Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Sobre o "José agiu errado ao assassinar suas vítimas", a Constituição vigente e as leis não são fatos que podem assegurar a veracidade do enunciado? Ótimas aulas, a propósito! Estou aprendendo muito!
A verdade é a vontade expressa da coletividade laboriosa que traçou um projeto que simboliza o pensamento de uma cultura, que serve para instruir e consolar o espírito humano, para cada cultura uma verdade, uma singularidade. Como um arquiteto que edifica uma obra de acordo com o espaço e na medida de compreensão de quem vai interpretá-la.
O Perspectivismo e o Relativismo são importantes nas ciências humanas, mas não dão conta do fato óbvio de que o Fundamento do MUNDO não está nele próprio.
Excelente aula, parabéns. Uma contribuição: os físicos buscam a unificação da mecânica quântica com a relatividade. A teoria de Newton pode ser entendida como uma aproximação de ambas nas escalas comuns ao nosso cotidiano.
amei sua aula, como sempre você tem o dom de ensinar! tenho uma pergunta, aliás complementando a de um aluno seu acima. Lembra das irmãs lobo encontradas na Índia? Pois é, viviam como animais pois foi por eles criada. Se não temos linguagem, não temos pensamento, certo? Ou estou errado? Percebo por observação, que seríamos como animais sensientes, cachorros, chimpanzés, se não tivéssemos desenvolvido uma linguagem, certo? Me refiro também à Metafísica de Aristóteles....
Alguns exemplos de mitologias anteriores à grega: Enuma Elish (ou Elis) - babilônico - XVIII a XVI a.C. Epopéia de Gilgamésh (ou Gilgamés) - sumérico - II milênio a.C. Vedas - hinduísta - II milênio a.C. A ciência e o Direito são fartos em exemplos de consensos, usualmente tributários de um método, que não traduzem a verdade,
Lembrei uma passagem da Bíblia em que Jesus abre diálogo com Pilatos. Em dado momento, Jesus fala algo como "alcançar a verdade". Pilatos replica: "Que é isso, a verdade?" Jesus silencia.
Os peritos legais estão diante de um fato, filosoficamente falando, mas que, de fato, é o produto do ente outrora existente, sendo este, justamente, o objetivo da investigação. Inclusive, o objeto da investigação segue sujeito à entropia, então, diversos fatores tenderiam, em certa medida, a distanciar o fato enquanto objetivo do fato enquanto objeto da investigação numa cena de crime, presumo eu. Assim sendo, sobre a concordância dos peritos, me parece que a questão é: quanto mais recente e preservada estiver a cena, há, então, mais concordância, ou seja, mais universalidade nas conclusões?
Matar pode ser errado dependendo do contexto cultural. Para os Aqueus que destruíram Tróia, a habilidade de matar outro ser humano, era um valor desejável.
Me parece que afirmar a utilidade da verdade se torna redundante considerando que a realidade, sendo objetiva, é necessária, em suas leis, ao comportamento dos seres vivos, daí, justamente, os fracassos até se chegar à uma forma necessária à realização do feito, do que é útil. Logo, é também necessário, então, que nos aproximemos ao máximo da realidade, conhecendo suas leis e princípios, pois, como seres vivos, nos definimos pela sobrevivência, pelo ímpeto de buscar o necessário para a sobrevivência da espécie e como racionais nos definimos pela filosofia e ciência, o ímpeto de se acurar os critérios da razão, que conduzem à objetividade, ao domínio dos fundamentos da realidade.
Atenção, para entender meus vocábulos é necessário saber que eu peguei algumas definições Kantianas do livro “Crítica da Razão Pura”, e do Heidegger.
Verdade: Quando a proposição é correta no que se visa a ser, limitada ou não, nos diversos estilos. Sendo atestada correta quando utilizado meios suficientes de dedução, indução ou outros para sua verificação, necessária ou possível... acordando com a intenção.
Imagino que esta questão da verdade inefável é apenas um mal uso comunicacional, principalmente do interpretador que não percebe as delimitações e objetivos das frases, tirando-as de seu meio proposto.
Alguns argumentos verdadeiros seguidos de debates para provar meu ponto de forma mais lúdica.
1 EX: Sócrates é homem, portanto, é mortal. Verdade! (Fenomenológica e Ontológica)
2 EX: 1+1=2. Verdade! (Númenológica e Ontológica)
3 EX: No filme, “Mulholland Drivi”, Bety, que não é heterossexual, provavelmente criou aquele mundo do começo, pois ... (Argumentos que conectam vários acontecimentos importantes no filme de forma lógica e sem contradições com outras informações, apesar de não fechar todas as pontas) ... participar desse mistério com a ótima direção do David Lynch pode ser algo sublime, já que ... (explica coisas que em contato com alguém pode despertar sentimentos únicos e especiais) ... então, pensando uma nota 5 para uma obra ruim, seria injusto dar menos que isso à esta que pode provocar reflexões e ser magnifica. Verdade! (Ôntica)
1 - Me prove que é impossível que Sócrates, por magica, vire imortal. Ref. É Desnecessário, pois me refiro ao universo fenomenológico normal apenas. 1 - Mas como sabe o que é normal e que neste mundo mesmo não há esta possibilidade? Ref. O Normal é apenas a mais provável indução/pela recorrência massiva. Não preciso excluir possibilidades, nem usar a navalha de Occam, pois estas já caem, por definição implícita desde a afirmação no 1 EX, ao aplicar da "regra do normal" acima.
1 - Então basicamente se cria um mundo possível que é provável de se repetir na realidade e neste se tem certeza de algo, logo, é apenas uma verdade neste mundo possível e mesmo que ontológica nele, não reflete a realidade do númeno. Ref. Mas isso é exatamente o que eu afirmei, não precisa ser uma verdade no númeno para ser verdade.
2 - Mas e se for uma maça somada a uma pera, ou 1 grupo de mil vacas somado a outro de duas, perceba que na primeira o resultado é 1M + 1P, na outra, 1002 vacas. Ref. Errado, não me referi a qualidade ou microunidades no desmembramento de um conjunto(todo) visto como unitário, assim a resposta continua sendo 2 frutas/grupos de vacas, seguindo as regras matemáticas que deveria saber para entender tal proposição.
2 - Mas em um mundo onde ao se somarem automaticamente uma delas somem, neste 1+1=1, ou em um que não exista quantidade. Ref. Como isto é uma verdade Númenológica não posso argumentar como no 1 EX. Primeiramente, neste caso estaria sendo 1+1=2 -> 2-1=1 pois antes de se retirar precisamos somar, caso não se some temos 1 = 1, apenas. Ademais, seu segundo caso é impossível, pois a partir do momento que há uma existência há quantidade, eu poderia dizer que o modo de existir somado ao de não existir resultam em 2 modos.
3 - Já começa que o nome correto é “Mulholland Drive” e a personagem chama-se “Betty” paro de ler, pois certifico-me que isto é falso. Ref. Apesar do meu erro nos signos, minha proposição (significado) é entendível, o nome é apenas um modo de se referir a obra/personagem, tu parar de ler não significa que afirmo falsidades, mas que sua comunicação com meu argumento acabou, pois fechou-se a ele por simples deslizes de escrita, algo obtuso para alguém realmente interessado em me contrariar.
3 - Heterossexual é apenas um nome de identidade humana, provavelmente? Injusto? Ruim? Ref. Algumas verdades visam apenas averiguar se algo se encaixa nas definições semânticas de palavras cujo significado é amplamente aceito e podem ter impactos políticos, socias e sentimentais atribuídos, uma intersubjetividade que pode ser muito poderosa como a moral ou as leis, para isto é importante termos os julgamentos dessas verdades ônticas, mas também pensarmos bem sobre as tipologias e juízos que geram os conceitos chaves como bem e mal.
"Não matar" não pode ser considerado um fato visto que é algo que não acontece. Então errado seria realizar o fato, logo seria considerado certo o não fazê-lo. "Não matar" não corresponde à algo no mundo e pode ser definido como certo pois eu sei que "matar" é algo errado, e aí chego a conclusão que o contrário dessa ação (matar) seria algo certo. Mas não tenho base para atribuir este julgamento à alguém, pois este pensamento que tenho é uma opinião individual e não uma verdade universal, ou seja, o que pra mim é uma coisa na concepção de outro alguém é ou pode ser outra coisa. Talvez eu tenha entendido algo, ou talvez não tenha entendido nada! Kkkkkk
Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Eu como cristão, amo suas aulas,,, elas me fazem ver a realidade de Deus,,, obrigado,,,
A verdade é o conhecimento. O conceito superada as etapas do processo de análise.
Sobre o "José agiu errado ao assassinar suas vítimas", a Constituição vigente e as leis não são fatos que podem assegurar a veracidade do enunciado? Ótimas aulas, a propósito! Estou aprendendo muito!
Um tema bem poderoso. Muito bom 👍🏾
Grato. Vida Longa E Próspera.
Não consegui chegar a tempo =(
Vou assistir essa aula amanhã. Já deixei meu like antecipado e vou esperar pela próxima!! Valeu!!
A verdade é a vontade expressa da coletividade laboriosa que traçou um projeto que simboliza o pensamento de uma cultura, que serve para instruir e consolar o espírito humano, para cada cultura uma verdade, uma singularidade. Como um arquiteto que edifica uma obra de acordo com o espaço e na medida de compreensão de quem vai interpretá-la.
O Perspectivismo e o Relativismo são importantes nas ciências humanas, mas não dão conta do fato óbvio de que o Fundamento do MUNDO não está nele próprio.
A verdade sempre leva ao alto, é o que nos garante estado de presença e paz interior, quando sentimos essa sensação é porque estamos no caminho.
És como as menininhas, toma coisas bonitinhas como se fosse o fole da verdade, que ridículo
Isto é interessante. É como a perfeição. Ela está no horizonte como referência, algo a ser buscado. Porém, nunca alcançado.
Assistindo novamente...vale muito suas aula Vitor !!
Depois desta introdução, a única certeza que tenho é que "é verdade esse bilhete" ❤
Excelente aula, parabéns. Uma contribuição: os físicos buscam a unificação da mecânica quântica com a relatividade. A teoria de Newton pode ser entendida como uma aproximação de ambas nas escalas comuns ao nosso cotidiano.
Boa observação
Parabéns pelo excelente trabalho.
Muito obrigado
Muito bom, obrigado pelo teu trabalho!
Assistindo a aula para relembrar algumas matérias da faculdade…
Thanks!
Obrigado, Eleison!
valeu vitor!
Sou apoiador. Como acompanho o clube do livro?
amei sua aula, como sempre você tem o dom de ensinar! tenho uma pergunta, aliás complementando a de um aluno seu acima. Lembra das irmãs lobo encontradas na Índia? Pois é, viviam como animais pois foi por eles criada. Se não temos linguagem, não temos pensamento, certo? Ou estou errado? Percebo por observação, que seríamos como animais sensientes, cachorros, chimpanzés, se não tivéssemos desenvolvido uma linguagem, certo? Me refiro também à Metafísica de Aristóteles....
So pensamos porque falamos, sem linguagem não há pensamento. Por isso as meninas lobas são sensientes e não sujeitos de linguagem
se não me engano, esse debate se dá na linguística, entre Saussure e Noam Chomsky (estruturalismo e gerativismo)
Bom dia, Você me parece um cristão muito consciente da realidade,,,, abraço,,, kkkkkkkk
Olá! Na verdade, eu sou ateu. Fico feliz que esteja gostando das aulas.
Alguns exemplos de mitologias anteriores à grega:
Enuma Elish (ou Elis) - babilônico - XVIII a XVI a.C.
Epopéia de Gilgamésh (ou Gilgamés) - sumérico - II milênio a.C.
Vedas - hinduísta - II milênio a.C.
A ciência e o Direito são fartos em exemplos de consensos, usualmente tributários de um método, que não traduzem a verdade,
Lembrei uma passagem da Bíblia em que Jesus abre diálogo com Pilatos. Em dado momento, Jesus fala algo como "alcançar a verdade". Pilatos replica: "Que é isso, a verdade?" Jesus silencia.
Boa biografia.
Os peritos legais estão diante de um fato, filosoficamente falando, mas que, de fato, é o produto do ente outrora existente, sendo este, justamente, o objetivo da investigação. Inclusive, o objeto da investigação segue sujeito à entropia, então, diversos fatores tenderiam, em certa medida, a distanciar o fato enquanto objetivo do fato enquanto objeto da investigação numa cena de crime, presumo eu. Assim sendo, sobre a concordância dos peritos, me parece que a questão é: quanto mais recente e preservada estiver a cena, há, então, mais concordância, ou seja, mais universalidade nas conclusões?
Existem certas teorias da conspiração que são um belo exemplo de proposições coerentes, mas que são falsas rsrsrs
Quais livros eu posso utilizar para iniciar um estudo sobre a verdade, professor ?
A maior prova da existência da verdade é a existência do erro.
Boa
Matar pode ser errado dependendo do contexto cultural. Para os Aqueus que destruíram Tróia, a habilidade de matar outro ser humano, era um valor desejável.
Todo Substantivo simples, é um Universal?
Não saberia dizer
Me parece que afirmar a utilidade da verdade se torna redundante considerando que a realidade, sendo objetiva, é necessária, em suas leis, ao comportamento dos seres vivos, daí, justamente, os fracassos até se chegar à uma forma necessária à realização do feito, do que é útil. Logo, é também necessário, então, que nos aproximemos ao máximo da realidade, conhecendo suas leis e princípios, pois, como seres vivos, nos definimos pela sobrevivência, pelo ímpeto de buscar o necessário para a sobrevivência da espécie e como racionais nos definimos pela filosofia e ciência, o ímpeto de se acurar os critérios da razão, que conduzem à objetividade, ao domínio dos fundamentos da realidade.
MINHA RESPOSTA SOBRE TEORIA DA VERDADE.
Atenção, para entender meus vocábulos é necessário saber que eu peguei algumas definições Kantianas do livro “Crítica da Razão Pura”, e do Heidegger.
Verdade: Quando a proposição é correta no que se visa a ser, limitada ou não, nos diversos estilos. Sendo atestada correta quando utilizado meios suficientes de dedução, indução ou outros para sua verificação, necessária ou possível... acordando com a intenção.
Imagino que esta questão da verdade inefável é apenas um mal uso comunicacional, principalmente do interpretador que não percebe as delimitações e objetivos das frases, tirando-as de seu meio proposto.
Alguns argumentos verdadeiros seguidos de debates para provar meu ponto de forma mais lúdica.
1 EX: Sócrates é homem, portanto, é mortal. Verdade! (Fenomenológica e Ontológica)
2 EX: 1+1=2. Verdade! (Númenológica e Ontológica)
3 EX: No filme, “Mulholland Drivi”, Bety, que não é heterossexual, provavelmente criou aquele mundo do começo, pois ... (Argumentos que conectam vários acontecimentos importantes no filme de forma lógica e sem contradições com outras informações, apesar de não fechar todas as pontas) ... participar desse mistério com a ótima direção do David Lynch pode ser algo sublime, já que ... (explica coisas que em contato com alguém pode despertar sentimentos únicos e especiais) ... então, pensando uma nota 5 para uma obra ruim, seria injusto dar menos que isso à esta que pode provocar reflexões e ser magnifica. Verdade! (Ôntica)
1 - Me prove que é impossível que Sócrates, por magica, vire imortal.
Ref. É Desnecessário, pois me refiro ao universo fenomenológico normal apenas.
1 - Mas como sabe o que é normal e que neste mundo mesmo não há esta possibilidade?
Ref. O Normal é apenas a mais provável indução/pela recorrência massiva. Não preciso excluir possibilidades, nem usar a navalha de Occam, pois estas já caem, por definição implícita desde a afirmação no 1 EX, ao aplicar da "regra do normal" acima.
1 - Então basicamente se cria um mundo possível que é provável de se repetir na realidade e neste se tem certeza de algo, logo, é apenas uma verdade neste mundo possível e mesmo que ontológica nele, não reflete a realidade do númeno.
Ref. Mas isso é exatamente o que eu afirmei, não precisa ser uma verdade no númeno para ser verdade.
2 - Mas e se for uma maça somada a uma pera, ou 1 grupo de mil vacas somado a outro de duas, perceba que na primeira o resultado é 1M + 1P, na outra, 1002 vacas.
Ref. Errado, não me referi a qualidade ou microunidades no desmembramento de um conjunto(todo) visto como unitário, assim a resposta continua sendo 2 frutas/grupos de vacas, seguindo as regras matemáticas que deveria saber para entender tal proposição.
2 - Mas em um mundo onde ao se somarem automaticamente uma delas somem, neste 1+1=1, ou em um que não exista quantidade.
Ref. Como isto é uma verdade Númenológica não posso argumentar como no 1 EX. Primeiramente, neste caso estaria sendo 1+1=2 -> 2-1=1 pois antes de se retirar precisamos somar, caso não se some temos 1 = 1, apenas. Ademais, seu segundo caso é impossível, pois a partir do momento que há uma existência há quantidade, eu poderia dizer que o modo de existir somado ao de não existir resultam em 2 modos.
3 - Já começa que o nome correto é “Mulholland Drive” e a personagem chama-se “Betty” paro de ler, pois certifico-me que isto é falso.
Ref. Apesar do meu erro nos signos, minha proposição (significado) é entendível, o nome é apenas um modo de se referir a obra/personagem, tu parar de ler não significa que afirmo falsidades, mas que sua comunicação com meu argumento acabou, pois fechou-se a ele por simples deslizes de escrita, algo obtuso para alguém realmente interessado em me contrariar.
3 - Heterossexual é apenas um nome de identidade humana, provavelmente? Injusto? Ruim?
Ref. Algumas verdades visam apenas averiguar se algo se encaixa nas definições semânticas de palavras cujo significado é amplamente aceito e podem ter impactos políticos, socias e sentimentais atribuídos, uma intersubjetividade que pode ser muito poderosa como a moral ou as leis, para isto é importante termos os julgamentos dessas verdades ônticas, mas também pensarmos bem sobre as tipologias e juízos que geram os conceitos chaves como bem e mal.
Eu apoio o INÉF.
Verdade em hebraico não seria emet? Emunah não seria fidelidade?
52:00 e de onde veio a crença fundamental e porque ela é verdadeira, a teoria não respondeu como chegar a verdade ela terceirizou a explicação.
Filosofia é como um cachorro, rodando à próprio rabo.
Não. Filosofia é um cachorro que prefere cheirar antes de morder. Mas, se for preciso, somente se for preciso, também morde.
"Não matar" não pode ser considerado um fato visto que é algo que não acontece. Então errado seria realizar o fato, logo seria considerado certo o não fazê-lo. "Não matar" não corresponde à algo no mundo e pode ser definido como certo pois eu sei que "matar" é algo errado, e aí chego a conclusão que o contrário dessa ação (matar) seria algo certo. Mas não tenho base para atribuir este julgamento à alguém, pois este pensamento que tenho é uma opinião individual e não uma verdade universal, ou seja, o que pra mim é uma coisa na concepção de outro alguém é ou pode ser outra coisa.
Talvez eu tenha entendido algo, ou talvez não tenha entendido nada! Kkkkkk
Eu apoio o inef
eu não entendi nada do que é a verdade