Entenda o Depoimento Especial
Вставка
- Опубліковано 17 січ 2025
- Você já pensou em como as crianças são ouvidas nos Tribunais?
Até o início dos anos 2000, não havia qualquer questionamento ou crítica em relação a como esses depoimentos aconteciam; então as crianças eram ouvidas da mesma forma que adultos.
A partir da publicação da Dra Veleda Dobke no ano de 2001 e da iniciativa do Dr. Daltoe Cesar que então trabalhava como Juiz da Infância e Juventude na Comarca de Porto Alegre, uma nova forma de ouvir as crianças e adolescentes foi iniciada.
Inicialmente, a experiência foi chamada Depoimento sem dano, mas este nome foi bastante criticado. Em 2010, o Conselho Nacional de Justiça recomendou a oitiva de crianças a partir de Depoimento Especial, e em 2017, foi publicada a lei 13.431 que tornou o DE procedimento padrão.
Entenda melhor o DE no nosso vídeo!
=====================================
▶️ Depoimento Especial e Escuta Especializada
• Depoimento Especial e ...
▶️ 5 princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes
• 5 princípios da escuta...
=====================================
🔔 Faça parte do Telegram do @canalproteja
t.me/canalproteja
=====================================
❤️️ Baixe agora GRATUITAMENTE nossa cartilha: Proteção de Crianças e Adolescentes: Uma cartilha para adultos
www.canalprote...
=====================================
➡️️ Este é o Canal Proteja, aqui falamos sobre diversos temas relacionados à infância e juventude. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Siga a gente nas redes sociais:
/ canalproteja
/ canalproteja
Ótimo vídeo! Muito esclarecedor! Parabéns!
Excelente!
muito esclarecedor
muito bom
Já ambientados na sala de Depoimento Especial, enquanto os operadores do Direito (Magistrado, Promotor, Advogado de Defesa e Acusado) encontravam-se na Sala de Audiência, Maria do Carmo, Pedagoga responsável pela tomada deste procedimento, apresenta-se para João Carlos (6 anos de idade) e diz que ali eles irão falar sobre o abuso sexual que esta criança foi exposta e que para isso a conversa entre eles irá acontecer de forma que ela fará várias perguntas e ele deverá responder todas estas, para que as informações sejam esclarecidas. Então a referida entrevistadora começa a perguntar "Me conte como o sr. Carlos Alberto mexeu com você?", logo em seguida a criança responde que não sabe o que é mexeu e a entrevistadora prossegue perguntando, "então me fale como foi que ele abusou sexualmente de você?", a criança então responde que o sr. Carlos Alberto abusou dele em casa, quando então a entrevistadora prossegue questionando "que dia e aproximadamente que horas isso aconteceu?".
inacreditável!!!! essas perguntas formuladas pela entrevistadora são sugestivas e de vies confirmatório, violando o protocolo brasileiro de entrevista forense, que é o protocolo que rege o depoimento especial no brasil
A entrevistadora ao declarar que o Sr " abusou ou mexeu" c a criança pode acionar as falsas memórias da criança, induzindo a mesma ao erro .
Por gentileza, como funciona o depoimento com a psicóloga forense.
Nesse vídeo está explicado!
Dra, minhas netas sofreram abuso do pai e na época uma tinha 5 e a outra 2 anos no ano de 2020 elas me contaram.
A entrevista com a psicóloga forense foi feita em maio de 2023 e a psicóloga disse que elas não apresentam traços de terem sido abusadas e ela acha que elas não precisam da escuta especial. Mas, eu tenho muitas provas e gravações delas. E agora?
O Depoimento especial é ótimo para favorecer o alienador a pessoa que esta manipulando a criança a mentir.