Boa tarde.. professor uns dos vídeos mais interessante que eu já vi. Tem mais um escrito no seu canal. Tenho uma pergunta. Eu já vir alguns produtores retirar as pendões a parte masculina da planta. E como fica a polinização nesse caso?
Se tirar todos antes da liberação do pólen, faltará pólen para formar os grãos e a lavoura dará só sabugo. Mas se ficarem uns 10% de plantas com pendões, bem distribuídos na lavoura, já é suficiente para polinizar toda a lavoura. Um pendão de tamanho médio produz mais ou menos 25.000.000 de grãos de pólen.
Nesse caso é plantado cinco linhas de um tipo de milho e uma de outra , onde se retira os pensões das cinco linhas e por isso que a outra faz a polinização
Boa noite Professor, gostaria de saber se posso fazer o cruzamento de um milho transgênico com um não transgênico, e quais seriam as possíveis desvantagens que poderiam vir a ocorrer? Grato,
Olá Jeovah!!! Esse cruzamento pode ser feito sim. Não vejo desvantagens nisso . O que vai ocorrer é que apenas 50% das plantas resultantes serão transgênicas. Se o transgene for para resistência à lagarta apenas metade das plantas resultantes serão resistentes. Se o transgene for para resistência ao glifosato, também apenas 50% das plantas resultantes serão resistentes.
Bom dia Marcio!! A partir do momento que os estilo-estigmas (cabelos) estiverem com pelo menos uns 5 cm de comprimento. Geralmente a gente observa um "tufo" de estigmas dentro do saquinho plástico. a partir daí até o momento que começarem a perder o vigor, geralmente começarem a escurecer.
Bom dia Marcio!! A gente se orienta pelo tamanho dos estigmas. Procuramos polinizar quando os estigmas estão bem emergidos, com pelo menos uns 6 cm de comprimento. Quando tem uma massa razoável de estigmas dentro do saquinho de proteção.
Professor, qual é o período fértil do milho? De forma que eu possa escalonar a semeadura de cultivares diferentes sem que haja o cruzamento entre elas?
Olá Sandro!!!! Em média as cultivares mais precoces florescem em torno de 58 dias após semeadura e as mais tardias (raras hoje em dia) com 70 dias. Podemos considerar uma média de 65 dias após semeadura. O período de polinização dura entre 15 e 20 dias. Para isolar duas cultivares de modo seguro, como você pretende, de modo que não se cruzem, você precisa semear as duas com 25 dias de diferença. Esse isolamento também pode ser feito no espaço, com pelo menos 300 metros de distância. Caso haja uma barreira como árvores ou pomar de frutíferas por exemplo essa distância pode ser reduzida para 100 metros. Nesses caso a semeadura pode ser até no mesmo dia.
Bom dia Edgar!!! Entendi que quer saber quanto tempo leva para emissão do pendão. Esse tempo varia em função de cada tipo de milho e também em função da temperatura. Temos milho precoces, semiprecoces e mais tardios. Na safra de verão, aqui na região de Ilha Solteira (bem quente) a média é de 55 dias após a semeadura para os precoces e mais ou menos 65 para os tardios. Em média geral a gente considera 60 dias após a semeadura. Na segunda safra isso aumenta mais ou menos uns 4 dias.
Olá Marcos!! Nos híbridos modernos a polinização ocorre após a emissão da décima segunda/décima quarta folha, dependendo do híbrido, quando então o pendão é emitido e os estilo-estigmas (cabelos) da espigas também. Então as anteras do pendão começam abrir e liberar o pólen. Em milho variedade (não híbrido) podemos ter mais folhas e ser diferente. O tempo é variável para cada híbrido (depende do genótipo) e cada região (depende da temperatura). Temos híbridos em que a polinização ocorre com 58 dias após semeadura, nas regiões e épocas mais quentes, e variedades em que isso vai ocorrer com 75/80 dias.
Pulverizar glifosato logo depois de sair o cabelo da espiga, o milho se for plantado novamente ele fica 100 % resistente aô glifosato ?, desde ja muito obrigado.
Caro Fábio!!! Isso não acontece. Para resistência ao glifosato precisa criar uma planta transgênica com um gene para isso. A simples pulverização não consegue fazer isso.
Bom dia!!! Se você procurar por sementes de milho doce no google, encontrará várias firmas que comercializam. Umas em pequenas quantidades e outras em quantidades maiores. As principais são: Topseed Premium, Agranda Sementes, Feltrin Sementes e Seminis. Como é uma cultura "especial" as sementes não são encontradas facilmente no mercado, precisando de contato com as firmas para aquisição de sementes em maior quantidade.
Bom dia Gilson!!! Isso não é feito nas lavouras comerciais, onde a polinização precisa ser natural. Isso é feito nas universidades, institutos e estações de pesquisa que criam as novas cultivares de milho. Os cruzamentos dirigidos e autofecundações são para identificar boas cultivares para depois produzir grandes quantidades de sementes para o agricultor. Reforçando: Na lavoura comercial a polinização manual não funciona.
Bom dia Wesley!! Com o milho nessa idade, se foram apenas as pontas, provavelmente não atingiu o ponto de crescimento. Então o milho vai se recuperar. Ainda tem muita folha para emergir. Claro que terá alguma influencia negativa na produção, mas ele se recupera nessa fase. Como já se passaram duas semanas já dá para ver se as plantas emitiram novas folhas. Caso isso não tenha acontecido, significa que o ponto de crescimento foi atingido e aí nada poderá ser feito, pois as as plantas pastadas não irão produzir.
Olá Anderson!! Na verdade o grande segredo do milho híbrido é esse. Sempre que polinizamos um tipo de milho com outro tipo diferente e semeamos a semente cruzada, as plantas originadas vão produzir mais que a média dos tipos cruzados e, muitas vezes mais que o melhor tipo cruzado. Para você ter uma ideia os pais de um híbrido moderno que produz 9 toneladas por hectare (por exemplo) produzem no máximo 4 toneladas por hectare. Isso se chama heterose ou vigor híbrido. Mas para manter esse bom desempenho tem que sempre cruzar e semear o cruzamento e nem sempre todos os cruzamentos darão uma grande diferença assim. Por isso deve ser feito sempre por pessoas especializadas no assunto.
4 роки тому+1
Professor onde posso encontrar esse saco de papel para fechar as espigas? Estou em São Paulo Capital, muito obrigado.
Eu costumo comprar de duas firmas. Em Birigui tem a Canta Claro Ind Emb Plast Serv Gráficos LTDA (Telefone 18 3654-1000. Tenho o contato: Wesley Melles (18-99783-4008). No paraná tem a Facepel Embalagens Ltda (Telefone 43-3341-8314). Em Ribeirão preto também tem uma firma mas não tenho o contato. Mas qualquer firma que fabrique embalagens de papel kraft pode fazer isso. Precisa ser bem especificado: Sacos de papel kraft pardo, gramatura 70 ou 80, 40x44 (mais ou menos isso), com cola especial anti-umidade. Sem essa cola de um dia para o outro os sacos abrem.
4 роки тому
@@joaoantoniodacostaandrade5996 muito obrigado pela ajuda abs e sucesso.
4 роки тому
@@joaoantoniodacostaandrade5996 ah professor e o plástico que tipo é? E onde posso encontrar? Tenho variedades diferentes de milho e quero fazer a multiplicação e renovação das sementes em uma área pequena pra depois levar pra uma área maior. Essa técnica é ideal pra esse tipo de proposta a de plantar vários tipos de milho juntos e conseguir ter sementes diversas. Muito obrigado mais uma vez pela aula.
@ Os saquinhos de plástico não tem muito segredo. Podem ser encontrados em qualquer comércio de embalagens. A medida ideal é em torno de 8 x 20 cm. O plástico não pode ser muito fino para não rasgar com facilidade. Também precisa fazer um teste se ele abre com facilidade. Já tive problemas com saquinhos que eram difíceis de abrir.
4 роки тому
@@joaoantoniodacostaandrade5996 mais uma vez obrigado professor, abs.
Se o pólen tocar apenas um dos cabelos da boneca toda a espiga produzirá? Pesquisei e ninguém explica o que faz com que algumas espigas tem menos grãos que outras
Não. Tem que haver pelo menos o toque de um pólen para cada cabelo. Cada cabelo que não não for tocado por pólen gera uma falha. Se apenas um cabelo for tocado por pólen, a espiga terá apenas um grão. Vale lembrar que na ponda da espiga às vezes a polinização ocorre normalmente, mas os grãos não se formam devido ao não enchimento dos mesmos por outros fatores ambientais com deficiência nutritiva, falta de água, etc......
Caro Cleovanio!!! Como é dito no vídeo ele é voltado para estudantes de agronomia e melhoristas. Para outras pessoas vale mais como curiosidade. Para o agricultor essa prática nada interessa. É uma prática usada pelos melhoristas de milho para obter cultivares mais produtivas. Para fazer o milho híbrido, que o agricultor compra a semente, o processo é bem trabalhoso e a polinização manual é essencial para isso.
Olá!!! Para o pesquisador que está em busca da descoberta de melhores milhos para o agricultor isso é usado. Para o agricultor isso não tem mesmo sentido. Para o agricultor a polinização tem que ser sempre natural.
Olá!! Como explicado no início do vídeo, isso é para estudantes e pesquisadores que estão em busca de novos tipos de milho para a agricultura. Na lavoura do agricultor a polinização é sempre natural.
Que interessante!as maravilhas de Deus dando inteligência para o homem do campo nos trazer o alimento.parabéns.
Parabéns Prof. João Antônio, didático e excelente explicações!
Abraço.
Professor João, sempre muito didático. Uma verdadeira aula de polinização do milho !
Que espetáculo...parabéns
Excelente explicação professor. Muito didático, parabéns!
Aula perfeita!
Video muito bom, explicação muito boa mesmo. Vou fazer um plantação de milho este ano e espero dar certo.
Ótimo vídeo!
Parabéns João pelas explicações sobre polinização do milho.
Excelente trabalho, tava precisando desse conteúdo para aplicar em um projeto de plantio irrigado.
Parabéns meu amigo muito legal
Boa tarde.. professor uns dos vídeos mais interessante que eu já vi. Tem mais um escrito no seu canal. Tenho uma pergunta. Eu já vir alguns produtores retirar as pendões a parte masculina da planta. E como fica a polinização nesse caso?
Se tirar todos antes da liberação do pólen, faltará pólen para formar os grãos e a lavoura dará só sabugo. Mas se ficarem uns 10% de plantas com pendões, bem distribuídos na lavoura, já é suficiente para polinizar toda a lavoura. Um pendão de tamanho médio produz mais ou menos 25.000.000 de grãos de pólen.
Nesse caso é plantado cinco linhas de um tipo de milho e uma de outra , onde se retira os pensões das cinco linhas e por isso que a outra faz a polinização
🇧🇷👉🏼👏👏👏👏👏
Aqui quem faz isso e Deus ,e tem espiga de milho com mais de 1.500 caros.
Boa seu José. Ninguém consegue superar o nosso criador no que ele faz. Eu tenho interesse nesse seu milho com 1500 grãos por espiga.
👏👏👏👏👏👏👏👏
A fecundação da mesma planta mantém o potencial produtivo?
Não. Se semear a semente após a autofecundação, a lavoura o rendimento será pior.
Boa noite Professor, gostaria de saber se posso fazer o cruzamento de um milho transgênico com um não transgênico, e quais seriam as possíveis desvantagens que poderiam vir a ocorrer?
Grato,
Olá Jeovah!!! Esse cruzamento pode ser feito sim. Não vejo desvantagens nisso . O que vai ocorrer é que apenas 50% das plantas resultantes serão transgênicas. Se o transgene for para resistência à lagarta apenas metade das plantas resultantes serão resistentes. Se o transgene for para resistência ao glifosato, também apenas 50% das plantas resultantes serão resistentes.
Na nossa terra nos fomos obrigados a fazer isto
Legal
Fabuloso Professor! Uma dúvida ficou, qual o estágio mais indicado de desenvolvimento da boneca para ser introduzido o pólen?
Bom dia Marcio!! A partir do momento que os estilo-estigmas (cabelos) estiverem com pelo menos uns 5 cm de comprimento. Geralmente a gente observa um "tufo" de estigmas dentro do saquinho plástico. a partir daí até o momento que começarem a perder o vigor, geralmente começarem a escurecer.
@@joaoantoniodacostaandrade5996 Grato!
Bom dia Marcio!! A gente se orienta pelo tamanho dos estigmas. Procuramos polinizar quando os estigmas estão bem emergidos, com pelo menos uns 6 cm de comprimento. Quando tem uma massa razoável de estigmas dentro do saquinho de proteção.
Professor, qual é o período fértil do milho?
De forma que eu possa escalonar a semeadura de cultivares diferentes sem que haja o cruzamento entre elas?
Olá Sandro!!!!
Em média as cultivares mais precoces florescem em torno de 58 dias após semeadura e as mais tardias (raras hoje em dia) com 70 dias. Podemos considerar uma média de 65 dias após semeadura. O período de polinização dura entre 15 e 20 dias. Para isolar duas cultivares de modo seguro, como você pretende, de modo que não se cruzem, você precisa semear as duas com 25 dias de diferença.
Esse isolamento também pode ser feito no espaço, com pelo menos 300 metros de distância. Caso haja uma barreira como árvores ou pomar de frutíferas por exemplo essa distância pode ser reduzida para 100 metros. Nesses caso a semeadura pode ser até no mesmo dia.
@@joaoantoniodacostaandrade5996 muito obrigado pela resposta. Me ajudou muito!
Com quantos dias depois de plantar depois de nascer o pendão
Bom dia Edgar!!! Entendi que quer saber quanto tempo leva para emissão do pendão. Esse tempo varia em função de cada tipo de milho e também em função da temperatura. Temos milho precoces, semiprecoces e mais tardios. Na safra de verão, aqui na região de Ilha Solteira (bem quente) a média é de 55 dias após a semeadura para os precoces e mais ou menos 65 para os tardios. Em média geral a gente considera 60 dias após a semeadura. Na segunda safra isso aumenta mais ou menos uns 4 dias.
Isso e pra criar varidade nova de semente
alguem sabe me dizer qual fase ocorre a polinizacao do milho
Olá Marcos!! Nos híbridos modernos a polinização ocorre após a emissão da décima segunda/décima quarta folha, dependendo do híbrido, quando então o pendão é emitido e os estilo-estigmas (cabelos) da espigas também. Então as anteras do pendão começam abrir e liberar o pólen. Em milho variedade (não híbrido) podemos ter mais folhas e ser diferente. O tempo é variável para cada híbrido (depende do genótipo) e cada região (depende da temperatura). Temos híbridos em que a polinização ocorre com 58 dias após semeadura, nas regiões e épocas mais quentes, e variedades em que isso vai ocorrer com 75/80 dias.
Pulverizar glifosato logo depois de sair o cabelo da espiga, o milho se for plantado novamente ele fica 100 % resistente aô glifosato ?, desde ja muito obrigado.
Não
Caro Fábio!!! Isso não acontece. Para resistência ao glifosato precisa criar uma planta transgênica com um gene para isso. A simples pulverização não consegue fazer isso.
Onde encontro semente de MILHO DOCE para plantar??? Não quero milho 🌽 normal não.... Alguém responde
Bom dia!!! Se você procurar por sementes de milho doce no google, encontrará várias firmas que comercializam. Umas em pequenas quantidades e outras em quantidades maiores. As principais são: Topseed Premium, Agranda Sementes, Feltrin Sementes e Seminis. Como é uma cultura "especial" as sementes não são encontradas facilmente no mercado, precisando de contato com as firmas para aquisição de sementes em maior quantidade.
Em um lavoura gd, como fazer isso? É feito em todos os pés de milho?😮😂
Bom dia Gilson!!! Isso não é feito nas lavouras comerciais, onde a polinização precisa ser natural. Isso é feito nas universidades, institutos e estações de pesquisa que criam as novas cultivares de milho. Os cruzamentos dirigidos e autofecundações são para identificar boas cultivares para depois produzir grandes quantidades de sementes para o agricultor. Reforçando: Na lavoura comercial a polinização manual não funciona.
Uma vaca entrou na minha roça de milho e comeu as pontas o que posso fazer pra não perder a lavoura e ela produzir! Milho tá com 40 dias
Bom dia Wesley!! Com o milho nessa idade, se foram apenas as pontas, provavelmente não atingiu o ponto de crescimento. Então o milho vai se recuperar. Ainda tem muita folha para emergir. Claro que terá alguma influencia negativa na produção, mas ele se recupera nessa fase. Como já se passaram duas semanas já dá para ver se as plantas emitiram novas folhas. Caso isso não tenha acontecido, significa que o ponto de crescimento foi atingido e aí nada poderá ser feito, pois as as plantas pastadas não irão produzir.
DÁ PRA POLINIZAR DOIS OU MAIS TIPOS MILHO PRA OBTER UM MILHO QUE PRODUZ MAIS GRÃOS
Olá Anderson!! Na verdade o grande segredo do milho híbrido é esse. Sempre que polinizamos um tipo de milho com outro tipo diferente e semeamos a semente cruzada, as plantas originadas vão produzir mais que a média dos tipos cruzados e, muitas vezes mais que o melhor tipo cruzado. Para você ter uma ideia os pais de um híbrido moderno que produz 9 toneladas por hectare (por exemplo) produzem no máximo 4 toneladas por hectare. Isso se chama heterose ou vigor híbrido. Mas para manter esse bom desempenho tem que sempre cruzar e semear o cruzamento e nem sempre todos os cruzamentos darão uma grande diferença assim. Por isso deve ser feito sempre por pessoas especializadas no assunto.
Professor onde posso encontrar esse saco de papel para fechar as espigas? Estou em São Paulo Capital, muito obrigado.
Eu costumo comprar de duas firmas. Em Birigui tem a Canta Claro Ind Emb Plast Serv Gráficos LTDA (Telefone 18 3654-1000. Tenho o contato: Wesley Melles (18-99783-4008). No paraná tem a Facepel Embalagens Ltda
(Telefone 43-3341-8314). Em Ribeirão preto também tem uma firma mas não tenho o contato. Mas qualquer firma que fabrique embalagens de papel kraft pode fazer isso. Precisa ser bem especificado: Sacos de papel kraft pardo, gramatura 70 ou 80, 40x44 (mais ou menos isso), com cola especial anti-umidade. Sem essa cola de um dia para o outro os sacos abrem.
@@joaoantoniodacostaandrade5996 muito obrigado pela ajuda abs e sucesso.
@@joaoantoniodacostaandrade5996 ah professor e o plástico que tipo é? E onde posso encontrar? Tenho variedades diferentes de milho e quero fazer a multiplicação e renovação das sementes em uma área pequena pra depois levar pra uma área maior. Essa técnica é ideal pra esse tipo de proposta a de plantar vários tipos de milho juntos e conseguir ter sementes diversas. Muito obrigado mais uma vez pela aula.
@ Os saquinhos de plástico não tem muito segredo. Podem ser encontrados em qualquer comércio de embalagens. A medida ideal é em torno de 8 x 20 cm. O plástico não pode ser muito fino para não rasgar com facilidade. Também precisa fazer um teste se ele abre com facilidade. Já tive problemas com saquinhos que eram difíceis de abrir.
@@joaoantoniodacostaandrade5996 mais uma vez obrigado professor, abs.
Agora entendi porque quando não venta muito o milho quase não da mada
Se o pólen tocar apenas um dos cabelos da boneca toda a espiga produzirá? Pesquisei e ninguém explica o que faz com que algumas espigas tem menos grãos que outras
Não. Tem que haver pelo menos o toque de um pólen para cada cabelo. Cada cabelo que não não for tocado por pólen gera uma falha. Se apenas um cabelo for tocado por pólen, a espiga terá apenas um grão. Vale lembrar que na ponda da espiga às vezes a polinização ocorre normalmente, mas os grãos não se formam devido ao não enchimento dos mesmos por outros fatores ambientais com deficiência nutritiva, falta de água, etc......
O bom é q quase não da trabalho se e loKo e o custo q essa roça vai sair e será q o produtor terá esses tempo todo
Só lembrando...... Polinização manual é feita apenas pelo melhorista. Na lavoura do agricultor a polinização é natural mesmo.
Muito interessante poderia ter estudado agrônomia
Jesus Cristo
Q viabilidade tem isso?
Caro Cleovanio!!! Como é dito no vídeo ele é voltado para estudantes de agronomia e melhoristas. Para outras pessoas vale mais como curiosidade. Para o agricultor essa prática nada interessa. É uma prática usada pelos melhoristas de milho para obter cultivares mais produtivas. Para fazer o milho híbrido, que o agricultor compra a semente, o processo é bem trabalhoso e a polinização manual é essencial para isso.
Vídeo sem fundamentos positivos, já que a polinização manual foi um fracasso
Olá!!! Para o pesquisador que está em busca da descoberta de melhores milhos para o agricultor isso é usado. Para o agricultor isso não tem mesmo sentido. Para o agricultor a polinização tem que ser sempre natural.
Eu acho é graça de tanta idiotice kķkkk quem diabos vai fazer um serviço desse em uma grande plantação 🤦♂️
Olá!! Como explicado no início do vídeo, isso é para estudantes e pesquisadores que estão em busca de novos tipos de milho para a agricultura. Na lavoura do agricultor a polinização é sempre natural.