Misael Silva Eu moro na favela e pagamos água e luz, vocês que não vivem a realidade, gostam de falar bostas sobre o que não vivem, e não buscam o conhecimento para expressar sua opinião, ignorância imensa!
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Imaginem os morros do RJ sem favelas, totalmente urbanizados... Seriam mais bonitos que Hollywood Hills e Berbely Hills juntos. Não ia ter nem comparação.
A diferença de lebron para rocinhs é o investimento do governo A rocinha existe bem antes de existir o lebron e nunca teve investimentos do governo e no lebron sim pq é bairro da alta classe
e ai, com os morros urbanizados, bonitos, com áreas verdes, segurança, energia e saneamento, a área valorizaria. com a valorização, a especulação imobiliária trataria de expulsar os moradores de renda mais baixa no final do processo. capitalismo, uma tragédia em moto perpétuo.
é assim que se fala devemos enaltecer nossas virtudes, isso é infelizmente uma grande utopia delirante, mas não custa nada sonhar por um Brasil justo, igual e humano com nós pobres e desprovidos
exatamente é isso que eu penso. Acabar com as favelas, realocar todos os moradores de todas as favelas em bairros novos, com infraestrutura, saneamento e o principalmente acompanhamento psicológico, social e escola integral para todas as famílias.
Tem que apresentar esse projeto para o governo federal, aos ministérios de infraestrutura e o regional do governo federal. Excelente projeto! Parabéns!
Eu já ouvi uma "piadinha" de um português dizendo que no Brasil só tinha favelas.Que bom seria se acabasse com esse tipo de moradia no Brasil ,seria o país mais lindo do mundo.
Cariocas e moradores de favelas, a missão de vcs agora é colocar esse homem frente a frente com os deputados. Foi o melhor projeto de solução que vi até agora
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Não tem que integrar favela à sociedade, tem que exaurir as favelas. Para isso apoio a criação de bairros organizados com ruas amplas e instituições públicas que funcionam. Bairros que ofereçam qualidade de mobilidade é acessibilidade. Esse bairros devem ser fixados em regiões com o terrenos mais planos possíveis. Todo cidadão que aceitar sair da favela para esse bairro deverão assinar um contrato garantindo que o estado possa demolir as casas dessas pessoas é assim gradativamente as favelas.
Ou seja, pelas entrelinhas do teu comentário, a tua proposta é levar os mais pobres para a periferia e deixar as áreas nobres somente para os ricos usufruírem. Legal, mas o tema do vídeo é integração da favela ao asfalto e não de segregação! Chega de apartheid neste país!!
@@marisarodrigues9602 Eu sou a favor que reurbanize mesmo contra a vontade dos moradores, no caso claro dando moradia digna com acesso a tudo que possível seja serviços públicos área de lazer e comércio, área verde. Do contrário nunca será urbanizado pois não acho que a remoção total seja solução tendo em vista a raiz os costumes de já viver no local. Sobre ser contra a "vontade" eu argumento que não vejo outra solução, tendo em vista que alguns exemplos de urbanização e reorganização social nem sempre foram voluntariadas.
@@claudioasgard E quem te disse que os moradores das favelas são contra a reurbanização??!! Tanto os moradores quanto o profissional arquiteto do vídeo são contra a remoção compulsória! Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Acho que vc não entendeu a proposta do vídeo. Complicado!
@@marisarodrigues9602 Sim eu entendi! Eu não sou a favor da remoção dos moradores, pelo contrario sou a favor que permaneçam ali no local onde já criaram suas raízes seja cultural e até mesmo familiar. Quando me refiro a questões de reurbanizar é algo que deveria ser obrigatório porem dando as condições que no local tenha comércio e serviços públicos. Agora eu posso ser leigo a respeito, mas não sei se todo morador iria aceitar a reurbanização pois alguns tem comércios e até casas de alugueis no local. A questão como ficariam essas situações ?
Eu não sou engenheiro, arquiteto, nem nada dessas áreas, mas sempre falei exatamente isso. Vc cria acessos, ruas que possam ser transitadas, com toda a infraestrutura necessária. Mas falta vontade em se fazer isso. Não é do interesse dos políticos. Um abraço
A diferença de lebron para rocinhs é o investimento do governo A rocinha existe bem antes de existir o lebron e nunca teve investimentos do governo e no lebron sim pq é bairro da alta classe
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Olá Professor, sou carioca de botafogo; atualmente vivo em BH onde um programa semelhante ao que o Sr. sugere já foi iniciado em algumas comunidades . Aqui se dá o nome de vila em substituição à favela daí este programa se chamar "Vila viva". Tendo se iniciado há cerca de 15 anos, o programa foi implementado em várias localidades da cidade. O que se passou na comunidade da Serra , zona sul da cidade, é um exemplo, com seus prós e contras a serem estudados .
Na cidade em que eu moro os condomínios feitos pela prefeitura em pouco tempo se tornaram novas favelas. O governo apenas larga a população, não dando nenhum amparo e muito menos fiscalizando se as pessoas estão cuidando do ambiente. Diante disso, creio que só educação resolverá esse país. Além do exemplo já mencionado, digo outro: toda cidade tem suas regras de construção, mas são poucos os que respeitam.
Então foi só na sua cidade. Aqui em São Paulo no início dos anos 2010 a prefeitura urbanizou parte de Paraisópolis e Heliópolis e deu super certo. Claro que a educação de muitos ali continua deplorável, mas pelo menos na parte estética, que é o que mais pega, melhorou bastante
@@arturmoreira3232 se a prefeitura tiver fiscalizando, como acredito que esteja, dá certo sim! Mas aqui no Rio de Janeiro, a prefeitura tá mais preocupada em se reeleger do que resolver o problema. Então não fiscalizam e deixam favelizar novamente o local. Exemplo: Comunidade do Cesar Maia.
Sempre penso sobre isso. Já havia pensado nisso de habitação temporária. Pessoal reclamando aqui da favela, com suas razões, mas pra mim esses blocos de habitação social que criam em lugares afastados para meter gente pobre e tira-las da vista da classe alta e de turistas, isso sim é horrível. A aparencia da casa pode ser melhor e com saneamento básico mais a qualidade de vida decai pela localização, preço do transporte e tempo gasto até o trabalho. As faveleas devem ser reformadas.
Sempre me pergunto... o Brasil um país tão rico em recursos e tão amplo, as pessoas morando todos apertados em cubículos, escolas e hospitais sem planejamento arquitetônico em sua grande maioria. Depois dessa pandemia ficou evidente que nosso maior problema são questões básicas a começar pelas habitações. Anseio pelo dia que algum governante tenha como prioridade as questões de habitação.
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
A questão é essa, as pessoas ainda são muito crentes ao Estado. Esquece, Estado bom é Estado mínimo, o que significa mais liberdade econômica para o indivíduo.
Bem interessante, só falta motivação política, que usam essas comunidades como massa de manobra. Sou engenheiro e sempre tive uma visão do Brasil sem favela. Realmente é uma vergonha que as grandes metrópoles do país sejam infestadas de favelas.
Excelente vídeo professor. No meu TCC propus urbanizar uma favela aqui em Macaé nestes moldes. Hoje estou fomentando um projeto chamado "Nós da Cidade", que visa com o urbanismo tático sanar, ainda que de forma pontual algumas questões da favela; criar um olhar para a favela e a partir da favela. Também nutro esse desejo de poder dignificar a vida das pessoas que moram nas favelas.
isso é o máximo, e concordo plenamente, vejo porém o seguinte, os moradores da favela não pagam prestação habitacional, IPTU, condomínio, água, luz, internet, nada, e acho difícil aceitarem essa "integração no tecido urbano", mais sou totalmente apoiador da idéia. Nota 10.
Existe a possibilidade do programa fornecer luz, água, internet a preços subsidiados ou diferenciados. Colocar em contrato com as fornecedoras e concessionárias que tem que fornecer para esses locais... Enfim. Legalizar de fato a coisa. Pq já pagamos essa conta mesmo...
É difícil e custaria bilhões, porém é necessário. E com o Rio e o governo Federal em crise tendo que gastar bilhões só com segurança pública,fica quase impossível essa ideia ir pra frente. Mas é uma ótima ideia!
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
O problema, meu amigo, é que essa segurança pública não tá servindo pra absolutamente NADA, e esse dinheiro (nosso) que é gasto com segurança pública poderia muito bem nos tirar desses fim de mundo.
MUITO BOA SUAS IDEIAS, FAVELA PRA QUEM OLHA DE FORA PARECE UMA GRANDE CONFUSÃO, GOSTEI DE MAIS DE SUAS IDEIAS, ESPERO QUE UM DIA HAJA VONTADE POLÍTICA PARA SE TOCAR, INTERVIR NAS FAVELAS.
O problema é que eles não acreditam nas promessas do governo, por isso que esse projeto tem que ser feito com eles. Assim eles verão os projetos saindo do papel
@@isabelaferreira5245 Até que enfim um comentário inteligente! O que essa gente quer é acabar com as favelas, levar os pobres para a periferia e deixar os bairros nobres só para os ricos usufruírem. Aí é moleza! O tema do vídeo é integração da favela ao asfalto e não segregação. Chega de apartheid velado neste país!
@@marisarodrigues9602 As favelas são sim um problema urbano e estrutural gigantesco, mas não adianta colocar essas pessoas em bairros longínquos só para "maquiar" o problema. Essa pessoa tem lojas e empregos na redondeza, o certo é fazer com o homem sugeriu. Criar prédios residenciais no próprio local, ou em áreas muito próximas e realocar essas pessoas. E os próprios moradores da antiga favela podem ajudar no planejamento e na execução da obra.
Devido ao cuidado, que não foi tomado no passado, e que o erro continua se alastrando, de não se considerar o crescimento desordenado, como um problema perigoso de comprometimento futuro, como uma lástima, um pesar; qualquer solução, sempre será paliativa, e muito dispendiosa. A falta de controle e fiscalização urbanístico, sempre foi um erro de qualquer gestão governamental, vide Brasília, imaginar que solos da periferia não seriam ocupados, que o crescimento urbanístico, se restringiria ao posto no plano diretor. Temos que pensar que qualquer movimento urbanístico, sempre irá atrair as pessoas mais carentes, em função dos trabalhos informais, ou formais. Planejar antecipadamente este crescimento, envolve soluções práticas e rápidas com o auxílio da fiscalização com a devida atenção a posses e invasões urbanas periféricas. Hoje sabemos que é quase impossível reter o crescimento desordenado de posse, mas em contra partida é fácil de se por em prática o projeto do plano diretor, prevendo este desenvolvimento e tornando o obrigatório, as gestões futuras, por decreto, em forma de lei, a obediência de seguir o previsto em projeto. Em áreas já ocupadas, em que todo este cuidado não foi tomado, seria de igual valia, seguindo o conceito de um novo planejamento, visando o estudo de um novo plano diretor em torno desta favela, de modo a reter o crescimento e de promover melhoras no que já está edificado. Construções em áreas de risco, talvegues e encostas, deveriam ser remanejadas para áreas próximas, de modo a promover a segurança dos moradores, mantendo as facilidades que atraíram este morador na escolha da localidade, nestas áreas, poderiam ser aplicadas a proposição do Professor.
Muito bom a sua explicação!!! Mas aqui tudo é difícil e se tá fácil tem sempre alguém pra dificultar, mais uma coisa: VOCÊ PODE TIRAR A PESSOA DA FAVELA MAS NÃO PODE TIRAR A FAVELA DA PESSOA!!!!
A favela da pessoa vai saindo com as próximas gerações. Se a pessoa é favelada mentalmente, mas seus filhos crescem num ambiente melhor e saneado a nova geração cuidará pra desfavelar a mente.
Prof. Murdoch! moro no Rio Grande do Sul, mas eu acredito demais na sua proposta de melhoramento da qualidade de vida das pessoas e do ambiente na cidade maravilhosa. Se um dia houver algo que eu possa fazer, "tamo junto".
Fizeram algo parecido na minha cidade(Betim-MG). Hoje o condomínio virou outra favela desorganizada, com edifícios mal cuidados, sujeira e falta de assistência pública. Existe uma demanda enorme de educação de qualidade para todas as periferias do Brasil.
É ótimo estarmos pensando e discutindo sobre isso. Na prática, são tantos desafios. Fico muito triste quando vejo pessoas, sem instrução, construindo puxadinhos dentro dos conjuntos habitacionais. Muitos constroem garagens e até cômodos a mais.
Ótimo projeto, eu estava procurando saber como seria possível urbanizar as favelas e seu vídeo foi de cara o melhor que assisti, infelizmente estamos vivendo um época muito delicada com essas eleições de 2022, mas torço para que esse projeto dê certo. Parabéns pela explicação, sem dúvida é um projeto excelente.
Um fato mundial: não existe nenhum caso de favela urbanizada a um nível de bairro planejado. Consequência: nem.a politica,nem a economia nem qualquer força humana é capaz.de restaurar o dano já realizado. Esse fato me libertou do engajamento ingênuo a direita ou esquerda ou economia.
N existe urbanização de morros... geologicamente o local fica em morros e isso causa problemas na arquitetura e construção, pode aver avalanches ou desmoronamentos... A melhor opição é primeiro encontrar um lugar plano, instalar casas com uma infraestrutura boa no plano, instalar sistemas novos de esgotos, e aplicar regras sanitarias, e regras sociais, tipo n tocar musica de pagode ou de funk alto, n gritar no bairro... dái toda as moradias inplantadas no plano, com ruas instaladas e um transito, dái é só evacuar a rocinha, tirando todos os inocentes... se a maioria sair ai blz... agr os traficantes, bandidos e assasinos, eles vão se ver com uma operação contra eles, ai os militares invadem a rocinha toda evacuada só com os bandidos. Dái o povo inocente já vai tá se igienizando, as caridades vão dar agasalhos comidas... ai eles vão chegar nas novas casas e no novo lugar no plano, ai lá vai ter regras para morar. Dái os traficantes, assasinos e bandidos, vamos criar uma nova prisão bem mais segura e fechada e vigilada com dinheiro do governo, dái eles perdendo na rocinha, eles vão se render... e alguns vão ser presos, e outros vão ser mortos... Ai quando a favela da rocinha tiver sem nenhum traficante nem ninguem, literalmente fantasma e desertica, ai o governo junto com as forças armadas e profissionais... vamos inplantar bombas para explodir as casas abandonadas, e vamos explodir e desmoronar e desmontar tudo pouco a pouco... e depois que n ter mais nenhum barraco, e tudo for explodido, vamos replantar arvores lá e limpar o terreno, limpando o terreno, e tirando os distroços... nós vamos jogar terras, e mudas de arvore, e plantando... Ai o local que era uma favela, virou um local com arvores e bem limpo. E o passado obscuro sera esquecido... Essa é a melhor solução.
Nasci e cresci na favela , e afirmo categoricamente que o maior problema da favela é o crime organizado , resolvam esse problema e o resto se dá um jeito
impossível resolver as questões de crime organizado se a estrutura da favela não permite que o Estado tenha controle. Pra se dá um jeito nas favelas é necessário dá dignidade as essas pessoas, coisa que a maioria delas nunca tiveram.
A estrutura de vielas e becos e os morros, impedem que a maioria dos serviços públicos cheguem de forma digna as favelas. Como parar um SAMU, uma ambulância, um carro de polícia ou os bombeiros em uma viela minúscula? Como um idoso ou um deficiente físico vivem na favela? Como fazer um sistema de água que não falte na torneira? Como criar uma rede de esgoto? Infelizmente, todos ou quase todos os problemas da favela são devidos a estrutura dessa. O criminoso só existe na favela, porque a estrutura quase de formigueiro criam uma espécie de escudo humano para ele. Ele se esconde em qualquer canto e o morador fica no meio do fogo cruzado.
Muito interessante seu projeto. Acredito que vale a pena ser aprofundado e experimentado. Estou fazendo uma tese sobre ocupações irregulares, no interior do RS, nós da muitas sugestões....🙏 Excelente reflexão...muito obrigada professor!!!
Fantástico professor, um dia conseguiremos. Também concordo com alguns comentários que li sobre como, pela experiência que temos com projetos sociais, esses lugares revitalizados tornam-se “novas favelas”. Mudar mentalidades é gradativo, complexo, até pq creio na arquitetura como expressão do nosso interior, a forma como habitamos diz muito sobre nós. Mas enfim, Moro em Manaus e aqui tem um projeto, “Viver melhor”, que faz esse trabalho social, não vou explicar os por menores pra não ficar tão longo, mas o que o governo fez foi (não sei se proposital) segregar ainda mais as pessoas, colocaram em um bairro praticamente fora de Manaus, próximo à divisa com um outro município do estado do Amazonas. Lá é uma outra cidade dentro da capital, e sim, hoje possui alta taxa de criminalidade, pra não falar de pessoas que não necessitavam e compraram (pagam-se parcelas de R$ 50/100) pra alugar por preços bem maiores. O lugar era digno, moradia econômica, entretanto, com direito a saneamento, água, enfim, possuía boa estrutura. Não obstante, as pessoas estavam fora do convívio, novamente à margem da sociedade como um todo e sem uma nenhuma reeducação, que muitos podem chamar de frescura mas nos é essencial.
Bora fazer pressão para que o poder público se interessa por essa ideia! Se todo mundo cobrar, eles vão ter que fazer, ainda que seja para aumentar a popularidade
Estava pensando nessa ideia, resolvi pesquisar e achei seu vídeo. Minha ideia a princípio é um levantamento topográfico para estabelecer os sistemas principais de transporte, hídricos, sanitários elétricos e serviços em geral. Com isso definido, criaríamos ramos os principais e separamos blocos com condições de absorver esse conceito que vc apresenta nesse modelo. Um abraço e parabéns pelo vídeo.
ter favela em qualquer lugar significa que há muita desigualdade, as pessoas tentam romantizar uma coisa que não é boa, além de ser feio, isso mancha a imagem do Brasil no exterior, praticamente em todos países da América Latina tem favela, espero que algum dia os moradores dessas favelas saem dessas regiões e arrumem um lar melhor, mas infelizmente os políticos não ajudam, não resolvam o problema, sei que vai ser lento o processo, mas vale a pena pro bem do nosso país
Espetacular! Eu fico pensando pq o térreo de todos os conjuntos habitacionais não são comercio. Poderiam tentar uma parceria público privada com empresas com redes de farmácias, mercados, e outras redes com fôlego econômico para financiar parcialmente melhorias no futuro conjunto habitacional.
No caso do rio de janeiro onde vc tem morros com vista privilgiada pro mar e proximas a bairros onde o metro quadrado é carissimo, o governo poderia comprar a area dos moradores indenizando ou oferecendo uma casa melhor em condominios populares em outros bairros, e depois derrubar tudo e vender caro os terrenos para construtoras ou mesmo reflorestar o lugar e criar parques, eliminar a favela do morro, a outra seria investir em reformas das casas e se valorizassem atrairiam um publico de maior renda e resultaria a favela com o tempo em um bairro de classe media, saõ opçoes que existem mas a habitação e saneamento nunca foram prioridades de governo, que prefere gastar bilhoes todo ano com publicidade oficial e copas do mundo, jogos olimpicos, nao ha interesse em eliminar a pobreza no brasil, parece que muita gente ate gostam de vela pra se sentirem mais diferenciados, mais vips, um problema da cultura nacional
Como o Rio é o principal cartão Postal do Brasil, a imagem do país lá fora são as favelas. É primordial que esse investimento seja feito ao longo de pelos menos 2 décadas transformando nossa imagem em algo positivo. Há um grande contingente de turistas que adorariam ir para o Rio preferindo novos destinos como Cancún. O país perde muito com isso, teria que ser questão de Estado, não somente com o Rio mas com as favelas das grandes cidades. Cabe lembrar que, trata-se também de uma dívida histórica do país com as populações mais desfavorecidas, principalmente os negros que foram empurrados para os morros sem ter dado nenhuma condição para que os mesmos começassem a vida quando acabou a escravidão.
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
A diferença de lebron para rocinhs é o investimento do governo A rocinha existe bem antes de existir o lebron e nunca teve investimentos do governo e no lebron sim pq é bairro da alta classe
Ideia interessante porém nas obras do PAC de Manguinhos, prédios foram erguidos com água e luz para serem pagas e o que houve ? Os moradores não pagam e fizeram gatos de água e luz nos prédios, biblioteca e praça lindas e hj tudo quebrado depredado pelos moradores, terrenos vazios dos antigos barracos que seriam erguidos novos prédios foram invadidos novamente um completo abandono novamente.
@Pedro Henrique É necessário regulamentar essas comunidades. Depois de fazer o investimento, o Estado precisa acompanhar toda essa transformação e não abandoná-los. Quem não gosta de ter uma vida digna é um desgraçado, não ama a si próprio.
Por isso que esse projeto tem que ser feito junto com escolas integrais e profissionalizantes. E multar e retirar a moradia de quem favelizar novamente.
O lixo que a favela gera pode criar energía limpa e abastecer uma favela So criar fabricas de queima de lixo queima os gases e pronto gera energia limpa sem precisar cuidar manter lixoes mas ninguem tem interesse no Brasil
@Pedro Henrique nao adianta ir na favela criar 10 predios dizer que fez se mal tem colegio hospital seguranca sao lugares largados Fazem predios mas os esgotos estao ceu aberto do que adianta??? Ou vc urbaniza a favela toda ou nem faz
A idéia é excelente e viável, e eu gostaria muito de ver o Rio livre de favelas, porém pra mim a maior dificuldade q iriam encontrar são q as mesmas costumam ter um comércio mt forte em seu interior, ali há botecos, lojinhas, padarias, sacolões, mercadinhos, salões de beleza etc... diversos tipos de pequenos comércios q servem e mantem famílias, geralmente os donos e funcionários são da própria comunidade... ao deslocar as pessoas e derrubar todas as favelas finalizaria tbm o sustento de mts famílias, já que as Mesmas seriam deslocadas e o seu pequeno comerciário não.
A cada reconstrução de núcleos de antigas favelas pode-se construir centros comerciais pra abrigar os antigos logistas com uma espécie de galerias comerciais ou shoppings
Boa tarde, Muito legal esse planejamento, mas falando de custos, qual seria uma valor estimado para cada fase? (construir a moradia temporária - deslocar as pessoas para outro local - construir o conjunto habitacional).
Seria um valor alto na casa dos bilhões para restruturar todas as favelas do Brasil, mas o sistema gasta muito mais com mau gerenciamento e também para manter presídios. Seria um investimento para o futuro e talvez um dos com melhor retorno também.
Tenho uma opiniao, as favelas dos morros ficam em bairros nobres cujo m2 é dos mais caros do continente, se nao for juridicamente ilegal, a questao de propriedade (nao sei como isso funciona), mas voce poderia comprar do proprietario de cada barraco a partir da base do morro, casa por casa e reformar a casa trasnformando em quartos para alugar para hospedes turistas ou moradores de maior poder de compra, vc vai removendo os mais pobres para bairros mais afastados porem para habitaçoes melhores, e vai reurbanizando os morros transformando em lugar de classe media pra cima, de abrigo para turistas, outra opção seria o governo construir bairros populares na periferia, com apartamentos bons e com certo espaço e conforto e aos poucos iria oferecendo em troca do barraco para cada familia, e os barracos trocados seriam demolidos e a area cercada e plantada vegetação ali, assim recuperando pouco a pouco a condição de reserva natural dos morros, isso custa caro, custa, mas o governo federal por exemplo gasta 20 bilhoes com verbas publicitarias, propagandas do governo e estatais, caixa, correios, etc, se gastasse so 10 bi poderiam ter uma verba enorme para desfavelizar o brasil e construir grandes nucleos habitacionais com infra estrutura toral , seguranca e transporte com chegada de linhas de trem ou metros, e so questao de vontade politica, senao é so construir uma muralha gigante em frente o morro e esconder a realidade, o que mais gostam de fazer, dinheiro na mao de politico é para superfluo, copa do mundo, olimpiada, propaganda, armas militares, obras sem finalizar, alem de urbanizar o rio e tirar a imagem negativa das favelas vc transportaria o pessoal do trafico e das balas perdidas para regioes mais afastadas, garantindo seguranca para o turista, e um aumento substancial dos visitantes todo ano, recuperando quem sabe o investimento em algumas decadas, estranho ninguem pensar nisso, sera que interessa manter o trafico e a violencia como esta, pra quem interessaria?
@Anonimato Sim, em casa de ferreiro o espeto é de pau, temos tudo aqui pra resolver o problema mas na hora de gastar o dinheiro as prioridades sao outras, propaganda oficial (por ano algo como 15 ou 20 bi) do governo federal, copa do mundo com estadios contruidos pelo estado, em cima da hora para dar carater de urgencia e valendo 3 vezes o custo que teria em paises como alemanha onde a mao de obra é muito mais cara, outro dia vi uma declaracao de um famoso economista argentino que dizia "nao se pode dar dinheiro nas maos dos politicos pq eles tem as maos porosas", uma verdade absoluta, eles preferem construir uma estrada ligando nada a lugar nenhum no extremo norte do pais que fazer um investimento na melhoria de vida onde a populçacao realmente se concentra e vive todos os dias, nao acredito que diminuiria o trafico mas sim a violencia urbana, pois o trafico e alimentado pela demanda, e a demanda quem faz é a classe media alta e ricos, se vc prende um traficante aparece outro, so com conscientizacao dos jovens e punicao severa aos pais e usuarios de droga conseguiremos um dia diminuir o consumo e trafico, no entanto o uso de drogas proibidas e so a ponta do iceberg de um problema muito maior, o desejo e prazer em experimentar alivios ou sensaçoes de bem estar e talvez as drogas legalizadas sejam muito mais usadas sem necessidade que as proibidas, os farmacos, e ainda o alcool, que ao contrario do cigarro, a cada dia ganha mais prestigio e adoração, pese a todos os efeitos indesejaveis no corpo humano, mas é um vicio que esta muito enraizado em todo o mundo por diversos fatores culturais e tradiçoes.
Eu acredito que as pessoas que morão nas favelas, elas moram la por não ter condições financeiras de estarem em um lugar melhor, as favelas se tonarão um refugio do crime onde as iniciativas publicas e privadas não chegam e quem sofre com isso é o trabalhador que luta para sustentar seu filho, mas como mudar todo este senário ? ao meu ver acredito que as favelas deverão passar por um grande projeto de urbanização onde seria feito de inicio um levantamento de moradias, quantas famílias ali abitam, apos este estudo o poder publico juntamente com iniciativas privadas começariam um estudo técnico como mapeamento levantamento topográfico da areá, feitas estas analises com os dados colhidos o governo faria uma manejo das pessoas para um outro local para poder fazer as grandes obras de infraestrutura urbana construindo casas escolas, postos de saudê, base da policia sub prefeituras, etc. A iniciativa privada as empresas fariam pequenas industrias de modo com que proporcionaria emprego para as pessoas, as áreas de alto declive no seu relevo seriam reflorestadas transformando áreas de preservação ou parques. esta e minha opinião
Professor eu pensaria de uma maneira mais simplista, criaria junto com os deputados estaduais (ou vereadores no caso da cidade do Rio de Janeiro) um projeto de lei que proíba edificações em áreas de cotas (morros) acima dos 20 metros de altitude, retiraria essas pessoas de lá e remanejava em bairros planejados onde seriam esses bairros? Aqui no Rio por incrível que pareça há enormes áreas completamente desocupadas que pertencem ao exército como em realengo ao lado da avenida Brasil tem ao todo 5km quadrados de extensão (+ou- 5 bairros do Leblon juntos!) em Santa Cruz tem ao todo 10km quadrados de terrenos vazios da força aérea, além de Guaratiba, bangu, paciência, campo grande e entre outros. Quanto aos morros desocupados poderia haver um processo de reflorestamento aumentando assim o compromisso com o meio ambiente e a beleza da nossa cidade.
Make America GREAT Again aí levaria o pobre pra longe do centro, em todas capitais do país existem centenas de imóveis vazios nos centros. O Estado pode adquirir esses imóveis e reformar e passar para essas pessoas
Mr Dirceu concordo, quanto a distância ela basicamente não existiria por que poderia-se levar a essas pessoas meios de transportes eficiente próximo às residências delas, criar um bairro planejado englobaria tudo transportes, lazer, economia local, educação, saneamento,etc... Seria um dos poucos e primeiro do século bairro popular planejado.
Na minha percepção o problema para fazer isso em favelas como as do Rio - em sua maior parte dominadas pelo tráfico - não reside na operacionalização do processo, mas no controle imposto pelos traficantes à comunidade que lhes serve de proteção. Bastaria um bilhete do tráfico ameaçando o morador que saísse de casa para efeito da urbanização para que eles se negassem a ausentar-se temporariamente do local, e suas razões são óbvias. Não tenho dúvidas de que as prefeituras sabem o que precisariam fazer no que toca à engenharia, mas as implicações sociais das ações é que é o grande obstáculo. Enquanto o tráfico estiver presente exercendo esse poder de intimidação sobre as comunidades, nenhuma urbanização transformadora poderá ser feita.
Esse processo deve custar bilhões, (fazendo em todo o país) mais ficaria mais lindo o Brasil e o pessoal iria sair ganhando.e acho que iria ajudar muito a economia, com mais gente pagando impostos.
Muito bom o projeto. Achei bem plausível. O problema é que ele não ataca a origem da favela: falta de fiscalização. Se for implementado sem fiscalização, teremos a favelização do local construído e voltamos à estaca zero. Já vimos exemplos disso no Rio de Janeiro... O interesse de fazer tem que ser o mesmo de fiscalizar, o problema é que fiscalizar não dá votos, né?
A ideia é boa, mas e quando os moradores não querem aceitar essa urbanização? Por exemplo alguém que mora muito tempo ali, e já tem uma casa um pouco melhor com mais espaço e cômodos ou mesmo comércios? Também alguns casos como o poder público iria lidar com os criminosos que poderiam aliciar os moradores a não aceitar essas mudanças ? Porquê eu noto que alguns países reurbanizados, tiveram urbanização por serem em alguns casos regimes onde o estado tinha quase poder total sobre a vida dos cidadãos, ou com leis mais firmes dando poder ao estado, mas não é o caso de nações como as nossas. Reurbanização seria a coisa mais ideal e digna para todo o país removendo e desnível social esse abismo.
Acredito que isso seria ótimo, entretanto, acho muito difícil que pessoas que morem em casas com 3/4 quartos( existem casas desses tamanhos em favelas) aceitem ir para apartamentos muito menores e sem a privacidade de uma casa. Claro que traz diversos benefícios, e seja realmente algo que tenha que ser pensado pelo governo, porém, também deve ocorrer a vontade da população em aceitar essa mudança.
Já fizerem isso aqui no Rio e não deu certo. Vila Kennedy e Vila Vintem tá ai de prova. Não tem como tirar os moradores de um lugar onde eles já estão acostumados e tem os seus empregos.
Sim, existem varias formas, o mais facil é construir bairros populares tipo cohab e transferir essas populacoes pra eles, outra é investir na propia favela e construiir casas melhores ou reformar o que ja tem, e temos projetos bons e baratos no brasil como o prosamin de manaus, coisa de 1o mundo que poderia ser feito no brasil todo por custos mais baixos, porem temos um problema cultural que atrapalha, no brasil o governo trata os mais pobres como coitadinhos e faz vista grossa pra muita coisas, por ex, tolera invasoes de terra, uso irregular da rede eletrica (gatos), nao tem cobranca de iptu, nem habitesse, nada, entao se vc da uma casa nova ou reforma a casa do favelado isso vai gerar um conflito de se cobrar ou nao a eletricidade, agua, o iptu, pois moradores de outros bairros simples que pagam tudo isso vao protestar, entao o favelado vai ficar numa encruzilhada entre ter uma casa melhor e confortavel, segura, mas ter que pagar essas despesas como agua, luz, iptu que nao pagava antes pois nem tem recursos sobrando pra isso, entao fica um problema pra ser analisado sobre a desfavelizacao, se vale a pena continuar como esta ou mudar pra melhor mas com um custo mensal pro morador.
Tem um problema nisso, Murdoch. Eu percebi uma conotação de substituição muito forte no seu discurso. Eu pensava exatamente nesse passo-a-passo há alguns anos quando comecei a me debruçar nos problemas urbanos, mas adicionei vários asteriscos. Nem sempre a espacialidade das favelas é necessariamente ruim. Ruas pedonais, escala humana, uso misto e alta densidade de ocupação em áreas centrais são conceitos buscados no urbanismo atualmente simplesmente porque são muito positivos para a sociedade e isso as favelas oferecem. Obviamente é necessário melhorar o acesso dessa população aos serviços públicos e integrar o viário com o resto da cidade, o que muitas vezes significa abrir novas ruas, mas a escala e o equilíbrio do uso do solo (não confundir com cobertura de solo) oferecida pelos conjuntos habitacionais clássicos é com certeza pior que das favelas.
Cale a boca! Como um idoso sobe e desce o morro? E um deficiente físico? Como fazer para resgatar alguém com SAMU, ambulância, polícia ou bombeiros? Como pegar um condução? Como ter água encanada que não falta na torneira? Como ter rede de esgoto na favela? Como? A estrutura da favela impede seus moradores de ter uma vida digna! Impede o setor público de chegar direito nesses lugares e impede os moradores de se sentirem parte do Brasil. Esquerdistas...
Projeto interessante; mas aí o governo tem que entrar junto com um processo educacional; que totalize a menor idade; seria interessante fazer um controle de natalidade; porque a favela cresce a cada semestre; novas famílias vão se formando e a favela não para de inchar
Cara genial penso do mesmo jeito se eu fosse presidente chamava as pessoas para um abrigo e depois demolir essa merda chamada favela mais algumas pessoas não iriam aceitar
Já pensei nisso já, moro em uma, recomendaria uma remoção pelo topo do morro um por um, realocando essas pessoas na casa de rua e removendo a favela do alto pra baixo em morros tá fácil, mas governo taça foda se não querem perder a modormia. Estou na luta pra cursar arquitetura e irei sair do Rio de janeiro estar insuportável viver nessa guerra.
Especulação imobiliária. Sei que esses moradores não tem sequer escritura que os torne proprietários desses espaços. O que não falta no Brasil e no mundo, são empresas interessadas em espaços com vistas deslumbrantes, como são os morros do Rio de Janeiro! Essas áreas podem ser muito valorizadas principalmente por quem tem condições de pagar por elas! Quanto aos moradores atuais?? Verticalização das favelas em outros espaços. Sem isolamento! poderia ser em qualquer parte da cidade. Sem marginalização, para não causar esteriótipos! Com o tempo esses edifícios seriam também valorizados, e os moradores de posse de uma escritura, fariam o que bem entenderem! Adquiririam hábitos de integração e sociedade seria mais homogênea e menos desigual.
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Um fator importante que inibe a urbanizacao de favelas e palafitas (estas predominam no norte do pais) é a cultura do pobre "coitadinho", o governo enfia a faca em quem pode pagar, enche de burocracia, a classe media é sufocada pelo governo em inmpostos e taxas, burocracias, como ipva, iptu, irpf, habitesse, alvaras, licenciamento de veiculos, docuementos e prazos para abrir firma, para contratar pessoas, etc, mas temos um brasil informal que funciona bem melhor, porem nao pagam nada pra sociedade, pra ajudar na arrecadacao fiscal, e entre eles os pobres, pobre é isento de tudo, tem carro velho que nao paga ipva, fica no transito puxando carroças e atrapalhando a trafego, e nem policia e agente de transito mexe com eles, pobre pode morar na calçada ate com moveis que recolhe nos lixos, pode invadir areas e construir barracos e morar, puxar eletricidade sem pagar, nao tem iptu, habitesse, vistorias, nada, é um mundo a parte, e por isso ficam isentos de varias obrigaçoes que a classe media nao escapa, e ai vem o problema, se vc da um casa bonitinha pro pobre e tira ele do barraco, vai haver pessao para cobranca de iptu, agua, luz, e tudo mais, entao isso vai pesar na renda do pobre que ainda vai ter que pagar aluguel ou prestacao dessa habitacao nova, isso gera uma dificuldade pro governo, pois se der a casa vai ter que manter privilegios que a maioria que tem casa tb nao os tem, o que o governo poderia criar, uma ideia, seria a moradia popular basica, onde morador, seja quem for, comprovando renda baixa, poderia alugar uma casinha basica construiida nos padroes de minimo conforto e espaço, e pagaria no max 10 ou 15% do salario minimo de aluguel, e com tarifas especiais de luz e agua, bem baixas, e ate zero se nao atingise um minimo de consumo mensal (isso so valeria para as moradias desse programa,), e ainda esse aluguel poderia ser como leasing, e depois de 30 anos de pagamento teria direito a propriedade, e se quisesse sair ou nao pudesse mais pagar, ultrapassando um prazo max de atraso nos pgtos, receberia de volta um % do que pagou de leasing, e sairia, mas a propriedade do imovel seria sempre do governo para evitar de um cidadao endividado vendesse ou hipotecasse o imovel e depois o mesmo cairia nas maos da faminta especulacao imobiliaria e seria revendida ou alugada pelas regras de mercado, por muito mais dinheiro, inviabilizando a ideia de imovel popular basico, porem existem experiencias no mundo todo e caberia ao governo por meio de suas instituiçoes buscar conhecimentos la fora, seja por universidades, fundaçoes, e empresas construtoras que participam de licitacoes
Tem um problema, existem casas na favela que são grandes, de 2 ou 3 pavimentos, essas pessoas não vão trocar por um apartamento de 54 metros quadrados. É um desafio
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
@@marryluciasouza9288 mesmo gastando esses 0,24% em saneamento básico 50% da população não tem acesso, são 100 milhões de pessoas, é muita gente, Brasil ainda é muito atrasado, infelizmente
@@eliascarreiro2214 mas vc acha que 0,24 % do PIB de 4 trilhões é muito??? Eu quis dizer que é pouco quando se compara o pib que dá metade aos bancos todo ano 48% 1,8 trilhões de reais
@@eliascarreiro2214 ve a saúde só gasta 3% do PIB o setor privado gasta 6% do PIB Trabalho se gasta 1% do PIB mas gasta se 15% do PIB com partidos políticos juízes e toda máquina pública
Isto é inviável financeiramente. O dinheiro que vai gastar seria muito mais bem aproveitado se indenizasse estes moradores para adquirir novas residências aonde eles desejassem. E no local construir ruas para oxigenar a vida das pessoas que vão ficar. Nestas favelas não chegam qualquer tipo de serviço e muito menos as forças policiais. Este projeto só vai ADENSAR mais ainda estas comunidades.
Solução tão simples, rápida e de custo não tão alto com pensamento, esmero e tecnologia, mas para os governos revela-se como utopia diante da bagunça e desorganização que toma conta da administração geral do país e suas cabeças egocêntricas. Iniciativas inexistentes, orçamento público torrado com inutilidades, falta completa de senso de priorização e compromisso, visão do poder público como objeto de desenvolvimento e manutenção de carreira permanente, população conformada e sem visão do quê e a quem cobrar, violência e injustiça social se multiplicando como vírus ao ponto de bater na porta dos próprios políticos corruptos, egocêntricos ou ignorantes, mas que mesmo colhendo do que plantam não aprendem... Triste.
M. L. Por mais que o político queira melhorar a vida dessas pessoas sempre vai ter um "movimento social" querendo atrapalhar por aproveitamento político
Brasil tem q resolver essa situação não da Mais p empurrar com a barriga a favela faz o país ficar feio e a decadência da arquitetura urbana fora q não passa credibilidade aos investidores quem vem investir no pais
Dinheiro tem com certeza, o problema é que parte da população é acomodada, não cobra, se for fazer isso muitos serão contra, até mesmo os que se dizem defensores dos fracos e oprimidos.Fora que para os políticos manter pessoas na pobreza sem saneamento básico é garantia de voto.Então, quanto mais gente na inércia, melhor.Há muita glamourização dessas regiões degradadas, porque atrai gringo bobo pra tirar foto.É uma excelente ideia que foi exposta no vídeo.Seria lindo não só o Rio de Janeiro, mas outras cidades também com todas as favelas com moradias dignas, escolas e hospitais.
O Brasil é um país bizarro, sabemos que as nossas finanças estão no vermelho, mas por muitos anos torramos dinheiro público com festas, bobagens, folha de pagamento de funcionários enquanto poderíamos ter resolvido o problema de moradia e infraestrutura de nossas cidades. Agora é tarde, estamos com rumo à falência pública
Como o nobre Engenheiro colocou há "interesses" que impedem que a urbanização ocorra. Lendo alguns comentários vê-se em "colocar a culpa no governo". Mas qual? O solo do município é responsabilidade do prefeito. Ainda que o governo do estado ou federal tomem a frente, o ente municipal é que possui as ferramentas e a competência técnica de fazer tal coisa. De outro lado, temos os "interesses" ideológicos que na maioria das vezes tende a "manter" o status quo primitivo. Fazendo uma comparação com os nativos do território brasileiro, índios, é manter do jeito que eles se organizaram, sua cultura, seu modo de viver. Ou ainda, alguns irão me "cancelar" é um zoológico humano. Deixar as pessoas no seu habit natural, para se apreciada pelos gringos. Temos exemplos dessa urbanização que foram "prejudicadas" por esses interesses ideológicos de segreção. Quando se criou os bairros da Zona Oeste, Vila Kennedy é uma, grupos foram contra por "acharem" que se tratava de uma forma de se livrar das pessoas humildes que foram levadas para lá. Desativando uma "comunidade" na Zona Sul. Ainda temos o espaço hoje ocupado pela UERJ, que era uma "favela". Enfim, as comunidade, bairros que surgiram dessa tentativa de urbanização, foram se tornando Terra de Marlboro, que aos poucos foram dominadas pelos contraventores, contrabandistas, traficantes, etc, e hoje é uma terra desassistida do poder público. Há ainda exemplos de "urbanização" com prédiso de 4 andares, que infelizmente, culpa também dos moradores, se tornaram cortiço, e novamente tomadas pelo poder paralelo. Chegou-se a esse ponto pela "impotência" do Estado em agir, visto que grupos ideológicos impediam que por força de lei, se procurasse manter ou fazer que as coisas como no "asfalto". Agora restou a política de enfeitar pavão: Favela Bairro, teleféricos que não funcionam, etc e etc. As UPPs que tentaram "retomar" o território, hoje são vigias para o poder paralelo dominante, não se perturbado por outro de fora. O que também acontece em muitos bairros das Zonas Norte, Centro, Sul e Oeste, que possuem um "pacto" com as comunidades próximas. Ou seja, vocês do poder paralelo podem agir até aqui, e o poder policial do Estado não ultrapassa. E assim segue a regra, até quando um quebra, aí vem as tais operações, pessoas morrem, inocentes ou não; a mídia faz um show, o Judiciário e MP/DP seus quinze minutos de fama. O governo sai como o mau, e depois tudo volta um silêncio de cemintério.
Favelas são uma vergonha pra um pais, a urbanização das favelas nada mais é que da uma vida digna as pessoas que moram ali
Heytor Guedes concordo plenamente isso é uma vergonha
Heytor Guedes mas que tem quem queira continuar isso sim, não pagando nada (IPTU, água, luz).
Misael Silva Eu moro na favela e pagamos água e luz, vocês que não vivem a realidade, gostam de falar bostas sobre o que não vivem, e não buscam o conhecimento para expressar sua opinião, ignorância imensa!
Seu português também é uma vergonha rsrs, mas eu acho que o governo poderia investir muito mais na urbanização do país.
Como fazer isso em uma rocinha por exemplo? onde se mora 1.300.000 pessoas?
A ideia é sensacional, porém, a realidade é que o governo está pouco se importando pro cidadão de bem que habita nestas localidades.
É uma vergonha.
A gente precisa exigir dos governantes essa transformação.
Por isso que o povo tem que cobrar! Ou ir atrás do setor privado.
MUDEM A DINAMICA....ESCOLHAM VCS OS CANDIDATOS DA COMUNIDADE...PROCUREM CONTATO DIRETO.....FACAM UM PACOTE DE VOTOS!!
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Imaginem os morros do RJ sem favelas, totalmente urbanizados... Seriam mais bonitos que Hollywood Hills e Berbely Hills juntos. Não ia ter nem comparação.
A diferença de lebron para rocinhs é o investimento do governo
A rocinha existe bem antes de existir o lebron e nunca teve investimentos do governo e no lebron sim pq é bairro da alta classe
e ai, com os morros urbanizados, bonitos, com áreas verdes, segurança, energia e saneamento, a área valorizaria. com a valorização, a especulação imobiliária trataria de expulsar os moradores de renda mais baixa no final do processo. capitalismo, uma tragédia em moto perpétuo.
@@Marina-nn4md Brasileiro com medo de valorização e gentrificação é o fim da picada. Por isso que aqui não sai da merda
é assim que se fala devemos enaltecer nossas virtudes, isso é infelizmente uma grande utopia delirante, mas não custa nada sonhar por um Brasil justo, igual e humano com nós pobres e desprovidos
Gente as favelas são muito feias, tem realocar as pessoas e reflorestar o morro.
Tem de mandar trator de esteira com ripper e eliminar os morros.
O problema é a onde? Rocinha quase 3 milhões de pessoas é mais fácil urbanizar nesses casos.
exatamente é isso que eu penso.
Acabar com as favelas, realocar todos os moradores de todas as favelas em bairros novos, com infraestrutura, saneamento e o principalmente acompanhamento psicológico, social e escola integral para todas as famílias.
@@marcospaulooliveira1349 3 milhões? cerca de 60 mil.
@@lucaslothbrok2740 100 mil dados oficiais.
Tem que apresentar esse projeto para o governo federal, aos ministérios de infraestrutura e o regional do governo federal.
Excelente projeto!
Parabéns!
Eu já ouvi uma "piadinha" de um português dizendo que no Brasil só tinha favelas.Que bom seria se acabasse com esse tipo de moradia no Brasil ,seria o país mais lindo do mundo.
Vdd
Verdade.
Não mentiu
Pois é , favelas , funk e tráfico de drogas é o que queima a imagem do Brasil
Para acabar com as favelas só se acabar com todos os políticos FDP tas Portugal é uma m de país atrasado tbm...
Cariocas e moradores de favelas, a missão de vcs agora é colocar esse homem frente a frente com os deputados. Foi o melhor projeto de solução que vi até agora
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Eu pensei que favelados também fossem cariocas , estoh enganado ?
@@MrLindomar40 os faveladoa não representam o Nosso lindo Rio de Janeiro, eles só são descendentes de africanos e netos de baianos.
Não tem que integrar favela à sociedade, tem que exaurir as favelas. Para isso apoio a criação de bairros organizados com ruas amplas e instituições públicas que funcionam. Bairros que ofereçam qualidade de mobilidade é acessibilidade. Esse bairros devem ser fixados em regiões com o terrenos mais planos possíveis. Todo cidadão que aceitar sair da favela para esse bairro deverão assinar um contrato garantindo que o estado possa demolir as casas dessas pessoas é assim gradativamente as favelas.
^^
Ou seja, pelas entrelinhas do teu comentário, a tua proposta é levar os mais pobres para a periferia e deixar as áreas nobres somente para os ricos usufruírem. Legal, mas o tema do vídeo é integração da favela ao asfalto e não de segregação! Chega de apartheid neste país!!
@@marisarodrigues9602 Eu sou a favor que reurbanize mesmo contra a vontade dos moradores, no caso claro dando moradia digna com acesso a tudo que possível seja serviços públicos área de lazer e comércio, área verde. Do contrário nunca será urbanizado pois não acho que a remoção total seja solução tendo em vista a raiz os costumes de já viver no local. Sobre ser contra a "vontade" eu argumento que não vejo outra solução, tendo em vista que alguns exemplos de urbanização e reorganização social nem sempre foram voluntariadas.
@@claudioasgard E quem te disse que os moradores das favelas são contra a reurbanização??!! Tanto os moradores quanto o profissional arquiteto do vídeo são contra a remoção compulsória! Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Acho que vc não entendeu a proposta do vídeo. Complicado!
@@marisarodrigues9602 Sim eu entendi! Eu não sou a favor da remoção dos moradores, pelo contrario sou a favor que permaneçam ali no local onde já criaram suas raízes seja cultural e até mesmo familiar. Quando me refiro a questões de reurbanizar é algo que deveria ser obrigatório porem dando as condições que no local tenha comércio e serviços públicos. Agora eu posso ser leigo a respeito, mas não sei se todo morador iria aceitar a reurbanização pois alguns tem comércios e até casas de alugueis no local. A questão como ficariam essas situações ?
Eu não sou engenheiro, arquiteto, nem nada dessas áreas, mas sempre falei exatamente isso. Vc cria acessos, ruas que possam ser transitadas, com toda a infraestrutura necessária. Mas falta vontade em se fazer isso. Não é do interesse dos políticos. Um abraço
A diferença de lebron para rocinhs é o investimento do governo
A rocinha existe bem antes de existir o lebron e nunca teve investimentos do governo e no lebron sim pq é bairro da alta classe
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Olá Professor, sou carioca de botafogo; atualmente vivo em BH onde um programa semelhante ao que o Sr. sugere já foi iniciado em algumas comunidades . Aqui se dá o nome de vila em substituição à favela daí este programa se chamar "Vila viva". Tendo se iniciado há cerca de 15 anos, o programa foi implementado em várias localidades da cidade. O que se passou na comunidade da Serra , zona sul da cidade, é um exemplo, com seus prós e contras a serem estudados .
Na cidade em que eu moro os condomínios feitos pela prefeitura em pouco tempo se tornaram novas favelas. O governo apenas larga a população, não dando nenhum amparo e muito menos fiscalizando se as pessoas estão cuidando do ambiente. Diante disso, creio que só educação resolverá esse país. Além do exemplo já mencionado, digo outro: toda cidade tem suas regras de construção, mas são poucos os que respeitam.
Exato! Por isso que um projeto desse sem a implantação de escolas integrais e profissionalizantes não faz sentido. Precisa dos dois para das certo!
Então foi só na sua cidade. Aqui em São Paulo no início dos anos 2010 a prefeitura urbanizou parte de Paraisópolis e Heliópolis e deu super certo. Claro que a educação de muitos ali continua deplorável, mas pelo menos na parte estética, que é o que mais pega, melhorou bastante
@@arturmoreira3232 se a prefeitura tiver fiscalizando, como acredito que esteja, dá certo sim! Mas aqui no Rio de Janeiro, a prefeitura tá mais preocupada em se reeleger do que resolver o problema. Então não fiscalizam e deixam favelizar novamente o local. Exemplo: Comunidade do Cesar Maia.
Sempre penso sobre isso. Já havia pensado nisso de habitação temporária. Pessoal reclamando aqui da favela, com suas razões, mas pra mim esses blocos de habitação social que criam em lugares afastados para meter gente pobre e tira-las da vista da classe alta e de turistas, isso sim é horrível. A aparencia da casa pode ser melhor e com saneamento básico mais a qualidade de vida decai pela localização, preço do transporte e tempo gasto até o trabalho. As faveleas devem ser reformadas.
Sempre me pergunto... o Brasil um país tão rico em recursos e tão amplo, as pessoas morando todos apertados em cubículos, escolas e hospitais sem planejamento arquitetônico em sua grande maioria. Depois dessa pandemia ficou evidente que nosso maior problema são questões básicas a começar pelas habitações.
Anseio pelo dia que algum governante tenha como prioridade as questões de habitação.
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Sim, mas qualquer governante honesto que se levantar e fizer uma proposta como essa, você acha que a justiça iria aprovar esse tipo de projeto?
A questão é essa, as pessoas ainda são muito crentes ao Estado. Esquece, Estado bom é Estado mínimo, o que significa mais liberdade econômica para o indivíduo.
Bem interessante, só falta motivação política, que usam essas comunidades como massa de manobra. Sou engenheiro e sempre tive uma visão do Brasil sem favela. Realmente é uma vergonha que as grandes metrópoles do país sejam infestadas de favelas.
Excelente vídeo professor. No meu TCC propus urbanizar uma favela aqui em Macaé nestes moldes. Hoje estou fomentando um projeto chamado "Nós da Cidade", que visa com o urbanismo tático sanar, ainda que de forma pontual algumas questões da favela; criar um olhar para a favela e a partir da favela. Também nutro esse desejo de poder dignificar a vida das pessoas que moram nas favelas.
Torço muito pra que isso aconteça logo ! E você esteja lá para ajudar toda essa reconstrução 🙏🏿
espero mesmo que se torne realidade
isso é o máximo, e concordo plenamente, vejo porém o seguinte, os moradores da favela não pagam prestação habitacional, IPTU, condomínio, água, luz, internet, nada, e acho difícil aceitarem essa "integração no tecido urbano", mais sou totalmente apoiador da idéia. Nota 10.
Existe a possibilidade do programa fornecer luz, água, internet a preços subsidiados ou diferenciados. Colocar em contrato com as fornecedoras e concessionárias que tem que fornecer para esses locais... Enfim. Legalizar de fato a coisa. Pq já pagamos essa conta mesmo...
@@MiriamHonorCel então, todos os que eu conheço não pagam.
É difícil e custaria bilhões, porém é necessário.
E com o Rio e o governo Federal em crise tendo que gastar bilhões só com segurança pública,fica quase impossível essa ideia ir pra frente.
Mas é uma ótima ideia!
Fica não pois pode existir uma parceria com o setor privado e o governo federal. Com incentivos fiscais e cooperação é possível.
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
@@claudioasgard se resolver as favelas, diminuem em 50% os problemas com segurança pública.
O problema, meu amigo, é que essa segurança pública não tá servindo pra absolutamente NADA, e esse dinheiro (nosso) que é gasto com segurança pública poderia muito bem nos tirar desses fim de mundo.
MUITO BOA SUAS IDEIAS, FAVELA PRA QUEM OLHA DE FORA PARECE UMA GRANDE CONFUSÃO, GOSTEI DE MAIS DE SUAS IDEIAS, ESPERO QUE UM DIA HAJA VONTADE POLÍTICA PARA SE TOCAR, INTERVIR NAS FAVELAS.
O problema é a favela que não quer sair da favela.
Aí o povo quer ficar na merda
Exatamente
O problema é que eles não acreditam nas promessas do governo, por isso que esse projeto tem que ser feito com eles. Assim eles verão os projetos saindo do papel
@@isabelaferreira5245 Até que enfim um comentário inteligente! O que essa gente quer é acabar com as favelas, levar os pobres para a periferia e deixar os bairros nobres só para os ricos usufruírem. Aí é moleza! O tema do vídeo é integração da favela ao asfalto e não segregação. Chega de apartheid velado neste país!
@@marisarodrigues9602 As favelas são sim um problema urbano e estrutural gigantesco, mas não adianta colocar essas pessoas em bairros longínquos só para "maquiar" o problema. Essa pessoa tem lojas e empregos na redondeza, o certo é fazer com o homem sugeriu.
Criar prédios residenciais no próprio local, ou em áreas muito próximas e realocar essas pessoas. E os próprios moradores da antiga favela podem ajudar no planejamento e na execução da obra.
O pior é q nego ñ aceita sair de lá, gosta de sofrer
Ai tem que ser na bruta mesmo.
Devido ao cuidado, que não foi tomado no passado, e que o erro continua se alastrando, de não se considerar o crescimento desordenado, como um problema perigoso de comprometimento futuro, como uma lástima, um pesar; qualquer solução, sempre será paliativa, e muito dispendiosa. A falta de controle e fiscalização urbanístico, sempre foi um erro de qualquer gestão governamental, vide Brasília, imaginar que solos da periferia não seriam ocupados, que o crescimento urbanístico, se restringiria ao posto no plano diretor. Temos que pensar que qualquer movimento urbanístico, sempre irá atrair as pessoas mais carentes, em função dos trabalhos informais, ou formais. Planejar antecipadamente este crescimento, envolve soluções práticas e rápidas com o auxílio da fiscalização com a devida atenção a posses e invasões urbanas periféricas. Hoje sabemos que é quase impossível reter o crescimento desordenado de posse, mas em contra partida é fácil de se por em prática o projeto do plano diretor, prevendo este desenvolvimento e tornando o obrigatório, as gestões futuras, por decreto, em forma de lei, a obediência de seguir o previsto em projeto. Em áreas já ocupadas, em que todo este cuidado não foi tomado, seria de igual valia, seguindo o conceito de um novo planejamento, visando o estudo de um novo plano diretor em torno desta favela, de modo a reter o crescimento e de promover melhoras no que já está edificado. Construções em áreas de risco, talvegues e encostas, deveriam ser remanejadas para áreas próximas, de modo a promover a segurança dos moradores, mantendo as facilidades que atraíram este morador na escolha da localidade, nestas áreas, poderiam ser aplicadas a proposição do Professor.
Muito bom a sua explicação!!! Mas aqui tudo é difícil e se tá fácil tem sempre alguém pra dificultar, mais uma coisa: VOCÊ PODE TIRAR A PESSOA DA FAVELA MAS NÃO PODE TIRAR A FAVELA DA PESSOA!!!!
A favela da pessoa vai saindo com as próximas gerações. Se a pessoa é favelada mentalmente, mas seus filhos crescem num ambiente melhor e saneado a nova geração cuidará pra desfavelar a mente.
Prof. Murdoch! moro no Rio Grande do Sul, mas eu acredito demais na sua proposta de melhoramento da qualidade de vida das pessoas e do ambiente na cidade maravilhosa. Se um dia houver algo que eu possa fazer, "tamo junto".
Muito bacana essa tua iniciativa de querer atuar neste tipo de problema que é a política habitacional . Parabéns
Fizeram algo parecido na minha cidade(Betim-MG). Hoje o condomínio virou outra favela desorganizada, com edifícios mal cuidados, sujeira e falta de assistência pública. Existe uma demanda enorme de educação de qualidade para todas as periferias do Brasil.
Gostei muito do teu vídeo, bastante didático espero que um dia não exista mais nenhuma favela no Brasil!
É ótimo estarmos pensando e discutindo sobre isso. Na prática, são tantos desafios. Fico muito triste quando vejo pessoas, sem instrução, construindo puxadinhos dentro dos conjuntos habitacionais. Muitos constroem garagens e até cômodos a mais.
Ótimo projeto, eu estava procurando saber como seria possível urbanizar as favelas e seu vídeo foi de cara o melhor que assisti, infelizmente estamos vivendo um época muito delicada com essas eleições de 2022, mas torço para que esse projeto dê certo. Parabéns pela explicação, sem dúvida é um projeto excelente.
Eu sou um homem simples. Eu vi legos e dei um like.
Um fato mundial: não existe nenhum caso de favela urbanizada a um nível de bairro planejado.
Consequência: nem.a politica,nem a economia nem qualquer força humana é capaz.de restaurar o dano já realizado. Esse fato me libertou do engajamento ingênuo a direita ou esquerda ou economia.
N existe urbanização de morros... geologicamente o local fica em morros e isso causa problemas na arquitetura e construção, pode aver avalanches ou desmoronamentos...
A melhor opição é primeiro encontrar um lugar plano, instalar casas com uma infraestrutura boa no plano, instalar sistemas novos de esgotos, e aplicar regras sanitarias, e regras sociais, tipo n tocar musica de pagode ou de funk alto, n gritar no bairro... dái toda as moradias inplantadas no plano, com ruas instaladas e um transito, dái é só evacuar a rocinha, tirando todos os inocentes... se a maioria sair ai blz... agr os traficantes, bandidos e assasinos, eles vão se ver com uma operação contra eles, ai os militares invadem a rocinha toda evacuada só com os bandidos.
Dái o povo inocente já vai tá se igienizando, as caridades vão dar agasalhos comidas... ai eles vão chegar nas novas casas e no novo lugar no plano, ai lá vai ter regras para morar.
Dái os traficantes, assasinos e bandidos, vamos criar uma nova prisão bem mais segura e fechada e vigilada com dinheiro do governo, dái eles perdendo na rocinha, eles vão se render... e alguns vão ser presos, e outros vão ser mortos...
Ai quando a favela da rocinha tiver sem nenhum traficante nem ninguem, literalmente fantasma e desertica, ai o governo junto com as forças armadas e profissionais... vamos inplantar bombas para explodir as casas abandonadas, e vamos explodir e desmoronar e desmontar tudo pouco a pouco...
e depois que n ter mais nenhum barraco, e tudo for explodido, vamos replantar arvores lá e limpar o terreno, limpando o terreno, e tirando os distroços... nós vamos jogar terras, e mudas de arvore, e plantando...
Ai o local que era uma favela, virou um local com arvores e bem limpo.
E o passado obscuro sera esquecido...
Essa é a melhor solução.
A gente não pode perder a vontade de resolver! Falou tudo!
Nasci e cresci na favela , e afirmo categoricamente que o maior problema da favela é o crime organizado , resolvam esse problema e o resto se dá um jeito
impossível resolver as questões de crime organizado se a estrutura da favela não permite que o Estado tenha controle. Pra se dá um jeito nas favelas é necessário dá dignidade as essas pessoas, coisa que a maioria delas nunca tiveram.
A estrutura de vielas e becos e os morros, impedem que a maioria dos serviços públicos cheguem de forma digna as favelas.
Como parar um SAMU, uma ambulância, um carro de polícia ou os bombeiros em uma viela minúscula? Como um idoso ou um deficiente físico vivem na favela? Como fazer um sistema de água que não falte na torneira? Como criar uma rede de esgoto?
Infelizmente, todos ou quase todos os problemas da favela são devidos a estrutura dessa.
O criminoso só existe na favela, porque a estrutura quase de formigueiro criam uma espécie de escudo humano para ele. Ele se esconde em qualquer canto e o morador fica no meio do fogo cruzado.
Muito interessante seu projeto. Acredito que vale a pena ser aprofundado e experimentado.
Estou fazendo uma tese sobre ocupações irregulares, no interior do RS, nós da muitas sugestões....🙏
Excelente reflexão...muito obrigada professor!!!
É muito bom ouvir um arquiteto falar sobre isso, pois na minha cabeça é meio impossível.
Fantástico professor, um dia conseguiremos. Também concordo com alguns comentários que li sobre como, pela experiência que temos com projetos sociais, esses lugares revitalizados tornam-se “novas favelas”. Mudar mentalidades é gradativo, complexo, até pq creio na arquitetura como expressão do nosso interior, a forma como habitamos diz muito sobre nós. Mas enfim, Moro em Manaus e aqui tem um projeto, “Viver melhor”, que faz esse trabalho social, não vou explicar os por menores pra não ficar tão longo, mas o que o governo fez foi (não sei se proposital) segregar ainda mais as pessoas, colocaram em um bairro praticamente fora de Manaus, próximo à divisa com um outro município do estado do Amazonas. Lá é uma outra cidade dentro da capital, e sim, hoje possui alta taxa de criminalidade, pra não falar de pessoas que não necessitavam e compraram (pagam-se parcelas de R$ 50/100) pra alugar por preços bem maiores. O lugar era digno, moradia econômica, entretanto, com direito a saneamento, água, enfim, possuía boa estrutura. Não obstante, as pessoas estavam fora do convívio, novamente à margem da sociedade como um todo e sem uma nenhuma reeducação, que muitos podem chamar de frescura mas nos é essencial.
Bora fazer pressão para que o poder público se interessa por essa ideia! Se todo mundo cobrar, eles vão ter que fazer, ainda que seja para aumentar a popularidade
Estava pensando nessa ideia, resolvi pesquisar e achei seu vídeo. Minha ideia a princípio é um levantamento topográfico para estabelecer os sistemas principais de transporte, hídricos, sanitários elétricos e serviços em geral. Com isso definido, criaríamos ramos os principais e separamos blocos com condições de absorver esse conceito que vc apresenta nesse modelo. Um abraço e parabéns pelo vídeo.
É um sonho bom e possível
Excelente ideia, professor! Quero muito que esse projeto saia algum dia do papel.
ter favela em qualquer lugar significa que há muita desigualdade, as pessoas tentam romantizar uma coisa que não é boa, além de ser feio, isso mancha a imagem do Brasil no exterior, praticamente em todos países da América Latina tem favela, espero que algum dia os moradores dessas favelas saem dessas regiões e arrumem um lar melhor, mas infelizmente os políticos não ajudam, não resolvam o problema, sei que vai ser lento o processo, mas vale a pena pro bem do nosso país
Espetacular! Eu fico pensando pq o térreo de todos os conjuntos habitacionais não são comercio. Poderiam tentar uma parceria público privada com empresas com redes de farmácias, mercados, e outras redes com fôlego econômico para financiar parcialmente melhorias no futuro conjunto habitacional.
No caso do rio de janeiro onde vc tem morros com vista privilgiada pro mar e proximas a bairros onde o metro quadrado é carissimo, o governo poderia comprar a area dos moradores indenizando ou oferecendo uma casa melhor em condominios populares em outros bairros, e depois derrubar tudo e vender caro os terrenos para construtoras ou mesmo reflorestar o lugar e criar parques, eliminar a favela do morro, a outra seria investir em reformas das casas e se valorizassem atrairiam um publico de maior renda e resultaria a favela com o tempo em um bairro de classe media, saõ opçoes que existem mas a habitação e saneamento nunca foram prioridades de governo, que prefere gastar bilhoes todo ano com publicidade oficial e copas do mundo, jogos olimpicos, nao ha interesse em eliminar a pobreza no brasil, parece que muita gente ate gostam de vela pra se sentirem mais diferenciados, mais vips, um problema da cultura nacional
Como o Rio é o principal cartão Postal do Brasil, a imagem do país lá fora são as favelas. É primordial que esse investimento seja feito ao longo de pelos menos 2 décadas transformando nossa imagem em algo positivo. Há um grande contingente de turistas que adorariam ir para o Rio preferindo novos destinos como Cancún. O país perde muito com isso, teria que ser questão de Estado, não somente com o Rio mas com as favelas das grandes cidades. Cabe lembrar que, trata-se também de uma dívida histórica do país com as populações mais desfavorecidas, principalmente os negros que foram empurrados para os morros sem ter dado nenhuma condição para que os mesmos começassem a vida quando acabou a escravidão.
Esse projeto deve ser feito em todo o país e não só no Rio.
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
A diferença de lebron para rocinhs é o investimento do governo
A rocinha existe bem antes de existir o lebron e nunca teve investimentos do governo e no lebron sim pq é bairro da alta classe
Ideia interessante porém nas obras do PAC de Manguinhos, prédios foram erguidos com água e luz para serem pagas e o que houve ? Os moradores não pagam e fizeram gatos de água e luz nos prédios, biblioteca e praça lindas e hj tudo quebrado depredado pelos moradores, terrenos vazios dos antigos barracos que seriam erguidos novos prédios foram invadidos novamente um completo abandono novamente.
@Pedro Henrique É necessário regulamentar essas comunidades. Depois de fazer o investimento, o Estado precisa acompanhar toda essa transformação e não abandoná-los. Quem não gosta de ter uma vida digna é um desgraçado, não ama a si próprio.
Por isso que esse projeto tem que ser feito junto com escolas integrais e profissionalizantes. E multar e retirar a moradia de quem favelizar novamente.
Eu até entendo...mas ainda assim essa urbanização permite uma melhor fiscalização..
O lixo que a favela gera pode criar energía limpa e abastecer uma favela
So criar fabricas de queima de lixo queima os gases e pronto gera energia limpa sem precisar cuidar manter lixoes mas ninguem tem interesse no Brasil
@Pedro Henrique nao adianta ir na favela criar 10 predios dizer que fez se mal tem colegio hospital seguranca sao lugares largados
Fazem predios mas os esgotos estao ceu aberto do que adianta??? Ou vc urbaniza a favela toda ou nem faz
Esse deveria ser o programa mais importante do Brasil. O resto é enxugar gelo.
Isso ae é so um sonho utopico mas que bom seria kkk país do eterno futuro que nunca chega
A ideia é genal, mas sem acabar com a corrupção, não chegamos a lugar nenhum
A idéia é excelente e viável, e eu gostaria muito de ver o Rio livre de favelas, porém pra mim a maior dificuldade q iriam encontrar são q as mesmas costumam ter um comércio mt forte em seu interior, ali há botecos, lojinhas, padarias, sacolões, mercadinhos, salões de beleza etc... diversos tipos de pequenos comércios q servem e mantem famílias, geralmente os donos e funcionários são da própria comunidade... ao deslocar as pessoas e derrubar todas as favelas finalizaria tbm o sustento de mts famílias, já que as
Mesmas seriam deslocadas e o seu pequeno comerciário não.
A cada reconstrução de núcleos de antigas favelas pode-se construir centros comerciais pra abrigar os antigos logistas com uma espécie de galerias comerciais ou shoppings
@@werleyro... isso aí
É só criar um centro comercial também, onde os moradores poderiam criar suas lojinhas kkk
Não é nada difícil fazer isso, tipo um mercadão.
Se vc criar predios populares pode ter lojas em baixo anexo ao ptedio ou criar rua com lojas salas escritorios
@@isabelaferreira5245 sim so o estado poder público ter vontade de fazer e a populacao precisa cobrar pq melhora a vida da favela e de todos
Boa tarde,
Muito legal esse planejamento, mas falando de custos, qual seria uma valor estimado para cada fase? (construir a moradia temporária - deslocar as pessoas para outro local - construir o conjunto habitacional).
Seria um valor alto na casa dos bilhões para restruturar todas as favelas do Brasil, mas o sistema gasta muito mais com mau gerenciamento e também para manter presídios.
Seria um investimento para o futuro e talvez um dos com melhor retorno também.
Fundo eleitoral de 6 bilhões de reais. Se pegarmos o dinheiro de 4 eleições nós conseguiríamos urbanizar quase todas as favelas do Brasil
Gostaria de saber desse senhor a opinião dele sobre a Cidade de Deus, e sobre Cingapura em SP. Pois são o mesmo tipo de projeto.
Leovegildo Lins Junior. Comparar a ideia do professor com políticas públicas mal feitas por políticos como Maluf e ignorância da sua parte
Tenho uma opiniao, as favelas dos morros ficam em bairros nobres cujo m2 é dos mais caros do continente, se nao for juridicamente ilegal, a questao de propriedade (nao sei como isso funciona), mas voce poderia comprar do proprietario de cada barraco a partir da base do morro, casa por casa e reformar a casa trasnformando em quartos para alugar para hospedes turistas ou moradores de maior poder de compra, vc vai removendo os mais pobres para bairros mais afastados porem para habitaçoes melhores, e vai reurbanizando os morros transformando em lugar de classe media pra cima, de abrigo para turistas, outra opção seria o governo construir bairros populares na periferia, com apartamentos bons e com certo espaço e conforto e aos poucos iria oferecendo em troca do barraco para cada familia, e os barracos trocados seriam demolidos e a area cercada e plantada vegetação ali, assim recuperando pouco a pouco a condição de reserva natural dos morros, isso custa caro, custa, mas o governo federal por exemplo gasta 20 bilhoes com verbas publicitarias, propagandas do governo e estatais, caixa, correios, etc, se gastasse so 10 bi poderiam ter uma verba enorme para desfavelizar o brasil e construir grandes nucleos habitacionais com infra estrutura toral , seguranca e transporte com chegada de linhas de trem ou metros, e so questao de vontade politica, senao é so construir uma muralha gigante em frente o morro e esconder a realidade, o que mais gostam de fazer, dinheiro na mao de politico é para superfluo, copa do mundo, olimpiada, propaganda, armas militares, obras sem finalizar, alem de urbanizar o rio e tirar a imagem negativa das favelas vc transportaria o pessoal do trafico e das balas perdidas para regioes mais afastadas, garantindo seguranca para o turista, e um aumento substancial dos visitantes todo ano, recuperando quem sabe o investimento em algumas decadas, estranho ninguem pensar nisso, sera que interessa manter o trafico e a violencia como esta, pra quem interessaria?
@Anonimato Sim, em casa de ferreiro o espeto é de pau, temos tudo aqui pra resolver o problema mas na hora de gastar o dinheiro as prioridades sao outras, propaganda oficial (por ano algo como 15 ou 20 bi) do governo federal, copa do mundo com estadios contruidos pelo estado, em cima da hora para dar carater de urgencia e valendo 3 vezes o custo que teria em paises como alemanha onde a mao de obra é muito mais cara, outro dia vi uma declaracao de um famoso economista argentino que dizia "nao se pode dar dinheiro nas maos dos politicos pq eles tem as maos porosas", uma verdade absoluta, eles preferem construir uma estrada ligando nada a lugar nenhum no extremo norte do pais que fazer um investimento na melhoria de vida onde a populçacao realmente se concentra e vive todos os dias, nao acredito que diminuiria o trafico mas sim a violencia urbana, pois o trafico e alimentado pela demanda, e a demanda quem faz é a classe media alta e ricos, se vc prende um traficante aparece outro, so com conscientizacao dos jovens e punicao severa aos pais e usuarios de droga conseguiremos um dia diminuir o consumo e trafico, no entanto o uso de drogas proibidas e so a ponta do iceberg de um problema muito maior, o desejo e prazer em experimentar alivios ou sensaçoes de bem estar e talvez as drogas legalizadas sejam muito mais usadas sem necessidade que as proibidas, os farmacos, e ainda o alcool, que ao contrario do cigarro, a cada dia ganha mais prestigio e adoração, pese a todos os efeitos indesejaveis no corpo humano, mas é um vicio que esta muito enraizado em todo o mundo por diversos fatores culturais e tradiçoes.
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo a respeito da desfavelização, trazendo dignidade para os moradores e o ressurgimento da mata atlântica.
Excelente.
Eu acredito que as pessoas que morão nas favelas, elas moram la por não ter condições financeiras de estarem em um lugar melhor, as favelas se tonarão um refugio do crime onde as iniciativas publicas e privadas não chegam e quem sofre com isso é o trabalhador que luta para sustentar seu filho, mas como mudar todo este senário ? ao meu ver acredito que as favelas deverão passar por um grande projeto de urbanização onde seria feito de inicio um levantamento de moradias, quantas famílias ali abitam, apos este estudo o poder publico juntamente com iniciativas privadas começariam um estudo técnico como mapeamento levantamento topográfico da areá, feitas estas analises com os dados colhidos o governo faria uma manejo das pessoas para um outro local para poder fazer as grandes obras de infraestrutura urbana construindo casas escolas, postos de saudê, base da policia sub prefeituras, etc. A iniciativa privada as empresas fariam pequenas industrias de modo com que proporcionaria emprego para as pessoas, as áreas de alto declive no seu relevo seriam reflorestadas transformando áreas de preservação ou parques. esta e minha opinião
Muito bom esse projeto professor. Stella Castro de Manaus.
Professor eu pensaria de uma maneira mais simplista, criaria junto com os deputados estaduais (ou vereadores no caso da cidade do Rio de Janeiro) um projeto de lei que proíba edificações em áreas de cotas (morros) acima dos 20 metros de altitude, retiraria essas pessoas de lá e remanejava em bairros planejados onde seriam esses bairros? Aqui no Rio por incrível que pareça há enormes áreas completamente desocupadas que pertencem ao exército como em realengo ao lado da avenida Brasil tem ao todo 5km quadrados de extensão (+ou- 5 bairros do Leblon juntos!) em Santa Cruz tem ao todo 10km quadrados de terrenos vazios da força aérea, além de Guaratiba, bangu, paciência, campo grande e entre outros. Quanto aos morros desocupados poderia haver um processo de reflorestamento aumentando assim o compromisso com o meio ambiente e a beleza da nossa cidade.
Make America GREAT Again aí levaria o pobre pra longe do centro, em todas capitais do país existem centenas de imóveis vazios nos centros. O Estado pode adquirir esses imóveis e reformar e passar para essas pessoas
Mr Dirceu concordo, quanto a distância ela basicamente não existiria por que poderia-se levar a essas pessoas meios de transportes eficiente próximo às residências delas, criar um bairro planejado englobaria tudo transportes, lazer, economia local, educação, saneamento,etc... Seria um dos poucos e primeiro do século bairro popular planejado.
Make America GREAT Again sua ideia não é ruim... O problema é que não temos políticos que prestam...
@@voltapresidenteernestogeis9375 verdade outro dia tava passando pela vila militar/av brasil e tem terra p kct desabitada
Na minha percepção o problema para fazer isso em favelas como as do Rio - em sua maior parte dominadas pelo tráfico - não reside na operacionalização do processo, mas no controle imposto pelos traficantes à comunidade que lhes serve de proteção. Bastaria um bilhete do tráfico ameaçando o morador que saísse de casa para efeito da urbanização para que eles se negassem a ausentar-se temporariamente do local, e suas razões são óbvias. Não tenho dúvidas de que as prefeituras sabem o que precisariam fazer no que toca à engenharia, mas as implicações sociais das ações é que é o grande obstáculo. Enquanto o tráfico estiver presente exercendo esse poder de intimidação sobre as comunidades, nenhuma urbanização transformadora poderá ser feita.
Esse processo deve custar bilhões, (fazendo em todo o país) mais ficaria mais lindo o Brasil e o pessoal iria sair ganhando.e acho que iria ajudar muito a economia, com mais gente pagando impostos.
Muito bom o projeto. Achei bem plausível. O problema é que ele não ataca a origem da favela: falta de fiscalização. Se for implementado sem fiscalização, teremos a favelização do local construído e voltamos à estaca zero. Já vimos exemplos disso no Rio de Janeiro... O interesse de fazer tem que ser o mesmo de fiscalizar, o problema é que fiscalizar não dá votos, né?
EXCELENTE ESSA IDEIA, ESSA SOLUÇÃO DOS AGLOMERADOS SUBNORMAIS.
Um dia amigo, vamos ter orgulho de dizer que uma favela virou bairro e finalmente essas pessoas tem dignidade!
A ideia é boa, mas e quando os moradores não querem aceitar essa urbanização? Por exemplo alguém que mora muito tempo ali, e já tem uma casa um pouco melhor com mais espaço e cômodos ou mesmo comércios? Também alguns casos como o poder público iria lidar com os criminosos que poderiam aliciar os moradores a não aceitar essas mudanças ? Porquê eu noto que alguns países reurbanizados, tiveram urbanização por serem em alguns casos regimes onde o estado tinha quase poder total sobre a vida dos cidadãos, ou com leis mais firmes dando poder ao estado, mas não é o caso de nações como as nossas. Reurbanização seria a coisa mais ideal e digna para todo o país removendo e desnível social esse abismo.
Acredito que isso seria ótimo, entretanto, acho muito difícil que pessoas que morem em casas com 3/4 quartos( existem casas desses tamanhos em favelas) aceitem ir para apartamentos muito menores e sem a privacidade de uma casa. Claro que traz diversos benefícios, e seja realmente algo que tenha que ser pensado pelo governo, porém, também deve ocorrer a vontade da população em aceitar essa mudança.
Acho que reeorganizar não seria a melhor opciao e sim tirar todos as casas da li,e deixar a mata que era antes
Já fizerem isso aqui no Rio e não deu certo. Vila Kennedy e Vila Vintem tá ai de prova. Não tem como tirar os moradores de um lugar onde eles já estão acostumados e tem os seus empregos.
@@lucasneves3045 Por isso que o arquiteto indicou um hotel provisório próximo de onde estão
@@werleyro Então, o rapaz do comentário ele ja defendeu o contrário
Gentrificação sem deslocamento?
Sim, existem varias formas, o mais facil é construir bairros populares tipo cohab e transferir essas populacoes pra eles, outra é investir na propia favela e construiir casas melhores ou reformar o que ja tem, e temos projetos bons e baratos no brasil como o prosamin de manaus, coisa de 1o mundo que poderia ser feito no brasil todo por custos mais baixos, porem temos um problema cultural que atrapalha, no brasil o governo trata os mais pobres como coitadinhos e faz vista grossa pra muita coisas, por ex, tolera invasoes de terra, uso irregular da rede eletrica (gatos), nao tem cobranca de iptu, nem habitesse, nada, entao se vc da uma casa nova ou reforma a casa do favelado isso vai gerar um conflito de se cobrar ou nao a eletricidade, agua, o iptu, pois moradores de outros bairros simples que pagam tudo isso vao protestar, entao o favelado vai ficar numa encruzilhada entre ter uma casa melhor e confortavel, segura, mas ter que pagar essas despesas como agua, luz, iptu que nao pagava antes pois nem tem recursos sobrando pra isso, entao fica um problema pra ser analisado sobre a desfavelizacao, se vale a pena continuar como esta ou mudar pra melhor mas com um custo mensal pro morador.
Parabéns pela exposição de sua ideia certamente é exequível, solucionadora e prática.
Por favor professor pode colocar nesta página as FONTES das fotografias apresentadas e tb inserir alguma Referência Bibliográfica. obrigada
Tem um problema nisso, Murdoch. Eu percebi uma conotação de substituição muito forte no seu discurso. Eu pensava exatamente nesse passo-a-passo há alguns anos quando comecei a me debruçar nos problemas urbanos, mas adicionei vários asteriscos. Nem sempre a espacialidade das favelas é necessariamente ruim. Ruas pedonais, escala humana, uso misto e alta densidade de ocupação em áreas centrais são conceitos buscados no urbanismo atualmente simplesmente porque são muito positivos para a sociedade e isso as favelas oferecem. Obviamente é necessário melhorar o acesso dessa população aos serviços públicos e integrar o viário com o resto da cidade, o que muitas vezes significa abrir novas ruas, mas a escala e o equilíbrio do uso do solo (não confundir com cobertura de solo) oferecida pelos conjuntos habitacionais clássicos é com certeza pior que das favelas.
Pedro Geaquinto favela não é lugar de turismo nem de projeto social esquerdista
sinceramente nada é pior que a formatação das favelas...não existe nada pior.
Cale a boca!
Como um idoso sobe e desce o morro? E um deficiente físico? Como fazer para resgatar alguém com SAMU, ambulância, polícia ou bombeiros? Como pegar um condução? Como ter água encanada que não falta na torneira? Como ter rede de esgoto na favela? Como?
A estrutura da favela impede seus moradores de ter uma vida digna! Impede o setor público de chegar direito nesses lugares e impede os moradores de se sentirem parte do Brasil.
Esquerdistas...
@@isabelaferreira5245 olha a espeçialista
Projeto interessante; mas aí o governo tem que entrar junto com um processo educacional; que totalize a menor idade; seria interessante fazer um controle de natalidade; porque a favela cresce a cada semestre; novas famílias vão se formando e a favela não para de inchar
É possível e necessário 👍📚🏩🏡🏪🏦🚌💡🎯.Espalhe sua idéia, ela terá sucesso!
Cara genial penso do mesmo jeito se eu fosse presidente chamava as pessoas para um abrigo e depois demolir essa merda chamada favela mais algumas pessoas não iriam aceitar
Já pensei nisso já, moro em uma, recomendaria uma remoção pelo topo do morro um por um, realocando essas pessoas na casa de rua e removendo a favela do alto pra baixo em morros tá fácil, mas governo taça foda se não querem perder a modormia. Estou na luta pra cursar arquitetura e irei sair do Rio de janeiro estar insuportável viver nessa guerra.
Virei sua fan. 👏👏👏👏👏😍 e olha q isso eh raro em. N adimiro gente comum só por serem "famosos". Vou ti ajudar com esse projeto.
Claro que é possível, fazendo por etapas. Se o governo pensasse melhor nas pessoas, teria-mos um Brasil melhor!
O problema é que ninguém cobra e invés disso romantiza a pobreza e o tráfico
Eu tive uma ideia como essa, estava quase se tornando realidade. Hoje…
Especulação imobiliária. Sei que esses moradores não tem sequer escritura que os torne proprietários desses espaços. O que não falta no Brasil e no mundo, são empresas interessadas em espaços com vistas deslumbrantes, como são os morros do Rio de Janeiro! Essas áreas podem ser muito valorizadas principalmente por quem tem condições de pagar por elas! Quanto aos moradores atuais?? Verticalização das favelas em outros espaços. Sem isolamento! poderia ser em qualquer parte da cidade. Sem marginalização, para não causar esteriótipos! Com o tempo esses edifícios seriam também valorizados, e os moradores de posse de uma escritura, fariam o que bem entenderem! Adquiririam hábitos de integração e sociedade seria mais homogênea e menos desigual.
E verdade que o incêndio da favela da catacumba foi criminoso?
Idéia ótima e apoio totalmente
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
Isso já está sendo feito em São Paulo, aqui no Rio nem chegamos perto do ideal, a maioria das obras do PAC previstas não sairam do papel.
Um fator importante que inibe a urbanizacao de favelas e palafitas (estas predominam no norte do pais) é a cultura do pobre "coitadinho", o governo enfia a faca em quem pode pagar, enche de burocracia, a classe media é sufocada pelo governo em inmpostos e taxas, burocracias, como ipva, iptu, irpf, habitesse, alvaras, licenciamento de veiculos, docuementos e prazos para abrir firma, para contratar pessoas, etc, mas temos um brasil informal que funciona bem melhor, porem nao pagam nada pra sociedade, pra ajudar na arrecadacao fiscal, e entre eles os pobres, pobre é isento de tudo, tem carro velho que nao paga ipva, fica no transito puxando carroças e atrapalhando a trafego, e nem policia e agente de transito mexe com eles, pobre pode morar na calçada ate com moveis que recolhe nos lixos, pode invadir areas e construir barracos e morar, puxar eletricidade sem pagar, nao tem iptu, habitesse, vistorias, nada, é um mundo a parte, e por isso ficam isentos de varias obrigaçoes que a classe media nao escapa, e ai vem o problema, se vc da um casa bonitinha pro pobre e tira ele do barraco, vai haver pessao para cobranca de iptu, agua, luz, e tudo mais, entao isso vai pesar na renda do pobre que ainda vai ter que pagar aluguel ou prestacao dessa habitacao nova, isso gera uma dificuldade pro governo, pois se der a casa vai ter que manter privilegios que a maioria que tem casa tb nao os tem, o que o governo poderia criar, uma ideia, seria a moradia popular basica, onde morador, seja quem for, comprovando renda baixa, poderia alugar uma casinha basica construiida nos padroes de minimo conforto e espaço, e pagaria no max 10 ou 15% do salario minimo de aluguel, e com tarifas especiais de luz e agua, bem baixas, e ate zero se nao atingise um minimo de consumo mensal (isso so valeria para as moradias desse programa,), e ainda esse aluguel poderia ser como leasing, e depois de 30 anos de pagamento teria direito a propriedade, e se quisesse sair ou nao pudesse mais pagar, ultrapassando um prazo max de atraso nos pgtos, receberia de volta um % do que pagou de leasing, e sairia, mas a propriedade do imovel seria sempre do governo para evitar de um cidadao endividado vendesse ou hipotecasse o imovel e depois o mesmo cairia nas maos da faminta especulacao imobiliaria e seria revendida ou alugada pelas regras de mercado, por muito mais dinheiro, inviabilizando a ideia de imovel popular basico, porem existem experiencias no mundo todo e caberia ao governo por meio de suas instituiçoes buscar conhecimentos la fora, seja por universidades, fundaçoes, e empresas construtoras que participam de licitacoes
Tem um problema, existem casas na favela que são grandes, de 2 ou 3 pavimentos, essas pessoas não vão trocar por um apartamento de 54 metros quadrados. É um desafio
É tecnicamente interessante mas bem inocente de outros pontos de vista.
Muito bom
Com o Brasil em crise e dívidas vai ser difícil tirar isso do papel, isso custaria bilhões, mas não deixa de ser uma ótima idéia!
O Brasil gasta 0,0000 % do pib com habitacao
Gasta 0,24% do pib com saneamiento basico MAS gasta 48% do pib com juros para rentistas e bancos e amortizacao da divida
@@marryluciasouza9288 mesmo gastando esses 0,24% em saneamento básico 50% da população não tem acesso, são 100 milhões de pessoas, é muita gente, Brasil ainda é muito atrasado, infelizmente
@@eliascarreiro2214 mas vc acha que 0,24 % do PIB de 4 trilhões é muito??? Eu quis dizer que é pouco quando se compara o pib que dá metade aos bancos todo ano 48% 1,8 trilhões de reais
@@eliascarreiro2214 ve a saúde só gasta 3% do PIB o setor privado gasta 6% do PIB
Trabalho se gasta 1% do PIB mas gasta se 15% do PIB com partidos políticos juízes e toda máquina pública
@@marryluciasouza9288 não, acho pouco, oq eu quis dizer é que mesmo gastando isso é como se não gastasse, acho que agora deu pra entender
Se as casas fossem em estilo colonial ficaria lindo o rio de janeiro, como portugal e italia.
Hum não melhor não viu kkk
Prédios estilo clássico inglês seria melhor.
Isto é inviável financeiramente. O dinheiro que vai gastar seria muito mais bem aproveitado se indenizasse estes moradores para adquirir novas residências aonde eles desejassem. E no local construir ruas para oxigenar a vida das pessoas que vão ficar. Nestas favelas não chegam qualquer tipo de serviço e muito menos as forças policiais. Este projeto só vai ADENSAR mais ainda estas comunidades.
Solução tão simples, rápida e de custo não tão alto com pensamento, esmero e tecnologia, mas para os governos revela-se como utopia diante da bagunça e desorganização que toma conta da administração geral do país e suas cabeças egocêntricas.
Iniciativas inexistentes, orçamento público torrado com inutilidades, falta completa de senso de priorização e compromisso, visão do poder público como objeto de desenvolvimento e manutenção de carreira permanente, população conformada e sem visão do quê e a quem cobrar, violência e injustiça social se multiplicando como vírus ao ponto de bater na porta dos próprios políticos corruptos, egocêntricos ou ignorantes, mas que mesmo colhendo do que plantam não aprendem... Triste.
M. L. Por mais que o político queira melhorar a vida dessas pessoas sempre vai ter um "movimento social" querendo atrapalhar por aproveitamento político
Brasil tem q resolver essa situação não da Mais p empurrar com a barriga a favela faz o país ficar feio e a decadência da arquitetura urbana fora q não passa credibilidade aos investidores quem vem investir no pais
Dinheiro tem com certeza, o problema é que parte da população é acomodada, não cobra, se for fazer isso muitos serão contra, até mesmo os que se dizem defensores dos fracos e oprimidos.Fora que para os políticos manter pessoas na pobreza sem saneamento básico é garantia de voto.Então, quanto mais gente na inércia, melhor.Há muita glamourização dessas regiões degradadas, porque atrai gringo bobo pra tirar foto.É uma excelente ideia que foi exposta no vídeo.Seria lindo não só o Rio de Janeiro, mas outras cidades também com todas as favelas com moradias dignas, escolas e hospitais.
O Brasil é um país bizarro, sabemos que as nossas finanças estão no vermelho, mas por muitos anos torramos dinheiro público com festas, bobagens, folha de pagamento de funcionários enquanto poderíamos ter resolvido o problema de moradia e infraestrutura de nossas cidades. Agora é tarde, estamos com rumo à falência pública
Excelente aula
Sim,mas dar pra fazer isso nos morros?
Sim. Claro que com as devidas análises.
Sensacional. Sempre pensei neste tipo de projeto também 👌👏👏
Como o nobre Engenheiro colocou há "interesses" que impedem que a urbanização ocorra. Lendo alguns comentários vê-se em "colocar a culpa no governo". Mas qual? O solo do município é responsabilidade do prefeito. Ainda que o governo do estado ou federal tomem a frente, o ente municipal é que possui as ferramentas e a competência técnica de fazer tal coisa. De outro lado, temos os "interesses" ideológicos que na maioria das vezes tende a "manter" o status quo primitivo. Fazendo uma comparação com os nativos do território brasileiro, índios, é manter do jeito que eles se organizaram, sua cultura, seu modo de viver. Ou ainda, alguns irão me "cancelar" é um zoológico humano. Deixar as pessoas no seu habit natural, para se apreciada pelos gringos. Temos exemplos dessa urbanização que foram "prejudicadas" por esses interesses ideológicos de segreção. Quando se criou os bairros da Zona Oeste, Vila Kennedy é uma, grupos foram contra por "acharem" que se tratava de uma forma de se livrar das pessoas humildes que foram levadas para lá. Desativando uma "comunidade" na Zona Sul. Ainda temos o espaço hoje ocupado pela UERJ, que era uma "favela". Enfim, as comunidade, bairros que surgiram dessa tentativa de urbanização, foram se tornando Terra de Marlboro, que aos poucos foram dominadas pelos contraventores, contrabandistas, traficantes, etc, e hoje é uma terra desassistida do poder público. Há ainda exemplos de "urbanização" com prédiso de 4 andares, que infelizmente, culpa também dos moradores, se tornaram cortiço, e novamente tomadas pelo poder paralelo. Chegou-se a esse ponto pela "impotência" do Estado em agir, visto que grupos ideológicos impediam que por força de lei, se procurasse manter ou fazer que as coisas como no "asfalto". Agora restou a política de enfeitar pavão: Favela Bairro, teleféricos que não funcionam, etc e etc. As UPPs que tentaram "retomar" o território, hoje são vigias para o poder paralelo dominante, não se perturbado por outro de fora. O que também acontece em muitos bairros das Zonas Norte, Centro, Sul e Oeste, que possuem um "pacto" com as comunidades próximas. Ou seja, vocês do poder paralelo podem agir até aqui, e o poder policial do Estado não ultrapassa. E assim segue a regra, até quando um quebra, aí vem as tais operações, pessoas morrem, inocentes ou não; a mídia faz um show, o Judiciário e MP/DP seus quinze minutos de fama. O governo sai como o mau, e depois tudo volta um silêncio de cemintério.