André Pinto Rebouças (1838 - 1898) - Heróis de Todo Mundo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • André Pinto Rebouças nasceu na Bahia, em 1838. Seu pai -- filho de uma forra e de um alfaiate português -- era um proeminente advogado (rábula), deputado e conselheiro de D. Pedro I. Sua mãe era filha de comerciante. Alguns de seus tios tornaram-se famosos no recôncavo: José tornou-se maestro da orquestra do Teatro de Salvador, Mauricio foi catedrático da Escola de Medicina da Bahia e, Manuel, alto funcionário da Justiça.
    André, filho primogênito do casal Antônio e Carolina, formou-se em Engenharia pela Escola Central do Exército em 1860, no Rio de Janeiro. Na Europa, especializou-se em fundações e obras portuárias e foi uma das maiores autoridades brasileiras em engenharia ferroviária e hidráulica. De 1865 a 1866, serviu como engenheiro na Guerra do Paraguai. Foi criador das empresas Docas do Rio de Janeiro, Maranhão, Cabedelo, Recife e Bahia. Escreveu ainda diversos artigos de cunho técnico, ligados aos diversos ramos da engenharia.
    Com seu irmão Antônio Rebouças, também engenheiro, foi autor do projeto da estrada de ferro Antonina-Curitiba -- que serviu de base para a difícil obra do trecho serrano da ferrovia Paranaguá-Curitiba -- e também dos projetos da ponte de ferro sobre o rio Piracicaba e da avenida Beira-Mar, no Rio de Janeiro. O irmão caçula, José Rebouças, trabalhou na implantação das linhas ferroviárias que hoje ligam o interior paulista. Na cidade do Rio de Janeiro, André Rebouças notabilizou-se por ser o primeiro a solucionar o problema de abastecimento de água com mananciais fora da cidade.
    Foi um dos mais ativos militantes do movimento abolicionista brasileiro e um dos fundadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Escreveu inúmeros artigos no jornal Gazeta da Tarde, estimulou a criação de uma Sociedade Abolicionista na Escola Politécnica, onde lecionou em 1883, e redigiu com José do Patrocínio o Manifesto da Confederação Abolicionista. Ajudou também a redigir os estatutos da Central Emancipadora.
    Rebouças foi amigo e admirador de Carlos Gomes e incentivou a carreira do autor de O Guarani na Europa. Muito amigo de D. Pedro II, já que era monarquista convicto, André Rebouças acompanhou o Imperador em sua viagem para o exílio. Entre 1889 e 1891, Rebouças permaneceu em Lisboa, trabalhando como correspondente do jornal The Times, de Londres. Em 1892, arruinado financeiramente, aceitou um emprego em Luanda, Angola. Em 1893, fixou-se na Ilha da Madeira, onde veio a falecer no dia 9 de maio de 1898.
    Fonte: www.acordacultu...

КОМЕНТАРІ • 20

  • @VictorLovatoBr
    @VictorLovatoBr 5 років тому +7

    orgulho nacional.

  • @jaquelinegomes7114
    @jaquelinegomes7114 2 роки тому +2

    Essa série é fabulosa e cada personalidade negra que está na história e o seu legado como exemplo deveria ser lembrado nos meios de comunicação de massa como as TVs de canais abertos, ajudaria muito em relação ao preconceito racial no Brasil se conhecessem esses heróis da nossa raça miscigenada.

  • @MarceloOliveira-cu3dq
    @MarceloOliveira-cu3dq 6 років тому +10

    Família Rebouças,ilustres Filhos de Maragogipe,heróis da Independência da Bahia o saudoso Conselheiro Antônio Pereira Rebouças,sendo André Rebouças nascido em Cachoeira.

    • @caipratras4233
      @caipratras4233 3 роки тому +1

      Oi, sou Rebouças, meu pai naseu em maragogipe, vou avô era santos e minha vó que era rebouças..

  • @almanakut
    @almanakut 5 років тому +11

    Esses irmãos Rebouças nos dias de hoje teriam feito coisas maravilhosas!

  • @antonioduraesribeiroduraes8778
    @antonioduraesribeiroduraes8778 6 років тому +9

    Só assim à gente conhece à história, parabéns!!!.

  • @daniloreboucas
    @daniloreboucas 3 роки тому +1

    Orgulho dessa Família.

  • @cicerobezerra7090
    @cicerobezerra7090 Рік тому

    QUE maravilha de trabalho!!!

  • @etnarongiselva8361
    @etnarongiselva8361 6 років тому +14

    Isso é o que o jovem nas periferias deveria se espelhar e aprender, ter como referência mas as escolas não ensinam isso.
    Pois não é chutando uma bola ou tocando um violão que se aponta como saída pra melhorar suas condições, mas sim, com estudo e trabalho sério.

    • @fernaooliveira7226
      @fernaooliveira7226 4 роки тому +1

      Pensamento equivocado! Em partes.

    • @marcospaulogoncalvespedros2805
      @marcospaulogoncalvespedros2805 3 роки тому

      Contrapondo estudo e trabalho sério a tocar violão... penso que você nunca fará pela cultura brasileira nada comparável ao que foi feito pelos verdadeiros chorões ... tocando violão!

    • @Adelgizio
      @Adelgizio 3 роки тому +1

      Chutar bola ou tocar violão é a condição porquê se deixar por conta do ensino público de qualidade um abraço.

    • @Adelgizio
      @Adelgizio 3 роки тому

      Chuteiras e violão só dá fartura para alguns hj em dia meninos de periferia convivem com outras realidades que uns só interpretam.

    • @shayanerodrigueseco4301
      @shayanerodrigueseco4301 3 роки тому

      Ainda bem que vc disse se espelhar, pois é necessário entender o contexto de prq um jovem da periferia joga bola, e os poucos que se arriscam a tocar violão pois muitos nem tem um..Se espelhar é fácil quero ver darem condições. André e Antonio Rebouças tiveram oportunidades por serem filhos de um homem influente e os jovens periféricos já não tem nem incentivo, imagine oportunidades!

  • @cicerobezerra7090
    @cicerobezerra7090 Рік тому

    PARABÉNS!!!😁😁😁

  • @nataliamaria5690
    @nataliamaria5690 8 років тому +3

    legal

  • @carlosdiniz5480
    @carlosdiniz5480 3 місяці тому

    Eu sou um cidadao branco brasileiro. E acredito que Andre Reboucas deveria ter estatuas espalhadas por todo país e ter seu rosto em cedulas do real.

  • @naldotavarestavares3637
    @naldotavarestavares3637 4 роки тому +2

    👏👏👏👏

  • @danielbatista2452
    @danielbatista2452 Рік тому

    Abolicionista e monarquista!