Eu AMO rabiscar meus livros. Uma vez emprestei “orgulho e preconceito” pra uma amiga (com várias anotações) e ela me disse que além do livro ser excelente, ele rinha permitido que ela me conhecesse melhor ❤. E tbm adoro ler livros rabiscados. Gente, um livro de sebo com uma declaração de amor na primeira página mexe demais comigo hahahahah
Inclusive, esse vídeo me inspirou a começar a ler a Clarice Lispector então fica aqui meu pedido pra ter mais vídeos sobre ela, suas obras, guias de por onde começar etc 🤩
comecei a escrever nos meus livros ano passado, e se tornou tão especial pra mim o momento de acabá-los e reler minhas anotações e marcações. pra mim é a forma de fazer aquele livro se tornar verdadeiramente seu.💓
Tati, vc vai amar os diários do renzi. Vc precisa ler. Assim como um livro que só tem na estante virtual, o Ferdydurke. Ferdydurke é um livro importante para Borges e para toda a literatura Argentina. É maravilhoso, genial, diferente. Fora que a história do escritor é fantástica. Witold Gombrowicz, um polaco que não pôde voltar para seu país por causa da guerra e teve que morar na Argentina. É a melhor coisa que li. E, sobre o diário, eu escrevo muito nos livros, como se o livro que eu lesse tbm fosse o diário da época da minha leitura, como um caderno de viagens.
Ahh que ideia massa. Esses dias eu li S.Bernardo do Graciliano Ramos e eu fiz isso. Eu grifei com marca texto, escrevi no livro palavras que precisei "traduzir" e colei post-its. E me ajudou demais a entender mais coisas do livro. E isso me deixou curiosa fui procurar aulas dele, acabei encontrando no UA-cam uma aula no canal da USP e já fui atrás de um monte de texto que a professora indica 🤓. Tudo de bom, pq eu sou que nem você Tati amo estudar.
Adorei, Tati! Gosto muito de fazer anotações nos livros que leio e escrevo no mínimo uma lauda sobre a leitura. Com Clarice a experiência fica ainda mais intensa. Curti bastante a ideia 💡 de que as anotações são escritas de um diário, do nosso diário. Grato demais pelo vídeo.
Ahhh, que vídeo delicioso. Esse contato amigo com os livros torna a minha experiência com eles muito mais profunda, é uma forma de conversar com as palavras, com os autores. Um bate papo, mesmo. E quando são livros pra estudo eu também sempre fui uma aluna muito visual, então é comum me lembrar de uma anotação ou marcação específica, a página certa etc só de ter destacado aquilo. Me ajuda demais com os estudos também. Obrigada pelo vídeo, Taty.
É incrível revisitar suas marcações em uma releitura e ver aquilo de nós que muda ou permanece. Melhor ainda é ler as marcações de um amigo em livros emprestados, é como abrir o coração para uma pessoa de confiança através daquilo que você sente ao ler algo.
Riscar de lapis alguns pontos até que vai. Inventei de riscar um livro e estraguei-o. Resultando na minha obrigação de recomprar por não conseguir reler.
Adoro quando você se empolga com o que tá falando ou com o que leu! Suas reações do tipo "caramba, isso é muito lindo, vou explodir de beleza!" kkkkk Como essa sua se reconhecendo no tweet sobre as marcações serem seu diário. Sobre marcar, comecei com isso há poucos anos e foi a melhor coisa que fiz por mim como leitora. Chega me dá tristeza quando pego livros que li faz muito tempo e vejo que eles não tem nada escrito por mim nem grifado... Parece que eu li pra perder as palavras depois.
"Parece que eu li pra perder as palavras depois" EXATOOOOO E, meu, sabe que esse trecho do tweet é ainda melhor do que eu imaginava? Fui ler inteiro e estou EMBASBACADA!!
Eu grifo com lápis minhas frases e, às vezes, faço alguma anotação, mas também penso alguns livro (e principalmente algumas edições mais trabalhadas) como arte e tenho o cuidado pra não descaracterizar tanto e deixo só com meus post it e tudo a lápis.
"A noite ficou silenciosa, é claro que nao consegui me reconhecer em nenhum dos sublinhados, nenhum dos pontos de exclamaçao (o que acontece com as belas frases que entram na nossa cabeça, como nos comovem, como se tornam desprovidas de sentido, ou irreconhecíveis, ou embaraçosas, ou ridículas?) e acabei deixando os livros de lado." parte que eu sublinhei (kkkk) do livro Laços.
nossa simmm. comecei a marcar mais depois de ler alguns livros pra alguns cursos, e o habito é mt gostoso. bom demais parar e ver opa, guarda isso aqui
eu também amo muito escrever de lápis nos meus livros.. grifo e faço anotações faz muitos anos .. não me lembro quando e como comecei .. mas sua organização foi muito invejável, parabéns!
Que vídeo incrível. Amo anotar nos meus livros e fiquei muito inspirada a começar uma nova leitura ativa. Já vou agora fazer isso. Obrigada por isso Taty.
Eu tinha um grande receio de escrever nos meus livros. Um dia, no ensino médio, peguei um livro emprestado do meu professor de filosofia que estava cheio de anotações. Eu adorei aquele livro e acabei comprando um exemplar pra mim. Mas o livro novo, recebido ainda no plastico, estava pelado. Me dei conta que as anotações do meu professor eram mais interessantes do que o próprio conteúdo do livro. A graça estava justamente nos comentários e passagens marcadas por ele. Desde então, considero que o sentido de ter livros na minha estante (ao em vez de um e-book ou emprestado da biblioteca) é poder transformá-lo em um exemplar único e valioso.
Amo os vídeos do seu canal! Sempre gosto de ler ativamente, talvez por não conseguir ler rápido. Acho que a leitura ativa funciona bastante, principalmente para organizar as ideias e pra entender realmente a construção das obras que lemos.
total!! inclusive vi uma analogia ótima, que é: a gente nunca fala: "nossa, fiz um sexo ótimo e ele foi RAPIDINHO, 1 MINUTO!". Então, qual o motivo de fazermos isso com nossas leituras? 😂
Comecei fazer isso essa semana na minha atual leitura. E apesar da maioria marcar só livros "reflexivos", digamos assim kkk, eu estou marcando uma linda distopia fantasiosa kkkk pontos que acho legais e totalmente aleatórios. Decorei um caderninho que eu tinha aqui e vou anotar nele as frases que eu gostar, não só uma, todas... Eu acho que isso despertou um lado insano em mim, porquê quero reler todos os meus livros lidos só para marcá-los
Comecei esse ano, primeiro com aqueles revistinhas cristãs, a bíblia, uns livros página branca- cristãos, e hj, marcando "A garota do lago" minha leitura atual, além de marcá-lo, estou escrevendo também as minhas próprias pistas. Quero descobrir quem matou a Becca, antes que o autor revele. Tô amando! É libertador, parece que marcando o livro, eu me ligo muito mais naquilo que a história conta, ao invés de só passar o olho. AMANDO!
louco, né? depois fui ler o trecho inteiro e é AINDA MELHOR, fiquei chocada
Рік тому
Eu amo anotar em livros, faço isso a anos também!! E se intensificou muito por conta da faculdade de letras que tô cursando. Me ajuda muito a focar na leitura, tornar o livro mais vívido na mente e me faz brisar muito, também, " e se eu fizer uma ic ou mestrado disso?" Fora que também faço dos livros de forma de "diários", na última folha eu escrevo o que achei e como foi (por alto) meu dia e como a leitura ficou entrelaçada no meu cotidiano até se encerrar, é uma doideira boa kkkkkkk Te adoro de mais Taty 💗
Não sei se é uma compreensão de que eu sou "pobre", mas eu tenho uma repulsa em marcar livro. Nunca criei esse hábito e hj em dia, até com o Kindle , eu não marco nada quando leio. Eu talvez espere quase ter uma epifania para marcar, mas quando algo no livro me impacta, eu simplesmente fico boquiaberta e acabo não marcando. Mas isso para literatura (que não é minha área de estudo, apenas lazer). Agora, é impossível estudar sem marcar livro. Eu queria ter a sua organização, de conseguir entender como separar os tópicos, tão bem feito.
O conto da Clarice que funciona bem é Amor que também dialoga com o romance ou novela se preferir A paixão segundo GH e como fazendo dialogo com Platão no livro A Republica faz essa comparação entre o que é amor e paixão.
Eu começei recentemente fazer isso de anotacoes , mas nao nos livros . Aquela planilha de leitura que vc passou na epoca de leitura conjunta eu criei uma guia nova e coloquei pequenas resenhas e ali eu faço as anotacoes sobre os livros , uso para resenhas , curiosidades, palavras diferentes etc ... Eu sinto doh em fazer grafias e anotacoes nos livros ... Mas com essa tecnica de fazer essas anotacoes nessa planilha eu consigue gravar os livros ... Nao que eu lembre de td mas melhorou mt ❤️🤗🤓
Eu anoto o livro inteiro. A lápis. O que faço é usar colchetes ao lado dos parágrafos das linhas e, dependendo do caso uma setinha em frente a determinado colchete. É melhor colchetes do que sublinhar, pois você pode apagar depois mais fácil. As vezes umas palavras chave em cima na página. Ficção e não-ficção. Eu nunca me importei em rabiscar um livro inteiro, pois ao mesmo tempo o livro me tatua.
nossa eu estava pensando nisso hoje, em como marcar livros e fazer anotações me ajudam muito a ser mais critica e consciente das historias que eu leio. o jeito que eu me sinto conectada com a histórias é outra, agora eu paro mais para pensar na escrita e escolhas narrativas, nas motivações dos personagens, nas relações entre eles, e as situações de causa e efeito do plot, e etc. fazer anotações mudou muito a forma como eu leio, e a minha relação com o objeto livro. adorei demais o vídeo Tati! 🥰
Tenho feito muito isso tb, essa interação com a obra me ajuda demais. E como sou muito de escrever pra aprender, essa leitura ativa me faz entender melhor o livro
Tati do céu, cada vídeo e um livro novo na wishlist! To começando a olhar as marcações nos livros com outro olhos, hj marco só com post-its (ainda tenho isso de dxr o livro td em branco cm se fosse um objeto mt especial, quase sagrado, que eu n pudesse rabiscar), mas confesso que ultimamente tenho tido vontade de dar uma rabiscada kkkk (ainda n consegui ultrapassar isso com os livros de literatura, só escrevo e risco os de estudos).
@@Valerumlivro muda demais! Vc pegar o livro depois e revisitar o q vc marcou (e as vezes até ficar “pq eu marquei isso?” Kkkkk) e mt bom, to gostando.
Gosto tanto de grifar, que se estou lendo fora de casa, e não estou com lapiseira na mão, entro em choque por não poder marcar exatamente no mesmo segundo que o trecho me impactou. Tenho caderninho pra transcrever estes destaques depois, inclusive os que marco no Kindle. ❤️
Eu gosto de escrever nos meus livros mas isso torna-os imediatamente não emprestáveis. Morro de vergonha de alguém ler minhas anotações. Mas amo ler anotações de outras pessoas, sempre que vejo criadoras de conteúdo falando sobre o assunto fico curiosíssimo pra ver o que anotaram. (Hiócrita, eu?). Gostei do trecho que compartilhou do livro da Clarice, Perto do coração selvagem sempre foi o que eu mais tive curiosidade na obra dela. Eu tenho uma relação um pouco complicada com Clarice, sempre fico com a sensação de que não li de verdade. O primeiro que li foi A paixão segundo GH, que mexeu tanto comigo, me tirou do eixo e eu até hoje não sei bem o porquê. Só de pensar nele já fico meio não sei. E semana passada li Água viva e, assim que finalizei (na verdade bem antes), pensei: preciso reler esse livro mais ativamente. Estou esperando um dia assim bem introspectivo pra me arriscar a debruçar-me ali de novo. Parabéns pelo conteúdo, Taty. Aproveito muito teus vídeos, tenho assistido todos e repetido outros que já havia visto, é sempre um aprendizado. Chego a me afastar da minha realidade com a ambientação da sua casa de fundo (que é linda!). E por último mas não menos importante: rolaria um reels com a receita desse marshmallow? hahaha Abraço! [ falei demais 😬 ]
kkkkk tá vendo? é quase a mesma vergonha da ideia do diário, né? (falei bastante sobre isso no vídeo anterior, você viu? ua-cam.com/video/93P_NxaWj2M/v-deo.html&t). Sobre Água Viva, é meu livro preferido da Clarice. Durante um tempo queria fazer até um mestrado baseado nele, acredita? (fiz até um vídeo meio que sobre isso: ua-cam.com/video/Q-eWi2VJnQM/v-deo.html&t). Mas, o perto do coração selvagem é muito bom também... (aliás, acho que o próximo vídeo será sobre Clarice). Por fim, rolou um reels com a receita lá no meu ig, ó: instagram.com/reel/CoGXJ4qL3fi/
eu vi sim o vídeo anterior! minhas mãos até coçaram pra pegar o caderninho parado. mas não lembro se vi esse vídeo sobre água viva, em todo caso vou ver!
Taty, não costumo escrever nos meus livros, eu tenho cadernos para fazer anotações. Mas, eu tenho muitos livros de sebo, e alguns estão com anotações, trechos sublinhados e até desenhos! Cada um faz o que quiser com seus livros, é o que eu penso.
Eu sempre fui de grifar livros com lápis, porque marca-texto fica com uma cor esquisita no papel do livro ao longo de tempo e parece que fica ilegível. Gosto de escrever também, como se fosse um glossário pessoal. Livro acadêmico é perfeito pra isso.
sei bem!! mas, sabe que agora só uso aqueles marca-texto de gel, sabe qual é? pra bíblia (folhas finas, no caso) E aí a cor fica ótima e não sinto que tô estragando o livro e nem nada... Esse aqui, ó: amzn.to/3RO6KR1
me senti contemplada nesse vídeo porque sempre que compro na estante virtual é sempre atenta às decrições que dizem que o livro possui marcações e anotações e eu nunca me arrependo
Amo grifar e anotar nos livros! Mas confesso q, por ler mais antes de dormir, eu morro de preguiça de fazer isso kkkkkk Os livros q eu li durante a tarde são facilmente identificáveis na minha estante 😂 Adoro fazer essas anotações pq acabo me conectando mais com a leitura e refletindo mais sobre a obra. Sou uma colecionadora de curiosidades aleatórias e esse hábito me ajuda mt a aumentar meu acervo de curiosidades hehe
e você não sabe, amiga, depois descobri que um tempo atrás a Bárbara tinha me enviado o mesmo trecho, mas o parágrafo todo (que é ESPETACULAR). Mas, o melhor foi eu crente que era algo inédito, nunca lido antes kkkkkkk
Amo revisitar as minhas anotações e marcacões nos livros, e sempre fico me perguntando por que aquele trecho foi importante e impactante naquele momento e o que ele significa e diz pra mim agora. E cada vez que eu faço isso concordo e discordo de mim mesma, percebendo outras coisas
Adoro escrever nos meus livros, pensamentos, reaçoes, dúvidas... To lendo Assim que se Perde a Guerra do tempo emprestado de uma amiga que tbm escreve e ta sendo muito legla pq parece que to comentando com ela, consigo imaginar ela falando tudo que ta escrito kkkkkk Gostei das imagens do video Taty, com cores mais vivas Esse ano quero comprar os livros do Valter Hugo Mae na Estante, quero conehcer ele esse ano
@@Valerumlivro em 2015, quando eu estava me preparando para entrar na graduação, eu sempre imaginava que vc era doutoranda ou estava fazendo doutorado 🤪🤪🤪.
Tão gostoso quanto ler as próprias anotações é ler as de outras pessoas e imaginar o que mais elas estavam pensando durante a leitura
sim, eu amo!!
Eu AMO rabiscar meus livros. Uma vez emprestei “orgulho e preconceito” pra uma amiga (com várias anotações) e ela me disse que além do livro ser excelente, ele rinha permitido que ela me conhecesse melhor ❤. E tbm adoro ler livros rabiscados. Gente, um livro de sebo com uma declaração de amor na primeira página mexe demais comigo hahahahah
ah que bonito isso da sua amiga!! E, SIM, amo dedicatórias kkkkk
Esse vídeo só não é mais perfeito, porque acaba! Clarice e Taty, melhor combinação!
Tatiany, você é super literária, de uma organização invejável. Parabéns pelas suas leituras e anotações precisas e geniais! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
organizada só de vez em quando, viu kkkkk
Amooo riscar meus livros! Precisamos parar de ver o livro como um objeto, ele é uma experiência
uma experiência das boas
Inclusive, esse vídeo me inspirou a começar a ler a Clarice Lispector então fica aqui meu pedido pra ter mais vídeos sobre ela, suas obras, guias de por onde começar etc 🤩
oba, bom saber!! inclusive, já viu nossa lc de "A hora da estrela"? Ali é um guia bem precioso sobre várias facetas da Clarice: bit.ly/lendoclarice
@@Valerumlivro apenas uma de nossas melhores LCs. Explosão!
tem que usar o livro mesmo!!
engraçado que post it não gosto, mas amo grifos
Grifar e anotar melhora muitoo minha experiência
Amo esse jeito caótico da Taty! ❤❤❤❤❤❤❤
Salve . Interessante , fiz em janeiro um curso na USP , GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA , é muito bom recomendo .
comecei a escrever nos meus livros ano passado, e se tornou tão especial pra mim o momento de acabá-los e reler minhas anotações e marcações. pra mim é a forma de fazer aquele livro se tornar verdadeiramente seu.💓
concordo totalmente!!
Tati, vc vai amar os diários do renzi. Vc precisa ler. Assim como um livro que só tem na estante virtual, o Ferdydurke. Ferdydurke é um livro importante para Borges e para toda a literatura Argentina. É maravilhoso, genial, diferente. Fora que a história do escritor é fantástica. Witold Gombrowicz, um polaco que não pôde voltar para seu país por causa da guerra e teve que morar na Argentina. É a melhor coisa que li.
E, sobre o diário, eu escrevo muito nos livros, como se o livro que eu lesse tbm fosse o diário da época da minha leitura, como um caderno de viagens.
uia, vou pesquisar!! Sobre suas anotações, que ÓTIMA ideia! Do lado de cá acaba que os vídeos cumprem essa função, né?
Ahh que ideia massa. Esses dias eu li S.Bernardo do Graciliano Ramos e eu fiz isso. Eu grifei com marca texto, escrevi no livro palavras que precisei "traduzir" e colei post-its. E me ajudou demais a entender mais coisas do livro. E isso me deixou curiosa fui procurar aulas dele, acabei encontrando no UA-cam uma aula no canal da USP e já fui atrás de um monte de texto que a professora indica 🤓. Tudo de bom, pq eu sou que nem você Tati amo estudar.
ahhh, esse livro é ótimo pra ler anotando mesmo! (inclusive já fiz tanta prova sobre ele kkkkk)
Se o livro é meu faço o que quiser com ele. Menos destruí_lo. Porque sempre tem alguém querendo conhecê_lo.📖📕📔📗📚📙
Muito bom jeito de pensar os registros!
Adorei, Tati! Gosto muito de fazer anotações nos livros que leio e escrevo no mínimo uma lauda sobre a leitura. Com Clarice a experiência fica ainda mais intensa. Curti bastante a ideia 💡 de que as anotações são escritas de um diário, do nosso diário. Grato demais pelo vídeo.
Clarice rende demais!
Ahhh, que vídeo delicioso. Esse contato amigo com os livros torna a minha experiência com eles muito mais profunda, é uma forma de conversar com as palavras, com os autores. Um bate papo, mesmo. E quando são livros pra estudo eu também sempre fui uma aluna muito visual, então é comum me lembrar de uma anotação ou marcação específica, a página certa etc só de ter destacado aquilo. Me ajuda demais com os estudos também. Obrigada pelo vídeo, Taty.
É incrível revisitar suas marcações em uma releitura e ver aquilo de nós que muda ou permanece. Melhor ainda é ler as marcações de um amigo em livros emprestados, é como abrir o coração para uma pessoa de confiança através daquilo que você sente ao ler algo.
Riscar de lapis alguns pontos até que vai. Inventei de riscar um livro e estraguei-o. Resultando na minha obrigação de recomprar por não conseguir reler.
eu adoro conversar com o livro, e depois na releitura ver o que eu pensei antes... melhorar as impressões ❤️
nossa senhora, sim! tem coisas que nem páginas e páginas escritas no diário retratam tão bem quanto encontrar um trecho e marcar
EXATO!!
Adoro quando você se empolga com o que tá falando ou com o que leu! Suas reações do tipo "caramba, isso é muito lindo, vou explodir de beleza!" kkkkk Como essa sua se reconhecendo no tweet sobre as marcações serem seu diário.
Sobre marcar, comecei com isso há poucos anos e foi a melhor coisa que fiz por mim como leitora. Chega me dá tristeza quando pego livros que li faz muito tempo e vejo que eles não tem nada escrito por mim nem grifado... Parece que eu li pra perder as palavras depois.
"Parece que eu li pra perder as palavras depois" EXATOOOOO E, meu, sabe que esse trecho do tweet é ainda melhor do que eu imaginava? Fui ler inteiro e estou EMBASBACADA!!
Eu grifo com lápis minhas frases e, às vezes, faço alguma anotação, mas também penso alguns livro (e principalmente algumas edições mais trabalhadas) como arte e tenho o cuidado pra não descaracterizar tanto e deixo só com meus post it e tudo a lápis.
Amei o vídeo! Vou tentar seguir seu método nas minhas próximas leituras!
isso! veja se gosta e volte aqui pra contar ❤️
Fazer isso mudou minha vida de leitora! Outro nível. Criei um caderninho que faço isso. Estou amando
total!! dá outra ideia pra leitura mesmo, desdobra tudo
essa dica vou levar pra vida, obrigada
Adoro encontrar livros anotados ❤️ Espero que alguém ache os meus um dia e goste tbm.
Estou amando esses vídeos. 💙
Minhas marcações falam muito de mim.
"A noite ficou silenciosa, é claro que nao consegui me reconhecer em nenhum dos sublinhados, nenhum dos pontos de exclamaçao (o que acontece com as belas frases que entram na nossa cabeça, como nos comovem, como se tornam desprovidas de sentido, ou irreconhecíveis, ou embaraçosas, ou ridículas?) e acabei deixando os livros de lado." parte que eu sublinhei (kkkk) do livro Laços.
PERFEITO! é isso!! e também nos faz pensar na pessoa que nos tornamos com o tempo, né?
@@Valerumlivro eu olho algumas coisas q grifei e penso, nossa q sofrida. kkkkkkk
nossa simmm. comecei a marcar mais depois de ler alguns livros pra alguns cursos, e o habito é mt gostoso. bom demais parar e ver opa, guarda isso aqui
é isso!!
eu também amo muito escrever de lápis nos meus livros.. grifo e faço anotações faz muitos anos .. não me lembro quando e como comecei .. mas sua organização foi muito invejável, parabéns!
não dura muito, viu? é mais pelo desafio, depois entro em outro e esqueço 😭
Adorei esse vídeo e mulher, não fazia ideia desses cursos da USP
eles são ótimos!!! fique de olho quando puder
Oi, amo sua intensidade e amor em falar de livros. Quem sabe vc poderia fazer uma leitura conjunta desse livro com a galera da pipoca, rs.😘
Ainda estou no processo de aceitação...só faço marcação em livros teóricos...os literários ainda não consigo pq sempre penso em revender em sebos 😅
entendo! vai com calma, tô torcendo aqui kkkkk
Que vídeo incrível. Amo anotar nos meus livros e fiquei muito inspirada a começar uma nova leitura ativa. Já vou agora fazer isso. Obrigada por isso Taty.
vamos juntas! (até porque queria muito continuar fazendo isso kkkkk)
Eu tinha um grande receio de escrever nos meus livros. Um dia, no ensino médio, peguei um livro emprestado do meu professor de filosofia que estava cheio de anotações. Eu adorei aquele livro e acabei comprando um exemplar pra mim.
Mas o livro novo, recebido ainda no plastico, estava pelado. Me dei conta que as anotações do meu professor eram mais interessantes do que o próprio conteúdo do livro. A graça estava justamente nos comentários e passagens marcadas por ele.
Desde então, considero que o sentido de ter livros na minha estante (ao em vez de um e-book ou emprestado da biblioteca) é poder transformá-lo em um exemplar único e valioso.
ahhhhhhh que massa!! É ISSO!!
Também tenho vontade de fazer um desses cursos da USP. 🥰
são muito bons, eu gosto muito!
Amo os vídeos do seu canal!
Sempre gosto de ler ativamente, talvez por não conseguir ler rápido. Acho que a leitura ativa funciona bastante, principalmente para organizar as ideias e pra entender realmente a construção das obras que lemos.
total!! inclusive vi uma analogia ótima, que é: a gente nunca fala: "nossa, fiz um sexo ótimo e ele foi RAPIDINHO, 1 MINUTO!". Então, qual o motivo de fazermos isso com nossas leituras? 😂
Comecei fazer isso essa semana na minha atual leitura. E apesar da maioria marcar só livros "reflexivos", digamos assim kkk, eu estou marcando uma linda distopia fantasiosa kkkk pontos que acho legais e totalmente aleatórios. Decorei um caderninho que eu tinha aqui e vou anotar nele as frases que eu gostar, não só uma, todas...
Eu acho que isso despertou um lado insano em mim, porquê quero reler todos os meus livros lidos só para marcá-los
amo marcar todo tipo kkkkkkk
Comecei esse ano, primeiro com aqueles revistinhas cristãs, a bíblia, uns livros página branca- cristãos, e hj, marcando "A garota do lago" minha leitura atual, além de marcá-lo, estou escrevendo também as minhas próprias pistas. Quero descobrir quem matou a Becca, antes que o autor revele. Tô amando! É libertador, parece que marcando o livro, eu me ligo muito mais naquilo que a história conta, ao invés de só passar o olho. AMANDO!
Uau! Realmente, é isso!!! Meu diário são as minhas marcações dos meus livros lidos. 🥰
louco, né? depois fui ler o trecho inteiro e é AINDA MELHOR, fiquei chocada
Eu amo anotar em livros, faço isso a anos também!! E se intensificou muito por conta da faculdade de letras que tô cursando. Me ajuda muito a focar na leitura, tornar o livro mais vívido na mente e me faz brisar muito, também, " e se eu fizer uma ic ou mestrado disso?" Fora que também faço dos livros de forma de "diários", na última folha eu escrevo o que achei e como foi (por alto) meu dia e como a leitura ficou entrelaçada no meu cotidiano até se encerrar, é uma doideira boa kkkkkkk
Te adoro de mais Taty 💗
nossa, fico exatamente nessa com cada assuntinho destacado: "e se eu fizer um mestrado disso?" kkkkkk
Não sei se é uma compreensão de que eu sou "pobre", mas eu tenho uma repulsa em marcar livro. Nunca criei esse hábito e hj em dia, até com o Kindle , eu não marco nada quando leio. Eu talvez espere quase ter uma epifania para marcar, mas quando algo no livro me impacta, eu simplesmente fico boquiaberta e acabo não marcando. Mas isso para literatura (que não é minha área de estudo, apenas lazer).
Agora, é impossível estudar sem marcar livro. Eu queria ter a sua organização, de conseguir entender como separar os tópicos, tão bem feito.
MENINA, NEM NO KINDLE???? chocada! mas, é isso, quem sabe com o tempo, né? Agora, sobre minha organização, ela não dura muito não, viu? 😂
Eu sou assim tb, nem no kindle 😅
O conto da Clarice que funciona bem é Amor que também dialoga com o romance ou novela se preferir A paixão segundo GH e como fazendo dialogo com Platão no livro A Republica faz essa comparação entre o que é amor e paixão.
adoro esse conto, é um dos que eu consigo lembrar com tranquilidade diversos trechos!
Eu começei recentemente fazer isso de anotacoes , mas nao nos livros . Aquela planilha de leitura que vc passou na epoca de leitura conjunta eu criei uma guia nova e coloquei pequenas resenhas e ali eu faço as anotacoes sobre os livros , uso para resenhas , curiosidades, palavras diferentes etc ...
Eu sinto doh em fazer grafias e anotacoes nos livros ...
Mas com essa tecnica de fazer essas anotacoes nessa planilha eu consigue gravar os livros ... Nao que eu lembre de td mas melhorou mt ❤️🤗🤓
ahhhh ótima ideia!!!
Ativa presente ♥️
♥️
Eu anoto o livro inteiro. A lápis. O que faço é usar colchetes ao lado dos parágrafos das linhas e, dependendo do caso uma setinha em frente a determinado colchete. É melhor colchetes do que sublinhar, pois você pode apagar depois mais fácil. As vezes umas palavras chave em cima na página. Ficção e não-ficção. Eu nunca me importei em rabiscar um livro inteiro, pois ao mesmo tempo o livro me tatua.
a ideia dos colchetes é ótima!! e amei essa frase do livro que te tatua
Mal abro o vídeo, já vou curtindo. 🥰
uhuuu ❤
amo rabiscar em livros (anotações pertinentes né)
queria dizer que todas as minhas são, mas às vezes é só um: !!!!!!!!!!! 😂
nossa eu estava pensando nisso hoje, em como marcar livros e fazer anotações me ajudam muito a ser mais critica e consciente das historias que eu leio. o jeito que eu me sinto conectada com a histórias é outra, agora eu paro mais para pensar na escrita e escolhas narrativas, nas motivações dos personagens, nas relações entre eles, e as situações de causa e efeito do plot, e etc. fazer anotações mudou muito a forma como eu leio, e a minha relação com o objeto livro. adorei demais o vídeo Tati! 🥰
é essa a ideia mesmo!!! degustar o livro, né?
Que vídeo espetacular!!!
eba! que bom que gostou! ♥️
obrigado pelo vídeo novo.
obrigada a você por assistir e comentar ❤️
Tenho feito muito isso tb, essa interação com a obra me ajuda demais. E como sou muito de escrever pra aprender, essa leitura ativa me faz entender melhor o livro
é, então! A escrita ajuda muito na hora do aprendizado, né?
@@Valerumlivro demais! Eu sou super cinestésica pra aprender, pq senão distraio fácil hahahaha
Tati do céu, cada vídeo e um livro novo na wishlist!
To começando a olhar as marcações nos livros com outro olhos, hj marco só com post-its (ainda tenho isso de dxr o livro td em branco cm se fosse um objeto mt especial, quase sagrado, que eu n pudesse rabiscar), mas confesso que ultimamente tenho tido vontade de dar uma rabiscada kkkk (ainda n consegui ultrapassar isso com os livros de literatura, só escrevo e risco os de estudos).
mas já é meio caminho andado (os post-its) kkkkk se bem que se não quiser não precisa também (aquelas kkkkk)
mas você já tá sentindo como muda a experiência, né??
@@Valerumlivro muda demais! Vc pegar o livro depois e revisitar o q vc marcou (e as vezes até ficar “pq eu marquei isso?” Kkkkk) e mt bom, to gostando.
Adorei as ideias! Cada vez mais quero marcar e escrever nos meus livros 😅livros
SÓ VEM kkkkk
meio apaixonada por esta cozinha
❤️❤️ ia te recomendar o tour pela minha casa, mas na época em que gravei a cozinha tava diferente kkkkk
mas, se quiser, tá na mão: ua-cam.com/video/LNnfvd--9oc/v-deo.html&t
taty compartilha com a gente o que vc ver no curso
vou compartilhar, em breve teremos vídeo por aqui!
Que vídeo maravilhoso aff 😭😭
que bom que gostou, Bruno! ❤️
Gosto tanto de grifar, que se estou lendo fora de casa, e não estou com lapiseira na mão, entro em choque por não poder marcar exatamente no mesmo segundo que o trecho me impactou. Tenho caderninho pra transcrever estes destaques depois, inclusive os que marco no Kindle. ❤️
acontece a mesma coisa comigo kkkkk (e depois fico chateada se não lembro qual foi o trecho que me impactou na primeira vez)
Faz um reels dessa parte citando o trecho do livro que eu tenho certeza que vai bombar de repost. Ficou incrível na sua voz. 💙
o da felicidade ou do trecho diário? 🥺
Da felicidade. 🤩
Eu gosto de escrever nos meus livros mas isso torna-os imediatamente não emprestáveis. Morro de vergonha de alguém ler minhas anotações. Mas amo ler anotações de outras pessoas, sempre que vejo criadoras de conteúdo falando sobre o assunto fico curiosíssimo pra ver o que anotaram. (Hiócrita, eu?). Gostei do trecho que compartilhou do livro da Clarice, Perto do coração selvagem sempre foi o que eu mais tive curiosidade na obra dela. Eu tenho uma relação um pouco complicada com Clarice, sempre fico com a sensação de que não li de verdade. O primeiro que li foi A paixão segundo GH, que mexeu tanto comigo, me tirou do eixo e eu até hoje não sei bem o porquê. Só de pensar nele já fico meio não sei. E semana passada li Água viva e, assim que finalizei (na verdade bem antes), pensei: preciso reler esse livro mais ativamente. Estou esperando um dia assim bem introspectivo pra me arriscar a debruçar-me ali de novo.
Parabéns pelo conteúdo, Taty. Aproveito muito teus vídeos, tenho assistido todos e repetido outros que já havia visto, é sempre um aprendizado. Chego a me afastar da minha realidade com a ambientação da sua casa de fundo (que é linda!). E por último mas não menos importante: rolaria um reels com a receita desse marshmallow? hahaha Abraço!
[ falei demais 😬 ]
kkkkk tá vendo? é quase a mesma vergonha da ideia do diário, né? (falei bastante sobre isso no vídeo anterior, você viu? ua-cam.com/video/93P_NxaWj2M/v-deo.html&t).
Sobre Água Viva, é meu livro preferido da Clarice. Durante um tempo queria fazer até um mestrado baseado nele, acredita? (fiz até um vídeo meio que sobre isso: ua-cam.com/video/Q-eWi2VJnQM/v-deo.html&t). Mas, o perto do coração selvagem é muito bom também... (aliás, acho que o próximo vídeo será sobre Clarice).
Por fim, rolou um reels com a receita lá no meu ig, ó: instagram.com/reel/CoGXJ4qL3fi/
eu vi sim o vídeo anterior! minhas mãos até coçaram pra pegar o caderninho parado. mas não lembro se vi esse vídeo sobre água viva, em todo caso vou ver!
Taty, não costumo escrever nos meus livros, eu tenho cadernos para fazer anotações. Mas, eu tenho muitos livros de sebo, e alguns estão com anotações, trechos sublinhados e até desenhos! Cada um faz o que quiser com seus livros, é o que eu penso.
cadernos externos são ótimos também!! mas, é isso mesmo, cada um tem seu estilo de leitura
Eu sempre fui de grifar livros com lápis, porque marca-texto fica com uma cor esquisita no papel do livro ao longo de tempo e parece que fica ilegível. Gosto de escrever também, como se fosse um glossário pessoal. Livro acadêmico é perfeito pra isso.
sei bem!! mas, sabe que agora só uso aqueles marca-texto de gel, sabe qual é? pra bíblia (folhas finas, no caso) E aí a cor fica ótima e não sinto que tô estragando o livro e nem nada... Esse aqui, ó: amzn.to/3RO6KR1
@@Valerumlivro Obrigada.
me senti contemplada nesse vídeo porque sempre que compro na estante virtual é sempre atenta às decrições que dizem que o livro possui marcações e anotações e eu nunca me arrependo
faço EXATAMENTE isso kkkk
Amo grifar e anotar nos livros! Mas confesso q, por ler mais antes de dormir, eu morro de preguiça de fazer isso kkkkkk
Os livros q eu li durante a tarde são facilmente identificáveis na minha estante 😂
Adoro fazer essas anotações pq acabo me conectando mais com a leitura e refletindo mais sobre a obra. Sou uma colecionadora de curiosidades aleatórias e esse hábito me ajuda mt a aumentar meu acervo de curiosidades hehe
kkkkkkk entendo completamente porque minhas anotações à noite são todas tortas kkkkkk
@@Valerumlivro kkkkkkk assim mesmo
Eu grifo e ainda comento ao lado kkkk
IDEM kkkkk
Hahahaha achei chi ser citada ❤️ esse trecho da Luiselli foi um alívio pra minhas tentativas frustradas de fazer um diário hahahahah
*chic 😇
e você não sabe, amiga, depois descobri que um tempo atrás a Bárbara tinha me enviado o mesmo trecho, mas o parágrafo todo (que é ESPETACULAR). Mas, o melhor foi eu crente que era algo inédito, nunca lido antes kkkkkkk
Amo revisitar as minhas anotações e marcacões nos livros, e sempre fico me perguntando por que aquele trecho foi importante e impactante naquele momento e o que ele significa e diz pra mim agora. E cada vez que eu faço isso concordo e discordo de mim mesma, percebendo outras coisas
EXATOOOOO!!
Quero receita!!!!
fiz um reels ensinando, ó: instagram.com/reel/CoGXJ4qL3fi/
Oi! Você poderia mostrar como fica o resultado dos seus livros catalogados?
Mostrei nesse vídeo aqui, ó: ua-cam.com/video/PjNlXc-zsD8/v-deo.html&t
💜💜💜💜
❤️❤️
Taty, vc conhece o Instituto Conhecimento Liberta? Já que vc gosta de estudar, lá têm vários cursos que são maravilhosos.
uia, não conheço, vou pesquisar, obrigada pela indicação!
Adoro escrever nos meus livros, pensamentos, reaçoes, dúvidas... To lendo Assim que se Perde a Guerra do tempo emprestado de uma amiga que tbm escreve e ta sendo muito legla pq parece que to comentando com ela, consigo imaginar ela falando tudo que ta escrito kkkkkk
Gostei das imagens do video Taty, com cores mais vivas
Esse ano quero comprar os livros do Valter Hugo Mae na Estante, quero conehcer ele esse ano
amooo! uma leitura compartilhada, né? kkkkk e, simmm, gosto muito da literatura do valter hugo mãe
😍😍😍
Olha jurava que você tinha feito Letras!
quero muito, mas aí vai ser segunda graduação. Sou formada em Jornalismo... conto um pouco aqui, ó: ua-cam.com/video/WwmKLShULq8/v-deo.html
@@Valerumlivro Tenho certeza que você vai amar! E claro nós vamos ganhar muito com seu conhecimento!
Eu comecei a marcar, escrever nos livros tem pouco tempo. Antes era tipo uma heresia. Foi libertador passar a deixar rastros no próprio livro. rs
um PESO das costas, né??
Não consigo escrever nos livros, nem dobrar kkkkkkk caneta colorida pior ainda. Mas gostei da ideia das tags.
isso!! use tags ou até um papelzinho junto com o livro pra deixar dentro dele (pro futuro)
Não tenho o menor problema em escrever em livro, mas eu simplesmente esqueço de escrever kkkkkkkkk
é hábito! comecei com exclamações e não parei mais kkkk
Vc pensar em fazer doutorado?
MUITO! mas, antes precisa vir o mestrado kkkkk
@@Valerumlivro em 2015, quando eu estava me preparando para entrar na graduação, eu sempre imaginava que vc era doutoranda ou estava fazendo doutorado 🤪🤪🤪.