Olá Sr Carlos Muito obrigado pela explicação. Me esclareceu sobre perlita e Vermiticulita. Vou lhe pedir ajuda mesmo sabendo que o seu cultivo é de Rosas do Deserto. Ganhei de presente uma Paphiopedilum branca, mas estou perdida no que fazer com ela. Busquei ouvir sobre essa espécie mas fiquei muito confusa. Seria possível o senhor me orientar em qual substrato eu posso planta - la? Desculpa se lhe incomodo com um pedido diferente, mas ouvindo alguns vídeos seus e olhando alguns comentários que o senhor respondeu, percebi o quanto o senhor tem conhecimento e responsabilidade sobre o que fala e faz.👋👋👋 Que Deus lhe abençoe grandemente. 🙏🙏
Também chamado Sapatinho, essa orquídea possui quase 100 espécies e a maioria é terrestre. Logo, pode plantar em vaso ou solo com um substrato que garanta boa umidade: perlita, esfagno ou fibra de coco triturada e se puder, misture com casca de arroz carbonizada e humus de minhoca. Tenha cuidado na mistura, ou perlita ou esfagno ou fibra de coco. Ela gosta de umidade sem que seja encharcada. Proteja do sol, deixe em local que não tenha ventos fortes e adube mensalmente com bokashi. você pode cultivar dentro de casa, próximo a janela onde há maior iluminação. Mas, cuidado com o ar-condicionado para não queimar suas folhas. dentro de casa, tente associar um umidificador próximo se onde você😁 mora é quente. Isso irá criar um ambiente mais ameno para ela. obrigado por suas palavras e saiba que comecei com rosas do deserto, mas, tento falar de todas as plantas e de algumas coisas para reflexão e ajuda na saúde mental. VIREI seu fã!
Rosa do Deserto é uma planta de clima semi-árido, portanto o solo é argiloso, com Ph entre 6 e 7, umidade inferior à 60% (mais seco) e com boa drenagem. A melhor opção seria, em litros, 1/3 de húmus, 1/3 de Areia grossa lavada (3 à 5 mm) e 1/3 de caqueira de telha (3 à 5 mm). Acho muito difícil se conseguir um solo com 60% de umidade se utilizando de vermiculita fina e perlita, pois ambos insumos retém muita umidade.
Olá, tudo bem? Não quis indicar uma receita de substrato ideal ou do tipo melhor. vejo muitas dicas de receitas milagrosas, fabulosas e que farão as rosas explodirem de tanta floração. Minha intenção foi esclarecer a utilização de cada, como por exemplo a perlita que pode ser usada na mistura para cactos e suculentas. Na falta de um ou outro, areia lavada , terra vegetal com bastante material orgânico e adubo. para o fundo do vaso, vai depender do que tenho em casa - brita de construção, areia, cacos de vaso. Um desses vai compor a base do vaso, mas, se não houver, panos e papéis do tipo filtro de café, pano de limpeza do tipo perfex. A minha mistura me permite um solo bem drenante a ponto de regar minhas plantas, todos os dias, sem que haja apodrecimento da raiz. De qualquer forma, agradeço a sua orientação. Os nossos clientes entenderão que não há uma receita padrão ouro, mas, conforme região que vive, uma adequação para melhor cuidar das plantas Gratidão
Olá Rafael, tudo bem? Se eu puder sugerir, estude o clima da sua região, a incidência do sol, chuva, ventos e onde pretende colocar sua planta. A saber (ou relembrar): plantas de sol, plantas de meia sombra (que podem receber sol pela manhã ou no final da tarde), plantas de ambientes fechados como sala (se estiver em um local que é preciso acender a lâmpada para ler, a planta deverá ficar bem próxima a janela), plantas de banheiro (locais úmidos). a partir dessa pesquisa, você poderá adquirir sua planta sem medo de ser feliz. Em relação a rosa do deserto. dê preferência a comprar em hortos e florálias. OBSERVE: Coloração das folhas, do caudex e dos galhos, a rigidez e dureza deles (caudex e galhos), o solo (substrato). É uma planta que deve ficar exposta ao sol o maior tempo possível. faça regas conforme a necessidade (faça o teste da umidade do substrato com o dedo) e aplique adubo npk de acordo com a rotulagem. Por fim, assista a tudo que fala de rosas do deserto, mas, saiba fugir de receitas que prometem floração absurda. Adubo em excesso, assim com agua, mata a planta. Assim com a falta deles (adubo e água). Um abraço e se desejar mais alguma orientação, me chame por aqui.
No Rio de Janeiro, encontro na CADEG, em Benfica. Em Itaboraí, encontro nos gardens da estrada do Pacheco. Mas, acredito que nos gardens de sua cidade, onde vendem substratos, vc poderá encontrar o peoduto
Olá Sr Carlos
Muito obrigado pela explicação. Me esclareceu sobre perlita e Vermiticulita.
Vou lhe pedir ajuda mesmo sabendo que o seu cultivo é de Rosas do Deserto.
Ganhei de presente uma Paphiopedilum branca, mas estou perdida no que fazer com ela. Busquei ouvir sobre essa espécie mas fiquei muito confusa.
Seria possível o senhor me orientar em qual substrato eu posso planta - la?
Desculpa se lhe incomodo com um pedido diferente, mas ouvindo alguns vídeos seus e olhando alguns comentários que o senhor respondeu, percebi o quanto o senhor tem conhecimento e responsabilidade sobre o que fala e faz.👋👋👋
Que Deus lhe abençoe grandemente. 🙏🙏
Também chamado Sapatinho, essa orquídea possui quase 100 espécies e a maioria é terrestre. Logo, pode plantar em vaso ou solo com um substrato que garanta boa umidade: perlita, esfagno ou fibra de coco triturada e se puder, misture com casca de arroz carbonizada e humus de minhoca. Tenha cuidado na mistura, ou perlita ou esfagno ou fibra de coco.
Ela gosta de umidade sem que seja encharcada.
Proteja do sol, deixe em local que não tenha ventos fortes e adube mensalmente com bokashi.
você pode cultivar dentro de casa, próximo a janela onde há maior iluminação. Mas, cuidado com o ar-condicionado para não queimar suas folhas. dentro de casa, tente associar um umidificador próximo se onde você😁 mora é quente. Isso irá criar um ambiente mais ameno para ela.
obrigado por suas palavras e saiba que comecei com rosas do deserto, mas, tento falar de todas as plantas e de algumas coisas para reflexão e ajuda na saúde mental.
VIREI seu fã!
@@carlosbarbosaplantandoidei8208 Obrigado ! A dúvida dela também era a minha. Muito grata pela gentileza e interesse !
interessante
Coloquei no replantio da minha peperônia melancia ficou perfeito
legal que tenha ficado bom!
Gosto da casca de arroz.
Rosa do Deserto é uma planta de clima semi-árido, portanto o solo é argiloso, com Ph entre 6 e 7, umidade inferior à 60% (mais seco) e com boa drenagem. A melhor opção seria, em litros, 1/3 de húmus, 1/3 de Areia grossa lavada (3 à 5 mm) e 1/3 de caqueira de telha (3 à 5 mm). Acho muito difícil se conseguir um solo com 60% de umidade se utilizando de vermiculita fina e perlita, pois ambos insumos retém muita umidade.
Olá, tudo bem?
Não quis indicar uma receita de substrato ideal ou do tipo melhor.
vejo muitas dicas de receitas milagrosas, fabulosas e que farão as rosas explodirem de tanta floração.
Minha intenção foi esclarecer a utilização de cada, como por exemplo a perlita que pode ser usada na mistura para cactos e suculentas.
Na falta de um ou outro, areia lavada , terra vegetal com bastante material orgânico e adubo.
para o fundo do vaso, vai depender do que tenho em casa - brita de construção, areia, cacos de vaso. Um desses vai compor a base do vaso, mas, se não houver, panos e papéis do tipo filtro de café, pano de limpeza do tipo perfex.
A minha mistura me permite um solo bem drenante a ponto de regar minhas plantas, todos os dias, sem que haja apodrecimento da raiz.
De qualquer forma, agradeço a sua orientação.
Os nossos clientes entenderão que não há uma receita padrão ouro, mas, conforme região que vive, uma adequação para melhor cuidar das plantas
Gratidão
Boa noite irmão eu tenho umas aqui mas não teve sucesso gostaria de comprar uma eu sou da Bahia me chama Rafael
Olá Rafael, tudo bem?
Se eu puder sugerir, estude o clima da sua região, a incidência do sol, chuva, ventos e onde pretende colocar sua planta.
A saber (ou relembrar): plantas de sol, plantas de meia sombra (que podem receber sol pela manhã ou no final da tarde), plantas de ambientes fechados como sala (se estiver em um local que é preciso acender a lâmpada para ler, a planta deverá ficar bem próxima a janela), plantas de banheiro (locais úmidos).
a partir dessa pesquisa, você poderá adquirir sua planta sem medo de ser feliz.
Em relação a rosa do deserto. dê preferência a comprar em hortos e florálias.
OBSERVE: Coloração das folhas, do caudex e dos galhos, a rigidez e dureza deles (caudex e galhos), o solo (substrato).
É uma planta que deve ficar exposta ao sol o maior tempo possível. faça regas conforme a necessidade (faça o teste da umidade do substrato com o dedo) e aplique adubo npk de acordo com a rotulagem.
Por fim, assista a tudo que fala de rosas do deserto, mas, saiba fugir de receitas que prometem floração absurda. Adubo em excesso, assim com agua, mata a planta. Assim com a falta deles (adubo e água).
Um abraço e se desejar mais alguma orientação, me chame por aqui.
onde você compra vermiculita?
No Rio de Janeiro, encontro na CADEG, em Benfica.
Em Itaboraí, encontro nos gardens da estrada do Pacheco.
Mas, acredito que nos gardens de sua cidade, onde vendem substratos, vc poderá encontrar o peoduto
Aí obg moro no RJ ,e nào sabia Aonde Encontrar
@@carlosbarbosaplantandoidei8208 ,Obrigada!🥰
Ola boa tarde me desculpe .Vc teu sobre nome é barboza com s ou z ser for com z nos somos parente .Vc .
Sou Barbosa com S.
Vem do lado paterno. Nordestinos em sua maioria.
Mas, espalhados no mundo.