1 - Preparar na véspera - Deixar para cima da hora. 2 - Confiar demais no método - esquecer do Espírito ou das pessoas. 3 - Esquecer do Básico: do Alicerce, do Evangelho. 4 - Embriaguez com o sucesso. Por Victor Fontana.
"Seja um mestre do método; mas, se você for um mestre do método, seja um doutor do Texto; e, se você for um doutor do Texto, seja uma tia do coque da oração."
Parece que vc está falando direto comigo . Sou um pregador leigo e aspirante ao ministério pastoral. E cada ponto do vídeo foi categórico, principalmente o último ponto. Não se embriagar com os elogios e tapinhas nas costas.
02:58 - Preparar na véspera - Se seu sermão foi bom mesmo feito na véspera, se ela tivesse sido feita com antecedência ela seria TRANS-FOR-MA-DO-RA 06:20 - Confiar no Método - Seja mestre no método, doutor no texto, e tia do coque da oração 10:22 - Esquecer a base - Texto precisa ser explicativo e aplicável na vida real. O Básico do Evangelho 13:35 - Não se embriague com o sucesso: O mérito não é seu
Minuto 16:51, sua pregação só é boa pq é inspirada na Bíblia, uma obra magnífica... Fala comigo Deus, que trator passando por cima de mim...Glória a Deus
Sobre o que ele disse em relação à confiar no método e subestimar a oração: Há um livro chamado "Poder através da oração - E. M. Bounds". Esse livro é obrigatório
Neste momento estou indo lecionar a 1° de 4 aulas de Homilética pelo IBAD (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus), como este vídeo foi válido! Obrigado pela sua contribuição Victor! Que o Espírito Santo continue lhe usando sempre!
O cara vai ficando famoso, enchendo- se de si. Não percebe que está esvaziando-se do Espírito. Temos que ser apenas canal de Deus para abençoar a igreja do Senhor, nada mais! Devemos ser sempre, servo bom e fiel! Muito boa essa dica. Obrigado! Deus te abençoe!
Victor, gosto do conteúdo do teu canal. Didática impecável. Parabéns. e se me permite a opinião, a música de abertura me faz lembrar do finado Video Show, é um pouco destoante com o clima do canal, sei lá kk
Ótimo vídeo. Acredito que a maioria dos pregadores, principalmente pastores que não são "integrais", gostaria de ter o tempo necessário para preparar bons sermões. Eu por exemplo, não sou pastor integral. Trabalho "secularmente", faço faculdade EAD, tenho família para sustentar e tenho o rebanho do Senhor para cuidar, aliando à isso, tem a vida devocional e o próprio crescimento intelectual. Não é fácil! Numa igreja "pequena" você não tem uma quantidade de pessoas que possam revesar o púlpito com você. Tenho trabalhado para preparar pessoas para esse ofício, mas não é algo da noite para o dia. Chega no Domingo após o culto da noite, eu estou extremamente cansado e na segunda, a rotina começa novamente.
Victor, confesso que comecei a assistir ao video pensado que ia ser mais um ode ao sermão expositivo, porém me surpreendeu com as dicas! São excelentes, e realmente, é muito fácil nos perder em qualquer uma delas, obrigado!
como sempre, mto pontual e cirurgico.....turma do TDAH (como eu) pira quando ouve a palavra "antecedência" rsrs....tem que clamar pela misericordia de Deus!
Boa Noite Paz e Graça Victor que Deus abençoe a você e a sua família e a seus seguidores em nome de Jesus Cristo Amém, Na minha modesto trabalho no Reino de Deus como pregador eu Estudo e pesquiso o tema, graças a Deus eu tenho chamada de Deus que pra mim é o mais importante nesse 20 de Cristão e da idade de 60 em experiências com Deus Amém Aleluia Glória Deus Louvado seja Deus Oh Rei da Glória Toda honra e glória a Jesus Cristo Amém
Muito bom esse vídeo, é maravilhoso receber tapinha nas costas após a pregação , mas tenho que saber que deu certo pq o Espírito Santo falou aos corações das pessoas.
Interessante os três primeiros pontos. Só o quarto ponto que penso de outro jeito. Tem textos que são emocionantes de pregar (sermão do monte, cartas de paulo...). O pessoal gosta muito desses e ELOGIAM BASTANTE. Agora... vai pregar expositivamente o livro de Ezequiel SEM FUGIR DO TEXTO pra tu ver! Rs. O livro de Ezequiel e outras passagem da bíblia não "agradam" aos ouvintes no sentido de ficarem maravilhados como as cartas de Paulo e etc. Por isso, o pregador nunca poderá ser vaidoso em depender se gostarão ou não do sermão. O que importa é que o sermão seja bíblico. Nâo importa se gostarão/gostaram ou não. Pois terão textos que vão "agradar" a todos e terão outros que ninguém vai "sentir emoção". Tudo depende do texto abordado. Creio assim.
Creio que os erros crassos dos pregadores é não terem uma vida secreta de oração; não terem sede de Deus. Recomendo o livro de A. W. Tozer "À PROCURA DE DEUS". Inspirador para fomentar a busca por uma vida no Espírito.
Rapaz, no ponto do método, sobre impor sua vontade ao texto no modo expositivo, uma vez passei por isso. Devo ter passado mais vezes, mas essa foi gritante. Estava preparando Gênesis 24 para falar sobre como os jovens devem buscar pessoas da mesma fé para casar, assim como Isaque procurou Rebeca. Passei a semana com a sensação de que algo não fechava entre o texto e o que eu queria falar. Por fim, concluí o óbvio. Rebeca não era crente kkkkk Enfim, existem outros textos melhores pra comunicar isso, mas esse não é um deles.
Ainda acho o texto válido para isso. Pois alguém dentre os parentes de Abraão, na terra da qual saiu, era o que de mais longe se poderia ter como jugo desigual. Era o que poderia ser mais próximo de valores, cultura e tradição. Além disso, tudo foi feito buscando a direção e intervenção de Deus, com a oração do servo de Abraão para que indicasse uma mulher através dos acontecimentos no poço. Apesar de não ser possível chamar Rebeca de crente, e no sentido atual, nem fazer um paralelo perfeito, os princípios não são diferentes. Os princípios na hora de escolher o cônjuge são aplicáveis tanto naquele contexto como no atual.
Ou seja, é muito difícil. Paradoxal . Você tem que se esforçar, se preparar bem, se aprofundar, mas não pode confiar no método, e não pode esquecer de falar o básico, ao mesmo tempo quando conseguir fazer isso tudo, saiba que quem faz o mais importante é o Espírito Santo, e ainda não pode se deixar levar pelos elogios que poderá receber. Ufa !! Mas é assim mesmo.
Graça e Paz de Cristo JESUS a todos . 1joao 2:27, 2pedro 3:18 . JESUS Cristo não precisa de métodos, Ele capacita em todas as coisas, basta que nós busquemos , a leitura da palavra e muita oração. É o Espírito santo que convence o homen de todos os seus erros . Pois a palavra convence tanto o pregador como o ouvinte
O segundo ponto não faz muito sentido se aplicado à pregação expositiva. Entendo perfeitamente que esse ponto pode ser aplicado no caso da pregação temática, mas não existe a possibilidade de usar o método expositivo e não ser bíblico. Penso que o exemplo com a pregação expositiva não foi tão feliz, mas pode se encaixar perfeitamente no caso de outros métodos, como por exemplo a pregação temática.
@@jonathanjuliaodasilva286 desculpe, mas como eu poderia pegar o texto, estudar o texto a fundo, explicar o texto e aplicar o texto e mesmo assim ele não seria bíblico? Acho que lhe falta um pouco de conhecimento sobre o que é uma pregação expositiva. (estou falando com amor. Somos irmãos em Cristo!)
@@filipevadrum Sim, entendo. Mas o ponto que o Victor levantou é o de impor algo ao texto que ele não diz, e acredito que isso não dependa do método de exposição, já que para isso a pessoa vá apenas com um pressuposto ao texto e force o texto a dizer o que ela quer, mesmo estudando a fundo o texto, como você disse. Pode ser até difícil, mas não é impossível de se acontecer. Edit: a imposição ao texto não é necessariamente anti bíblica, pode ser até bíblico e ter outro texto que fala tal cois porém nesse caso é só não falar o que o texto realmente diz que conta.
Penso que buscar ter sensibilidade a se perceber o que o texto está dizendo, o que o Espírito está confirmando e esclarecendo e por fim.... Ter uma percepção em relação aos seus expectadores, os que estão a sua frente e os que estão a sua retaguarda, são, não totalmente, meio que a forma de se fazer uma boa preleção. E em relação aos elogios, quem prega, prega sobre um Deus Todo poderoso, um Filho Salvador e um Espírito Santo consolador, que juntos buscam dar vida eterna a uma humanidade caída e entre estes se encontra o dito pregador.
Conheça o meu curso "Como Preparar um Estudo Bíblico":
hotm.art/htH2kgcT
1 - Preparar na véspera - Deixar para cima da hora.
2 - Confiar demais no método - esquecer do Espírito ou das pessoas.
3 - Esquecer do Básico: do Alicerce, do Evangelho.
4 - Embriaguez com o sucesso.
Por Victor Fontana.
"Seja um mestre do método; mas, se você for um mestre do método, seja um doutor do Texto; e, se você for um doutor do Texto, seja uma tia do coque da oração."
Isso aqui foi muito forte. Victor acertou em cheio
Parece que vc está falando direto comigo . Sou um pregador leigo e aspirante ao ministério pastoral. E cada ponto do vídeo foi categórico, principalmente o último ponto. Não se embriagar com os elogios e tapinhas nas costas.
02:58 - Preparar na véspera - Se seu sermão foi bom mesmo feito na véspera, se ela tivesse sido feita com antecedência ela seria TRANS-FOR-MA-DO-RA
06:20 - Confiar no Método - Seja mestre no método, doutor no texto, e tia do coque da oração
10:22 - Esquecer a base - Texto precisa ser explicativo e aplicável na vida real. O Básico do Evangelho
13:35 - Não se embriague com o sucesso: O mérito não é seu
Faz uns 9 anos que prego, e quase sempre percebo erros, vivemos um verdadeiro aperfeiçoamento e aprendizado constante.
Minuto 16:51, sua pregação só é boa pq é inspirada na Bíblia, uma obra magnífica... Fala comigo Deus, que trator passando por cima de mim...Glória a Deus
Sobre o que ele disse em relação à confiar no método e subestimar a oração:
Há um livro chamado "Poder através da oração - E. M. Bounds". Esse livro é obrigatório
"O método é importante, mas pode se tornar um ídolo."
Fontana, Victor
Obrigada, Victor 👏. Excelentes considerações.
Neste momento estou indo lecionar a 1° de 4 aulas de Homilética pelo IBAD (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus), como este vídeo foi válido!
Obrigado pela sua contribuição Victor!
Que o Espírito Santo continue lhe usando sempre!
Identifiquei-me muito com o terceiro ponto. Tbm com o comentário que elogios e satisfação não significa que a Mensagem foi pregada.
Você é uma benção! Dicas valiosas
Ainda veio um coaching na faixa kkkk
Muito bom!
Grandes conselhos 🙏🏽💡
Show de bola, Vitor!
Muito bom. Gostei da analogia do Romário sem treinar e o Romário que ele poderia ser se treinasse.
Pontos muito bem colocados, precisamos sempre estar na presença de Deus e deixar ser usado pelo Espirito Santo.
10:17 quase esqueci de deixar o Like 👍🏻
O cara vai ficando famoso, enchendo- se de si. Não percebe que está esvaziando-se do Espírito.
Temos que ser apenas canal de Deus para abençoar a igreja do Senhor, nada mais! Devemos ser sempre, servo bom e fiel! Muito boa essa dica. Obrigado! Deus te abençoe!
" o elogio é como um perfume, você não bebe, você só cheira "
Ótimas dicas, obrigado.
Victor, gosto do conteúdo do teu canal. Didática impecável. Parabéns.
e se me permite a opinião, a música de abertura me faz lembrar do finado Video Show, é um pouco destoante com o clima do canal, sei lá kk
Nossa, falou demais comigo. Fiz meu primeiro sermão esses dias, seguindo o que aprendi na faculdade, e achei que poderia ficar mais orgânico.
Excelente vídeo
Quem tem TDA precisa orar por libertação para não preparar mais na véspera?
Ótimo vídeo. Acredito que a maioria dos pregadores, principalmente pastores que não são "integrais", gostaria de ter o tempo necessário para preparar bons sermões. Eu por exemplo, não sou pastor integral. Trabalho "secularmente", faço faculdade EAD, tenho família para sustentar e tenho o rebanho do Senhor para cuidar, aliando à isso, tem a vida devocional e o próprio crescimento intelectual. Não é fácil! Numa igreja "pequena" você não tem uma quantidade de pessoas que possam revesar o púlpito com você. Tenho trabalhado para preparar pessoas para esse ofício, mas não é algo da noite para o dia. Chega no Domingo após o culto da noite, eu estou extremamente cansado e na segunda, a rotina começa novamente.
@Enock Alves Amém!
Excelente.
Victor, confesso que comecei a assistir ao video pensado que ia ser mais um ode ao sermão expositivo, porém me surpreendeu com as dicas! São excelentes, e realmente, é muito fácil nos perder em qualquer uma delas, obrigado!
I love to learn🤩 Just come🙏🏾
Como fui abençoado com este vídeo 🙏
Victor o dr martyn loy jones em seu comentário de Romanos, fala exatamente dos cuidados que o pregador deve ter, ao receber esse elogio.
Muito bem
Uau! Vou guardar essas 4 dicas como regras na minha vida. Seu vídeo falou comigo de uma forma especialmente pessoal. Muito obrigado irmão!
🙌🏻graças à Deus
Bom vídeo, Victor. Mas não se embriague com esse elogio rs
Fantástico, Victor! Glória a Deus! Me atingiu de dois lados, tanto por ser pregador, quanto no trabalho, sou executivo comercial hahah
Sobre o metodo de seguir o texto, a IP Semear faz MUITO bem. Nao me parece que eles caem na armadilha
Gostei e compartilhei. Obrigado
Perfeito
Obrigado pela rica contribuição, meu irmão.
Deus abençoe sua vida irmão.
EXCELENTE VIDEO, PROFESSOR VICTOR!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽📖🙌🏽
Boa Victor , é isso mesmo , acho que essa quarta dica é a mais difícil
Muito boas dicas👏🏾👏🏾📚
Fontana, excelente vídeo, por favor faça mais conteúdos como este.👏👏👏👏
Ontem fui pregar e vi em mim que eu preciso do Espírito Santo e não ele de mim.
como sempre, mto pontual e cirurgico.....turma do TDAH (como eu) pira quando ouve a palavra "antecedência" rsrs....tem que clamar pela misericordia de Deus!
Boa Noite Paz e Graça Victor que Deus abençoe a você e a sua família e a seus seguidores em nome de Jesus Cristo Amém, Na minha modesto trabalho no Reino de Deus como pregador eu Estudo e pesquiso o tema, graças a Deus eu tenho chamada de Deus que pra mim é o mais importante nesse 20 de Cristão e da idade de 60 em experiências com Deus Amém Aleluia Glória Deus Louvado seja Deus Oh Rei da Glória Toda honra e glória a Jesus Cristo Amém
Que vídeo precioso! Deus seja louvado!
Excelente meu irmão.
4 pontos importantissimos e que trazem luz e reflexão a quem prega.
😊 thanks
Obrigado pelas dicas! São preciosas 🙏🏻
Cheguei Aqui Para Prestigiar o Seu trabalho
Muito bom esse vídeo, é maravilhoso receber tapinha nas costas após a pregação , mas tenho que saber que deu certo pq o Espírito Santo falou aos corações das pessoas.
Excelente!!!
Esse vídeo eu vou até salvar nos favoritos!
Interessante os três primeiros pontos. Só o quarto ponto que penso de outro jeito. Tem textos que são emocionantes de pregar (sermão do monte, cartas de paulo...). O pessoal gosta muito desses e ELOGIAM BASTANTE. Agora... vai pregar expositivamente o livro de Ezequiel SEM FUGIR DO TEXTO pra tu ver! Rs. O livro de Ezequiel e outras passagem da bíblia não "agradam" aos ouvintes no sentido de ficarem maravilhados como as cartas de Paulo e etc. Por isso, o pregador nunca poderá ser vaidoso em depender se gostarão ou não do sermão. O que importa é que o sermão seja bíblico. Nâo importa se gostarão/gostaram ou não. Pois terão textos que vão "agradar" a todos e terão outros que ninguém vai "sentir emoção". Tudo depende do texto abordado. Creio assim.
Alguém sabe o nome dessa trilha sonora no final do vídeo?
MUITO BOM!
Victor, ensina pra gente técnicas que você utiliza pra montar uma pregação por favor
Muito bons esses alertas!
Vitor, qual erro tem mais recorrência no seu parecer?
Creio que os erros crassos dos pregadores é não terem uma vida secreta de oração; não terem sede de Deus. Recomendo o livro de A. W. Tozer "À PROCURA DE DEUS". Inspirador para fomentar a busca por uma vida no Espírito.
Rapaz, no ponto do método, sobre impor sua vontade ao texto no modo expositivo, uma vez passei por isso. Devo ter passado mais vezes, mas essa foi gritante. Estava preparando Gênesis 24 para falar sobre como os jovens devem buscar pessoas da mesma fé para casar, assim como Isaque procurou Rebeca. Passei a semana com a sensação de que algo não fechava entre o texto e o que eu queria falar. Por fim, concluí o óbvio. Rebeca não era crente kkkkk
Enfim, existem outros textos melhores pra comunicar isso, mas esse não é um deles.
Ainda acho o texto válido para isso. Pois alguém dentre os parentes de Abraão, na terra da qual saiu, era o que de mais longe se poderia ter como jugo desigual. Era o que poderia ser mais próximo de valores, cultura e tradição. Além disso, tudo foi feito buscando a direção e intervenção de Deus, com a oração do servo de Abraão para que indicasse uma mulher através dos acontecimentos no poço. Apesar de não ser possível chamar Rebeca de crente, e no sentido atual, nem fazer um paralelo perfeito, os princípios não são diferentes. Os princípios na hora de escolher o cônjuge são aplicáveis tanto naquele contexto como no atual.
putz , muito bom
"Doutor do texto e tia do coque da oração"
João batista disse importa que ele cresça e que eu diminua
Ou seja, é muito difícil. Paradoxal . Você tem que se esforçar, se preparar bem, se aprofundar, mas não pode confiar no método, e não pode esquecer de falar o básico, ao mesmo tempo quando conseguir fazer isso tudo, saiba que quem faz o mais importante é o Espírito Santo, e ainda não pode se deixar levar pelos elogios que poderá receber. Ufa !! Mas é assim mesmo.
Sempre top
Outro problema:
"Olhe para o irmão do lado e diga.."
Isso é muito CHATO.
O mais importante é a revelação do Espírito Santo e Pregar o que Deus manda não o que é Igreja quer ouvir
👏🏻👏🏻👏🏻
Graça e Paz de Cristo JESUS a todos . 1joao 2:27, 2pedro 3:18 . JESUS Cristo não precisa de métodos, Ele capacita em todas as coisas, basta que nós busquemos , a leitura da palavra e muita oração. É o Espírito santo que convence o homen de todos os seus erros . Pois a palavra convence tanto o pregador como o ouvinte
Like Garantido
O segundo ponto não faz muito sentido se aplicado à pregação expositiva.
Entendo perfeitamente que esse ponto pode ser aplicado no caso da pregação temática, mas não existe a possibilidade de usar o método expositivo e não ser bíblico.
Penso que o exemplo com a pregação expositiva não foi tão feliz, mas pode se encaixar perfeitamente no caso de outros métodos, como por exemplo a pregação temática.
Claro que dá, o método de exposição não torna a pregação necessariamente bíblica.
@@jonathanjuliaodasilva286 desculpe, mas como eu poderia pegar o texto, estudar o texto a fundo, explicar o texto e aplicar o texto e mesmo assim ele não seria bíblico? Acho que lhe falta um pouco de conhecimento sobre o que é uma pregação expositiva. (estou falando com amor. Somos irmãos em Cristo!)
@@filipevadrum Sim, entendo. Mas o ponto que o Victor levantou é o de impor algo ao texto que ele não diz, e acredito que isso não dependa do método de exposição, já que para isso a pessoa vá apenas com um pressuposto ao texto e force o texto a dizer o que ela quer, mesmo estudando a fundo o texto, como você disse. Pode ser até difícil, mas não é impossível de se acontecer.
Edit: a imposição ao texto não é necessariamente anti bíblica, pode ser até bíblico e ter outro texto que fala tal cois porém nesse caso é só não falar o que o texto realmente diz que conta.
Penso que buscar ter sensibilidade a se perceber o que o texto está dizendo, o que o Espírito está confirmando e esclarecendo e por fim.... Ter uma percepção em relação aos seus expectadores, os que estão a sua frente e os que estão a sua retaguarda, são, não totalmente, meio que a forma de se fazer uma boa preleção. E em relação aos elogios, quem prega, prega sobre um Deus Todo poderoso, um Filho Salvador e um Espírito Santo consolador, que juntos buscam dar vida eterna a uma humanidade caída e entre estes se encontra o dito pregador.
Ser prolixo também é um erro em quaisquer áreas. Três minuto pra entrar de fato no assunto. É sério?
Muito bom. Vivo esses riscos como professor.