Melhor explicação que eu encontrei. É muito dura a vida de músico que quer ser "autodidata" e não quer pagar nada. heheheh edit: vou ter que salvar em playlist para assistir várias vezes.
Cara, que demais. Suas aulas/tutoriais são muito fáceis de entender. Esse compasso 15/16 me lembra muito as experiências do Frank Zappa usando sequencer nos anos 80. Tô pirando aqui em casa.
ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM QUE ENSINA COMO ENTENDER E DESCOBRIR O ANDAMENTO DO COMPASSO!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 JA ESTAVA DESISTINDO DE PROCURAR UM VIDEO SOBRE O ASSUNTO!!! MUITO OBRIGADO E PARABÉNS!!!!!
o 9/8 deveria ser considerado irregular, pq as figuras rítmicas seguem a lógica de sempre multiplicar/dividir por 2: 4= semibreve, 2= mínima 1= semínima, 1/2= colcheia... trazendo isso pros compassos, vc pode dizer que 6/8 é um ternário composto pq 3/4 x2 = 6/8, mas 6/8 x2 = 12/16... então se o 9/8 pode ser considerado ternário composto o 15/16 também poderia? já q 15 é divisível por 3 assim como 9.
Show de bola ou melhor de aula explicação muito boa até hoje não entendia nada sobre compassos alternados e hoje pude buscar entender muito bom mesmo tá salvo na play list e vou passar pro papel pra estudar muito obrigado .
otimo conteudo, não consigo achar muito videos sobre esse tema de 13/16 ou 15/16, me ajudou demais esse video, muito obrigado pelo conteúdo. parabéns, vlw
Voltei aqui e preciso de uma ajuda. Qual daw tem a possibilidade de usar mais de um compasso ao mesmo tempo ? Porque na maioria quando um compasso é definido não dá para alternar ele com outros. No celular, eu sei que tem o app maestro que permite uma escrita musical com mais liberdade, mas para PC pode indicar algum ?
Excelente didática irmão! Parabéns pelo conteúdo relevante ensinado de forma prática e objetiva. Uma pergunta... Onde consigo um material como livro abordando esse assunto?
Muito obrigado! Infelizmente livros sobre teoria musical são extremamente raros em livrarias, o caminho é procurar na internet mesmo. Eu diria que as principais referências no que se refere a ritmo são Bohumil e Gramani, mas é uma abordagem mais prática do que teórica. Abraço
Professor me ajuda....qe pulso coloco no metronomo(seminima....seminima pontuada....colheia 1e ou subdivisão ternaria )vendo daki as palmas e solfejo numérico consegui tocar na caixa clara o peters...me deparei com duas peças(a dúvida é o metronomo.(5/8) indica um metronomo com estes compassos.
Obrigado Cezar, estou procurando a tempos o porquê usar compassos diferentes e vc mem mostrou que a acentuação é um dos motivos. Saberia me dizer se existem outras razões e motivos para usar compasso "X" ou "Y"?
Porque usar compassos diferentes? Eu perguntaria, porque usar sempre os mesmos? Hahahah De fato, as acentuações são o que determinam padrões rítmicos diferentes, e cabe ao músico buscar uma riqueza nesse aspecto ou não. Obrigado pelo comentário, Lucas!
@@cezartortorelliAcho que não me expressei bem. Eu gostaria de entender quais são as caracteristicas que os compassos mudam na música. Acentuação é um dos motivos . Existem outros? Eu estou tentando entender o impacto dos compassos na produçào de musica. Exemplo: O que consigo com um 4/4 que não consigo com um 3/8 ou 12/8 ou 5/4 e etc...
@@Lucas-SoJesusSalva Cada compasso tem suas possibilidades de métrica. Quando tu usa um compasso diferente tu busca por essas possibilidades, e o que faz toda a magia acontecer são as acentuações diferentes. Poderia falar sobre as peculiaridades de cada compasso e as possibilidades com cada um deles, mas seria um assunto muito extenso pra comentar aqui. Te sugiro testar diferentes combinações de compassos e diferentes métricas dentro deles, aos poucos tu vai entendendo o "feeling" de cada compasso. Abraço!
@@cezartortorelli Obrigado Cezar, era justamente isso que estava procurando. Se me permite fazer outra pergunta, existe alguma razão pela qual a maioria das danças de salão são dançadas em compassos quaternários?
7/4 - Money (Pink Floyd), Spoonman (Soundgarden) e Them Bones (Alice in Chains). 5/4 - 15 Step (Radiohead), 5/4 (Gorillaz) e o tema de Missão Impossível. 11/4 - Right in Two (Tool).
ai mano eu não consegui entender muito bem, to tentando samplear uma musica do Frank Ricotti- Luker, vi que ela esta em 5 batidas por compasso só que eu tento fazer igual tu explica ai em cima, mas mesmo assim não vai... não sei se estou fazendo a contagem rapido de mais.... tentei fazer essa de 5/8 ai. a musica é meio lenta saca, se quiser da uma olhada nela e me da uma explicação breve tu vai ser o Brabo!!
E aí mano! Dei uma escutada nesse som, e ele está em 5/4. A contagem é lenta mesmo, com a subdivisão 3+2. Ou seja, os tempos 1 e 4 são acentuados. Espero ter ajudado. Abraço
Ótima explicação. Porém usando somente as figuras rítmicas cheias do compasso (ex.: 7 notas num compasso 7/x) e compassos repetidos fica "fácil". O bicho pega mesmo quando se subdivide ou tem notas mais longas e frase misturada com outros compassos (ex.: Ao invés de 7 colcheias termos semicolcheias, colcheias e mínimas, e 4/4 + 7/8, aí é foda, vc tá contando 1e2e3e4 e quando entra o 7/8 é como se fosse um 3,5/4. Vários 7/8 com 7 notas até vaio dífícil é quando ele se mete no 4/4, que é o mais acontece.).
Verdade Rodrigo! Nesse vídeo usei exemplos bem claros e simples porque é um vídeo didático, mas da pra complicar muito! Misturar diferentes compassos, inserir pausas, usar notas de diferentes durações, quiálteras, poliritmias, e por aí vai. Obrigado pelo comentário.
Assiste também meu vídeo sobre compassos simples e compostos!
ua-cam.com/video/k3xxa3CF_Z4/v-deo.html
Vendo em 2024, muito boas suas dicas. Obrigado pelo vídeo. Parabéns pela didática.
Melhor explicação que eu encontrei. É muito dura a vida de músico que quer ser "autodidata" e não quer pagar nada. heheheh
edit: vou ter que salvar em playlist para assistir várias vezes.
Fico feliz que tenha te ajudado, Mario!
Cara, que demais.
Suas aulas/tutoriais são muito fáceis de entender.
Esse compasso 15/16 me lembra muito as experiências do Frank Zappa usando sequencer nos anos 80.
Tô pirando aqui em casa.
ua-cam.com/video/Q2hBr1GqhyE/v-deo.html
Continue por aqui nesta rede, pois assim, me sentirei motivado a continuar meus estudos. Valeu!
ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM QUE ENSINA COMO ENTENDER E DESCOBRIR O ANDAMENTO DO COMPASSO!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
JA ESTAVA DESISTINDO DE PROCURAR UM VIDEO SOBRE O ASSUNTO!!! MUITO OBRIGADO E PARABÉNS!!!!!
Obrigado, Marcel!
tem que sentiiiiiiiiiiiiiir ogrooooooooooooove
Mano que explicação!!! DEMAIS ESSA AULA!
Muito bom, muito obrigado pela aula Deus te abençoe sempre 🙏🏻🙌🙏🏻🙌
Explicação incrível, sem palavras.
Obrigado, Jonatas!!
Ele cantarolando e cantando o 15/16 já vem o som de metal progressivo na mente 😂😂 sensacional
Repetindo 200 vezes pra entender kkkk
Clareou minha mente
Que doidera,
Muito bom!!!
E como fica o acompanhamento com metrônomo nestes compassos?
O metrônomo continua constante?
Vc ensina muito bem! eu não estava conseguindo entender muito bem em alguns outros videos do yt, mas o seu foi esclarecedor. obrigado!!
parabéns, super didático.. gostei
o 9/8 deveria ser considerado irregular, pq as figuras rítmicas seguem a lógica de sempre multiplicar/dividir por 2:
4= semibreve, 2= mínima
1= semínima, 1/2= colcheia...
trazendo isso pros compassos, vc pode dizer que 6/8 é um ternário composto pq 3/4 x2 = 6/8, mas 6/8 x2 = 12/16...
então se o 9/8 pode ser considerado ternário composto o 15/16 também poderia? já q 15 é divisível por 3 assim como 9.
Excelente , excelente , excelente . . . Nunca vi explicação melhor ! Parabéns !
Valeu Luiz! Um abraço
Sensacional. Acabaram minhas dúvidas. Valeu cara. De modo claro e direto. Isso é que didática. Parabéns e obrigado.
Obrigado! Feliz em te ajudar. Abraço
Ai sim . excelente professor.
Ótima aula, parabéns
Obrigado irmão pela informação
show mano
Seu conteudo é excelente, não conhecia e tô compartilhando pra geral, abraço!
Muito obrigado!!! Abraço!
' esses exemplos com música me lembraram de jogos antigos como final fantasy mystic quest
melhor explicação que já até hoje, acho que finalmente entendi. muito obrigado
Bom saber que te ajudei! Abraço!
Muito legal e bem explicado o conteúdo ; principalmente as acentuações do 5/4 e 7/4
Show de bola ou melhor de aula explicação muito boa até hoje não entendia nada sobre compassos alternados e hoje pude buscar entender muito bom mesmo tá salvo na play list e vou passar pro papel pra estudar muito obrigado .
Maravilha!! Bom saber que te ajudei, bons estudos! Abraço!
Topp!!
PERFEITO esse vídeo!! O melhor e mais completo sobre isso no UA-cam!!
Muito foda mano! Q riiicooo!
Muito bom
Obrigada e parabéns pela explicação!
você e perfeito
Excelente explicação, finalmente começo a entender esses compassos. 👍
Bom saber que te ajudei, Valéria! Abraço!
otimo conteudo, não consigo achar muito videos sobre esse tema de 13/16 ou 15/16, me ajudou demais esse video, muito obrigado pelo conteúdo. parabéns, vlw
Muito obrigado Davi! Abraço!
Que massa cara muito boa explicação parabéns que Deus te abençoe !
Obrigado!! Abraço!
Parabéns!
Namoral esse vídeo me ajudou e muito
Fico feliz, Gilberto!
muito obrigado!
MUITO bom! merece likes e seguidores
Muito obrigado Roberto!
Que vídeo sensacional! Parabéns!
Ótima aula com dicas espetaculares.
Valeu Marcos!
Explicação incrível 👋
Valeu!!
MUITO MUITO MUITO obrigado por esse vídeo!
Que bom que gostou! Obrigado pelo comentário
Cezar? Como dissecar 13/16 do Master of Puppets do Metallica?
A música tema do Missão Impossível, é um 5/4, ou um 10/16? (ou nenhum dos dois)
Muito bom, parabéns pelo vídeo!
Valeu Daniel!
Simples , objetivo e direto ! Legal !
Obrigado!
Parabéns muito bom e educativo.
Obrigado!
Parabéns pelo trabalho, explicação top...
Cara, sua explicação é muito boa.
Muito obrigado!
Bah!!!🤪🎵🤪🎶🤪
😊😊😊
Outro lugar onde se encontra muito esse tipo de compasso é na música tradicional búlgara.
Gostei e a diminutas?
Sensacional, gostei muito!!! Muito obrigado fera, like e inscrito.
Fico feliz que tenha gostado! Obrigado!
Muito bem, agora faça um vídeo sobre semifusa. Ficaremos no agurado kkkk
Foi paid'égua! Faça uma lista com músicas que tenham esses compassos para que tenhamos uma referência, por favor.
Boa idéia!
deu 1 nó ...kkkk
tenho q studar muuuuito
Voltei aqui e preciso de uma ajuda.
Qual daw tem a possibilidade de usar mais de um compasso ao mesmo tempo ?
Porque na maioria quando um compasso é definido não dá para alternar ele com outros.
No celular, eu sei que tem o app maestro que permite uma escrita musical com mais liberdade, mas para PC pode indicar algum ?
Excelente didática irmão! Parabéns pelo conteúdo relevante ensinado de forma prática e objetiva.
Uma pergunta...
Onde consigo um material como livro abordando esse assunto?
Muito obrigado!
Infelizmente livros sobre teoria musical são extremamente raros em livrarias, o caminho é procurar na internet mesmo. Eu diria que as principais referências no que se refere a ritmo são Bohumil e Gramani, mas é uma abordagem mais prática do que teórica.
Abraço
mano, o violão do começo da musica "Silent Lucidity" faz um compasso estranho, consegue me ajudar a desvendar qual é?
Cara da pra mandar o link das músicas sem bateria pra eu praticar?
Muito bom, eu estava procurando algo exatamente assim e é difícil encontrar! Obrigado.
Valeu, Cristiano!
💞
Professor me ajuda....qe pulso coloco no metronomo(seminima....seminima pontuada....colheia 1e ou subdivisão ternaria )vendo daki as palmas e solfejo numérico consegui tocar na caixa clara o peters...me deparei com duas peças(a dúvida é o metronomo.(5/8) indica um metronomo com estes compassos.
Obrigado Cezar, estou procurando a tempos o porquê usar compassos diferentes e vc mem mostrou que a acentuação é um dos motivos.
Saberia me dizer se existem outras razões e motivos para usar compasso "X" ou "Y"?
Porque usar compassos diferentes? Eu perguntaria, porque usar sempre os mesmos? Hahahah
De fato, as acentuações são o que determinam padrões rítmicos diferentes, e cabe ao músico buscar uma riqueza nesse aspecto ou não.
Obrigado pelo comentário, Lucas!
@@cezartortorelliAcho que não me expressei bem.
Eu gostaria de entender quais são as caracteristicas que os compassos mudam na música. Acentuação é um dos motivos . Existem outros?
Eu estou tentando entender o impacto dos compassos na produçào de musica.
Exemplo: O que consigo com um 4/4 que não consigo com um 3/8 ou 12/8 ou 5/4 e etc...
@@Lucas-SoJesusSalva Cada compasso tem suas possibilidades de métrica. Quando tu usa um compasso diferente tu busca por essas possibilidades, e o que faz toda a magia acontecer são as acentuações diferentes.
Poderia falar sobre as peculiaridades de cada compasso e as possibilidades com cada um deles, mas seria um assunto muito extenso pra comentar aqui. Te sugiro testar diferentes combinações de compassos e diferentes métricas dentro deles, aos poucos tu vai entendendo o "feeling" de cada compasso.
Abraço!
@@cezartortorelli Obrigado Cezar, era justamente isso que estava procurando.
Se me permite fazer outra pergunta, existe alguma razão pela qual a maioria das danças de salão são dançadas em compassos quaternários?
ok. minha cabeça explodiu
Hahahahahahaha
O primeiro exemplo me lembro a música do anime nanatsu no taizai!.
Muito
Poderia dar exemplo de músicas tocadas: 7 / 4 , 5/ 4, 11/4 , ?
7/4 - Money (Pink Floyd), Spoonman (Soundgarden) e Them Bones (Alice in Chains).
5/4 - 15 Step (Radiohead), 5/4 (Gorillaz) e o tema de Missão Impossível.
11/4 - Right in Two (Tool).
Como ficaria o 17/16 ?
A execução depende do andamento , que pode ser mais devagar ou mais rápido, ou todos seguem o mesmo padrão ? Aguardo retorno .
O andamento interfere sim na velocidade de execução, mas os padrões de subdivisão seguem os mesmos.
@@cezartortorelli obrigado .
ai mano eu não consegui entender muito bem, to tentando samplear uma musica do Frank Ricotti- Luker, vi que ela esta em 5 batidas por compasso só que eu tento fazer igual tu explica ai em cima, mas mesmo assim não vai... não sei se estou fazendo a contagem rapido de mais.... tentei fazer essa de 5/8 ai. a musica é meio lenta saca, se quiser da uma olhada nela e me da uma explicação breve tu vai ser o Brabo!!
E aí mano! Dei uma escutada nesse som, e ele está em 5/4. A contagem é lenta mesmo, com a subdivisão 3+2. Ou seja, os tempos 1 e 4 são acentuados. Espero ter ajudado. Abraço
No compasso 7/4 não pode ser também compreendido como 4/4 + 3/4 ?
Claro! No fundo é a mesma coisa que o 2 + 2 + 3.
@@cezartortorelli
Mais um inscrito...👏🏻👏🏻👏🏻
@@wellingtonamoteoriamusical3972 Valeu, Wellington!
Difícil demais mais quero aprender
Eu até daria like, mas está perfeitamente em 666 kk
Cara suas músicas são expressivas demais
Hahahahah mas agora já passou do 666, pode dar o like kkkk
Valeu!!
@@cezartortorelli fui eu que dei o like 667 kakakaka
Ótima explicação. Porém usando somente as figuras rítmicas cheias do compasso (ex.: 7 notas num compasso 7/x) e compassos repetidos fica "fácil". O bicho pega mesmo quando se subdivide ou tem notas mais longas e frase misturada com outros compassos (ex.: Ao invés de 7 colcheias termos semicolcheias, colcheias e mínimas, e 4/4 + 7/8, aí é foda, vc tá contando 1e2e3e4 e quando entra o 7/8 é como se fosse um 3,5/4. Vários 7/8 com 7 notas até vaio dífícil é quando ele se mete no 4/4, que é o mais acontece.).
Verdade Rodrigo! Nesse vídeo usei exemplos bem claros e simples porque é um vídeo didático, mas da pra complicar muito! Misturar diferentes compassos, inserir pausas, usar notas de diferentes durações, quiálteras, poliritmias, e por aí vai. Obrigado pelo comentário.
Porque 7/16 está mais rápido, o 16 continua representando 1 beat?
Ai meu cérebro...
Suas músicas autorais parecem a mistura exata do jazz com a música progressiva.
Muito obrigado Thiago!!