✅BLACK FRIDAY: Dia 05/11 às 20:00, quarta que vem, vai rolar um aulão sobre improvisação com Mateus Starling e uma oferta incrível para os que estiverem presentes na LIVE para estudar na Starling Academy of Music. Para participar basta entrar no nosso grupo VIP do whatsapp que você receberá o link da aula e as informações em breve: chat.whatsapp.com/DUZippZZyGs20MxpqrREem
Robertinho, dos maiores e mais originais músicos do Brasil. Tive a honra de conviver com ele por alguns anos na banda Yahoo. Grande aprendizado pra mim. Parabéns Mateus pela qualidade da entrevista!!
Amigo Marcão batera ,,,, , um dia tocamos um Baile no estado de Sp, e a Banda Yahoo, vocês fizeram um show nessa noite junto com a gente,,,, o Ribertinho do Recife não estava mais na banda , quem estava é o falecido guitarrista,,,,,,, no qual o único que tratou a gente maravillosamente bem e com respeito , mas todo o resto da banda de vocês não aceitada a nossa própria liberdade de ficar no camarim, vocês pediram para o segurança seus tirar a gente de lá , enfim é uma longa história, ,, O que espero é que hoje vocês amadureceram nessa questão. Não tenho raída de vocês porque sei que não se pode cobrar maturidade de alguém que não tem a vivência de maduros.
Robertinho zz top ermeto pascoal do recife kkkkkkkkkk esse é o cara sem rabo preso, sem compromisso , um cara top e versátil demais, parabéns Mateus pela intrevista e o respeito que você teve nas perguntas e considerações ❤😊 sem falar das pontes de safenas quase estourando e ele aí firme e forte, mantendo a calma pra não infartar kkkkkkk😂😂😂😂😂😊
Sábio da guitarra!!! Quem não ouve conselhos de sábios ,e acham que sabem tudo... Não passarão de tolos! Obrigado sábio Robertinho!! Seu solo de mordida de amor é uma aula magnífica!! Tolos nunca saberão!
Experiencia pra dar e vender, nunca foi meu preferido, mais sem duvidas sempre foi e é um grande guitarrista, e opinou com muita propriedade. o mais bacana é o papo de nunca ser copia de outro guitarrista, e também aquele papo do improviso... só aplausos.
"Virou Moda é uma Merda" Assisti o Robertinho ao Vivo em 2017... Inclusive, me Recebeu no Camarim pós-Show. Técnica, Carisma e Humildade Impressionantes. Um Grande Cara da Guitarra Brasileira. Abraço Robertinho!
Isso que Robertinho tá falando, foi a apresentação de John Mclaughlin no Free Jazz de São Paulo com o saudoso baterista Tony Williams. O som que a banda fez no final foi tudo improviso.
Eu já admirava Robertinho desde a Fluminense FM onde ouvi, pela primeira vez, a Metal Mania. Mas há pouco tempo, já velho, fui a um show dele e vi o quanto esse cara é gente boa. Compartilhou uma foto que fiz dele no palco em seu perfil. Eu me senti muito privilegiado. Sou fã.
Eu assisto tudo do canal, gosto de muita coisa, praticamente tudo, mas essa entrevista propriamente foi a mas especificamente voltada pra música mesmo, especialmente assuntos como técnica, vivência mesmo.
Lembro de ler uma materia sobre ele em uma revista antiga de guitarra que dizia que ele recebeu uma carta, (nao lembro se foi do Vai ou do Malmsteen) falando que ele estava a frente do tempo de todos. Na epoca ele tinha sido um dos precursores nesse lance de musica classica na guitarra.
O saudoso Leopoldo Rey (na sua Enciclopédia do Rock) conceituou o Gary Moore como uma "combinação da rapidez de um Alvin Lee com as escalas jazzísticas de um John McLaughlin". Tá hi!
Na maioria das vezes a velocidade vai em detrimento da qualidade . O guitarrista de verdade é aquele que coloca alma na sua guitarra. Calini , Robertinho e Pepeu sabem fazer isso .
Também estava lá, em 79. John McLaughlin com sua banda à época, a One Truth Band, promovendo o álbum “Electric Dreams”. O baixista era o Fernando Saunders e o baterista o Tony Smith, ambos oriundos do Jan Hammer Group. O John é um gênio. Vi ele de novo, no Teatro do Bourbon Country, décadas depois, com a sua 4th Dimension: John, Etienne M’Bappé (baixo), Ranji Barot (bateria) e o Gary Husband (teclados e bateria). Fantástico.
Só uma ressalva... A irmã do Angus e do Malcolm que sugeriu o nome ACDC pra banda. O que ele fala sobre "ACDC" na entrevista que o Robertinho citou aí, é com relação a música "High Voltage" que tem esses acordes.
Mandei essa há alguns anos como comentário, aqui no UA-cam, depois que vi um cara, brasileiro, tocando em uma exposição de instrumentos, junto com o Alabama e ele ficou puto porque eu disse que estão todos tocando igual e nao se distingue o guitarrista....puro estrelismo.. pqp
Foda que maioria dos caras que falam isso não faz nenhum nem outro, geralmente cara se mata pra fazer o básico e fala mal do malmestein aí é foda ... Geralmente o cara que não toca nada a fica puto com shreders kkkk nunca vi um shreder esculachando um blueseiro pq toca rápido e preciso etc... já a galera do "feeling" (tô falando de fãs que tocam no quarto) nem feeling tem 😂😂😂😂 vai ver tocando tá longe dos que crítica 😂😂😂
Usava muito a alavanca ou pitch do teclado era legal no começo mas depois descobri q era legal pra bêbados mas pra ouvir a hirmonia e melodia do solo tinha q usar sem peecisar esticar as notas e depois ficar pra cima e pra baixo a rodana do pitch
Eu ganhei violão aos 12 anos, mas tinha bastante dificuldade em aprender, depois que me envolvi bastante com o mundo das percurssões, inclusive em apresentações, daí troquei minha Lespa por uma Strato, parece q tiraram uma trava de mim, sei lá, simplesmente deslanchei na guitarra, sempre vendo por esse lado da percussão...
Parece o John Mclaughin na thumb, ele é gênio. Ele e Frank Gambale sao os maiores p mim vivos. Gambale faz as fusas que ele ta falando, mas pode e consegue compor melodias poderosíssimas, quem conhece sabe...Finado Allan Holdsworth, absoluto maestro, estaria no trio se estivesse entre nós...sobre Swing, tem que saber sentir o swing de cada músico, principalmente quando nao vem na cara. John McLaughin difundiu o Konnakol quando ninguem sabia o que era isso, menos ainda na guitarra e estudou musica clássica indiana, dificl falar que um cara desse nao tem swing ou comparar com o Swing que tem nos Standards tocados por afro-americanos. Gambale e Holdsworth mesma coisa, ambos beberam muito do Bebop e do Free Jazz e por aí vai...
As três mais importantes escolas de guitarra no Metal: Hendrix Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen. Nos outros gêneros acho importantes Alan Holdsworth e John Maclaughin
Ele tá certo! A uma um exagero,como se fosse uma obrigação,tem que ter um arpejos e a? í acabou a naturalidade,, adorei quando ele falou de Malmsteen, john mclaughlin .
Meu respeito total a esse grande músico que fez história mas opinião é opinião. Ele dizer que no disco o guitarrista fez um solo e no show ele repete da mesma forma eu não vejo problema algum pois, geralmente os fãs querem ouvir exatamente como foi executado no trabalho de estúdio.
Robertinho disse q gosta do guitarrista que palheta todas as notas. Ele deve ser fã do Zakk Wylde. O cara é muito melódico e n economiza na palhetada.😂
A minha decepção com o Mamsteen é que as bandas dele tem o péssimo hábito de colocar os teclados no mesmo timbre das guitarras, e quando ele está solando muitas vezes você não tem a certeza se é a guitarra ou o teclado, mas ele é muito bom guitarrista.
Ele falou dos caras que usam a mão direita, etc, etc; será que ele viu o lance surreal que o Eric Johnson faz numa das primeiras músicas do show Live from Austin TX?
engraçado, minha mentalidade por muitos anos foi de querer ir no show ouvir a banda tocar fiel ao disco e sempre ficava decepcionado quando eles nao tiram igual, achava uma farsa rsrs
✅BLACK FRIDAY: Dia 05/11 às 20:00, quarta que vem, vai rolar um aulão sobre improvisação com Mateus Starling e uma oferta incrível para os que estiverem presentes na LIVE para estudar na Starling Academy of Music.
Para participar basta entrar no nosso grupo VIP do whatsapp que você receberá o link da aula e as informações em breve:
chat.whatsapp.com/DUZippZZyGs20MxpqrREem
Robertinho, dos maiores e mais originais músicos do Brasil. Tive a honra de conviver com ele por alguns anos na banda Yahoo. Grande aprendizado pra mim. Parabéns Mateus pela qualidade da entrevista!!
Amigo Marcão batera ,,,, , um dia tocamos um Baile no estado de Sp, e a Banda Yahoo, vocês fizeram um show nessa noite junto com a gente,,,, o Ribertinho do Recife não estava mais na banda , quem estava é o falecido guitarrista,,,,,,, no qual o único que tratou a gente maravillosamente bem e com respeito , mas todo o resto da banda de vocês não aceitada a nossa própria liberdade de ficar no camarim, vocês pediram para o segurança seus tirar a gente de lá , enfim é uma longa história, ,,
O que espero é que hoje vocês amadureceram nessa questão.
Não tenho raída de vocês porque sei que não se pode cobrar maturidade de alguém que não tem a vivência de maduros.
Eu não sou pianista, nem toco harpa para ficar fazendo arpejo! Recife, Robertinho.
foda demais kkkkkkk
O John McLaughlin é um monstro mesmo. Poliritmia, harmonias da pesada, composições maravilhosas, improvisos idem, etc.
Robertinho do Recife, um dos maiores guitarristas brasileiros de todos os tempos. Vários solos imortais. Concordo em 100% com tudo o que foi dito.
Robertinho zz top ermeto pascoal do recife kkkkkkkkkk esse é o cara sem rabo preso, sem compromisso , um cara top e versátil demais, parabéns Mateus pela intrevista e o respeito que você teve nas perguntas e considerações ❤😊 sem falar das pontes de safenas quase estourando e ele aí firme e forte, mantendo a calma pra não infartar kkkkkkk😂😂😂😂😂😊
Putza, que elogio...😂
@kof3017 esses dois mereceram todos os elogios e muito mais, dignidade máxima, amei !
Sábio da guitarra!!!
Quem não ouve conselhos de sábios ,e acham que sabem tudo...
Não passarão de tolos!
Obrigado sábio Robertinho!!
Seu solo de mordida de amor é uma aula magnífica!!
Tolos nunca saberão!
Experiencia pra dar e vender, nunca foi meu preferido, mais sem duvidas sempre foi e é um grande guitarrista, e opinou com muita propriedade. o mais bacana é o papo de nunca ser copia de outro guitarrista, e também aquele papo do improviso... só aplausos.
"Virou moda é uma merda". Ganhou meu like eterno só aí! KKK
"Virou Moda é uma Merda"
Assisti o Robertinho ao Vivo em 2017... Inclusive, me Recebeu no Camarim pós-Show.
Técnica, Carisma e Humildade Impressionantes.
Um Grande Cara da Guitarra Brasileira.
Abraço Robertinho!
Finalmente um guitarrista que pensa fora da caixa . 🔥🔥🔥
Todos da antiga pensam assim.
A Cor do Som....outra banda maravilhosa dos anos 1970. Robertinho deu aula. Parabéns a todos que fazem esse canal.
que figura essa cara kkkkkkkkk, de fato se parar pra imaginar um cara tocando harpa é o que muitos guitarristas vivem tentando imitar
Rive a felicidade e oportunidade de ver shows do Robertinho. Excelente guitarista e sempre na dele sem prepotência. 👏👏
Velocidade é a última coisa do Malmsteen...Icone , ROBERTINHO ícone também...observação na mosca!
Robertinho fala umas verdades, e ele tb e muito doido. Huahuahua.
Robertinho "Gibbons Hermeto Sivuca Gandalf" de Recife.🤘🤤🤘
Só tem que parar de queimar a erva antes das entrevistas. 🤪🤪🤣🤣
Robertinho de Recife é uma figura. A primeira vista pensei que o Starling estivesse entrevistando Noé ou Matusalém. KKKKK
Kkkk, você foi longe.
Eu "pensei" que fosse um dos integrantes do ZZ TOP. Kkkkkk
Eu pensei a mesma coisa!😂😂😂😂🤦♂️
Eu pensei a mesma coisa! 🤦♂️😂😂😂😂
Caramba!! Estava esperando ele citar o gary moore!! Kkk para mim ele era especialista em bend! Ele dava o bend e vibrava sem semitonar um coma!!!
ME DÁ ORGULHO O CONHECIMENTO E A AUTENTICIDADE DESTE GRANDE MÚSICO BRASILEIRO. AINDA HÁ COISAS NESSE PAIS QUE NOS ORGULHAM! EIS AI UMA DELAS.
Melhor guitarrista do Brasil valeu Robertinho do Recife
O Matheus deve ter gastado uma baita energia para compreender essas conexões variadas do Robertinho.🧠😵💫
Também acho..... Com todo respeito ao mestre Robertinho do Recife, chegou uma hora que o papo começou a ficar chato.....
Eu acho que o véio fumou um antes da entrevista kkkkkkk
Não só acho , como tenho ctz. Huahuahuahua
Quando se refere a bend, imediatamente me vêm na cabeça David Gilmour e B.B. King, boa lembrança do Gary Moore, sensacional Parisienne Walkways
"The Loner" também é muito boa
Me lembrei do vídeo em que Gary Moore toca com BB king
@@poucasnotas4349 Meu irmão, aquele vídeo é épico!
Santana toca uma nota e a gente já identifica o cara. Não é exagero.
Entrevista FABULOSA!
John Mclaughing é maravilhoso!
Isso que Robertinho tá falando, foi a apresentação de John Mclaughlin no Free Jazz de São Paulo com o saudoso baterista Tony Williams. O som que a banda fez no final foi tudo improviso.
Gary Moore realmente. é fantastico.
Eu já admirava Robertinho desde a Fluminense FM onde ouvi, pela primeira vez, a Metal Mania. Mas há pouco tempo, já velho, fui a um show dele e vi o quanto esse cara é gente boa. Compartilhou uma foto que fiz dele no palco em seu perfil. Eu me senti muito privilegiado. Sou fã.
Robertinho do Recife.....é um mestre. O cara para fazer um show do Metalmania...comprou um monte de Marshall para fazer uma parede de amplificadores.
É por isso que você é mestre! Sempre fui fã do Robert indo.
Eu assisto tudo do canal, gosto de muita coisa, praticamente tudo, mas essa entrevista propriamente foi a mas especificamente voltada pra música mesmo, especialmente assuntos como técnica, vivência mesmo.
Não deixem de conferir "A terceira lâmina" com esse animal da guitarra!!
Lembro de ler uma materia sobre ele em uma revista antiga de guitarra que dizia que ele recebeu uma carta, (nao lembro se foi do Vai ou do Malmsteen) falando que ele estava a frente do tempo de todos. Na epoca ele tinha sido um dos precursores nesse lance de musica classica na guitarra.
O importante é tocar bem e melódico
Tocar bem,e não saber fazer música ,não adianta
Rock n rooolll foreverrrrr👏👏👏👏
Aquele pequeno desafinado na hora certa que lembra um choro ou um grito de alegria é o que faz da guitarra única
O saudoso Leopoldo Rey (na sua Enciclopédia do Rock) conceituou o Gary Moore como uma "combinação da rapidez de um Alvin Lee com as escalas jazzísticas de um John McLaughlin". Tá hi!
Gary Moore é ph0d4 demais. Colesseum II é inacreditável até hoje. Mas bend é com mestre Albert King.
Boa lembrança! Bandaaça!
Na maioria das vezes a velocidade vai em detrimento da qualidade . O guitarrista de verdade é aquele que coloca alma na sua guitarra. Calini , Robertinho e Pepeu sabem fazer isso .
Muito bom e o AC/DC essa definição, foi S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!!!
Esse é fera, e tem personalidade!
👏👏👏👏👏 Grande Robertinho! Um ícone da guitarra no BR. 🤘🤘
O monstro da guitarra!
Tive o privilégio de assistir ao John McLaughlin ao vivo em Porto Alegre, em 1979.
O violinista era sobrinho do Ravi Shankar.
Também estava lá, em 79. John McLaughlin com sua banda à época, a One Truth Band, promovendo o álbum “Electric Dreams”. O baixista era o Fernando Saunders e o baterista o Tony Smith, ambos oriundos do Jan Hammer Group. O John é um gênio. Vi ele de novo, no Teatro do Bourbon Country, décadas depois, com a sua 4th Dimension: John, Etienne M’Bappé (baixo), Ranji Barot (bateria) e o Gary Husband (teclados e bateria). Fantástico.
Eles tocaram no Maracanãzinho também...
@@zepapires os cartazes eram da Soft Machine
Só uma ressalva...
A irmã do Angus e do Malcolm que sugeriu o nome ACDC pra banda.
O que ele fala sobre "ACDC" na entrevista que o Robertinho citou aí, é com relação a música "High Voltage" que tem esses acordes.
QUADO ESCUTEI GARY MORE PELA PRIMEIRA VEZ
FIQUEI VICIADO
A MESMA COISA FOI COM JEFF BECK
O cara é um verdadeiro mestre da guitarra
detonava no "mordida de amor" , muito fera
Kkkkk a melhor definição de AC DC que ouvi na vida 😂
Robertinho é muito fera mesmo o cara é muito mito!
Melhor entrevista
Esse é foda! Um mestre da guitarra.
Robertinho um cara de personalidade!
Tem que lançar o metal mania remasterizado
Um clássico
👏👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Grande mestre bela entrevista ainda cita Gary Moore e os bends
Ainda existe muita gente que acredita que talento é medido por notas por segundo.
Mandei essa há alguns anos como comentário, aqui no UA-cam, depois que vi um cara, brasileiro, tocando em uma exposição de instrumentos, junto com o Alabama e ele ficou puto porque eu disse que estão todos tocando igual e nao se distingue o guitarrista....puro estrelismo.. pqp
Foda que maioria dos caras que falam isso não faz nenhum nem outro, geralmente cara se mata pra fazer o básico e fala mal do malmestein aí é foda ... Geralmente o cara que não toca nada a fica puto com shreders kkkk nunca vi um shreder esculachando um blueseiro pq toca rápido e preciso etc... já a galera do "feeling" (tô falando de fãs que tocam no quarto) nem feeling tem 😂😂😂😂 vai ver tocando tá longe dos que crítica 😂😂😂
Usava muito a alavanca ou pitch do teclado era legal no começo mas depois descobri q era legal pra bêbados mas pra ouvir a hirmonia e melodia do solo tinha q usar sem peecisar esticar as notas e depois ficar pra cima e pra baixo a rodana do pitch
Abraço do Marcos Thomazini da Itália a esse monstro!
Na minha opinião, Robertinho é o maior guitarrista brasileiro.
Falou um cara q sabe !eu era criança o cara já tocava a anos
Mestre Robertinho!!🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O bend do malmsteen é sensacional.
Robertinho é muito inteligente!
Já passou da hora desse podcast ser com guitarras ligadas em mão....
Genial: Malmsteen, Clapton e Eddie Van Halen tem os melhores bends, só não concorda com quem não sabe ou não co segue tocar.
Bends afinados.
O McLaughlin tocou junto com o Paco de Lucia. Não foi acompanhando. Foi junto. Alternando solos com o bruxo. Dispensa qualquer outro comentário.
Eu ganhei violão aos 12 anos, mas tinha bastante dificuldade em aprender, depois que me envolvi bastante com o mundo das percurssões, inclusive em apresentações, daí troquei minha Lespa por uma Strato, parece q tiraram uma trava de mim, sei lá, simplesmente deslanchei na guitarra, sempre vendo por esse lado da percussão...
Entrevista muito boa show
Esse cara é um poeta kkk
Gostei da barba a la Billy Gibons!
Parece o John Mclaughin na thumb, ele é gênio. Ele e Frank Gambale sao os maiores p mim vivos. Gambale faz as fusas que ele ta falando, mas pode e consegue compor melodias poderosíssimas, quem conhece sabe...Finado Allan Holdsworth, absoluto maestro, estaria no trio se estivesse entre nós...sobre Swing, tem que saber sentir o swing de cada músico, principalmente quando nao vem na cara. John McLaughin difundiu o Konnakol quando ninguem sabia o que era isso, menos ainda na guitarra e estudou musica clássica indiana, dificl falar que um cara desse nao tem swing ou comparar com o Swing que tem nos Standards tocados por afro-americanos. Gambale e Holdsworth mesma coisa, ambos beberam muito do Bebop e do Free Jazz e por aí vai...
Uma lenda
Eu seria aluno do Robertinho fácil.
As três mais importantes escolas de guitarra no Metal: Hendrix Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen. Nos outros gêneros acho importantes Alan Holdsworth e John Maclaughin
Gary moore .muito bom completo
Não sei se procede. Mas, desses caras da música clássica, sinto influência do Uli Jon Roth no Robertinho.
Os bends do Malmsteen realmente são fenomenais!
Robertinho, fala da história d´O Elefante!
Maluco beleza kkk... Mas o cara é muito bom.... não tô falando mal
Ele tá certo! A uma um exagero,como se fosse uma obrigação,tem que ter um arpejos e a? í acabou a naturalidade,, adorei quando ele falou de Malmsteen, john mclaughlin .
Meu respeito total a esse grande músico que fez história mas opinião é opinião. Ele dizer que no disco o guitarrista fez um solo e no show ele repete da mesma forma eu não vejo problema algum pois, geralmente os fãs querem ouvir exatamente como foi executado no trabalho de estúdio.
Eu tenho um disco aqui do Miles Davis Tributo a Jack jonhson e que ele tira muita onda!
Heart of things do Jonh McLaughlin é um dos melhores discos de fusion e improvisação que já foram feitos. É ao vivo. Selo da Verve.
O guitarrista de blues do Rio de Janeiro Mauricio Sahadi tem uma técnica de bends que vale a pena conferir.
Robertinho disse q gosta do guitarrista que palheta todas as notas. Ele deve ser fã do Zakk Wylde. O cara é muito melódico e n economiza na palhetada.😂
A minha decepção com o Mamsteen é que as bandas dele tem o péssimo hábito de colocar os teclados no mesmo timbre das guitarras, e quando ele está solando muitas vezes você não tem a certeza se é a guitarra ou o teclado, mas ele é muito bom guitarrista.
Palhetar tudo......rockssss
Ele falou dos caras que usam a mão direita, etc, etc; será que ele viu o lance surreal que o Eric Johnson faz numa das primeiras músicas do show Live from Austin TX?
Gênero, número e grau com relação à John Mclaughlin ❤.
5:14 Robertinho e Malmsteen com Maquiagem 😂😂😂
Ele pode entra no zz top 😮😮😮😮
"Virou moda fica uma merda"
Muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu também muito de arpejos no solo ficam bonitos mais prefiros mais escalas.
Gary Moore realmente é completo!
O Robertinho de Recife tá ficando meio zoado das ideias 🤪mas sem dúvida foi e é um bom guitarrista
Gary Moore fazia a guitarra chorar. Só ele mesmo
Robertinho do Recife já tocava muito, bem antes do Malsteem aparecer no cenário.
Ô Robertinho, não foi o Larry Coryell que fez parte do Guitar Trio, foi o Al Di Meola.
Sensacional...kk
pra mim tres guitarrarista que tem a palhetada limpa e definidas e os bend e paul gilbert steve morse e o kiko loureiro
engraçado, minha mentalidade por muitos anos foi de querer ir no show ouvir a banda tocar fiel ao disco e sempre ficava decepcionado quando eles nao tiram igual, achava uma farsa rsrs
Bend e vibrato também