Em cada momento da história, os homens vivem conforme os valores deste momento vivido. Os bandeirantes foram grandes homens em determinado momento da história e criticados em outro. Contudo, são somente homens vivendo e sendo protagonista da história, mesmo que, provavelmente, nem sabiam que protagonistas eram.
Vilões ou heróis, movidos por seus interesses pessoais ou não, protagonizaram movimentos de expansão do país. Se moveram rumo ao desconhecido, com os conhecimentos e recursos que eram possíveis naquela época.
Não podemos usar a nossa régua moral para julgar os atos de nosso antepassados, devemos estudar e usar a história como exemplo para que os erros não sejam repetidos
até porque, naquele tempo não era errado. O conceito de (direitos humanos) como conhecemos só começou a ser forjado no século XVIII com o Iluminismo. E se tornou universal em 1948.
Mas ao tomar como exemplo para não cometer erros não estariamos usando essa regua moral atual?? É uma pergunta msm. Acho que seria mais apropriado usar sim da moralidade afim de conscientizar sobre feitos do passado. Claro q isso não deveria tocar no processo do pesquisador da história Mas sim no processo daquele que ensina nas escolas a fim de gerar um senso crítico de mundo. Acho sempre oportuno indagar ao ensinar "esse evento/personagem/etc histórico foi bom? Bom pra quem? Foi ruim? Ruim pra quem?"
Devemos sim!!eram seres humanos pensantes e de raciocínio!!!não de instinto,só os animais agem por instinto!!antepassados que reflete em pleno século 21
São valentes personagens do seu tempo onde só havia conquistados e conquistadores. Hoje agimos diferente, mas não muda o fato de que qualquer outro conquistador faria assim. Os Incas, Astecas e Maias também escravizavam seus inimigos, faziam sacrifícios humanos e não saímos destruindo seus monumentos ou cancelando textos sobre eles na internet. Os romanos da antiguidade escravizavam e crucificavam pessoas (e Cristo) e nunca vi jogarem fogo ou tinta na estátua de qualquer imperador romano. Hoje precisamos contar as histórias, respeitar o passado e parar de usar o passado para fins políticos presentes.
Que vídeo incrível! A forma como o conteúdo foi abordado conseguiu unir profundidade histórica e uma narrativa envolvente, tornando a trajetória dos bandeirantes brasileiros algo fascinante de se acompanhar. A pesquisa detalhada e a riqueza de informações apresentadas demonstram um cuidado imenso em retratar esse capítulo tão complexo e importante da nossa história.
Um vídeo espetacular, Paulo, é sempre bom ouvir a nossa história contada por você, nos ensina coisas que na escola eles não nos mostram, aprendi na escola que os bandeirantes foram grandes heróis, mas agora descubro que foram homens fortes, corajosos, porém gananciosos e violentos, enfim, tiveram seu lado bom desbravando e aumentando o nosso país e o lado mau das escravizações e mortes. Não foram heróis, foram seres humanos apenas.
Paulo, exelente trabalho. Parabéns❤ Minha visão sobre o assunto, era idílica, desde do 2 ano primário (1958) ate recentemente. E este video foi profundamente esclarecedor, produzido com maestria, a luz da Democracia e da serenidade da inteligência humana e do pensamento Cristão sem paixões políticas ou ignorância voluntária. ❤ 👍
O pessoal de hj em dia é muito sensível, eles fizeram coisas ruins sim como todos conquistadores pelo mundo, ninguém na história é 100% herói, o que temos que ver é o feito deles e a coragem que tiveram de expandir os territórios e trazer o progresso pra nossa região em um período que era tudo desconhecido e extremamente perigoso.
Cara, voce fala como se esse progresso fosse benefico pra todos. Pra quem foi benefico? pros europeus que vieram de outro continente lucrar com essas terras qua já haviam pessoas? bom pros indígenas que até hj não tem seus direitos garantidos além do papel? não é questão de ser sensível ou não. é que eles LITERALMENTE MATAVAM E ESCRAVIZAVAM. Mas se achar que não dar glória a pessoas que foram responsáveis por isso é errado, meu querido me desculpa, a tua geração que é ignorante e sem o mínimo amor pelo próximo.
Adoro seu canal Paulo! Gostaria de sugerir 2 temas: uma sobre Dona Veridiana Silva Prado, uma mulher incrível que entre tantas coisas, foi próxima de nosso magnânimo Pedro II. Outro tema seria a história da Villa Kyrial, do mecenas e senador Freitas Valle, onde foi concebida a ideia da Semana de Arte Moderna de 1922. Espero que goste das sugestões! Um abraço!
Foram grandes herois, sem eles não existiria o Brasil como conhecemos. O ser humano é imperfeito e comete erros na história, esses erros não os torna vilões.
É por isso q sigo seu canal... para saber a verdadeira história não contada e a partir daí refletir sobre os fatos! Para não ter como base o q nos fizeram acreditar q era real. Os Bandeirantes foram uma mistura de heróis e carrascos, movidos pela ganância e violência nos deixaram um tesouro, q é o nosso país!
@PauloRezzuttiEscritor tenho uma dúvida, é verdade que o quilombo dos palmares tinha escravos. Pois, afinal na época ter escravos não era um problema? Adoro os teus vídeos, boa sorte nessa sua jornada de ensinamento.
Na minha opinião eles foram um pouco de cada, porém não podemos apagar o que foi feito e sim nao repetir os mesmos erros! Dizimar os povos originários foi demais!!!
E quilombolas também. O trabalho deles era exatamente este: destruir os originários e os quilombolas para portugueses e brasileiros ibericodescendentes avançar no continente.
Infelizmente se estamos aqui é que povos anteriores foram ou incorporados ao novo modo de vida ou dizimados. Mas isso não tira os feitos grandiosos dos Bandeirantes de expandir o Brasil além das Tordesilhas. Os erros não podem .se repetir.
@@LucyannalealVocê só está inventando, nenhum disse indiretamente ou diretamente se considerar superior. Eles não eram idiotas igual você para ver e matar, sempre há uma razão por trás das mortes, muitas tribos não eram nada pacíficas. Escravidão foi um mal necessário e que nem todos os Bandeirantes faziam. E você simplesmente ignora todos os bons deles para se expor ao ridículo de dizer "vilões apenas".
Olá, Paulo! Muito obrigada por este vídeo incrível. Concordo plenamente com o seu posicionamento. Os bandeirantes não devem ser cancelados, pois através deles, apesar dos pesares, o Brasil se expandiu e se desenvolveu. E, sim, eu gosto da estátua do Borba Gato. 😅
Seus videos de História são os melhores , Amador Bueno está na minha árvore genealógica , ele é da linhagem da minha bisavó Maria que tinha como sobrenome Bueno , do lado do meu bisavô está capitão Jose Alexandre Gomes de Gouvea. Bom vamos lá , eu acho que apesar da forma que eles exploraram as regiões do Brasil , foram importantes para história , tiveram seu preço, sou contra alguns professores de história de UA-cam que afirmam que eles não existiram , justamente é importante para saber o que foi errado. Sobre esse ativistas que atacam monumentos, já vi um dando entrevista , a pessoa nem sabe falar , da impressão que foi apenas mandado a fazer , tipo arrumaram um laranjão com coragem para fazer , sem nem conhecer a história, por fim , obrigado por contar história de forma verdadeira , estudei nos anos 80 e tive professores que faziam os alunos a ter raiva da nossa história. Voltando ao Brasil quero fazer seu roteiro no centro , claro se ainda você faz.
Sou descendente de Thome Rodrigues Nogueira do Ó, fundador de Baependy e capitão Mor da Estrada Real do Brasil. O cara que expulsou os franceses em Parati na bala.
Nasci no Rio Grande do Sul. Assisti todo o vídeo. Já conhecia essa "versão" da história. Eu tenho um especial apreço por fatos. Gosto deles. Ajudam-me a compreender coisas. Independentemente do que os outros pensam. Eu penso sobre os fatos. E me divirto muito com isso. Aqui compreendo melhor a Revolução Farroupilha. A letra do meu hino, quando fala em "povo que não tem virtude". Aqui compreendo as origens da miséria do meu povo e da "prosperidade" em São Paulo. É bom compreender. É bom. Ah, é!
Com toda ctz , heróis, fizeram o que muitos não teriam coragem,devido ao modo bem primitivo que viviam,fazem parte da nossa História,gostem ou não, até hj milhares de indigenas morrem devido A OMISSAO DOS GOVERNOS.
@@analopes8414 a logica dele: Bandeirantes matavam indigenas, maaaas a Omissão do governo mata milhares de indigenas tbm, logo eles estão insentos e são heróis pq desbravaram as terras. Puta historia fantasiosa. Heróis das elites que aqui colonizaram como o fizeram
"Heróis ou vilões" não somente erra como pergunta como induz ao erro. Há uma falsa dicotomia entre situações reais vividas por grupos humanos oprimidos e um constructo geralmente empregado com fins políticos. Eh preciso lembrar que existem graus de subjetividade muito diferentes no emprego das palavras escolhidas.
Paulo, sou muito sua fã!Porfavor!!! Faça um vídeo falando sobre as esposas e filhas do henrique oitavo! E mais sobre a epoca Tudor no geral! Eu amo❤ ja ví os que tem no canal hahaha e ja especulei muito sobre o assunto em outras redes sociais, mas tem muita desinformação sendo espalhada por ai hahaha e eu ultimamente só tenho confiado no seu conteúdo😂 adoraria sobre muito maais sobre, se alguém puder me recomendar livros legais❤
Olha adorei sua explanação....porque as escolas não transmitem essas histórias para firmar de forma correta a população!?!? Foi importante o trabalho dos bandeirantes porque os povos originários eram índios... Claro não estou concluindo e nem levantando nada com relação aos índios mas os portugueses tinham o interesse de ampliar e aumentar suas riquezas, claro que haveria luta e que os portugueses seriam vitoriosos por conta de seus conhecimentos e tbm de sua visão mto diferente de quem estava estabelecido na região....gostei muito tbm do modo colocado....com muito cuidado e de forma muito didática...parabéns me inscrevi em seu canal e espero ver mais e mais ..para aprender a verdade e não o que até hj tentam ensinar de forma voltada a interesses e não por conhecimento, lógico que nosso país seria muito diferente do que e hj...
Cancelar por cancelar talvez não seja o melhor a ser feito, pois, mas organizar de forma críticas argumentos suficientes para desfazer a imagem romântica de um período cruel é essencial. A história deve ser sempre relembrada e debatida ao máximo para que todos e todas possam conhecer os fatos e que os erros do passado possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico das pessoas.
Cara! sim! Muita gente n percebe isso e acha que é cancelar, ou revisionismo woke, o que quer q isso signifique. Sendo que é como vc disse msm, desfazer essa ideia romantica e sim abrir à críticas, pq muitas vezes sequer é aberto espaço pra isso. Essa ideia nefasta de "estavam levando a civilização" mesmo que n dita assim explicitamente ainda é muito presente no imaginário popular e deve sim ser revista de forma critica. parabens pelo comentário!
Não há cancelamento acerca de tratar o período histórico das bandeiras, o que há é a percepção histórica corrigida de que esses homens eram "brancos e heróis civilizadores", quando eram mestiços descalços que conscientemente adentravam a mata para encontrar e explorar riquezas, desde as materiais a mão de obra indígena escravizada, invadindo missões em que essas etnias seriam facilmente capturadas sem nenhum risco. Sim, é fácil considerá-los como vilões, concepção bem mais coerente com o perfil desses homens que heróis, mas isso, novamente, não é cancelamento, ainda que possa ser uma simplificação no tratamento do tema. Agora, querer dar qualquer intenção ou papel heróico à esses exploradores remonta aos europeus querendo heroicizar seus próprios exploradores no continente africano, asiático, etc, homens brancos, cristãos , fortes e lúcidos desbravadores diante do incivilizado, exótico e selvagem ! Isso não é perspectiva, é uma ação de manipulação histórica, mas atualmente tem se tornado um hábito retornar a essas concepções e classificar a visão crítica de "cancelamento".
Por um motivo ou outro, por uma situação ou outra, o fato mais marcante é que a história brasileira é a área de influência de São Paulo (PR- MG-MS- SP) sempre a frente, mesmo quando eram os mais pobres do país.
Professor, e ilustrado neste episódio uma imagem do Forte São João na cidade de Bertioga, no litoral paulista, como sendo o forte Gurupá no estado do Pará! Um abraço!
A parte de capturar indígenas me deixou um pouco entristecida. Porém não podemos negar o quão importante foram as bandeiras para a expansão e desenvolvimento do nosso país. Paulo, tenho duas sugestões de tema ( se vc já fez me mostre por favor) Xica da Silva e os Tropeiros.
Acredito que tudo que aconteceu,acontece é e foi necessário para todos nós. Era tudo diferente. Então acredito que devemos sim falar de nossa história e aprender com ela e não ficar julgando!!
Concordo com sua opinião final. Mas gostaria de fazer duas observações: 1 - Existem infinitos outros monumentos aos bandeirantes além desses que você cita aos 26:56 Inquestionavelmente esses são os principais, mas, em inúmeras cidades brasileiras em que os bandeirantes passaram há monumentos homenageando-os. 2 - Acho que seria interessante também citar o "eixo monumental" no Museu do Ipiranga idealizado por Taunay com a ideia de mostrar a construção nacional executada pelos bandeirantes até resultar na Declaração da Independência com D. Pedro I em 1822.
A minha cidade Natal, Garanhuns PE foi o local do acampamento de Domingos Jorge Velho , onde se preparou pra ir exterminar o Quilombo dos Palmares, e aqui tb fazia parte do Quilombo. Depois que foi embora pra Alagoas Velho deixou seu filho o cabo Miguel Gomes Coelho na sesmaria que ganhou e sua neta simoa Gomes fez a doacao de terras que hoje é a cidade de Garanhuns-PE. A familia Ferreira de Azevedo sao seus descendentes atualmente.
Eles foram a seu tempo heróis, não podemos julgá-los com os olhos de hoje. Concordo 100% com você sobre essa, a meu ver abjeta, política de cancelamento. São apenas vândalos de hoje, sendo que o passado não pode ser mudado.
Podemos e devemos julgar. Conhecer a história é justamente pra fazer juízo moral e sabermos que grandes dessas famílias ricas tradicionais são fruto de coloconizacao e sangue.
@@alicecriff2717 Melhor pararmos por aqui. Não adianta argumentar com pessoas de visão esquerdista, na falta de argumentos elas perdem o controle, gritam e apelam para a violência (aqui, no caso, verbal escrita).
Sensacional! Eu também acho que foi um pouco de tudo misturado! Sempre fui entusiasmado por essas histórias, moro em Sampa, bairro Santo Amaro, bem pertinho da estátua do Borba! Eu sou motociclista estradeiro viajante, amo viajar e conhecer o Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde viveram meus antepassados, fico até hoje, estudando um pouco do tupi-guarani e o nheengatu=língua geral, tentando traduzir os nome de origem indígena das cidades espalhadas por esses "interiorzão", Araçatuba = muitos araçás, que é uma fruta, Avanhandava=onde o homem corre, Piracicaba=onde o peixe chega, Piraju=peixe amarelo, Guaratinguetá=grande quantidade de garças brancas, Araraquara(arara ocoara)=casa da arara, Yguaçú Cyetê=rio grande mãe virtuosa, rio Tietê e por aí vai, acho que devo ter um pouco de sangue bandeirante e indígena em mim, pois como todo bom brasileiro, sou uma mistura de vários povos! Meu avô paterno nasceu em setembro de 1899, no município de São Manuel-SP, ele contava muitas histórias desses sertões paulistas e também ajudou a "colonizar" o oeste e noroeste paulista no início do sec. passado e teve até conflitos com os Kaigangues na época chamados de índios coroados, mas os indígenas estavam lutando pelas suas terras, como nós, até hoje! A minha avó, tinha um tipo físico de indígena, pele morena, cabelo preto e liso, acho que seus antepassados tinham sido mamelucos! Valeu pelo vídeo! Abraços! Deus abençoe!
Cada personagem da história do Brasil contribuíram de alguma forma. Os bandeirantes tiveram suas contribuições. Acredito que devemos lembrar de suas boas ações como referência a ser seguida. E temos que lembrar de suas más ações para não seguirmos.
DEVEMOS VER A HISTÓRIA COMO HISTÓRIA, LEVAR PARA O MUNDO DE AGORA É NEURA, O QUE ACONTECEU DEVEMOS APENAS REGISTARAR AS OCORRÊNCIAS, SE FORAM BOAS OU MÁ, O MOMENTO HISTÓRICO QUE RESOLVEU NA ÉPOCA....SE FICAREM ASSIM VÃO APAGANDO A REFERÊNCIA DE UM POVO, POIS NEM TUDO BA VIDA E BOM, VEJA OS DIAS DE HOJE COM CONFLITOS POLÍTICOS, JUSTIÇA E SOCIAL....😊😊😊
Oii Paulo conta tambem a história do príncipe Carlos de Espanha, aquele mal educado cujo pai se casou com sua prometida noiva e morreu depois de fazer uma greve de fome. Valeu ✌️🇦🇴
Paulo. Eu ouvi em algum lugar que a música do Hino da Coroação de D Pedro I é, na verdade, um trecho de uma opereta italiana. A história contada nega. Será que você consegue descobrir algo a respeito?
Acredito que os Bandeirantes agiram conforme a época, corretos ou não graças à eles o Brasil se desenvolveu, temos que entender que nao agiram errado no tempo deles,eu os considero não como heróis, mas como homens bravos e que se nao fosse por eles o Brasil não seria o Brasil que é hoje
Esse argumento é falho. Os bandeirantes eram vistos como selvagens até pelos portugueses da época, devido ao comportamento rebelde e violento que a coroa pouco conseguia controlar. Portanto, não é um preconceito moderno, mas um julgamento já presente em seu contexto histórico. O erro está em ser parcial com eles, ignorando que os povos nativos também tinham costumes violentos e questionáveis.
Julgar homens do passado com critérios do presente, não parece ser uma atitude muito sábia. Não fossem esses sertanistas, muito provavelmente, seríamos hoje como a costa do Pacífico, um emaranhado de repúblicas
Acho que não é questão de julgar, mas sim de criticar a romantização popular que há. Igual fazem com tanto da história e tratam como quase heróis. Além disso, qual seria objetivamente o problema de ser um emaranhado de republicas? e n é ironia, realmente é uma curiosidade minha do seu ponto de vista.
Os Bandeirantes foram homens de sua época e agiram conforme os valores e a moral do seu tempo. Não dá pra julgar com nossos valores. Cancelar é errado. A história tem de ser contada sem romantizar nem denegrir. As gerações futuras precisam conhecer seus antepassados para que o que a gente considera errado, não se repita.
Acho que foram homens de seu tempo e, embora os interesses escusos e os métodos inaceitáveis, é inegável que desbravaram o Brasil, abrindo picadas e estabelecendo povoações.
Em cada momento da história, os homens vivem conforme os valores deste momento vivido. Os bandeirantes foram grandes homens em determinado momento da história e criticados em outro. Contudo, são somente homens vivendo e sendo protagonista da história, mesmo que, provavelmente, nem sabiam que protagonistas eram.
@@Robsonlffidelis Perfeito! O professor deveria saber bem isso, mas...
Grandes personagens que mataram e escravizaram índios, daí sim.
Vilões ou heróis, movidos por seus interesses pessoais ou não, protagonizaram movimentos de expansão do país. Se moveram rumo ao desconhecido, com os conhecimentos e recursos que eram possíveis naquela época.
@@Robsonlffidelis será q os povos originários também achavam os bandeirantes grandes homens? Ou só a coroa portuguesa? 🤔🤔 isso naquela época.
passou um baita de um pano
O que mais gosto nos seus videos eh que nem demonizam nem santificam as figuras, mostrando a complexidade das relacoes humanas que moldam a história.
Verdade.
Concordo, sem maniqueismo bobo nos vídeos do Paulo
Não podemos usar a nossa régua moral para julgar os atos de nosso antepassados, devemos estudar e usar a história como exemplo para que os erros não sejam repetidos
Concordo
até porque, naquele tempo não era errado. O conceito de (direitos humanos) como conhecemos só começou a ser forjado no século XVIII com o Iluminismo. E se tornou universal em 1948.
@@alicecriff2717isso mesmo
Mas ao tomar como exemplo para não cometer erros não estariamos usando essa regua moral atual??
É uma pergunta msm.
Acho que seria mais apropriado usar sim da moralidade afim de conscientizar sobre feitos do passado.
Claro q isso não deveria tocar no processo do pesquisador da história
Mas sim no processo daquele que ensina nas escolas a fim de gerar um senso crítico de mundo.
Acho sempre oportuno indagar ao ensinar "esse evento/personagem/etc histórico foi bom? Bom pra quem? Foi ruim? Ruim pra quem?"
Devemos sim!!eram seres humanos pensantes e de raciocínio!!!não de instinto,só os animais agem por instinto!!antepassados que reflete em pleno século 21
Além de seu esplêndido conhecimento e didática, Paulo Rezzutti nos brinda com seu bom senso e equilíbrio.
São valentes personagens do seu tempo onde só havia conquistados e conquistadores. Hoje agimos diferente, mas não muda o fato de que qualquer outro conquistador faria assim. Os Incas, Astecas e Maias também escravizavam seus inimigos, faziam sacrifícios humanos e não saímos destruindo seus monumentos ou cancelando textos sobre eles na internet. Os romanos da antiguidade escravizavam e crucificavam pessoas (e Cristo) e nunca vi jogarem fogo ou tinta na estátua de qualquer imperador romano. Hoje precisamos contar as histórias, respeitar o passado e parar de usar o passado para fins políticos presentes.
Que vídeo incrível! A forma como o conteúdo foi abordado conseguiu unir profundidade histórica e uma narrativa envolvente, tornando a trajetória dos bandeirantes brasileiros algo fascinante de se acompanhar. A pesquisa detalhada e a riqueza de informações apresentadas demonstram um cuidado imenso em retratar esse capítulo tão complexo e importante da nossa história.
Hoje em dia é muito fácil criticar, mas nessa época era normal e graças à eles o Brasil se tornou grande e se desenvolveu
Concordo totalmente, os bandeirantes foram muito mais do que heróis!
Mais uma vez quem conta e literatura oficial, então...
Excelente conteúdo. Só estamos aqui hoje pelos bandeirantes que desbravaram esse Brasil com raça e coragem. Entre erros e acertos foram valentes.
Paulo ,fui criada ouvindo estória de Trancoso,por isso, hoje adoro ficar ouvindo os seus vídeos.Eh maravilhoso!
Um vídeo espetacular, Paulo, é sempre bom ouvir a nossa história contada por você, nos ensina coisas que na escola eles não nos mostram, aprendi na escola que os bandeirantes foram grandes heróis, mas agora descubro que foram homens fortes, corajosos, porém gananciosos e violentos, enfim, tiveram seu lado bom desbravando e aumentando o nosso país e o lado mau das escravizações e mortes. Não foram heróis, foram seres humanos apenas.
e foram, acima de tudo, desbravadores.
Paulo, exelente trabalho. Parabéns❤ Minha visão sobre o assunto, era idílica, desde do 2 ano primário (1958) ate recentemente. E este video foi profundamente esclarecedor, produzido com maestria, a luz da Democracia e da serenidade da inteligência humana e do pensamento Cristão sem paixões políticas ou ignorância voluntária. ❤ 👍
Uma verdadeira aula! Parabéns pelos conteúdos maravilhosos que traz em seu canal.
Aqui no centro de Goiânia tem uma estátua de um bandeirante. A história daqui conta muito sobre eles. Vamos saber mais, então. Até lá!
O pessoal de hj em dia é muito sensível, eles fizeram coisas ruins sim como todos conquistadores pelo mundo, ninguém na história é 100% herói, o que temos que ver é o feito deles e a coragem que tiveram de expandir os territórios e trazer o progresso pra nossa região em um período que era tudo desconhecido e extremamente perigoso.
eu chamo esse povo de hoje de geração floco de neve. Se escandalizam com tudo.
Cara, voce fala como se esse progresso fosse benefico pra todos. Pra quem foi benefico? pros europeus que vieram de outro continente lucrar com essas terras qua já haviam pessoas? bom pros indígenas que até hj não tem seus direitos garantidos além do papel?
não é questão de ser sensível ou não.
é que eles LITERALMENTE MATAVAM E ESCRAVIZAVAM.
Mas se achar que não dar glória a pessoas que foram responsáveis por isso é errado, meu querido me desculpa, a tua geração que é ignorante e sem o mínimo amor pelo próximo.
Tudo nutela
@@christinastocklerreis tudo uns veiaco
@@alicecriff2717
...e adoram escandalizar-se...
Em vez de fazerem alguma coisa de jeito!
Parabéns por está narração
Amo a história do meu Brasil
Sou mineira de Alpercata MG
Mas moro em Campinas SP
Amo SP 👏👏
uau! Uma Conterrânea! Também sou mineira e amo tanto Minas quanto SP. Fascinada pela história dos dois estados❣
Na minha cidade Pitangui MG viveu um grande bandeirante, Manoel de Borba gato
Falo dele nesse vídeo!
Ele teve as mãos bem sujas de sangue.
🔥 🔥 🔥 🔥 🔥
Já a minha Itabira, também em MG, viveram os irmãos Albernard, que a fundaram em 1720.
@@PauloRezzuttiEscritor ele aparece numa cena do livro A Muralha, que eu citei acima.
Bom ouvir seu comentário final. Concordo que foi um pouco de cada coisa e o cancelamento não leva a nada. Obrigado pelo vídeo.
Adoro seu canal Paulo! Gostaria de sugerir 2 temas: uma sobre Dona Veridiana Silva Prado, uma mulher incrível que entre tantas coisas, foi próxima de nosso magnânimo Pedro II. Outro tema seria a história da Villa Kyrial, do mecenas e senador Freitas Valle, onde foi concebida a ideia da Semana de Arte Moderna de 1922. Espero que goste das sugestões! Um abraço!
Os bandeirantes foram fundamentais na construção do Brasil, que devem ser estudados e compreendidos no tempo e no contexto em que viveram.
Foram grandes herois, sem eles não existiria o Brasil como conhecemos. O ser humano é imperfeito e comete erros na história, esses erros não os torna vilões.
É por isso q sigo seu canal... para saber a verdadeira história não contada e a partir daí refletir sobre os fatos! Para não ter como base o q nos fizeram acreditar q era real. Os Bandeirantes foram uma mistura de heróis e carrascos, movidos pela ganância e violência nos deixaram um tesouro, q é o nosso país!
@samirasoldera6522 a história não contada não significa que seja a verdadeira. É uma versão que certamente se difere de outra que a contrapõe.
Então os índios foram carrascos porque eles também tinham escravos de guerra .
Até vc queria obter as pedras preciosas
👍
@@dougfl9254 a história não contada e aquela que foi omitida pelo sistema
Obrigado pela excelente aula professor!!! 👏👏👏
Caramba, que super episódio… uma suuuuuuper aula. Nossa história, nossas origens… um pouco de cada coisa…
@PauloRezzuttiEscritor tenho uma dúvida, é verdade que o quilombo dos palmares tinha escravos. Pois, afinal na época ter escravos não era um problema? Adoro os teus vídeos, boa sorte nessa sua jornada de ensinamento.
Na minha opinião eles foram um pouco de cada, porém não podemos apagar o que foi feito e sim nao repetir os mesmos erros! Dizimar os povos originários foi demais!!!
E quilombolas também. O trabalho deles era exatamente este: destruir os originários e os quilombolas para portugueses e brasileiros ibericodescendentes avançar no continente.
SIM
Infelizmente se estamos aqui é que povos anteriores foram ou incorporados ao novo modo de vida ou dizimados.
Mas isso não tira os feitos grandiosos dos Bandeirantes de expandir o Brasil além das Tordesilhas.
Os erros não podem .se repetir.
Sempre foi assim na História...vide espanhóis e astecas...
Uau!!! Enredo de novela! Parabéns 👏 obrigada pelos vídeos!
GRATIDÃOOO!!!
Os Bandeirantes foram desbravadores, muito importantes para a história da nossa nação. Foram ao mesmo tempo heróis e vilões.
Foram vilões, apenas. Provocaram genocídio por se acharem superiores. Não se relativiza genocídios e escravidão
@@LucyannalealVocê só está inventando, nenhum disse indiretamente ou diretamente se considerar superior. Eles não eram idiotas igual você para ver e matar, sempre há uma razão por trás das mortes, muitas tribos não eram nada pacíficas. Escravidão foi um mal necessário e que nem todos os Bandeirantes faziam. E você simplesmente ignora todos os bons deles para se expor ao ridículo de dizer "vilões apenas".
Olá, Paulo! Muito obrigada por este vídeo incrível. Concordo plenamente com o seu posicionamento. Os bandeirantes não devem ser cancelados, pois através deles, apesar dos pesares, o Brasil se expandiu e se desenvolveu. E, sim, eu gosto da estátua do Borba Gato. 😅
Seus videos de História são os melhores , Amador Bueno está na minha árvore genealógica , ele é da linhagem da minha bisavó Maria que tinha como sobrenome Bueno , do lado do meu bisavô está capitão Jose Alexandre Gomes de Gouvea. Bom vamos lá , eu acho que apesar da forma que eles exploraram as regiões do Brasil , foram importantes para história , tiveram seu preço, sou contra alguns professores de história de UA-cam que afirmam que eles não existiram , justamente é importante para saber o que foi errado. Sobre esse ativistas que atacam monumentos, já vi um dando entrevista , a pessoa nem sabe falar , da impressão que foi apenas mandado a fazer , tipo arrumaram um laranjão com coragem para fazer , sem nem conhecer a história, por fim , obrigado por contar história de forma verdadeira , estudei nos anos 80 e tive professores que faziam os alunos a ter raiva da nossa história. Voltando ao Brasil quero fazer seu roteiro no centro , claro se ainda você faz.
Faz um sequência sobre a história do Brasil desde o início ❤
Boa noite. Paulo, acabei de receber o seu livro d. Pedro I, comecei a ler hoje.
Que legal, espero que goste!
Amo História e ouvir vc é bom demais 💓
Excelente como sempre. Parabéns. Abraços de BH . . . 🤗🤗🤗!!!!!!!
😊👏👏👏 uma boa aula e uma ótima crítica
Adorei a história dos bandeirantes, desmistificação,obrigada
Quem tem a responsabilidade dessa assim chamada mistificação são os republicanos!
Suas informações são boas e impõe novos pensamentos.
Sou descendente de Thome Rodrigues Nogueira do Ó, fundador de Baependy e capitão Mor da Estrada Real do Brasil. O cara que expulsou os franceses em Parati na bala.
Yeah, yeah....Ha😂😂😂
Foi um pouco de tudo. Parabéns por mais esse vídeo 🥰🌻
Sempre um ótimo vídeo!👏👏
Um pouco de cada coisa mesmo. Parabéns pelo trabalho, Paulo Gratidão ❤
Nasci no Rio Grande do Sul. Assisti todo o vídeo. Já conhecia essa "versão" da história. Eu tenho um especial apreço por fatos. Gosto deles. Ajudam-me a compreender coisas. Independentemente do que os outros pensam. Eu penso sobre os fatos. E me divirto muito com isso. Aqui compreendo melhor a Revolução Farroupilha. A letra do meu hino, quando fala em "povo que não tem virtude". Aqui compreendo as origens da miséria do meu povo e da "prosperidade" em São Paulo. É bom compreender. É bom. Ah, é!
Com toda ctz , heróis, fizeram o que muitos não teriam coragem,devido ao modo bem primitivo que viviam,fazem parte da nossa História,gostem ou não, até hj milhares de indigenas morrem devido A OMISSAO DOS GOVERNOS.
Nada a ver o uc com as calças.
@@analopes8414td a ver. Vc que não teve capacidade de entender.
@@analopes8414 a logica dele:
Bandeirantes matavam indigenas, maaaas a Omissão do governo mata milhares de indigenas tbm, logo eles estão insentos e são heróis pq desbravaram as terras.
Puta historia fantasiosa. Heróis das elites que aqui colonizaram como o fizeram
Maravilhoso 🎉🎉🎉
"Heróis ou vilões" não somente erra como pergunta como induz ao erro. Há uma falsa dicotomia entre situações reais vividas por grupos humanos oprimidos e um constructo geralmente empregado com fins políticos. Eh preciso lembrar que existem graus de subjetividade muito diferentes no emprego das palavras escolhidas.
Grandes figuras históricas são sempre acompanhadas por controvérsias e complexidade, e o debate sobre elas é sempre muito interessante.
verdade. E eu acho que não devemos nem demonizá-las, nem santificá-las. Uma dose de sensatez nunca é demais.
Paulo, sou muito sua fã!Porfavor!!! Faça um vídeo falando sobre as esposas e filhas do henrique oitavo! E mais sobre a epoca Tudor no geral! Eu amo❤ ja ví os que tem no canal hahaha e ja especulei muito sobre o assunto em outras redes sociais, mas tem muita desinformação sendo espalhada por ai hahaha e eu ultimamente só tenho confiado no seu conteúdo😂 adoraria sobre muito maais sobre, se alguém puder me recomendar livros legais❤
Olha adorei sua explanação....porque as escolas não transmitem essas histórias para firmar de forma correta a população!?!? Foi importante o trabalho dos bandeirantes porque os povos originários eram índios... Claro não estou concluindo e nem levantando nada com relação aos índios mas os portugueses tinham o interesse de ampliar e aumentar suas riquezas, claro que haveria luta e que os portugueses seriam vitoriosos por conta de seus conhecimentos e tbm de sua visão mto diferente de quem estava estabelecido na região....gostei muito tbm do modo colocado....com muito cuidado e de forma muito didática...parabéns me inscrevi em seu canal e espero ver mais e mais ..para aprender a verdade e não o que até hj tentam ensinar de forma voltada a interesses e não por conhecimento, lógico que nosso país seria muito diferente do que e hj...
Obrigado... Show...
Mto bom arrasou.👏👏👏👏👍👍👍
Cancelar por cancelar talvez não seja o melhor a ser feito, pois, mas organizar de forma críticas argumentos suficientes para desfazer a imagem romântica de um período cruel é essencial. A história deve ser sempre relembrada e debatida ao máximo para que todos e todas possam conhecer os fatos e que os erros do passado possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico das pessoas.
Cara! sim!
Muita gente n percebe isso e acha que é cancelar, ou revisionismo woke, o que quer q isso signifique.
Sendo que é como vc disse msm, desfazer essa ideia romantica e sim abrir à críticas, pq muitas vezes sequer é aberto espaço pra isso.
Essa ideia nefasta de "estavam levando a civilização" mesmo que n dita assim explicitamente ainda é muito presente no imaginário popular e deve sim ser revista de forma critica.
parabens pelo comentário!
Não há cancelamento acerca de tratar o período histórico das bandeiras, o que há é a percepção histórica corrigida de que esses homens eram "brancos e heróis civilizadores", quando eram mestiços descalços que conscientemente adentravam a mata para encontrar e explorar riquezas, desde as materiais a mão de obra indígena escravizada, invadindo missões em que essas etnias seriam facilmente capturadas sem nenhum risco. Sim, é fácil considerá-los como vilões, concepção bem mais coerente com o perfil desses homens que heróis, mas isso, novamente, não é cancelamento, ainda que possa ser uma simplificação no tratamento do tema. Agora, querer dar qualquer intenção ou papel heróico à esses exploradores remonta aos europeus querendo heroicizar seus próprios exploradores no continente africano, asiático, etc, homens brancos, cristãos , fortes e lúcidos desbravadores diante do incivilizado, exótico e selvagem ! Isso não é perspectiva, é uma ação de manipulação histórica, mas atualmente tem se tornado um hábito retornar a essas concepções e classificar a visão crítica de "cancelamento".
Pode fazer uma playlist de vídeos o mais longo que der do sultanato feminino?? E também dos maiores sultões??😅❤❤ Pfvr
Antônio Raposo Tavares merece um filme.
ótima idéia❣
Sim, sem dúvida mas no cinema mudo...
Sou descendente direto de Jorge de Barros Fajardo. Cheguei nele, genealogicamente, só com certidões eclesiásticas, via fontes primárias.
Por um motivo ou outro, por uma situação ou outra, o fato mais marcante é que a história brasileira é a área de influência de São Paulo (PR- MG-MS- SP) sempre a frente, mesmo quando eram os mais pobres do país.
Video maravilhoso que amplia a nossa visão e nosso conhecimento
Tudo aconteceu pela necessidade de cada época. Adorei a aula
Professor, e ilustrado neste episódio uma imagem do Forte São João na cidade de Bertioga, no litoral paulista, como sendo o forte Gurupá no estado do Pará! Um abraço!
Prezado. Gosto muito dos seus videos. Muito bons. Mas, sinto falta de referencias bibliográficas de apoio.
Excelente trabalho, muito obrigada!
Reconheço aí minhas raízes 🦾
Parabéns pelo seu trabalho
Muito obrigada pelo seu vídeo rico cheio de informações, conheci seu canal quando estava no ensino médio
A parte de capturar indígenas me deixou um pouco entristecida. Porém não podemos negar o quão importante foram as bandeiras para a expansão e desenvolvimento do nosso país.
Paulo, tenho duas sugestões de tema ( se vc já fez me mostre por favor)
Xica da Silva e os Tropeiros.
O Brasil não seria nada hoje se não fossem os bandeirantes.
Acredito que tudo que aconteceu,acontece é e foi necessário para todos nós. Era tudo diferente. Então acredito que devemos sim falar de nossa história e aprender com ela e não ficar julgando!!
sou de Pernambuco e moro ao lado de uma cidade chamada Paulista. adivinha pq rsrsrs
Parabéns pelo relato equilibrado sobre um tema polêmico
adorei o canal, ganhou mais um inscrito 🎉. Poderia por gentileza fazer um vídeo sobre a vida de Ninon de lenclos, abraços 🫂
Oi Paulo Muito bom este vídeo como tem sido todos Assunto seus vídeos sempre no aparelho da TV. Não gosto de ver no celular. Parabéns e Obrigada👍 👍
Concordo com sua opinião final. Mas gostaria de fazer duas observações:
1 - Existem infinitos outros monumentos aos bandeirantes além desses que você cita aos 26:56 Inquestionavelmente esses são os principais, mas, em inúmeras cidades brasileiras em que os bandeirantes passaram há monumentos homenageando-os.
2 - Acho que seria interessante também citar o "eixo monumental" no Museu do Ipiranga idealizado por Taunay com a ideia de mostrar a construção nacional executada pelos bandeirantes até resultar na Declaração da Independência com D. Pedro I em 1822.
Excelente 😊
A minha cidade Natal, Garanhuns PE foi o local do acampamento de Domingos Jorge Velho , onde se preparou pra ir exterminar o Quilombo dos Palmares, e aqui tb fazia parte do Quilombo. Depois que foi embora pra Alagoas Velho deixou seu filho o cabo Miguel Gomes Coelho na sesmaria que ganhou e sua neta simoa Gomes fez a doacao de terras que hoje é a cidade de Garanhuns-PE. A familia Ferreira de Azevedo sao seus descendentes atualmente.
Show de vídeo!
Eles foram a seu tempo heróis, não podemos julgá-los com os olhos de hoje.
Concordo 100% com você sobre essa, a meu ver abjeta, política de cancelamento. São apenas vândalos de hoje, sendo que o passado não pode ser mudado.
Podemos e devemos julgar. Conhecer a história é justamente pra fazer juízo moral e sabermos que grandes dessas famílias ricas tradicionais são fruto de coloconizacao e sangue.
@@Lucyannaleal Devemos conhecer e tentar evoluir aos conhecermos o passado, mas não tentar apagá-lo nem destruir os símbolos que ele deixou.
👍
@@Lucyannaleal e! mais uma do DCP (Departamento dos caceladores de plantão).
@@alicecriff2717 Melhor pararmos por aqui. Não adianta argumentar com pessoas de visão esquerdista, na falta de argumentos elas perdem o controle, gritam e apelam para a violência (aqui, no caso, verbal escrita).
sem dúvida, grandes heróis e orgulho paulista
É, de heróis nada tiveram, então...
Sensacional! Eu também acho que foi um pouco de tudo misturado! Sempre fui entusiasmado por essas histórias, moro em Sampa, bairro Santo Amaro, bem pertinho da estátua do Borba! Eu sou motociclista estradeiro viajante, amo viajar e conhecer o Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde viveram meus antepassados, fico até hoje, estudando um pouco do tupi-guarani e o nheengatu=língua geral, tentando traduzir os nome de origem indígena das cidades espalhadas por esses "interiorzão", Araçatuba = muitos araçás, que é uma fruta, Avanhandava=onde o homem corre, Piracicaba=onde o peixe chega, Piraju=peixe amarelo, Guaratinguetá=grande quantidade de garças brancas, Araraquara(arara ocoara)=casa da arara, Yguaçú Cyetê=rio grande mãe virtuosa, rio Tietê e por aí vai, acho que devo ter um pouco de sangue bandeirante e indígena em mim, pois como todo bom brasileiro, sou uma mistura de vários povos! Meu avô paterno nasceu em setembro de 1899, no município de São Manuel-SP, ele contava muitas histórias desses sertões paulistas e também ajudou a "colonizar" o oeste e noroeste paulista no início do sec. passado e teve até conflitos com os Kaigangues na época chamados de índios coroados, mas os indígenas estavam lutando pelas suas terras, como nós, até hoje! A minha avó, tinha um tipo físico de indígena, pele morena, cabelo preto e liso, acho que seus antepassados tinham sido mamelucos! Valeu pelo vídeo! Abraços! Deus abençoe!
Nem heróis nem vilões. Homens de sua época que tiveram sua importância enorme para a expansão. Sem demonizações nem glorificações.
Se escravizaram seres humanos, eram perversos sim.
Cada personagem da história do Brasil contribuíram de alguma forma. Os bandeirantes tiveram suas contribuições. Acredito que devemos lembrar de suas boas ações como referência a ser seguida. E temos que lembrar de suas más ações para não seguirmos.
Pra variar, mais um ótimo vídeo!
Paulo, você tem algum material que fala sobre a Companhia Melhoramentos do Estado de São Paulo???
DEVEMOS VER A HISTÓRIA COMO HISTÓRIA, LEVAR PARA O MUNDO DE AGORA É NEURA, O QUE ACONTECEU DEVEMOS APENAS REGISTARAR AS OCORRÊNCIAS, SE FORAM BOAS OU MÁ, O MOMENTO HISTÓRICO QUE RESOLVEU NA ÉPOCA....SE FICAREM ASSIM VÃO APAGANDO A REFERÊNCIA DE UM POVO, POIS NEM TUDO BA VIDA E BOM, VEJA OS DIAS DE HOJE COM CONFLITOS POLÍTICOS, JUSTIÇA E SOCIAL....😊😊😊
Heróis da pátria,o Brasil só é grande por conta deles!!
Oii Paulo conta tambem a história do príncipe Carlos de Espanha, aquele mal educado cujo pai se casou com sua prometida noiva e morreu depois de fazer uma greve de fome. Valeu ✌️🇦🇴
Que vídeo perfeito👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Paulo. Eu ouvi em algum lugar que a música do Hino da Coroação de D Pedro I é, na verdade, um trecho de uma opereta italiana. A história contada nega. Será que você consegue descobrir algo a respeito?
carbonária italiana 🇵🇹 , verde e vermelho da falsa bandeira de Portugal que na verdade é azul 💙 e branco 🤍, carbonária italiana que cometeu regicidio.
Amei o vídeo. Abraço de Portugal
👍
Vivo no Bairro chamado Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro
Avante Capitão 🇧🇷 eleita nos céus, Yeshua no comando 🇧🇷 🌎 🙏 🫡🙌
Acredito que os Bandeirantes agiram conforme a época, corretos ou não graças à eles o Brasil se desenvolveu, temos que entender que nao agiram errado no tempo deles,eu os considero não como heróis, mas como homens bravos e que se nao fosse por eles o Brasil não seria o Brasil que é hoje
Esse argumento é falho. Os bandeirantes eram vistos como selvagens até pelos portugueses da época, devido ao comportamento rebelde e violento que a coroa pouco conseguia controlar. Portanto, não é um preconceito moderno, mas um julgamento já presente em seu contexto histórico. O erro está em ser parcial com eles, ignorando que os povos nativos também tinham costumes violentos e questionáveis.
Que viideo excelente, parabéns!!1
Tenho um tio em Itabira que enriqueceu pois encontrou esmeraldas na terra dele!
Ótimo vídeo!!! 🎉
Muito bom 🎉🎉🎉🎉
Julgar homens do passado com critérios do presente, não parece ser uma atitude muito sábia.
Não fossem esses sertanistas, muito provavelmente, seríamos hoje como a costa do Pacífico, um emaranhado de repúblicas
Acho que não é questão de julgar, mas sim de criticar a romantização popular que há.
Igual fazem com tanto da história e tratam como quase heróis.
Além disso, qual seria objetivamente o problema de ser um emaranhado de republicas?
e n é ironia, realmente é uma curiosidade minha do seu ponto de vista.
Poderia fazer um vídeo sobre a batalha de guaxenduba no Maranhão ou sobre a revolta de backman?
Povos de outros tempos, cometeram erros, mas foram importantes na estruturação do País
Os Bandeirantes foram homens de sua época e agiram conforme os valores e a moral do seu tempo. Não dá pra julgar com nossos valores. Cancelar é errado. A história tem de ser contada sem romantizar nem denegrir. As gerações futuras precisam conhecer seus antepassados para que o que a gente considera errado, não se repita.
ótimo vídeo sobre nossa história
Acho que foram homens de seu tempo e, embora os interesses escusos e os métodos inaceitáveis, é inegável que desbravaram o Brasil, abrindo picadas e estabelecendo povoações.
Ec matando pessoas
eles ajudaram a forjar a nossa identidade nacional. Não devemos demonizá-los nem santificá-los, mas sim, respeitá-los.
@@alicecriff2717 forjaram a identidade e desbravaram, isso tudo matando pessoas.
acho estranho respeitar figuras assim ein
Moro em Presidente Prudente SP, a rodovia mais importante da região é a querida Raposo Tavares.