Mudanças climáticas: Variação do albedo devido a aerossóis e modificações na superfície terrestre.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 лис 2024

КОМЕНТАРІ •

  • @robertocorreaandrade1576
    @robertocorreaandrade1576 Рік тому

    Então "suspeito" (apenas suspeito) que na Amazônia de modo geral, por ser um lugar de muitas chuvas, a constância das nuvens naquela região contribuiriam para refletir os raios solares?
    Pelo que já vi de matas fechadas, as folhas das árvores situam-se no topo dessas árvores e não ao seu redor. Quando há o desmatamento para introdução de pastagens, não planta-se capins rasteiros mas gramíneas com alto volume de folhagens que estarão se formando e fechando o solo nu em apenas alguns meses e que, pela densidade de plantio, poderíamos ficar na dúvida se esse volume de folhas não seria pouco inferior, igual ou mesmo superior ao volume de folhas produzidas pelas árvores. Não conheço a região para saber se o clima de lá mantém essas pastagens viçosas em todas as estações do ano.
    Se o esterco produzido pelos rebanhos produzem o metano, as folhas caídas nas florestas tropicais também não o produzem?
    Se nas mais altas camadas da atmosfera o ar é rarefeito, como o dióxido de carbono que é mais pesado que o ar, mantêm-se lá provocando o efeito estufa?
    Conforme a tabela que você mostrou num outro vídeo, se representássemos a porcentagem de gases num "toldo" de 1 m² recoberto de pastilhas de 1 dm², o dióxido de carbono e o metano representariam juntos manchas de 3,5 mm² em cada pastilha! Como, numa densidade dessa, esses gases conseguem reter a irradiação (que deixa entrar, mas não deixa sair) ainda mais o ar sendo rarefeito?

    • @quintadoprofessorbarbosa341
      @quintadoprofessorbarbosa341  Рік тому

      1 - A Amazônia tem 2 períodos distintos : um chuvoso e outro seco; com isso, a cobertura de nuvens no período seco não é tão expressiva.
      2 - Sim, há produção de metano por decomposição de vegetação.
      3 - O dióxido de carbono (CO2) tem maior peso molecular (44,01) que o ar (28,97). Ele tem mais massa. Contudo, a atmosfera tem um perfil de composição de gases que diminuem proporcionalmente à medida que a altitude aumenta. Nas camadas mais baixas o ar tem maior massa específica (mais "denso"); assim, em condições sem correntes convectivas e advectivas, não há movimentação.
      4 - Mesmo com essas baixas concentrações há o efeito estufa. Lembre-se do item 3 anterior.