Meu amigo, muito obrigado mesmo. O meu eletricista me vendeu um peixe estragado dizendo que esse T no meu DDR era pra resetar o disjuntor toda vez que ele desarmasse, muito obrigado mesmo. Amanhã vou lá na obra textar.
+José roberto Nogueira olha recomendo para material de estudo os fascículos da revista Setor Elétrico, veja: www.mundodaeletrica.com.br/todos-os-fasciculos-da-revista-o-setor-eletrico-de-2006-a-2014/
Os dispositivos DR são muito inovadores e práticos proporcionando uma maior segurança na hora da instalação, e garantindo a segurança das pessoas. muito bom o video
Muito esclarecedor a explicação, principalmente sobre o que diz a NBR5410 e sobre a aplicação deste tipo de dispositivo. Eu como professor encontro muitos "profissionais" que atuam na área de elétrica a muito tempo e não sabe instalar um dispositivo deste, as vezes nem sabe da existência deste dispositivo. Algumas construtoras de condomínios estão instalando DDR no geral, o que eu não recomendo
José Valfredo Alves Filho sem dúvidas é um importante dispositivo, previsto tanto na NBR5410 quanto na NR10. Em que escola leciona? Vi aqui que não está inscrito em nosso canal, não deixe de se inscrever e receber nossas atualizações, postamos novos vídeos todas as terças, quintas e sábados.
Muito esclarecedor a explicação, principalmente sobre o que diz a NBR5410 e sobre a aplicação deste tipo de dispositivo. Eu como professor encontro muitos "profissionais" que atuam na área de elétrica a muito tempo e não sabe instalar um dispositivo deste, as vezes nem sabe da existência deste dispositivo. Algumas construtoras de condomínios estão instalando DDR no geral, o que eu não recomendo.
José Valfredo Alves Filho sem dúvidas é um importante dispositivo, previsto tanto na NBR5410 quanto na NR10. Em que escola leciona? Vi aqui que não está inscrito em nosso canal, não deixe de se inscrever e receber nossas atualizações, postamos novos vídeos todas as terças, quintas e sábados.
Instalar o Disjuntor DR no Geral não faz sentido, porque quando ele for acionado para proteção a iluminação também se apagará, causando assim mais um fator não seguro. O correto é instalar somente nos circuitos que oferecem riscos de choque. Ex.: Chuveiro, Circuito da Cozinha, Circuito da Lavanderia e afins. Mas não em iluminação. OK?
Explicado! Texto claro e direto! ! ! lembrando que cada idr necessita de um barramento de neutro em separado no caso de uso de vários idrs no mesmo qdc! ! abraxxsss...
Professor, sei que é muito trabalhoso produzir estes videos, porém teria como produzir um video falando exclusivamente sobre a diferença que há entre os DR ou IDR e o DDR e, qual é o mais indicado para substituir um disjuntor geral num QDC? Os diagramas feitos para acompanhamento das ligações são ótimos e de grande ajuda. Sei também que existem videos com este tema mas, o problema é a falta de didática e falta de conhecimento das normas causando conflitos e discussões. Tem muito "pedreiro" metido a eletricista faz tudo, começa até bem (assentamento da caixa de distribuição) mas é só isso! A parte tecnica geral é pra quem é da area.
+Maurício Garcia obrigado, agradeço toda a confiança. Bem realmente da trabalho mas ao mesmo tempo é muito prazeroso. Anotei aqui sua sugestão e falarei sim sobre os temas. Existe bastante gente sem conhecimento exercendo a profissão, mas acho que o pior é o cliente que contrata um cara desses. :(
Com certeza! Um cliente ao contratar um profissional de eletrica deveria ficar preocupado quando o mesmo aceitar fazer o serviço fora dos padrões e normas. Mas, muitos perguntam:Quando saberei se o cliente conhece as normas? Fácil, o cliente sempre quer que o profissional utilize meios e materiais fora dos padrões de segurança, pensando apenas no custo e economia, nunca na segurança e qualidade! POR OUTRO LADO TEM TAMBÉM MUITO PROFISSIONAL FAZENDO E DIZENDO "BESTEIRAS" SÓ PRA NÃO FICAR SEM O SERVIÇO, ACEITA AS IMPOSIÇÕES DO CLIENTE...queima o filme da classe! Classe Qualificada é claro!
gostei muito do vídeo , pois tenho exatamente esses problemas , o IDR geral , e por conta disso ele desarma com facilidade , e como é uma instalação que não fui eu quem fiz , tô com dificuldades para solucionar , já que a fuga de corrente está existindo, mas localizar o ponto exato é complicado !!!!
Bom dia professor, fiz a instalação do meu qdc com 1 dps na fase e um IDR ligando todos os dijuntores nele, porém qd coloco o fio do chuveiro no barramento terra o mesmo desativa o IDR, isso só acontece qd abro o registro do chuveiro com o chuveiro no frio.
Caro Henrique, não sou do ramo mas adoro elétrica e sou bastante curioso e a algum tempo venho pesquisando sobre os protetores DR e DPS, e gostaria de instalar em minha residência, acho muito importante ter proteção, mas preciso de algumas dicas pois eu mesmo gostaria de executar, pois não tive boas experiências com alguns eletricistas que se dizem tops na minha cidade. Possuo padrão mono com um quadro de distribuição somente com disjuntores, sem neutro e com um sistema de aterramento que eu não tenho certeza que realmente funciona, pois os condutores terra saem da tomada direto para um cabo central instalado no madeiramento da casa para a barra de terra instalada no solo. Adorei o seu vídeo muito bom.
Gostei do vídeo sobre IDR e tenho a seguinte dúvida: no caso de instalação de chuveiro 220 V monof, pode-se usar o tetrapolar , ou existe outro modelo 2F +N ?
tirou minha dúvidas ,não só esses videos como muitos outros me ensinaram muitas coisas brigado ; pela aulas de qualidade que dessa maneiro conseguimos entender melhor ;
sim ,trabalho uma construtora como eletricista ,fiz algusn curso tipo NR10,NR35, mas o curso de Elétrica predial e residencial foi muita pouca coisa q ele me passaram em 2 meses de curso .Apesar de eu já ter 5 anos de experiência na área ,e sempre surgem coisas novas ai no ramo da eletricidade ;
Rei Santos a grande maioria dos cursos profissionalizantes iniciais tem se concentrando em cargas horárias próximas a 200h. No que for possível não deixe de contar conosco para ajudá-lo.
Bom dia, gostei muito explicação. Vou mudar toda a instalação da minha residência e quero colocar um IDR. Minha dúvida, existe algum problema em ligar o neutro da rede direto nele e distribuir para o resto da casa ou tenho que ligar ele no retorno após toda a instalação ? Desculpe se não me expressei bem, gosto de fazer eu mesmo todo tipo de serviço em casa. Vejo que tem muito profissional que negligência várias normas de segurança.
Profº, execelente suas explicações, mas, que tipo de proteção estes interruptores podem nos dá... Eles protegem contra a sensação e desconforto de choques elétricos ou apenas nos salvaguarda a vida de situações fatais, ou seja, nos protegem da morte por choques elétricos? Por exemplo: se uma criança tomar um choque numa tomada protegida com um destes interruptores, qual será sua sensação, dor? Obrigado e estou curioso pela sua resposta!
Bom dia!! Posso usar o idr no lugar do dinjuntor geral só para ver se ha fuga de corrente na instalação e subsequente deduzir o motivo da conta vim cara!!%
NÃO, o IDR não pode ser usado como disjuntor. Para ser usado tbm como disjuntor, precisa ser o DDR e não o IDR. O que vc pode fazer é instalar um IDR para a casa toda, se tiver qualquer fuga de corrente na casa o IDR vai atuar e vai desarmar. Mas nesse caso é usar o IDR, como IDR geral ( para a casa toda ) e não como disjuntor.
Olá, muito bom o vídeo mas fiquei com uma dúvida. No vídeo foi dito que é recomendado usar um único IDR para a casa toda. Mas se tenho um sistema trifásico como eu poderia fazer a instalação? Eu não deveria uasr um IDR tetrapolar? ou deveria talvez usar 3 IDr bipolar derivando o neutro? Ou se nenhuma desta opções, como eu poderia usar mais de um IDR? Não entendi essa parte! vlw!
Existe diferenças de funcionalidade ou eficácia se IDR for montado entre a entrada de linha e o disjuntor ou entre o disjuntor e a carga? Como calculo a corrente de um IDR para um grupo de circuitos? Devo aplicar o fator de demanda?
Ótimo vídeo! Ficou uma dúvida, gostaria que explicasse em que caso devemos fazer um jumper no IDR para que funcione o botão de teste e como seria esse jumper, pois em alguns casos o botão de teste simplesmente não funciona. Obrigado.
Boa tarde, foram boas dicas, as de descobrir fugas de correntes, pois me deparei com um circuito de iluminação onde eu não encontrei em que ponto ele estaria em curto. No caso ao ligar o disjuntor de iluminação o idr desarma.Ate hoje não entendi esse problema.
quero usar um IDR pra proteger meu chuveiro, tenho que usar o disjuntor pra proteger o circuito do chuveiro ou apenas o IDR? fiquei com dúvida pq vc disse que o IDR não faz a função de proteger contra curto circuito
Boa explicação amigo. Poderia me tirar uma dúvida? Meu quadro de distribuição não tem nenhum dispositivo de proteção, IDR ou DDR, e nem disjuntor geral, e pra piorar o quadro é pequeno e só tem vaga para 3 disjuntores. Eu posso colocar um IDR e ele servir como disjuntor geral? Minha energia é bifásica sendo fase, fase e neutro.
Não, o IDR não serve de disjuntor. Para ser usado tbm como disjuntor geral precisa ser um DDR e não um IDR. E no seu caso, o melhor é chamar um eletricista para ele instalar um novo quadro de disjuntores com todos os dispositivos de segurança que é preciso.
Professor no caso esses idr ou dr tem que ser com corrente menor ou igual o disjuntor do padrão,e deve ser corrente maior ou igual os disjuntor do quadro?
Tenho algumas dúvidas básicas, o disjuntor diferencial residual (DDR) não é a mesma coisa de de um disjuntor normal, correto? Se eu instalar um disjuntor diferencial residual como chave geral, dispensa o uso de um interruptor diferencial residual (IDR) e um disjuntor? Ou se por exemplo quiser protejer somente o chuveiro ou circuito da cozinha posso usar um DDR ao invés de um disjuntor + IDR? Parabens pelo canal! Muito bom os videos!!!
Bom dia Primeiro parabéns por seus vídeos Vamos a 1 dúvida se ele é 25amp e não desarma por curto circuito. Posso colocar ele em um chuveiro 110v 5500w. Que terá uma corrente de 40amp?
Prof, primeiro parabéns pelo canal! Não entendia nada de elétrica ,assistindo seus vídeos estou adquirindo conhecimentos valiosos . Estou acompanhando a instalação da eletrica na minha casa e estou preocupada. Pq troquei de eletricista e o primeiro tinha deixando dois IDR bipolar e o eletricista atual disse que não precisa. Tenho uma pergunta. Este disjuntor bipolar pode ser usado na eletrica trifasico? Me ajuda por favor!!!
Professor, preciso instalar um equipamento. O fabricante recomenda disjuntor 32a e Dr 32a. Meu disjuntor é 35 e o fabricante disse não haver problemas. Somente encontro DR de 25 ou 40. Qual escolher? Poderia explicar também a diferença entre eu optar por um ou pelo outro? Seu vídeo excede a perfeição.
A norma diz que PODE ser um IDR por circuito. Mas tbm NÃO PROÍBE por um IDR para a casa toda. A situação é: 1 IDR por circuito ( muito caro ) 1 IDR para a casa toda ( qualquer probleminha a casa toda fica no escuro )
Tudo bem professor....Tenho uma dúvida.... qdo faço uso do idr preciso usar fase e neutro mais terra, para cada tomada, assim como na iluminação, não posso ter derivações em fase e neutro....????
no caso se eu for estalar meu IDR para fazer a proteção de todos os meu circuitos será preciso aplicar fator de demanda,na escolha do dispositivo,ou estará correto se eu apenas somar toda minha potência de todos os circuitos e chegar por exemplo ao valor 50A e basiado nisso comprar um IDR mas próximo.
Boa noite HenriqueTenho varias duvidas sobre aterramentos e DrSe um bom aterramento conduz a fuga de corrente para terra,no caso seria necessário a instalação do DR.?
Mestre Muito Obrigado pela aula! Queria aproveitar para sanar uma dúvida se for possível? Possuo um chuveiro Game 4 estações com 6800 w de potência 220 Volts. Acontece que fui trocar o Disjuntor Nema Mono 32 A por um DIN de 32 A e não conseguia tomar banho pois o disjuntor desarmava. Pensei em colocar um disjuntor DIN de 40 A mas acredito que por ser a mesma amperagem de 40A que fica no QDC, ou seja, no relógio de leitura não funcionaria localmente. Logo, não adiantaria pra nada. Estou certo? Teria uma dica para me dar sobre este assunto? Há uso fios 4mm conforme especificações do produto. Perguntei isso, pois pretendo comprar um DDR e por ser um tipo de disjuntor DIN não sei se compro o de 32 A ou de 40 A. Sem sanar está dúvida não irei comprar. Desde já muito obrigado! Há este chuveiro não é blindado. 目
Boa noite Se eu tenho uma tensão 220 volts (F+F) sendo ligado em um IDR Tetrapolar não tendo o neutro para ligar no IDR, se eu apertar o botao de teste o IDR irá desligar? Atenciosamente, Charles
Eu sei que na instalação desse dispositivo (IDR) ele precisa de um disjuntor em conjunto para fazer a proteção termoelétrica, no caso a minha duvida seria. O chuveiro necessita de um Disjuntor de 40A, eu posso instalar o IDR de 40A 30ma no barramento onde a proteção se faz pelo disjuntor geral 63A ou teria que colocar um disjuntor de 40A em conjunto com o IDR 40A 30ma?
Comprei 3 dr de 32 para chuveiros posso usar os polos para maquina luzes e tomada sim ou interfere no chuveiro quando ligado eai? Comprei um d 16 e um de dez para luz esta correto isso
Me tira uma dúvida.por favor professor o IDR Se eu tenho o IDR DE 300ma ea corrente de fulga for menor de 300ma ex se for 270ma ele tem q desarma? E se ele desarma com a corrente de fulga menor que 300ma o IDR estaria ruim?
O IDR de 30ma funciona assim: Até 15ma 50% ele não pode desarmar ( se desarmar ele está ruim ) Ele TEM que desarmar de 15ma até 30ma Se passar de 30ma e ele não desarmar ele está ruim. Esse é o de 30ma. Não sei se esse padrão serve para o de 300ma.
Numa instalação residencial com disjuntor termomagnetico e DR geral. O chuveiro tem que ser compatível com o dr mesmo sem ter o dr específico no circuito do chuveiro ou pode sem um que não seja compatível. ? Agradeço a resposta.
Boa tarde Henrique,e equipe, como vai? Terminei uma instalação de um QDC monofasico ,usei os DPS da clamper que esta na cor verde indicando o seu funcionamento normal.Porém quando batir continuidade em todos disjuntores no modo (NF),os DPS deu continuidade.É normal? já instalei vários QDCs mas ainda não tinha feito o teste de continuidade com os DPS.
Ola, gostava de esclarecer uma dúvida sobre segurança de um termoacomulador, eu vivo num prédio e infelizmente a minha casa no 2 piso não tem terra no quadro, não queria ter trabalho a fazer terra, a minha dúvida é a seguinte, coloquei termoacomulador mas com 2 filhos em casa quero a maior segurança possivel, posso ligar o termoacomulador a um disjuntor de 30Ma mesmo sem terra no quadro ele protege na mesma ou e necessário terra para que a segurança funcione, por exemplo, estamos no duche se houver uma descarga ou algo que nós possa afectar mesmo sem terra o disjuntor de 30Ma actua ou é melhor visto que não tenho terra colocar um de 10Ma por exemplo, cumprimentos
Prezado, são muito esclarecedores os seus vídeos! Parabéns pelo seu trabalho! Me ocorreu uma dúvida: Vou instalar uma fritadeira elétrica comercial (220v, 8000w segundo o fabricante) e ela é totalmente metálica (carcaça em aço inox). Não há informações sobre a blindagem da resistência. Será que o DR irá desarmar por acusar fuga? O aterramento da carcaça interfere nisto?
E no caso onde tenho somente um circuito alimentado? (Do disjuntor lá do medidor, padrão de entrada, eu vou puxar um ramal só para alimentar alguns pontos de tomada para um evento temporário) Ou seja, o disjuntor geral faz o mesmo papel do disjuntor específico. Nesse caso eu ligo o DR antes ou depois do disjuntor?
Boa tarde. No caso de uma instalação trifasica com um disjuntor geral de 50a, e dividida em 1 circuito trifasico com disjuntor de 32a, 3 circuitos de 16a cada um de 25a. Para usar um DR para proteger todo esses circuitos é correto? No caso de um DR tetrapolar de 50a, cada polo do DR é para 50a ou essa é a soma para todos os polos?
Um dúvida se o DR serve para proteger em caso de sobretensão, teve um pico de energia na minha rua, porém na minha casa tinha energia e nos vizinhos não tinham, fui medida a tensão na minha fase estava chegando 220 e o neutro 0. Sendo que meu circuito é monofásico. O que pode ter ocorrido? O DR protege nessa situação?
Professor, no caso de colocar um DDR para toda a instalação, o mesmo terá que suportar a corrente nominal geral da carga toda? Por exemplo se no padrão de entrada temos 60A, o DDR terá que ser de mesmo valor? Obrigado, excelente vídeo.
Muito esclarecedor, parabéns. Eu gostaria de saber como calcular a amperagem dos Drs a serem utilizados, ou seja, qual DR devo comprar de 25A, 40A, 63A, etc.., como se define isso?
José Tadeu Cornoló fico contente que tenha sido de fácil entendimento. No caso o IDR deve ser dimensionado para a mesma corrente do disjuntor do circuito cujo o qual você quer proteger. Vi que não está inscrito em nosso canal, não deixe de se inscrever e receber nossas atualizações, postamos novos vídeos todas as terças, quintas e sábados.
amigo, tenho um idr instalado na minha casa da steck 40A 0,30mA, sempre faço o teste nele e ele atua, porem, quando eu realmente precisei dele ele nao desarmou, tomei um choque numa luminária e ele ficou firme e forte sem atuar. outro caso foi também na empresa onde trabalho, uma cozinheiro tomou um choque no liquidificador e ela somente soltou quando bateu com o braço em cima do plugue e o desconectou da tomada, teve até queimaduras na mão, e o idr tambem nao atuou, por coincidência da mesma marca, agora foi substituído por um schneider. fica ai a dica para um possível vídeo de testes de idr, e parabéns novamente pelo seu projeto
Junior Jr recomendo que escreva um email relatando o caso para o fabricante, é muito importante que seja divulgado estas anomalias. No Brasil isto não é tão comum mas temos de começar a criar este hábito. Obrigado por compartilhar conosco este caso.
Muito bom sua explicação.. Poderia realizar um video, mostrando como realizar uma ligação correta do dr e dps em um quadro de energia geral? Estou estudando para poder realizar uma ligação da sequinte forma, um dijuntor geral, as tomadas dos quartos outros dijuntores, acompanhados de um dr e assim para outros comodos a mesma coisa sempre acompanhando um dr..obrigado..
Fabio Guilherme Guilherme estou estudando uma forma legal de montar um vídeo deste tipo de maneira que fique bem didático, assim que possível vai estar no ar! =]
Muito bom o vídeo, parabéns! Se puder me tirar uma dúvida que surgiu após assisti-lo ficarei muito grato. Comprei uma banheira com aquecedor e as instruções do fabricante informa a necessidade de instalação de um disjuntor bipolar de 40A e também de um IDR. Comprei os produtos, mas depois da sua explicação sobre o NEUTRO, vi que meu IDR bipolar tem na verdade apenas uma entrada para o FASE já que na outra entrada deve ser colocado o NEUTRO. A minha pergunta é. Comprei o IDR certo ou deveria ter comprado um tripolar ou tetrapolar? A ideia seria fazer a instalação da banheira pegando direto no disjuntor geral, já que o circuito entregue pela construtora já possui um IDR de 25A que atende aos demais disjuntores. Agradeço sua resposta e comentários sobre o meu caso.
Faltou informar que na cidade em que moro a rede elétrica é de 110V, e para fazer o ponto 220V para a banheira usaremos um FASE adicional no lugar do NEUTRO. Por isso a dúvida em relação a instalação do IDR que espera 1 NEUTRO e 1 FASE, mas minha instalação terá 2 FASE. Por favor, me dê uma luz.
No seu caso o IDR esta correto, vai usar os dois polos para fase (mesmo o de neutro). Se seu disjuntor for de 40A o IDR tem de ser necessariamente de no mínimo 40A. Vi que não está inscrito em nosso canal. Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Muito bom esse canal, a cada vídeo eu aprendo cada vez mais,e esse canal me fez interessar mais pela elétrica. Por favor me tire uma dúvida... Teria como eu utilizar um IDR em uma rede 220v já que você disse q ele precisa de um neutro para detectar uma corrente de fuga?
Olá professor boa noite, tenho um idr tetrapolar estalado em 380 com as três fases + o neutro chegando e saindo no idr, está tudo certo, mas quando eu aperto o botão de teste do idr não atua, já troquei e coloquei um novo. Porque ele não está atuando ?
eu trabalho na instituição de hidromassagem como os aquecedores de banheira são pipolar 220 volts vou trabalhar com fase e fase se o IDR bipolar pode ser ligado?
7 років тому
No IDR ou DDR, bipolar, eu posso colocar fase e neutro, e fase e fase também?
Não sei se vai exatamente derreter, mas vai estragar ele. O IDR não é igual o disjuntor que simplesmente desarma quando ultrapassa o limite de sua corrente.
Bom dia. Preciso instalar um DR para uma máquina de lavar, porém não tenho espaço no quadro elétrico. Posso instalar o DR junto a tomada da máquina de lavar?
Gostaria de saber se eu em uma casa que o neutro estiver ligado em comum entre iluminação e tomadas de circuitos distintos o DR vai ficar desarmando ou vai atuar normalmente. Caso não funcione adequadamente o jeito será refazer os circuitos independentes?
Boa tarde Professor! Gostaria de saber quando desliga o SDR todos os circuitos desarmam é sinal que a fase e neutro passa pelo SDR. Posso instalar um interruptor inteligente puxando o neutro da tomada não vai desarmar o SDR.Obrigado
primeiramente, parabéns a toda equipe do mundo da elétrica pelo excelente trabalho. Sou um alto entusiasta na area de eletrica e me surgiu uma duvida quanto ao uso do DR; é recomendado o uso do DR em tomadas especiais que sejam aterradas(interrogação) (o ponto de interrogação do meu teclado esta estragado...rs). Se por exemplo, eu tiver uma maquina de lavar roupa, onde sua tomada possui aterramento, e a maquina apresentar fulga de corrente em sua carcaça, essa fulga se destinará ao terra e não sera identificada pelo DR. isso pode gerar um conflito, e um constante desarmamento do DR, certo (interrogação)
Olá,professor,fiquei só em dúvida qdo se usa um IDR tetrapolar,tipo,em um quadro eletrico trifasico,onde ele esta junto com dijuntor geral,quer dizer são 3 fasses e um neutro ligado, varios circuitos interligados, como q o IDR faz esse controle com esse monte de corrente entrando e saindo de vários circuitos??
Proteção de pessoas contra choque elétricos, entenda o funcionamento do IDR.
Mundo da Elétrica e no monofasico o IDR nao funciona ? nao teria outro dispositivo que funcione igual ao idr pro sistema monofasico ?
Top esse vídeo, mto bem explicado!
Meu amigo, muito obrigado mesmo. O meu eletricista me vendeu um peixe estragado dizendo que esse T no meu DDR era pra resetar o disjuntor toda vez que ele desarmasse, muito obrigado mesmo. Amanhã vou lá na obra textar.
Professor, parabéns pela excelente didática. Por favor me indique um livro excelente de elétricidade predial e industrial.
+José roberto Nogueira olha recomendo para material de estudo os fascículos da revista Setor Elétrico, veja:
www.mundodaeletrica.com.br/todos-os-fasciculos-da-revista-o-setor-eletrico-de-2006-a-2014/
Os dispositivos DR são muito inovadores e práticos proporcionando uma maior segurança na hora da instalação, e garantindo a segurança das pessoas. muito bom o video
Além de obrigatórios segundo a NBR5410.
Descubra as funcionalidades do IDR!
Professor esse idr deve ser instalado um para cada circuito ou um para todos os circuitos?
Wesley Marataua um para cada circuito. Se ocorre um fuga em um IDR "geral" toda a instalação ficará sem energia até que a fuga seja resolvida.
entendi obrigado professor
Mundo da Elétrica
Mas tem que ter um quadro enorme então. .Não posso usar só um Geral?
Muito esclarecedor a explicação, principalmente sobre o que diz a NBR5410 e sobre a aplicação deste tipo de dispositivo. Eu como professor encontro muitos "profissionais" que atuam na área de elétrica a muito tempo e não sabe instalar um dispositivo deste, as vezes nem sabe da existência deste dispositivo.
Algumas construtoras de condomínios estão instalando DDR no geral, o que eu não recomendo
José Valfredo Alves Filho sem dúvidas é um importante dispositivo, previsto tanto na NBR5410 quanto na NR10. Em que escola leciona? Vi aqui que não está inscrito em nosso canal, não deixe de se inscrever e receber nossas atualizações, postamos novos vídeos todas as terças, quintas e sábados.
Entendo o que é uma corrente de fuga e como se proteger usando o IDR.
Muito esclarecedor a explicação, principalmente sobre o que diz a NBR5410 e sobre a aplicação deste tipo de dispositivo. Eu como professor encontro muitos "profissionais" que atuam na área de elétrica a muito tempo e não sabe instalar um dispositivo deste, as vezes nem sabe da existência deste dispositivo.
Algumas construtoras de condomínios estão instalando DDR no geral, o que eu não recomendo.
José Valfredo Alves Filho sem dúvidas é um importante dispositivo, previsto tanto na NBR5410 quanto na NR10. Em que escola leciona? Vi aqui que não está inscrito em nosso canal, não deixe de se inscrever e receber nossas atualizações, postamos novos vídeos todas as terças, quintas e sábados.
Mundo da Elétrica O José comentou que há empresas que costumam instalar o DDR no geral é você não comentou nada, nem se aprova ou desaprova isso.
Instalar o Disjuntor DR no Geral não faz sentido, porque quando ele for acionado para proteção a iluminação também se apagará, causando assim mais um fator não seguro. O correto é instalar somente nos circuitos que oferecem riscos de choque. Ex.: Chuveiro, Circuito da Cozinha, Circuito da Lavanderia e afins. Mas não em iluminação. OK?
Ok, obg
Explicado! Texto claro e direto! ! ! lembrando que cada idr necessita de um barramento de neutro em separado no caso de uso de vários idrs no mesmo qdc! ! abraxxsss...
+Tiago Lazari muito bem colocado. =]
Professor, sei que é muito trabalhoso produzir estes videos, porém teria como produzir um video falando exclusivamente sobre a diferença que há entre os DR ou IDR e o DDR e, qual é o mais indicado para substituir um disjuntor geral num QDC? Os diagramas feitos para acompanhamento das ligações são ótimos e de grande ajuda. Sei também que existem videos com este tema mas, o problema é a falta de didática e falta de conhecimento das normas causando conflitos e discussões. Tem muito "pedreiro" metido a eletricista faz tudo, começa até bem (assentamento da caixa de distribuição) mas é só isso! A parte tecnica geral é pra quem é da area.
+Maurício Garcia obrigado, agradeço toda a confiança. Bem realmente da trabalho mas ao mesmo tempo é muito prazeroso. Anotei aqui sua sugestão e falarei sim sobre os temas.
Existe bastante gente sem conhecimento exercendo a profissão, mas acho que o pior é o cliente que contrata um cara desses. :(
Com certeza! Um cliente ao contratar um profissional de eletrica deveria ficar preocupado quando o mesmo aceitar fazer o serviço fora dos padrões e normas. Mas, muitos perguntam:Quando saberei se o cliente conhece as normas? Fácil, o cliente sempre quer que o profissional utilize meios e materiais fora dos padrões de segurança, pensando apenas no custo e economia, nunca na segurança e qualidade! POR OUTRO LADO TEM TAMBÉM MUITO PROFISSIONAL FAZENDO E DIZENDO "BESTEIRAS" SÓ PRA NÃO FICAR SEM O SERVIÇO, ACEITA AS IMPOSIÇÕES DO CLIENTE...queima o filme da classe! Classe Qualificada é claro!
+Maurício Garcia é mesmo uma situação complicada. Bem vamos fazendo bem feito nosso trabalho que não vão faltar serviços.
gostei muito do vídeo , pois tenho exatamente esses problemas , o IDR geral , e por conta disso ele desarma com facilidade , e como é uma instalação que não fui eu quem fiz , tô com dificuldades para solucionar , já que a fuga de corrente está existindo, mas localizar o ponto exato é complicado !!!!
Olá *sidrao martins* , obrigado demais heim! 😎
Bom dia professor, fiz a instalação do meu qdc com 1 dps na fase e um IDR ligando todos os dijuntores nele, porém qd coloco o fio do chuveiro no barramento terra o mesmo desativa o IDR, isso só acontece qd abro o registro do chuveiro com o chuveiro no frio.
Nem todo chuveiro suporta o IDR.
Vc precisa ver se o seu chuveiro é compatível com o IDR.
Pode ser algo simples, a Própria Água 🤔
Água? Porque?
Tem locais que a água é Muito suja, então o IDR fica disparando .
No bipolar, os fios que vem de uma tomada, encaixam nas entradas superiores e nas saídas embaixo, coloca-se algum aparelho que a gente for usar?
continuou recebendo suas informações que não deixa de ser importantes.
Obrigado, sempre novidades em nosso canal.
A cada dia aprendendo um pouco mais com vocês, continuem ensinando que continuamos dando like ;)
Agradecemos por continuar assistindo, compartilhe os vídeos com seus amigos.
O IDR pode desarmar por descarga elétrica, raios, na região?
Você acaba de ganha + um seguidor, eu. Gosto das suas aulas. parabéns
Caro Henrique, não sou do ramo mas adoro elétrica e sou bastante curioso e a algum tempo venho pesquisando sobre os protetores DR e DPS, e gostaria de instalar em minha residência, acho muito importante ter proteção, mas preciso de algumas dicas pois eu mesmo gostaria de executar, pois não tive boas experiências com alguns eletricistas que se dizem tops na minha cidade. Possuo padrão mono com um quadro de distribuição somente com disjuntores, sem neutro e com um sistema de aterramento que eu não tenho certeza que realmente funciona, pois os condutores terra saem da tomada direto para um cabo central instalado no madeiramento da casa para a barra de terra instalada no solo. Adorei o seu vídeo muito bom.
+Marcos Roberto Gonçalves o que exatamente você precisa?
Eu gostei muito mais queria saber se posso usar só 1 disjuntor pra toda residência ou teria q ser 1 pra cada circuito exceto iluminação
O certo é 1 disjuntor geral, mais 1 disjuntor por circuito.
Gostei do vídeo sobre IDR e tenho a seguinte dúvida: no caso de instalação de chuveiro 220 V monof, pode-se usar o tetrapolar , ou existe outro modelo 2F +N ?
tirou minha dúvidas ,não só esses videos como muitos outros me ensinaram muitas coisas brigado ; pela aulas de qualidade que dessa maneiro conseguimos entender melhor ;
Rei Santos que bom que estamos podendo ajudar, já trabalha na área de elétrica?
sim ,trabalho uma construtora como eletricista ,fiz algusn curso tipo NR10,NR35, mas o curso de Elétrica predial e residencial foi muita pouca coisa q ele me passaram em 2 meses de curso .Apesar de eu já ter 5 anos de experiência na área ,e sempre surgem coisas novas ai no ramo da eletricidade ;
Rei Santos a grande maioria dos cursos profissionalizantes iniciais tem se concentrando em cargas horárias próximas a 200h. No que for possível não deixe de contar conosco para ajudá-lo.
Bom dia, gostei muito explicação. Vou mudar toda a instalação da minha residência e quero colocar um IDR. Minha dúvida, existe algum problema em ligar o neutro da rede direto nele e distribuir para o resto da casa ou tenho que ligar ele no retorno após toda a instalação ? Desculpe se não me expressei bem, gosto de fazer eu mesmo todo tipo de serviço em casa. Vejo que tem muito profissional que negligência várias normas de segurança.
Excelente Aula, Henrique. Parabéns, até mesmo um leigo consegue Compreender o que foi explicado.
👏👏👏👏👏👏
Bom dia, minha corrente elétrica oscila muito, isso pode fazer desarmar o idr?
estou convindo essa explicacao com atenção para tirar proveito
Obrigado por participar Luiz de Arruda!
Profº, execelente suas explicações, mas, que tipo de proteção estes interruptores podem nos dá... Eles protegem contra a sensação e desconforto de choques elétricos ou apenas nos salvaguarda a vida de situações fatais, ou seja, nos protegem da morte por choques elétricos? Por exemplo: se uma criança tomar um choque numa tomada protegida com um destes interruptores, qual será sua sensação, dor? Obrigado e estou curioso pela sua resposta!
Bom dia!! Posso usar o idr no lugar do dinjuntor geral só para ver se ha fuga de corrente na instalação e subsequente deduzir o motivo da conta vim cara!!%
NÃO, o IDR não pode ser usado como disjuntor.
Para ser usado tbm como disjuntor, precisa ser o DDR e não o IDR.
O que vc pode fazer é instalar um IDR para a casa toda, se tiver qualquer fuga de corrente na casa o IDR vai atuar e vai desarmar.
Mas nesse caso é usar o IDR, como IDR geral ( para a casa toda ) e não como disjuntor.
Olá, muito bom o vídeo mas fiquei com uma dúvida.
No vídeo foi dito que é recomendado usar um único IDR para a casa toda. Mas se tenho um sistema trifásico como eu poderia fazer a instalação? Eu não deveria uasr um IDR tetrapolar? ou deveria talvez usar 3 IDr bipolar derivando o neutro?
Ou se nenhuma desta opções, como eu poderia usar mais de um IDR?
Não entendi essa parte!
vlw!
Existe diferenças de funcionalidade ou eficácia se IDR for montado entre a entrada de linha e o disjuntor ou entre o disjuntor e a carga? Como calculo a corrente de um IDR para um grupo de circuitos? Devo aplicar o fator de demanda?
Olá boa Tarde! Posso ligar o IDR directamente do contador, ou é recomendado ligar um disjuntor antes e depois passar pelo IDR ?
Opa mano IdR sempre depois do disjuntor geral eo correto
Ótimo vídeo! Ficou uma dúvida, gostaria que explicasse em que caso devemos fazer um jumper no IDR para que funcione o botão de teste e como seria esse jumper, pois em alguns casos o botão de teste simplesmente não funciona. Obrigado.
+Sebastiãoi Celso poxa é verdade, vou anotar aqui para abordar posteriormente.
Boa tarde, foram boas dicas, as de descobrir fugas de correntes, pois me deparei com um circuito de iluminação onde eu não encontrei em que ponto ele estaria em curto. No caso ao ligar o disjuntor de iluminação o idr desarma.Ate hoje não entendi esse problema.
Olá professor parabéns sempre por todos os vídeos aqui no canal que o CRIADOR continue lhe abençoando grandemente.👏👏👏👏🇧🇷
quero usar um IDR pra proteger meu chuveiro, tenho que usar o disjuntor pra proteger o circuito do chuveiro ou apenas o IDR? fiquei com dúvida pq vc disse que o IDR não faz a função de proteger contra curto circuito
Boa explicação amigo. Poderia me tirar uma dúvida? Meu quadro de distribuição não tem nenhum dispositivo de proteção, IDR ou DDR, e nem disjuntor geral, e pra piorar o quadro é pequeno e só tem vaga para 3 disjuntores. Eu posso colocar um IDR e ele servir como disjuntor geral? Minha energia é bifásica sendo fase, fase e neutro.
Não, o IDR não serve de disjuntor.
Para ser usado tbm como disjuntor geral precisa ser um DDR e não um IDR.
E no seu caso, o melhor é chamar um eletricista para ele instalar um novo quadro de disjuntores com todos os dispositivos de segurança que é preciso.
Professor no caso esses idr ou dr tem que ser com corrente menor ou igual o disjuntor do padrão,e deve ser corrente maior ou igual os disjuntor do quadro?
Tem que ser igual ou superior a corrente do circuito que ele está protegendo.
Tenho algumas dúvidas básicas, o disjuntor diferencial residual (DDR) não é a mesma coisa de de um disjuntor normal, correto? Se eu instalar um disjuntor diferencial residual como chave geral, dispensa o uso de um interruptor diferencial residual (IDR) e um disjuntor? Ou se por exemplo quiser protejer somente o chuveiro ou circuito da cozinha posso usar um DDR ao invés de um disjuntor + IDR?
Parabens pelo canal! Muito bom os videos!!!
Olá mundo da Eletrica, queria saber se posso ligar um IDR no circuito do dijuntor NEMA ou só pode se for com um dijuntor DIN?
Então eu posso usar um IDR individual pra cada circuito? Assim eu posso dividir a proteção e usar um único IDR e acabar desligando tudo.
Melhor vídeo sobre o dispositivo que assisti. Meus parabéns.
parabens prof . eu queria tirar uma duvida. pra colocar um idr em uma residencia é. preciso ensolar as emenda dos cobo com fita de alta fusao
Parabéns professor, vc explica muito bem, estou estudando no seu canal, pois quero ser eletricista aqui na América. Estou inscrito no seu canal.
Agradecemos por nos prestigiar!
O DDR atua tanto no curto - circuito como na fuga de corrente. Então posso usá - lo como disjuntor geral? O q vc me diz? Seria correto?
Olá professor , boa noite gosto muito dos seus vídeos.o que é uma souber carga?
Bom dia
Primeiro parabéns por seus vídeos
Vamos a 1 dúvida se ele é 25amp e não desarma por curto circuito. Posso colocar ele em um chuveiro 110v 5500w. Que terá uma corrente de 40amp?
Me inscrevi pela explicação… Muito clara e sem rodeios 👌🤝👏👏👏👏👏
Prof, primeiro parabéns pelo canal!
Não entendia nada de elétrica ,assistindo seus vídeos estou adquirindo conhecimentos valiosos .
Estou acompanhando a instalação da eletrica na minha casa e estou preocupada. Pq troquei de eletricista e o primeiro tinha deixando dois IDR bipolar e o eletricista atual disse que não precisa.
Tenho uma pergunta. Este disjuntor bipolar pode ser usado na eletrica trifasico?
Me ajuda por favor!!!
Boa noite eu tou assistir o vosso canal,eu tou a gostar da aula de vocês,kero saber mais sobre esses produtos
muito bacana Henrique ! o melhor vídeo da net sobre o assunto. muito esclarecedor ! valeu !!!!
Poxa, muito obrigado. Agradeço que tenha gostado.
Professor, preciso instalar um equipamento. O fabricante recomenda disjuntor 32a e Dr 32a. Meu disjuntor é 35 e o fabricante disse não haver problemas. Somente encontro DR de 25 ou 40. Qual escolher? Poderia explicar também a diferença entre eu optar por um ou pelo outro? Seu vídeo excede a perfeição.
+Ndara Ltda deve ser usado o IDR de 40A, esta corrente é apenas para os contatos do IDR e não para desarme por sobretensão.
Agradeço muito o apoio.
olá Professor. Uma Duvida. Ele deve ser instalado Antes ou Depois do disjuntor de um certo circuito?
Tenho uma dúvida: usa se o idr no circuito geral ou usa se um idr cada para o circuito,como: tomadas,chuveiro e lâmpadas?
A norma diz que PODE ser um IDR por circuito.
Mas tbm NÃO PROÍBE por um IDR para a casa toda.
A situação é:
1 IDR por circuito ( muito caro )
1 IDR para a casa toda ( qualquer probleminha a casa toda fica no escuro )
Tudo bem professor....Tenho uma dúvida.... qdo faço uso do idr preciso usar fase e neutro mais terra, para cada tomada, assim como na iluminação, não posso ter derivações em fase e neutro....????
ola professor.qualquer chuveiro eletrico e compativel com o dr?ou so o eletronico?
no caso se eu for estalar meu IDR para fazer a proteção de todos os meu circuitos será preciso aplicar fator de demanda,na escolha do dispositivo,ou estará correto se eu apenas somar toda minha potência de todos os circuitos e chegar por exemplo ao valor 50A e basiado nisso comprar um IDR mas próximo.
Boa noite HenriqueTenho varias duvidas sobre aterramentos e DrSe um bom aterramento conduz a fuga de corrente para terra,no caso seria necessário a instalação do DR.?
Valeu professor pela aula. Mas tenho uma dúvida. Qual IDR tenho que usar em um QDC de 127V? Posso usar o de 230V? Pois não encontro de 127V.
Mestre Muito Obrigado pela aula! Queria aproveitar para
sanar uma dúvida se for possível? Possuo um chuveiro Game 4 estações com 6800 w de potência 220 Volts. Acontece que fui trocar o Disjuntor Nema Mono 32 A por um DIN de 32 A e não conseguia tomar banho pois o disjuntor desarmava. Pensei em colocar um disjuntor DIN de 40 A mas acredito que por ser a mesma amperagem de 40A que fica no QDC, ou seja, no relógio de leitura não funcionaria localmente. Logo, não adiantaria pra nada. Estou certo? Teria uma dica para me dar sobre este assunto? Há uso fios 4mm conforme especificações do produto. Perguntei isso, pois pretendo comprar um DDR e por ser um tipo de disjuntor DIN não sei se compro o de 32 A ou de 40 A. Sem sanar está dúvida não irei comprar. Desde já muito obrigado! Há este chuveiro não é blindado.
目
Boa noite
Se eu tenho uma tensão 220 volts (F+F) sendo ligado em um IDR Tetrapolar não tendo o neutro para ligar no IDR, se eu apertar o botao de teste o IDR irá desligar?
Atenciosamente,
Charles
Eu sei que na instalação desse dispositivo (IDR) ele precisa de um disjuntor em conjunto para fazer a proteção termoelétrica, no caso a minha duvida seria. O chuveiro necessita de um Disjuntor de 40A, eu posso instalar o IDR de 40A 30ma no barramento onde a proteção se faz pelo disjuntor geral 63A ou teria que colocar um disjuntor de 40A em conjunto com o IDR 40A 30ma?
Boa noite professor, meu chuveiro tem disjuntor de 50a com fio de 10mm mas a entrada do disjuntor o fio que vem da rua é de 4mm tem problema isso ?
Comprei 3 dr de 32 para chuveiros posso usar os polos para maquina luzes e tomada sim ou interfere no chuveiro quando ligado eai? Comprei um d 16 e um de dez para luz esta correto isso
Me tira uma dúvida.por favor professor o IDR
Se eu tenho o IDR DE 300ma ea corrente de fulga for menor de 300ma ex se for 270ma ele tem q desarma? E se ele desarma com a corrente de fulga menor que 300ma o IDR estaria ruim?
O IDR de 30ma funciona assim:
Até 15ma 50% ele não pode desarmar ( se desarmar ele está ruim )
Ele TEM que desarmar de 15ma até 30ma
Se passar de 30ma e ele não desarmar ele está ruim.
Esse é o de 30ma. Não sei se esse padrão serve para o de 300ma.
Numa instalação residencial com disjuntor termomagnetico e DR geral. O chuveiro tem que ser compatível com o dr mesmo sem ter o dr específico no circuito do chuveiro ou pode sem um que não seja compatível. ? Agradeço a resposta.
Boa tarde Henrique,e equipe, como vai? Terminei uma instalação de um QDC monofasico ,usei os DPS da clamper que esta na cor verde indicando o seu funcionamento normal.Porém quando batir continuidade em todos disjuntores no modo (NF),os DPS deu continuidade.É normal? já instalei vários QDCs mas ainda não tinha feito o teste de continuidade com os DPS.
Outra dúvida. Posso usar o IDR tetrapolar como disjuntor geral e posterior a ele disjuntores gerais para cada circuito?
Não, o IDR nunca deve ser usado como disjuntor.
Eu posso usar um Disjuntor ante do IDR? no caso de curto circuito?
Ola, gostava de esclarecer uma dúvida sobre segurança de um termoacomulador, eu vivo num prédio e infelizmente a minha casa no 2 piso não tem terra no quadro, não queria ter trabalho a fazer terra, a minha dúvida é a seguinte, coloquei termoacomulador mas com 2 filhos em casa quero a maior segurança possivel, posso ligar o termoacomulador a um disjuntor de 30Ma mesmo sem terra no quadro ele protege na mesma ou e necessário terra para que a segurança funcione, por exemplo, estamos no duche se houver uma descarga ou algo que nós possa afectar mesmo sem terra o disjuntor de 30Ma actua ou é melhor visto que não tenho terra colocar um de 10Ma por exemplo, cumprimentos
Prezado, são muito esclarecedores os seus vídeos! Parabéns pelo seu trabalho! Me ocorreu uma dúvida: Vou instalar uma fritadeira elétrica comercial (220v, 8000w segundo o fabricante) e ela é totalmente metálica (carcaça em aço inox). Não há informações sobre a blindagem da resistência. Será que o DR irá desarmar por acusar fuga? O aterramento da carcaça interfere nisto?
E no caso onde tenho somente um circuito alimentado? (Do disjuntor lá do medidor, padrão de entrada, eu vou puxar um ramal só para alimentar alguns pontos de tomada para um evento temporário) Ou seja, o disjuntor geral faz o mesmo papel do disjuntor específico. Nesse caso eu ligo o DR antes ou depois do disjuntor?
Boa tarde. No caso de uma instalação trifasica com um disjuntor geral de 50a, e dividida em 1 circuito trifasico com disjuntor de 32a, 3 circuitos de 16a cada um de 25a. Para usar um DR para proteger todo esses circuitos é correto? No caso de um DR tetrapolar de 50a, cada polo do DR é para 50a ou essa é a soma para todos os polos?
Um dúvida se o DR serve para proteger em caso de sobretensão, teve um pico de energia na minha rua, porém na minha casa tinha energia e nos vizinhos não tinham, fui medida a tensão na minha fase estava chegando 220 e o neutro 0. Sendo que meu circuito é monofásico. O que pode ter ocorrido? O DR protege nessa situação?
Professor, no caso de colocar um DDR para toda a instalação, o mesmo terá que suportar a corrente nominal geral da carga toda? Por exemplo se no padrão de entrada temos 60A, o DDR terá que ser de mesmo valor? Obrigado, excelente vídeo.
Muito esclarecedor, parabéns. Eu gostaria de saber como calcular a amperagem dos Drs a serem utilizados, ou seja, qual DR devo comprar de 25A, 40A, 63A, etc.., como se define isso?
José Tadeu Cornoló fico contente que tenha sido de fácil entendimento. No caso o IDR deve ser dimensionado para a mesma corrente do disjuntor do circuito cujo o qual você quer proteger. Vi que não está inscrito em nosso canal, não deixe de se inscrever e receber nossas atualizações, postamos novos vídeos todas as terças, quintas e sábados.
amigo, tenho um idr instalado na minha casa da steck 40A 0,30mA, sempre faço o teste nele e ele atua, porem, quando eu realmente precisei dele ele nao desarmou, tomei um choque numa luminária e ele ficou firme e forte sem atuar. outro caso foi também na empresa onde trabalho, uma cozinheiro tomou um choque no liquidificador e ela somente soltou quando bateu com o braço em cima do plugue e o desconectou da tomada, teve até queimaduras na mão, e o idr tambem nao atuou, por coincidência da mesma marca, agora foi substituído por um schneider. fica ai a dica para um possível vídeo de testes de idr, e parabéns novamente pelo seu projeto
Junior Jr recomendo que escreva um email relatando o caso para o fabricante, é muito importante que seja divulgado estas anomalias. No Brasil isto não é tão comum mas temos de começar a criar este hábito. Obrigado por compartilhar conosco este caso.
Muito bom sua explicação.. Poderia realizar um video, mostrando como realizar uma ligação correta do dr e dps em um quadro de energia geral? Estou estudando para poder realizar uma ligação da sequinte forma, um dijuntor geral, as tomadas dos quartos outros dijuntores, acompanhados de um dr e assim para outros comodos a mesma coisa sempre acompanhando um dr..obrigado..
Fabio Guilherme Guilherme estou estudando uma forma legal de montar um vídeo deste tipo de maneira que fique bem didático, assim que possível vai estar no ar! =]
Algum problema se instalar antes do disjuntor geral?
Muito bom o vídeo, parabéns! Se puder me tirar uma dúvida que surgiu após assisti-lo ficarei muito grato. Comprei uma banheira com aquecedor e as instruções do fabricante informa a necessidade de instalação de um disjuntor bipolar de 40A e também de um IDR. Comprei os produtos, mas depois da sua explicação sobre o NEUTRO, vi que meu IDR bipolar tem na verdade apenas uma entrada para o FASE já que na outra entrada deve ser colocado o NEUTRO. A minha pergunta é. Comprei o IDR certo ou deveria ter comprado um tripolar ou tetrapolar? A ideia seria fazer a instalação da banheira pegando direto no disjuntor geral, já que o circuito entregue pela construtora já possui um IDR de 25A que atende aos demais disjuntores. Agradeço sua resposta e comentários sobre o meu caso.
Faltou informar que na cidade em que moro a rede elétrica é de 110V, e para fazer o ponto 220V para a banheira usaremos um FASE adicional no lugar do NEUTRO. Por isso a dúvida em relação a instalação do IDR que espera 1 NEUTRO e 1 FASE, mas minha instalação terá 2 FASE. Por favor, me dê uma luz.
No seu caso o IDR esta correto, vai usar os dois polos para fase (mesmo o de neutro). Se seu disjuntor for de 40A o IDR tem de ser necessariamente de no mínimo 40A.
Vi que não está inscrito em nosso canal.
Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Esta correto o IDR comprado, sendo bipolar pode ser usado duas fases nele.
Olá, posso colocar idr logo após relógio assim protegendo toda casa?
boa noite Henrique, gostaria de saber se posso usar dr de 220v em uma rede de 110v ? obrigado
Muito boa a explicação. Como é a aplicação para circuitos 220V Fase-Fase? Foi uma dúvida que surgiu. Obrigado.
William Topan no caso ao invés do neutro será colocado uma fase. Ele irá monitorar a fuga em qualquer uma das duas fases. Obrigado por nos assistir!
Show de aula nunca assisti uma desse nível parabéns.
Muito bom esse canal, a cada vídeo eu aprendo cada vez mais,e esse canal me fez interessar mais pela elétrica. Por favor me tire uma dúvida... Teria como eu utilizar um IDR em uma rede 220v já que você disse q ele precisa de um neutro para detectar uma corrente de fuga?
Sim é possível sim, a detecção pode ser entre fases da mesma forma.
Olá professor boa noite, tenho um idr tetrapolar estalado em 380 com as três fases + o neutro chegando e saindo no idr, está tudo certo, mas quando eu aperto o botão de teste do idr não atua, já troquei e coloquei um novo. Porque ele não está atuando ?
eu trabalho na instituição de hidromassagem como os aquecedores de banheira são pipolar 220 volts vou trabalhar com fase e fase se o IDR bipolar pode ser ligado?
No IDR ou DDR, bipolar, eu posso colocar fase e neutro, e fase e fase também?
quer dizer que um IDR usado num painel como disjuntor geral vai derreter se ultrapassar a corrente dele?
Não sei se vai exatamente derreter, mas vai estragar ele.
O IDR não é igual o disjuntor que simplesmente desarma quando ultrapassa o limite de sua corrente.
Ola, gosto muito das suas apresentações. Uma duvida: como agrupar circuitos em um mesmo IDR.
Parabéns. Simples e objetivo.
Bom dia professor tenho três chuveiros de 7800w 220 gostaria de saber qual corrente do Dr comprar para usar os três chuveiros juntos obrigado
Ele funciona no sistema de aterramento TT ? Porque você falou do neutro
Muito obrigado pelos seus vídeos estou aprendendo muito, e tirando as minhas dúvidas.
Obrigado por comentar e assistir *Rosinaldo Cardoso* ! Espero que continue assistindo e comentando.
por a sigla do neutro estar debaixo ai do dijuntor quando desarmar ele vai corta somente o neutro ou ele corta geral fase e neutro ?
Bom dia. Preciso instalar um DR para uma máquina de lavar, porém não tenho espaço no quadro elétrico. Posso instalar o DR junto a tomada da máquina de lavar?
Gostaria de saber se eu em uma casa que o neutro estiver ligado em comum entre iluminação e tomadas de circuitos distintos o DR vai ficar desarmando ou vai atuar normalmente. Caso não funcione adequadamente o jeito será refazer os circuitos independentes?
Boa tarde Professor! Gostaria de saber quando desliga o SDR todos os circuitos desarmam é sinal que a fase e neutro passa pelo SDR. Posso instalar um interruptor inteligente puxando o neutro da tomada não vai desarmar o SDR.Obrigado
primeiramente, parabéns a toda equipe do mundo da elétrica pelo excelente trabalho.
Sou um alto entusiasta na area de eletrica e me surgiu uma duvida quanto ao uso do DR; é recomendado o uso do DR em tomadas especiais que sejam aterradas(interrogação) (o ponto de interrogação do meu teclado esta estragado...rs).
Se por exemplo, eu tiver uma maquina de lavar roupa, onde sua tomada possui aterramento, e a maquina apresentar fulga de corrente em sua carcaça, essa fulga se destinará ao terra e não sera identificada pelo DR.
isso pode gerar um conflito, e um constante desarmamento do DR, certo (interrogação)
In do DR acima de 25A dá problema nos contatos? Não entendi. E se meu chuveiro tiver corrente nominal de 40A?
Você precisa comprar um DR com a amperagem igual ou maior a amperagem do circuito pra evitar danos ao DR
Olá,professor,fiquei só em dúvida qdo se usa um IDR tetrapolar,tipo,em um quadro eletrico trifasico,onde ele esta junto com dijuntor geral,quer dizer são 3 fasses e um neutro ligado, varios circuitos interligados, como q o IDR faz esse controle com esse monte de corrente entrando e saindo de vários circuitos??
Olá! Poderiam me dizer sobre o In 25A no IDR tetrapolar refere-se à cada polo ou é sobre todo o conjunto? Abs
que explicação bem feita meu caro...muito bom..like
+Shawllim obrigado, agradeço mesmo pela mensagem e pelo like.
Bom dia!!O idr consegue detectar fuga na ponta de um carregador de celular??
Vai depender, o IDR de 30MA vai detectar qualquer fuga de qualquer lugar, se a fuga chegar aos 30MA.