Praia da Foca, Ponta da Lagoinha, Mirante do Forno, Praia do Forno I Bandeira Azul 🟦

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Escondida entre as praias da Foca e da Ferradura e acessível por uma pequena trilha (500 metros), fica a Ponta da Lagoinha, chamada por estudiosos de Himalaia Brasileiro. O codinome vem do fato de que a formação geológica, data de 600 milhões de anos, está cercada por rochas escarpadas em camadas paralelas numa inclinação de 20 graus, fato geológico - e lindo - característico do Himalaia.
    A beleza natural da paisagem impressiona: espetaculares formações rochosas com pequenas piscinas naturais de águas cristalinas. A dica é ir na maré baixa, para explorar e apreciar o cenário, envolto ainda pela vegetação nativa e típica do litoral, repleta de cactos de cabeça branca. Mas atenção: há muitos ouriços nas pedras e, na maré alta, as ondas ficam gigantescas. É bom ficar atento na hora do banho.
    Por não ser muito conhecida, a Ponta da Lagoinha é um local tranquilo até mesmo na alta temporada, sendo um ponto perfeito apreciar o pôr do sol, o amanhecer e o nascer da lua cheia. De lá também se tem uma linda vista da praia do Forno e das ilhas Âncora, Gravatás e Ilhotes.
    É tão grande a importância geológica da área - e de sua preservação - que, em 2003, o governo do Estado do Rio de Janeiro tombou a ponta e seus costões rochosos. Uma placa explicativa no local informa sobre as formações e suas curiosidades, entre elas, a ação das ondas e das marés para esculpir o granito.
    O acesso é feito pela primeira entrada à esquerda após a praia da Foca (vindo da praia do Forno). Vindo da praia da Ferradura, a ponta fica logo após à pousada Pedra da Laguna. Não há sinalização, apenas uma pequena placa. A dica é estacionar o carro em frente à pousada, onde há um pequeno lago com gansos. Passeios turísticos e city tours também levam ao local.
    🟦 Praia do Forno | Bandeira Azul
    O júri Nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a candidatura da praia do Forno para receber o selo ecológico do Programa Bandeira Azul.
    Trata-se de um selo de qualidade ambiental e urbanística conferido a praias que atendem um grupo total de 34 critérios, entre eles, qualidade físico-química e biológica da água do mar, comprovada em 80 análises, requisitos de acessibilidade, levantamento de áreas sensíveis ambientalmente, análise do pertencimento a Unidades de Conservação, planejamento de gestão de tráfego, código de postura na praia, plano de emergência ambiental e ações de educação ambiental, entre outros.
    A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, em parceria com as secretarias de Obras, Saneamento e Drenagem, de Turismo e de Educação, Ciência e Tecnologia, e com o apoio da Câmara de Vereadores, conseguiu pela primeira vez na história da cidade que uma praia de Búzios, a Praia do Forno, fosse aprovada pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul.
    📍 Praia da Foca:
    Praia linda, boa pra curtir com os amigos ou família, a água tem um espaço bem pequeno, mas dá pra tomar banho também. Tomem muito cuidado quando escalarem as pedras, escalem descalços ou com calçado apropriado.
    📍 Mirante do Forno
    O Mirante do Forno, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é um dos melhores pontos da região para apreciar uma bela vista. É interessante parar lá antes ou depois de conhecer a Praia do Forno e a Praia da Foca, duas das melhores da região.
    Como chegar:
    O Mirante do Forno está localizado entre as duas praias que citei acima, na Rua Quatro, quase no cruzamento com a Rua Dois.
    É bem fácil chegar de carro se guiando pelo mapa abaixo. A pé, a partir da rodoviária da cidade, você levará cerca de 25 minutos. O caminho é pelas ruas Pastor Gentil, Vinte e Quatro, Vinte e Um e, finalmente, Quatro. Para efeito de comparação, a badalada Rua das Pedras fica a cerca de 30 minutos de caminhada.
    Como é o Mirante do Forno em Búzios:
    Se estiver de carro, não se preocupe com vaga. Tem espaço para estacionamento bem pertinho do mirante e também nas ruas próximas.
    Quem não quiser caminhar até lá pode tentar alugar algum veículo ou recorrer a um passeio saindo do centrinho.
    Há agências na Rua das Pedras e na Praça Santos Dumont, por exemplo. Geralmente, essas lojas vendem um city tour que passa por diversas praias de Búzios, inclusive pelo mirante.
    Eles custam de R$ 100 a R$ 140 e têm duração de um dia inteiro.
    ONDE SE HOSPEDAR EM BÚZIOS?
    Do Mirante do Forno, é possível ter uma excelente visão do Forno e da Foca e da Pedra da Tartaruga.
    Ali foi instalada uma charmosa plaquinha no mirante indicando as direções para as principais praias. Veja outros mirantes lindos da cidade.
    Recomendo ainda continuar seguindo pela Rua 2 para conhecer a Ponta da Lagoinha. Que lugar incrível, pessoal.
    Ele é conhecido como o Himalaia brasileiro por causa das formações rochosas. O acesso é bem fácil. Nada de trilhas trabalhosas.
    Em conclusão, Búzios é ou não é de tirar o fôlego?
    praia do forno,praia do forno buzios,praia do forno búzios,búzios,praia do forno em búzios,buzios,como é praia do forno búzios,praia do forno buzios é boa

КОМЕНТАРІ • 56