Sugestão para quem cuida deste perfil do Linhas Cruzadas: incluam na descrição dos vídeos as referências dos filmes que aparecem no programa e dos livros que são citados. Seria bom para quem se interessar em procurar.
@@joaovictorbraga8157 Não tem nada a ver com preguiça. TODOS os melhores canais do UA-cam, que adicionam uma série de informações durante o decorrer de seus programas, sejam playlists de música a listas de filmes ou livros, colocam as listas informadas na descrição dos respectivos vídeos, a fim de que as pessoas que assistem não tenham que ficar parando a cada referência que aparece para anotar. Isso facilita o fluxo do acompanhamento do programa e o acesso ¡às referências. Acusar as pessoas de "preguiça "por sugerir algo que é absolutamente DE PRAXE nos MELHORES canais nacionais e internacionais desta plataforma é uma BABAQUICE e totalmente desnecessário.
Pondé é um dos intelectuais, forjados a ferro e fogo no que há de melhor na literatura, mais singulares que o Brasil pode materializar. E o que dizer da Thaís? Certeira nas perguntas. Com um timing quase nanométrico e elegância fina como um véu. Tenho muito orgulho de que sejam brasileiros.
Me agrada o Pondé assumindo desconhecer o cineasta japonês Yasujiro Ozu, apontado pelo professor Roberto Moreira. Em tempo de aparências, a admissão da própria ignorância é um ato de grandeza.
Eu almoço, janto, tomo café assistindo esse programa maravilhoso!! A Thais faz as perguntas certas, para alguém que responde de um jeito ímpar e singular!!
Um trabalhador comum ganha 40 reais por dia e por incrível que pareça cerca de mais de 36 milhões de brasileiros vivem com essa faixa vergonhosa de salário !!! Mas o que me revolta mais é que esses mais de 50 milhões de brasileiros que vive com 1212 reais por mês sustentam o sistema político mais caro do mundo que está custando 342 bilhões de reais para o povo pagar através dos impostos nesse ano de 2022 !!! Agora eu pergunto ??? Porque o povo ainda briga por políticos ?? você conhece algum político pobre que vive com 600 reais por mês de auxílio brasil ??? Eu só apoio o povo , porque só o povo se ferra nesse país chamado BRASIL !!! Venham nos visitar meus amigo e amigas %%
Que ótimo o programa de hoje! Thaís centrada e Pondé super afinado! Uma aula! Só preciso dizer que aos 42 anos e mesmo depois do luto materno, a vida é maravilhosa.
Fui parar no programa por acaso o outro dia, minha mãe estava assistindo. Achei muito interessante e fiquei feliz de achar por aqui para assistir os programas anteriores.
Quando assisto a um programa maravilhoso como este, acabo pensando: ah, na próxima não terão assunto. Toda semana me surpreendo. Parabéns à linda Thaís, ao Pondé e a toda a produção deste que é o melhor programa da TV no Brasil.
Tenho para mim, que trágico é fazer a escolha que julgamos acertada para atingir um bom objetivo, mas, por não sermos capazes de conhecer todas as variáveis e de nossas escolhas envolverem outras pessoas, acabamos por escolher o caminho que se revela, posteriormente, o mais danoso. Édipo não sabia que Jocasta era sua mãe.
Estes dois são muito bons, gosto muito!! E amo literatura, logo este episódio foi muito interessante. Sempre nos trazendo coisas boas, nunca acabem. E a Thaís... minha nossa, como está linda essa mulher.
Realidade incomodadora citada no final. Os pais se sentem abandonados, os filhos tem de seguir suas vidas e viver sua própria vida tem como consequência ter de fazer escolhas, vida própria ou adolescência interminável.
Viva Machado de Assis, viva Nelson Rodrigues, viva Cecília Meireles, viva Clarice Lispector! Todos eles mostram como é realmente a hipocrisia e o sofrimento humano, que é eterno e atemporal! Programa maravilhoso, deveria estar no currículo do ensino médio, pra os estudantes debaterem...
Assim como no caso da arte, tampouco a filosofia contemporânea deixará obras clássicas. Referências de cerca de 200 anos atrás, como Kant e Hegel, continuam obrigatórias para quem leva filosofia a sério, sendo muito mais relevantes do que tudo que veio depois.
De repente eles queriam dar voz a alguém que foi cancelado e mostrar que erudição é diferente de toda esta palhaçada. Chamá-lo talvez tenha um capital mais simbólico do que intelectual.
O ser humano é a mesma coisa, mentalmente, há milênios. Sempre foi e sempre será uma minoria absoluta quem dará valor e apreciará os clássicos. Cancelamento sempre houve, sempre haverá. Preciso citar a Idade Média, onde o cancelamento foi muito mais brutal que o de hoje? Sempre vai haver quem diga o que não se quer escutar igualmente, portanto, os clássicos não correm o risco de desaparecerem. Os cancelamentos são um sintoma disso, de que se diz o que não se quer escutar.
Só permanece o que é bom. E essa é a essência do que é considerado um "clássico". Vale para a literatura, vale para produtos icônicos, vale para instituições. Adoro clássicos ! O Corvette é um clássico nos Estados Unidos: fica na família por gerações! O Perfume Chanel No 5 idem. Os exemplos são muitos!
O Pondé lembrou bem. O Roth corre o risco de sofrer o tal do apagamento. Espero que não aconteça. É preciso que a literatura de um escritor tão bom chegue a mais pessoas. Bom dia
Clássicos! A Coréia do Sul vem criando (sem nenhuma dúvida) clássicos (violentos ou não) no cinema. Esses dias vi um filme chamado "Emergency Declaration", onde eles misturam com maestria todas as doses corretas do cinema catástrofe famoso na década de 1970. Não digo que será exatamente esse filme um clássico, mas seu cinema (coreano) é uma radicalização da literatura russa. Ps: Escrevi isso antes de ouvir o convidado aí falar em cinema oriental.
Excelente o programa. Inclusive, tenho um relato pessoal: sou escritor e primo pela excelência na construção de minhas histórias. Sem me fazer de vítima, já fui censurado e tive o microfone silenciado (rs!). Filósofo e escritor, fora do radar vendo muitos livros, não posso reclamar. Acredito que "A Queda" e "Tolerância" serão os meus clássicos no futuro, inclusive este foi escrito na Europa e gostei demais da menção ao meu colega das letras Michel Houellebecq. Convido a conhecerem os meus livros e também o meu canal do UA-cam MPR Filósofo. Inclusive, num dos meus próximos vídeos pretendo publicar "Mulheres enrabadas e de quatro".
Acho bem interessante esse hipotético deslocamento da arte e da cultura para o Oriente e seus possíveis reflexos. Na verdade, se pensarmos no distante oriente onde Japão e China são os maiores representantes, pensar de que forma isso poderia ser agregador para a arte em geral, até porque são culturas milenares. A China sem culto à religião e voltada para o bem comum, onde o indivíduo não tem o mesmo valor; já o Japão menos coletivista, mas mais marcado pela tradição mas mais ocidentalizado. Aliás, não podemos esquecer que foi, mesmo para nós ocidentais, o Oriente Próximo o berço da civilização, mas esse por sua vez acabou dominado pela superstição e limitou o Homem em sua dimensão. Interessante pensar como seria a volta desse "centro de gravidade" cultural, agora para um oriente diferente.
A bíblia será sempre um clássico, por que os relatos das escrituras são reproduzidos pelos indivíduos conscientemente ou inconscientemente ao longo dos séculos.
Oi Thais! Oi Pondé ( olhinhos diferentes nesse programa ). Parabéns! Qual programa no país tem condão de fazer o telespectador depositar toda sua atenção,sorver e sentir a importância de cada palavra que é dita? O que vocês nos presenteiam. Muito grata
Já que é um programa que se presta a falar de literatura, poderia ter pedido opinião de pessoas que trabalham com literatura na internet, em vez de dar palco pra Mon4rk🙃
Um escritor que eu apostaria minhas fichas que vai virar um clássico, claro se o ocidente continuar civilizado, é o michel houellebecq, em partículas elementares por exemplo, ele conta a historia do do materialismo na vida cotidiana partindo do período da liberação sexual e do movimento beat, traçando um paralelo com a degeneração da civilização europeia, sensibilizando o leitor atraves de dois personagens que vivem essa realidade, cada um a sua maneira. A bestialização e instrumentalização do homem contada através de cenas bizarramente reais e gráficas e com pouquíssimos momentos de sentimentos elevados.
Esse programa é um clássico . Provocações ( no tempo do Abujamra ) e Roda Viva são clássicos da televisão brasileira . A música Televisão dos Titãs ñ serve de epitome para esses programas da TV cultura .
Michel Houellebecq. Escreveu um romance chamado "submissão" na qual imagina um futuro no qual um político populista francês de origem islâmica ganha as eleições e estabelece a sharia no lugar da Constituição Laica francesa e mtos aderem em troca de poder, interesses, etc. É considerado um livro islamofobico que põe fogo na fogueira dos medos de parte da sociedade francesa que vota na Le Pen com medo da "islamização da França".
Sugestão para quem cuida deste perfil do Linhas Cruzadas: incluam na descrição dos vídeos as referências dos filmes que aparecem no programa e dos livros que são citados. Seria bom para quem se interessar em procurar.
Up!!!
Boa.
Up kkkkkk
Mas já aparece na descrição durante o vídeo, é só não ser preguiçoso e ir procurar.
@@joaovictorbraga8157 Não tem nada a ver com preguiça. TODOS os melhores canais do UA-cam, que adicionam uma série de informações durante o decorrer de seus programas, sejam playlists de música a listas de filmes ou livros, colocam as listas informadas na descrição dos respectivos vídeos, a fim de que as pessoas que assistem não tenham que ficar parando a cada referência que aparece para anotar. Isso facilita o fluxo do acompanhamento do programa e o acesso ¡às referências. Acusar as pessoas de "preguiça "por sugerir algo que é absolutamente DE PRAXE nos MELHORES canais nacionais e internacionais desta plataforma é uma BABAQUICE e totalmente desnecessário.
Esse programa é o que há de melhor para o debate plural na atualidade. "Coisa de primeira ordem."
Com certeza!!!! A reunião de toda sabedoria do país!!!!!!
Concordo plenamente.
Também amo ❤️
Sem dúvidas!
Pondé é um dos intelectuais, forjados a ferro e fogo no que há de melhor na literatura, mais singulares que o Brasil pode materializar. E o que dizer da Thaís? Certeira nas perguntas. Com um timing quase nanométrico e elegância fina como um véu. Tenho muito orgulho de que sejam brasileiros.
A Thais mostra o seu DNA japonês, e é precisa nas perguntas, e respostas...
Por que assistir ao Linhas Cruzadas? Porque esse programa é, simplesmente, um clássico! Maravilhoso como sempre!!!
Me agrada o Pondé assumindo desconhecer o cineasta japonês Yasujiro Ozu, apontado pelo professor Roberto Moreira. Em tempo de aparências, a admissão da própria ignorância é um ato de grandeza.
E olha que ele conhece muito!
Eu gosto muito desse programa!
Hoje li esse título, ficou claro que esse programa é o que temos de melhor hoje, quando falamos de profundidade!
"Alguns idiotas consideram ele machista"... disse um homem sem medo de ser cancelado.
Eu almoço, janto, tomo café assistindo esse programa maravilhoso!! A Thais faz as perguntas certas, para alguém que responde de um jeito ímpar e singular!!
Um trabalhador comum ganha 40 reais por dia e por incrível que pareça cerca de mais de 36 milhões de brasileiros vivem com essa faixa vergonhosa de salário !!!
Mas o que me revolta mais é que esses mais de 50 milhões de brasileiros que vive com 1212 reais por mês sustentam o sistema político mais caro do mundo que está custando 342 bilhões de reais para o povo pagar através dos impostos nesse ano de 2022 !!!
Agora eu pergunto ???
Porque o povo ainda briga por políticos ??
você conhece algum político pobre que vive com 600 reais por mês de auxílio brasil ???
Eu só apoio o povo , porque só o povo se ferra nesse país chamado BRASIL !!!
Venham nos visitar meus amigo e amigas %%
Que ótimo o programa de hoje! Thaís centrada e Pondé super afinado! Uma aula!
Só preciso dizer que aos 42 anos e mesmo depois do luto materno, a vida é maravilhosa.
Ahhhhhh nada como repertório e inteligência sem hipocrisia! ❤️
Maravilhoso!!! Melhor programa da TV brasileira.
Parabéns 👏 aos dois!!!
Parabéns Thaís, Pondé e TV Cultura por esse esplêndido episódio "Por que ler os clássicos". Que delícia! Pena que acabou...
Um tema que deve ser sempre recorrente na televisão. Parabéns a todos que se importam com a boa leitura.
Amo assistir,e também maratonar os programa anteriores.
Gosto do Pondé porque ja manda a real na abertura 😂😂😂😂😂
Qtos incentivos à leitura que amplia os horizontes pessoais!
Fui parar no programa por acaso o outro dia, minha mãe estava assistindo. Achei muito interessante e fiquei feliz de achar por aqui para assistir os programas anteriores.
31:56 A BÍBLIA é incomparável, profunda, transformadora, VIVA!!!
A possibilidade de desenvolver um raciocínio original, após assistir o programa, já é um programa que vale muito a pena.
Inteligência honesta e generosa. Amo os dois!
Sobre os clássicos deveria ter parte 2, 3 e 4 ou até mais porque mal houve tempo de fazer uma introdução a ideia de clássicos.
Quando assisto a um programa maravilhoso como este, acabo pensando: ah, na próxima não terão assunto. Toda semana me surpreendo. Parabéns à linda Thaís, ao Pondé e a toda a produção deste que é o melhor programa da TV no Brasil.
Amo.
Um dos melhores programas da tv.
Parabéns!!!!
Ja cheguei dando like!! O melhor programa da TV!! Amo os clássicos!!!! Amo Nelson!!!
Pondé/Thaís compõem uma brilhante parceria nesse formato. Torço para que a TV Cultura os mantenha por 100anos. 😉
Esse programa e o melhor de todos.
O melhor programa da TV BRASILEIRA!
Há meia dúzia de temas que sobrevivem, porque tocam exatamente em problemas universais inerentes à precariedade da condição humana.
Grande conteúdo, riquíssimo em conhecimento e informações.
Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé, dois mestres!
Oi Pondé
Ooii Thaís
É muito show 🎉🎉🎉
Esse programa foi uma aula!!
Maravilhoso.... Sempre acompanho por aqui.
Parabéns a tv cultura parabéns UA-cam obrigado...
Esse foi Melhor linhas cruzadas de todos
Nelson Rodrigues é genial! A crônica ( terreno baldio) é um espetáculo, no início ele já diz: " ah, como é falsa a entrevista verdadeira".
Esse canal é tudo de bom
Mais um grande programa, sem dúvida, cumprindo seu propósito de promover boas reflexões. Atingiu o objetivo.
Tenho para mim, que trágico é fazer a escolha que julgamos acertada para atingir um bom objetivo, mas, por não sermos capazes de conhecer todas as variáveis e de nossas escolhas envolverem outras pessoas, acabamos por escolher o caminho que se revela, posteriormente, o mais danoso. Édipo não sabia que Jocasta era sua mãe.
💯👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelentes!!! Sábios!
O melhor episódio de Linhas Cruzadas! Parabéns! Precisa chegar a mais pessoas. Vamos compartilhar!
Que maravilha! Cada programa melhor que o outro! 👏👏👏👏👏
Adorooooooooo esse programa!!!!!
Excelente.
Há muito tempo eu pensava de forma semelhante à Nietzsche, e também concordo com o Mestre Pondé (😄). 👏...
Estes dois são muito bons, gosto muito!! E amo literatura, logo este episódio foi muito interessante. Sempre nos trazendo coisas boas, nunca acabem. E a Thaís... minha nossa, como está linda essa mulher.
Aprendendo,com tais e Pondé!
Obrigado a tds. Parabens.
Linhas Cruzadas já é um clássico do jornalismo reconhecido em seu tempo. Pelo menos por alguns ;)
Realidade incomodadora citada no final. Os pais se sentem abandonados, os filhos tem de seguir suas vidas e viver sua própria vida tem como consequência ter de fazer escolhas, vida própria ou adolescência interminável.
Viva Machado de Assis, viva Nelson Rodrigues, viva Cecília Meireles, viva Clarice Lispector! Todos eles mostram como é realmente a hipocrisia e o sofrimento humano, que é eterno e atemporal! Programa maravilhoso, deveria estar no currículo do ensino médio, pra os estudantes debaterem...
Faltou listar Ligia Fagundes Telles, leia Antes do Baile Verde, um baita clássico, inclusive com um conto que seria aplaudido por POE. Fantástica;
Adoro esse programa!
Muito obrigado por promover esse assunto!!!
Assim como no caso da arte, tampouco a filosofia contemporânea deixará obras clássicas. Referências de cerca de 200 anos atrás, como Kant e Hegel, continuam obrigatórias para quem leva filosofia a sério, sendo muito mais relevantes do que tudo que veio depois.
Muito obrigada 😘
Ótimo conteúdo.
Chamar o Monark pra participar do programa e ele mencionar a Bíblia como o clássico dele, me fez rir em voz alta.
Pois é, trouxeram um especialista.
ri muito alto
Eu tb fiquei de cara
De repente eles queriam dar voz a alguém que foi cancelado e mostrar que erudição é diferente de toda esta palhaçada. Chamá-lo talvez tenha um capital mais simbólico do que intelectual.
Eu estou lendo asfalto selvagem do Nelson
Programa necessário 🤌📖
Gostei demais! Obrigada!
Sensacional! Parabéns.
O ser humano é a mesma coisa, mentalmente, há milênios. Sempre foi e sempre será uma minoria absoluta quem dará valor e apreciará os clássicos. Cancelamento sempre houve, sempre haverá. Preciso citar a Idade Média, onde o cancelamento foi muito mais brutal que o de hoje? Sempre vai haver quem diga o que não se quer escutar igualmente, portanto, os clássicos não correm o risco de desaparecerem. Os cancelamentos são um sintoma disso, de que se diz o que não se quer escutar.
Só permanece o que é bom. E essa é a essência do que é considerado um "clássico". Vale para a literatura, vale para produtos icônicos, vale para instituições. Adoro clássicos ! O Corvette é um clássico nos Estados Unidos: fica na família por gerações! O Perfume Chanel No 5 idem. Os exemplos são muitos!
Ótimo tema!
Salve Thaís e Pondé.
O Pondé lembrou bem. O Roth corre o risco de sofrer o tal do apagamento. Espero que não aconteça. É preciso que a literatura de um escritor tão bom chegue a mais pessoas. Bom dia
Meu horário preferido, agora! ❤
Linhas Cruzadas será um clássico no futuro.
Esse programa já é um clássico.
Concordo.
Amo ❤️
23:50 Machado de Assis, estou lendo Brás Cubas
Pondé já é um clássico...se continuarmos nessa toada do puritanismo - com certeza - ele será o Nelson Rodrigues do nosso tempo.
Maravilhoso,grande mestre orgulho desses brasileiros,fonte inesgotável.
excelente!!!!
Clássicos! A Coréia do Sul vem criando (sem nenhuma dúvida) clássicos (violentos ou não) no cinema. Esses dias vi um filme chamado "Emergency Declaration", onde eles misturam com maestria todas as doses corretas do cinema catástrofe famoso na década de 1970. Não digo que será exatamente esse filme um clássico, mas seu cinema (coreano) é uma radicalização da literatura russa. Ps: Escrevi isso antes de ouvir o convidado aí falar em cinema oriental.
19:45 isso é a mais pura verdade que ele disse.
Valeu!!!
Tais, você é maravilhosa. ❤
O que rege as coisas são as contingências.
Yasujiro Ozu é muito bom!
LINHAS CRUZADAS - UM CLÁSSICO
Excelente o programa. Inclusive, tenho um relato pessoal: sou escritor e primo pela excelência na construção de minhas histórias. Sem me fazer de vítima, já fui censurado e tive o microfone silenciado (rs!). Filósofo e escritor, fora do radar vendo muitos livros, não posso reclamar. Acredito que "A Queda" e "Tolerância" serão os meus clássicos no futuro, inclusive este foi escrito na Europa e gostei demais da menção ao meu colega das letras Michel Houellebecq. Convido a conhecerem os meus livros e também o meu canal do UA-cam MPR Filósofo. Inclusive, num dos meus próximos vídeos pretendo publicar "Mulheres enrabadas e de quatro".
Acho bem interessante esse hipotético deslocamento da arte e da cultura para o Oriente e seus possíveis reflexos. Na verdade, se pensarmos no distante oriente onde Japão e China são os maiores representantes, pensar de que forma isso poderia ser agregador para a arte em geral, até porque são culturas milenares. A China sem culto à religião e voltada para o bem comum, onde o indivíduo não tem o mesmo valor; já o Japão menos coletivista, mas mais marcado pela tradição mas mais ocidentalizado. Aliás, não podemos esquecer que foi, mesmo para nós ocidentais, o Oriente Próximo o berço da civilização, mas esse por sua vez acabou dominado pela superstição e limitou o Homem em sua dimensão. Interessante pensar como seria a volta desse "centro de gravidade" cultural, agora para um oriente diferente.
Chamar Monark para falar sobre clássicos foi caído hein
Também achei!
"primeira classe" hahaha
A bíblia será sempre um clássico, por que os relatos das escrituras são reproduzidos pelos indivíduos conscientemente ou inconscientemente ao longo dos séculos.
Oi Thais! Oi Pondé ( olhinhos diferentes nesse programa ). Parabéns! Qual programa no país tem condão de fazer o telespectador depositar toda sua atenção,sorver e sentir a importância de cada palavra que é dita? O que vocês nos presenteiam. Muito grata
Linhas cruzadas já é um clássico
Pena que dura pouco...
ESTUDEI ARTES CÊNICAS NÃO TINHA UM LADO TINHA ARTE.
Poxa nao foi na tela da teve
Khj 😮😇🫣😌 Angola 🇦🇴 1:39
Não tava esperando o monark kkkkkkkkkkk mas gostei da fala dele
Já que é um programa que se presta a falar de literatura, poderia ter pedido opinião de pessoas que trabalham com literatura na internet, em vez de dar palco pra Mon4rk🙃
Um escritor que eu apostaria minhas fichas que vai virar um clássico, claro se o ocidente continuar civilizado, é o michel houellebecq, em partículas elementares por exemplo, ele conta a historia do do materialismo na vida cotidiana partindo do período da liberação sexual e do movimento beat, traçando um paralelo com a degeneração da civilização europeia, sensibilizando o leitor atraves de dois personagens que vivem essa realidade, cada um a sua maneira. A bestialização e instrumentalização do homem contada através de cenas bizarramente reais e gráficas e com pouquíssimos momentos de sentimentos elevados.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Monark falando sobre clássicos?
Esse programa é um clássico . Provocações ( no tempo do Abujamra ) e Roda Viva são clássicos da televisão brasileira . A música Televisão dos Titãs ñ serve de epitome para esses programas da TV cultura .
Deixe seu like
Qual o nome do francês que eles mencionam? Não soube digitalizar
Michel Houellebecq. Escreveu um romance chamado "submissão" na qual imagina um futuro no qual um político populista francês de origem islâmica ganha as eleições e estabelece a sharia no lugar da Constituição Laica francesa e mtos aderem em troca de poder, interesses, etc.
É considerado um livro islamofobico que põe fogo na fogueira dos medos de parte da sociedade francesa que vota na Le Pen com medo da "islamização da França".
Michel Houellebecq. Escreveu Submissão, Serotonina, entre outros.
De repente surge o Monark. Lembrei daqueles filmes nacionais em que o roteiro é bom, mas do nada vem uma cena gratuita de sexo.
Achei que o Monark ia dizer "Mein K ..." oops kkkkkkk
30:44 kkkkk