Uma pena, quantas Saudades dessa época Mágica e Maravilhosa de minha infância, viagem muito nas décadas de 60 até fins de 80 pela Central do Brasil O maior crime que foi cometido por políticos corruptos e Bandidos
Sou ferroviario a 32 anos, meu pai era ferroviario, meus avós ferroviarios...Sei bem o que é esse sentimento,chegueo chorar tambem vendo este vídeo maravilhoso.
Talvez não. Talvez hoje ele veria que o que criou trouxe o bem estar, transporte de qualidade e histórias que marcaram gerações no Brasil. O que o transporte rodoviário como prioridade hoje traz? Caos, estresse e gerações marcadas por acidentes trágicos, insegurança e burocracia pra ir e vir. Ele fez um trabalho magnífico, que nunca será esquecido e, sem dúvida, muita gente tem orgulho dos resultados. Inclusive seus familiares.
Depois de 12 anos desta reportagem, estou assistindo agora, sempre gostei muito da ferrovia, Maria fumaça é um encanto, sou apaixonado nesta locomotiva, e a duas semanas iniciei o curso de maquinista, e é um mundo sensacional, a emoção que dar de ver um vídeo deste parece que é insuficiente, por mim ficava assistindo o dia todo sobre ferrovias! O professor disse no primeiro dia de aula, "declaro todos vocês casados com a ferrovia"
Lembro-me, ainda hoje, da emoção ao assistir esse programa. O Globo Repórter, é de longe, a atração mais interessante da emissora. Têm a habilidade de provocar sensações maravilhosas...mexe com a minha emoção.
Me lembro com grande saudades da primeira viagem que fiz à Aureliano Mourão M.G.na casa de minha vó Antônia morava ela minha tia Joaquina meus tios Sebastião e Zezé meu coração dói quando vejo esses filmes eu tinha 7 anos hoje 71 moro em Paulínia S.P.
Sou ferroviário a 19 anos, minha paixão, não tem uma agulha em minha casa que não tenha vindo da ferrovia, hoje fora do Brasil mais ainda trabalhando com ferrovia e passando os ensinamentos e conhecimento. Viva ferrovia!
Meu pai, meu tio, eles foram ferroviários. Viajei de trem a vapor, a diesel e elétrica. Viajei da Bahia a Sergipe, também São Paulo ao Rio de Janeiro. Vagão-restaurante, vagão-leito. Trem noturno, trem misto, trem de passageiros.
Ando de Maria fumaça e bom da fantasias penso nos Reis e barão e isso naquelas labuta constantes dos cidadoens enfim muitas histórias do nosso Brasil colonial fã MG PARABENS amei
Fiz duas vezes o trecho de São João Del Rey a Tiradentes na Maria Fumaça. Me emocionei ao ver a emoção dos antigos ferroviários e com a conclusão do documentário!
Infelizmente as pessoas hoje não dá a devia importância a história da ferrovia no nosso Brasil... Foi de grande importância para o desenvolvimento de muitas cidades ao longo do trecho...
Matéria fantástica, a rede globo poderia exibir novamente esta matéria, tenho certeza que milhões de brasileiros iriam se emocionar tanto quanto eu..grato.
Marsym , só que tem uma coisa , a Globo não diz porque o transporte ferroviário brasileiro foi desmantelado, parece que foi uma catástrofe natural , mas não foi não, sabe porque não falam , é poque os patrocinadores podem não gostar.
MOREI PROXIMO A UMA ESTAÇÃO DE TREM E SEMPRE QUE VIA O TREM,AINDA CRIANÇA, BATIA UMA NEUSTALGIA INEXPLICÁVEL...PORÉM NUNCA ANDEI DE TREM...ERA MEU SONHO! ATÉ HOJE SONHO COM ESSA HUMILDE ESTAÇÃO DE TREM QUE SE ACABOU COM O TEMPO...HOJE TENHO 39 ANOS!
Histórias reais e preciosas, infelizmente hoje o nosso país é assaltado, humilhado, desprezado, e abandonado por quem deveria lutar, trabalhar, e dar exemplo à toda sociedade. Brasil terra querida, de povo guerreiro e batalhador; ainda há esperança se seus filhos não se venderem por migalhas.
Que amor o casal do violão...Eu arrumei um paquera no trem ele Tava ouvindo dance kkk sonzao me deu Tchau e eu nem me mexi de vergonha quando ele desceu
Sou filha de ferroviário, meu pai trabalhou na RFFSA por 62 anos, foi homenageado por isso, mas que pena que não mencionaram tanto as ferrovias de MG .Ele começou a trabalhar com 12 anos e aposentou com 74 anos, chegou a chefe de estação em são joão del rei e depois foi para BH trabalhar no prédio da RFFSA.
Sou subrinha de um FERROVIÁRIO ERA MORADOR EM TRES LAGÔAS MATO GROSSO DO SUL .JA FALECIDO .DEIXOU MUITAS SAUDADES .NÓS MORAMOS EM PRES.VENCESLAU VIAJAVAMOSDE TREM QUE PASSAVA POR AQUI NA ESTAÇÃO E IAMO P PRES. EPITÁCIO .
É uma emoção muito grande ver,a historia contada,nas maquinas.Homens que deram todo seu amor ao trabalho,e ter o sonho de ver que hoje existe uma força inteiro,para que tudo aconteça,para que uma nova realidade apareça.
Sou filho de ex-ferroviário da antiga EFL (Estrada de Ferro Leopoldina) e já viajei pela EFVM de Vitória à Ipatinga em 1980. Queria comentar sobre a reportagem da viagem de B. Horizonte a Vitória onde o falou da chegado do trem na Grande Vitória. Falou em V. Velha onde na verdade é em Cariacica, bairro Jardim América.
parabéns a todos vocês que levaram tantos progressos a tantos lugares em nosso Brasil pena que muitos lugares tudo se acabou e só pesquisar em nosso aquirvo ferroviário abs a todos vocês
Jente nem sei o que dizer mas é muita emoção o trem fes parte de um terço da minha vida foi a melhor parte da minha existência amo as paralelas de aço obrigado globo valeu entrei na RFFSA em 75 e aposentei 95 me fizeram chorar de saudade obrigado abraço quando puder façam mais reportagem amei!!
Q aula! Q programa que eu amavaaa!! Moro em Belo Horizonte e já viajei de trem várias vezes! Pena q atualmente não tem mais como sentir o cheiro de mato😣janelas lacradas,, BANCOS SEGUNDA NÃO RECLINAM MAIS!!!!! MAS RECLINAVAM ANTES DE RENOVAR VAGÕES!!!! COMO ASSIM???? RETROCESSO??? LLÁ em Piabetá/ Magé dá p ver trilhos abandonados! Q pena!! Sérgio Chapelin icone ! Amava te ver! Profissionalismo sem os mimimi de hoje!!!! afffffff
*Eu tive a oportunidade e o prazer de viajar de trem de São Paulo para o Volta Renda e de Volta Redonda para São Paulo. Em 1964.* Euquias Silva 05/11/2023.
Nos anos 60 tínhamos restaurante no trem, viajávamos em família e amigos as cadeiras podíamos colocar as poltronas viradas de frente para facilitar o bate papo.
Eu amo o trem. que pena. As ruas do Rio de janeiro estão socadas de automóveis. Haja caos no trânsito. Se investissem no trem, seria um grande investimento no turismo. O Trem é o melhor transporte que tem. Espero que um dia esse sonho volte a ser realidade. Ilma Vieira
Saudades de minha infância e meus falecidos pais. A partir dos seis/sete anos, fazia duas viagens por ano, 340 km, ida e volta, entre Porto Velho (RO) e a Colônia do Iata, próxima a Guajará Mirim. Vinha estudar na capital e voltava pra colônia nas férias. Pena que acabaram com tudo nos governos militares pós 1964.
PARABENS 👍 👍!!!! EXCELENTE TRABALHO LINDA REPORTAGEM REDE GLOBO DE TELEVISÃO! TUDO AGORA É SÓ SAUDADES TRISTE LAMENTÁVEL DE UM PATRIMÔNIO JOGADO NOS LIXOS PAIS CHAMADO BRASIL, COM ESSES POLÍTICOS LARAPIOS SERÁ SEMPRE ASSIM NADA VAI MUDAR NÃO FIQUE SONHANDO
Quantas vezes eu não fui de ibitiuva a Viradouro com a maria fumaça, com meu finado pai. Essa linha ia de Bebedouro a Terra Roxa, e passava em Viradouro, essa linha foi desativada em 1967.Quantas saudade da Maria fumaça
Meu Deus que viajem,nestes 42 minutos...Que coisa mais linda..cada historia mais linda que a outra..Mas hoje o que nos restou foi um final muito triste,de viver em um pais que infelizmente eles so preservam o que lhes é bom para seus beneficios e,esquecem dos sonhos das outras pessoas,dos gostos das outras pessoas,e só pensam e si..!!!..Que viajem ver estas reportagem.,Mas eu ainda sonho de ver pelo menos parte disto voltar,que Deus possa nos ajudar e mudar os pensamentos,destes governantes e quem sabe nos da de volta este presente de termos os nosso trem de volta..eu viajei bastante embora tendo 47 anos,Mas viajei e gostava muito,Que Deus nos abençoe...!!!
Quantas vidas se perderam para desbravar e construir. Uma viagem pela história, para quem como eu é apaixonado por trem, principalmente o de passageiros. Quantas histórias, lirismo e poesia. Não é possível que tudo se acabe assim, sucateado, onde está a garra e o sentimento dos Brasileiros. A midia tem que divulgar mais, para que haja mais interesse das autoridades e população em geral e juntos reconstruir, restaurar um patrimônio que é de todos. Na minha região, existem mais de trinta tuneis, alguns cravados em Rocha que vai de Mairinque-SP até Santos, só falta o trem de passageiros para que mais brasileiros possam curtir e fomentar o turismo, também nessas paisagens maravilhosas da Serra do Mar em São Paulo. O sonho ainda não acabou!!
Eu já passei em frente a essa rotunda de Ribeirão Vermelho (23:13). Perto dela, existe uma ponte rodoferroviária, onde se o trem estiver passando, você tem que esperar, pra só depois você poder passar com o carro.
Jamais esquecerei a série/novela que passou em Portugal sobre a Maria Fumaça e os tempos agrestes desse enorme empreendimento, o que custou de vidas e de dificuldades a tão boa gente. Obrigada, Brasil, foi uma epopeia que mexe ainda com a nossa imaginação. Saudações fraternas.
Esse e o meu ponto fraco Maria fumaça eu amo coisas do futuro ferrovia os trem trás histórias dos cidadãos há tem muitas histórias dos trens eu conheço fa MG PARABENS amei
Meu pai foi ferroviário por mais de trinta anos hoje só ficou as saudades era a antiga Mogiana depois passou p Fepasa em 76 meu pai se aposentou E Em 78 foi morar com Deus !.Morávamos em Franca gostei muito da reportagem parabéns !
Aqui na minha cidade tinha uma estação e a ferrovia veio pra cá graças ao investidor Comendador Cardoso Moreira. Foi inaugurada por D. Pedro e a princesa Isabel. Uma pena que tenha se acabado. Ele conseguiu trazer uma parte da Leopoldina pra cá.
Adorei esta matéria. Neste dia estive visitando uma ferrovia, que me é um refúgio... e à noite quando cheguei em casa, passou essa matéria. Foi emocionante e nostálgico.
Linda matéria, emocionante de assistir, emocionante de ver os depoimentos de quem fez parte dessa historia, tantos casos, lendas e mistérios, tantas lembranças....
Vejo a reportagem e lembrei com saudades da minha infância, do quintal da casinha humilde da minha mãe bem próxima a linha ferroviária a linda Maria fumaça com seu apito inesquecível.
viajei com minha imaginação nas lembranças da minha infancia quando eu viajava muito no trem...o saudades daquele tempo aonde a gente via a vd passar de vagar pela janela de um trem...
Bom Dia ! E bastante emocionante ouvir e ver essa reportagem . Eu viajei de São Luiz MA. A Tereziná PI . De São Paulo ao Rio de Janeiro . E São Luiz MA. A Parauapebás Pá. ( Várias vezes e v e v. ). E lindo , maravilhoso . Noe Brito .
Sou filha de ferroviário,,,meu pai trabalhou na RFFSA,, não por mais de 40 anos foram mais de 60 anos,, saudades que não tem fim,,😭💔😭💔😭💔💔💔😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Que saudades sou filho e neto de ferroviário me lembro das viajem que nós fazíamos dê Itajuba Sul de minas aCruzeiro vale do Paraíba.Estado de São Paulo era treze horas de viagens
Investimentos na malha ferroviária e trens de passageiros reduziriam de maneira significativa os gastos com: • Pedágios • Combustíveis • Produtos petroquímicos • Autopeças • Frete • Seguro • Multas • Estacionamento • Passagens aéreas • Ônibus fretado • Pneus • Gastos em segurança como rastreadores via satélite ou escolta armada • Gastos operacionais e logísticos em virtude dos acidentes nas estradas. • Gastos com refeições, serviços, comércio e alimentação em geral. (Nas redes Graal e Frango Assado, o preço do quilo das refeições é R$ 75,00).
Que emoção em ssber que o Brasil já teve grandes histórias,e infelizmente nos dias atuais essas histórias nunca se repetirar por culpas de governos e etc...A tristeza em saber que eu nunca vou ter a chance de andar em um trem é muito triste.
Uma pena, quantas Saudades dessa época Mágica e Maravilhosa de minha infância, viagem muito nas décadas de 60 até fins de 80 pela Central do Brasil
O maior crime que foi cometido por políticos corruptos e Bandidos
Parabens.a.essa.Grande.Emisora.Por.essa.Reportagem.Rede.Globo.nota.1000.p.Brasil.
Essa reportagem é de grande importância.
Sou ferroviario a 32 anos, meu pai era ferroviario, meus avós ferroviarios...Sei bem o que é esse sentimento,chegueo chorar tambem vendo este vídeo maravilhoso.
Pobre Barão de Mauá, ficaria decepcionado se visse a forma com que o brasil trata o transporte ferroviário hoje.
João Paulo Rodrigues dos Santos
são uma piada esses governantes cabeça de bagre kkkkkk
Talvez não. Talvez hoje ele veria que o que criou trouxe o bem estar, transporte de qualidade e histórias que marcaram gerações no Brasil. O que o transporte rodoviário como prioridade hoje traz? Caos, estresse e gerações marcadas por acidentes trágicos, insegurança e burocracia pra ir e vir.
Ele fez um trabalho magnífico, que nunca será esquecido e, sem dúvida, muita gente tem orgulho dos resultados. Inclusive seus familiares.
Sem sombras de dúvidas!!!!
Ele o progresso, e os políticos a ganância e a corrupção.
A culpa foi da guerra das bitolas ,que causavam sérios entraves nas junções ,
Além do JK que priorizou o transporte rodoviário .
Nossa a fala do seu Luiz me emocionou 💔❤️
Eu também 😢 algo verdadeiro!
Depois de 12 anos desta reportagem, estou assistindo agora, sempre gostei muito da ferrovia, Maria fumaça é um encanto, sou apaixonado nesta locomotiva, e a duas semanas iniciei o curso de maquinista, e é um mundo sensacional, a emoção que dar de ver um vídeo deste parece que é insuficiente, por mim ficava assistindo o dia todo sobre ferrovias! O professor disse no primeiro dia de aula, "declaro todos vocês casados com a ferrovia"
Eu andei de trem não tinha transito a coisa mais importante do PAÍS HOJE ABANDONADO espero que entre um PRESIDENTE que possa reativa las
AMR.rj Viajei de trem desde os cinco anos e maravilhoso ! O mundo todo Conservam as Ferrovias !!
Lembro-me, ainda hoje, da emoção ao assistir esse programa. O Globo Repórter, é de longe, a atração mais interessante da emissora. Têm a habilidade de provocar sensações maravilhosas...mexe com a minha emoção.
Asistirgloboreporte
Como doi a lembrança do passado bom e distante
EU ASSISTINDO EM 2023 LINDO. SAUDADES. OBRIGADO.
a magia de viajar em um trem nao tem preço. nos leva a uma experiencia unica, magica, uma verdadeira viajem no tempo!
Me lembro com grande saudades da primeira viagem que fiz à Aureliano Mourão M.G.na casa de minha vó Antônia morava ela minha tia Joaquina meus tios Sebastião e Zezé meu coração dói quando vejo esses filmes eu tinha 7 anos hoje 71 moro em Paulínia S.P.
Tudo muito lindo só Deus pode dar tanta sabedoria au homem que ele mesmo criou .
Do curso de licenciatura em história fui direcionado a esse maravilhoso documentário
Sou ferroviário a 19 anos, minha paixão, não tem uma agulha em minha casa que não tenha vindo da ferrovia, hoje fora do Brasil mais ainda trabalhando com ferrovia e passando os ensinamentos e conhecimento. Viva ferrovia!
O TREM É O MELHOR TRANSPORTE. QUE EXISTE. SEGURO. CONFIÁVEL. E NOSTÁLGICO. É TUDO DE BOM. !!!
@@huandersongusmaodeoliveira3578 nah man ônibus comparado com trem n tem absolutamente nada de vantajoso
Meu pai, meu tio, eles foram ferroviários. Viajei de trem a vapor, a diesel e elétrica. Viajei da Bahia a Sergipe, também São Paulo ao Rio de Janeiro. Vagão-restaurante, vagão-leito. Trem noturno, trem misto, trem de passageiros.
Que reportagem bonita e sincera 😢 parabéns!
O maior brasileiro de todos barão de Mauá 👏👏👏
BOM dia. Á simplicidade DA RODOVIA É A MAIS RICA DE TUDO. QUE SAUDADE...
Ando de Maria fumaça e bom da fantasias penso nos Reis e barão e isso naquelas labuta constantes dos cidadoens enfim muitas histórias do nosso Brasil colonial fã MG PARABENS amei
Barão de Mauá, um brasileiro de verdade, empreendedor digno desse nome, apesar das dificuldades políticas, conseguiu oo seu intento.
As estações de trem muito me seduzem. Bate um saudosismo...
EM NOME DO POVO BRASILEIRO A COMPANHIA VALE VAI RESGATE A NOSSA 1FERROVIA DESTE IMENSO PAÍS EU TENHO FÉ.
Fiz duas vezes o trecho de São João Del Rey a Tiradentes na Maria Fumaça. Me emocionei ao ver a emoção dos antigos ferroviários e com a conclusão do documentário!
Lindo amei gratidão
🌹🌹🌹🌹🌹
Também faço parte dessa história, sou ex ferroviário, década de 70( RFFSA)
Infelizmente as pessoas hoje não dá a devia importância a história da ferrovia no nosso Brasil...
Foi de grande importância para o desenvolvimento de muitas cidades ao longo do trecho...
Eu sempre tive vontade de andar de trem mais nunca tive oportunidade 😞 mas estou amando ver essa reportagem
Matéria fantástica, a rede globo poderia exibir novamente esta matéria, tenho certeza que milhões de brasileiros iriam se emocionar tanto quanto eu..grato.
Marsym , só que tem uma coisa , a Globo não diz porque o transporte ferroviário brasileiro foi desmantelado, parece que foi uma catástrofe natural , mas não foi não, sabe porque não falam , é poque os patrocinadores podem não gostar.
Pois é..Globo quando quer faz o bem.mas ultimamente vemos apenas matéria tendenciosa por parte dela né amigo..
É só vir ver aqui!!! UA-cam é sensacional!
MOREI PROXIMO A UMA ESTAÇÃO DE TREM E SEMPRE QUE VIA O TREM,AINDA CRIANÇA, BATIA UMA NEUSTALGIA INEXPLICÁVEL...PORÉM NUNCA ANDEI DE TREM...ERA MEU SONHO! ATÉ HOJE SONHO COM ESSA HUMILDE ESTAÇÃO DE TREM QUE SE ACABOU COM O TEMPO...HOJE TENHO 39 ANOS!
Histórias reais e preciosas, infelizmente hoje o nosso país é assaltado, humilhado, desprezado, e abandonado por quem deveria lutar, trabalhar, e dar exemplo à toda sociedade. Brasil terra querida, de povo guerreiro e batalhador; ainda há esperança se seus filhos não se venderem por migalhas.
Que amor o casal do violão...Eu arrumei um paquera no trem ele Tava ouvindo dance kkk sonzao me deu Tchau e eu nem me mexi de vergonha quando ele desceu
Vim pela materia da UNINOVE no curso tecnologo em logistica
Sou filha de ferroviário, meu pai trabalhou na RFFSA por 62 anos, foi homenageado por isso, mas que pena que não mencionaram tanto as ferrovias de MG .Ele começou a trabalhar com 12 anos e aposentou com 74 anos, chegou a chefe de estação em são joão del rei e depois foi para BH trabalhar no prédio da RFFSA.
5
Porque não trazer de volta eu viajei de trem várias vezes e ótimo mas eles digo governantes não ta nem ai
Meu avo tambem era ferroviario.durante 35 anos ele gostava muito.
meu avo amado tambem era ferroviario,trabalhou 35 anos na ferrovia,ele era chefe de estaçao.
Muito bom
Meu filho tem 3 anos, ele ama trêns! Sempre estamos nos bairros de parelheiros e marsilac em São Paulo pra ver o trêm passar!
Linda a história dos antigos, o respeito vera tudo hj em dia , nós os velhos somos desprezados.
Sou subrinha de um FERROVIÁRIO ERA MORADOR EM TRES LAGÔAS MATO GROSSO DO SUL .JA FALECIDO .DEIXOU MUITAS SAUDADES .NÓS MORAMOS EM PRES.VENCESLAU VIAJAVAMOSDE TREM QUE PASSAVA POR AQUI NA ESTAÇÃO E IAMO P PRES. EPITÁCIO .
Quem está vendo esse vídeo em 2019 dá um like!!!
Nossa história
É de doer o coração quando vou em Mauá visitar a estação de Guia de Pacobaiba.
Alexandre Silva Oliveira
Já trabalhei em 1997de Magé até a estação onde cruzava para barão de Mauá
Uberlândia à Barra do Garças BR-365, conectando as bacias do São Francisco, Paraná e Araguaia ua-cam.com/video/S-cYvQ6cDMA/v-deo.html
Uberlândia à Barra do Garças BR-365, conectando as bacias do São Francisco, Paraná e Araguaia ua-cam.com/video/S-cYvQ6cDMA/v-deo.html
Bom dia andei muito meu pai trabalhava na ferrovia e eu morava perto da estação ferrovia tempos bons 😢
É uma emoção muito grande ver,a historia contada,nas maquinas.Homens que deram todo seu amor ao trabalho,e ter o sonho de ver que hoje existe uma força inteiro,para que tudo aconteça,para que uma nova realidade apareça.
Sou filho de ex-ferroviário da antiga EFL (Estrada de Ferro Leopoldina) e já viajei pela EFVM de Vitória à Ipatinga em 1980. Queria comentar sobre a reportagem da viagem de B. Horizonte a Vitória onde o falou da chegado do trem na Grande Vitória. Falou em V. Velha onde na verdade é em Cariacica, bairro Jardim América.
A historia ferroviaria do Brasil e linda, mas triste.
Reportagem muito bem feita, ainda mais por ter mostrado a importância do Barão de Mauá
Emocionante, quero com o tempo visitar todos os museus ferroviários do país
Já fiz a viagem de Bauru a Corumbá,e recentemente,de vila velha,a belo horizonte.
parabéns a todos vocês que levaram tantos progressos a tantos lugares em nosso Brasil pena que muitos lugares tudo se acabou e só pesquisar em nosso aquirvo ferroviário abs a todos vocês
Jente nem sei o que dizer mas é muita emoção o trem fes parte de um terço da minha vida foi a melhor parte da minha existência amo as paralelas de aço obrigado globo valeu entrei na RFFSA em 75 e aposentei 95 me fizeram chorar de saudade obrigado abraço quando puder façam mais reportagem amei!!
Tive o privilégio de viajar de Belém para Apeu eu tinha 6anos de vida, jamais esquecerei dessas viagens.
Q aula! Q programa que eu amavaaa!! Moro em Belo Horizonte e já viajei de trem várias vezes! Pena q atualmente não tem mais como sentir o cheiro de mato😣janelas lacradas,, BANCOS SEGUNDA NÃO RECLINAM MAIS!!!!! MAS RECLINAVAM ANTES DE RENOVAR VAGÕES!!!! COMO ASSIM???? RETROCESSO??? LLÁ em Piabetá/ Magé dá p ver trilhos abandonados! Q pena!! Sérgio Chapelin icone ! Amava te ver! Profissionalismo sem os mimimi de hoje!!!! afffffff
Lembrança boa dos meus tempos de serviço prestados à ferrovia.
*Eu tive a oportunidade e o prazer de viajar de trem de São Paulo para o Volta Renda e de Volta Redonda para São Paulo. Em 1964.* Euquias Silva 05/11/2023.
Coisas de Minas Gerais légal parabéns
Nos anos 60 tínhamos restaurante no trem, viajávamos em família e amigos as cadeiras podíamos colocar as poltronas viradas de frente para facilitar o bate papo.
Tão lindo td isso. parabéns a tds da produção, pena q td se perdeu - maldito dinheiro ,governantes etc
Eu amo o trem. que pena. As ruas do Rio de janeiro estão socadas de automóveis. Haja caos no trânsito. Se investissem no trem, seria um grande investimento no turismo. O Trem é o melhor transporte que tem. Espero que um dia esse sonho volte a ser realidade. Ilma Vieira
Gostaria que houvesse trem de viagem pelo Brasil. Seria tão bom! Chegaríamos mais rápido e conheceríamos melhor o nosso enorme país.
Sonho com o mesmo...
NOSTALGICO CARA
Saudades de minha infância e meus falecidos pais.
A partir dos seis/sete anos, fazia duas viagens por ano, 340 km, ida e volta, entre Porto Velho (RO) e a Colônia do Iata, próxima a Guajará Mirim.
Vinha estudar na capital e voltava pra colônia nas férias.
Pena que acabaram com tudo nos governos militares pós 1964.
Sou filha de ferroviário,, meu saudoso pai,, trabalhou por mais de 40 anos,, saudades 😭💔😭💔😭💔😭💔😭😭
PARABENS 👍 👍!!!! EXCELENTE TRABALHO LINDA REPORTAGEM REDE GLOBO DE TELEVISÃO! TUDO AGORA É SÓ SAUDADES TRISTE LAMENTÁVEL DE UM PATRIMÔNIO JOGADO NOS LIXOS PAIS CHAMADO BRASIL, COM ESSES POLÍTICOS LARAPIOS SERÁ SEMPRE ASSIM NADA VAI MUDAR NÃO FIQUE SONHANDO
Quantas vezes eu não fui de ibitiuva a Viradouro com a maria fumaça, com meu finado pai. Essa linha ia de Bebedouro a Terra Roxa, e passava em Viradouro, essa linha foi desativada em 1967.Quantas saudade da Maria fumaça
São muitas emoções ! ! ! !
Vocês tem nossa grande admiração, pois fazem parte de nossa história de Pátria e seu desenvolvimento.
Que lindo documentário,parabéns a todos.Jason/Goiânia GO.
Meu Deus que viajem,nestes 42 minutos...Que coisa mais linda..cada historia mais linda que a outra..Mas hoje o que nos restou foi um final muito triste,de viver em um pais que infelizmente eles so preservam o que lhes é bom para seus beneficios e,esquecem dos sonhos das outras pessoas,dos gostos das outras pessoas,e só pensam e si..!!!..Que viajem ver estas reportagem.,Mas eu ainda sonho de ver pelo menos parte disto voltar,que Deus possa nos ajudar e mudar os pensamentos,destes governantes e quem sabe nos da de volta este presente de termos os nosso trem de volta..eu viajei bastante embora tendo 47 anos,Mas viajei e gostava muito,Que Deus nos abençoe...!!!
Foi lindo e maravilhoso...que saudade..Limeira SP
Tenho saudades das viagens de trem minha primeira viagem de sp a Brasília seria bom se voltasse obrigado
Boa noite é muito bom mesmo!
Quantas vidas se perderam para desbravar e construir. Uma viagem pela história, para quem como eu é apaixonado por trem, principalmente o de passageiros. Quantas histórias, lirismo e poesia. Não é possível que tudo se acabe assim, sucateado, onde está a garra e o sentimento dos Brasileiros. A midia tem que divulgar mais, para que haja mais interesse das autoridades e população em geral e juntos reconstruir, restaurar um patrimônio que é de todos. Na minha região, existem mais de trinta tuneis, alguns cravados em Rocha que vai de Mairinque-SP até Santos, só falta o trem de passageiros para que mais brasileiros possam curtir e fomentar o turismo, também nessas paisagens maravilhosas da Serra do Mar em São Paulo. O sonho ainda não acabou!!
Eu me lembro do dia que assisti essa reportagem fiquei o dia todo esperando em 2012 , já fazem 12 anos como o tempo é implacável
Globo reporter unico programa asisto na rede Globo.
Uma das melhores matérias que já vi no Globo Reporter..
as melhores matérias são essas que mostram as ferrovias e a natureza .
Jorge Neto c n xzzss com.
Eu já passei em frente a essa rotunda de Ribeirão Vermelho (23:13). Perto dela, existe uma ponte rodoferroviária, onde se o trem estiver passando, você tem que esperar, pra só depois você poder passar com o carro.
O Brasil precisa de mais ferrovias!
Sou filho de rodoviário, meu pai era guarda chave Nassi no povoado de Rio do peixe entre Santa luz, e queimadas, hoje eu com 81 anos é só saudade
Jamais esquecerei a série/novela que passou em Portugal sobre a Maria Fumaça e os tempos agrestes desse enorme empreendimento, o que custou de vidas e de dificuldades a tão boa gente. Obrigada, Brasil, foi uma epopeia que mexe ainda com a nossa imaginação. Saudações fraternas.
COISAS belas e maravilhosa AGENTE nunca esquece como NOVELAS antigas e viagens de trem
Que nostálgico...belo documentário.
Esse e o meu ponto fraco Maria fumaça eu amo coisas do futuro ferrovia os trem trás histórias dos cidadãos há tem muitas histórias dos trens eu conheço fa MG PARABENS amei
Em 2021, assistindo essa magnífica reportagem, é de emocionar.
Meu pai foi ferroviário por mais de trinta anos hoje só ficou as saudades era a antiga Mogiana depois passou p Fepasa em 76 meu pai se aposentou E Em 78 foi morar com Deus !.Morávamos em Franca gostei muito da reportagem parabéns !
Excepcional documentário 👏👏👏👏
Emocionante cada reportagem e essa foi especial
Aqui na minha cidade tinha uma estação e a ferrovia veio pra cá graças ao investidor Comendador Cardoso Moreira. Foi inaugurada por D. Pedro e a princesa Isabel. Uma pena que tenha se acabado. Ele conseguiu trazer uma parte da Leopoldina pra cá.
Adorei esta matéria. Neste dia estive visitando uma ferrovia, que me é um refúgio... e à noite quando cheguei em casa, passou essa matéria. Foi emocionante e nostálgico.
Atençâo senhores passageiros proxima estaçâo.nossa senhora de sion.ltanhaém
Maravilha globo repórter
Gostei dos trocatrilhos que usaram no documentário!
Linda matéria, emocionante de assistir, emocionante de ver os depoimentos de quem fez parte dessa historia, tantos casos, lendas e mistérios, tantas lembranças....
Na minha opinião, este foi o melhor Globo Repórter que já assisti.
Tempo Bom , sinto saudades
GUE SOLDADE NOS NOSSOS CORACA
Vejo a reportagem e lembrei com saudades da minha infância, do quintal da casinha humilde da minha mãe bem próxima a linha ferroviária a linda Maria fumaça com seu apito inesquecível.
viajei com minha imaginação nas lembranças da minha infancia quando eu viajava muito no trem...o saudades daquele tempo aonde a gente via a vd passar de vagar pela janela de um trem...
Bom Dia ! E bastante emocionante ouvir e ver essa reportagem . Eu viajei de São Luiz MA. A Tereziná PI . De São Paulo ao Rio de Janeiro . E São Luiz MA. A Parauapebás Pá. ( Várias vezes e v e v. ). E lindo , maravilhoso . Noe Brito .
Que bela reportagem.
Sou filha de ferroviário,,,meu pai trabalhou na RFFSA,, não por mais de 40 anos foram mais de 60 anos,, saudades que não tem fim,,😭💔😭💔😭💔💔💔😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Amei esse programa saudades
Todos precisamos retomar os trilhos para que nos trilhos possamos cruzar nosso País de norte a sul de leste a oeste. O turismo agradece.
Apaixonado por ferrovias mais um inscrito.
Que saudades sou filho e neto de ferroviário me lembro das viajem que nós fazíamos dê Itajuba Sul de minas aCruzeiro vale do Paraíba.Estado de São Paulo era treze horas de viagens
Investimentos na malha ferroviária e trens de passageiros reduziriam de maneira significativa os gastos com:
• Pedágios
• Combustíveis
• Produtos petroquímicos
• Autopeças
• Frete
• Seguro
• Multas
• Estacionamento
• Passagens aéreas
• Ônibus fretado
• Pneus
• Gastos em segurança como rastreadores via satélite ou escolta armada
• Gastos operacionais e logísticos em virtude dos acidentes nas estradas.
• Gastos com refeições, serviços, comércio e alimentação em geral. (Nas redes Graal e Frango Assado, o preço do quilo das refeições é R$ 75,00).
Bom mesmo esta reportagem sobre as redes ferroviárias do nosso país.....
Que emoção em ssber que o Brasil já teve grandes histórias,e infelizmente nos dias atuais essas histórias nunca se repetirar por culpas de governos e etc...A tristeza em saber que eu nunca vou ter a chance de andar em um trem é muito triste.