Assisti esse filme porqie não tinha outro na época, eu yinha 15 anos… a cena em que ele grita na escadaria da igreja apos a filha receber aquele tiro , eu senti a dor dele e aquele grito de dentro para fora simplesmente incrível, e foi isso que me fez assistir os 2 primeiros ( classicos) e todo ano assisto os três.
É também acho que ele deveria ter sido ao menos indicado a melhor ator no O Poderoso Chefão 3 (1990), e o Crime real é não ter ganho pelo primeiro ou segundo ou ambos.
Era super necessário esse video, o terceiro filme fechou com excelência, e o quanto o Michael era melancólico com as suas escolhas... Principalmente Fredo e Key. Muito bom o filme e o vídeo 👏🏾👏🏾
O poderoso chefão lll é uma mea-culpa, uma expiação dos pecados de Michael Corleone. Na confissão ao cardeal e na morte da filha Mary, Michael sofre a expiação de seus pecados em vida. No fim nada restou ou valeu a pena. Gosto mais dos dois primeiros filmes, mas o terceiro tem algo que verdadeiramente aprecio, a atuação de Al Pacino é extraordinária. Quem não assistir aos dois primeiros filmes jamais entenderá quem foi a família Corleone, e dentro do contexto quem é Michael Corleone e o que esta trilogia significa pra história do cinema mundial.
Não entendo o ódio ao terceiro filme. É um excelente fechamento do arco. Quem queria que ele fosse ao estilo dos dois primeiros deve achar o Vito Corleone fraco no primeiro filme. A diferença dele para o pai é que o pai soibe diferenciar a vida da Família da vida em família. Tanto que Vito morre bruncando com o neto. Já Michael... Mas é uma ótima historia de "Não importa o quão implacável você é. Uma hora, a conta chega. Aqui se faz, aqui se paga". E ele pagou o maior preço que um pai poderia pagar. Além da morte da filha quando a bala era para ele e das brigas com o filho, a sensação de ser um pai fracassado o corrói no terceiro filme. Gosto de imaginar que ele se comparava ao pai neste quesito, principalmente quando se questiona por que um amigo foi tão amado e ele tão temido, com desgosto. Aquilo é o mais puro choro da alma.
O stablishment precisou manchar o terceiro filme porque a película escancarava totalmente as ligações escusas entre o deep state e o crime. A pobrezinha da Sofia pagou o pato, sendo injustamente atacada até de 'f3¡a' (crítica patética e infundada, pois além de bela ela interpretou bem a ternura e inocência da caçula Corleone). Godfather III é filmaço.
Os erros que Michael cometeu foram não ter arrumado uma segunda esposa que pensa-se como ele depois da morte de apolonia, ele focou tanto nos negócios que esqueceu de passar tempo com sua família, o Vitor só conseguia ir tão longe porque mesmo sobrecarregado com as coisas que fazia arrumava tempo pra brincar com os netos e sentar na mesa com os filhos . Família é o que impede os homens de serem esmagados pelo peso da responsabilidade. Por isso o vito morreu Feliz brincando com o neto e o Michael morreu triste e sozinho
Excelente análise deste terceiro filme. Após a confissão, o padre disse que os pecados dele eram terríveis. de fato, uma hora isto viria a tona , e veio. Ele estava além de fragilizado, mais fraco também, pois negava a todo momento ações radicais como as que ele tomou no final do primeiro filme. Ele pagou boa parte dos pecados dele ao assistir a morte da filha na Sicília. Não dá pra negar isto. Uma pena não terem feio a continuidade do império Corleone sob a liderança de Vicent.
Penso da mesma forma, a personalidade mudou muito, o que mais admirei nesse personagem foi justamente a frieza, que não aparece na parte 3 do filme, mudou completamente
@@12phrs Ele era frio e calculista, não brincava, não sorria, falava só o necessário, agressivo, mal humorado, taciturno, sisudo, já no três era sorridente, alegre, debochado, piadista, chorão , bem humorado, outro personagem.
Na cena da confissão para o padre fica claro alem do arrependimento, o sentimento de vergonha do Michael em relação ao Vito, como se todas as vezes que pensasse nele, nao o conseguisse olhar nos olhos por arrependimento e vergonha do que fez com Fredo
Quem aprecia esse personagem tão profundo e rico, pode estudar mais sobre a personalidade INTJ. Michael é a materialização perfeita dessa personalidade.
Michael entrou num redemoinho sem saída, em outras palavras se ficar o bicho pega se sair o bicho come . Jamais conseguiria sair do meio dessas engrenagens .
Entendam... O 3º filme ele pede perdão, se sente mais fraco e com a morte da filha, percebe que perdeu tudo! O filme quis passar isso e não o poder e perigo que Michael transmitia nos 2 primeiros filmes.
Entendo perfeitamente seu ponto de vista, mas imagine que interessante se fossem mantidas as características do Michael Corleone dos dois primeiros filmes e no fim, como um final épico, o mesmo "grito silencioso" nas escadarias do teatro, como forma de mostrar o amor do mafioso por sua família e demonstrar a enorme capacidade de atuação de Al Pacino?
O terceiro filme. Nada tem haver com os dois primeiros, tanto que não iria se chamar O Poderoso Chefão..No filme 1 e 2, o livro era a base fundamental, para o filme. Já no 3, não se usa o livro...
Ótimo vídeo, aqui vai minhas observações. Sobre o personagem: após assistir e reassistir a saga algumas vezes, sempre li o personagem do Michael como sendo oque acabou sendo dentre todos, o pior chefe para a família, sempre concluí que infelizmente nenhum dos filhos estaria a altura de Vito no comando da família, mais Michael acabou sendo mais que um simples candidato não preparado ao comando, Michael acabou sendo a ruína da família, por isso na minha leitura acabou sendo o pior chefe a longo prazo, ao contrário de Sony não fosse o seu temperamento explosivo acho eu que teria sido um chefe até melhor que Michael pois ele sim amava a família, sao diversas as cenas que mostra ele demonstrando afeto com todos da família.
"Se" bola na trave não altera o placar , esse "Se "é muita coisa, Michael era a melhor escolha entre os filhos, Sony violava várias regras como não escutar o que pai falava, interromper o lider na hora da fala, temperamento explosivo , uma desinteligência terrível, traia a mulher o tempo inteiro, não sei quem poderia ser pior Fredo ou Sony, Michael fez o que tinha que ser feito, infelizmente, ele errou em ir atrás da mulher, ela se apaixonou por ele antes da máfia, Vito foi o melhor chefe entre eles, pois Michael não teve compaixão em nenhum momento da 1° e 2° Obra.
@@Brunohasiz entendo seu ponto, mais Michael sem dúvidas foi o pior chefe para a família, ele basicamente destruiu tudo e todos, perdeu mulher filhos, e acabou sozinho na Sicília, ele conseguiu sim deixar a máfia Corleone mais forte e chegou a lugares que seu pai não chegou, mais destruiu o principal conceito que era a família, matou o próprio irmão sem dúvidas a longo prazo Michael foi o pior chefe.
@@pauloaugusto31não é tão simples assim, Michael esqueceu-se de um dos mais importantes conselhos de seu pai, deixando a fome pelo poder o consumir ele acabou sendo descuidado, e destruiu a família, nada foi consequência dele ter protegido a família e sim destruído, isso fica bem claro quando no terceiro filme ele diz a Kay: eu passei a minha vida protegendo vocês dos horrores desse mundo, e Kay por sua vez responde: mais você se tornou o meu horror!
@@josetomaz1456 faz parte amigo, ele fez o q precisava, no caso da kay ele escolheu errado a mulher, deveria ser uma acostumada a vida italiana, como era a mae do michael.
Eu acho que (na minha visão) o Michael do terceiro filme estava cansado. Ele viu que estava velho mas que não tinha nem metade do que seu pai tinha. E conforme a idade foi passando, os arrependimentos dele (em relação ao Fredo, a Kay, os filhos), tudo isso acabou desgastando ele...talvez a tentativa dele de "tornar a Familia Corleone em um negócio respeitável" tenha sido mais uma tentativa de se redimir mas que infelizmente, não havia como evitar que as coisas terminassem como terminaram.
Oque todo mundo tem que entender é que a história do terceiro filme é focada na busca do Michael pela redenção pessoal e com as outras pessoas que fazem parte de sua vida por isso teve essa mudança de personalidade mais frágil e sentimental do Michael era a culpa que ele carregava consigo mesmo e que ele queria tirar de dentro dele tentando conseguir o perdão de todos é isso
Uma coisa é certa: o passado jamais poderá ser esquecido ou apagado! O assassinato de seu irmão Fredo, ficará sempre em sua consciência! Toda regra há uma exceção! Se não houver, cria-se! O castigo, ou "correção", chegou com a morte de sua filha, e seu filho, que nunca interessou-se nos negócios do pai! Seu sobrinho, filho de Sony, é muito temperamental, impulsivo e que pode levá-lo a ter o mesmo fim do pai! Morre só é meditando se tudo que fez valeu a pena!
Eu lembro que o terceiro filme foi o que eu mais gostei cara, assisti a trilogia completa em 2020 e estou revendo agora em 2024, meu pensamento não mudou, continuo achando a mesma coisa.
Muito boa a análise. Mas é interessante destacar que antes do assassinato de Fredo - que dá um peso insustentável -, as mudanças já eram visíveis no final do primeiro filme. Matar os principais inimigos (incluindo um homem de confiança e o marido da irmã) no dia do batizado de seu afilhado deixou marcas. Tanto de distância e desumanização quanto o gosto pelo poder e controle total. Adiciona-se aí as mudanças sociais de não conseguir manter o controle familiar como seu pai fazia com maestria. O descontrole de sua irmã e esposa do Fredo são exemplos disso.
"A que vive e mata pelo o poder também deve se preparar para morrer pelo *poder" Nietzsche *fisicamente/depressão profunda Após a morte da sua filha - ele viu que suas escolhas não foi pela segurança da família e sim pelo o ego do poder. Dom Corleone sabia que na máfia até os Dons estão sujeito ao abismo do poder.
São apenas 3 filmes mas com tanto detalhe tanta observação olha sei lá depois que assisti esses filmes me sinto como se fosse da família meus eternos Padrinhos , quem me dera ter uma família assim mesmo que seja tão perigosa quanto essa mais valia a pena ser filha do Don Vito Corleone ou do Michael Corleone
Até hoje acho que deveria ter feito UM filme depois do filme número 2 em 74 já que o terceiro filme foi em 83, e também acho que se o personagem de Soni ( James can) não tivesse morrido daria mais um filme, até hoje acho que o SONI morreu muito cedo,o personagem daria um excelente filme.
Uma vez envolvido nos negócios da família, Michael rapidamente estabeleceu uma reputação de crueldade em um grau muito maior do que seu pai. Esse comportamento foi causado pela experiência traumática de ter que ver sua primeira esposa Apolônia morrer em uma tentativa de assassinato, na qual ele era o alvo pretendido. Ele preferiu acabar com todos os seus inimigos de uma só vez, como aconteceu com sua matança dos outros Dons e sua morte de Hyman Roth e seus associados. ALERTA DE SPOILERS Michael amava sua família, mas sua sede de vingança e sua ambição eram mais fortes, o que o levou a matar Carlo, o marido de Connie e mais tarde seu irmão Fredo. Miguel amava profundamente sua primeira esposa Apolônia, apesar de seu curto casamento. Seu assassinato (que era para ele) acabou por transformá-lo no homem endurecido que era. Essa sede de vingança também o levou a usar a própria família para esses assassinatos. Seu casamento com Kay foi por razões egoístas, apesar de dizer a si mesmo que a amava, foi principalmente para continuar a linha familiar. Ele também tinha uma razão egoísta para ter Anthony, pois queria que ele seguisse seus passos. Quando não demonstrou interesse no negócio, Michael optou por ter outro filho. Esse sonho foi interrompido, no entanto, já que o menino Kay deveria ter sido abortado. Esta foi vista como uma das poucas vezes que Michael mostrou raiva dela. Seu comportamento o levou a trair sua própria família no final, o que levou à sua rejeição a ele. Nos últimos dias de Michael como o Don da família Corleone, ele conseguiu em grande parte em seu esforço de quarto de século para tornar a família legítima. Ele finalmente jurou abandonar a vida da máfia para sempre e entregou a liderança da família para seu sobrinho Vincent. Assim como ele finalmente havia se livrado de seus laços com a máfia, ele foi atingido pela dor quando sua única filha, Mary, foi morta em uma tentativa de assassinato contra sua vida. Depois, Michael era um homem completamente quebrado, que morreu sozinho e totalmente condenado.
Perfeito comentário "Aquele que vive e mata pelo o poder também deve se preparar para *morrer pelo poder" Nietzsche *fisicamente/depressão profunda No final do terceiro filme mostrou um sujeito morto pelas consequências de suas escolhas e sentimentos. E a morte da sua filha corroeu suas entranhas até o fim de seus dias como foi mostrado na cena ao cair na cadeira de rodas.
Na confissão ao Cardeal ele diz que traiu sua esposa, que era key, mas não tem nenhuma cena no 1 e 2 mostrando algo do tipo. Quando foi exilado na Sicília ele casou com A grega, mas não foi traicao. Ele não era casado. Só namorado de Key. E nem saberia o destino dali pra frente. Então quem foi sua amante?😁😎❣👍
Você acha que Hyman Hoth teria deixado Fredo vivo caso a família Corleone tivesse sido destruída? Acho que não, no máximo ele teria deixado o Téssio no lugar do Michel Corleone por algum tempo.
@@acervosinistro-livrosfilme3673 Um mafioso não quer um traidor como aliado. Lembro de uma história de um funcionário de um armazém que tinha um amigo e vendia tudo pra ele pela metade do preço, fez isso durante dez anos, certo dia esse amigo comprou o armazém, manteve todos os outros funcionários, só demitiu um, o " amigo " que vendia mais barato pra ele. Ele perguntou: - Você me demitiu ? Fui seu amigo durante dez anos e vendia tudo pra você pela metade do preço e você me paga com uma demissão? O novo dono do armazém disse: - Se você lesou o seu antigo patrão durante dez anos, o que te impede de você fazer o mesmo comigo? Moral da história, ninguém gosta de traidores, mesmo quem se beneficia com a traição dos traidores! Nunca vi um traidor ou um delator ir pra frente na vida, a história prova isso!
Fato que existem críticos a parte III, mas, claramente é o enredo da tentativa de redenção, a conta pelos anos passados chegou e ele teve que arcar com as consequências, não que o filme seja perfeito, mas esses pontos fazem com que esse final seja perfeito pra obra.
O MICHAEL MUDOU QUANDO ELE MATOU O SOLLOZZO E O CAPITÃO DE POLICIA NAQUELE RESTAURANTE NO PRIMEIRO FILME, ELE FICOU TENEBROSO ,IMPIEDOSO,IMPLÁCAVEL E SINISTRO.
Eles não queriam mostrar que o crime compensa então fizeram esse desfecho triste. Al Pacino é um dos atores fora do comum, fez um personagem em 3 filmes de modo único e perfeito.
Na época Pacino não tinha fama nenhuma, já no terceiro filme sim, mas como o terceiro (q é bom) não ficou no nível dos primeiros, não rolou Oscar pra ele. E outra, na época existiam ótimas produções cinematográficas aos montes.
A história do próprio Pacino se une a de Michael corleone pois ambos tinham seus próprios demônios a enfrentar contudo Michael já havia condenado a si próprio ao matar o fredo enquanto Pacino conseguiu a redenção ao superar seus problemas e ganhar seu único Oscar porém Michael teve um final triste e solitário
Não vi culpa nenhuma e nem arrependimento. Acho que o narrador se equivou com sua análise. Ele matou seu irmão consciente e tranquilo. Não houve remorso nenhum. Traidor , independente ser da família e o rigor da sua eliminação.
O vídeo é extremamente bem editado, mas peca na narração. O narrador praticamente fala a mesma coisa o vídeo todo, enchendo linguiça com a mesma coisa sobre como Michael Corleone mudou em função do remorso pela sua vida criminosa
Ele matou o filho da MÃE dele Tentamos imaginar isso e ainda assim é so imaginação Mas a confissão dele ao velho padre me fez sentir 1 % do que a vida criminosa é um caminho sem volta sem alma sem coração
É o pior filme da franquia esse 3 filme tudo que foi construído do primeiro para o 2 muda os princípios de um poderoso chefao no 2 ele é a versão mais forte decido e não dar lugar para traição até dos amigos deve manter o respeito neste 3 tiraram isso dele o tornaram Michael corleone fraco culpado e menos cuidadoso, as suas convicções foram retirados e a educação de seus filhos de os preparar como os herdeiros e chefoes da máfia, não gostei deste 3 preferindo só os 2 e o primeiros mesmo.
Odiei o terceiro filme! Mostra um Michael sorrindo, cabelo pro alto. Nada a ver com os anteriores. O filme foi o sucesso exatamente por mostrar o Mike com cabelo arrumadinho, poucas palavras, falando mais devagar, sendo frio e calculista. Foi isso que fez o filme fazer sucesso. Aí no terceiro mudam totalmente a proposta do filme. Mesmo ele querendo se redimir, mudou totalmente a proposta, mesmo sendo algo "honrado". Odiei!
Não concordo. Nesse mundo da máfia italiana não cabe esse tipo de questionamento. Michael deu adeus às suas ideias de viver uma vida fora do mundo criado por seu pai qdo este ficou entre a vida e a morte. A partir dessa escolha não tinha mais volta. O grande erro de Michael foi ter voltado com a Kate, ela não tinha mais lugar em seu mundo. E ele fez tudo que tinha que ser feito pra vencer os inimigos da família Corleone e lhes trazer prosperidade. Até a morte do Fredo foi uma decisão acertada. A parte 3 dessa história é um enorme erro que não combina com o Michael que vimos nascer na porta daquele hospital com o padeiro, defendendo a vida de Vito. Esse Michael da parte 3 parece até um clone mal feito do Don da primeira e segunda parte. E foi exatamente por isso que ele assiste a morte da filha e acaba sozinho no fim. Eu tenho todos os vídeos e acho que o Copolla se confunde com o Michael no final e estraga tudo.😠
As vezes até pessoas muito frias podem desenvolver traumas, michael sempre teve traumas mas só ao envelhecer foi mudando aos poucos, eu acho realista, as pessoas mudam.
Sobre esse filme eu gosto de fantasiar que: "O Poderoso Chefão 3, AKA 'Skarface' , 1983, dirigido por Bryan De Palma, conta a história do imigrante cubano Tony Montana (Al Pacino), filho bastardo de Michael Corleone (Al Pacino)*. Pronto. Assim finjo que esse filme 3 nem existe....
E senador ou presidente ou qualquer político está acima do mundo do crime ? Se a sua reposta é sim , vc é um ingênuo . alguém lembra ai que quem dava cobertura para a máfia era os politicas , assim como hoje no Brasil quem dá cobertura ao crime organizado são políticos e os próprios juizes como STF.
O grito silencioso do Michael deveria no mínimo render um Oscar para o Pacino... Meus olhos marejam sempre que assisto
Quando a Maria morre?
@@andreiameira5411 isso!
Assisti esse filme porqie não tinha outro na época, eu yinha 15 anos… a cena em que ele grita na escadaria da igreja apos a filha receber aquele tiro , eu senti a dor dele e aquele grito de dentro para fora simplesmente incrível, e foi isso que me fez assistir os 2 primeiros ( classicos) e todo ano assisto os três.
É praticamente um crime o Pacino não ter sido ao menos indicado ao Oscar
É também acho que ele deveria ter sido ao menos indicado a melhor ator no O Poderoso Chefão 3 (1990), e o Crime real é não ter ganho pelo primeiro ou segundo ou ambos.
Muita injustiça poxa 😢
Isso é inveja deles lá
Crime passivo de pena de morte,haha. Covardia de Hollywood, principalmente no segundo filme 😊
Concorrência era forte, até Ray Liotta ficou de fora por Os Bons Companheiros
Era super necessário esse video, o terceiro filme fechou com excelência, e o quanto o Michael era melancólico com as suas escolhas... Principalmente Fredo e Key. Muito bom o filme e o vídeo 👏🏾👏🏾
O poderoso chefão lll é uma mea-culpa, uma expiação dos pecados de Michael Corleone. Na confissão ao cardeal e na morte da filha Mary, Michael sofre a expiação de seus pecados em vida. No fim nada restou ou valeu a pena. Gosto mais dos dois primeiros filmes, mas o terceiro tem algo que verdadeiramente aprecio, a atuação de Al Pacino é extraordinária. Quem não assistir aos dois primeiros filmes jamais entenderá quem foi a família Corleone, e dentro do contexto quem é Michael Corleone e o que esta trilogia significa pra história do cinema mundial.
Ótima observação 👏👏👏👏
Al Pacino merecia o oscar nos 3 filmes, atuaçao epica
Concordo plenamente, apesar de ter aqueles críticos de cinema chatos pra cassete ainda falarem mau do 3
@@alessandroalves5179 cara nem sou critico mas acho que o filme perdeu a linha no 3, mas nao pq era ruim mas so pq nao foi tao epico
Não entendo o ódio ao terceiro filme. É um excelente fechamento do arco. Quem queria que ele fosse ao estilo dos dois primeiros deve achar o Vito Corleone fraco no primeiro filme. A diferença dele para o pai é que o pai soibe diferenciar a vida da Família da vida em família. Tanto que Vito morre bruncando com o neto. Já Michael...
Mas é uma ótima historia de "Não importa o quão implacável você é. Uma hora, a conta chega. Aqui se faz, aqui se paga". E ele pagou o maior preço que um pai poderia pagar. Além da morte da filha quando a bala era para ele e das brigas com o filho, a sensação de ser um pai fracassado o corrói no terceiro filme.
Gosto de imaginar que ele se comparava ao pai neste quesito, principalmente quando se questiona por que um amigo foi tão amado e ele tão temido, com desgosto. Aquilo é o mais puro choro da alma.
Muito bom comentário.
O stablishment precisou manchar o terceiro filme porque a película escancarava totalmente as ligações escusas entre o deep state e o crime. A pobrezinha da Sofia pagou o pato, sendo injustamente atacada até de 'f3¡a' (crítica patética e infundada, pois além de bela ela interpretou bem a ternura e inocência da caçula Corleone). Godfather III é filmaço.
Os erros que Michael cometeu foram não ter arrumado uma segunda esposa que pensa-se como ele depois da morte de apolonia, ele focou tanto nos negócios que esqueceu de passar tempo com sua família, o Vitor só conseguia ir tão longe porque mesmo sobrecarregado com as coisas que fazia arrumava tempo pra brincar com os netos e sentar na mesa com os filhos . Família é o que impede os homens de serem esmagados pelo peso da responsabilidade. Por isso o vito morreu Feliz brincando com o neto e o Michael morreu triste e sozinho
Vídeo perfeito. Sou psicólogo clínico e psicanalista e vi essa interpretação como cirúrgica.
Meus parabéns! Sensacional!
O maior personagem da história do cinema.
Excelente análise deste terceiro filme. Após a confissão, o padre disse que os pecados dele eram terríveis. de fato, uma hora isto viria a tona , e veio. Ele estava além de fragilizado, mais fraco também, pois negava a todo momento ações radicais como as que ele tomou no final do primeiro filme. Ele pagou boa parte dos pecados dele ao assistir a morte da filha na Sicília. Não dá pra negar isto.
Uma pena não terem feio a continuidade do império Corleone sob a liderança de Vicent.
Ele não só mudou na aparência e na personalidade, na verdade são dois personagens totalmente diferentes com o mesmo nome.
Penso da mesma forma, a personalidade mudou muito, o que mais admirei nesse personagem foi justamente a frieza, que não aparece na parte 3 do filme, mudou completamente
@@12phrs Ele era frio e calculista, não brincava, não sorria, falava só o necessário, agressivo, mal humorado, taciturno, sisudo, já no três era sorridente, alegre, debochado, piadista, chorão , bem humorado, outro personagem.
Achei a mudança muito radical também. curti nao.
@@SGASEVLA sim
Análise perfeita! E a atuação de Al Pacino é incrível. A performance dele na cena em que a Mary morre é algo surreal! Não tem como não se arrepiar…
Al Pacino, o maior de todos os tempos!
Depois do de niro
@@Sancler_4991No mínimo o empate ele tem.
Depois de Marlon Brando!
Depois de Bruce Willis
Depois do Steven Seagal, é zoeira. 😂😂😂😂😂
Na cena da confissão para o padre fica claro alem do arrependimento, o sentimento de vergonha do Michael em relação ao Vito, como se todas as vezes que pensasse nele, nao o conseguisse olhar nos olhos por arrependimento e vergonha do que fez com Fredo
Quem aprecia esse personagem tão profundo e rico, pode estudar mais sobre a personalidade INTJ. Michael é a materialização perfeita dessa personalidade.
Michael entrou num redemoinho sem saída, em outras palavras se ficar o bicho pega se sair o bicho come . Jamais conseguiria sair do meio dessas engrenagens .
Esse vídeo é uma verdadeira aula sobre o 3º capítulo do Poderoso Chefão. Parabéns pelo empenho.
Uma análise perfeita das mudanças de Michael dos dois primeiros filmes para o terceiro ótimo vídeo
Perfeita colocação, e com certeza os 3 filmes foram épicos
Filmes de tirar o fôlego...
Melhor canal sobre o mundo mafioso da família corleone
Video espetacular. Como sempre.
Entendam... O 3º filme ele pede perdão, se sente mais fraco e com a morte da filha, percebe que perdeu tudo!
O filme quis passar isso e não o poder e perigo que Michael transmitia nos 2 primeiros filmes.
Entendo perfeitamente seu ponto de vista, mas imagine que interessante se fossem mantidas as características do Michael Corleone dos dois primeiros filmes e no fim, como um final épico, o mesmo "grito silencioso" nas escadarias do teatro, como forma de mostrar o amor do mafioso por sua família e demonstrar a enorme capacidade de atuação de Al Pacino?
O terceiro filme. Nada tem haver com os dois primeiros, tanto que não iria se chamar O Poderoso Chefão..No filme 1 e 2, o livro era a base fundamental, para o filme. Já no 3, não se usa o livro...
@@LuizHenrique-kt6xg Na parte 2, só a história do Vito é baseada no livro. A do Michael é toda do Coppola.
Nove, você é craque!
Ótimo vídeo, aqui vai minhas observações.
Sobre o personagem: após assistir e reassistir a saga algumas vezes, sempre li o personagem do Michael como sendo oque acabou sendo dentre todos, o pior chefe para a família, sempre concluí que infelizmente nenhum dos filhos estaria a altura de Vito no comando da família, mais Michael acabou sendo mais que um simples candidato não preparado ao comando, Michael acabou sendo a ruína da família, por isso na minha leitura acabou sendo o pior chefe a longo prazo, ao contrário de Sony não fosse o seu temperamento explosivo acho eu que teria sido um chefe até melhor que Michael pois ele sim amava a família, sao diversas as cenas que mostra ele demonstrando afeto com todos da família.
"Se" bola na trave não altera o placar , esse "Se "é muita coisa, Michael era a melhor escolha entre os filhos, Sony violava várias regras como não escutar o que pai falava, interromper o lider na hora da fala, temperamento explosivo , uma desinteligência terrível, traia a mulher o tempo inteiro, não sei quem poderia ser pior Fredo ou Sony, Michael fez o que tinha que ser feito, infelizmente, ele errou em ir atrás da mulher, ela se apaixonou por ele antes da máfia, Vito foi o melhor chefe entre eles, pois Michael não teve compaixão em nenhum momento da 1° e 2° Obra.
@@Brunohasiz entendo seu ponto, mais Michael sem dúvidas foi o pior chefe para a família, ele basicamente destruiu tudo e todos, perdeu mulher filhos, e acabou sozinho na Sicília, ele conseguiu sim deixar a máfia Corleone mais forte e chegou a lugares que seu pai não chegou, mais destruiu o principal conceito que era a família, matou o próprio irmão sem dúvidas a longo prazo Michael foi o pior chefe.
Sem o Michael a família teria sido dominada. Fez o q tinha q fazer, porém sofreu as consequências.
@@pauloaugusto31não é tão simples assim, Michael esqueceu-se de um dos mais importantes conselhos de seu pai, deixando a fome pelo poder o consumir ele acabou sendo descuidado, e destruiu a família, nada foi consequência dele ter protegido a família e sim destruído, isso fica bem claro quando no terceiro filme ele diz a Kay: eu passei a minha vida protegendo vocês dos horrores desse mundo, e Kay por sua vez responde: mais você se tornou o meu horror!
@@josetomaz1456 faz parte amigo, ele fez o q precisava, no caso da kay ele escolheu errado a mulher, deveria ser uma acostumada a vida italiana, como era a mae do michael.
Eu acho que (na minha visão) o Michael do terceiro filme estava cansado. Ele viu que estava velho mas que não tinha nem metade do que seu pai tinha. E conforme a idade foi passando, os arrependimentos dele (em relação ao Fredo, a Kay, os filhos), tudo isso acabou desgastando ele...talvez a tentativa dele de "tornar a Familia Corleone em um negócio respeitável" tenha sido mais uma tentativa de se redimir mas que infelizmente, não havia como evitar que as coisas terminassem como terminaram.
OBRIGADO POR MAIS UM EXCELNTE VIDEO E TBM POR EXPLORAR UM POUCO MAIS MO TERCEIRO FILME
Oque todo mundo tem que entender é que a história do terceiro filme é focada na busca do Michael pela redenção pessoal e com as outras pessoas que fazem parte de sua vida por isso teve essa mudança de personalidade mais frágil e sentimental do Michael era a culpa que ele carregava consigo mesmo e que ele queria tirar de dentro dele tentando conseguir o perdão de todos é isso
Video perfeito como todos os outros do canal! Quanto mais o tempo passa mais entendemos o terceiro filme
Sensacional. Esse canal é um espetáculo!
Sou um grande fã da trilogia. Ótimo vídeo.
Uma das melhores cenas é o Vincent, Al Neri e Connie planejando o assassinato do Joey Zaza no altar da capela enquanto rezam pela saúde do Michael
Uma coisa é certa: o passado jamais poderá ser esquecido ou apagado!
O assassinato de seu irmão Fredo, ficará sempre em sua consciência! Toda regra há uma exceção! Se não houver, cria-se!
O castigo, ou "correção", chegou com a morte de sua filha, e seu filho, que nunca interessou-se nos negócios do pai!
Seu sobrinho, filho de Sony, é muito temperamental, impulsivo e que pode levá-lo a ter o mesmo fim do pai!
Morre só é meditando se tudo que fez valeu a pena!
Análise perfeita
sensacional!
A interpretação não é uma iniciativa de Pacino e sim do diretor, ele apenas interpreta o que o diretor pede.
Eu lembro que o terceiro filme foi o que eu mais gostei cara, assisti a trilogia completa em 2020 e estou revendo agora em 2024, meu pensamento não mudou, continuo achando a mesma coisa.
Muito boa a análise. Mas é interessante destacar que antes do assassinato de Fredo - que dá um peso insustentável -, as mudanças já eram visíveis no final do primeiro filme.
Matar os principais inimigos (incluindo um homem de confiança e o marido da irmã) no dia do batizado de seu afilhado deixou marcas. Tanto de distância e desumanização quanto o gosto pelo poder e controle total.
Adiciona-se aí as mudanças sociais de não conseguir manter o controle familiar como seu pai fazia com maestria. O descontrole de sua irmã e esposa do Fredo são exemplos disso.
Família foi seu pior castigo.
Muito este vídeo.
"A que vive e mata pelo o poder também deve se preparar para morrer pelo *poder" Nietzsche
*fisicamente/depressão profunda
Após a morte da sua filha - ele viu que suas escolhas não foi pela segurança da família e sim pelo o ego do poder.
Dom Corleone sabia que na máfia até os Dons estão sujeito ao abismo do poder.
Vídeo foda viu parabéns
6:24 não foi certo voltar com a Kay, ela já tinha outra vida.
Correto, tbm acho isso, foi uma loucura o que ele fez, infelizmente.
Sou muito fã dos dois primeiros filmes, mas achei o terceiro muito caricato e previsível.
Quando tu envelhecer tu vai entender.
Mais um vídeo top, parabéns!
São apenas 3 filmes mas com tanto detalhe tanta observação olha sei lá depois que assisti esses filmes me sinto como se fosse da família meus eternos Padrinhos , quem me dera ter uma família assim mesmo que seja tão perigosa quanto essa mais valia a pena ser filha do Don Vito Corleone ou do Michael Corleone
Al Pacino é brabo
Obrigado por esse vídeo 🥃
Até hoje acho que deveria ter feito UM filme depois do filme número 2 em 74 já que o terceiro filme foi em 83, e também acho que se o personagem de Soni ( James can) não tivesse morrido daria mais um filme, até hoje acho que o SONI morreu muito cedo,o personagem daria um excelente filme.
O poderoso chefão parte III é de 1990!
Uma vez envolvido nos negócios da família, Michael rapidamente estabeleceu uma reputação de crueldade em um grau muito maior do que seu pai. Esse comportamento foi causado pela experiência traumática de ter que ver sua primeira esposa Apolônia morrer em uma tentativa de assassinato, na qual ele era o alvo pretendido. Ele preferiu acabar com todos os seus inimigos de uma só vez, como aconteceu com sua matança dos outros Dons e sua morte de Hyman Roth e seus associados.
ALERTA DE SPOILERS
Michael amava sua família, mas sua sede de vingança e sua ambição eram mais fortes, o que o levou a matar Carlo, o marido de Connie e mais tarde seu irmão Fredo. Miguel amava profundamente sua primeira esposa Apolônia, apesar de seu curto casamento. Seu assassinato (que era para ele) acabou por transformá-lo no homem endurecido que era. Essa sede de vingança também o levou a usar a própria família para esses assassinatos. Seu casamento com Kay foi por razões egoístas, apesar de dizer a si mesmo que a amava, foi principalmente para continuar a linha familiar. Ele também tinha uma razão egoísta para ter Anthony, pois queria que ele seguisse seus passos. Quando não demonstrou interesse no negócio, Michael optou por ter outro filho. Esse sonho foi interrompido, no entanto, já que o menino Kay deveria ter sido abortado. Esta foi vista como uma das poucas vezes que Michael mostrou raiva dela. Seu comportamento o levou a trair sua própria família no final, o que levou à sua rejeição a ele.
Nos últimos dias de Michael como o Don da família Corleone, ele conseguiu em grande parte em seu esforço de quarto de século para tornar a família legítima. Ele finalmente jurou abandonar a vida da máfia para sempre e entregou a liderança da família para seu sobrinho Vincent. Assim como ele finalmente havia se livrado de seus laços com a máfia, ele foi atingido pela dor quando sua única filha, Mary, foi morta em uma tentativa de assassinato contra sua vida. Depois, Michael era um homem completamente quebrado, que morreu sozinho e totalmente condenado.
Perfeito comentário
"Aquele que vive e mata pelo o poder também deve se preparar para *morrer pelo poder" Nietzsche
*fisicamente/depressão profunda
No final do terceiro filme mostrou um sujeito morto pelas consequências de suas escolhas e sentimentos. E a morte da sua filha corroeu suas entranhas até o fim de seus dias como foi mostrado na cena ao cair na cadeira de rodas.
@@carcarasilvestre8526 verdade
Miguel?
Moralmente eles venceu o oscar melhor ator nesse genero ❤️🙅🏻♂️
Na confissão ao Cardeal ele diz que traiu sua esposa, que era key, mas não tem nenhuma cena no 1 e 2 mostrando algo do tipo. Quando foi exilado na Sicília ele casou com A grega, mas não foi traicao. Ele não era casado. Só namorado de Key. E nem saberia o destino dali pra frente. Então quem foi sua amante?😁😎❣👍
Mas se ele tinha namorada, então ele traiu sim.
recomendo que falo sobre o senador
Pra mim anthony hopkins e al pacino são os melhores atores de todos os tempos
Coppola fez a versão do diretor, em 2020. Deu uma melhorada. O filme flui mais.
Acho que foi difícil pra Michel, pq ele não confiava mais em Fredo,foi difícil
Mas não esqueçamos q Fredo estava envolvido na tentativa de assassinato do Michael na segunda parte.
Você acha que Hyman Hoth teria deixado Fredo vivo caso a família Corleone tivesse sido destruída?
Acho que não, no máximo ele teria deixado o Téssio no lugar do Michel Corleone por algum tempo.
@@SGASEVLAMas quando Hoth atacou a família Corleone, Téssio já havia sido executado há tempos, por ter se vendido a Don Barzinni...
@@acervosinistro-livrosfilme3673 equivoquei-me. Eu gostava do Tessio, o Michael devia ter perdoado ele.
@@SGASEVLA Entendo... Mas, o "código" exigia que ele fosse punido. E caso ele próprio voltasse atrás, a família Barzinni decretaria sua morte...
@@acervosinistro-livrosfilme3673 Um mafioso não quer um traidor como aliado.
Lembro de uma história de um funcionário de um armazém que tinha um amigo e vendia tudo pra ele pela metade do preço, fez isso durante dez anos, certo dia esse amigo comprou o armazém, manteve todos os outros funcionários, só demitiu um, o " amigo " que vendia mais barato pra ele.
Ele perguntou:
- Você me demitiu ? Fui seu amigo durante dez anos e vendia tudo pra você pela metade do preço e você me paga com uma demissão?
O novo dono do armazém disse:
- Se você lesou o seu antigo patrão durante dez anos, o que te impede de você fazer o mesmo comigo?
Moral da história, ninguém gosta de traidores, mesmo quem se beneficia com a traição dos traidores!
Nunca vi um traidor ou um delator ir pra frente na vida, a história prova isso!
Fato que existem críticos a parte III, mas, claramente é o enredo da tentativa de redenção, a conta pelos anos passados chegou e ele teve que arcar com as consequências, não que o filme seja perfeito, mas esses pontos fazem com que esse final seja perfeito pra obra.
O MICHAEL MUDOU QUANDO ELE MATOU O SOLLOZZO E O CAPITÃO DE POLICIA NAQUELE RESTAURANTE NO PRIMEIRO FILME, ELE FICOU TENEBROSO ,IMPIEDOSO,IMPLÁCAVEL E SINISTRO.
Eles não queriam mostrar que o crime compensa então fizeram esse desfecho triste. Al Pacino é um dos atores fora do comum, fez um personagem em 3 filmes de modo único e perfeito.
Acho que seria mais a frieza total não compensa.
Na época Pacino não tinha fama nenhuma, já no terceiro filme sim, mas como o terceiro (q é bom) não ficou no nível dos primeiros, não rolou Oscar pra ele. E outra, na época existiam ótimas produções cinematográficas aos montes.
A cena que me arranca o coração e que me faz chorar é o seu grito ao ver a morte da sua filha .... Horrivel
Incrível a atuação do Pacino nos 3 filmes, o personagem vai perdendo o brilho nos olhos no decorrer dos 3 filmes
Fredo era uma desgraça pra família, até depois da morte....
Sempre tive pena dele. Se eu fosse um personagem desse filme seria o fredo.
Michael foi traído por todos e ainda mudou homi ! Normal foda-se os traidores
A história do próprio Pacino se une a de Michael corleone pois ambos tinham seus próprios demônios a enfrentar contudo Michael já havia condenado a si próprio ao matar o fredo enquanto Pacino conseguiu a redenção ao superar seus problemas e ganhar seu único Oscar porém Michael teve um final triste e solitário
Não vi culpa nenhuma e nem arrependimento. Acho que o narrador se equivou com sua análise. Ele matou seu irmão consciente e tranquilo. Não houve remorso nenhum. Traidor , independente ser da família e o rigor da sua eliminação.
Concordo. Michael não saberia como conviver com a traição do próprio irmão
Quando ele se confessa com o futuro papa no filme três, mostra o arrependimento.
@@flavioallaodovaleserá que Dom Corleone mataria um filho em caso de traição?
Eis a questão !
"Eu matei o filho do meu pai"
Não há remorso? Kkk bela análise
Matar um irmão de sangue deve ser pesado, é só ver o que aconteceu com Caim
O Michael Corleone dos dois primeiros filmes tem o olhar do jogador Messi.
O vídeo é extremamente bem editado, mas peca na narração. O narrador praticamente fala a mesma coisa o vídeo todo, enchendo linguiça com a mesma coisa sobre como Michael Corleone mudou em função do remorso pela sua vida criminosa
Michel ja tava de saco cheio, queria legalizar a familia comprando a " imobiliare" ja estava velho tbm
Ele matou o filho da MÃE dele
Tentamos imaginar isso e ainda assim é so imaginação
Mas a confissão dele ao velho padre me fez sentir 1 % do que a vida criminosa é um caminho sem volta sem alma sem coração
O problema não é o ato ser ou não ilegal e sim o que ele fez.
O erro dele foi mentir para sua esposa, qd afirmou que em 5 anos a família estaria limpa.
Motivo: Scarface. Al Pacino nunca mais foi o mesmo depois desse filme! Rsrs
O Al Pacino parecendo o Pedro Bial eu não curti não.
Esse 3 filme nunca deveria ter existido. Mas é a história né … os livros.
Faltou mais capricho no terceiro. A pior cagada foi colocar a filha do diretor no filme
Michael era só um playboy que com muito poder
Sei não. Para um playboy ele até que conseguiu reerguer o negócio clandestino da família corleone.
@@jumentogenial-oi2oo Mandou matar todas as famílias kkkk kkkk sem falar que não construiu nada e nunca conquistou respeito dos rivais
@@rogerrodrigues3966 acho que todos os temeram com o tempo.
@@jumentogenial-oi2oo O pai dele era respeitado e veio de baixo
A consciência pesada de ter mandado matar seu irmão
🇮🇹💕
O 3 é um bom filme, mas comparado aos dois primeiros acaba sendo nota 4
Repete o texto muito.
É o pior filme da franquia esse 3 filme tudo que foi construído do primeiro para o 2 muda os princípios de um poderoso chefao no 2 ele é a versão mais forte decido e não dar lugar para traição até dos amigos deve manter o respeito neste 3 tiraram isso dele o tornaram Michael corleone fraco culpado e menos cuidadoso, as suas convicções foram retirados e a educação de seus filhos de os preparar como os herdeiros e chefoes da máfia, não gostei deste 3 preferindo só os 2 e o primeiros mesmo.
Odiei o terceiro filme! Mostra um Michael sorrindo, cabelo pro alto. Nada a ver com os anteriores. O filme foi o sucesso exatamente por mostrar o Mike com cabelo arrumadinho, poucas palavras, falando mais devagar, sendo frio e calculista. Foi isso que fez o filme fazer sucesso. Aí no terceiro mudam totalmente a proposta do filme. Mesmo ele querendo se redimir, mudou totalmente a proposta, mesmo sendo algo "honrado". Odiei!
Sempre achei realista, mesmo pessoas frias podem amolecer ou ficar mais sensíveis.
Não concordo. Nesse mundo da máfia italiana não cabe esse tipo de questionamento. Michael deu adeus às suas ideias de viver uma vida fora do mundo criado por seu pai qdo este ficou entre a vida e a morte. A partir dessa escolha não tinha mais volta. O grande erro de Michael foi ter voltado com a Kate, ela não tinha mais lugar em seu mundo. E ele fez tudo que tinha que ser feito pra vencer os inimigos da família Corleone e lhes trazer prosperidade. Até a morte do Fredo foi uma decisão acertada. A parte 3 dessa história é um enorme erro que não combina com o Michael que vimos nascer na porta daquele hospital com o padeiro, defendendo a vida de Vito. Esse Michael da parte 3 parece até um clone mal feito do Don da primeira e segunda parte. E foi exatamente por isso que ele assiste a morte da filha e acaba sozinho no fim. Eu tenho todos os vídeos e acho que o Copolla se confunde com o Michael no final e estraga tudo.😠
Exatamente. O terceiro filme estragou tudo. Uma forçada passada de bastão para o queridinho da época, Andy Garcia.
As vezes até pessoas muito frias podem desenvolver traumas, michael sempre teve traumas mas só ao envelhecer foi mudando aos poucos, eu acho realista, as pessoas mudam.
Sobre esse filme eu gosto de fantasiar que: "O Poderoso Chefão 3, AKA 'Skarface' , 1983, dirigido por Bryan De Palma, conta a história do imigrante cubano Tony Montana (Al Pacino), filho bastardo de Michael Corleone (Al Pacino)*.
Pronto. Assim finjo que esse filme 3 nem existe....
Poderia ter acontecido assim, mesmo. Até porque Michael Corleone visitou a ilha caribenha na década de 1950... Boa sacada.
se repetiu demais... mas um ótimo vídeo
Qual parte?
@@thepadrinho em todo o vídeo tem expressões e frases repetidas exaustivamente. dá a impressão q o vídeo deu bug e repetiu trechos
O terceiro filme é um crime contra a humanidade, é melhor cair de moto do que assistir o terceiro ato
Kkkk puts, se esse filme é um crime, imagina os filmes realmente ruins kkkkk
O 3 filme, tem que ser apagado. Infelizmente não seguiu o ritmo da obra prima. Não deveria nem existir.
E senador ou presidente ou qualquer político está acima do mundo do crime ? Se a sua reposta é sim , vc é um ingênuo . alguém lembra ai que quem dava cobertura para a máfia era os politicas , assim como hoje no Brasil quem dá cobertura ao crime organizado são políticos e os próprios juizes como STF.
Ia tirar um 10 no comentário até meter STF no comentário
O 3 filme e fraco pois e muuuuito abaixo dos 2 primeiros...Mas esta muito longe de ser um filme lixo como muitos falam!!