas nessa corrida, pior que as contradições da direção de prova, foi a estratégia da Mercedes. E por mais que tenha reclamação, o regulamento, apesar de realmente precisar ser alterado, foi respeitado.
O diretor de prova tem que ser alguém com o pulso firme. Isso já bastaria pra evitar a bagunça que ocorreu este ano. Quanto a mudança no resultado do campeonato, tudo é possível sim e NADA MAIS ME SURPREENDE!!!
O Massa teve o azar em 2008 agora foi a vez do Hamilton ter a falta de sorte, as vezes o regulamento atrapalha em certos momentos como foi com o Ayrton Senna em 89 no Japão.
Eu acho que a fórmula um devia rever a regra do safety car. Não é correto um piloto perder uma vantagem construída com muito sacrifício e até risco de vida só pq alguém teve um acidente. Eu acho que devia sim haver apenas o VSC em que todos reduzem a velocidade até 40% e as posições se mantém. Não há mudança de pneus durante esse período. Se quer colar que trabalhe duro E se aproxime com meios disponíveis e não com ajuda de terceiros. E minha opinião esta
Eu lembro que no meio da Corrida quando questionaram o Hamilton se houvesse SaftCar qual pneu ele escolheria (duro ou medio), ele brincou com a equipe o que vcs decidirem, ja estava contando com a vitória, já a RedBull arriscou tudo o que podia e deu a sorte de ter o Saft car. Se tem um culpado foi a Mercedes que não chamou o Hamilton nem saftcar virtual e muito menos no físico, ganhou quem arriscou mais a Red Bull (que fez de tudo para seu piloto ser o campeão).
Esse é um ótimo ponto que não vejo quase ninguém abordando. A Mercedes se colocou nessa situação de estar por um fio no final da corrida. E a RBR se colou na situação de poder competir se desse sorte de algo acontecer. Enquanto uns foram conservadores, outros se arriscaram. Assim como aconteceu antes em outras provas para ambos os lados.
Johnny pelo pouco que entendo de F1 quem está em 1 fica em uma sinuca de bico, ele não poderia arriscar perder o campeonato entrando no box, se ele entrasse no box ele perderia a posição para o Max.
@@lucas5b era 11 seg Max não chegaria nem se tivesse 20 voltas pra acabar a corrida, a Mercedez não poderia arriscar o campeonato parando ele, entende ?
Eu torci pelo Hamilton, mas estou muito satisfeito com o campeonato da maneira como terminou, emocionante até o final. Vai ser uma pena se tiver uma mudança fora da pista. Deixa do jeito que está, ano que vem tem mais e tomara que seja tão emocionante como foi esse campeonato.
Foi manipulado, infelizmente, no video ele esqueceu de falar sobre os carros que estavam entre vestarpem e carlos sainz, o que impossibilitou o mesmo de brigar pelo segundo lugar, entendeu a reclamação da mercedes, infelizmente eles tem razão.
Logo após o acidente, Hamilton perguntou sobre trocar pneus. Só que a Mercedes não quis arriscar. Grande erro! Mesmo perdendo posição, Hamilton com pneus novos seria muito mais competitivo do que foi na última volta. Claro que a sorte ajudou Verstappen, mas foi a mesma sorte que ajudou Hamilton em Interlagos contra o Felipe. É corrida de carros, acidentes acontecem.
Esse campeonato de 2021 será lembrado por muitos anos... Pra mim.. melhor campeonato que assisti... acompanho F1 desde 1990... Mas essa polêmica no final vai ficar também.
A Mercedes é uma máfia, eles manipularam muito nesses últimos anos, várias decisões em favor deles, mudar configuração de pneus quando favorecia a Ferrari, denunciaram a Ferrari pelo motor estar fora do regulamento, mas até o México o carro da Mercedes não acompanhava a Red Bull de repente eles trocam o motor do Hamilton e ele passa a voar, 20 km mais rápido que seu companheiro de equipe, fizeram upgrade no motor sim, estava na cara, é muito bem feito para o Hamilton e o Chefe da máfia o Toto Wolff. Chora que dói menos Mercedes
Você falou uma coisa interessante. Os motores ainda não estão congelados meu jovem. Todas as equipes podem realizar upgrades ainda, a Ferrari fez o dela e ganhou 8 cv. É lógico que a Mercedes tinha que procurar evoluir o carro dela, ou estaria tudo perdido antes. Agora em 2022 os motores serão congelados, e isso só por causa da RBR, ou você esqueceu. A Honda sai e a RBR vai assumir o motor. A Mercedes trocou o motor dela e pagou punição, então tudo certo.
Essa historia do motor foi bem estranha mesmo, talvez esse monte de troca foi só para "mascarar" e dar um alibi. Mas vai saber, mercedes dominou por muitos anos a tecnologia, as vezes eles realmente tiraram a "trava de segurança" do motor e fodas kkkkk
entao tu vai ignorar tudo o que a fia fez para parar a mercedes, tipo o das, modo festa, diminuir o assoalho do carro...blz tu esta passar a mao para a ferrari por ter motor adulterado so pk a mercedes deu um pau no verstappen nessa corrida, é preciso muito odio da mercedes kkk
Acho que o Hamilton e o único que está por fora dessa máfia, isso e coisa dos cabeças da mercedes visando 2022 $$$, me coloco no lugar do Hamilton cara e ele deve estar mal da cabeça depois desse final de semana.
Sou torcedor do Max, mas concordo que isso não possa acontece. É necessário fazer um regulamento que seja objetivo, um campeonato não pode acabar com uma intepretação de comissários.
Discordo. Os comissários da FIA fizeram lambanças durante toda temporada de 2021, e a decisão deles, na maioria dos casos, favoreceu o Hamilton. Cito como o exemplo de Silverstone em que Hamilton jogou literalmente o Max contra o muro, e o inglês foi "punido" apenas com 10 segundos enquanto o seu rival foi levado para o hospital. Li vários comentários de ex-pilotos da F1 afirmando que a punição do Hamilton foi branda demais. Ademais, quando o Bottas deu um strike nos carros da RBR, Hamilton, que nada tinha a ver, foi extremamente beneficiado. Na corrida de ontem mesmo, quando o Max ultrapassa o Hamilton ele corta o caminho e sequer devolveu a posição, o que é normal em outras situações. Resumindo: não fossem o favorecimento ao Hamilton, Verstappen já era para ter sido campeão com antecedência sem depender da corrida de Abu Dhabi.
E muita enrolação. Aí fica complicado .os dois foram ótimos pilotos .concordo com você teria que ter mais clareza .teria que colocar em igualdade e aí sim se virem ..não teria essa complicação .fica a pergunta no ar .. o diretor não pode resolver assim tanto que se fosse ao contrário e a favor da Mercedes a red taria reclamando também .e os dois com razão porque se termina em amarela o Hamilton era campeão .e aí a red Bull ia dizer que puxaram pra Mercedes .teria que parar a prova e largar em igualdade aí se virem e deixar no mínimo duas a três voltas.
Agora, que esta foi a melhor temporada da F1 de todos os tempos, disso não há dúvida. Até o GP da Hungria que sempre é entediante, aconteceram várias ultrapassagens. Várias trocas de liderança durante o ano, ESPETACULAR..!!! Parabéns a Band trabalho irretocável.
@@alcsrocker Bem vindo a uma corrida de fórmula 1, a corrida só acaba depois da bandeirada. Se fosse pra dar o título pra quem tem mais voltas lideradas, já iria pro verstappen mesmo que tem praticamente o dobro nesse ano. Fórmula 1 é isso, liderar a corrida toda, acontecer uma sucessão de imprevistos e erros de equipe que vão te fazer perder. O Russel ano passado com o carro do Hamilton foi a mesma coisa, etc. O que não falta é exemplo. O título foi decidido 100% na pista.
Só me lembro de assistir a última volta em pé, nem sentado consegui ficar... Que temporada meus amigos, já estou com saudades. Próxima temporada promete e muito!
Hamilton teve o psicológico TRITURADO estava com o melhor carro, mas se perdeu completamente quando do Pérez segurou ele, tanto que ele na hora chorou no rádio dizendo que "estava perigoso" aquela disputa com o Pérez, e depois da relargada foi o Max colar do lado dele, que o rapaz afinou na hora...gosto muito do Hamilton, é sem dúvidas um gênio, mas o Max foi com a faca nos dentes na última volta e mereceu o título.
Concordo com a Mercedes entrar nos tribunais e mostrar pra FIA; como aplicar e fazer cumprir os REGULAMENTOS. OS DOIS MERECERIAM GANHAR O COMPEONATO; MAS DESSE JEITO MANCHOU A VITORIA DE MAX.
Acho que independente de qualquer torcida, ficou mais que evidente que o Michael Masser (N sei se está escrito certo kkkk) não é capaz de exercer essa função. A temporada inteira foi cheia de inconsistências e mudanças de critério pra um ou pra outro, espero de verdade que isso mude com o novo regulamento, pois no final só nós perdemos com esse tipo de coisa.
Um sensato, a temporada inteira com inconsistência, aonde favorecia dos dois lados, mas na última corrida é que os fanáticos vão ver isso e dizer que um foi beneficiado e pipi popo, ao invés disso deveriam apreciar a maravilhosa temporada que vimos.
Sou fã do Hamilton e eu acho que o Verstappen mereceu totalmente esse campeonato, o que a Mercedes está fazendo só está quebrando o clima dessa temporada maravilhosa. Infelizmente tanto Verstappen quanto Hamilton foram vítimas da direção horrível do Masi
Sim graças à direção de prova gerando protestos da Mercedes o brilho desse campeonato está sendo ofuscado por polêmicas essa foi a melhor temporada que eu já vi desde 2012 quando comecei a acompanhar a categoria ainda criança e graças ao excelentíssimo masi e sua bela gestão essa decisão pode acabar no tribunal gerando mt polêmica e repercussões mt negativas
@@carlosbarreto7488 certa de que!!a Mercedes foi beneficiada o tempo todo Hamilton não devolveu a posição ontem,,Inglaterra Hungria motor adulterado suspensão ilegal Mercedes trapaceando o tempo todo e ñ deu nada,,a Mercedes está errada retardatário só podia ficar na frente da RBR se não fosse ter relargada
@@joserobertovasconcelos5440 cara, deixa eu te mostrar uma coisa. Entra no canal da F1 e procura o os melhores onboard do GP do Japão de 2019, a suspensão que você tá dizendo que é ilegal, já tinha no carro da Racing point de 2019. Isso não é novo e o Horner já disse que não é coisa nova. Sobre o motor nem a Redbull reclamou porque eles sabiam que a Mercedes estava usando um mapa de potência mais forte que o normal, todos os carros do grid podem fazer isso, só que fique ciente o motor dura muito menos. Já sobre as batidas da Hungria o bottas foi penalizado por isso. O caso que eu acho que a Redbull se prejudicou foi em Abu Dhabi, que o Hamilton corta o traçado e o Masi não faz nada, e no GP da Arábia Saudita novamente o Max foi prejudicado mandando devolver a posição. Eu sinceramente acho que o Diretor de prova errou para todos os lados, os pilotos só foram prejudicados desse caso.
Mercedes deveria e ter chamado o Hamilton para a troca de pneus, isso nunca teria acontecido, pq o Hamilton poderia colocar pneu macio que é mais rápido e ter vencido a prova, Mercedes está tentando e camufla o erro grotesco que teve, errou demais a temporada inteira e ficaram com medo de arriscar em várias situações, já a red Bull não sempre que arrumavam se davam bem
mano, se as regras fossem seguidas, ñ daria tempo para a correda terminar sem o sc. isso pq todos os retardatários deverias ultrapassar e alcançar o pelotão. essa é a questão da mercedes. masi deixou só os 4 entre o p1 e o p2 passar e, logo q o p1 cruzasse a linha, a corrida estaria valendo.
A mercedes teve medinho de trocar os pneus achando que a corrida já tava no papo e os caras vem falar em manipulação. Arrumam todo tipo de desculpas pra esconder as burradas que fizeram e desmerecer o título da RBR. Quando as decisões "equivocadas" nas provas favoreceram a Mercedes, não teve esse murmurinho todo . Colocaram como diz o ditado "o rabinho entre as pernas" e aceitaram tudo caladinho. Essa turminha ai tem que crescer e aceitar o verdadeiro campeão de 2021 MAX VERSTAPPEN. Hamiltinho mimadinho tem que aprender a perder e a mercedes tbm pq ano que vem vão chupar dedo de novo.
Se ele entrasse ia largar em segundo pois Vestapem não ia parar, na Verdade teria que ter dado bandeira vermelha para que os dois tivessem condições iguais na largada. Esse campeonato caiu no colo da Redbull pois nas últimas corridas o Hamilton foi fantástico.
"Manipularam a favor do Verstappen" Temporada toda teve lances de ambos os lados questionáveis, essa foi muito inconstante essas decisões do comissário.
Na primeira volta o Hamilton só passou o Max pq perdeu o tempo de frenagem e usou fora dos limites da pista para voltar na frente do Max, em todas as outras corridas que o Max fez isso precisou devolver a posição ou tomou punição
Eu ouvi de um comentarista que os chefões de ambas equipes concordaram com a direção da prova de que ela não terminaria sob bandeira amarela a não ser caso extremo.
Tb concordo. Mas o que pega foi a liberação dos retardatários. Porque pela regra quando há o reposicionamento o safety car deveria sair na volta subsequente. O que a Mercedes tá brigando mesmo é que se não fosse pra terminar com bandeira amarela, pelo menos eles não deveriam ter liberado os retardatários que estavam entre Max e Lewis. Porque aquela circunstância era mérito do Lewis.
@@4004010 concordo, ou calça de veludo ou bunda de fora, ou libera TODOS os retardatários ou não libera nenhum, liberar somente os que estavam entre Hamilton e Verstappen é MANIPULAÇÃO como disse o Hamilton.
Assisto a F1 há 50 anos, e o encanto está acabando com toda a interferência externa. É direção de prova, é telemetria que ajusta o carro a distância, é o rádio trocando ideia o tempo todo. O braço do piloto está ficando em segundo plano. Foi uma corrida sensacional em momentos específicos, mas colocou acima dos demais. Parabéns Verstappen.
kkkk a melhor temporada da historia ai você vem com isso? 2020 que foi bom um carro invecivel, motor invencivel ,DAS E UM BOM piloto sendo 20 VEZES CAMPEÃOS DEVIDO O CARRO ISSO É BOM
O encantamento acabou qnd pilotos medianos começaram a comprar vagas em equipes. Max verstappen num dia andava de kart, no ano seguinte de F1. É um piloto arrojado? É, porém nada responsável. A vida dos outros é irrelevante pra ele. Pilotos campeões não conseguem vagas pq riquinhos as compram.
@@omaisazarado-epossoprovar5199 vc não assistiu muita F1 né!? Tá falando isso pq ouviu o narrador da Bandeirantes falando... Acredita nisso não cara...
Essa foi a melhor temporada que já assisti. Parabéns ao Hamilton e ao Max por ter proporcionado isso para nós fãs! Independente para quem torcemos, temos que reconhecer que são dois pilotos extremamente talentosos e que nos proporcionaram esse ano maravilhoso cheio de disputas! Eu sou fã do Hamilton, acredito que ele deveria ser campeão por ele ter superado as adversidades que teve nas corridas e por ter lutado com tanta bravura esse final de temporada. Na minha opinião Max foi um ótimo piloto, extraiu bem o que o carro tinha pra dar durante o início da temporada, mas muitas vezes foi sujo e imaturo em alguns aspectos, mas é minha opinião sei que vão descordar e tal, mas é o meu ponto de vista! Em relação a Abu dhabi Hamilton merecia vencer! Pq ele dominou a corrida inteira, largou perfeitamente bem e colocou as redbull no bolso a corrida toda, não deixou Max fazer nada quando estavam em condições iguais. Mas os comissários estavam mais perdidos do quê cego em troca de tiro, uma hora falavam uma coisa, outra hora desfazia oq tinha falado... (O ano todo estavam perdidos) Ah! Está no regulamento que para o seftycar entrar no box, ele tem que informar aos pilotos com uma volta de antecedência e deixar os carros retardatários passarem com duas voltas de antecedência, então passaram por cima do regulamento da FIA! Isso mostra que fizeram de propósito para a corrida não acabar com bandeira amarela! Isso é horrível pq queima a imagem da F1. Independente de disputa de campeonato, show, ou o que seja... Regra é para ser seguida!
@@Lenilsonngomes Assisti sim! Só falei o que eu achei da corrida e da decisão dos comissários, onde os mesmos estavam totalmente perdidos ou tentando manipular o resultado para o "show de uma última volta" e não para o que a corrida deveria realmente ser que é seguindo o regulamento da FIA em relação ao Seftycar
Benzer, concordo com tudo o que escreveu. O Max algumas vezes foi desleal. E a maneira que ganhou esta última corrida não deveria ter aceitado e ultrapassado. Porque mesmo o diretor de prova despreparado terautorizado está lambança.
Eu chamo de compensação do destino, o pneu furado em Baku, toque do Lw em Silverstone ou strike do Bottas na Hungria, qualquer uma dessas três oportunidades o Max tivesse terminado mesmo que em segundo, ele seria campeão. Acho que foi só uma forma do destino compensar ele por todo o azar que ele teve ao longo do ano
Totalmente culpa de Hamilton e Bottas o título não ter vindo antes para Verstappen. Pena que a Redbull não ter ficado com os construtores também por culpa da Mercedes, Peres também não pontuou na Hungria por causa do Bottas
@@alessandro8463 ou uma punição mais dura quando ele propositalmente bateu no Hamilton em Monza ou também uma punição quando tirou o Hamilton da pista em Interlagos
@@jadertardim2389 ou de uma punição mais dura quando o Hamilton tirou ele da corrida em Silverstone, ou da bandeira vermelha em ímola quando o Hamilton tava praticamente fora da corrida e com asa quebrada, ou de quando a Mercedes sabotou o Bottas em monaco pra garantir +2 pontos pro Hamilton, ou mesmo quando o Hamilton ultrapassou os limites de pista 3919 vezes no Bahrein e não foi punido mas quando o Verstappen passou ele teve que devolver a posição, etc
O problema é que, quando o Masi faz uso da prerrogativa de alterar o procedimento previsto para relargada, ele sabe exatamente o resultado que isso desencadeará, isto é, que o Verstapen será o campeão. Melhor seria ele ter dado bandeira vermelha no momento do acidente. Os dois pilotos largariam parado, com pneus em iguais condições, Hamilton na pole, e teriam duas ou três voltas para decidir o campeonato. Teria sido mais justo, ou menos injusto.
E todas as outras vezes que hamilton foi beneficiado por uma decisão da direção de prova? na corrida anterior o qual verstapen teve que devolver a posição 2 vezes e nessa ultima, hamilton não precisou devolver a posição mesmo tendo cortado a pista?
Polêmicas a parte creio que tanto Max como Hamilton foram beneficiados e prejudicados ao longo da temporada. Gostaria de ver o octa de LH e não gosto do Max, mas acho que qualquer um dos 2 que fossem campeões seria merecido. Não vale a pena agora mudar o curso da história e dos fatos. Que a temporada 2022 seja tão vibrante como essa. Valeu Matheus Pucci. Parabéns pela excelente cobertura e trabalho.
Para a F1 foi legal ter um novo canpeao talvez, mas pro esporte ficou manchada na hostoria pois um piloto sujo e mal perdedor agora vai carregar um titulo
O Max venceu porque como sempre esteve atrás e a equipe tinha que arriscar e deu certo. Já a Mercedes foi conservadora e deu azar. Creio que as equipes fizeram o que deviam. Quanto a regulamento, este ano foi caótico, creio que o pessoal da FIA é o mesmo do VAR do Brasileirão... mesmas infrações pune um piloto e o outro não. Lamentável.
Nn os diretores la q ficam observando a corrida pra dar puniçao era pra eles dar desclassificação pra verstapen por causa da freiada forte na arabia Saudita ao em vez ter dado a posição normal mais eles nao deram pra nao ficar chato etc era pro Hamilton ter ganhado o campeonato
Na boa, na minha visão o certo era ter colocado a bandeira vermelha faltando 3 voltas e deixava os dois resolverem na pista. No GP anterior colocaram a vermelha devido a placa de patrocinador, dessa vez tinha muito mais em jogo. Era óbvio que o piloto que vem atrás obteria vantagem clara com essa nova interpretação da relargada. Foi algo sem precedentes.
Meu Deus, esse chororô não para pô? Chora a Mercedes😢😭, chora o Hamilton😢😭, chora as hamiltonzetes😢😭... kkkk🤣🤣🤣kkkk Entendam uma coisa hamiltonzetes, Max aproveitou a sorte e deu um xeque mate no vegano na parte final da corrida 🤣🤣🤣. Não teve trapaça nenhuma para favorecer o Max, teve apenas um erro da Mercedes por não ter parado o Hamilton para trocar pneu. Perderam, aceitem q dói menos 🤣🤣🤣🤣!!!!
Uma pergunta, a decisão da fia sobre a ultrapassagem, não atrapalhou a Mercedes? Não me recordo bem mas lembro de mostrarem o Pit da Mercedes desistindo da trocas do pneu, e depois a fia mudou de ideia e aí já era tarde, ou só estou me confundindo? (Dúvida sinceramente)
Se eu fosse CEO da Daimler, ligava para o Toto e mandava acabar com essa palhaçada. Isso só trará prejuízo para a marca Mercedes-Benz. Todo mundo achava ela linda, achava LW lindo, mas quando perderam, mostraram a verdadeira face.
Vdd, só os q começaram assistir F1 ano passado pelo Drive to survival q ñ pensam assim!!!!! Pra mim a Mercedes ta se mostrando a equipe mais "mala" da F1. Só minha opinião isso.
Concordo, é uma pena que isso esteja acontecendo, mas acho difícil tirarem o título do Max, que foi bastante merecido, diga-se. O senhor Masi poderia ter optado pela bandeira vermelha, e deixado "mais" voltas para eles decidirem na pista. De certa forma, a Mercedes-Benz foi muito passiva com a estratégia do Hamilton enquanto a Red Bull fez de tudo que estava ao seu alcance!
a estrategia do hamilton era a certa , max nao pegaria ele no braço nunca tava 12s e subindo, se nao fosse o SC q so beneficiou o max .... sem o SC max nao poderia trocar de pneu pq nao teria nem chance de alcançar !!
@@VitorSantos-fy5sm Aproveitar o SC também é estratégia e a Mercedes quis jogar seguro desde a primeira parada do Verstappen. Mesmo o Hamilton ficou se perguntando o porque não foi parado uma segunda vez.
a Mercedes conseguu o que queria o seu campeonato, e não estava a fim de dar um novo título ao Ham, ia ficar impagável ano que vem, o boicotaram e agora estão a fazer esse teatro pq não vai dar em nada, neste mundo nada se respeita mais, constituições, normas, regulamentos e contratos
Bicho, concordo com quase tudo que vc disse, mas não existe isso da Mercedes ter sido "passiva" não, eles estavam na frente. Não tinha o que fazer, já verstapen precisava fazer qualquer coisa pra mudar o cenário. Falta de sorte com a batida de latifi, simples assim.
É um absurdo uma regra no regulamento em que sobrepõe ao espirito esportivo. Quando deixaram passar somente os carros entre LW e Max, definiram (estou sendo bem simplista) que só dois pilotos podiam brigar... outros pilotos que poderiam regular suas voltas e competir, pela posição que fosse, foram comprometidos para que houvesse um show bizarro e injusto. Uma alternativa era o uso da bandeira vermelha em vez do safety car.
Acho que os dois lados iriam ficar mais satisfeitos com a bandeira vermelha. Os dois são excelentes pilotos. Mas esse final ficou parecendo quando eu era criança e me deixavam ganhar pra eu não ficar chorando.
Quando bateu, eu pensei que seria bandeira vermelha e relargada depois, para aproveitar as últimas voltas. Não aconteceu e para mim o erro da direção foi demorar em deixar os carros fazerem o "unlap", já que isso é praxe. Só que o maior erro de todos foi não trocar os pneus de Hamilton no VSC. Verstappen mereceu ganhar pelo campeonato que fez, não pelas últimas 4 corridas.
Muito feio o jeito que o Max ficou com o título, eu teria vergonha de ter ganhado "dado" dessa forma...ele é um Dick Vigarista, tentou no Brasil tirar Hamilton, tentou na Arábia, e Tentou nesse tbm no início, sem contar com o que o companheiro de equipe dele tentou fazer o Hamilton bater e sair da prova, vigarista e pouco para o Max, acho que está aprendendo bem com a família Piquet tanto o pai como o filho são vigarista....ele namorando a filha do vigarista está se tornando um vigarista como o sogro só lamento...
Melhor temporada que já acompanhei.... parabéns ao Hamilton....TV Banda e seus apresentadores e jornalistas....e principalmente ao Campeão Verstapen......ja era...ja foi.....agora a luta tem que ser na pista em 2022 e não em audiências e protestos.....foi tudo dentro da regra....e a" regra é crara"...kkkk
Dentro da regra não foi, houve irregularidade, quem não tem ciência exata do regulamento considera acerto, mas o erro houve pois a se cumprir o regulamento deveria autorizar os 4 retardatários a ultrapassaram o safety car, e estes teriam que dar uma volta inteira, passar por todos carros e se posicionarem atrás do Max Verstapen, depois disso o safety car deixaria a pista e seria reiniciada a corrida. Só que agindo desta forma, que seria a correta a corrida teria terminado em bandeira amarela até porque era a última volta, não daria tempo para isso, até que eles se reposicionassem a corrida terminava. Foi a coisa mais absurda que vi na vida.
Seria arriscado, pelo regulamento a corrida deveria acabar em bandeira amarela e se o Hamilton fosse pro box talvez não fariam a troca de posições a tempo. Eu não vi a telemetria das últimas volta mas pelo que andei lendo o Hamilton tinha passado dos boxes quando entrou o safety car, o Max conseguiu entrar antes.
@@IrvsonSantos foi a equipe, eles seguiram o regulamento. Infelizmente a direção demorou demais pra deixar os carros retardatários passar e na última volta os pneus novos fizeram a diferença pro Max
Se Hamilton entrasse nos boxes o verstappen não entrava assim herdaria a primeira posição, sendo assim o Masi encerraria a prova com safety car. Em caso de duvida é pro RBR. Faça uma retrospectiva do ano e veja quem mais foi beneficiado nesse ano de F1.
Venceu o piloto que teve ousadia de arriscar tudo no final. Hamilton e a Mercedes dormiram no ponto e não fizeram a troca dos pneus. Aprender a perder e a assumir suas falhas também é importante.
Também concordo a Mercedes não fez a troca de pneus e deixou a decisão na mãos do diretos de provas que desde do início da temporada vem fazendo cagadas se tivesse trocados os pneus talvez a história seria outra
@@UisesSouto Eu vejo todo as corrida e sei tbm como max não é honesto com Luiz. Luiz joga limpo E pelo regulamento Max tinha q passa os 5 carro igual Luiz Hamilton passou
Eles nao erraram, na corrida normal Max nem ameaçou. Mesmo de duros novos nao conseguiu baixar a diferença de 11s, Lewis tava voando. E como estavam a frente se parassem antes no ultimo SC a RBR nao pararia, e eu tenho certeza que nessa situação de Max a frente dariam ou bandeira vermelha, como deram na corrida anterior para arrumar uma coisa super simples só para Max sair em vantagem ou acabariam a corrida em SC. Se nao quisessem patifaria, assim que acontecesse a batida era bandeira vermelha e todo mundo para 5 voltas de pneu zero em suas devidas posiçoes.
tem toda razao,o erro da mercedes foi esse e ajudou hamilton perder o campeonato, mas a FIA tbm tem uma parcela grande ai com a confusao do safety car.
Lembrando que este GP era o mais importante da temporada e que ia decidir o titulo e elevar o numero de títulos ganhos por um único piloto (8), a direção de corrida tinha obrigatoriamente de estar mais atenta aos possíveis problemas que ocorressem durante a corrida. Analisando bem, a RedBull saiu beneficiada nos dois momentos cruciais da corrida, no VSC o Max foi a box trocar de pneus, coisa que o Lewis não fez para não perder posição em pista, até aqui para mim tudo bem, agora quando a 5 voltas do fim o SC entra em pista e o Max aproveita-se do facto de estar na 2a posição para ir novamente aos boxes colocar pneus macios, claro que se fosse o Lewis a estar em 2o teria feito a mesma coisa, a Direção de Corrida deveria negociar com as equipas, tal como fez no GP da Arabia saudita, de forma a não causar todo este embaraço. Para mim tudo se tinha resolvido com uma bandeira vermelha, todos paravam na via das boxes, trocavam de pneus, e faziam-se mais 5 voltas com todos em igualdade de circunstancias. Porque para mim o maior problema desta corrida foi agrupar o pelotão para uma volta que valia um titulo ser dada por 1 piloto com pneus duros com mais de 30 voltas, e por outro com pneus macios novos! De qualquer forma, este ano voltou a trazer a muita gente a paixão da F1, parabéns a todos os pilotos e equipes. P.s Netflix, estamos ansiosos pela nova temporada do "Drive to Survive" :)
Essa temporada do F1 Drive to Survive vai dar o que falar!!! Mas, não podemos nos esquecer de que durante boa parte do campeonato o Hamilton foi (claramente) beneficiado pelas decisões dos comissários. A Mercedes tirou o holandês da corrida em, ao menos, duas ocasiões e, honestamente, a punição para Hamilton no GP de Silverstone foi bastante branda. Corrida emocionante, ficará para a história, dois grandes pilotos. Independente de quem se sagrasse campeão, ambos correram muito. Belo trabalho da Red Bull, que agiu de forma rápida e inteligente, contou com a sorte, é verdade. Fico feliz que Verstappen tenha levado o título pois foi mais arrojado, foi mais vezes ao primeiro lugar do pódio e arriscou mais. F1 é isso, meus amigos, ganha quem está disposto a chegar aos limites.
Ele somente mandou 4 carros passarem, e não deixou os outros, vários pilotos foram prejudicados, mas ele só queria benéficiar Max, foi patético. Se todos os carros fossem entrar na mesma volta, acabaria a corrida. Ano passado na Alemanha este mesmo Masi falou que a relargada demorou porque todos os carros teriam que reagrupar, porque somente neste fim de semana, somente os carros que estavam entre Hamilton e Max puderam passar o selft car. Simples, porque não daria tempo e a corrida iria acabar. Papelão feio
@@LeonardoFolador até que enfim alguém que assistiu toda temporada e não somente a última corrida. Foi por isso que o Nico Rosberg largou o circo ao perceber que Hamilton seguia os caminhos do Schummy. Max derrotou o melhor carro da temporada e venceu a pressão externa feita pela imprensa e a mídia que nitidamente foram favoráveis ao Hamilton. Max teve uma força mental absurda para um cara tão novo. Uma pena o Lauda não ter vivido para ver isso.
Mercedes e Hamilton estavam acostumados com a habitual hegemonia dos últimos anos...e em vários episódios durante a temporada as reclamações e protestos ENCHERAM O SACO! Ah! E Max abriu a caixa de ferramentas depois de Silverstone! Que comece o choro!
Maioria dos comentários aqui é como o seu: superficial, fala fala e não diz nada. Isso é corrida venceu o Max, simples. "Mercedes acostumada", "reclamações e protestos". Amigo, todas as equipes protestam. Problema é que todo mundo odeia quem tá sempre ganhando. É assim em todos os esportes, por isso esse hate em cima de Lewis/Mercedes.
Quem abriu a caixa de ferramenta foi o Hamilton e a Mercedes. Hamilton a partir de interlagos se mostrou o melhor piloto do grid. E é sempre bom lembrar que a hegemonia continua, ainda mais com o 8° de título de construtores em sequência
É diferente na última corrida do ano... Creio que independente da disputa eles fariam o possível para ter um final de temporada com corrida e não com safety car
E tem outra: É "emocionante" o Verstappen liderar e vencer em Imolar e ver o Hamilton chegando em 2° depois do braço de alface errar, sair da pista, ir pra brita, bater o carro no muro em primeira marcha, dá ré para voltar pra corrida com uma volta atrás do Maxx e vem safetycar e depois bandeira vermelha pro Hamilton poder trocar a asa, pneus e além de voltar a ficar na mesma do M33!! Isso todas as Hamimimilzetes não acharam ruim hein?
Matheus o Campeão é o Verstappen em 2022. O Resultado de pista é que vale. Pede para o Hamilton ligar ☎️ para o Massapara saber como ele se recuperou da perca do título na última volta.
Falando especificamente dessa corrida, a Mercedes errou no único momento que não podia errar na estratégia, após a batida do Latifi e entrada do safety car, o Hamilton teria tempo suficiente para entrar nos Boxes, fazer a troca de pneu e sair na frente do Max. Torci para o Hamilton ganhar, mas ficar nessa de manipulado é choro. Outra coisa, logicamente para a Liberty Media, uma hegemonia nunca é bom para os negócios, é só ver a mobilização dos torcedores de ambos os pilotos que estavam disputando o titulo, mas a ponto de uma organização inteira manipular resultado, somente para tentar evitar essa possivel hegemonia, eu nao acredito.
Júnior Furlani a janela entre os dois não era suficiente , Max ficaria na primeira posição, e se a corrida acabasse com seftcar , pelo cálculo de quantas voltas eles demoram pra voltar corrida ao normal nesse ano foi de 10 voltas mais ou menos , Latfi bateu faltando 6 pro Fnl.
O diretor de comunicações da Alfa Romeo mandou o papo: “Por que ter um livro de regras de 6.000 páginas quando tudo pode ser alterado ‘a critério do diretor de corrida’?” O que Masi fez foi tão absurdo que provocou risadas até de Fernando Alonso ao ser informado pelo engenheiro que não poderia recuperar a volta. Ele deixa apenas os carros que estão entre Lewis e Max recuperarem a volta. O certo seriam TODOS os carros que estavam com uma volta atrás. E esperar que eles se reagrupassem ao pelotão. Minha indignação vai para Michael Masi. Verstappen merece ficar com o título pois a culpa não foi dele.
Então, com base nisso a mercedes tem razão sim em ir aos tribunais. Absurdo deixar o Max em segundo livre do terceiro, com 2 carros retardatários entre eles .
Masi precisa ser demitido e também as equipes não podem ter rádio direto com o diretor de prova. Se continuar assim, ano que vem a legitimidade das decisões do diretor será colocada em cheque. O campeonato foi incrível, mas será marcado pelas incompetências do Masi.
MAX infelizmente continuara campeao, mas a indenização para a equipe por nao ter mais ,por erro de Masi o atual campeao no seu carro deve ser boa e a indenização para o Hamilton deve ser insana .
@@mxlukax Negócio problemático é o diretor de prova ceder a pressões dos chefes de equipes. Isso aconteceu durante todo o campeonato e é algo que não deveria rolar. Tanto que já saiu notícias ventilando que não vai mais ocorrer essa comunicação a partir da temporada de 2022.
o Latifi foi o nosso Petrov 2.0 que segurou o Alonso pelo titulo de 2010 que o Ontem o Latifi fez a mesma coisa só que bater o carro e chamar o Safety Car pra ajudar o Max a ser campeão
Concordo que teve erro na estratégia de paradas da Mecedes, mas também chamo a atenção para o fato (sorte ou não) de que quando o SC foi determinado, o pitlane abriu apenas depois que o Hamilton já tinha passado, isso somado ao fato de a relargada ter sido em excessão à regra por conta de algum acordo X, deixou tudo mais discutível ainda. Porque se o pitlane estivesse aberto quando o Hamilton passou, certeza que chamariam ele pra "trocar os sapatos" também.
Realmente o campeonato foi fantástico, mais a direção de prova se perdeu desde o GP de São Paulo. Qualquer um que ganhasse, seria merecedor, mais ficou meio obscuro o final desse maravilhoso campeonato, pena que ficou essa névoa escura no final.
Sinceramente, acho que o final da corrida não foi ofuscado pela direção de prova. Terminar com safety car na ultima corrida com os 2 empatados é, no mínimo, brochante.
Amigo, o ano começou com Max passando o Lewis e tendo q devolver a posição NO BAHRAIN, e termina com o Lewis cortando uma rodovia inteira e não da em nada, inconsistência do começo ao fim, e Lewis se beneficiando em varias vezes
Tem mais ainda, lembram das 25 cortadas de pista que o Lewis deu no Bahrain e quando os outros foram fazer igual DO NADA mudaram a regra e mais ninguém podia? O que foi roubado esse ano nao ta no papel, mas tirarem o merito do Max por isso é o fim
A última vez que vi um final de campeonato assim foi em 89, e bem a gente sabe hj em dia oq realmente aconteceu, e melhor ainda a gente pode ter uma noção de como vai ser 2022 se seguir oq aconteceu no passado. Alguém vai vir com sangue nós olhos ano que vem. E parabéns Max, não fez nada de errado, o erro mesmo foi da FiA e do Masi
Parabens Matheus pelo seu video como sempre equilibrado e esclarecedor. A Mercedes foi beneficiada pela Fia durante toda a temporada como na reprovaçao da asa da Red Bul que ela mesma ja tinha aprovado somente pela reclamaçao da Mercedes o regulamento foi alterado no meio da temporada. Ja os pitstops onde Red Bul era imbatível a Fia mais uma vez beneficiou a Mercedes mudando a forma do pitstop. Ja no Gp da Inglaterra onde Hamilton literalmente tirou Verstapen batendo na sua roda traseira e foi punido apenas com 10 segundos o que nao resolveu nada porque Hamilton venceu enquanto Verstapen estava no hospital por conta do acidente. Resumo + 25 pts. para Hamilton e 0 pra Verstapen e sempre com a benevolência da Fia. No final Deus foi justo e venceu o piloto que mais liderou voltas, que fez mais poles e conquistou mais vitorias. Max Verstapen Houve também outras situaçoes
Barein onde max iria ganhar mas salvaram o Hamilton, Jeddah com uma punição no Verstappen e em Abu Dabhi que não puniu Hamilton pelo mesmo movimento que puniu Verstappen na corrida passada (por mim não puniria nenhuma das vezes, mas mostra a inconsistência)
Esse acordo previamente feito no está no regulamento? Se não está no regulamento, juridicamente não vale! Portanto o diretor de prova decidiu intervir a favor da Red Bull, porque ele num primeiro momento decidiu deixar os 4 entre o Max / Hamilton, depois sob protestos da própria Red Bull mudou de ideia. Se ele tirou os 4, porque não tirou também o Riccardo que estava à frente do Sainz … Quem garante que o Verstappen que estava mais preocupado em atrapalhar o Hamilton do que aquecer os pneus antes da relargada, não seria atacado pelo Sainz e assim poderia perder a segunda posição?
O Regulamento da F1 é interpretativo coube ao Masi interpretar da maneira que quis. Todo ano a Mercedes é favorecida agora que a Fia favoreceu a Red Bull os fãs novos acham que isso é roubo? E nós os fãs que acompanhamos à anos e sempre vimos a Fia favorecer a Mercedes todos os anos? Se acostumem pois sempre foi assim.
@@paulo0653 como não é favorecimento? faltando 3 voltas Masi falou que os retardatários entre Max e Lewis iam ficar, ai a mercedes optou por não trocar os pneus, porque ganharia a corrida com essa decisão, ai na volta seguinte liberam só os carros entre os dois e o lewis já não tinha condições mais de ir ao box, foi uma tremenda sacanagem com eles, e depois da corrida descobriram na telemetria do safety car que ele estava 30% abaixo da velocidade do que normalmente ele anda, só para poder retirar a tempo os detritos da pista e reiniciar a corrida antes que acabasse ela.
@@wellingtonbarbosa534 E se não Liberassem o Lucky Dog não estariam favorecendo a Mercedes? Já que todas as corridas com SC esse Ano tiveram Lucky Dog?
@@wellingtonbarbosa534 A Mercedes tinha condições de trocar os Pneus, não trocaram por medo de Voltar atrás do Max, a Red Bull arriscou, a Mercedes não, ganhou quem teve mais coragem fazer o que. e segue o Baile
A subjetividade e incoerência causada pela direção de prova, trazem insegurança aos pilotos e também aos Fãs da fórmula 1 ! A regras têm que ser claras e cristalinas, de modo a dar credibilidade às decisões . Manipulação ou favorecimento é vergonha .
Q belo vídeo, explicou certinho !! Finalmente um video q explicou ttudo certo ... muitos vídeos no UA-cam todo mundo julgando e nada de pesquisar a fundo ,por isso amo os vídeos do ressacaF1
Michel Masi interferiu de maneira proposital no campeonato. Se a intenção era de não interferir, ele deveria ter deixado claro que iria colocar o safety car na pista e dar a oportunidade para ambos os pilotos trocarem seus pneus. Ficou uma sensação que o Masi escolheu a hora certa de acionar o safety car quando o Hamilton já tinha perdido a chance de entrar no box. Ficou uma sensação no ar que a F1 queria um novo campeão para dar mais visibilidade ao esporte, dando uma forcinha para isso. Basta lembra da “corrida” que não aconteceu na Bélgica e que deu vitória a verstappen. O protesto não vai dar em nada. A única coisa que a Mercedes pode conseguir é a cabeça de Michel Masi pelo conjunto da obra ao longo deste ano. Seria ótimo trocar a direção de prova para o ano que vem , para afastar qualquer nova suspeita de interferência no campeonato. Ambos os pilotos mereciam o título deste ano, pena que não deixaram eles relargarem lado a lado com pneus novos. Seria fantástico, justo e o campeão teria uma vitória inquestionável. Espero que ano que vem seja concorrido assim, mas sem a desastrosa direção de prova de Michel Masi interferindo, em maior ou menor grau, em casa corrida do campeonato com tantas punições e investigações. Que o ano de 2022 seja tudo decidido na pista, sem burocratas no ar condicionado fazendo suas interferências nas disputas na pista.
Se um piloto faz algo errado tem que ser punido sim, só não pode inventar punição nova. Deixar de punir não é a solução, se não vira um demolition derby versão deluxe
Chamar o SC e dar oportunidade para ambos colocarem. Pneus novos? É ó que? HAHAHAHAHAHA... Ah fio, F1 sempre foi isso aí. Sempre teve estratégia, reviravoltas e etc. Você é geração nova. Tem muito a ver ainda.
@@Dr.americobarbosa Dizer q oq houve no fim de Abu Dhabi é f1, tu forçou amizade, a última vez q me lembro de algo desse jeito foi 89, ngm tá reclamando do SC ou do Max campeão, tá reclamando da direção de prova que fez merda
Muitos dizem que foi injusto por conta do Hamilton liderar a corrida toda e perder na última volta por um acidente e decisões do diretor de prova, masss esquecem que Verstappen liderou o campeonato todo e podia perder ele na última corrida. Sendo que o próprio Hamilton naquele acidente na Inglaterra tirou o Verstappen da corrida, então parem de falar que foi injusto o titulo do Verstappen
Rodolfo ele liderar o campeonato todo e tomar uma virada no final faz parte de qualquer esporte isso foi na pista , vc fala de Silvertone mas todas as divididas o Max foi pra bater ,só que nessa ele levou a pior , agora vamos lá , no Brasil tentou bater depois de ser ultrapassado , sem punições pra ele , no Qatar ele foi punido 5 vezes e teve o Braketest que a própria Redbull assumiu e pediu desculpas , Massi inventou uma punição de 10 segundos que não existe , Braketest eh bandeira preta , aí chega na última corrida do campeonato acontece essa lambança toda do seftcar , atropelou as regras se apoiando em uma aonde tem poder de desconsiderar as outras se ele quiser , o que vc quer que as pessoas pensem ???? A própria FIA acabou de admitir que ouve um erro !!!! Durma com essa verdade , Verstappen campeão ,mas mancharam o título do cara .
Ganha abraça meio mundo, perde acha culpado em tudo e fala de manipulação. Lembro que ele nunca elogiava Vettel, só passou a elogiar quando deixou de ser rival. Esse é LH, o "bonzinho", Max o "malvado"... A FIA sempre foi bondosa com Lewis, como ganhar GP como no Canadá contra Vettel no episódio das placas, ou quando a Mercedes pôde usar o DAS até o fim de 2020 e a asa da RBR esse ano, não. No Bahrein Max passou por fora por Lewis jogar sujo naquele estilo dele de tirar todo espaço do adversário e etc...podia falar vários episódios Ontem mesmo ele não precisou devolver quando cortou, já na Arabia ele espalhou, Max cortou e foi punido, relargando atrás...e aí, cadê a manipulação? E esse carro voador da Mercedes de uma hora pra outra, vão investigar?
Sim, exatamente por esse vitimismo que eu não torço pro Hamilton. Concordo que ele é um puta piloto, porém parece uma criança mimada que foi contrariada. E também tenho minhas dúvidas sobre esse carro da mercedes pós Turkia, nunca na historia da F1 uma atualização trouxe tanta diferença de desempenho.
MIMIMI PURO !!! Eles estão fazendo tudo que a Mercedes quer desde a primeira corrida, só não fizeram dessa vez se não ia ficar escancarado, até o pit da Redbull meteram o dedo, se não fosse eles Vestapen seria campeão mesmo em segundo. Campeonato seria perfeito se não fosse a intromissão e o duplo padrão da FIA. Mais uma vez 👏 excelente análise.
Vi um comentário de um gringo em alguma página do Instagram fazendo uma analogia com o futebol que era mais ou menos assim: "É como se um time tivesse ganhando um jogo de 10 x 0. Então, aos 90 minutos, o juiz resolve mudar a regra e dizer que um lance em que a bola tocou na mão do goleiro do time (até então) vencedor é considerado penalti, e diz que se o adversário fizer o gol, vence a partida". Guardadas as devidas proporções, e com o adendo que o penalti foi batido "contra uma criança como goleiro" (pneu novo contra farelo de pneu do Hamilton) foi mais ou menos o que entendo que aconteceu.
A Mercedes errou (e muito) ao não parar no SC virtual; o ultimo SC era uma armadilha - se o HAM tivesse parado, o Masi poderia acionar uma bandeira vermelha e de qualquer forma beneficiar o VER. Qualquer um dos dois pilotos merece ser campeão - o diretor de prova se mostrou incapaz de lidar com um campeonato de alto nível.
Não meu filho ele ia dar o título ao Hamilton, pq houve a decisão de que os retardatários não podia ultrapassar, O QUE SERIA CONTRA O REGULAMENTO, a Mercedes percebendo que se entra safetycar isso iria ocorrer ficou em choque, por isso quando ainda estava no VSC eles estavam na oreia do Masi para não entra o carro de segurança!
@@DjAxellEDMBrasil Para de falar merda um pouco seja justo, ngm queria dar o titulo pra ngm não, Masi só é incompetente mesmo. Artigo 48.12, o diretor de prova PODE DECIDIR SE e QUANDO retardatários vão voltar pra mesma volta, e a relargada SÓ PODE acontecer na volta seguinte após os retardatários passarem o líder, aquela última volta nem deveria existir. Mas é isso, Max campeão e vida que segue, ele não fez nada de errado ali, quem errou foi Masi e FiA
@@DjAxellEDMBrasil não, ele pode definir se os retardatários passam ou nao, tanto que a primeira mensagem foi pra nao passarem e depois para apenas alguns passarem. Se todos tivessem passado, o max iria ter que se defender do sainz q certeza ia vir colado nele, mas o saiz tinha 2 retardatários na frente. Absurdo isso.
@@xandorexan As reivindicações da Mercedes: A Mercedes alegou que houve duas violações do Regulamento Esportivo (Artigo 48.12), a saber, aquela que afirma "..qualquer carro que tenha sido lambido pelo líder será obrigado a passar os carros na volta de liderança e no carro de segurança" e "...uma vez que o último carro lapidado tenha passado pelo líder, o carro de segurança retornará aos poços no final Mercedes argumentou que, se isso tivesse sido cumprido, o Car 44 teria vencido a corrida. Portanto, eles solicitaram aos Administradores que alterassem a Classificação nos termos do artigo 11.9.3.h do Código Esportivo Internacional da FIA. Argumentos da Red Bull em defesa: A Red Bull argumentou que 1. "Qualquer" não significa "tudo". 2. O artigo 48.13 do Regulamento Esportivo afirma que a mensagem "Carro de Segurança nesta volta" é o sinal de que ele entrará na pista no final dessa volta. 3. Portanto, o artigo 48.13 "substitui" o artigo 48.12. 4. Esse artigo 15.3 dá ao Diretor da Corrida "autoridade primordial" sobre "o uso do carro de segurança". 5. Que mesmo que todos os carros que tivessem sido lapidados (8 no total, dos quais 5 foram autorizados a ultrapassar o carro de segurança), isso não teria mudado o resultado da corrida. Evidências do Diretor de Corrida O Diretor de Corrida afirmou que o objetivo do Artigo 48.12 era remover os carros lapidados que "interferiria" na corrida entre os líderes e que, em sua opinião, o artigo 48.13 foi o único que se aplicou neste caso. O Diretor de Corrida também afirmou que havia sido acordado há muito tempo por todas as Equipes que, sempre que possível era altamente desejável que a corrida terminasse em uma condição "verde" (ou seja, não sob um carro de segurança). Conclusões dos Administradores: Os comissários de administração consideram que o protesto é admissível. Tendo considerado as várias declarações feitas pelas partes, os Administradores determinam o seguinte: Esse artigo 15.3 permite que o Diretor de Corrida controle o uso do carro de segurança, o que, em nossa determinação, inclui sua implantação e retirada. Que, embora o artigo 48.12 possa não ter sido totalmente aplicado, em relação ao carro de segurança que retorna aos poços no final da volta seguinte, o artigo 48.13 substitui isso e uma vez que a mensagem "Carro de segurança nesta volta" foi exibido, é obrigatório retirar o carro de segurança no final daquele colo. Isso não obstante o pedido da Mercedes de que os Administradores remediassem o assunto alterando o classificação para refletir as posições no final da penúltima volta, este é um passo que o Os comissários de Administração acreditam que está efetivamente encurtando a corrida retrospectivamente e, portanto, não é apropriado. Assim, o Protesto é rejeitado. O Depósito de Protesto não é reembolsado.
@@leonardocampos505 Exatamente esse foi o log da FiA, vc percebeu que em nenhum momento do arquivo e das justificativas ele falaram sobre os procedimentos de ação? O diretor tem permissão pra chamar e retirar o SC por exemplo, porém pra fazer isso tem que seguir os procedimentos de ação do SC. Se queriam a relargada mais rápida era só terem liberado os retardatários antes ou não ter liberado, eles criaram uma situação que qualquer coisa q fizessem estaria errado, após o aviso se largasse estaria quebrando a 48.12 e se segurasse quebraria a 48.13, artigos não são stackaveis, funcionam em conjunto e a única coisa absoluta na F1 são os procedimentos de ação, são eles por exemplo, que impedem o diretor de prova chegar e falar que todos os carros vão largar sem caixa de câmbio, o diretor de prova pode dizer, mas o procedimento de ação vai negar a decisão.
A Mercedes tem todo o direito de ir atrás de reverter as decisões equivocados do diretor de prova, que já provou várias vezes que não tem discernimento para estar no cargo.
Todos nós esperamos/queremos que a próxima temperada seja ainda mais competitiva, mas se os comissários continuarem com essa inconsistência durante as provas, vai ficar bem complicado o campeonato o ano que vem em
O Hamilton tinha que segurar o Max por uma volta em situação adversa, fácil foi o Peres segurar ele por 2 voltas com o pneu ainda pior. Lewis é um grande piloto quando o carro dele é meio segundo mais rápido que o resto do grid
@@wagnerleonardo3657 não irmão,os pneus do Verstappen estava zero quando foi ultrapassar o Lewis,já no caso do Perez o lewis já tinha umas voltas com o pneu
Finalmente alguém com bom senso. Esta choradeira já mete nojo. Se falassem de quantas vezes já foram beneficiados, isso sim seria de valor! Obrigado pelo excelente trabalho!
Na Penúltima corrida o Max teve que devolver 2 vezes a posição, tomou 5 segundo de punição, essa ultima corrida o Hamilton não precisou devolver a posição mesmo passando por fora, então Mercedes e Hamilton são péssimos perdedores !
hamilton so saiu da pista pq o max novamente força onde nao dava , ate pq uma batida beneficiaria o max , isso e levado em conta quando o time da fia decide punição
Você tem razão. Hoje a fórmula 1 tem muito mi-mi-mi. Chega a ser ridículo. Sim é um esporte perigoso, mas cada piloto sabe bem disso e se não consegue entender que vá jogar tênis de mesa.
Cada vez que eu via a FIA punir alguém por uma tentativa de ultrapassagem ou tentativa de defesa de posição eu só pensava que deviam tirar esses carros que custam milhões e colocar aqueles bate bate de parques de diversão. Isso é CORRIDA não quer dividir curva, tocar roda, vai fazer qualquer outra coisa corrida não é pra ti.
massa perdeu na moral, foi na pista, e ele perdeu fazendo o dele(vencendo a corrida), agora nesse de agora o Masi entregou o titulo de bandeja para o Max(nao to falando q foi manipulado) mandando os retardatarios entre hamilton e max passarem, mas nao deixando os retardatarios entre max e sainz passarem, isso "protegeu" o max de um possivel ataque do sainz e deixou o caminho livre para ele ser campeao, foi bem estranho...
Tem um "SE" que deve ser considerado. Se Max tivesse a vantagem e Hamilton estivesse em segundo com larga vantagem pro terceiro colocado, a Red Bull não pararia e Mercedes sim, então não teve erro de estratégia. Considerando isso, eram três possibilidades. -Terminar a corrida com Safety Car e beneficiar quem já estivesse na frente. -Deixar somente os retardatários entre os dois ultrapassarem o líder, o que claramente beneficiaria quem estivesse atrás. -Bandeira vermelha, todo mundo troca os pneus e decide o campeonato em 5 voltas. Decidiram por um dos pilotos, essa é a verdade.
Bandeira vermelha beneficiária a Mercedes que tinha mais carro, aquele da suspensão que abaixa + motor apimentado de Interlagos que dão até 30km/h (10% á mais na reta). Só o trenzinho da monotonia no final!
@@DjAxellEDMBrasil Como beneficiaria a Mercedes que tava 11 segundos na frente com 5 voltas pra corrida acabar amigo? Pergunta pra equipe da RedBull qual dessas opções eles escolheriam e em 99 de 100 vezes escolheriam uma bandeira vermelha. Essa corrida era do Hamilton e a direção de prova entregou pro Verstappen.
Exatamente! Creio que mesmo após as ações da Mercedes o campeonato ainda se mantenha com o Max, porém o Mais precisa sair desse cargo, ele conseguiu estragar uma temporada fantástica...
@@DjAxellEDMBrasil Hummm.... Não necessariamente. Estariam beneficiando o melhor carro-piloto em 5 voltas.... Se a Mercedes fosse a beneficiada, significa que a competência venceria, se a Red Bull de Max vencesse, siguinificaria também que a competência venceria. Mas segue o jogo! Max campeão e rumo a 2022
@@DjAxellEDMBrasil pois é... assisti alguns pontos da corrida. nao vi toda. mas o carro do hamilton era dos que mais soltava fagulhas pelo toque do assoalho com o asfalto. que que é aquilo... carro tava "fora" das especificações?
Vou deixar vcs mesmo responderem, no momento do Safety tinham 4 carros entre o Verstapen e Hamilton, o que o impedia de atacar o Hamilton, e tinham 2 carros entre o Sainz e Verstapen. Retiram apenas os carros que estavam na frente do Verstapen, dando a possibilidade de atacar o Hamilton, porém não deixaram os carros que estavam na frente do Sainz saírem dali, impossibilitado que o Sainz atacasse Verstapen na relargada. A regra diz que os carros tem que voltar para trás do pilotão para que se dê a relargada, porém além de tirar somente os carros que estavam atrapalhando o Verstapen, a corrida foi reiniciada antes deles voltarem pra trás do pilotão. Foi so coincidência?
Acredito que Max não tinha chance nas últimas voltas , como ele não tinha chance não tinha porque eles fazerem oque fizeram , mas foi uma boa corrida , simbora pra 2022
Ninguém lembra que no Brasil Hamilton foi beneficiado com o safyte car que parava a corrida e ele passava,parava a corrida e ele passava com o motor novíssimo, parabéns pela temporada, qualquer um que vencesse merecia,amei a temporada independente de quem foi o campeão!!
@@jadertardim2389 Se informe e deixe de ser cínico. Nenhuma regra foi desrespeitada. Vai procurar saber sendo honesto que vc vai ver a explicação sem usar sua dor e choradeira. Seja racional.
@@almirsouza7193 Só uma coisa brow, todo os retardatários devem passar p líder da prova. Só isso mano, se todos passar o Hamilton aí beleza, todos passaram ou só os que estavam entre os dois?
@@almirsouza7193 kkkk , nenhuma regra foi desrespeitada ? Escolher qual retardatário pode realinhar ? Dois retardatários escoltado Verstappen na relargada e a frente de Sainz? O cínico aqui é você. Já vi mais de 500 corridas corridas de F1 e nunca teve uma relargada com o diretor de provas escolhendo qual retardatário pode realinhar. A regra sempre foi organizar todos os retardatários.
É nada cara, isso é choradeira deles porque perderam o que estava ganho... Tiveram várias oportunidades de trocar o pneu e não fizeram, o carro da Mercedes era tão superior que mesmo se perdesse duas posições, eles recuperariam em poucas voltas... Confiram demais que não aconteceria nada para atrapalhar.
@@cclguedestv não sei se vc percebeu, mas não falei em trocar pneu só no SC, na verdade no SC os pneus já estavam gastos.. como teve outros SC, como o virtual, poderia ter feito antes, e a malícia do negócio é que a equipe sabia que mesmo faltando 10 voltas e eles trocassem os pneus, mesmo perdendo uma ou duas posições, seria muito fácil retomar e ganhar a corrida, o carro da Mercedes era muito superior, estava sobrando e não era pouco não...
@@cclguedestv ah outra coisa, se fosse assim como vc disse, então a direção estaria manipulado para max vencer, mas não seria mais fácil ter punido o Hamilton por cortar caminho. Seria algo bem mais fácil e menos chamativo. Agora vc diz que eles iriam "terminar a corrida" para dar a vitória para o Max, mas sem nenhum argumento sólido para isso.
O verstapen também foi muito beneficiado na corrida da Hungria quando todos entram para o box com o carro de segurança e só ele larga na pista, na Bélgica quando ele ganha pontos a mais sem ter uma corrida, em soshi quando da o mesmo carro de segurança no final da corrida sendo que ele larga em último e em Monza quando simplesmente ele enfia o carro no meio do carro do Hamilton só para ele não passar... Hamilton ainda teve azar em Mônaco e em outras corridas, os pontos dele foram ganhos de forma muito mais justa!
No final, ao meu ver, aconteceu o que o Mateus "temia" e avisou várias vezes que isso poderia acontecer, mas que esperava que não acontecesse. A DIREÇÃO DE PROVE METEU A MÃO NO CAMPEONATO. Foram inúmeros erros durante o ano sim, mas analisando somente nessa última prova, não tem como negar que o Hamilton e a Mercedes foram soberanos. Foi lindo de ver o que o Peres fez, as tentativas estratégicas da Red Bull (e o Bottas sendo o "Bosttas" de sempre, claro). Mas pelo que fez na corrida, por tudo que aconteceu no domingo, o Hamilton deveria ter sido o campeão. Para mim, o campeonato ficou com cara de Game Of Thrones, uma série fantástica, mas o último episódio estraga tudo.
Meu amigo, a direção de prova colocou Hamilton em primeiro lugar o ano inteiro,mesmo com tanta coisa errada, o cara ainda levava a melhor, o que aconteceu domingo era o mínimo que merecia, pelo amor....
Eu acho que a Fia tinha que ter dado bandeira vermelha, todo mundo parava e trocava de pneus, e dps faziamum relargada, pois assim pelo menos teria como o verstappen e o Hamilton brigarem na pista pelo título. Essa é só a MINHA opinião!
E aí se o verstappen passa-se o Hamilton ele poderia pelo menos tentar ultrapassar ele de novo ou se o verstappen não conseguisse passar ele taria mais voltas pra tentar ultrapassar.
É inegável que este campeonato foi espetacular, tendo os dois pilotos entregado absolutamente tudo na pista. No entanto, em se tratando do grande prêmio de Abu Dhabi e consequentemente da decisão do campeonato, acredito ter ficado bastante óbvio que o piloto da Red Bull, jamais conseguiria em pista uma ultrapassagem sobre o seu concorrente da Mercedes, tendo tido uma condição igual de duelo proporcionada pelo belíssimo trabalho de equipe do seu companheiro. No entanto o que todos nós vimos foi que mesmo após o Lewis ter perdido tempo na ultrapassagem Sobre o Pérez, trazendo o Max para a disputa direta e dando ao seu companheiro de equipe a possibilidade de ultrapassar o seu rival em pista, o que vimos foi o Lewis abrir novamente mais de 10 segundo, mesmo estado com os pneus de compostos mais duros e com aproximadamente 39 voltas. Isto é, em pista o Lewis não somente conquistou a posição na largada, assim como a confirmou a todo momento em pista. Portanto, está manobra somente existiu e foi possível por uma articulação nada esportiva dos comissários e diretores de prova. Mais um episódio lamentável, deste histórico e obscuro bastidores da F1.
Concordo com tudo que você falou, um dos poucos comentários lúcidos que eu li. O problema é que temos que enfatizar que existia uma clara diferença de performance entre os carros, qualquer um percebe que o Ham não abriria uma vantagem tão grande com a mesma performance de carro, dito isto, Max foi sim favorecido para que o show prevalecesse e a disputa fosse pra última volta, acredito que a mesma decisão teria sido tomada se as posições estivessem invertidas. E na minha opinião ele foi merecedor do título, porque, assim como foi favorecido no final, quando tinha um carro pior, foi prejudicado na primeira metade do campeonato quando tinha um carro melhor, no final das contas, a direção de prova foi consistente em fazer cagada pra favorecer o que tinha a pior performance e proporcionar um show sempre "equilibrado"
Maus perdedores, sempre torci pro Hamilton, mas a idade me fez saber apreciar o espetáculo a torcer por alguém, essa temporada foi fantástica e pra mim desde 96 que acompanho a melhor de todas, uma pena a Mercedes partir pra esse lado tão sujo, mas sei que se fosse o contrário a Red Bull também faria o mesmo.
Foi um campeonato disputado, Ferrari vs mclaren, Leclerc vs Sainz, Ocon vs Alonso, Mercedes vs RBR e FIA, LH vs MV e Masi. Foi um campeonato bem justo, Sqn.
@@bazao01 Nada a ver, aquela corrida que Max fura o peneu, faltava umas cinco volta, teve largada de novo e Hamilton aperta o botão sem querer e passa reto, ali seria 25 pontos a mais.
Arthur pra mim a fia perdeu a oportunidade de melhorar o espetáculo pq a Hamilton estava a 10s da max. Po com a bandeira vermelha ia ser top as ultimas voltas...
a cagada da mercedes foi nao deixar o hamilton trocar pneus msmo que ele perdesse posição, pq mesmo que ele ficasse atras do verstappen, mas com pneus novos, a competencia do hamilton em gerenciar pneus e a performance do carro certamente fariam esse gap desaparecer em poucas voltas, até porque no segundo pit do verstappen a prova estava mais ou menos na metade, mas eles arriscaram e depois apostaram que terminaria com o safety car, e se deram mal por isso.
Se o Massi disse primeiro que não mudaria as posições dos retardatários. Então, para ele mudar de posição, deveria ter dado tempo para que as equipes agissem conforme o novo fato.
Concordo. Na hora do safety eu achei uma maluquice eles colocarem na “bola de cristal” de que a prova tava pra terminar na bandeira amarela. Porém, num ponto eles tinham razão. Pelo audio da equipe com o Lewis, se houvesse bandeira verde pelo regulamento eles deveriam manter os posicionamento dos retardatários até a bandeira verde ou então se houvesse liberação, o safety car tinha que aguardar no mínimo a volta subsequente para reposicionamento correto dos pilotos ao passar pela linha de chegada.
Eu acho que foi pura aleatoriedade, não dá pra culpar a Mercedes. Lembre-se que o Hamilton passava pelos pits antes, então o Max tinha a vantagem de decidir o que fazer depois dele. Seria muito arriscado parar antes e o Max não ou mesmo depois que o Verstappen parasse e cair pra 2o ou mesmo mais pra trás quando ele tinha uma liderança de mais de 5 segundos com o safety car virtual que mantém a diferença. Se parassem, ele teria que ultrapassar um Max que não tinha nada a perder se batesse nele e ainda tinha que contar que teria a performance para isso. Se ele perdesse a corrida assim iam falar que a Mercedes foi muito burra e errou na estratégia de pará-lo. Fora que é um baita azar ter um SC presencial nas últimas 4 voltas numa pista que não é comum ter incidentes.
@@fkirsch87 o que mais pegou foi a questão da liberação dos retardatários. Porque no pior cenário pra Mercedes a bandeira verde teria que manter a posição deles, já que não teria tempo hábil para reposicionamento e saída do safety na volta subsequente. Nesse último caso, Hamilton poderia entrar nos box rapidamente e fazer a troca de pneus.
A Mercedes abriu mão do título a soberba deles foi superada pela estratégia da Red Bull, vcs falam da FIA do Regulamento mas que falhou foi a Mercedes que não parou o Hamilton e a red bull foi sensacional
@@aughost2321 tudo chorão, tudo geração nutella, tudo mimizento e lacradorzinho. Se ofendeu é pq é verdade! Aceita que dói menos, Super Max arrojado dms
@@GCB.cwb. pra serem justos, era só não contarem as voltas dadas até o fim do safety car, agora deixarem o Max passar todos os "retardatários" com um pneu novo macio vs um duro gasto, e achar que isso é justo, tem que ser bem hipócrita pra pensar assim, vc é fanboy de piloto e não dá F1, hipócrita.
Dois comentários que creio eu poderia dar a vitória as Luiz Hementon : trocar o pneu na hora da batida no final da corrida E também não fazer zigue zague junto com o Max, pois ele caiu na sua armadilha, deveria acelerar e ficar a direita da pista e não a esquerda o final seria outro !!
Decisões erradas para ambos os lados: Matheus citou: - Bahrein: a favor da mercedes - Mudança na medida da asa: a favor da mercedes - pitstop: a favor da mercedes - manobras por fora da pista: a favor da mercedes. Querem o que mais??? Fica difícil defender a mercedes e a MAFIA, não duvido se retirarem o titulo ainda, fizeram de tudo para o fraudHamilton ganhar e não deu.
Se a direção de prova tem autonomia sobre entrada e saída do SC pelo artigo apresentado pela defesa da FIA não a o que discutir, porém creio que todos os veículos com volta a menos em relação ao líder deveriam se posicionar na mesma volta e não somente os que estavam entre Hamilton e Verstapen, e é este ponto a meu ver tira a credibilidade da decisão do diretor da prova.
Exatamente, isto foi uma manobra para beneficiar o Max, pois se cumprem o regulamento a risca, e já que a Red Bull queria que se cumprisse o regulamento fazendo com que os retardatários ultrapassassem o safety car, então que se fizesse de forma correta, mantendo o safety car na pista até que todos os 4 retardatários ultrapassassem o safety car, e desse toda uma volta encostando atrás do Max, com isso a corrida teria terminado em bandeira amarela. Seria o correto!! Na minha opinião o Diretor escolheu um campeão.
@@wepeixoto não amigo, a princípio não vejo como melhor piloto do ano pois ambos chegaram na última prova com a mesma pontuação, penso que cada um teve o seu momento no ano, digamos que o primeiro semestre do Max e o segundo do Hamilton, inclusive quem assiste F1 com critérios sabe que o carro do Max começou o ano muito superior, onde gerou algumas desconfianças de irregularidades mas, não foram comprovadas. A coisa de 6 provas atrás já davam o Max como campeão, ótimo desempenho e excelente carro e com boas estratégias, e o panorama se mostrava assim, mas a mercedes correu atrás e tem piloto pra isso, não se compara Hamilton com Max. Então este papo de melhor do ano é coisa de torcedor e não de critérios. Como esportista que sou queria apenas que as coisas acontecessem de forma normal premiando com êxito, o melhor piloto da prova. Se esta prova lhe daria o campeonato é outra história, porém é inegável e indiscutível que o Hamilton deu um banho no Max e quem não tem esta certeza assistiu a outra corrida. Isto é Fato!!! Terminar a prova com bandeira amarela ou vermelha faz parte deste tipo de esporte e não seria demérito para ninguém, até porque acidentes também fazem parte deste esporte e não seria a primeira vez que terminaria com bandeira amarela. Agora vamos analisar o fato e seja frio, isento, neste momento por favor. Imaginemos que o acidente do Latife ocorresse na volta 56, colocaram bandeira amarela, até limpar a pista acabou a corrida e ninguém, absolutamente ninguém, falaria nada, o melhor piloto da prova teria a vencido e por consequência sido campeão, e todos, sem exceção diriam que Hamilton fez um trabalho de excelência. Até vc mesmo diria, ''o Hamilton foi foda, pilotou demais''. Estou errado? Não existiria nenhum mi mi mi, o que prova que sua colocação caiu por terra. Para evitar os mi mi mis, e dar a coisa como justa, bastava manter os segundos entre os carros, pronto o Hamilton estaria 5 segundos a frente do Max, embora juntos e alinhados na pista, virtualmente com 5 segundos de diferença. Libere a corrida, e se o o Max passasse, o que era dado como certo, e acredito nisso, devido a troca de pneus deveria tirar os 6 segundos em uma volta, aí sim seria uma corrida eletrizante e justa, pois não vejo justiça em jogar todo um trabalho e esforço de um piloto, seja ele qual for, no lixo por algo alheio a sua vontade e onde ele nada tem a ver com o ocorrido. Deu pra entender, fez sua análise? Espero que para 2022 ajustes no regulamento sejam feitos, como manter os segundos entre os carros, para evitar estes dissabores. Existem outros ajustes que poderiam ser feitos e ficaria mais emocionante até, um que acharia interessante, seria que durante o SC não se pode ultrapassar desde que se mantivesse na pista, se for para os boxes ficará na posição de retorno, aí amiguinho ia lascar todo mundo, até porque acabaria o tirar vantagem de acidentes e acabaria de vez com esse papo de retardatário na frente e etc... São somente ideias de quem acompanha formula 1 desde José Carlos Pace, não sou torcedor da era Senna e Galvão, sou lá de trás, e sempre tento ver os dois lados, a emoção não move meus pensamentos, por isso falo em algo justo, embora sabendo que o esporte nem sempre é justo, mas que pelo menos não tenha interferência externa no resultado. Acho que deu pra entender, desde que se coloque de forma isenta para analisar, reconheço a paixão e que a grande maioria não é fria o suficiente para algumas análises. Forte abraço e que Deus te abençoe!!!
@@cafbass1 o Mundial de construtores é uma prova que o carro da Redbull era inferior. Max foi melhor no ano sim. Quanto a irregularidade no carro, a Mercedes foi pega. Mas releia a loucura que você diz sobre tirar 6 segundos em uma volta. E outra: não existe regra, nem como manter distância de 5 segundos na pista.
Situação parecida aconteceu em Azerbaijão, onde sem o Max largaram para apenas duas voltas depois de bandeira vermelha. Naquele episódio não houve "choro" por parte de ninguém. Além disso, como o próprio Masi disse, é uma corrida de carros. Se não terminar sendo corrida de carros, ficaria mais manchado ainda. Essa temporada será marcada por lambanças da FIA do começou ao fim, e o principal, como o próprio Matheus já citou, proibindo os pilotos de ultrapassar.
Sim, mas se era pra terminar em pista, colocava bandeira vermelha faltando 2/3 voltas, e não mudar de decisão no ultimo momento e os carros retardatários só passaram 5 e nem chegaram no fim do grid. Se espera todos chegarem no fim do grid. Não era apenas Max e Hamilton na pista, todos os outros pilotos foram prejudicados. Manipularam sim pq mais um titulo do Hamilton, iria tirar a RBR da f1. O zig zag no Brasil foi punido, no mesmo GP Max e Hamilton foram pra fora depois do Hamilton ja estar na frente, mas como a curva era pra o lado do Max ele saiu beneficiado, e vários pilotos ameaçaram fazer o mesmo. Nas entrevistas após a corrida na F1 TV Os pilotos estavam constrangidos e irritados pq foram prejudicados também. Não tenho preferencia por piloto. O que mais gostava dessa epoca era o Kimi. Pra mim não faz diferença, então por estar vendo de fora, imparcial, acho que o Max se perdeu psicologicamente desde o Brasil, e não seria campeão sem essa polemica.
Thiago Inácio, me desculpe. Mas vc comparar a corrido Azerbaijão a essa, não tem nem como conversar com vc. O que aconteceu nesta corrida foi ridículo. Ser campeão assim eu no iria querer, não foi por mérito. Um resultado deve ser por mérito e a vitória nesta corrida foi por colaboração.
Vc "esqueceu " que o Max deveria ter sido desclassificado na Arábia. Este ano a FIA deu muito espaço para a Red Bull e a Mercedes acordou tarde. Mas o que aconteceu na Arábia foi vergonhoso...Max Verstappen deveria ter sido desclassificado, pela lisura da competição.
Minha opinião é que Masi estaria sendo pressionado por algum superior da FIA. Por que não tem como alguem fazer tanta cagada literalmente de "propósito".
Acredito que a regra é o q vale os carros passarem e liberar o safety car foi errado pois a temporada toda esperou alinhar o grid e na última corrida não
Não teve erro em fazer, teve erro em como foi feito, não deixaram todos os retardatários passarem e o SC não saiu na volta seguinte, o erro foi esse, a corrida iria acabar em bandeira amarela. Se quisessem uma "motor race" como ele disse teria que ter dado bandeira vermelha (caro no meio da pista e perto de uma curva justificaria) e teria a tal da "motor race".
Mas pense cara eles fazendo esse procedimento iria acabar em bandeira amarela oque eles não queria pelo menos a direção de prova, ou seja Masi só agilizou pra ter na última volta o espetáculo e a Mercedes dormiu no ponto
@@efraym Teve um acordo depois daquele vexame em spa, todas as equipes concordaram que nao querem uma corrrida que termine em safety car PRINCIPALMENTE a mercedes porque naquele Gp quem se deu bem foi o verstappen por conta disso. Entao nao foi atoa que eles liberaram a corrida pra que nao terminassem em safety car
E o atalho q o Hamilton pegou na primeira volta? Já teve gente tendo q devolver posição por pegar atalho. SENA perdeu campeonato por causa de atalho. É só a Red Bull entrar com recurso também.
O Sena perdeu porque também foi manipulado e todos sabem, na quela ocasião o Prost jogou ele para fora e o diretor de prova Francês desclassificou o Sena, não tem nem comparação o que você está dizendo
Que atalho mano? Se vc ver a imagem a primeira reação do Hamilton foi contornar de forma correta a curva porém o Max fechou a única possibilidade de isso acontecer. Ele tinha que parar o carro e falar, claro Max pode passar você me fechou sem dar a seta mais está tudo bem kkkk
hamilton so saiu da pista pq o max novamente força onde nao dava , ate pq uma batida beneficiaria o max , isso e levado em conta quando o time decide punição
Tem gente aqui q só assistiu essa corrida. Cansei de ver gente devolvendo posição pq passou com as duas rodas fora da faixa branca. Inclusive o Max . E o Senna perdeu sim pq fez atalho pra voltar pra pista, mas foi jogado sim pra fora. Mas perdeu pelo atalho q pegou. Bandeira preta.
Se a ultrapassagem do Max jogou o Hamilton pra fora é outra coisa, mas q o Hamilton levou vantagem depois é indiscutível. Com certeza se o Max perdesse ia ter esse recurso.
A Mercedes deveria ter trocado de pneus na primeira bandeira amarela. Eu estava torcendo pro Hamilton, ele perdeu, fazer o que. A sorte dessa vez estava pro Max. Assim como ja esteve pro Amiltão varias vezes também. Campeonato incrivel. Vamos ver ano que vem. Torcendo pro mininu Norris, muleke é fera.
Aí foi a melhor oportunidade. No safity car, teria de voltar atrás e ele ser o perseguidor, num momento em que poderia terminar a corrida com SC na pista e max terminar a frente.
Penso exatemente a mesma coisa cara, e estava torcendo pro Max. Ganhou o piloto que levou o carro a outro nível e ganhou a equipe que levou seu carro a outro nível.
Não é torcendo pelo Hamilton que para mim um dos dois Ganhando estaria muito bom, mas a impressão que Hammilton e Mercedes foram imensamente prejudicados, de uma hora fizeram de tudo para que o campeão fosse o Verstappen
Negativo, Mercedes esta chorando a toa a FIA tentou de tudo pra dar a vitória a eles, primeiro começa com a ultrapassagem de Hamilton por fora, onde o correto seria Hamilton devolver a posição, aí depois do acidente, a FIA falou que os retardatários não poderiam passar o Safty Car para recuperar a volta, algo que é permitido, e vem sendo usado desde o início da temporada, a FIA só não seguiu em frente com a decisão, porque seria completamente descarado, até o Alonso na hora que foi informado pela equipe deu risada. Hamilton perdeu pq a Mercedes foi suja, ao invés de focar na estratégia da corrida, ficaram preocupados em achar regrinha pra ferrar a RBR, se no Safty Hamilton para, ia voltar atrás de Max, com os mesmos pneus, porém o Ritmo da Mercedes era muito mais forte, e eu acho que provavelmente o Hamilton teria passado.
Esse é seu lado torcedor falando... apenas isso, não sei pq querem tanto vitimizar, se o Hamilton tivesse trocado os pneus(q foi um erro estratégico da MERCEDES), ele não perderia a primeira posição, ja que, estava 11 segundos na frente do verstappen, e todos estavam com velocidade reduzida, e ainda conseguiria defender a posição. Acredito que, se o Hamilton tivesse trocado no Virtual Safety Car, colocando duros de novo, ele ja seguraria, só não segurou pq estava sem pneus
Acho que a Mercedes achou que iria terminar em bandeira amarela, já que "não daria tempo". Acabou que não trocou, errou. Mas, ficou tudo muito atribulado no final da corrida, o que deixa tudo mais estranho.
Esse foi o verdadeiro motivo que impediu o Hamilton de trocar os pneus. Na corrida passada ele e o Botas pararam e o Vestapen herdou a liderança para só depois entrar a bandeira vermelha, favorecendo-o!
A vitória do Max foi uma ironia do destino nesse último grande prêmio. Se tivesse mais 20 voltas o Hamilton trocava de pneu e tomava a liderança, mas, não foi assim que o destino reservou para ele. Ano que vem você não vai ter problema com o Hamilton....seu problema vai chamar George Russel.
Ironia se fosse natural. Agora, perdeu, como sempre, o esporte, pq toda vez que mexem em regras(o que já não não é uma coisa boa, pq se fosse, não seria, regra.. ), pré- estabelecidas, há muito tempo, dá nisso, "ironia", uma pena, mas está escrito, virou fato...
Claro que houve manipulação, porque não havia necessidade de tanta demora em retirar tornar o carro acidentado e retornar a prova. O Hamilton levava 11 segundos de vantagem quando isso acontece na volta 53 e em 5 voltas o Verstapen não tinha condição nenhuma de reverter esta situação.
Algo que eu penso que tem de mudar é dos caras estarem a todo momento falando com o diretor de prova, isso não deveria existir. Como o próprio Rosberg falou.
Isso é uma palhaçada, seria o mesmo que o presidente do seu time de futebol ficasse conversando com o juiz durante o jogo.
@@gregpj1982 Pois é
Eu acho que o diretor de provas que deveria entrar em contato com as equipes para escutar e avaliar as diferentes versões quando tivesse alguma açao mais complexa de investigaçao e ter a conversa somente mais "tecnica", nao ficar chorando no rádio pedindo pro Masi tomar x decisão
Concordo plenamente, ano que vem teriam que tirar essa função das equipes conversar com o diretor, isso influencia de forma técnica em qualquer resultado.
Vdd. Palhaçada.
Bem, pelo que vejo aqui nos comentários, lamento pelos fãs do Hamilton, pois para quem como eu que é fã da F1, foi um espetáculo esta temporada tão brilhante ser decidida na última volta, eu estava de pé em cima do sofá gritando "Isto é corrida!" Parabéns para o Max e para o Hamilton, o que eles fizeram foi algo realmente especial!
Concordo!!!
Ninguem tem a culpa que o LH is the best one.Haja humildade, e tudo foi um autentico descaramento.
O certo mesmo era bandeira vermelha. Para ninguém levar vantagem
Faz tempo que esperava um final de temporada assim... Foi muito emocionante até o final e fiquei que nem você "isso que é um final de corrida!"
Acho q foi injusto oq aconteceu com hamilton. Mas estando dentro das regras nao há muito oq fazer. Acho difícil tirar esse título do vespa. De certa forma ele tb fez por merecer. Mas faltou bom senso da fia. Pro esporte em si foi muito bom o espetáculo, mas foi muito injusto o cara liderar a corrida toda e perder por força de decisão precipitada do Masi.
Uma pena esse fim de campeonato, tanto Max quanto Ham são vítimas dessa direção de prova.
Concordo estão acabando com a formula 1 !
A vdd é que a equipe da Mercedes errou a estratégia e agora cabeças devem estar rolando e o desespero bateu.
@@JuniaSoares1 errou no q ?
@@kaueexpedito1928 Eles não pararam o Hamilton pra trocar os pneus
Amigo, os donos são americanos, americano sabe tratar bem o esporte, qualquer um, eu que nem curto acabei vendo essa temporada! Os caras sabem fazer um ótimo entretenimento! E o povo quer ver é disputa e não frescuras.
Overtake x Wolff Club F1
Michael Masi deveria ter liberado o overtake de imediato como sempre fez e está no regularmento da F1 para ordenar o pelotão para relargada após a saída do safety car.
Toto Wolff embora tenha 33,3% da Mercedes F1 e ser team principal ele controla e tem influência financeira e de Team Boss na Aston Martin junto com Lawrence Stroll, Mclaren e Williams totalizando oito carros contra quatro da sua principal rival que é a Red Bull e Alpha Tauri.
Se analisarmos a batida e o fato do Michael a principio ter proibido o overtake dos carros isso iria beneficiar o Hamilton que estava com os pneus desgastados a ponto de correr o risco perder a corrida e seu oitavo título.
Se a corrida tivesse terminado com Safety Car iria dar uma confusão colossal diante da sucessão de erros contra o Max no ano.
A atitude contundente do Christian Horner foi essencial para o título do Verstappen aliado ao Checo Perez que fez uma brilhante corrida.
Não haveria o que reclamar se a Mercedes tivesse pensado rápido e trocado os pneus do Hamilton tbm... A Mercedes tá chorando, mas por um erro dela mesma...
É o que eu venho repetindo em todos os vídeos que vejo. O título do Hamilton só dependia dele e da Mercedes. Mesmo que o Verstappen não parasse para trocar os pneus para tomar a liderança, o Hamilton conseguiria ultrapassá-lo tranquilamente na relargada da última volta, com pneus macios novos e com o melhor rendimento do seu carro.
Se trocasse, Masi ia permitir o Safety Car na última volta, só por Hamilton não ter chance de ultrapassar
Amigão, na corrida passada a Mercedes fez isso, logo depois colocaram bandeira vermelha kkk e a Red Bull foi beneficiada. Se queriam uma disputa, colocassem bandeira vermelha e deixasse o LH tmb colocar pneus novos.
@@andersonolb1793 isso e certo. Mais tem detalhes. Os carro ja estavam todos juntos então fazer um Boxes com todos os carros alinhados seria burrice ne? Perde 5 ou 6 posição
Meu amigo, eu acho que você não estava assistindo a corrida, se Hamilton entra no box ia passar uma fila de retardatarios que ele ja havia colocado entre ele e max, e poderia ainda haver a possibilidade do proprio max não parar e ficar na frente dele ao retornar a pista. Eles fizeram o correto. O imoral ai foi permitir que APENAS os 5 carros que estavam entre Hamilton e Max recuperassem a volta.
Isso foi ridiculo. Num radio com Horner, o Masi pediu tempo pra pensar no que iria fazer quando perguntado se ele ia deixar os retartadorios passar, ta de sacanagem esse Masi.
Só digo uma coisa: Que campeonato fantástico!!!
Vai ficar para a história sendo possivelmente a melhor disputa de título de sempre.
Espero que em 2022 mais pilotos disputem o título (de preferência o Charles com a Ferrari ahaha)
Nao sei se o charles está com essa bola toda…perdeu pro sainz esse ano…se brincar ele vira segundo piloto ano q vem .. tenso
@@hugokloeppel3596 vai ser muito bonito de ver o sainz dando lição no leclerc a partir do ano que vem
Eu queria ver a disputa com Hamilton Russel sainz Leclerc verstapen e o Norris
@@hugokloeppel3596 não acredito, ele com os azares todos deste ano quase ficou em quinto na mesma
Garfo!
Sou torcedor do Hamilton e queria muito que ele ganhasse, mas acho que fazer uma nova corrida, dar uma punição pro Max ou qualquer outra coisa que interfira nos resultados seria broxante, até mesmo pro próprio Hamilton, não seria a mesma vibe
Isso é um torcedor. Não um simples fanboy do Hamilton
Concordo com vc!
E completo: o que aconteceu, na minha opinião, tirou o mérito do Max - apenas nesta corrida. E se mudar o resultado, tira o do Hamilton. Nenhum dos dois mereciam passar por isso. Ambos foram gigantes durante todo o campeonato e mereciam o título, mas não do jeito que foi.
A bandeira vermelha seria a melhor opção se o que eles queriam era emoção para o final, mas todas as decisões tomadas eram para favorecer o Max e tirar a vantagem que o Hamilton construiu durante toda a corrida.
@@mayarademedeiros7144 só dar o Título para o Bottas que resolve tudo
Bom dia Urso Manco, nova corrida não mudaria a situação, agravaria, pois a FIA continuaria a agir passando por cima do regulamento e fazendo o seu. Aqui vivemos algo semelhante.
Perfeito, tambem concordo, e digamos que a mercedes tambem falhou muito nas estrategias, sempre perderam para a Red bull. Nessa prova por exemplo a mercedes deveria ter parado o hamilton para troca de pneus em ambas as entradas do safty car!
"O diretor pode mudar regras do safety car caso julgue necessário" = caso ele queira dar o campeonato pro Max, ou seguir as regras e manter a vitória justa do Lewis... pois é o que deveria ter acontecido: safety car foi muito no final, o risco da Mercedes em manter os pneus duros já havia valido a pena, terminando com 10s de vantagem ou em vantagem de pista no SC. Indiscutível, a corrida era deles.
"Ah mas a RedBull tinha aproveitado os pits, jogaram certo e foi culpa da Mercedes"... a RBR estava seguindo SIM as melhores escolhas disponíveis pra eles, assim como o Mercedes, que não parou o Hamilton ao final, porque era pra acabar em SC.
Exato! As pessoas falando que o Hamilton devia ter trocado os pneus, se ele parasse não seria mais P1, e tinha a possibilidade da corrida acabar em SC, foi tudo muito estranho, os retardatários passaram, e nem esperaram todos voltarem, só queriam mesmo deixar o MAX perto do Lewis, na última volta, foi um pecado esse resultado final, o cara dominou a prova toda, Pérez ainda ajudou, e depois daquilo o Lewis abriu mais 12 segundos, pra fazer isso não é só o carro que é bom, o cara pilotou demais, foi surreal.
Não podemos esquecer que Max verstappen Liga a televisão amanhã que eu vou ganhar a corrida como é que eu tinha tanta certeza disso
Parece aquele jogo de futebol de botão, aquele que você joga sozinho, é claro que o seu "time do coração" vencerá todas!!!
Podem chorar fã boys modinha!!! Aceita que dói menos!!
Vcs enxergam as coisas só pelo lado do mlk mimado… Diretor de prova alterou as regras do SC pq todas as equipes concordaram que as corridas devem ser terminadas “correndo”, ou seja, bandeira verde e não com um SC!!!
Buáaaa buáaaaaa buáaa
Sou um torcedor da Mercedes e principalmente um torcedor do Hamilton, mas pra mim o fato de estarem levando aos tribunais é simplesmente não assumir q fizeram uma imensa cagada na estrategia d paradas do Hamilton. Deveriam ter parado ele na mesma volta ou no máximo na volta seguinte da parada d Verstappen, pois se ele voltasse atras eu ainda assim acreditaria mais na possibilidade do Hamilton ultrapassar o Verstappen onde os 2 estariam com pneus novos e macios (afinal d contas a Mercedes tinha muito mais carro q a RedBull nesse final d temporada) do q Hamilton com um pneu duro d 40 voltas segurar o Max com um pneu novo macio. Agora q o corrida foi concluida, a Mercedes tem q aceitar, parar d gastar energia com essa temporada e focar na d 2022. Enfim, parabens a Max e Lewis por essa temporada brilhante dos 2 e principalmente parabens a Max por acreditar até o ultimo segundo (não vou negar q fiquei torcendo pra aquela escapadinha dele na ultima curva terminar no muro kkkkkkk)
Hamilton dominou a corrida toda, decidir numa ultima volta, regra a ser repensada sim, até pros demais pilotos, no mínimo 3 voltas...só acho.
@@marinalvamartinsdesouza6946 com 3 ou 10 voltas o Max venceria, por causa do pneu macio
Nada de errado Hamimilton não trocou os pneus e errou na estratégia kkkk Hamimilton disse q foi manipulado kkkkk Mercedes errou na estratégia e pagou pelo erro ! Matheus pucci tá puto voz de velório igual a Band ontem kkkkkk
Certo, e qual seria a estratégia da Mercedes pra vencer? Parar o Hamilton, voltar atrás do Max (que já tinha parado), e correr o risco de a corrida terminar com o Safety Car? Quando o Latifi bateu, a Mercedes não tinha mais chance de marcar a Red Bull, e sim o contrário. Qualquer ação tomada pela Mercedes teria uma resposta da RB.
Concordo, e acho tb que a Mercedes poderia ter parado ao menos no safety car virtual pra trocar o pneu. Hamilton tinha muito mais velocidade, n teria problema para ultrapassar, mas escolheram uma estratégia muito conservadora, porém arriscada - assumiram o risco de perder em uma bandeira amarela e Noris com o pneu com menos voltas teve um furo; poderia ter acontecido com o Lewis tb. Enfim, águas passadas, mas nessa corrida, pior que as contradições da direção de prova, foi a estratégia da Mercedes. E por mais que tenha reclamação, o regulamento, apesar de realmente precisar ser alterado, foi respeitado.
O diretor de prova tem que ser alguém com o pulso firme. Isso já bastaria pra evitar a bagunça que ocorreu este ano. Quanto a mudança no resultado do campeonato, tudo é possível sim e NADA MAIS ME SURPREENDE!!!
O Massa teve o azar em 2008 agora foi a vez do Hamilton ter a falta de sorte, as vezes o regulamento atrapalha em certos momentos como foi com o Ayrton Senna em 89 no Japão.
Verdade . Agora ele sentiu o mesmo na pele
A sorte só pode ser a favor do Hamilton, senão começa a choradeira
O problema é quando não cumprem o regulamento né....
@tobias, vdd, o Hamilton e um dos pilotos mais chorao que já vi em vários anos que assito f1
Eu acho que a fórmula um devia rever a regra do safety car. Não é correto um piloto perder uma vantagem construída com muito sacrifício e até risco de vida só pq alguém teve um acidente. Eu acho que devia sim haver apenas o VSC em que todos reduzem a velocidade até 40% e as posições se mantém. Não há mudança de pneus durante esse período. Se quer colar que trabalhe duro
E se aproxime com meios disponíveis e não com ajuda de terceiros. E minha opinião esta
Eu lembro que no meio da Corrida quando questionaram o Hamilton se houvesse SaftCar qual pneu ele escolheria (duro ou medio), ele brincou com a equipe o que vcs decidirem, ja estava contando com a vitória, já a RedBull arriscou tudo o que podia e deu a sorte de ter o Saft car. Se tem um culpado foi a Mercedes que não chamou o Hamilton nem saftcar virtual e muito menos no físico, ganhou quem arriscou mais a Red Bull (que fez de tudo para seu piloto ser o campeão).
Esse é um ótimo ponto que não vejo quase ninguém abordando. A Mercedes se colocou nessa situação de estar por um fio no final da corrida. E a RBR se colou na situação de poder competir se desse sorte de algo acontecer. Enquanto uns foram conservadores, outros se arriscaram. Assim como aconteceu antes em outras provas para ambos os lados.
Johnny pelo pouco que entendo de F1 quem está em 1 fica em uma sinuca de bico, ele não poderia arriscar perder o campeonato entrando no box, se ele entrasse no box ele perderia a posição para o Max.
@@Repjow mas poderia muito bem passar kkk
@@lucas5b era 11 seg Max não chegaria nem se tivesse 20 voltas pra acabar a corrida, a Mercedez não poderia arriscar o campeonato parando ele, entende ?
@@lucas5b imagina o Hamilton perder o título pq foi pro box?
Eu torci pelo Hamilton, mas estou muito satisfeito com o campeonato da maneira como terminou, emocionante até o final. Vai ser uma pena se tiver uma mudança fora da pista. Deixa do jeito que está, ano que vem tem mais e tomara que seja tão emocionante como foi esse campeonato.
Foi manipulado, infelizmente, no video ele esqueceu de falar sobre os carros que estavam entre vestarpem e carlos sainz, o que impossibilitou o mesmo de brigar pelo segundo lugar, entendeu a reclamação da mercedes, infelizmente eles tem razão.
@@Hbacellar ah tá ele ia ultrapassar o Amilton. Chora mais.
Se fosse Facebook, a gente ia ver que no seu perfil era tudo anti Hamilton kkkkkk
Se tivesse disputa na corrida desde a primeira volta eu concordo , mais não ouve disputa nenhuma Mercedes dominou
@@victorhugogarciamagalhaes3832 os cara tem ódio dele lá
Logo após o acidente, Hamilton perguntou sobre trocar pneus. Só que a Mercedes não quis arriscar. Grande erro! Mesmo perdendo posição, Hamilton com pneus novos seria muito mais competitivo do que foi na última volta. Claro que a sorte ajudou Verstappen, mas foi a mesma sorte que ajudou Hamilton em Interlagos contra o Felipe. É corrida de carros, acidentes acontecem.
Mano se ele entra eles terminaram a prova com sefty car
@@pereira0115 concordo
@@pereira0115 exato
@@pereira0115 exatamente
Correto
Sempre acompanhei fórmula 1, mas é a primeira vez que vejo esse canal, você faz um ótimo trabalho, Matheus, parabéns!
Esse campeonato de 2021 será lembrado por muitos anos... Pra mim.. melhor campeonato que assisti... acompanho F1 desde 1990...
Mas essa polêmica no final vai ficar também.
Concordo. Mas poderia ser lembrado apenas pelas disputas né, e não pelas interferências descaradas. Isso ganha discussão, mas perder esportividade.
Ficará na memória com uma defecada mental do Diretor de provas FIA.
A Mercedes é uma máfia, eles manipularam muito nesses últimos anos, várias decisões em favor deles, mudar configuração de pneus quando favorecia a Ferrari, denunciaram a Ferrari pelo motor estar fora do regulamento, mas até o México o carro da Mercedes não acompanhava a Red Bull de repente eles trocam o motor do Hamilton e ele passa a voar, 20 km mais rápido que seu companheiro de equipe, fizeram upgrade no motor sim, estava na cara, é muito bem feito para o Hamilton e o Chefe da máfia o Toto Wolff.
Chora que dói menos Mercedes
Você falou uma coisa interessante. Os motores ainda não estão congelados meu jovem. Todas as equipes podem realizar upgrades ainda, a Ferrari fez o dela e ganhou 8 cv. É lógico que a Mercedes tinha que procurar evoluir o carro dela, ou estaria tudo perdido antes. Agora em 2022 os motores serão congelados, e isso só por causa da RBR, ou você esqueceu. A Honda sai e a RBR vai assumir o motor. A Mercedes trocou o motor dela e pagou punição, então tudo certo.
Essa historia do motor foi bem estranha mesmo, talvez esse monte de troca foi só para "mascarar" e dar um alibi. Mas vai saber, mercedes dominou por muitos anos a tecnologia, as vezes eles realmente tiraram a "trava de segurança" do motor e fodas kkkkk
Realmente
entao tu vai ignorar tudo o que a fia fez para parar a mercedes, tipo o das, modo festa, diminuir o assoalho do carro...blz tu esta passar a mao para a ferrari por ter motor adulterado so pk a mercedes deu um pau no verstappen nessa corrida, é preciso muito odio da mercedes kkk
Acho que o Hamilton e o único que está por fora dessa máfia, isso e coisa dos cabeças da mercedes visando 2022 $$$, me coloco no lugar do Hamilton cara e ele deve estar mal da cabeça depois desse final de semana.
Sou torcedor do Max, mas concordo que isso não possa acontece. É necessário fazer um regulamento que seja objetivo, um campeonato não pode acabar com uma intepretação de comissários.
Tudo está no regulamento
Sou torcedor do Vettel e concordo com você.
Discordo. Os comissários da FIA fizeram lambanças durante toda temporada de 2021, e a decisão deles, na maioria dos casos, favoreceu o Hamilton. Cito como o exemplo de Silverstone em que Hamilton jogou literalmente o Max contra o muro, e o inglês foi "punido" apenas com 10 segundos enquanto o seu rival foi levado para o hospital. Li vários comentários de ex-pilotos da F1 afirmando que a punição do Hamilton foi branda demais. Ademais, quando o Bottas deu um strike nos carros da RBR, Hamilton, que nada tinha a ver, foi extremamente beneficiado. Na corrida de ontem mesmo, quando o Max ultrapassa o Hamilton ele corta o caminho e sequer devolveu a posição, o que é normal em outras situações. Resumindo: não fossem o favorecimento ao Hamilton, Verstappen já era para ter sido campeão com antecedência sem depender da corrida de Abu Dhabi.
E muita enrolação. Aí fica complicado .os dois foram ótimos pilotos .concordo com você teria que ter mais clareza .teria que colocar em igualdade e aí sim se virem ..não teria essa complicação .fica a pergunta no ar .. o diretor não pode resolver assim tanto que se fosse ao contrário e a favor da Mercedes a red taria reclamando também .e os dois com razão porque se termina em amarela o Hamilton era campeão .e aí a red Bull ia dizer que puxaram pra Mercedes .teria que parar a prova e largar em igualdade aí se virem e deixar no mínimo duas a três voltas.
Uma bandeira vermelha teria um final emocionante por todos estarem em condições iguais.
Agora, que esta foi a melhor temporada da F1 de todos os tempos, disso não há dúvida. Até o GP da Hungria que sempre é entediante, aconteceram várias ultrapassagens. Várias trocas de liderança durante o ano, ESPETACULAR..!!! Parabéns a Band trabalho irretocável.
23:59 : toto Wolff diz que quer o título NA PISTA
00:00 : Ain me roubaram
Tava certo....título não foi na pista...ou o Hamilton não passou 99% da corrida em primeiro....?
Claro foi na pista. Mais o Safety car no final terminou uma disputa na pista pra ser no SC.
@@alcsrocker Bem vindo a uma corrida de fórmula 1, a corrida só acaba depois da bandeirada. Se fosse pra dar o título pra quem tem mais voltas lideradas, já iria pro verstappen mesmo que tem praticamente o dobro nesse ano. Fórmula 1 é isso, liderar a corrida toda, acontecer uma sucessão de imprevistos e erros de equipe que vão te fazer perder. O Russel ano passado com o carro do Hamilton foi a mesma coisa, etc. O que não falta é exemplo. O título foi decidido 100% na pista.
Só me lembro de assistir a última volta em pé, nem sentado consegui ficar... Que temporada meus amigos, já estou com saudades. Próxima temporada promete e muito!
Eu assisti a corrida toda de pé... kkkk
E o melhor foi ver o Hamilton se foder!!!
Hamilton teve o psicológico TRITURADO estava com o melhor carro, mas se perdeu completamente quando do Pérez segurou ele, tanto que ele na hora chorou no rádio dizendo que "estava perigoso" aquela disputa com o Pérez, e depois da relargada foi o Max colar do lado dele, que o rapaz afinou na hora...gosto muito do Hamilton, é sem dúvidas um gênio, mas o Max foi com a faca nos dentes na última volta e mereceu o título.
Concordo com a Mercedes entrar nos tribunais e mostrar pra FIA; como aplicar e fazer cumprir os REGULAMENTOS. OS DOIS MERECERIAM GANHAR O COMPEONATO; MAS DESSE JEITO MANCHOU A VITORIA DE MAX.
O primeiro campeonato do Hamilton em cima do Massa não manchou né?!
Parabéns pelo trabalho! Melhor canal disparado e sinto que você é mais raiz! Deixa os caras correrem!!!
Acho que independente de qualquer torcida, ficou mais que evidente que o Michael Masser (N sei se está escrito certo kkkk) não é capaz de exercer essa função. A temporada inteira foi cheia de inconsistências e mudanças de critério pra um ou pra outro, espero de verdade que isso mude com o novo regulamento, pois no final só nós perdemos com esse tipo de coisa.
Verdade... O ano todo foi isso, eu não acredito em teoria da conspiração, acredito que foi muita burrice mesmo
Falou tudo
Um sensato, a temporada inteira com inconsistência, aonde favorecia dos dois lados, mas na última corrida é que os fanáticos vão ver isso e dizer que um foi beneficiado e pipi popo, ao invés disso deveriam apreciar a maravilhosa temporada que vimos.
A única coisa que gostei dele foi que ele finalmente teve firmeza no finalzinho e falou "toto, this cars race, this is Race"
@@luisfelipeestevesribeiro3383 Ele é democratico, tratamento porco e inconsistente pros dois lados kkkkk
Sou fã do Hamilton e eu acho que o Verstappen mereceu totalmente esse campeonato, o que a Mercedes está fazendo só está quebrando o clima dessa temporada maravilhosa.
Infelizmente tanto Verstappen quanto Hamilton foram vítimas da direção horrível do Masi
Sim graças à direção de prova gerando protestos da Mercedes o brilho desse campeonato está sendo ofuscado por polêmicas essa foi a melhor temporada que eu já vi desde 2012 quando comecei a acompanhar a categoria ainda criança e graças ao excelentíssimo masi e sua bela gestão essa decisão pode acabar no tribunal gerando mt polêmica e repercussões mt negativas
Eu acho que a Mercedes está certa, se tem algo errado eles tem que ir atrás. Mas não séria bacana ver o Hamilton ganhar esse título no tribunal.
Vc nao é fã do Hamilton.
@@carlosbarreto7488 certa de que!!a Mercedes foi beneficiada o tempo todo Hamilton não devolveu a posição ontem,,Inglaterra Hungria motor adulterado suspensão ilegal Mercedes trapaceando o tempo todo e ñ deu nada,,a Mercedes está errada retardatário só podia ficar na frente da RBR se não fosse ter relargada
@@joserobertovasconcelos5440 cara, deixa eu te mostrar uma coisa. Entra no canal da F1 e procura o os melhores onboard do GP do Japão de 2019, a suspensão que você tá dizendo que é ilegal, já tinha no carro da Racing point de 2019. Isso não é novo e o Horner já disse que não é coisa nova. Sobre o motor nem a Redbull reclamou porque eles sabiam que a Mercedes estava usando um mapa de potência mais forte que o normal, todos os carros do grid podem fazer isso, só que fique ciente o motor dura muito menos. Já sobre as batidas da Hungria o bottas foi penalizado por isso. O caso que eu acho que a Redbull se prejudicou foi em Abu Dhabi, que o Hamilton corta o traçado e o Masi não faz nada, e no GP da Arábia Saudita novamente o Max foi prejudicado mandando devolver a posição. Eu sinceramente acho que o Diretor de prova errou para todos os lados, os pilotos só foram prejudicados desse caso.
Mercedes deveria e ter chamado o Hamilton para a troca de pneus, isso nunca teria acontecido, pq o Hamilton poderia colocar pneu macio que é mais rápido e ter vencido a prova, Mercedes está tentando e camufla o erro grotesco que teve, errou demais a temporada inteira e ficaram com medo de arriscar em várias situações, já a red Bull não sempre que arrumavam se davam bem
mano, se as regras fossem seguidas, ñ daria tempo para a correda terminar sem o sc. isso pq todos os retardatários deverias ultrapassar e alcançar o pelotão. essa é a questão da mercedes. masi deixou só os 4 entre o p1 e o p2 passar e, logo q o p1 cruzasse a linha, a corrida estaria valendo.
A mercedes teve medinho de trocar os pneus achando que a corrida já tava no papo e os caras vem falar em manipulação. Arrumam todo tipo de desculpas pra esconder as burradas que fizeram e desmerecer o título da RBR. Quando as decisões "equivocadas" nas provas favoreceram a Mercedes, não teve esse murmurinho todo . Colocaram como diz o ditado "o rabinho entre as pernas" e aceitaram tudo caladinho.
Essa turminha ai tem que crescer e aceitar o verdadeiro campeão de 2021 MAX VERSTAPPEN.
Hamiltinho mimadinho tem que aprender a perder e a mercedes tbm pq ano que vem vão chupar dedo de novo.
Se ele entrasse ia largar em segundo pois Vestapem não ia parar, na Verdade teria que ter dado bandeira vermelha para que os dois tivessem condições iguais na largada. Esse campeonato caiu no colo da Redbull pois nas últimas corridas o Hamilton foi fantástico.
"Manipularam a favor do Verstappen" Temporada toda teve lances de ambos os lados questionáveis, essa foi muito inconstante essas decisões do comissário.
Na primeira volta o Hamilton só passou o Max pq perdeu o tempo de frenagem e usou fora dos limites da pista para voltar na frente do Max, em todas as outras corridas que o Max fez isso precisou devolver a posição ou tomou punição
@@thimackartney eu nem comentei esse lance pq senão ia arrumar pra cabeça, mas é um exemplo na própria corrida.
Sempre torçi pelo Max achei merecido
Sempre torci pelo Lewis ,mais seria uma injustiça tirar o título do Max, seria injusto porque ele foi merecedor lutou muito e conquistou
Mereceu??? Pq não foi desclassificado no caso do brake test??? Sabemos onde foi para os 50 mil euros, no bolso do Mike
tbm mn
Agora sejamos francos se Lewis fosse campeão a Red bull estaria chorando do mesmo jeito ou até mais vida que segue
@@juliadias3920 fato kkkk
independente do resultado, para mim um campeonato desse terminado em bandeira amarela seria um sacrilégio
Eu ouvi de um comentarista que os chefões de ambas equipes concordaram com a direção da prova de que ela não terminaria sob bandeira amarela a não ser caso extremo.
Tb concordo. Mas o que pega foi a liberação dos retardatários.
Porque pela regra quando há o reposicionamento o safety car deveria sair na volta subsequente.
O que a Mercedes tá brigando mesmo é que se não fosse pra terminar com bandeira amarela, pelo menos eles não deveriam ter liberado os retardatários que estavam entre Max e Lewis.
Porque aquela circunstância era mérito do Lewis.
Por isso que deveria ter entrado uma bandeira vermelha, ja que estava no final da prova
@@marcelocardoso7492 pois é. Uma bandeira vermelha numa Sprint de cinco voltas finais com ambos de pneus macios seria mais emocionante ainda!
@@4004010 concordo, ou calça de veludo ou bunda de fora, ou libera TODOS os retardatários ou não libera nenhum, liberar somente os que estavam entre Hamilton e Verstappen é MANIPULAÇÃO como disse o Hamilton.
Assisto a F1 há 50 anos, e o encanto está acabando com toda a interferência externa. É direção de prova, é telemetria que ajusta o carro a distância, é o rádio trocando ideia o tempo todo. O braço do piloto está ficando em segundo plano. Foi uma corrida sensacional em momentos específicos, mas colocou acima dos demais. Parabéns Verstappen.
kkkk a melhor temporada da historia ai você vem com isso? 2020 que foi bom um carro invecivel, motor invencivel ,DAS E UM BOM piloto sendo 20 VEZES CAMPEÃOS DEVIDO O CARRO ISSO É BOM
O encantamento acabou qnd pilotos medianos começaram a comprar vagas em equipes. Max verstappen num dia andava de kart, no ano seguinte de F1. É um piloto arrojado? É, porém nada responsável. A vida dos outros é irrelevante pra ele. Pilotos campeões não conseguem vagas pq riquinhos as compram.
@@omaisazarado-epossoprovar5199 vc não assistiu muita F1 né!? Tá falando isso pq ouviu o narrador da Bandeirantes falando... Acredita nisso não cara...
Essa foi a melhor temporada que já assisti. Parabéns ao Hamilton e ao Max por ter proporcionado isso para nós fãs! Independente para quem torcemos, temos que reconhecer que são dois pilotos extremamente talentosos e que nos proporcionaram esse ano maravilhoso cheio de disputas! Eu sou fã do Hamilton, acredito que ele deveria ser campeão por ele ter superado as adversidades que teve nas corridas e por ter lutado com tanta bravura esse final de temporada. Na minha opinião Max foi um ótimo piloto, extraiu bem o que o carro tinha pra dar durante o início da temporada, mas muitas vezes foi sujo e imaturo em alguns aspectos, mas é minha opinião sei que vão descordar e tal, mas é o meu ponto de vista! Em relação a Abu dhabi Hamilton merecia vencer! Pq ele dominou a corrida inteira, largou perfeitamente bem e colocou as redbull no bolso a corrida toda, não deixou Max fazer nada quando estavam em condições iguais. Mas os comissários estavam mais perdidos do quê cego em troca de tiro, uma hora falavam uma coisa, outra hora desfazia oq tinha falado... (O ano todo estavam perdidos) Ah! Está no regulamento que para o seftycar entrar no box, ele tem que informar aos pilotos com uma volta de antecedência e deixar os carros retardatários passarem com duas voltas de antecedência, então passaram por cima do regulamento da FIA! Isso mostra que fizeram de propósito para a corrida não acabar com bandeira amarela! Isso é horrível pq queima a imagem da F1. Independente de disputa de campeonato, show, ou o que seja... Regra é para ser seguida!
Melhor comentário
Esse não assistiu o video todo.
@@Lenilsonngomes Assisti sim! Só falei o que eu achei da corrida e da decisão dos comissários, onde os mesmos estavam totalmente perdidos ou tentando manipular o resultado para o "show de uma última volta" e não para o que a corrida deveria realmente ser que é seguindo o regulamento da FIA em relação ao Seftycar
Exato. Mataram a F1
Benzer, concordo com tudo o que escreveu. O Max algumas vezes foi desleal. E a maneira que ganhou esta última corrida não deveria ter aceitado e ultrapassado. Porque mesmo o diretor de prova despreparado terautorizado está lambança.
Eu chamo de compensação do destino, o pneu furado em Baku, toque do Lw em Silverstone ou strike do Bottas na Hungria, qualquer uma dessas três oportunidades o Max tivesse terminado mesmo que em segundo, ele seria campeão. Acho que foi só uma forma do destino compensar ele por todo o azar que ele teve ao longo do ano
Totalmente culpa de Hamilton e Bottas o título não ter vindo antes para Verstappen. Pena que a Redbull não ter ficado com os construtores também por culpa da Mercedes, Peres também não pontuou na Hungria por causa do Bottas
Esqueceu de falar sobre a desclassificação do Max na penúltimo corrida pelo Brak test no Hamilton
@@alessandro8463 ou uma punição mais dura quando ele propositalmente bateu no Hamilton em Monza ou também uma punição quando tirou o Hamilton da pista em Interlagos
@@jadertardim2389 ou de uma punição mais dura quando o Hamilton tirou ele da corrida em Silverstone, ou da bandeira vermelha em ímola quando o Hamilton tava praticamente fora da corrida e com asa quebrada, ou de quando a Mercedes sabotou o Bottas em monaco pra garantir +2 pontos pro Hamilton, ou mesmo quando o Hamilton ultrapassou os limites de pista 3919 vezes no Bahrein e não foi punido mas quando o Verstappen passou ele teve que devolver a posição, etc
@@jadertardim2389 Em Silverstone seu anjo já devia ter tomado uma bandeira preta, por provocar um desastre fatal.
O problema é que, quando o Masi faz uso da prerrogativa de alterar o procedimento previsto para relargada, ele sabe exatamente o resultado que isso desencadeará, isto é, que o Verstapen será o campeão. Melhor seria ele ter dado bandeira vermelha no momento do acidente. Os dois pilotos largariam parado, com pneus em iguais condições, Hamilton na pole, e teriam duas ou três voltas para decidir o campeonato. Teria sido mais justo, ou menos injusto.
Muito boa essa opção.
Raciocínio perfeito!!!!
Boa sugestão
Alguém arranja um emprego na FIA pro rapaz aqui.
E todas as outras vezes que hamilton foi beneficiado por uma decisão da direção de prova? na corrida anterior o qual verstapen teve que devolver a posição 2 vezes e nessa ultima, hamilton não precisou devolver a posição mesmo tendo cortado a pista?
Então galera do Ressaca F1, se o regulamento permite, bola pra frente.... esse acabou, bora focar em 2022. Agora o choro é livre.
Polêmicas a parte creio que tanto Max como Hamilton foram beneficiados e prejudicados ao longo da temporada. Gostaria de ver o octa de LH e não gosto do Max, mas acho que qualquer um dos 2 que fossem campeões seria merecido. Não vale a pena agora mudar o curso da história e dos fatos.
Que a temporada 2022 seja tão vibrante como essa. Valeu Matheus Pucci. Parabéns pela excelente cobertura e trabalho.
Concordo com vc mas que na última corrida a F1 roubou ó título do Hamilton e deu para ó Max não tem como negar !
Para a F1 foi legal ter um novo canpeao talvez, mas pro esporte ficou manchada na hostoria pois um piloto sujo e mal perdedor agora vai carregar um titulo
@@alexvieira4602 Se você quer interpretar como roubo a última corrida, você também tem que interpretar como roubo Silverstone!
O Max venceu porque como sempre esteve atrás e a equipe tinha que arriscar e deu certo. Já a Mercedes foi conservadora e deu azar. Creio que as equipes fizeram o que deviam. Quanto a regulamento, este ano foi caótico, creio que o pessoal da FIA é o mesmo do VAR do Brasileirão... mesmas infrações pune um piloto e o outro não. Lamentável.
Penso a mesma coisa. Corrida vencida na estratégia.
Nn os diretores la q ficam observando a corrida pra dar puniçao era pra eles dar desclassificação pra verstapen por causa da freiada forte na arabia Saudita ao em vez ter dado a posição normal mais eles nao deram pra nao ficar chato etc era pro Hamilton ter ganhado o campeonato
Na boa, na minha visão o certo era ter colocado a bandeira vermelha faltando 3 voltas e deixava os dois resolverem na pista. No GP anterior colocaram a vermelha devido a placa de patrocinador, dessa vez tinha muito mais em jogo. Era óbvio que o piloto que vem atrás obteria vantagem clara com essa nova interpretação da relargada. Foi algo sem precedentes.
Concordo
Ótima solução 👍
Meu Deus, esse chororô não para pô?
Chora a Mercedes😢😭, chora o Hamilton😢😭, chora as hamiltonzetes😢😭...
kkkk🤣🤣🤣kkkk
Entendam uma coisa hamiltonzetes, Max aproveitou a sorte e deu um xeque mate no vegano na parte final da corrida 🤣🤣🤣. Não teve trapaça nenhuma para favorecer o Max, teve apenas um erro da Mercedes por não ter parado o Hamilton para trocar pneu. Perderam, aceitem q dói menos 🤣🤣🤣🤣!!!!
O óbvio seria uma relargada em condições iguais. Porém, não vi muita honestidade na direção de prova dos últimos GPs.
Seria tipo o q aconteceu em baku, concordo tbm mas não achei tão manipulado o safety car.
Uma pergunta, a decisão da fia sobre a ultrapassagem, não atrapalhou a Mercedes? Não me recordo bem mas lembro de mostrarem o Pit da Mercedes desistindo da trocas do pneu, e depois a fia mudou de ideia e aí já era tarde, ou só estou me confundindo? (Dúvida sinceramente)
Se eu fosse CEO da Daimler, ligava para o Toto e mandava acabar com essa palhaçada. Isso só trará prejuízo para a marca Mercedes-Benz.
Todo mundo achava ela linda, achava LW lindo, mas quando perderam, mostraram a verdadeira face.
Falou tudo.
Vdd, só os q começaram assistir F1 ano passado pelo Drive to survival q ñ pensam assim!!!!! Pra mim a Mercedes ta se mostrando a equipe mais "mala" da F1. Só minha opinião isso.
Se fosse ao contrario, no caso da Redbull estar na mesma posição que a Mercedes eles iram fazer o mesmo...
@@Gabriel-pt6iq me lembra a Ferrari alguns anos atrás
@@luisbarroso1647 Com toda certeza, mano. Ninguém quer perder ali, cada uma mais mercenária que a outra.
Concordo, é uma pena que isso esteja acontecendo, mas acho difícil tirarem o título do Max, que foi bastante merecido, diga-se. O senhor Masi poderia ter optado pela bandeira vermelha, e deixado "mais" voltas para eles decidirem na pista. De certa forma, a Mercedes-Benz foi muito passiva com a estratégia do Hamilton enquanto a Red Bull fez de tudo que estava ao seu alcance!
a estrategia do hamilton era a certa , max nao pegaria ele no braço nunca tava 12s e subindo, se nao fosse o SC q so beneficiou o max .... sem o SC max nao poderia trocar de pneu pq nao teria nem chance de alcançar !!
@@VitorSantos-fy5sm Aproveitar o SC também é estratégia e a Mercedes quis jogar seguro desde a primeira parada do Verstappen. Mesmo o Hamilton ficou se perguntando o porque não foi parado uma segunda vez.
a Mercedes conseguu o que queria o seu campeonato, e não estava a fim de dar um novo título ao Ham, ia ficar impagável ano que vem, o boicotaram e agora estão a fazer esse teatro pq não vai dar em nada, neste mundo nada se respeita mais, constituições, normas, regulamentos e contratos
Bicho, concordo com quase tudo que vc disse, mas não existe isso da Mercedes ter sido "passiva" não, eles estavam na frente. Não tinha o que fazer, já verstapen precisava fazer qualquer coisa pra mudar o cenário. Falta de sorte com a batida de latifi, simples assim.
Exatamente! Pensa os dois correndo com pneus novos, isso seria foda
É um absurdo uma regra no regulamento em que sobrepõe ao espirito esportivo. Quando deixaram passar somente os carros entre LW e Max, definiram (estou sendo bem simplista) que só dois pilotos podiam brigar... outros pilotos que poderiam regular suas voltas e competir, pela posição que fosse, foram comprometidos para que houvesse um show bizarro e injusto. Uma alternativa era o uso da bandeira vermelha em vez do safety car.
Concordo.. A bandeira vermelha seria o mais justo para aquele momento
Acho que os dois lados iriam ficar mais satisfeitos com a bandeira vermelha. Os dois são excelentes pilotos. Mas esse final ficou parecendo quando eu era criança e me deixavam ganhar pra eu não ficar chorando.
Quando bateu, eu pensei que seria bandeira vermelha e relargada depois, para aproveitar as últimas voltas. Não aconteceu e para mim o erro da direção foi demorar em deixar os carros fazerem o "unlap", já que isso é praxe. Só que o maior erro de todos foi não trocar os pneus de Hamilton no VSC. Verstappen mereceu ganhar pelo campeonato que fez, não pelas últimas 4 corridas.
Falei a mesma coisa, não era só os 4 carros a frete deles que estavam desalinhados, muita manipulação
Muito feio o jeito que o Max ficou com o título, eu teria vergonha de ter ganhado "dado" dessa forma...ele é um Dick Vigarista, tentou no Brasil tirar Hamilton, tentou na Arábia, e Tentou nesse tbm no início, sem contar com o que o companheiro de equipe dele tentou fazer o Hamilton bater e sair da prova, vigarista e pouco para o Max, acho que está aprendendo bem com a família Piquet tanto o pai como o filho são vigarista....ele namorando a filha do vigarista está se tornando um vigarista como o sogro só lamento...
Melhor temporada que já acompanhei.... parabéns ao Hamilton....TV Banda e seus apresentadores e jornalistas....e principalmente ao Campeão Verstapen......ja era...ja foi.....agora a luta tem que ser na pista em 2022 e não em audiências e protestos.....foi tudo dentro da regra....e a" regra é crara"...kkkk
Dentro da regra não foi, houve irregularidade, quem não tem ciência exata do regulamento considera acerto, mas o erro houve pois a se cumprir o regulamento deveria autorizar os 4 retardatários a ultrapassaram o safety car, e estes teriam que dar uma volta inteira, passar por todos carros e se posicionarem atrás do Max Verstapen, depois disso o safety car deixaria a pista e seria reiniciada a corrida. Só que agindo desta forma, que seria a correta a corrida teria terminado em bandeira amarela até porque era a última volta, não daria tempo para isso, até que eles se reposicionassem a corrida terminava. Foi a coisa mais absurda que vi na vida.
O maior erro foi da Mercedes quando não chamou Hamilton para a troca de pneus no último safety car.
Seria arriscado, pelo regulamento a corrida deveria acabar em bandeira amarela e se o Hamilton fosse pro box talvez não fariam a troca de posições a tempo. Eu não vi a telemetria das últimas volta mas pelo que andei lendo o Hamilton tinha passado dos boxes quando entrou o safety car, o Max conseguiu entrar antes.
@@fabriciobizzo1 ele não podia, eu acho. Não sei quem avisou a ele sobre não poder.
@@IrvsonSantos foi a equipe, eles seguiram o regulamento. Infelizmente a direção demorou demais pra deixar os carros retardatários passar e na última volta os pneus novos fizeram a diferença pro Max
Pq a corrida e para acabar com safety car e não daria tempo dos carros se alinharam pra isso o safety dar andou devagar para beneficiar a redbull
Se Hamilton entrasse nos boxes o verstappen não entrava assim herdaria a primeira posição, sendo assim o Masi encerraria a prova com safety car. Em caso de duvida é pro RBR. Faça uma retrospectiva do ano e veja quem mais foi beneficiado nesse ano de F1.
Venceu o piloto que teve ousadia de arriscar tudo no final. Hamilton e a Mercedes dormiram no ponto e não fizeram a troca dos pneus. Aprender a perder e a assumir suas falhas também é importante.
A Mercedes não trocou pneus porque sabia que o Verstapen iria chocar contrato Hamilton 🤣
Ele não trocou por que fez safadeza porque vestap tinha que ultrapassar os cinco carro isso foi a visão dele
Também concordo a Mercedes não fez a troca de pneus e deixou a decisão na mãos do diretos de provas que desde do início da temporada vem fazendo cagadas se tivesse trocados os pneus talvez a história seria outra
@@Ferreira8148 hahahhaha acha mesmo isso???? Viu a corrida? E as outras corridas???
@@UisesSouto
Eu vejo todo as corrida e sei tbm como max não é honesto com Luiz. Luiz joga limpo
E pelo regulamento Max tinha q passa os 5 carro igual Luiz Hamilton passou
O erro da Mercedes foi não parar Hamilton, Verstappen parou duas vezes. Não ia adiantar um pneu de 26 voltas e um macio novo agora é chorar
Não era tão simples. Imagine se ele para, Max assume a liderança e a corrida acaba em Safety Car...
Foi sim... um erro enorme.
O que não invalida a besteira do Masi.
Não tinha como parar, se ele para o verstappen nao para e assume a ponta. E provavelmente acabaria em safety car
Eles nao erraram, na corrida normal Max nem ameaçou. Mesmo de duros novos nao conseguiu baixar a diferença de 11s, Lewis tava voando. E como estavam a frente se parassem antes no ultimo SC a RBR nao pararia, e eu tenho certeza que nessa situação de Max a frente dariam ou bandeira vermelha, como deram na corrida anterior para arrumar uma coisa super simples só para Max sair em vantagem ou acabariam a corrida em SC. Se nao quisessem patifaria, assim que acontecesse a batida era bandeira vermelha e todo mundo para 5 voltas de pneu zero em suas devidas posiçoes.
tem toda razao,o erro da mercedes foi esse e ajudou hamilton perder o campeonato, mas a FIA tbm tem uma parcela grande ai com a confusao do safety car.
Lembrando que este GP era o mais importante da temporada e que ia decidir o titulo e elevar o numero de títulos ganhos por um único piloto (8), a direção de corrida tinha obrigatoriamente de estar mais atenta aos possíveis problemas que ocorressem durante a corrida.
Analisando bem, a RedBull saiu beneficiada nos dois momentos cruciais da corrida, no VSC o Max foi a box trocar de pneus, coisa que o Lewis não fez para não perder posição em pista, até aqui para mim tudo bem, agora quando a 5 voltas do fim o SC entra em pista e o Max aproveita-se do facto de estar na 2a posição para ir novamente aos boxes colocar pneus macios, claro que se fosse o Lewis a estar em 2o teria feito a mesma coisa, a Direção de Corrida deveria negociar com as equipas, tal como fez no GP da Arabia saudita, de forma a não causar todo este embaraço. Para mim tudo se tinha resolvido com uma bandeira vermelha, todos paravam na via das boxes, trocavam de pneus, e faziam-se mais 5 voltas com todos em igualdade de circunstancias.
Porque para mim o maior problema desta corrida foi agrupar o pelotão para uma volta que valia um titulo ser dada por 1 piloto com pneus duros com mais de 30 voltas, e por outro com pneus macios novos!
De qualquer forma, este ano voltou a trazer a muita gente a paixão da F1, parabéns a todos os pilotos e equipes.
P.s Netflix, estamos ansiosos pela nova temporada do "Drive to Survive" :)
Essa temporada do F1 Drive to Survive vai dar o que falar!!!
Mas, não podemos nos esquecer de que durante boa parte do campeonato o Hamilton foi (claramente) beneficiado pelas decisões dos comissários. A Mercedes tirou o holandês da corrida em, ao menos, duas ocasiões e, honestamente, a punição para Hamilton no GP de Silverstone foi bastante branda.
Corrida emocionante, ficará para a história, dois grandes pilotos. Independente de quem se sagrasse campeão, ambos correram muito. Belo trabalho da Red Bull, que agiu de forma rápida e inteligente, contou com a sorte, é verdade.
Fico feliz que Verstappen tenha levado o título pois foi mais arrojado, foi mais vezes ao primeiro lugar do pódio e arriscou mais.
F1 é isso, meus amigos, ganha quem está disposto a chegar aos limites.
Ele somente mandou 4 carros passarem, e não deixou os outros, vários pilotos foram prejudicados, mas ele só queria benéficiar Max, foi patético. Se todos os carros fossem entrar na mesma volta, acabaria a corrida. Ano passado na Alemanha este mesmo Masi falou que a relargada demorou porque todos os carros teriam que reagrupar, porque somente neste fim de semana, somente os carros que estavam entre Hamilton e Max puderam passar o selft car. Simples, porque não daria tempo e a corrida iria acabar. Papelão feio
@@LeonardoFolador até que enfim alguém que assistiu toda temporada e não somente a última corrida. Foi por isso que o Nico Rosberg largou o circo ao perceber que Hamilton seguia os caminhos do Schummy. Max derrotou o melhor carro da temporada e venceu a pressão externa feita pela imprensa e a mídia que nitidamente foram favoráveis ao Hamilton. Max teve uma força mental absurda para um cara tão novo. Uma pena o Lauda não ter vivido para ver isso.
Mercedes e Hamilton estavam acostumados com a habitual hegemonia dos últimos anos...e em vários episódios durante a temporada as reclamações e protestos ENCHERAM O SACO! Ah! E Max abriu a caixa de ferramentas depois de Silverstone! Que comece o choro!
Maioria dos comentários aqui é como o seu: superficial, fala fala e não diz nada. Isso é corrida venceu o Max, simples. "Mercedes acostumada", "reclamações e protestos". Amigo, todas as equipes protestam. Problema é que todo mundo odeia quem tá sempre ganhando. É assim em todos os esportes, por isso esse hate em cima de Lewis/Mercedes.
Quem abriu a caixa de ferramenta foi o Hamilton e a Mercedes. Hamilton a partir de interlagos se mostrou o melhor piloto do grid. E é sempre bom lembrar que a hegemonia continua, ainda mais com o 8° de título de construtores em sequência
@@pedrinho6147 ninguém liga pra título de construtores
@@Leo_The_Silva ninguém mesmo até porque os carros não são de controle remoto né
@Guilherme Gabriel ninguem liga cara, ninguem
É só ver o que aconteceu em Baku, bandeira vermelha na última volta, ninguém reclamou!
lgc os 2 que disputavam o campeonato n estavam pontuando e ainda tinha mais de 10 corridas ai é obvio q ngm vai reclamar
É diferente na última corrida do ano... Creio que independente da disputa eles fariam o possível para ter um final de temporada com corrida e não com safety car
Vdd cara, ninguém reclamou pq o Hamilton ia jantar o Perez, mas o braço de alfaçe passou reto, maior vergonha do mundo pro "melhor de todos os tempos"
E tem outra:
É "emocionante" o Verstappen liderar e vencer em Imolar e ver o Hamilton chegando em 2° depois do braço de alface errar, sair da pista, ir pra brita, bater o carro no muro em primeira marcha, dá ré para voltar pra corrida com uma volta atrás do Maxx e vem safetycar e depois bandeira vermelha pro Hamilton poder trocar a asa, pneus e além de voltar a ficar na mesma do M33!!
Isso todas as Hamimimilzetes não acharam ruim hein?
@@DjAxellEDMBrasil chora doido! LH hepta campeão!!
Matheus o Campeão é o Verstappen em 2022. O Resultado de pista é que vale. Pede para o Hamilton ligar ☎️ para o Massapara saber como ele se recuperou da perca do título na última volta.
Massa vai falar toma uma mola na cara que passa
Falando especificamente dessa corrida, a Mercedes errou no único momento que não podia errar na estratégia, após a batida do Latifi e entrada do safety car, o Hamilton teria tempo suficiente para entrar nos Boxes, fazer a troca de pneu e sair na frente do Max. Torci para o Hamilton ganhar, mas ficar nessa de manipulado é choro. Outra coisa, logicamente para a Liberty Media, uma hegemonia nunca é bom para os negócios, é só ver a mobilização dos torcedores de ambos os pilotos que estavam disputando o titulo, mas a ponto de uma organização inteira manipular resultado, somente para tentar evitar essa possivel hegemonia, eu nao acredito.
Júnior Furlani a janela entre os dois não era suficiente , Max ficaria na primeira posição, e se a corrida acabasse com seftcar , pelo cálculo de quantas voltas eles demoram pra voltar corrida ao normal nesse ano foi de 10 voltas mais ou menos , Latfi bateu faltando 6 pro Fnl.
@@Mohawk_ a janela era suficiente inclusive na volta posterior
O diretor de comunicações da Alfa Romeo mandou o papo: “Por que ter um livro de regras de 6.000 páginas quando tudo pode ser alterado ‘a critério do diretor de corrida’?”
O que Masi fez foi tão absurdo que provocou risadas até de Fernando Alonso ao ser informado pelo engenheiro que não poderia recuperar a volta.
Ele deixa apenas os carros que estão entre Lewis e Max recuperarem a volta. O certo seriam TODOS os carros que estavam com uma volta atrás. E esperar que eles se reagrupassem ao pelotão.
Minha indignação vai para Michael Masi.
Verstappen merece ficar com o título pois a culpa não foi dele.
Então, com base nisso a mercedes tem razão sim em ir aos tribunais. Absurdo deixar o Max em segundo livre do terceiro, com 2 carros retardatários entre eles .
O erro em si foi da FIA.....
@@Hbacellar e claro. Culpado disso tudo e a FIA. Kkkk.
Masi precisa ser demitido e também as equipes não podem ter rádio direto com o diretor de prova.
Se continuar assim, ano que vem a legitimidade das decisões do diretor será colocada em cheque.
O campeonato foi incrível, mas será marcado pelas incompetências do Masi.
MAX infelizmente continuara campeao, mas a indenização para a equipe por nao ter mais ,por erro de Masi o atual campeao no seu carro deve ser boa e a indenização para o Hamilton deve ser insana .
Sempre houver conversa com o diretor de prova, a diferença é que agora eles tornam esses bastidores públicos... O que eu acho fantástico!
@@mxlukax Negócio problemático é o diretor de prova ceder a pressões dos chefes de equipes. Isso aconteceu durante todo o campeonato e é algo que não deveria rolar. Tanto que já saiu notícias ventilando que não vai mais ocorrer essa comunicação a partir da temporada de 2022.
Olá, pelo que jornalistas antigos estão falando, a comunicação entre equipes e direção sempre teve, mas só recentemente foram expostas publicamente.
o Latifi foi o nosso Petrov 2.0 que segurou o Alonso pelo titulo de 2010 que o Ontem o Latifi fez a mesma coisa só que bater o carro e chamar o Safety Car pra ajudar o Max a ser campeão
tirou as fraldas ?
@@SonataArctica99 ???? ouxi não tem nada a ver que eu falei no comentário
@@SonataArctica99 ?
Sim o latifi é da WIILIAMS e vai querer ajudar a RedBull KKKKKKKKKKKKKK vc é burro ou n entende de f1?
@@matheusw5431 eu sei que o Latifi é da Williams mais foi ele que mudou o final da corrida é só isso
Concordo que teve erro na estratégia de paradas da Mecedes, mas também chamo a atenção para o fato (sorte ou não) de que quando o SC foi determinado, o pitlane abriu apenas depois que o Hamilton já tinha passado, isso somado ao fato de a relargada ter sido em excessão à regra por conta de algum acordo X, deixou tudo mais discutível ainda. Porque se o pitlane estivesse aberto quando o Hamilton passou, certeza que chamariam ele pra "trocar os sapatos" também.
Realmente o campeonato foi fantástico, mais a direção de prova se perdeu desde o GP de São Paulo. Qualquer um que ganhasse, seria merecedor, mais ficou meio obscuro o final desse maravilhoso campeonato, pena que ficou essa névoa escura no final.
Desde el GP de Silverstone que la Dirección de Carrera es UN CHISTE...
Parabéns pelo comentário sensato! Porém a desordem vem de muito antes de SP, na minha opinião
Sinceramente, acho que o final da corrida não foi ofuscado pela direção de prova. Terminar com safety car na ultima corrida com os 2 empatados é, no mínimo, brochante.
Amigo, o ano começou com Max passando o Lewis e tendo q devolver a posição NO BAHRAIN, e termina com o Lewis cortando uma rodovia inteira e não da em nada, inconsistência do começo ao fim, e Lewis se beneficiando em varias vezes
Tem mais ainda, lembram das 25 cortadas de pista que o Lewis deu no Bahrain e quando os outros foram fazer igual DO NADA mudaram a regra e mais ninguém podia? O que foi roubado esse ano nao ta no papel, mas tirarem o merito do Max por isso é o fim
A última vez que vi um final de campeonato assim foi em 89, e bem a gente sabe hj em dia oq realmente aconteceu, e melhor ainda a gente pode ter uma noção de como vai ser 2022 se seguir oq aconteceu no passado. Alguém vai vir com sangue nós olhos ano que vem.
E parabéns Max, não fez nada de errado, o erro mesmo foi da FiA e do Masi
Meu amigo, o negão vai vim com um ódio sem tamanho. Esse cara só vai se aposentar quando pegar o 8º título.
@@PedroPaulo-ct1gf Se Bobiar ele Assina até 2050
E da Mercedes que apostou que o a corrida tinha terminado.
Se bobear não ganha mais nenhum título
@@jonesmartins6001 Isso mesmo... Massa depois de 2008 nunca mais foi o mesmo...
Parabens Matheus pelo seu video como sempre equilibrado e esclarecedor.
A Mercedes foi beneficiada pela Fia durante toda a temporada como na reprovaçao da asa da Red Bul que ela mesma ja tinha aprovado somente pela reclamaçao da Mercedes o regulamento foi alterado no meio da temporada. Ja os pitstops onde Red Bul era imbatível a Fia mais uma vez beneficiou a Mercedes mudando a forma do pitstop.
Ja no Gp da Inglaterra onde Hamilton literalmente tirou Verstapen batendo na sua roda traseira e foi punido apenas com 10 segundos o que nao resolveu nada porque Hamilton venceu enquanto Verstapen estava no hospital por conta do acidente. Resumo + 25 pts. para Hamilton e 0 pra Verstapen e sempre com a benevolência da Fia.
No final Deus foi justo e venceu o piloto que mais liderou voltas, que fez mais poles e conquistou mais vitorias.
Max Verstapen
Houve também outras situaçoes
Concordo com você.
Barein onde max iria ganhar mas salvaram o Hamilton, Jeddah com uma punição no Verstappen e em Abu Dabhi que não puniu Hamilton pelo mesmo movimento que puniu Verstappen na corrida passada (por mim não puniria nenhuma das vezes, mas mostra a inconsistência)
Esse acordo previamente feito no está no regulamento? Se não está no regulamento, juridicamente não vale!
Portanto o diretor de prova decidiu intervir a favor da Red Bull, porque ele num primeiro momento decidiu deixar os 4 entre o Max / Hamilton, depois sob protestos da própria Red Bull mudou de ideia.
Se ele tirou os 4, porque não tirou também o Riccardo que estava à frente do Sainz … Quem garante que o Verstappen que estava mais preocupado em atrapalhar o Hamilton do que aquecer os pneus antes da relargada, não seria atacado pelo Sainz e assim poderia perder a segunda posição?
O Regulamento da F1 é interpretativo coube ao Masi interpretar da maneira que quis. Todo ano a Mercedes é favorecida agora que a Fia favoreceu a Red Bull os fãs novos acham que isso é roubo? E nós os fãs que acompanhamos à anos e sempre vimos a Fia favorecer a Mercedes todos os anos? Se acostumem pois sempre foi assim.
@@paulo0653 como não é favorecimento? faltando 3 voltas Masi falou que os retardatários entre Max e Lewis iam ficar, ai a mercedes optou por não trocar os pneus, porque ganharia a corrida com essa decisão, ai na volta seguinte liberam só os carros entre os dois e o lewis já não tinha condições mais de ir ao box, foi uma tremenda sacanagem com eles, e depois da corrida descobriram na telemetria do safety car que ele estava 30% abaixo da velocidade do que normalmente ele anda, só para poder retirar a tempo os detritos da pista e reiniciar a corrida antes que acabasse ela.
@@wellingtonbarbosa534 E se não Liberassem o Lucky Dog não estariam favorecendo a Mercedes? Já que todas as corridas com SC esse Ano tiveram Lucky Dog?
@@wellingtonbarbosa534 A Mercedes tinha condições de trocar os Pneus, não trocaram por medo de Voltar atrás do Max, a Red Bull arriscou, a Mercedes não, ganhou quem teve mais coragem fazer o que. e segue o Baile
@@paulo0653 vc ja viu algum SC liberar os retardatários só entre o primeiro e segundo? Me fala ai uma corrida que vc viu isso
A subjetividade e incoerência causada pela direção de prova, trazem insegurança aos pilotos e também aos Fãs da fórmula 1 ! A regras têm que ser claras e cristalinas, de modo a dar credibilidade às decisões .
Manipulação ou favorecimento é vergonha .
Q belo vídeo, explicou certinho !! Finalmente um video q explicou ttudo certo ... muitos vídeos no UA-cam todo mundo julgando e nada de pesquisar a fundo ,por isso amo os vídeos do ressacaF1
Por isso só assisto RessacaF1 e Gp em casa.
Michel Masi interferiu de maneira proposital no campeonato. Se a intenção era de não interferir, ele deveria ter deixado claro que iria colocar o safety car na pista e dar a oportunidade para ambos os pilotos trocarem seus pneus. Ficou uma sensação que o Masi escolheu a hora certa de acionar o safety car quando o Hamilton já tinha perdido a chance de entrar no box. Ficou uma sensação no ar que a F1 queria um novo campeão para dar mais visibilidade ao esporte, dando uma forcinha para isso. Basta lembra da “corrida” que não aconteceu na Bélgica e que deu vitória a verstappen.
O protesto não vai dar em nada. A única coisa que a Mercedes pode conseguir é a cabeça de Michel Masi pelo conjunto da obra ao longo deste ano. Seria ótimo trocar a direção de prova para o ano que vem , para afastar qualquer nova suspeita de interferência no campeonato.
Ambos os pilotos mereciam o título deste ano, pena que não deixaram eles relargarem lado a lado com pneus novos. Seria fantástico, justo e o campeão teria uma vitória inquestionável.
Espero que ano que vem seja concorrido assim, mas sem a desastrosa direção de prova de Michel Masi interferindo, em maior ou menor grau, em casa corrida do campeonato com tantas punições e investigações.
Que o ano de 2022 seja tudo decidido na pista, sem burocratas no ar condicionado fazendo suas interferências nas disputas na pista.
Se um piloto faz algo errado tem que ser punido sim, só não pode inventar punição nova.
Deixar de punir não é a solução, se não vira um demolition derby versão deluxe
Chamar o SC e dar oportunidade para ambos colocarem. Pneus novos? É ó que? HAHAHAHAHAHA... Ah fio, F1 sempre foi isso aí. Sempre teve estratégia, reviravoltas e etc. Você é geração nova. Tem muito a ver ainda.
@@Dr.americobarbosa Dizer q oq houve no fim de Abu Dhabi é f1, tu forçou amizade, a última vez q me lembro de algo desse jeito foi 89, ngm tá reclamando do SC ou do Max campeão, tá reclamando da direção de prova que fez merda
Muitos dizem que foi injusto por conta do Hamilton liderar a corrida toda e perder na última volta por um acidente e decisões do diretor de prova, masss esquecem que Verstappen liderou o campeonato todo e podia perder ele na última corrida. Sendo que o próprio Hamilton naquele acidente na Inglaterra tirou o Verstappen da corrida, então parem de falar que foi injusto o titulo do Verstappen
Rodolfo ele liderar o campeonato todo e tomar uma virada no final faz parte de qualquer esporte isso foi na pista , vc fala de Silvertone mas todas as divididas o Max foi pra bater ,só que nessa ele levou a pior , agora vamos lá , no Brasil tentou bater depois de ser ultrapassado , sem punições pra ele , no Qatar ele foi punido 5 vezes e teve o Braketest que a própria Redbull assumiu e pediu desculpas , Massi inventou uma punição de 10 segundos que não existe , Braketest eh bandeira preta , aí chega na última corrida do campeonato acontece essa lambança toda do seftcar , atropelou as regras se apoiando em uma aonde tem poder de desconsiderar as outras se ele quiser , o que vc quer que as pessoas pensem ???? A própria FIA acabou de admitir que ouve um erro !!!! Durma com essa verdade , Verstappen campeão ,mas mancharam o título do cara .
Ganha abraça meio mundo, perde acha culpado em tudo e fala de manipulação. Lembro que ele nunca elogiava Vettel, só passou a elogiar quando deixou de ser rival. Esse é LH, o "bonzinho", Max o "malvado"...
A FIA sempre foi bondosa com Lewis, como ganhar GP como no Canadá contra Vettel no episódio das placas, ou quando a Mercedes pôde usar o DAS até o fim de 2020 e a asa da RBR esse ano, não. No Bahrein Max passou por fora por Lewis jogar sujo naquele estilo dele de tirar todo espaço do adversário e etc...podia falar vários episódios
Ontem mesmo ele não precisou devolver quando cortou, já na Arabia ele espalhou, Max cortou e foi punido, relargando atrás...e aí, cadê a manipulação?
E esse carro voador da Mercedes de uma hora pra outra, vão investigar?
Sim, exatamente por esse vitimismo que eu não torço pro Hamilton. Concordo que ele é um puta piloto, porém parece uma criança mimada que foi contrariada. E também tenho minhas dúvidas sobre esse carro da mercedes pós Turkia, nunca na historia da F1 uma atualização trouxe tanta diferença de desempenho.
Há uma frase que diz: "Ser humilde na vitória e gracioso na derrota demonstra força de caráter e nível de honra". Isso resume bem toda a situação.
MIMIMI PURO !!! Eles estão fazendo tudo que a Mercedes quer desde a primeira corrida, só não fizeram dessa vez se não ia ficar escancarado, até o pit da Redbull meteram o dedo, se não fosse eles Vestapen seria campeão mesmo em segundo. Campeonato seria perfeito se não fosse a intromissão e o duplo padrão da FIA. Mais uma vez 👏 excelente análise.
Só choradeira deles... Erraram feio e perderam bonito.. agora só resta choro pra eles... 🤷🏼♂️
Vi um comentário de um gringo em alguma página do Instagram fazendo uma analogia com o futebol que era mais ou menos assim:
"É como se um time tivesse ganhando um jogo de 10 x 0. Então, aos 90 minutos, o juiz resolve mudar a regra e dizer que um lance em que a bola tocou na mão do goleiro do time (até então) vencedor é considerado penalti, e diz que se o adversário fizer o gol, vence a partida".
Guardadas as devidas proporções, e com o adendo que o penalti foi batido "contra uma criança como goleiro" (pneu novo contra farelo de pneu do Hamilton) foi mais ou menos o que entendo que aconteceu.
A Mercedes errou (e muito) ao não parar no SC virtual; o ultimo SC era uma armadilha - se o HAM tivesse parado, o Masi poderia acionar uma bandeira vermelha e de qualquer forma beneficiar o VER. Qualquer um dos dois pilotos merece ser campeão - o diretor de prova se mostrou incapaz de lidar com um campeonato de alto nível.
Não meu filho ele ia dar o título ao Hamilton, pq houve a decisão de que os retardatários não podia ultrapassar, O QUE SERIA CONTRA O REGULAMENTO, a Mercedes percebendo que se entra safetycar isso iria ocorrer ficou em choque, por isso quando ainda estava no VSC eles estavam na oreia do Masi para não entra o carro de segurança!
@@DjAxellEDMBrasil Para de falar merda um pouco seja justo, ngm queria dar o titulo pra ngm não, Masi só é incompetente mesmo.
Artigo 48.12, o diretor de prova PODE DECIDIR SE e QUANDO retardatários vão voltar pra mesma volta, e a relargada SÓ PODE acontecer na volta seguinte após os retardatários passarem o líder, aquela última volta nem deveria existir.
Mas é isso, Max campeão e vida que segue, ele não fez nada de errado ali, quem errou foi Masi e FiA
@@DjAxellEDMBrasil não, ele pode definir se os retardatários passam ou nao, tanto que a primeira mensagem foi pra nao passarem e depois para apenas alguns passarem. Se todos tivessem passado, o max iria ter que se defender do sainz q certeza ia vir colado nele, mas o saiz tinha 2 retardatários na frente. Absurdo isso.
@@xandorexan As reivindicações da Mercedes:
A Mercedes alegou que houve duas violações do Regulamento Esportivo (Artigo 48.12), a saber, aquela que afirma "..qualquer carro que tenha sido lambido pelo líder será obrigado a passar os carros na volta de liderança e no carro de segurança" e "...uma vez que o último carro lapidado tenha passado pelo líder, o carro de segurança retornará aos poços no final
Mercedes argumentou que, se isso tivesse sido cumprido, o Car 44 teria vencido a corrida. Portanto, eles solicitaram aos Administradores que alterassem a Classificação nos termos do artigo 11.9.3.h do Código Esportivo Internacional da FIA.
Argumentos da Red Bull em defesa:
A Red Bull argumentou que
1. "Qualquer" não significa "tudo".
2. O artigo 48.13 do Regulamento Esportivo afirma que a mensagem "Carro de Segurança nesta volta" é o sinal de que ele entrará na pista no final dessa volta.
3. Portanto, o artigo 48.13 "substitui" o artigo 48.12.
4. Esse artigo 15.3 dá ao Diretor da Corrida "autoridade primordial" sobre "o uso do carro de segurança".
5. Que mesmo que todos os carros que tivessem sido lapidados (8 no total, dos quais 5 foram autorizados a ultrapassar o carro de segurança), isso não teria mudado o resultado da corrida.
Evidências do Diretor de Corrida
O Diretor de Corrida afirmou que o objetivo do Artigo 48.12 era remover os carros lapidados que
"interferiria" na corrida entre os líderes e que, em sua opinião, o artigo 48.13 foi o único
que se aplicou neste caso.
O Diretor de Corrida também afirmou que havia sido acordado há muito tempo por todas as Equipes que, sempre que possível
era altamente desejável que a corrida terminasse em uma condição "verde" (ou seja, não sob um carro de segurança).
Conclusões dos Administradores:
Os comissários de administração consideram que o protesto é admissível.
Tendo considerado as várias declarações feitas pelas partes, os Administradores determinam o seguinte:
Esse artigo 15.3 permite que o Diretor de Corrida controle o uso do carro de segurança, o que, em nossa determinação, inclui sua implantação e retirada.
Que, embora o artigo 48.12 possa não ter sido totalmente aplicado, em relação ao carro de segurança que retorna
aos poços no final da volta seguinte, o artigo 48.13 substitui isso e uma vez que a mensagem
"Carro de segurança nesta volta" foi exibido, é obrigatório retirar o carro de segurança no final
daquele colo.
Isso não obstante o pedido da Mercedes de que os Administradores remediassem o assunto alterando o
classificação para refletir as posições no final da penúltima volta, este é um passo que o
Os comissários de Administração acreditam que está efetivamente encurtando a corrida retrospectivamente e, portanto, não é apropriado.
Assim, o Protesto é rejeitado. O Depósito de Protesto não é reembolsado.
@@leonardocampos505 Exatamente esse foi o log da FiA, vc percebeu que em nenhum momento do arquivo e das justificativas ele falaram sobre os procedimentos de ação? O diretor tem permissão pra chamar e retirar o SC por exemplo, porém pra fazer isso tem que seguir os procedimentos de ação do SC.
Se queriam a relargada mais rápida era só terem liberado os retardatários antes ou não ter liberado, eles criaram uma situação que qualquer coisa q fizessem estaria errado, após o aviso se largasse estaria quebrando a 48.12 e se segurasse quebraria a 48.13, artigos não são stackaveis, funcionam em conjunto e a única coisa absoluta na F1 são os procedimentos de ação, são eles por exemplo, que impedem o diretor de prova chegar e falar que todos os carros vão largar sem caixa de câmbio, o diretor de prova pode dizer, mas o procedimento de ação vai negar a decisão.
A Mercedes tem todo o direito de ir atrás de reverter as decisões equivocados do diretor de prova, que já provou várias vezes que não tem discernimento para estar no cargo.
Todos nós esperamos/queremos que a próxima temperada seja ainda mais competitiva, mas se os comissários continuarem com essa inconsistência durante as provas, vai ficar bem complicado o campeonato o ano que vem em
O Hamilton tinha que segurar o Max por uma volta em situação adversa, fácil foi o Peres segurar ele por 2 voltas com o pneu ainda pior. Lewis é um grande piloto quando o carro dele é meio segundo mais rápido que o resto do grid
@@wagnerleonardo3657 não irmão,os pneus do Verstappen estava zero quando foi ultrapassar o Lewis,já no caso do Perez o lewis já tinha umas voltas com o pneu
@@wagnerleonardo3657 e o drs favorece muito quem tá atrás
@@wagnerleonardo3657 cara veja que ali ele nao podia fazer mais nada sabendo que o max estava com pineus menos rodados que ele
Espero que a Ferrari entre nessa briga aí e a McLaren cresça ainda mais.
Finalmente alguém com bom senso. Esta choradeira já mete nojo. Se falassem de quantas vezes já foram beneficiados, isso sim seria de valor! Obrigado pelo excelente trabalho!
Na Penúltima corrida o Max teve que devolver 2 vezes a posição, tomou 5 segundo de punição, essa ultima corrida o Hamilton não precisou devolver a posição mesmo passando por fora, então Mercedes e Hamilton são péssimos perdedores !
hamilton so saiu da pista pq o max novamente força onde nao dava , ate pq uma batida beneficiaria o max , isso e levado em conta quando o time da fia decide punição
@@VitorSantos-fy5sm ali tinha espaço e ele mergulhou Hamilton deixou a porta aberta e isso aí
É isso aí.
Nem o Massa quando perdeu o título na última curva chorou tanto. Come on Hamilton.
Você tem razão. Hoje a fórmula 1 tem muito mi-mi-mi. Chega a ser ridículo. Sim é um esporte perigoso, mas cada piloto sabe bem disso e se não consegue entender que vá jogar tênis de mesa.
Excelente observação. E olha que ele tinha total direito de reclamar por conta do escândalo de Singapura
@@franciscofabiozamora1350 o massa não foi roubado pela FIA !
Cada vez que eu via a FIA punir alguém por uma tentativa de ultrapassagem ou tentativa de defesa de posição eu só pensava que deviam tirar esses carros que custam milhões e colocar aqueles bate bate de parques de diversão. Isso é CORRIDA não quer dividir curva, tocar roda, vai fazer qualquer outra coisa corrida não é pra ti.
massa perdeu na moral, foi na pista, e ele perdeu fazendo o dele(vencendo a corrida), agora nesse de agora o Masi entregou o titulo de bandeja para o Max(nao to falando q foi manipulado) mandando os retardatarios entre hamilton e max passarem, mas nao deixando os retardatarios entre max e sainz passarem, isso "protegeu" o max de um possivel ataque do sainz e deixou o caminho livre para ele ser campeao, foi bem estranho...
Tem um "SE" que deve ser considerado.
Se Max tivesse a vantagem e Hamilton estivesse em segundo com larga vantagem pro terceiro colocado, a Red Bull não pararia e Mercedes sim, então não teve erro de estratégia.
Considerando isso, eram três possibilidades.
-Terminar a corrida com Safety Car e beneficiar quem já estivesse na frente.
-Deixar somente os retardatários entre os dois ultrapassarem o líder, o que claramente beneficiaria quem estivesse atrás.
-Bandeira vermelha, todo mundo troca os pneus e decide o campeonato em 5 voltas.
Decidiram por um dos pilotos, essa é a verdade.
Bandeira vermelha beneficiária a Mercedes que tinha mais carro, aquele da suspensão que abaixa + motor apimentado de Interlagos que dão até 30km/h (10% á mais na reta).
Só o trenzinho da monotonia no final!
@@DjAxellEDMBrasil Como beneficiaria a Mercedes que tava 11 segundos na frente com 5 voltas pra corrida acabar amigo? Pergunta pra equipe da RedBull qual dessas opções eles escolheriam e em 99 de 100 vezes escolheriam uma bandeira vermelha. Essa corrida era do Hamilton e a direção de prova entregou pro Verstappen.
Exatamente! Creio que mesmo após as ações da Mercedes o campeonato ainda se mantenha com o Max, porém o Mais precisa sair desse cargo, ele conseguiu estragar uma temporada fantástica...
@@DjAxellEDMBrasil Hummm.... Não necessariamente. Estariam beneficiando o melhor carro-piloto em 5 voltas.... Se a Mercedes fosse a beneficiada, significa que a competência venceria, se a Red Bull de Max vencesse, siguinificaria também que a competência venceria. Mas segue o jogo! Max campeão e rumo a 2022
@@DjAxellEDMBrasil pois é... assisti alguns pontos da corrida. nao vi toda. mas o carro do hamilton era dos que mais soltava fagulhas pelo toque do assoalho com o asfalto. que que é aquilo...
carro tava "fora" das especificações?
Vou deixar vcs mesmo responderem, no momento do Safety tinham 4 carros entre o Verstapen e Hamilton, o que o impedia de atacar o Hamilton, e tinham 2 carros entre o Sainz e Verstapen. Retiram apenas os carros que estavam na frente do Verstapen, dando a possibilidade de atacar o Hamilton, porém não deixaram os carros que estavam na frente do Sainz saírem dali, impossibilitado que o Sainz atacasse Verstapen na relargada. A regra diz que os carros tem que voltar para trás do pilotão para que se dê a relargada, porém além de tirar somente os carros que estavam atrapalhando o Verstapen, a corrida foi reiniciada antes deles voltarem pra trás do pilotão. Foi so coincidência?
Acredito que Max não tinha chance nas últimas voltas , como ele não tinha chance não tinha porque eles fazerem oque fizeram , mas foi uma boa corrida , simbora pra 2022
Ninguém lembra que no Brasil Hamilton foi beneficiado com o safyte car que parava a corrida e ele passava,parava a corrida e ele passava com o motor novíssimo, parabéns pela temporada, qualquer um que vencesse merecia,amei a temporada independente de quem foi o campeão!!
Mas nesse caso aí nem uma regra foi infligida e ao logo do ano também teve safyt car q benefíciou o Max
@@jadertardim2389 Se informe e deixe de ser cínico. Nenhuma regra foi desrespeitada. Vai procurar saber sendo honesto que vc vai ver a explicação sem usar sua dor e choradeira. Seja racional.
@@almirsouza7193 Só uma coisa brow, todo os retardatários devem passar p líder da prova. Só isso mano, se todos passar o Hamilton aí beleza, todos passaram ou só os que estavam entre os dois?
@@almirsouza7193 kkkk , nenhuma regra foi desrespeitada ? Escolher qual retardatário pode realinhar ? Dois retardatários escoltado Verstappen na relargada e a frente de Sainz? O cínico aqui é você. Já vi mais de 500 corridas corridas de F1 e nunca teve uma relargada com o diretor de provas escolhendo qual retardatário pode realinhar. A regra sempre foi organizar todos os retardatários.
@@alanhenrique5756 Haviam dois retardatários entre Max e Sainz. Nunca houve uma relargada assim.
Se foi manipulado precisam conversar com Latifi também! Não tinham como prever aquela situação! Sorte como muitas vezes o Hamilton teve sorte!
É nada cara, isso é choradeira deles porque perderam o que estava ganho... Tiveram várias oportunidades de trocar o pneu e não fizeram, o carro da Mercedes era tão superior que mesmo se perdesse duas posições, eles recuperariam em poucas voltas... Confiram demais que não aconteceria nada para atrapalhar.
@@JohnnP7 se a Mercedes tivesse trocado o pneu a direção de prova acabaria a corrida em bandeira amarela com Verstapen em primeiro.
@@cclguedestv não sei se vc percebeu, mas não falei em trocar pneu só no SC, na verdade no SC os pneus já estavam gastos.. como teve outros SC, como o virtual, poderia ter feito antes, e a malícia do negócio é que a equipe sabia que mesmo faltando 10 voltas e eles trocassem os pneus, mesmo perdendo uma ou duas posições, seria muito fácil retomar e ganhar a corrida, o carro da Mercedes era muito superior, estava sobrando e não era pouco não...
@@cclguedestv ah outra coisa, se fosse assim como vc disse, então a direção estaria manipulado para max vencer, mas não seria mais fácil ter punido o Hamilton por cortar caminho. Seria algo bem mais fácil e menos chamativo. Agora vc diz que eles iriam "terminar a corrida" para dar a vitória para o Max, mas sem nenhum argumento sólido para isso.
O verstapen também foi muito beneficiado na corrida da Hungria quando todos entram para o box com o carro de segurança e só ele larga na pista, na Bélgica quando ele ganha pontos a mais sem ter uma corrida, em soshi quando da o mesmo carro de segurança no final da corrida sendo que ele larga em último e em Monza quando simplesmente ele enfia o carro no meio do carro do Hamilton só para ele não passar... Hamilton ainda teve azar em Mônaco e em outras corridas, os pontos dele foram ganhos de forma muito mais justa!
No final, ao meu ver, aconteceu o que o Mateus "temia" e avisou várias vezes que isso poderia acontecer, mas que esperava que não acontecesse. A DIREÇÃO DE PROVE METEU A MÃO NO CAMPEONATO. Foram inúmeros erros durante o ano sim, mas analisando somente nessa última prova, não tem como negar que o Hamilton e a Mercedes foram soberanos. Foi lindo de ver o que o Peres fez, as tentativas estratégicas da Red Bull (e o Bottas sendo o "Bosttas" de sempre, claro). Mas pelo que fez na corrida, por tudo que aconteceu no domingo, o Hamilton deveria ter sido o campeão. Para mim, o campeonato ficou com cara de Game Of Thrones, uma série fantástica, mas o último episódio estraga tudo.
Meu amigo, a direção de prova colocou Hamilton em primeiro lugar o ano inteiro,mesmo com tanta coisa errada, o cara ainda levava a melhor, o que aconteceu domingo era o mínimo que merecia, pelo amor....
Eu acho que a Fia tinha que ter dado bandeira vermelha, todo mundo parava e trocava de pneus, e dps faziamum relargada, pois assim pelo menos teria como o verstappen e o Hamilton brigarem na pista pelo título.
Essa é só a MINHA opinião!
E aí se o verstappen passa-se o Hamilton ele poderia pelo menos tentar ultrapassar ele de novo ou se o verstappen não conseguisse passar ele taria mais voltas pra tentar ultrapassar.
Não seria ruim uma sprint de 5 voltas
Nossa q ideia boa mais infelizmente ñ foi assim dava pra ter uma relargada de 5 voltas ia ser melhor ainda
ai o vestappen baria nele, só não bateu porque sabia que ia passar tranquilo.
Não consigo entender pq fizeram isso!!! Dessa forma não...
É inegável que este campeonato foi espetacular, tendo os dois pilotos entregado absolutamente tudo na pista. No entanto, em se tratando do grande prêmio de Abu Dhabi e consequentemente da decisão do campeonato, acredito ter ficado bastante óbvio que o piloto da Red Bull, jamais conseguiria em pista uma ultrapassagem sobre o seu concorrente da Mercedes, tendo tido uma condição igual de duelo proporcionada pelo belíssimo trabalho de equipe do seu companheiro. No entanto o que todos nós vimos foi que mesmo após o Lewis ter perdido tempo na ultrapassagem Sobre o Pérez, trazendo o Max para a disputa direta e dando ao seu companheiro de equipe a possibilidade de ultrapassar o seu rival em pista, o que vimos foi o Lewis abrir novamente mais de 10 segundo, mesmo estado com os pneus de compostos mais duros e com aproximadamente 39 voltas. Isto é, em pista o Lewis não somente conquistou a posição na largada, assim como a confirmou a todo momento em pista. Portanto, está manobra somente existiu e foi possível por uma articulação nada esportiva dos comissários e diretores de prova.
Mais um episódio lamentável, deste histórico e obscuro bastidores da F1.
Concordo com tudo que você falou, um dos poucos comentários lúcidos que eu li.
O problema é que temos que enfatizar que existia uma clara diferença de performance entre os carros, qualquer um percebe que o Ham não abriria uma vantagem tão grande com a mesma performance de carro, dito isto, Max foi sim favorecido para que o show prevalecesse e a disputa fosse pra última volta, acredito que a mesma decisão teria sido tomada se as posições estivessem invertidas.
E na minha opinião ele foi merecedor do título, porque, assim como foi favorecido no final, quando tinha um carro pior, foi prejudicado na primeira metade do campeonato quando tinha um carro melhor, no final das contas, a direção de prova foi consistente em fazer cagada pra favorecer o que tinha a pior performance e proporcionar um show sempre "equilibrado"
Maus perdedores, sempre torci pro Hamilton, mas a idade me fez saber apreciar o espetáculo a torcer por alguém, essa temporada foi fantástica e pra mim desde 96 que acompanho a melhor de todas, uma pena a Mercedes partir pra esse lado tão sujo, mas sei que se fosse o contrário a Red Bull também faria o mesmo.
Sou fã do Verstappen e concordo contigo e digo mais qualquer equipe faria esse papelão
Foi um campeonato disputado, Ferrari vs mclaren, Leclerc vs Sainz, Ocon vs Alonso, Mercedes vs RBR e FIA, LH vs MV e Masi. Foi um campeonato bem justo, Sqn.
Era uma situação muito simples... bandeira vermelha e uma mini corrida de duas voltas com os dois juntos e de pneus novos!
ja tinha 90% da corrida , se da vermelha tem que finalizar a corrida.
@@bazao01 Nada a ver, aquela corrida que Max fura o peneu, faltava umas cinco volta, teve largada de novo e Hamilton aperta o botão sem querer e passa reto, ali seria 25 pontos a mais.
Arthur pra mim a fia perdeu a oportunidade de melhorar o espetáculo pq a Hamilton estava a 10s da max. Po com a bandeira vermelha ia ser top as ultimas voltas...
a cagada da mercedes foi nao deixar o hamilton trocar pneus msmo que ele perdesse posição, pq mesmo que ele ficasse atras do verstappen, mas com pneus novos, a competencia do hamilton em gerenciar pneus e a performance do carro certamente fariam esse gap desaparecer em poucas voltas, até porque no segundo pit do verstappen a prova estava mais ou menos na metade, mas eles arriscaram e depois apostaram que terminaria com o safety car, e se deram mal por isso.
Se o Massi disse primeiro que não mudaria as posições dos retardatários. Então, para ele mudar de posição, deveria ter dado tempo para que as equipes agissem conforme o novo fato.
Mas provavelmente o Perez tbm ficaria na pista e ai seria dificil passar os 2... porem logo depois o perez abandonou
Concordo. Na hora do safety eu achei uma maluquice eles colocarem na “bola de cristal” de que a prova tava pra terminar na bandeira amarela.
Porém, num ponto eles tinham razão.
Pelo audio da equipe com o Lewis, se houvesse bandeira verde pelo regulamento eles deveriam manter os posicionamento dos retardatários até a bandeira verde ou então se houvesse liberação, o safety car tinha que aguardar no mínimo a volta subsequente para reposicionamento correto dos pilotos ao passar pela linha de chegada.
Eu acho que foi pura aleatoriedade, não dá pra culpar a Mercedes. Lembre-se que o Hamilton passava pelos pits antes, então o Max tinha a vantagem de decidir o que fazer depois dele. Seria muito arriscado parar antes e o Max não ou mesmo depois que o Verstappen parasse e cair pra 2o ou mesmo mais pra trás quando ele tinha uma liderança de mais de 5 segundos com o safety car virtual que mantém a diferença. Se parassem, ele teria que ultrapassar um Max que não tinha nada a perder se batesse nele e ainda tinha que contar que teria a performance para isso. Se ele perdesse a corrida assim iam falar que a Mercedes foi muito burra e errou na estratégia de pará-lo. Fora que é um baita azar ter um SC presencial nas últimas 4 voltas numa pista que não é comum ter incidentes.
@@fkirsch87 o que mais pegou foi a questão da liberação dos retardatários. Porque no pior cenário pra Mercedes a bandeira verde teria que manter a posição deles, já que não teria tempo hábil para reposicionamento e saída do safety na volta subsequente.
Nesse último caso, Hamilton poderia entrar nos box rapidamente e fazer a troca de pneus.
Parabéns ao Max que foi campeão, mas o "regulamento" salvou ele e isso é um fato, pois a corrida tava na mão do Lewis.
Chora
@@GCB.cwb. vc parece uns bots da internet onde o único argumento é "chora", e não tem ninguém chorando aqui botzin kkk
A Mercedes abriu mão do título a soberba deles foi superada pela estratégia da Red Bull, vcs falam da FIA do Regulamento mas que falhou foi a Mercedes que não parou o Hamilton e a red bull foi sensacional
@@aughost2321 tudo chorão, tudo geração nutella, tudo mimizento e lacradorzinho. Se ofendeu é pq é verdade! Aceita que dói menos, Super Max arrojado dms
@@GCB.cwb. pra serem justos, era só não contarem as voltas dadas até o fim do safety car, agora deixarem o Max passar todos os "retardatários" com um pneu novo macio vs um duro gasto, e achar que isso é justo, tem que ser bem hipócrita pra pensar assim, vc é fanboy de piloto e não dá F1, hipócrita.
Dois comentários que creio eu poderia dar a vitória as Luiz Hementon : trocar o pneu na hora da batida no final da corrida
E também não fazer zigue zague junto com o Max, pois ele caiu na sua armadilha, deveria acelerar e ficar a direita da pista e não a esquerda o final seria outro !!
Vdd
Decisões erradas para ambos os lados: Matheus citou:
- Bahrein: a favor da mercedes
- Mudança na medida da asa: a favor da mercedes
- pitstop: a favor da mercedes
- manobras por fora da pista: a favor da mercedes.
Querem o que mais??? Fica difícil defender a mercedes e a MAFIA, não duvido se retirarem o titulo ainda, fizeram de tudo para o fraudHamilton ganhar e não deu.
Mafiamg
Comentário perfeito! Eu penso o mesmo.
Concordo com tudo, menos o "fraudHamilton", ele é uma lenda kkkk
Concordo com tudo, mas o Hamilton é bom piloto sim, não é fraude, mas tem muita torcida por ele, por causa da lacração que ele faz.
36 vezes ele passa por fora da pista no primeiro GP e quando Maxx sai uma vez, tá punido!
Se a direção de prova tem autonomia sobre entrada e saída do SC pelo artigo apresentado pela defesa da FIA não a o que discutir, porém creio que todos os veículos com volta a menos em relação ao líder deveriam se posicionar na mesma volta e não somente os que estavam entre Hamilton e Verstapen, e é este ponto a meu ver tira a credibilidade da decisão do diretor da prova.
Exatamente, isto foi uma manobra para beneficiar o Max, pois se cumprem o regulamento a risca, e já que a Red Bull queria que se cumprisse o regulamento fazendo com que os retardatários ultrapassassem o safety car, então que se fizesse de forma correta, mantendo o safety car na pista até que todos os 4 retardatários ultrapassassem o safety car, e desse toda uma volta encostando atrás do Max, com isso a corrida teria terminado em bandeira amarela.
Seria o correto!!
Na minha opinião o Diretor escolheu um campeão.
Está claro que a Fia escolheu 1campeão descaradamente
@@cafbass1 kkkkkk não é possível MDS. Ganhou o melhor piloto do ano. Você queria fim de prova com bandeira amarela. Imagine a cena..
@@wepeixoto não amigo, a princípio não vejo como melhor piloto do ano pois ambos chegaram na última prova com a mesma pontuação, penso que cada um teve o seu momento no ano, digamos que o primeiro semestre do Max e o segundo do Hamilton, inclusive quem assiste F1 com critérios sabe que o carro do Max começou o ano muito superior, onde gerou algumas desconfianças de irregularidades mas, não foram comprovadas.
A coisa de 6 provas atrás já davam o Max como campeão, ótimo desempenho e excelente carro e com boas estratégias, e o panorama se mostrava assim, mas a mercedes correu atrás e tem piloto pra isso, não se compara Hamilton com Max.
Então este papo de melhor do ano é coisa de torcedor e não de critérios.
Como esportista que sou queria apenas que as coisas acontecessem de forma normal premiando com êxito, o melhor piloto da prova.
Se esta prova lhe daria o campeonato é outra história, porém é inegável e indiscutível que o Hamilton deu um banho no Max e quem não tem esta certeza assistiu a outra corrida. Isto é Fato!!!
Terminar a prova com bandeira amarela ou vermelha faz parte deste tipo de esporte e não seria demérito para ninguém, até porque acidentes também fazem parte deste esporte e não seria a primeira vez que terminaria com bandeira amarela.
Agora vamos analisar o fato e seja frio, isento, neste momento por favor.
Imaginemos que o acidente do Latife ocorresse na volta 56, colocaram bandeira amarela, até limpar a pista acabou a corrida e ninguém, absolutamente ninguém, falaria nada, o melhor piloto da prova teria a vencido e por consequência sido campeão, e todos, sem exceção diriam que Hamilton fez um trabalho de excelência.
Até vc mesmo diria, ''o Hamilton foi foda, pilotou demais''. Estou errado?
Não existiria nenhum mi mi mi, o que prova que sua colocação caiu por terra.
Para evitar os mi mi mis, e dar a coisa como justa, bastava manter os segundos entre os carros, pronto o Hamilton estaria 5 segundos a frente do Max, embora juntos e alinhados na pista, virtualmente com 5 segundos de diferença.
Libere a corrida, e se o o Max passasse, o que era dado como certo, e acredito nisso, devido a troca de pneus deveria tirar os 6 segundos em uma volta, aí sim seria uma corrida eletrizante e justa, pois não vejo justiça em jogar todo um trabalho e esforço de um piloto, seja ele qual for, no lixo por algo alheio a sua vontade e onde ele nada tem a ver com o ocorrido.
Deu pra entender, fez sua análise?
Espero que para 2022 ajustes no regulamento sejam feitos, como manter os segundos entre os carros, para evitar estes dissabores.
Existem outros ajustes que poderiam ser feitos e ficaria mais emocionante até, um que acharia interessante, seria que durante o SC não se pode ultrapassar desde que se mantivesse na pista, se for para os boxes ficará na posição de retorno, aí amiguinho ia lascar todo mundo, até porque acabaria o tirar vantagem de acidentes e acabaria de vez com esse papo de retardatário na frente e etc...
São somente ideias de quem acompanha formula 1 desde José Carlos Pace, não sou torcedor da era Senna e Galvão, sou lá de trás, e sempre tento ver os dois lados, a emoção não move meus pensamentos, por isso falo em algo justo, embora sabendo que o esporte nem sempre é justo, mas que pelo menos não tenha interferência externa no resultado.
Acho que deu pra entender, desde que se coloque de forma isenta para analisar, reconheço a paixão e que a grande maioria não é fria o suficiente para algumas análises.
Forte abraço e que Deus te abençoe!!!
@@cafbass1 o Mundial de construtores é uma prova que o carro da Redbull era inferior. Max foi melhor no ano sim. Quanto a irregularidade no carro, a Mercedes foi pega. Mas releia a loucura que você diz sobre tirar 6 segundos em uma volta. E outra: não existe regra, nem como manter distância de 5 segundos na pista.
acho q seria mt foda bandeira vermelha nas ultimas 4 voltas, c relargada e todos com pneus iguais
Eu acho que não porque com todos com pneus iguais aconteceria o que aconteceu na primeira largada, Hamilton desapareceria na frente
A única opção "honesta" seria a bandeira vermelha.
Aí seria briga de cachorro grande.
@@Crisandf1 cara, o Hamilton só voou na frente porque o vespa foi mais lento que ele na largada.
Hamilton é Campeão legítimo quem viu a corrida sabe disso,.tiraram o título dele na mão grande...... esse é a vdd.
Situação parecida aconteceu em Azerbaijão, onde sem o Max largaram para apenas duas voltas depois de bandeira vermelha. Naquele episódio não houve "choro" por parte de ninguém. Além disso, como o próprio Masi disse, é uma corrida de carros. Se não terminar sendo corrida de carros, ficaria mais manchado ainda. Essa temporada será marcada por lambanças da FIA do começou ao fim, e o principal, como o próprio Matheus já citou, proibindo os pilotos de ultrapassar.
FALOU TUDO
Sim, mas se era pra terminar em pista, colocava bandeira vermelha faltando 2/3 voltas, e não mudar de decisão no ultimo momento e os carros retardatários só passaram 5 e nem chegaram no fim do grid. Se espera todos chegarem no fim do grid. Não era apenas Max e Hamilton na pista, todos os outros pilotos foram prejudicados. Manipularam sim pq mais um titulo do Hamilton, iria tirar a RBR da f1. O zig zag no Brasil foi punido, no mesmo GP Max e Hamilton foram pra fora depois do Hamilton ja estar na frente, mas como a curva era pra o lado do Max ele saiu beneficiado, e vários pilotos ameaçaram fazer o mesmo. Nas entrevistas após a corrida na F1 TV Os pilotos estavam constrangidos e irritados pq foram prejudicados também. Não tenho preferencia por piloto. O que mais gostava dessa epoca era o Kimi. Pra mim não faz diferença, então por estar vendo de fora, imparcial, acho que o Max se perdeu psicologicamente desde o Brasil, e não seria campeão sem essa polemica.
Thiago Inácio, me desculpe. Mas vc comparar a corrido Azerbaijão a essa, não tem nem como conversar com vc.
O que aconteceu nesta corrida foi ridículo. Ser campeão assim eu no iria querer, não foi por mérito. Um resultado deve ser por mérito e a vitória nesta corrida foi por colaboração.
Vc "esqueceu " que o Max deveria ter sido desclassificado na Arábia. Este ano a FIA deu muito espaço para a Red Bull e a Mercedes acordou tarde. Mas o que aconteceu na Arábia foi vergonhoso...Max Verstappen deveria ter sido desclassificado, pela lisura da competição.
Minha opinião é que Masi estaria sendo pressionado por algum superior da FIA. Por que não tem como alguem fazer tanta cagada literalmente de "propósito".
Acredito que a regra é o q vale os carros passarem e liberar o safety car foi errado pois a temporada toda esperou alinhar o grid e na última corrida não
Existe esta regra foi usada na corrida e já foi usado em outros gps
Não teve erro em fazer, teve erro em como foi feito, não deixaram todos os retardatários passarem e o SC não saiu na volta seguinte, o erro foi esse, a corrida iria acabar em bandeira amarela. Se quisessem uma "motor race" como ele disse teria que ter dado bandeira vermelha (caro no meio da pista e perto de uma curva justificaria) e teria a tal da "motor race".
Mas pense cara eles fazendo esse procedimento iria acabar em bandeira amarela oque eles não queria pelo menos a direção de prova, ou seja Masi só agilizou pra ter na última volta o espetáculo e a Mercedes dormiu no ponto
Entendo porém ficaram 4 voltas inteiras antes sem ninguém passar e pq a Mercedes estava apelando junto a direção de prova
@@efraym Teve um acordo depois daquele vexame em spa, todas as equipes concordaram que nao querem uma corrrida que termine em safety car PRINCIPALMENTE a mercedes porque naquele Gp quem se deu bem foi o verstappen por conta disso. Entao nao foi atoa que eles liberaram a corrida pra que nao terminassem em safety car
E o atalho q o Hamilton pegou na primeira volta? Já teve gente tendo q devolver posição por pegar atalho. SENA perdeu campeonato por causa de atalho. É só a Red Bull entrar com recurso também.
O Sena perdeu porque também foi manipulado e todos sabem, na quela ocasião o Prost jogou ele para fora e o diretor de prova Francês desclassificou o Sena, não tem nem comparação o que você está dizendo
Que atalho mano? Se vc ver a imagem a primeira reação do Hamilton foi contornar de forma correta a curva porém o Max fechou a única possibilidade de isso acontecer. Ele tinha que parar o carro e falar, claro Max pode passar você me fechou sem dar a seta mais está tudo bem kkkk
hamilton so saiu da pista pq o max novamente força onde nao dava , ate pq uma batida beneficiaria o max , isso e levado em conta quando o time decide punição
Tem gente aqui q só assistiu essa corrida. Cansei de ver gente devolvendo posição pq passou com as duas rodas fora da faixa branca. Inclusive o Max . E o Senna perdeu sim pq fez atalho pra voltar pra pista, mas foi jogado sim pra fora. Mas perdeu pelo atalho q pegou. Bandeira preta.
Se a ultrapassagem do Max jogou o Hamilton pra fora é outra coisa, mas q o Hamilton levou vantagem depois é indiscutível. Com certeza se o Max perdesse ia ter esse recurso.
A Mercedes deveria ter trocado de pneus na primeira bandeira amarela. Eu estava torcendo pro Hamilton, ele perdeu, fazer o que. A sorte dessa vez estava pro Max. Assim como ja esteve pro Amiltão varias vezes também. Campeonato incrivel. Vamos ver ano que vem. Torcendo pro mininu Norris, muleke é fera.
Aí foi a melhor oportunidade. No safity car, teria de voltar atrás e ele ser o perseguidor, num momento em que poderia terminar a corrida com SC na pista e max terminar a frente.
Penso exatemente a mesma coisa cara, e estava torcendo pro Max. Ganhou o piloto que levou o carro a outro nível e ganhou a equipe que levou seu carro a outro nível.
Bela observação!
Mas acho q estará mais pra ferrari do q para Maclaren
Quando a pessoa não se deixa levar pelo fanatismo. É isso. Corrida de carros, as vezes ganha, as vezes não.
Tmj cara, espero ver o mininu Norris voando ano que vem!
N entendo muito dessas burocracias, então, caso dê certo a apelação da Mercedes, o que acontece ?
Acho que o título seria retirado né, além de como a rdb falou eles sairiam do esporte
Não é torcendo pelo Hamilton que para mim um dos dois Ganhando estaria muito bom, mas a impressão que Hammilton e Mercedes foram imensamente prejudicados, de uma hora fizeram de tudo para que o campeão fosse o Verstappen
Uma parada da Mercedes para colocar pneus macios no carro de Hamilton teria evitado essa choradeira toda.
Vc tá errado
@@andersonolb1793 aí seria engraçado se o hamilton parasse e o verstappen não e no fim a prova terminasse em bandeira amarela
Negativo, Mercedes esta chorando a toa a FIA tentou de tudo pra dar a vitória a eles, primeiro começa com a ultrapassagem de Hamilton por fora, onde o correto seria Hamilton devolver a posição, aí depois do acidente, a FIA falou que os retardatários não poderiam passar o Safty Car para recuperar a volta, algo que é permitido, e vem sendo usado desde o início da temporada, a FIA só não seguiu em frente com a decisão, porque seria completamente descarado, até o Alonso na hora que foi informado pela equipe deu risada.
Hamilton perdeu pq a Mercedes foi suja, ao invés de focar na estratégia da corrida, ficaram preocupados em achar regrinha pra ferrar a RBR, se no Safty Hamilton para, ia voltar atrás de Max, com os mesmos pneus, porém o Ritmo da Mercedes era muito mais forte, e eu acho que provavelmente o Hamilton teria passado.
Kkkknada a ver. Me mostre a incongruência na corrida?
Acredito que se o Hamilton tivesse trocado os pneus antes do Verstappen, a corrida teria terminado com Safety Car
Esse é seu lado torcedor falando... apenas isso, não sei pq querem tanto vitimizar, se o Hamilton tivesse trocado os pneus(q foi um erro estratégico da MERCEDES), ele não perderia a primeira posição, ja que, estava 11 segundos na frente do verstappen, e todos estavam com velocidade reduzida, e ainda conseguiria defender a posição. Acredito que, se o Hamilton tivesse trocado no Virtual Safety Car, colocando duros de novo, ele ja seguraria, só não segurou pq estava sem pneus
acho q não, eles acharam má ideia acabar a corrida em bandeira amarela
Eu tbm na hora que terminou eu disse isso
Acho que a Mercedes achou que iria terminar em bandeira amarela, já que "não daria tempo". Acabou que não trocou, errou. Mas, ficou tudo muito atribulado no final da corrida, o que deixa tudo mais estranho.
Esse foi o verdadeiro motivo que impediu o Hamilton de trocar os pneus. Na corrida passada ele e o Botas pararam e o Vestapen herdou a liderança para só depois entrar a bandeira vermelha, favorecendo-o!
A vitória do Max foi uma ironia do destino nesse último grande prêmio. Se tivesse mais 20 voltas o Hamilton trocava de pneu e tomava a liderança, mas, não foi assim que o destino reservou para ele. Ano que vem você não vai ter problema com o Hamilton....seu problema vai chamar George Russel.
Será?
Quanta condição pra ele ser campeão, perdeu pq não mereceu, simples assim.
Ano que vem é uma incógnita, possa ser que nem o lews e nem o Max tenham carros competitivos. Por isso estou ansioso pro ano que vem.
@@marcioalmeida1156 Sim, Mazepin campeão de 2022
Ironia se fosse natural. Agora, perdeu, como sempre, o esporte, pq toda vez que mexem em regras(o que já não não é uma coisa boa, pq se fosse, não seria, regra.. ), pré- estabelecidas, há muito tempo, dá nisso, "ironia", uma pena, mas está escrito, virou fato...
Claro que houve manipulação, porque não havia necessidade de tanta demora em retirar tornar o carro acidentado e retornar a prova. O Hamilton levava 11 segundos de vantagem quando isso acontece na volta 53 e em 5 voltas o Verstapen não tinha condição nenhuma de reverter esta situação.