O que mais machuca nois mães, é a gente passar pelo pediatra ele fazer a medição da cabeça da criança e falar que é normal, e que depois volta ficar normal... Acreditei no pediatra da minha cidade e agora estou com meu filho com plagiocefalia, e estrabismo, ele já tem 1 ano de idade, o tratamento é até 1 anos e 6 meses, e o tratamento é muito caro acho que os médicos das maternidades deveriam ter a obrigação de explicar pra gente o que é a palgiocefalia, nao é um assunto muito comentado, e quando vemos que ja está acontecendo com um filho da gente, as vezes já é bem tarde.
@millysims2864 sim, a gente faz o pré natal e não recebemos às informações necessárias, eu sofri muito no meu parto por falta de preparo e agora minha bebê com 5 meses e meio está com a cabeça amassada de um lado (plagiocefalia), o tratamento é muito caro. Com 2 meses o pediatra me falou que estava ficando um pouco amassada, mas não me alertou sobre os riscos futuros. Continuei deixando ela dormir de barriga pra cima pois eles falam que evita morte súbita. Agora estou aqui com esse baita problema.
@@mariliaalmeida8879 é muito difícil viu, nesse momento eu estou em Brasília pra começar o tratamento do meu filho com a órtese craniana. Não consegui pelo SUS... Mais no seu caso como sua bebê ainda é novinha com as fisioterapia é mais fácil de melhorar o amassado, e mudar as posições quando for dormir .
Bem importante esse seu relato. A meu ver o neurocirgurgião infantil tem esse papel de acompanhar o bebê desde a barriga da mãe quando existe algum tipo de malformação. Esse é um trabalho diário que faço aqui no meu estado, pois os pediatras realmente não conseguem absorver essa demanda. É preciso que essa conversa entre médicos e especialidades seja incentivada para que possamos agir da melhor forma em um caso como esse
Estou passando por isso, vou ter consulta na sexta-feira dia 17 de Maio, foi diagnóstico com plagiocefalia, mais creio que será resolvido, ele tem 3 meses mais já vai fazer 4 meses dia 20
Prevenção: Esqueçam essa orientação de ficar só de barriga p cima. Lateralizem o bebê pra dormir, e vão alternando os lados. Se acordado, estimule a posição tummy time (barriga pra baixo) desde as primeiras semanas. Esqueçam redes sociais (telas), e brinquem com o bebê, dêem bastante colo. Tratamento: Se até 1 ano de idade, capacete. Se passou dessa idade, o q resta é acostumar com a situação, tentando amenizar com o cabelo. Falo por experiência. De nada.
Dr Tiago, caso esteja lendo, obrigado por esse vídeo tão esclarecedor! Um tom calmo e sereno para lhe dar com essa situação tão desafiadora que embora não apresente “riscos” de certa forma, atordoa os pais a cerca do que fazer! Como disse anteriormente passei em 3 profissionais diferentes mais o acompanhamento pediátrico e a orientação é que eu aguarde minha filha crescer.. o tratamento aqui fora é expensive, o seguro saúde não cobre por ser estético mas não tem dinheiro no mundo que pague a auto estima afetada da minha filha daqui alguns anos.. Como no relato da colega acima, principalmente com cabelo/cabeça molhada é possível ver esse achatamento na cabecinha da minha filha Cataria hoje com 10 meses! Difícil mas vou tentar até o fim fazer algo por ela para que lá na frente eu diga, tentei! Valeu a pena! Mais uma vez, obrigada! Ganhou uma inscrita. 😊
Olá, concordo plenamente com a senhora. Não ser algo de conduta neurocirúrgica não significa não propor algo que seja dentro do possível para a criança e a família. Aos 10 meses muito já se andou... o que posso dizer para a senhora é que em crianças com desenvolvimento neurológico normal o rostinho fica bem simétrico e não impacta na socialização da criança. E fique atenta a presença de torcicolo, estrabismo que são fatores de risco para uma postura viciosa da cabeça do bebê.
Meu filho está com a cabeça achatada procuramos uma osteopata e hoje ele está fazendo fisioterapia e alguns exercícios em casa, ja estamos vendo uma grande evolução.
Olá, a osteopatia é realmente decisiva na terapia manual dessas crianças. Temos visto mais casos de encurtamentos de musculatura cervical e da cadeia posterior que o habitual... com profissionalismo e respeitando os limites da criança, 95% dos casos se resolvem sem capacete. Um bom osteopata sabe identificar casos de risco para avaliação do Neurocirurgião infantil e pouco indica capacete.
Tbm me arrependo muito de não ter colocado pra dormir de lado meus filhos os 2 teve esse problema. Os antigos colocavam de lado pra dormir e nunca aconteceu nada
Dr , sou médica também, meu bebê está com 8 meses, e tem plágio e braquio moderado. Um neurocirurgião disse que tem indicação de capacete, mas outros colegas disseram q já está um pouco tarde. O q o senhor acha?
Meu filho fez a cirurgia de craniossinostose ( plagiocefalia) com 8 meses, agora está 1 ano e 1 mês, mas a assimetria continua associada com torcicolo congênito, fizemos consulta com osteopata e ele disse que provavelmente nosso filho teria que usar capacete para corrigir a assimetria e dar segmento ao tratamento do torcicolo. Qual a opinião do dr?
Meus filhos mais velhos sempre dormiram de lado e tem a cabeça normal. Meu bebê de 6 meses comprei travesseiro para não dar a cabeça achatada mas como recomendaram barriga pra cima ficou com a cabeça achatada.😢
Meu bebê tem 7 meses quase 8 meses dr., passou por uma avaliação com osteopata. Ele tem a plagiocefalia e braquicefalia. Tenho até as medidas... Caso o médico pergunte… As diagonais da cabecinha do João Miguel são: 21/23 E a medida anterior posterior 22 E latero- lateral: 26 Entretanto não pude dar continuidade e estou esperando vaga no centro de reabilitação do sus. Tenho feito mais o tummy time. Porém sinto que ele tem preguiça de fazer os exercícios. Alguma dica? Obrigada.
Nossa fui na pediatra ela me indicou ja minha nene acostumou so de um lado agora to aqui tentando ela dormir do outro lado mais ta dificil e tudo caro consulta tudo
Muito interessante o vídeo. Bastante esclarecedor.. 😊❤ O Dr. Tiago teria algum travesseiro ou touca elefantinho para indicar, afim de corrgir o problema de plagiocefalia posicional? Existem muitos tipos de produtos e materiais diversos no mercado. Meu bebê tem 2 meses.
Existem sim! Não tenho qualquer relação de conflito com marcas mas tive contato com as toucas da totbaby.com.br/ e gostei muito do material, da conformação e dos resultados. No entanto, lembremos que o diagnóstico diferencial entre deformidade postural posterior unilateral e cranioestenose é o passo principal nos cuidados!
Obrigada Dr. Tiago. Concordo plenamente. Os cuidados são essenciais, principalmente para que o diagnóstico de cranioestenose seja feito o mais rápido possível, e não confundido com as assimetrias cranianas. Minha sobrinha teve essa doença diagnosticou com 4 meses e operou com 5 meses. Graças à Deus ela se recuperou bem. O neurocirurgião que fez o procedimento disse que foi um caso de muito sucesso. Ela é perfeita. Como tivemos esta situação na família, fico sempre atenta com o meu pequeno porque não sei se é uma condição genética. Obrigada pelo esclarecimento.❤
Minha bebê nasceu com 30 semanas mas com uma restrição servera, 722g. 2 meses na neo natal e agora esta com 2kg e previsao de alta em 1 semana, se conseguir mamar. O problema é a cabeça dela que esta muito pontiaguda e amassada dos lados, pelo fato de ter ficado muito tempo deitada na mesma posição. Vamos levar no neuro mas é angustiante vê a cabecinha dela assim 😕. Muito pontuda mesmo, alta .
Olá, angustiante mesmo, mas busque um neurocirurgião pediátrico para se certificar se é uma deformidade posicional ou uma cranioestenose que se manifestou na prematuridade.
Doutor oque faço, já percebi um achado na cabeça da minha bebê , mas a pediatra diz ser normal, é que a cabeça tá desenvolvendo no tamanho certo e iso resolve sozinho e ela é bem cabeluda e isso nem vai interferir em nada
Dr. Me ajude a aliviar meu coração, minha bebê tem três meses vai fazer quatro meses dia dois de dezembro , ela tem plagiocefalia posicional moderada , será que com o tempo volta a cabecinha dela a ficar redondinha, ela tinha torcicolo dormia so do lado esquerdo , o torcicolo eu tratei em casa , mas a cabecinha dela ainda está do mesmo jeito , sempre eu coloco ela pra dormir do outro lado que não está com assimetria, mas até agora não vi resultado. Dr. Será que com o tempo a cabeça dela volta ao normal 😢 ? obrigada
Olá, apesar de não considerarmos um problema que traz impacto direto na fala e inteligência da criança ao longo da vida, certamente o impacto indireto de uma cabecinha muito torta especialmente no rosto traz sim maior isolamento e bullying. Muito se pode fazer até 16 - 18 meses, sendo que a fase mais importante e resultados mais consistentes por volta dos 6 - 8 meses de idade. Existem várias escalas de medidas, mas se o tempo tem passado e o sentido não tem revertido, passar em um neurocirurgião infantil é indispensável, tanto para o melhor seguimento, quanto para a confirmação real de uma deformidade posicional sobreposta a uma cranioestenose.
Brigada Doutor por ter me respondido 😊 mas graças a Deus ela não tem nenhuma deformidade no rosto não, já o rostinho dela é perfeito, e não tem alteração na testa é só a cabecinha mesmo ,e só dá pra ver um pouco quando ela está com o cabelo molhado , mas mesmo assim não se nota de cara não só se prestar bem muito a atenção é que ver um pouco.
@@katianafernamdes1238 Katia lendo seu relato você escreveu as mesmas palavras do que acontece conosco.. Recentemente mudei de país e começou minha saga para saber o que fazer com relação a essa deformidade! Por fim depois de 3 opniões a última de uma neuropediatra, ouvi que no caso dela realmente é apenas estético dispensando o uso do capacete. Mesmo cercada de profissionais eu ainda não consegui me conformar, acalmar meu coração! Fico pensando nela criança, adolescente ou adulta… Pensei que teria mais recursos por estar num país de primeiro mundo mas não, tudo é “don’t worry” Difícil sabe.. cheguei nesse vídeo por conta dos algoritmos de busca e vi esse comentário do Dr sobre trabalhar até 1 ano, 1 ano e meio! Janeiro voltaremos na pediatra - aqui as consultas não são mensais como no Brasil e sim trimestrais - vou insistir novamente com a médica.. me sinto de mãos atadas, preciso fazer algo pela minha filha!
@@perb2320 oi tudo bem ? Mas se a cabecinha de sua filha for que nem a minha não dá pra se notar muito não, o cabelinho cobre , a da minha filha só dá pra ver um pouco quando molha o cabelo, mas mesmo assim tem que olhar bem pra notar um pouco, você vendo ela assim você jura que ela não tem nada de tão pouca que é a assimetria , mas nós mães quando vimos algo errado ficamos aflitas 😅 , mas não se preocupe muito, que com o tempo dependendo do grau da assimetria e a idade que ela tem, com o crescimento da sua filha e o desenvolvimento do cérebro pode ir voltando aos poucos a cabecinha dela... Ouvi relatos de pais nos comentários que com o tempo a cabecinha da criança tinha voltado ao normal a ficar redondinha de novo. Minha filha já tem 4 meses , estou botando ela pra dormir do lado negligenciado, e não do lado da assimetria pra não ficar com pressão só daquele lado , tem que deixar o lado assimétrico livre pra poder o crânio se espandir com o desenvolvimento do cérebro. Espero ter ajudado 😊
Dr. Tiago, meu filho tem 6 meses e vinte dias. Está com plagiocefalia moderada, de acordo com osteopata. Não consegui horário no neurocirurgião ainda, e já quero comprar o travesseiro com buraco no meio. Qual produto o senhor me indicaria? Tem produtos de 100,00 até 1000,00. Estou um pouco perdida pra fazer essa escolha. Outra pergunta é: Preciso de um osteopata ou só o travesseiro vai corrigir?
Kassia, o mais importante não são as órteses, mas sim que seu filho seja consultado com um bom neurocirurgião pra que se identifique o motivo pelo qual essa cabecinha está torta. As classificações variam muito, mas descobrir o motivo, nesse momento, é mais importante do que o tipo de órtese. Isso porque travesseiro e capacete variam bastante. Não existe recomendação absoluta pra esses dispositivos, a não ser a participação de um profissional que consiga identificar e estimular neurológicamente essa criança. No caso dos osteopatas, é importante que façam terapias de remodelação
Bom dia! Meu bebe esta com 5 meses e meio atualmente. O pediatra não indicou a necessidade de tratamento ao nascer, e com 2 meses de vida estava com uma assimetria de 10 mm. Com tratamento iniciado com a osteopata, ja conseguimos evoluir de 10 mm para 5 mm com 3 meses de tratamento. Pergunta: esses 5 mm que faltam, somente com o capacete?
Olá, Monica! Invista em brincadeiras chamadas tummy time e siga os marcos de desenvolvimento neurológicos normais da criança, pois todos esses marcos eles orientam e seguem uma proposta de que a cabeça do bebê deva ficar fora de alguma coisa que esteja sendo colocada de apoio. Se estivermos falando de uma deformidade posicional, durante o ano de vida essa deformidade melhorará uma boa parte só do fato de não ter mais algo comprimindo a cabeça do bebê
Doutor, Eu trabalho o tempo todo e infelizmente eu filho fica muito deitado, tem 2 meses. A cabeça é bem plana. Meu pediatra disse que somente o travesseiro anatômico ajudaria, ainda não percebi muita melhora, percebi com 1 mês. Ainda não sei se devo procurar um osteopata, ou qual outro profissional devo procurar, estou perdida.
Olá, essa é uma causa real, mas que infelizmente faz parte do nosso jeito de viver atualmente. Nessas horas invista em algo chamado tummy time, que são os momentos de brincar e estimular o bebê de barriguinha para baixo. Encontre um bom osteopata infantil, que saiba estimular bem o bebê e avaliar se estamos de frente de uma deformidade posicional ou outras situações. Temos muito tempo para alterar a anatomia, se for posicional mesmo, até os 6 - 8 meses. Um bom osteopata é aquele que manipula bem o bebê, sabe identificar a hora do neurocirurgião pediátrico avaliar a criança e não prescreve capacete indiscriminadamente.
Meu filho está assim achatado atrás, ele está com três meses e comprei um travesseiro com um buraquinho e estou tentando colocar ele de lado, mas não sei se está funcionando. Eu moro na Inglaterra e aqui é meio difícil de chegar a falar com um pediatra pq se o médico não achar q deve encaminhar a um pediatra não conseguimos uma consulta.
O meu bebê nasceu com craniossinostose metópica com hipotelorismo o médico falou pode resolver com o capacete oque você acha se é caso cirúrgico ou não
Olá, se for deformidade posicional mesmo, com 08 meses de idade, a depender do grau, ainda se pode mudar conformidade do crânio sim. Mudanças podem ocorrer até pelos 15 meses de idade.
Boa tarde Dr. Minha bebê está justamente assim, a testa do lado esquerdo está maior e atrás está um pouco achatada. Ela dorme muito para esse lado. Tento virar a cabeça dela, mas ela desvira. O que fazer nesses casos? Qual profissional procurar? Obs: ela tem mielomeningocele fechada, ainda não operou, há alguma ligação?
Olá, não teria relação com o disrafismo oculto. As vezes indiretamente se existe algum abaulamento na região entre a coluna e o bumbum, que ela não consiga ficar retinha. Mas se a cabeça está tortinha como a senhora falou, busque um bom neuropediatra ou um neurocirurgião pediátrico.
@@Dr.TiagoNeurocirurgiao E tem mesmo Dr, a lesão dela é Sacral S2/3 e o abaulamento fica logo acima da nádega, na lateral. Não havia pensado nessa possibilidade! Obrigada, Deus abençoe 🙏☺️
@@Dr.TiagoNeurocirurgiao Se possível, poderia abordar a mielo fechada? Vimos e ouvimos muito falar sobre a mielo aberta, com cirurgia intrautero ou logo após o nascimento, mas pouco se fala na mielo fechada ( como no caso da minha bebê). Qual a conduta cirúrgica nesses casos, esperar ou operar logo? Quais as probabilidades de hidro nesse caso? Obrigada 😊😊😊
O que mais machuca nois mães, é a gente passar pelo pediatra ele fazer a medição da cabeça da criança e falar que é normal, e que depois volta ficar normal... Acreditei no pediatra da minha cidade e agora estou com meu filho com plagiocefalia, e estrabismo, ele já tem 1 ano de idade, o tratamento é até 1 anos e 6 meses, e o tratamento é muito caro acho que os médicos das maternidades deveriam ter a obrigação de explicar pra gente o que é a palgiocefalia, nao é um assunto muito comentado, e quando vemos que ja está acontecendo com um filho da gente, as vezes já é bem tarde.
@millysims2864 sim, a gente faz o pré natal e não recebemos às informações necessárias, eu sofri muito no meu parto por falta de preparo e agora minha bebê com 5 meses e meio está com a cabeça amassada de um lado (plagiocefalia), o tratamento é muito caro. Com 2 meses o pediatra me falou que estava ficando um pouco amassada, mas não me alertou sobre os riscos futuros. Continuei deixando ela dormir de barriga pra cima pois eles falam que evita morte súbita. Agora estou aqui com esse baita problema.
@@mariliaalmeida8879 é muito difícil viu, nesse momento eu estou em Brasília pra começar o tratamento do meu filho com a órtese craniana. Não consegui pelo SUS... Mais no seu caso como sua bebê ainda é novinha com as fisioterapia é mais fácil de melhorar o amassado, e mudar as posições quando for dormir .
Bem importante esse seu relato. A meu ver o neurocirgurgião infantil tem esse papel de acompanhar o bebê desde a barriga da mãe quando existe algum tipo de malformação. Esse é um trabalho diário que faço aqui no meu estado, pois os pediatras realmente não conseguem absorver essa demanda. É preciso que essa conversa entre médicos e especialidades seja incentivada para que possamos agir da melhor forma em um caso como esse
Estou passando por isso, vou ter consulta na sexta-feira dia 17 de Maio, foi diagnóstico com plagiocefalia, mais creio que será resolvido, ele tem 3 meses mais já vai fazer 4 meses dia 20
@@joenialima2065Oi e aí???? Dando resultado ?
Prevenção:
Esqueçam essa orientação de ficar só de barriga p cima. Lateralizem o bebê pra dormir, e vão alternando os lados.
Se acordado, estimule a posição tummy time (barriga pra baixo) desde as primeiras semanas.
Esqueçam redes sociais (telas), e brinquem com o bebê, dêem bastante colo.
Tratamento:
Se até 1 ano de idade, capacete.
Se passou dessa idade, o q resta é acostumar com a situação, tentando amenizar com o cabelo.
Falo por experiência.
De nada.
Dr Tiago, caso esteja lendo, obrigado por esse vídeo tão esclarecedor! Um tom calmo e sereno para lhe dar com essa situação tão desafiadora que embora não apresente “riscos” de certa forma, atordoa os pais a cerca do que fazer! Como disse anteriormente passei em 3 profissionais diferentes mais o acompanhamento pediátrico e a orientação é que eu aguarde minha filha crescer.. o tratamento aqui fora é expensive, o seguro saúde não cobre por ser estético mas não tem dinheiro no mundo que pague a auto estima afetada da minha filha daqui alguns anos..
Como no relato da colega acima, principalmente com cabelo/cabeça molhada é possível ver esse achatamento na cabecinha da minha filha Cataria hoje com 10 meses!
Difícil mas vou tentar até o fim fazer algo por ela para que lá na frente eu diga, tentei! Valeu a pena!
Mais uma vez, obrigada! Ganhou uma inscrita. 😊
Olá, concordo plenamente com a senhora. Não ser algo de conduta neurocirúrgica não significa não propor algo que seja dentro do possível para a criança e a família. Aos 10 meses muito já se andou... o que posso dizer para a senhora é que em crianças com desenvolvimento neurológico normal o rostinho fica bem simétrico e não impacta na socialização da criança. E fique atenta a presença de torcicolo, estrabismo que são fatores de risco para uma postura viciosa da cabeça do bebê.
Meu filho está com a cabeça achatada procuramos uma osteopata e hoje ele está fazendo fisioterapia e alguns exercícios em casa, ja estamos vendo uma grande evolução.
Olá! Quantos anos tem seu filho. Q médico procurar?
Olá, a osteopatia é realmente decisiva na terapia manual dessas crianças. Temos visto mais casos de encurtamentos de musculatura cervical e da cadeia posterior que o habitual... com profissionalismo e respeitando os limites da criança, 95% dos casos se resolvem sem capacete. Um bom osteopata sabe identificar casos de risco para avaliação do Neurocirurgião infantil e pouco indica capacete.
É triste. Nao temos paz😢.. vc segue a recomendação de deixar a criança dormir de barriga pra cima dai vem a cabeça achatada...
Desse jeito
É verdade. Eles sempre dizem pra gente deixar a criança sempre de cabeça pra cima. Minha bebê de 3 meses está com a cabeça achatada.
Foi a orientação que passaram pra mim agora meu filho está com a cabeça achatada
Vdd me arrependo muito de seguir essas orientações. Não ouvia conselhos de pessoas experientes ao meu redor agora meu filho tem um lado achatado. 😢
Tbm me arrependo muito de não ter colocado pra dormir de lado meus filhos os 2 teve esse problema. Os antigos colocavam de lado pra dormir e nunca aconteceu nada
Dr , sou médica também, meu bebê está com 8 meses, e tem plágio e braquio moderado. Um neurocirurgião disse que tem indicação de capacete, mas outros colegas disseram q já está um pouco tarde. O q o senhor acha?
Muito bom!!! Estou maratonando seus videos!!!😍
Obrigado! Espero que seja proveitoso para você.
Meu filho fez a cirurgia de craniossinostose ( plagiocefalia) com 8 meses, agora está 1 ano e 1 mês, mas a assimetria continua associada com torcicolo congênito, fizemos consulta com osteopata e ele disse que provavelmente nosso filho teria que usar capacete para corrigir a assimetria e dar segmento ao tratamento do torcicolo. Qual a opinião do dr?
Meus filhos mais velhos sempre dormiram de lado e tem a cabeça normal. Meu bebê de 6 meses comprei travesseiro para não dar a cabeça achatada mas como recomendaram barriga pra cima ficou com a cabeça achatada.😢
Foi a mesma coisa comigo, me disseram dentro do hospital e é meu primeiro filho.
Bom dia,aonde fabricam esses capacetes?
Meu bebê tem 7 meses quase 8 meses dr., passou por uma avaliação com osteopata. Ele tem a plagiocefalia e braquicefalia. Tenho até as medidas... Caso o médico pergunte…
As diagonais da cabecinha do João Miguel são: 21/23
E a medida anterior posterior 22
E latero- lateral: 26
Entretanto não pude dar continuidade e estou esperando vaga no centro de reabilitação do sus.
Tenho feito mais o tummy time. Porém sinto que ele tem preguiça de fazer os exercícios. Alguma dica? Obrigada.
Qual tratamento q VC faz em casa
Minha filha tem 6 meses, e ta com a cabecinha torta assim, ainda tem cura pra ela ?? 😢😢to muito mal com isso não sei oque fazer 😢
Nossa fui na pediatra ela me indicou ja minha nene acostumou so de um lado agora to aqui tentando ela dormir do outro lado mais ta dificil e tudo caro consulta tudo
Muito interessante o vídeo. Bastante esclarecedor.. 😊❤ O Dr. Tiago teria algum travesseiro ou touca elefantinho para indicar, afim de corrgir o problema de plagiocefalia posicional? Existem muitos tipos de produtos e materiais diversos no mercado. Meu bebê tem 2 meses.
Existem sim! Não tenho qualquer relação de conflito com marcas mas tive contato com as toucas da totbaby.com.br/ e gostei muito do material, da conformação e dos resultados. No entanto, lembremos que o diagnóstico diferencial entre deformidade postural posterior unilateral e cranioestenose é o passo principal nos cuidados!
Obrigada Dr. Tiago. Concordo plenamente. Os cuidados são essenciais, principalmente para que o diagnóstico de cranioestenose seja feito o mais rápido possível, e não confundido com as assimetrias cranianas. Minha sobrinha teve essa doença diagnosticou com 4 meses e operou com 5 meses. Graças à Deus ela se recuperou bem. O neurocirurgião que fez o procedimento disse que foi um caso de muito sucesso. Ela é perfeita. Como tivemos esta situação na família, fico sempre atenta com o meu pequeno porque não sei se é uma condição genética. Obrigada pelo esclarecimento.❤
Minha bebê nasceu com 30 semanas mas com uma restrição servera, 722g.
2 meses na neo natal e agora esta com 2kg e previsao de alta em 1 semana, se conseguir mamar.
O problema é a cabeça dela que esta muito pontiaguda e amassada dos lados, pelo fato de ter ficado muito tempo deitada na mesma posição.
Vamos levar no neuro mas é angustiante vê a cabecinha dela assim 😕.
Muito pontuda mesmo, alta .
Olá, angustiante mesmo, mas busque um neurocirurgião pediátrico para se certificar se é uma deformidade posicional ou uma cranioestenose que se manifestou na prematuridade.
Doutor oque faço, já percebi um achado na cabeça da minha bebê , mas a pediatra diz ser normal, é que a cabeça tá desenvolvendo no tamanho certo e iso resolve sozinho e ela é bem cabeluda e isso nem vai interferir em nada
Dr. Meu bb esta com 2 meses. So mudando a posicao em casa sera q volta o normal ?
Sim, resolveria, agora vi que vc comentou a 5 meses atrás. Espero q tenha voltado. E nunca usei travesseiro com furo
Dr. Me ajude a aliviar meu coração, minha bebê tem três meses vai fazer quatro meses dia dois de dezembro , ela tem plagiocefalia posicional moderada , será que com o tempo volta a cabecinha dela a ficar redondinha, ela tinha torcicolo dormia so do lado esquerdo , o torcicolo eu tratei em casa , mas a cabecinha dela ainda está do mesmo jeito , sempre eu coloco ela pra dormir do outro lado que não está com assimetria, mas até agora não vi resultado. Dr. Será que com o tempo a cabeça dela volta ao normal 😢 ? obrigada
Olá, apesar de não considerarmos um problema que traz impacto direto na fala e inteligência da criança ao longo da vida, certamente o impacto indireto de uma cabecinha muito torta especialmente no rosto traz sim maior isolamento e bullying.
Muito se pode fazer até 16 - 18 meses, sendo que a fase mais importante e resultados mais consistentes por volta dos 6 - 8 meses de idade.
Existem várias escalas de medidas, mas se o tempo tem passado e o sentido não tem revertido, passar em um neurocirurgião infantil é indispensável, tanto para o melhor seguimento, quanto para a confirmação real de uma deformidade posicional sobreposta a uma cranioestenose.
Brigada Doutor por ter me respondido 😊 mas graças a Deus ela não tem nenhuma deformidade no rosto não, já o rostinho dela é perfeito, e não tem alteração na testa é só a cabecinha mesmo ,e só dá pra ver um pouco quando ela está com o cabelo molhado , mas mesmo assim não se nota de cara não só se prestar bem muito a atenção é que ver um pouco.
@@katianafernamdes1238 Katia lendo seu relato você escreveu as mesmas palavras do que acontece conosco.. Recentemente mudei de país e começou minha saga para saber o que fazer com relação a essa deformidade! Por fim depois de 3 opniões a última de uma neuropediatra, ouvi que no caso dela realmente é apenas estético dispensando o uso do capacete. Mesmo cercada de profissionais eu ainda não consegui me conformar, acalmar meu coração! Fico pensando nela criança, adolescente ou adulta… Pensei que teria mais recursos por estar num país de primeiro mundo mas não, tudo é “don’t worry” Difícil sabe.. cheguei nesse vídeo por conta dos algoritmos de busca e vi esse comentário do Dr sobre trabalhar até 1 ano, 1 ano e meio! Janeiro voltaremos na pediatra - aqui as consultas não são mensais como no Brasil e sim trimestrais - vou insistir novamente com a médica.. me sinto de mãos atadas, preciso fazer algo pela minha filha!
@@perb2320 oi tudo bem ? Mas se a cabecinha de sua filha for que nem a minha não dá pra se notar muito não, o cabelinho cobre , a da minha filha só dá pra ver um pouco quando molha o cabelo, mas mesmo assim tem que olhar bem pra notar um pouco, você vendo ela assim você jura que ela não tem nada de tão pouca que é a assimetria , mas nós mães quando vimos algo errado ficamos aflitas 😅 , mas não se preocupe muito, que com o tempo dependendo do grau da assimetria e a idade que ela tem, com o crescimento da sua filha e o desenvolvimento do cérebro pode ir voltando aos poucos a cabecinha dela...
Ouvi relatos de pais nos comentários que com o tempo a cabecinha da criança tinha voltado ao normal a ficar redondinha de novo.
Minha filha já tem 4 meses , estou botando ela pra dormir do lado negligenciado, e não do lado da assimetria pra não ficar com pressão só daquele lado , tem que deixar o lado assimétrico livre pra poder o crânio se espandir com o desenvolvimento do cérebro. Espero ter ajudado 😊
Dr. Tiago, meu filho tem 6 meses e vinte dias. Está com plagiocefalia moderada, de acordo com osteopata. Não consegui horário no neurocirurgião ainda, e já quero comprar o travesseiro com buraco no meio. Qual produto o senhor me indicaria? Tem produtos de 100,00 até 1000,00. Estou um pouco perdida pra fazer essa escolha. Outra pergunta é: Preciso de um osteopata ou só o travesseiro vai corrigir?
Kassia, o mais importante não são as órteses, mas sim que seu filho seja consultado com um bom neurocirurgião pra que se identifique o motivo pelo qual essa cabecinha está torta.
As classificações variam muito, mas descobrir o motivo, nesse momento, é mais importante do que o tipo de órtese. Isso porque travesseiro e capacete variam bastante. Não existe recomendação absoluta pra esses dispositivos, a não ser a participação de um profissional que consiga identificar e estimular neurológicamente essa criança.
No caso dos osteopatas, é importante que façam terapias de remodelação
Meu neto tem essas caracteristicas. Ele tem 6 ms
Bom dia! Meu bebe esta com 5 meses e meio atualmente. O pediatra não indicou a necessidade de tratamento ao nascer, e com 2 meses de vida estava com uma assimetria de 10 mm. Com tratamento iniciado com a osteopata, ja conseguimos evoluir de 10 mm para 5 mm com 3 meses de tratamento. Pergunta: esses 5 mm que faltam, somente com o capacete?
Olá, Monica! Invista em brincadeiras chamadas tummy time e siga os marcos de desenvolvimento neurológicos normais da criança, pois todos esses marcos eles orientam e seguem uma proposta de que a cabeça do bebê deva ficar fora de alguma coisa que esteja sendo colocada de apoio. Se estivermos falando de uma deformidade posicional, durante o ano de vida essa deformidade melhorará uma boa parte só do fato de não ter mais algo comprimindo a cabeça do bebê
Doutor, Eu trabalho o tempo todo e infelizmente eu filho fica muito deitado, tem 2 meses. A cabeça é bem plana. Meu pediatra disse que somente o travesseiro anatômico ajudaria, ainda não percebi muita melhora, percebi com 1 mês. Ainda não sei se devo procurar um osteopata, ou qual outro profissional devo procurar, estou perdida.
Olá, essa é uma causa real, mas que infelizmente faz parte do nosso jeito de viver atualmente. Nessas horas invista em algo chamado tummy time, que são os momentos de brincar e estimular o bebê de barriguinha para baixo.
Encontre um bom osteopata infantil, que saiba estimular bem o bebê e avaliar se estamos de frente de uma deformidade posicional ou outras situações.
Temos muito tempo para alterar a anatomia, se for posicional mesmo, até os 6 - 8 meses. Um bom osteopata é aquele que manipula bem o bebê, sabe identificar a hora do neurocirurgião pediátrico avaliar a criança e não prescreve capacete indiscriminadamente.
Não usa esses travesseiros, meu filho ficou com a cabeça achatada por conta desses travesseiros anatômicos
A cabeça da minha bebê está amassada na parte de trás e a pediatra disse pra deixar o cabelo crescer e esconder 😔
Não acredite. Procure osteopata infantil
Na onde eu encontro a touca para melhorar o posicionamento da cabeça do meu bebê de 11 meses
E aí vc achou
Meu filho está assim achatado atrás, ele está com três meses e comprei um travesseiro com um buraquinho e estou tentando colocar ele de lado, mas não sei se está funcionando. Eu moro na Inglaterra e aqui é meio difícil de chegar a falar com um pediatra pq se o médico não achar q deve encaminhar a um pediatra não conseguimos uma consulta.
Minha bebê estava usando esse travesseiro, mas devido ao refluxo troquei pelo travesseiro antirefluxo, então a cabeça achatou.
O meu bebê nasceu com craniossinostose metópica com hipotelorismo o médico falou pode resolver com o capacete oque você acha se é caso cirúrgico ou não
qual médico vc procurou?
Meu bebê ja vai fazer 2 anos e ate hoje não mudou
Oi bom dia
Com 8 meses não cura mais.?
Olá, se for deformidade posicional mesmo, com 08 meses de idade, a depender do grau, ainda se pode mudar conformidade do crânio sim. Mudanças podem ocorrer até pelos 15 meses de idade.
@@Dr.TiagoNeurocirurgiaomas nesse caso, a indicação seria capacete? Já tentei de todas as formas mudança de posição , mas sem sucesso.
Boa tarde Dr. Minha bebê está justamente assim, a testa do lado esquerdo está maior e atrás está um pouco achatada. Ela dorme muito para esse lado. Tento virar a cabeça dela, mas ela desvira. O que fazer nesses casos? Qual profissional procurar? Obs: ela tem mielomeningocele fechada, ainda não operou, há alguma ligação?
Olá, não teria relação com o disrafismo oculto. As vezes indiretamente se existe algum abaulamento na região entre a coluna e o bumbum, que ela não consiga ficar retinha. Mas se a cabeça está tortinha como a senhora falou, busque um bom neuropediatra ou um neurocirurgião pediátrico.
@@Dr.TiagoNeurocirurgiao E tem mesmo Dr, a lesão dela é Sacral S2/3 e o abaulamento fica logo acima da nádega, na lateral. Não havia pensado nessa possibilidade! Obrigada, Deus abençoe 🙏☺️
@@Dr.TiagoNeurocirurgiao Se possível, poderia abordar a mielo fechada? Vimos e ouvimos muito falar sobre a mielo aberta, com cirurgia intrautero ou logo após o nascimento, mas pouco se fala na mielo fechada ( como no caso da minha bebê). Qual a conduta cirúrgica nesses casos, esperar ou operar logo? Quais as probabilidades de hidro nesse caso? Obrigada 😊😊😊
Falou falou e não disse nada