Edu, estou fazendo um projeto de banheiro acessível para a residência de uma cliente. Onde devo colocar o alarme ? e no caso de lavagem do banheiro a altura de 40cm não poderá em curto e dar choque?
Olá Eduardo. Existe alguma determinação sobre o tipo (som) de sinal sonoro? Tem que ser este mesmo do vídeo que você mostrou? Outra questão é (e depende da resposta da primeira pergunta): por exemplo, em um local institucional, onde o "avisador" sonoro estará posicionado junto a um recepcionista (entenda que esta pessoa estará treinada para acionar um socorro ou auxiliar o deficiente em caso de necessidade), pode ser usada uma campainha sem fio (tipo estas que se usam em casa mesmo $$$)? Obrigado e parabéns pelo canal.
Olá Eduardo, poderia criar um vídeo esclarecendo melhor a "transferência" do cadeirante para o vaso sanitário? Gostaria de entender melhor isso e não encontrei material/vídeo na internet. E parabéns pelos vídeos, conteúdos muito esclarecedores.
Olá Anderson. Que legal você perguntar sobre isso , pois na próxima segunda feira, dia 12/09 vou lançar um Curso exclusivo sobre Banheiro 100% acessível. Cadastre-se no site www.acessibilidadeaplicada.com.br para receber as informações. Mas penso ser importante entendermos que devemos garantir as 3 formas de transferência para o vaso sanitário, sendo elas a LATERAL, DIAGONAL e PERPENDICULAR, pois cada pessoa pode ter um tipo de necessidade diferente e inclusive a posição das barras como estão definidas na NBR 9050/2015 favorece a todas essas formas de transferência. No Curso eu explico melhor. Um abraço.
Olá Eduardo, quando vamos fazer um projeto residencial, temos que colocar esse alarme também, mas caso o cliente responsável pelo cadeirante ou deficiente não concorde com esta instalação, como devemos proceder? Obrigada.
Olá Harumi. Os requisitos definidos na NBR 9050/2015 tem o objetivo de garantir INDEPENDÊNCIA, CONFORTO E SEGURANÇA aos usuários, com ou sem deficiência. No caso do alarme de emergência sua exigência auxilia no uso com SEGURANÇA do local. As Leis de Acessibilidade não se aplicam à residências unifamiliares, ou seja, você não precisa criar banheiros adaptados em residências para atendimento da legislação. Mas se você for realizar um banheiro adaptado em uma residência, mesmo sem a necessidade legal de adaptá-lo eu entendo que o alarme deve sim ser instalado. Existem no mercado diversos modelos de alarme de fácil instalação, sem a necessidade de muitas mudanças na instalação do local. Abraços.
Olá. O alarme de emergência é obrigatório em qualquer sanitário acessível. É o arquiteto ou engenheiro que responderá tecnicamente pela garantia das condições de acessibilidade do local.
O botão de acionamento fica dentro do banheiro mas a "caixinha de som" onde vai tocar o alarme tem que ser fora, como uma campainha. É pra pessoa chamar alguém.
Olá Eduardo, boa tarde. Se possível, responda-me uma pergunta: para o caso do alarme de emergência para sanitário acessível, é obrigatório que haja dispositivo com chave do lado de fora, conforme este modelo do link abaixo, ou apenas o gerador do sinal sonoro, como no filme? www.arcomodular.com.br/portugues/produtos/sinalizacao-sonora/alarme-de-emergencia/alarme-de-emergencia-ae-08 Obrigado.
Esse é um ótimo modelo de alarme que você informa, mas basta ele atender aos itens 4.6.7, 5.6.1 e Tabelas 1 e 22 da NBR 9050/2015 para serem considerados acessíveis. Um abraço.
Oi Eduardo, obrigado por responder. Acredito que você queria dizer tabela 2 e não 22, certo? Seria sobre contraste visual, certo? Mas fiquei com uma dúvida aqui... estes textos que você indicou não falam muito sobre o outro dispositivo, mas somente sobre o acionamento. Então fico sem a certeza de que posso usar uma central de comando com alarme sonoro e visual sem o "martelinho" pra quebra o vidro que dá acesso à chave. O caso é que o texto é muito vago quando fala que "Os locais que dispuserem de alarme devem ser obrigatoriamente monitorados." Além do mais, não é fácil encontrar a informação sobre o grau de proteção IP 66 para o botão de acionamento. E quando encontramos, o grau de proteção é inferior ao que a norma pede - como é o caso deste modelo que aparece no filme. Como especificar com segurança com tantos pontos cegos, não é mesmo?
Olá Eduardo, bom dia. Sigo aguardando por seu comentário sobre os sistemas de alarme disponíveis, que em sua esmagadora maioria ou não fornece informações técnicas, ou não oferece a proteção IP 66.
Exatamente. Ele é PROIBIDO para acessibilidade. Esse será meu próximo vídeo. Obrigado pelo seu comentário e é bom saber que estamos juntos na causa da acessibilidade. Abraços.
Olá Eduardo, tudo bem? Meu nome é Rafael e sou proprietário da GS Braille. Atualmente somos a única empresa do Brasil autorizada a produzir esse alarme para sanitário PNE, pois temos a patente desse produto. Gostaria de apresentar nosso alarme pra você e para que possamos firmar uma possível parceria. O que você acha? Caso tenha interesse de conhecer nosso alarme é só acessar nosso site: www.gsbraille.com.br Muito obrigado!
Bom vídeo, obrigada
Eduardo, bom dia, é um botão só para atender o banheiro ou um botão na bacia, um botão no box e um botão na porta?
Edu, estou fazendo um projeto de banheiro acessível para a residência de uma cliente. Onde devo colocar o alarme ? e no caso de lavagem do banheiro a altura de 40cm não poderá em curto e dar choque?
Boa tarde. Existe uma altura estipulada para esse aparelho sonoro que fica fora do sanitário?
Boa Edu!!
Olá Eduardo. Existe alguma determinação sobre o tipo (som) de sinal sonoro? Tem que ser este mesmo do vídeo que você mostrou? Outra questão é (e depende da resposta da primeira pergunta): por exemplo, em um local institucional, onde o "avisador" sonoro estará posicionado junto a um recepcionista (entenda que esta pessoa estará treinada para acionar um socorro ou auxiliar o deficiente em caso de necessidade), pode ser usada uma campainha sem fio (tipo estas que se usam em casa mesmo $$$)? Obrigado e parabéns pelo canal.
Otimas informações obrigado!!!
E banheiro acessível para escola infantil
Tudo bem?! O q vc indicaria para banheiros em asilos, mas com idosos q possuem dificuldades de compreensão?
Oi. Obrigado pelo seu contato. Os banheiros em asilos também devem atender integralmente a NBR 9050
Olá Eduardo, poderia criar um vídeo esclarecendo melhor a "transferência" do cadeirante para o vaso sanitário? Gostaria de entender melhor isso e não encontrei material/vídeo na internet.
E parabéns pelos vídeos, conteúdos muito esclarecedores.
Olá Anderson. Que legal você perguntar sobre isso , pois na próxima segunda feira, dia 12/09 vou lançar um Curso exclusivo sobre Banheiro 100% acessível. Cadastre-se no site www.acessibilidadeaplicada.com.br para receber as informações.
Mas penso ser importante entendermos que devemos garantir as 3 formas de transferência para o vaso sanitário, sendo elas a LATERAL, DIAGONAL e PERPENDICULAR, pois cada pessoa pode ter um tipo de necessidade diferente e inclusive a posição das barras como estão definidas na NBR 9050/2015 favorece a todas essas formas de transferência.
No Curso eu explico melhor.
Um abraço.
Olá Eduardo, quando vamos fazer um projeto residencial, temos que colocar esse alarme também, mas caso o cliente responsável pelo cadeirante ou deficiente não concorde com esta instalação, como devemos proceder?
Obrigada.
Olá Harumi.
Os requisitos definidos na NBR 9050/2015 tem o objetivo de garantir INDEPENDÊNCIA, CONFORTO E SEGURANÇA aos usuários, com ou sem deficiência.
No caso do alarme de emergência sua exigência auxilia no uso com SEGURANÇA do local.
As Leis de Acessibilidade não se aplicam à residências unifamiliares, ou seja, você não precisa criar banheiros adaptados em residências para atendimento da legislação.
Mas se você for realizar um banheiro adaptado em uma residência, mesmo sem a necessidade legal de adaptá-lo eu entendo que o alarme deve sim ser instalado.
Existem no mercado diversos modelos de alarme de fácil instalação, sem a necessidade de muitas mudanças na instalação do local.
Abraços.
Olá. O alarme de emergência é obrigatório em qualquer sanitário acessível. É o arquiteto ou engenheiro que responderá tecnicamente pela garantia das condições de acessibilidade do local.
Eduardo. Uma pergunta: É o alarme sonoro tem que ser instalado do lado de fora do banheiro? Ele pode ser instalado dentro?
O botão de acionamento fica dentro do banheiro mas a "caixinha de som" onde vai tocar o alarme tem que ser fora, como uma campainha.
É pra pessoa chamar alguém.
Olá Eduardo, boa tarde.
Se possível, responda-me uma pergunta: para o caso do alarme de emergência para sanitário acessível, é obrigatório que haja dispositivo com chave do lado de fora, conforme este modelo do link abaixo, ou apenas o gerador do sinal sonoro, como no filme?
www.arcomodular.com.br/portugues/produtos/sinalizacao-sonora/alarme-de-emergencia/alarme-de-emergencia-ae-08
Obrigado.
Esse é um ótimo modelo de alarme que você informa, mas basta ele atender aos itens 4.6.7, 5.6.1 e Tabelas 1 e 22 da NBR 9050/2015 para serem considerados acessíveis.
Um abraço.
Oi Eduardo, obrigado por responder.
Acredito que você queria dizer tabela 2 e não 22, certo?
Seria sobre contraste visual, certo?
Mas fiquei com uma dúvida aqui... estes textos que você indicou não falam muito sobre o outro dispositivo, mas somente sobre o acionamento. Então fico sem a certeza de que posso usar uma central de comando com alarme sonoro e visual sem o "martelinho" pra quebra o vidro que dá acesso à chave.
O caso é que o texto é muito vago quando fala que "Os locais que dispuserem de
alarme devem ser obrigatoriamente monitorados."
Além do mais, não é fácil encontrar a informação sobre o grau de proteção IP 66 para o botão de acionamento. E quando encontramos, o grau de proteção é inferior ao que a norma pede - como é o caso deste modelo que aparece no filme.
Como especificar com segurança com tantos pontos cegos, não é mesmo?
Olá Eduardo, bom dia.
Sigo aguardando por seu comentário sobre os sistemas de alarme disponíveis, que em sua esmagadora maioria ou não fornece informações técnicas, ou não oferece a proteção IP 66.
E aquele maldito vaso sanitário com um buraco na frente?
Exatamente. Ele é PROIBIDO para acessibilidade. Esse será meu próximo vídeo. Obrigado pelo seu comentário e é bom saber que estamos juntos na causa da acessibilidade. Abraços.
Olá Eduardo, tudo bem? Meu nome é Rafael e sou proprietário da GS Braille. Atualmente somos a única empresa do Brasil autorizada a produzir esse alarme para sanitário PNE, pois temos a patente desse produto. Gostaria de apresentar nosso alarme pra você e para que possamos firmar uma possível parceria. O que você acha?
Caso tenha interesse de conhecer nosso alarme é só acessar nosso site: www.gsbraille.com.br
Muito obrigado!