Ola sou de Minas Gerais e aqui onde eu moro tem trem tanto de minerio quanto de passageiros.Agora sobre o significado do termo trem eu sugiro que vão dar uma olhada no dicionário Aurélio lá vocês vão ver comboio ferroviário aparece na 9° posição das definições .Aqui vai a lista de significados da palavra trem no dicionário Aurélio 1-Bagagens, criados ou camitivas que alguém leva em viagens. 2-Modo de se apresentar 3-Vestuário 4-Veículo de tração animal 5-Conjunto de utensilios de cozinha. 6-Conjunto de moveis e arranjos de uma casa. 7-Conjuntos de aparelhos e utensilhos destinados a certo fim. 8-Qualquer obrjeto coisa ou bagagem 9-Conjunto de vagões ou carruagens engatadas umas a outras puxadas por uma locomotiva. Caso alguem duvide segue ai o link. dicionariodoaurelio.com/trem
Duas pessoas fazendo café, no interior de Goiás: Uma diz à outra: -"Po po pó?" A outra responde: -"Po pô". É mto interessante a comunicação, quase de um dialeto, q nasce espontaneamente entre as pessoas, daí a riqueza da nossa cultura!
"Nossa" é uma contração de "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro". Era uma reza típica que alguém fazia quando estava com muito medo. Como a expressão era muito extensa abreviaram para apenas "nossa", que depois passou a ser uma interjeição comum para exprimir diversos tipos de emoção além de medo, sendo usada, inclusive, para exprimir surpresa.
O mineiro fala trem, mas ele está correto! Trem significa todas as coisas. No clássico dicionário Aurélio, o primeiro significado da palavra trem é "coisas, troços, objetos dentro da mala de um viajante...". Portanto, trem significa todas as coisas. E nesse sentido que dizemos: "O que eu levo para a festa... Ahh leva qualquer trem"... E trem vagão no Dicionário está na oitava ordem (se não me engano). Abraços, adoro os bate papo de vocês... Valeu
gente n esqueçam de tomar o remédio da escoliose, viu ?! carregar a espontaneidade do youtube todinho nas costas deve ser difícil, beijoooooooooooooooooooooos
Meu amigo, meu velho (amigo) > velho > vei E os americanos fazem quase exatamente igual... My dear, my man, my boy, my friend... E daí já tem a variante 'Oh man', ou então 'Oh boy', que no Brasil, dependendo da região poderia ser "moleque", "rapaz" (ou abreviado/forma informal 'rapá'), "guri", "piá"
Sou de Fortaleza/CE e vou mandar essa frase com varias palavras de lá pra vocês decifrarem o significado da frase e das palavras: "Macho... Se tu tiver avexado, num se aperreie não, pode tomar o rumo do beco!" Felicidades e tudo de bom para vocês!
"Meu" é típico paulistano, é herança dos italianos que falam muito "Dio mio!".... daí "mio!" até a tradução "meu!". É a chamada gíria de "boy da mooca", bairro com enorme colonia italiana em SP.
@@jonathangoulart1999 O sotaque paulista lembra muito a da região do vêneto e muitas cidades catarinenses lembra outras regiões do norte italiano assim como Buenos Aires lembra o sul italiano aliás até os italianos percebem isso.
"Mano do céu" até eu caio na gargalhada quando uma pessoa fora de São Paulo comenta, não faz nenhum sentido, fico imaginando o primeiro ser disse isso xD
O trem é fácil de entender conhecendo o significado original da palavra: "Conjunto dos móveis de uma casa; mobília, mobiliário.Conjunto de aparelhos e utensílios necessários a uma determinada tarefa.Conjunto das bagagens de um viajante". Ou seja, o veículo que anda nos trilhos era onde se carregavam os trens! Em Portugal, não houve essa adaptação e trem é chamado de comboio.
Eu to muito viciado nesse canal, não tem como HUASDHAUSHDASUHUHA assisti uns 20 vídeos entre semana passada e essa ahsudhasudhuas obrigado pelos vídeos
Em resumo, quase todo o acervo das gírias brasileiras tem ligação religiosa, mais precisamente, com a mãe de Jesus. Meu Deus (olha a religiosidade de novo), por que isso?
De curiosidade, os americanos usam o 'oh my' ou 'oh my goodness' nesse contexto que usamos 'nossa'. Eles só usam 'Oh my god' em situações tristes ou dramáticas para não usar o nome de Deus em vão.
@@biomediciandocomlari8424 Eu também, minha terapia é aqui. Eles são indescritíveis, o melhor casal do UA-cam, sem dúvida alguma. E viva a Globalização , que juntou estes dois (que, à princípio, se detestaram mutuamente. A vida não é engraçada?)
"Eu acredito" que a origem da gíria "trem" em Minas surgiu no século 19, época em que o Brasil tinha uma extensa rede ferroviária. Minas é gigantesco e existia inúmeros vilarejos "muito isolados" da capital, que surgiram para servir de moradia temporária aos exploradores das riquezas dessas regiões; e nessas localidades ermas o trem era o único meio de ir embora. A saudade do lar/terra/casa contribuiu para que os trabalhadores começassem a intuitivamente cultuarem o trem como uma especie de solução; então, de tanto falarem e pensarem no trem, habituaram-se à falar trem como sinônimo de coisa; é engraçado demais, mas a base de tudo foi essa, podem acreditar. Trem = Coisa Que trem bão sô ! (Que coisa boa !) Que trem é esse ? (Que coisa é essa ?) Que trem viu ! (Que coisa viu !) Temos outras gírias mineiras como "uai", que é empregado quando questionamos algo associado no sentido de "interrogação", exe: uai só, por que aconteceu isso ? (pera ai, por que aconteceu isso ?) O "uai" foi fruto dos exploradores ingleses que trabalharam durante décadas em Minas no séculos 19/20, esse uai vei da expressão inglesa "Why" (significa porque) Uai ! que trem é esse ? (pera ai, que coisa é essa ?)
Acho q o wally faz tanta graça pra ver a Dasha rindo, pq a risada dela é muito boa!!! Dá vontade de ficar ouvindo sem.parar!! Eles são mto fofos genteeee!!!
O Paraná é ótimo em regionalismo: " Piá Pancudo ", " Piá de Prédio " , "Capaz", " É o Djanho", " No Galeto" e muito mais, de Curitiba um abraço ao casal.
Algumas Gírias de Curitiba: Vina - Salsicha Guria - Moça, Mulher Guri - Moço, Rapaz No Galeto - Rápido, ligeiro Larguei os Bets - Desistir de alguma coisa. Tá Fumegando - Algo está funcionando.
Conheci o canal de vocês com o vídeo sobre Chernobyl e estou há 3 dias maratonando. Ontem me peguei até falando com o sotaque da Dasha, hahahaha Muito querida essa família =)
@Beto Ramone O Aff pode ser um diminuto de uma frase de guerra que na época imperial da guerra da Cisplautina na qual o Brasil tentava tomar o Uruguai se usava para reunir os cavalos ao fronte Aff "Ao fronte do flanco!" . Então o Aff pode ser traduzido como atenção a frente .🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Beto Ramone não descartando as possibilidades, mas me parece uma onomatopeia pra uma bufada (algo como o “humpf”) diante de algo ridículo, absurdo ou inaceitável.
Prazer em conhecê-los, se eu morasse em SP iria ao encontro com certeza! Se vierem pro sul é só falar: bom dia piazada do dianho, locaiada, tongo véio.
Realmente, a questão do "coisa" isso é verdade. Um amigo meu numa empresa, uma vez me disse assim: Edson, você coiso o coisa lá?......kkkkk......que frase louca é essa? Pior que eu entendi.
A graça de estar casado com uma pessoa estrangeira é realmente maravilhosa! Ter momentos divertidos em pequenas palavras e costumes. Aqui no Japão tem muitos casais de varias nacionalidades assim como vocês! Abraços!
Certeza? Não acho q vem de "meu Deus" pq não é uma expressão de surpresa como "oh my god". A gente chama as pessoas de "meu". Eu imagino q seja abreviação de "meu amigo" ou algo do gênero. Em vez de falarem algo como "pô meu amigo, como vc faz um negócio desses comigo", vira só um "pô meu"
Esse "nóhhh!" de Minas é a menor abreviação do mundo! Que significa "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro"! O Mineirês é uma linguagem a parte e pode ser muito engraçada. Como dois Mineiros fazendo café juntos: Pó pô pó? Pó pô! Kkkkk
Já ouvi essa piada como "galinhas mineiras fazendo café", que ai o pó seria que nem a onomatopeia do som delas, ta ligado? E "nóhhh!" ainda é abreviavel pra "nu"
Boa noite. Gostei muito dessa blusa, Dasha! Para mim ficou otima em vc. Esse óculos tb Wally. Gosto de ouvir voces. E me divertir com as suas risadas. E senso de companheiro e amor entre voces dois. Grato por essa boa energia.
eu fiquei rindo sozinho aqui, vcs são de mais. tem muitas coisas que não fazem sentido, mas só nos damos conta quando saímos da nossa região ou quando conhecemos alguém de fora. Eu nasci em no Pará, morava em São Paulo e atualmente moro em Santa Catarina imagina o tanto de gírias e frases engraçadas.
Aqui em Sc (microrregião) nós falávamos muito a "porcaria" kk pra tudo! Até que veio uns ambulantes aqui vender redes e eu perguntei "quanto vale essa porcaria" Um deles deu uma gargalhada e eu percebi que falei algo de errado kkkkk
Eu de Minas também uso demais o porcaria, sempre quando tem algo pra comer que eu não o que q é eu pergunto: "que porcaria é essa aqui" ou "que que é essa porcaria aqui?" ou no lugar do "porcaria" eu uso "trem" mesmo
Seu, que brisa. A gíria nais icônica e inexplicável entre os gaúchos não é o "Bá" (Barbaridade), mas sim o "Capaz" falado como pergunta retórica. - Tu viu que a russa fala tri bem o português? - Capaz? - Ãrrã.
Gíria comum no Paraná: Em Curitiba: - Tesao piá - (criança, pessoa, ou alguma coisa) do Django - leiTE quenTE Interior: - ficar devarde (ou debalde, debalde estaria graficamente certa pois é de um português mais antigo - guri ou guria - tu ( você, seria usar o "tu" em toda frase ao invés de você) - fazer cerão (ficar até mais tarde na casa de alguém ou ir na casa de alguém a noite) - Buia. Tem muita buia no salão. (Ou bulha, que no português mais arcaico seria barulho). - Ir pro trecho (ir trabalhar fora da cidade onde mora. Tipo se eu moro em Pato Branco e vou começar a trabalhar em São Paulo capital semana que vem, por exemplo eu digo: - Semana que vem vou pro trecho. Tapera: Casa velha, ou casa de madeira antiga ou casa abandonada mesmo. Ficar tchuco (não sei se tem grafia certa): Os descendentes de italianos do interior de SC e do sudoeste paranaense usam isso para dizer se alguém está gíria para dizer quando alguém está muito bêbado. - O guri ficou tchuco com o quentão. E isso que eu lembro agora. Mas tem muita coisa deste dicionário "Aurélio ParanaENSE". Daria uns dois vídeos ou mais xD
Gírias da Paraíba (algumas do Nordeste no geral kkkkk): Gota serena/gota Só o mi da pipoca Pantim Invocado Cabra Valei-me/Vala-me/Varei Peba Pingo do meio-dia Mulesta Muído Bruguelo Filho de uma égua (Fi duma égua) Painho e Mainha Turica São muitas, isso é só uma amostra kkkkkkkkkk
Sou de Minas e vou explicar o trem.. na real é como se fosse a coisa ou o troço.. mas a gente entente o que é o trem, coisa que as outras pessoas de outros estados as vezes ficam boiando, e o nossa, aqui a gente usa mais nó e nú.. tem contextos diferentes.. o nó é como se fosse o nossa de espanto (mas leve) e o nú é muito espantado, bem bizarro mesmo.. sacou?
Sou de outro estado e vim morar em Minas e digo q quem eh de fora entende bem o trem, tipo, nunca fiquei perdida em conversa nenhuma por causa do trem, sempre da pra entender. A gente sabe q eh uma gíria q Minas usa bem antes de chegar em Minas (que nem os outros estados sabem q gaúcho usa Bah e tche). Mas o Nu e o vapo eu fiquei completamente boiando Vapo não dá pra entender nenhum contexto ahhahaha
Muito bom. Vcs são muito divertidos, encontrei o canal esses dias. Não sei se falaram já nos comentários, mas tem as gírias relacionadas com o universo tropeiro: "dar um boi" (vou te dar uma chance, vou facilitar algo para vc). E se dar um boi é pouco, pode ser "uma boiada" (é amplificar o 'dar o boi exponencialmente, não estou te dando UM boi, estou te dando uma boiada inteira), o que também pode ser algo muito fácil de ser executado ("esse trampo é maior boi" ou "que boiada esse trampo"). "A vaca foi para o brejo" (ja era, deu errado). Levar um chifre (foi traido). "Azedou o leite" (estragou tudo). "Pode tirar o seu cavalinho da chuva" (pode desistir pq eu não vou fazer isso para vc não). "Dar um coice" (quando uma pessoa é grossa com outra). Amarrar o burro na sombra (está muito bem onde está, não quer mais sair dalí). Deve ter mais coisas, me lembrei desses agora E tem a culinária: feijão tropeiro, vaca atolada.
Aqui no Rio Grande do Norte nós falamos isso também, inclusive a minha professora de São Paulo ela imaginou uma pessoa rebolando dentro do mato kkkkkkkkkk
Eu fiquei surpreso com o "rodar e dançar", de tanta as gírias que nos temos, pensei que ela iria fala "Cara de pau" ou alguma coisa assim. Achei muito engraçado e criativo vcs abordarem esse tema, é a primeira vez q algum canal fazendo essa abordagem, estão de parabéns e muito obrigado. Ri muito com vcs
Nossa!= falo bastante. "Meu"do paulistano= Deus me defenda de falar isso kkk. Coisar= tbm não falo. Trem= uso bastante, sou mineira. Mineiro usa trem pra tudo, mas pra chamar o trem de trem, o mineiro fala locomotiva kkkk. Rodar, dançar= kkkkk ri bastante da dasha
@@thiagopeixotomsd qual mineiro não usa cê? Kkkkk apesar de ser feio de se falar. Agora falar Zé aí já é demais, tem que ser bem caipirao mesmo, talvez a gente usa como equivalente o nosso Sô e Sá( que devem ser abreviações de moço e moça) ex: ah não Sô, para de ser besta uai!!!
Sou mineira também, do leste de minas, aqui trem de ferro é trem e trem é qualquer coisa. Usamos muito o nó e nú dependendo da situação. Barango(a)= brega. Babujado= O copo está babujado. O copo está sujo. Murrinha= Esta camisa está com uma murrinha danada. Cheirando mal. Gastura= Aperto. Estou com uma gastura no peito. Custoso= Difícil. Pessoa custosa= Pessoa difícil.
@@neilafranco2159 conheço todas essas palavras que vc citou tbm. Porém não acho que barango( a) é brega sejam sinônimas. Barango(a) é uma pessoa feia e brega é uma pessoa que se veste mal, tem um estilo estranho.
Sua esposa tem um entendimento extraordinária!! Tens toda razão realmente não faz sentido nenhum esse costume nosso. Sou do nordeste Brasileiro aqui tem um costume em falar: OXE, ACULÁ, PRUMOIDE, VIXE........ E muito mais.
*Gírias do Estado do Rj* *Fuzuê:* Confusão *Showcrivelmente Showcrivel:* Algo incrível *Tirar onda:* Fazer ou ter algo que os outros não tem ou fazem ou fingir que tem/faz, ser o que não é. *Cortar a onda:* Impedir que um indivíduo faça algo que goste. *Pato:* Como o pato que anda, nada e voa com razoável competência, essa gíria é muitas vezes usada para designar um profissional mediano que não é especialista em nada. *Sinistro:* Pessoa muito boa no que faz, ou acontecimento fora do comum. Pode ser bom ou ruim. *Crowdeado:* Gíria de sufista para lugar lotado. *Bolado:* Em sentido literal pode significar "planejar", "idealizar", "conceber", já como gíria significa "surpreso" ou "assustado". *Caô:* Lorota, brincadeira, problema. (p.ex.: "Temos que resolver esse caô!"). *Irado:* Qualificação positiva relacionada a um fato, ocorrência ou objeto. *Maluco:* Cara, sujeito, indivíduo, pessoa. *Cara:* Maluco, sujeito, indivíduo, pessoa. *Na mão do palhaço:* Indivíduo que está entregue à própria (má) sorte, ou quando está passível da ressaca moral do dia seguinte. *Zero bala* Gíria de vovô garoto para novo ou recém-comprado.
Tirando as gírias de surfista, por motivos óbvios, todas as outras são usadas aqui na minha cidade, Petrópolis. PS.: Que indivíduo, em sua sã consciência, diz showcrivelmente showcrível? 😱
nas épocas de 30-40-50 , o trem de ferro era algo magnífico , era referençia para tudo , daí começou a se usar a referencia da palavra trem para algo grande , depois foi popularizando até usar para quase tudo referido em MG
Infelizmente não essa gíria tem teor histórico.No descobrimento do Brasil índios Tupinambás canibais capturavão seus maiores inimigos (na época os portugueses)em em um ritual os obrigavam a "dançar e rodar" em cirandas antes de canibalizalo os. Uma nau portuguesa afundou no nordeste do país ao saber disso índios dessa tribo capituraram os portugueses na orla da praia e os mataram neste ritual canibalista. Então o dançar significa morreu ou aconteceu algo ruim. E com o tempo o rodar tomou sentido de tiro pois o tambor do revólver roda pra disparar o projétil da arma e também tomou sentido de morte e algo ruim.💀💀💀💀💃💀💀💀💀
Gírias mais usadas na Bahia: - Bala - coisa muito boa. Ex: "Comprei um tênis bala!" - Barril - substantivo atual usado para designar qualquer coisa, ruim ou boa. ex. de coisa ruim: "Véi, levei pau na prova, caiu os assuntos que não estudei." "Barril". ex. de coisa boa: "Pô man, ninguém tava entendendo nada aqui, você chegou e botou ordem na casa. Tu é barril mesmo!" - Barril dobrado - é a evolução natural da gíria anterior. É tudo do barril, só que ao dobro. - Palha - coisa ruim, sem valor. Ex: "Rapaz, que celular palha é esse? Quebrou em 1 mês!" - Zignal (ou simplesmente zig)- gíria um pouco antiga pra designar o ato de dar 1x0 em alguém. Ex: "Oxe, eu disse a ele que ia lá hoje, mas vou dar o zignal e ir pra festa" - Mala suja - Ladrão ou alguém de alguma forma envolvida com bandidagem. - Baba - a famosa pelada, futebolzinho com os amigos. O ato geral se diz "Bater o baba" (jogar bola). - Comer água - Beber. Geralmente pra cair. - Zuada - barulho de qualquer tipo. Baiano não ouve um barulho, ele "escuta uma zuada". - Oxe! - interjeição de espanto. (Baiano quase nunca, ou nunca, usa a versão televisiva "oxente"). - Afobar - sentir-se pressionado ou inquieto. - Arrudiar - dar a volta. Pelo sotaque baiano é mais normal você ouvir "Arrudêa!" quando alguém fala pra outra dar a volta. - Reggae - festa de qualquer natureza. ex: "Cadê seu irmão que não apareceu hoje aqui?" "Tá nos reggae". - Nêga - mulher. De qualquer cor, raça, religião, sabor, profissão, etc...tudo é nêga. - Lá ele! - quando você por pura superstição quer se livrar de algum mau agouro. ex: "Quando tu casar tu vai ver" "Lá ele!! Negócio de casar!" - Tchiortina - mulher que bebe muito. - Dor de facão - aquela dor que dá do lado do corpo quando falta ar. No resto do Nordeste é chamado também de "dor de viado" (vai entender o porque...) - Queixar - xavecar. - Comer o H - acreditar em alguma conversa fiada. - Missa missa é de corpo presente! - quando você quer dizer que faz tudo às claras e sem mentiras. - Ficar na cocó - à espreita de algo. - Aonde? - Advérbio de negação. Geralmente falado de forma alongada: "Aooonnde??" Ex: "Cê vai assistir o ba-vi, man?" "Aooonde pai? Ingresso caro da zorra!" - Aperto de mente - Pressionar alguém. - Brocar - ser muito bom ou ir muito bem em alguma coisa. - Calundú - triste ou mau humorado. A expressão geral é "estar de calundú". - Comer pilha - se deixar levar por conversas fiadas. - Baratino - dar um migué, enrolar alguém. - Na tora - fazer forçosamente algo. - Ó paí! - Jeito baiano de falar "Olha pra isso!". Preste atenção aqui. - Se pique! - vá embora! E muitas outras, mas chega né?
"Meu" vem do sentido de dizer "meu irmão", "meu querido", "meu amigo". Costuma-se muito (em São Paulo) dizer "meu brother" ou "meu mano" também. Disso vem a contração da expressão, omitindo a segunda palavra e permanecendo o "meu".
Gente, o português da Dasha é perfeito. Inclusive acho que ela tem um dicção melhor que o maridão hahahah
Os russos tem facilidade de falar a nossa língua
O português dela é melhor do que de muito brasileiro que eu conheço.
depois que o cérebro grava as letras de uma forma , n tem o capiroto q corrige mais kkkkkkkk
Eu fico pensando nisso tbm, como ela aprendeu português pq ñ pode ter sido o Wally q ensinou 😂😂
Russo fala qualquer coisa
- VOCÊ É MINEIRO MESMO?
- SOU SIM
- ENTÃO FALA AGASALHO
- BRUSDIFRI
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
kkkkkkkkkkkkkk
N mano se tá zoando kkkkkkkkkk num pode ser kkkkkkkkjk
Isso é quase um russo!!! kkkkkkkkkkkk
Sô minera e e verdade
"Nossa seu!"
Quando um estrangeiro pede desculpa para um brasileiro:
Estrangeiro: -Desculpe!
Brasileiro: -Imagina!
estrangeiro: Imaginar o que?
q não aconteceu
Mineiro, ao invés de "magina", fala "capaiz" 😂😂😂😂
Imagina não é do brasileiro, é do sudeste, aqui em Fortaleza a gente não responde assim.
@@joyceduarte7374 responde sim, seria como "não, imagina"
Em bom paulistês: (geralmente mulher fala assim........) Magííííííííííííína............
Ola sou de Minas Gerais e aqui onde eu moro tem trem tanto de minerio quanto de passageiros.Agora sobre o significado do termo trem eu sugiro que vão dar uma olhada no dicionário Aurélio lá vocês vão ver comboio ferroviário aparece na 9° posição das definições .Aqui vai a lista de significados da palavra trem no dicionário Aurélio
1-Bagagens, criados ou camitivas que alguém leva em viagens.
2-Modo de se apresentar
3-Vestuário
4-Veículo de tração animal
5-Conjunto de utensilios de cozinha.
6-Conjunto de moveis e arranjos de uma casa.
7-Conjuntos de aparelhos e utensilhos destinados a certo fim.
8-Qualquer obrjeto coisa ou bagagem
9-Conjunto de vagões ou carruagens engatadas umas a outras puxadas por uma locomotiva.
Caso alguem duvide segue ai o link.
dicionariodoaurelio.com/trem
Sou de Lisboa, Portugal e esse "nossa" dos brasileiros sempre estranhei donde veio. Sei-o agora.
Nossa de "Nossa senhora"
@@b-butwhytho7084 Isso mesmo.
É abreviação de algo tipo: "nossa senhora da aparecida, que que isso?" Rsrs
Nossa Senhoraaaa
E o "vixe" de virgem Maria
Duas pessoas fazendo café, no interior de Goiás: Uma diz à outra:
-"Po po pó?"
A outra responde:
-"Po pô".
É mto interessante a comunicação, quase de um dialeto, q nasce espontaneamente entre as pessoas, daí a riqueza da nossa cultura!
😐😅!
Essa é velha kkkkkkk mas ótima!
É bom explicar né, abreviação de "pode por o pó?", "pode por".
Tem aquela frase famosa do carioquês: "Ó o auê aí ó!"
@@aguinaldolima obg
"Nossa" é uma contração de "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro". Era uma reza típica que alguém fazia quando estava com muito medo. Como a expressão era muito extensa abreviaram para apenas "nossa", que depois passou a ser uma interjeição comum para exprimir diversos tipos de emoção além de medo, sendo usada, inclusive, para exprimir surpresa.
O mineiro fala trem, mas ele está correto! Trem significa todas as coisas. No clássico dicionário Aurélio, o primeiro significado da palavra trem é "coisas, troços, objetos dentro da mala de um viajante...". Portanto, trem significa todas as coisas. E nesse sentido que dizemos: "O que eu levo para a festa... Ahh leva qualquer trem"... E trem vagão no Dicionário está na oitava ordem (se não me engano). Abraços, adoro os bate papo de vocês... Valeu
Kkkkkk! Rachei de rir com o “rodar” e “dançar”! E se ela souber que “a casa caiu”?
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
CPF cancelado! Kkkk
Dasha,o vídeo inteiro pode ser da sua risada!! Você é ótima!!Wally,valorize sua esposa cara, você ganhou na loteria!!!!💯👍🏻👏🏻
Amei o vídeo também eles são muito queridos, ela é linda e fala tão bem o português que nem parece que é russa 😍
Esse comentário tem varias interpretações
a Risada da Dasha, dá uma vontade danada de rir junto...
gente n esqueçam de tomar o remédio da escoliose, viu ?! carregar a espontaneidade do youtube todinho nas costas deve ser difícil, beijoooooooooooooooooooooos
E Minas:
"Cê pega o trem de coisar que dá certo, uai."
E o povo entende.
trem bão d mai da conta kkkkk
"Meu" é abreviação de "meu amigo" ou "meu chapa", se você for dos anos 80 kkkkk
Isso mesmo.
Anos 80??!! Só se for 1880!
tb de meu irmão, daí o carioques -> mehmão
Meu amigo, meu velho (amigo) > velho > vei
E os americanos fazem quase exatamente igual... My dear, my man, my boy, my friend... E daí já tem a variante 'Oh man', ou então 'Oh boy', que no Brasil, dependendo da região poderia ser "moleque", "rapaz" (ou abreviado/forma informal 'rapá'), "guri", "piá"
Meu de "MEU DEUS"
Sou de Fortaleza/CE e vou mandar essa frase com varias palavras de lá pra vocês decifrarem o significado da frase e das palavras: "Macho... Se tu tiver avexado, num se aperreie não, pode tomar o rumo do beco!" Felicidades e tudo de bom para vocês!
"Meu" é típico paulistano, é herança dos italianos que falam muito "Dio mio!".... daí "mio!" até a tradução "meu!". É a chamada gíria de "boy da mooca", bairro com enorme colonia italiana em SP.
A maioria dos paulistas não tem esse sotaque de Boça não.
@@Denislima1999 pode não ter sotaque mas o costume pode ser muito bem herdado da região.
São Paulo é a maior cidade italiana do mundo pois tem mais descendentes que Roma. Outra entre tantas herdada seria "terra rocha" .
La no RS pelo menos onde eu morava tmb se fala muito o "meu". Tanto é que a gente sempre fala "Bah meu"
@@jonathangoulart1999 O sotaque paulista lembra muito a da região do vêneto e muitas cidades catarinenses lembra outras regiões do norte italiano assim como Buenos Aires lembra o sul italiano aliás até os italianos percebem isso.
"O pau tá comendo solto". Essa gíria eu sempre tive dificuldade de entender, só entendi ela, quando eu tinha 14 anos e vi pessoas brigando.
"Olha o pau quebrando" tbm serve pra briga. Kkkkkkkk
Verdade cara, esqueci dessa kkkk
isso pode servir pra otra coisa tbm kkkkkk desculpa
Nossa! Faz tempo que não via essa. Obrigado por lembrar! muito boa! Tudo de Bom!
"Dar os pulos"! Ficaria ótima na frase... Fulano "deu seus pulos" mas não adiantou! Rodou e dançou legal!
"De cair os butiá do bolso" - RS
Abraços de um gaúcho que adora vcs.
Já ouvi essa expressão aqui no RJ. Mas não é comum, não.
Em SP tem é de cair o cu da bunda
Gosto muito de butiá e em SP não encotro
Bah guri, tú não ta mintendendo Piá
No RJ é mais comum "De cair o cu da bunda"
Faltou o “mano do Céu”, o canal de vocês tem uma energia mt suave abraços ✌🏼👊🏼
"Mano do céu" até eu caio na gargalhada quando uma pessoa fora de São Paulo comenta, não faz nenhum sentido, fico imaginando o primeiro ser disse isso xD
O mais engraçado é que para o paulista é mo natural, até alguém reparar na frase 😂
pensei nisso também, Mano do Céu.. só me dei conta quando vi gringo indagando rs
Mano do céu é o Jesus rapper
@@figueiredolh11 🤣🤣🤣🤣
É contagiante a alegria que vocês passam por coisas simples 😁 # É sobre isso!
Nunca vi uma russa com tanta simpatia, sem falar na beleza, parabéns ao casal.
Faz um vídeo sobre gírias do Russo que são engraçados dizer no português!
Up
Up
Pior que "nossa" é a sua digievolução "minha nossa"
Kkkkkko
Oh, my our!
"Aí minha nossa" 😂 isso me lembra Chavez
No caso é uma Diginvolução
É a mega digievolução de minha nossa senhora do (insira sua versão de Maria)
NOSSA = tá difícil
NÓ = tá pior do que imaginava
NÚ = fudeu
Pessoal fora de MG provavelmente não sabe disso.
@@Cruzeiro5x02008e2009 sou do sul e eu sei
Em Goiás é assim tbm kkkk
Adorei, desse jeito
Essa eu não sabia kkkk
Meu rei, do nordeste.
É super carinhoso chamar alguem assim.
Patrão, atendimento em estabelecimento.
É uma simpatia essa Russa.
O trem é fácil de entender conhecendo o significado original da palavra: "Conjunto dos móveis de uma casa; mobília, mobiliário.Conjunto de aparelhos e utensílios necessários a uma determinada tarefa.Conjunto das bagagens de um viajante". Ou seja, o veículo que anda nos trilhos era onde se carregavam os trens! Em Portugal, não houve essa adaptação e trem é chamado de comboio.
ou seja, trem é o conjunto dos carros/vagões engatados à locomotiva. E aqui no Metrô de SP chamamos de comboio à união de dois trens.
Eu to muito viciado nesse canal, não tem como HUASDHAUSHDASUHUHA
assisti uns 20 vídeos entre semana passada e essa ahsudhasudhuas
obrigado pelos vídeos
quando eu descobri o canal, praticamente, maratonei também. haha Eles são muito carismáticos!!!
Fiz a mesma coisa quando encontrei eles. Agora minha irmã começou a acompanhar e eu revejo vários vídeos com ela🖤😂
Maratomei e me ferrei....me apaixonei lkkkkkkkk
"Aff" vem de "Ave", q vem d "Ave Maria"
Tipo o "Vix", q vem d "Virgem" q vem de "Virgem Maria"
E o "Nuss" vem d "Nossa" q vem d "Nossa Senhora"
Em resumo, quase todo o acervo das gírias brasileiras tem ligação religiosa, mais precisamente, com a mãe de Jesus. Meu Deus (olha a religiosidade de novo), por que isso?
E meu é de meu deus, é tudo relacionado com Deus kk
A primeira vez que eu ouvi "Aff" foi do Paínho, personagem do Chico Anysio.
Noossaaa, como sou burro, achava que aff era tipo uma onomatopeia, e que era usado pelos gringos também.
De curiosidade, os americanos usam o 'oh my' ou 'oh my goodness' nesse contexto que usamos 'nossa'. Eles só usam 'Oh my god' em situações tristes ou dramáticas para não usar o nome de Deus em vão.
Vc tem uma mulher INTELIGENTE, divertida e muito bonita! Com todo respeito! Deus os abençoe!
Casal apaixonante!! Lindos
Os vídeos de vocês me fazem muito bem. Tô passando por um período pesado, mas eles sempre me dão uma descontraída
Eu também
@@biomediciandocomlari8424 Eu também, minha terapia é aqui. Eles são indescritíveis, o melhor casal do UA-cam, sem dúvida alguma. E viva a Globalização , que juntou estes dois (que, à princípio, se detestaram mutuamente. A vida não é engraçada?)
"Ô muié, pega os trem que o negócio tá vindo!"
😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
O bem pega os trem que a coisa evem
Pô meeeeeu, fui coisar o vídeo aqui mas o chefe chegou na hora e eu dancei, velho! Noooossa rodei legal Mano!!! =P
Moiô 😂
As vezes eu solto um "coisa o negócio aí" ayuahauahaau
A Dasha e muito simpática, e a risada dela e contagiante. Vocês formam um casal muito bonito.
Impressionante a Sasha me lembra minha mae e o Wally meu pai. Mas tenho 76 anos. I love you guys. Casal fantastico.
"Eu acredito" que a origem da gíria "trem" em Minas surgiu no século 19, época em que o Brasil tinha uma extensa rede ferroviária. Minas é gigantesco e existia inúmeros vilarejos "muito isolados" da capital, que surgiram para servir de moradia temporária aos exploradores das riquezas dessas regiões; e nessas localidades ermas o trem era o único meio de ir embora.
A saudade do lar/terra/casa contribuiu para que os trabalhadores começassem a intuitivamente cultuarem o trem como uma especie de solução; então, de tanto falarem e pensarem no trem, habituaram-se à falar trem como sinônimo de coisa; é engraçado demais, mas a base de tudo foi essa, podem acreditar.
Trem = Coisa
Que trem bão sô ! (Que coisa boa !)
Que trem é esse ? (Que coisa é essa ?)
Que trem viu ! (Que coisa viu !)
Temos outras gírias mineiras como "uai", que é empregado quando questionamos algo associado no sentido de "interrogação", exe: uai só, por que aconteceu isso ? (pera ai, por que aconteceu isso ?)
O "uai" foi fruto dos exploradores ingleses que trabalharam durante décadas em Minas no séculos 19/20, esse uai vei da expressão inglesa "Why" (significa porque)
Uai ! que trem é esse ? (pera ai, que coisa é essa ?)
trem é a mió coisa q noi minero tem kkkkk (escrevi assim de propósito,n sou analfabeto kkkk)
Uai sô = why sr
Uai sô serious
Gíria do RJ: "Fulano tá só o pó da rabiola" 😂
São Paulo também usa essa gíria,
@Jefferson Souza, na capa da gaita eu já ouvi. Na capa do Batman, também.
Aqui no sul é o fiapo do aipim 😂
Aqui no Rio eu uso “a capa do satanás”
@@rodrigobrunauth9864 kkkkkkkk essa é boa!
"Parece filho de bode com gato..." Melhor e mais humorada definição que já ouvi!!..kkk
Acho q o wally faz tanta graça pra ver a Dasha rindo, pq a risada dela é muito boa!!! Dá vontade de ficar ouvindo sem.parar!! Eles são mto fofos genteeee!!!
Ela é muito simpática.
Veja como o Brasil muda as Pessoas. Ela ficou muito mais Brasileira agora..
A química entre vocês é muito legal. Parabéns
Dasha, não tem problema o vídeo ser vc rindo o tempo todo. Acho sua risada muito contagiante.
Piá no Paraná é gíria para menino.
O Sílvio Santos falava : - Dançando e Rodando!
Seria legal saber alguns significados de gírias da Rússia também.
O Paraná é ótimo em regionalismo:
" Piá Pancudo ", " Piá de Prédio " , "Capaz", " É o Djanho", " No Galeto" e muito mais, de Curitiba um abraço ao casal.
Algumas Gírias de Curitiba:
Vina - Salsicha
Guria - Moça, Mulher
Guri - Moço, Rapaz
No Galeto - Rápido, ligeiro
Larguei os Bets - Desistir de alguma coisa.
Tá Fumegando - Algo está funcionando.
Puts... que mulher bonita gente, simpática e inteligente.
Parabéns ao casal super simpático , ótimo vídeo.
Ela é muito cativante, o casal é muito bacana ... Parabéns pelo canal
O trem já tá ficando universal
Tô rindo muito com vocês 😂
Igual ao pão de queijo! É cultura mineira para o mundo! 😊
Conheci o canal de vocês com o vídeo sobre Chernobyl e estou há 3 dias maratonando. Ontem me peguei até falando com o sotaque da Dasha, hahahaha Muito querida essa família =)
Eu só descobri a série por que eles falaram e foi muito boa.
Certíssimo wally, aff, forma contraida de Ave Maria.. assim como Noooossa! De Nossa Senhora!! 👍👍👍😁
Sim. Igual o "vish" de "vish Maria!" De "virgem Maria!" Kkkkk
@@ingridbraz4332 Exato! Muito bem lembrado! ; )
Minha vó fala: aaaaavião
Kkkkkk
@Beto Ramone O Aff pode ser um diminuto de uma frase de guerra que na época imperial da guerra da Cisplautina na qual o Brasil tentava tomar o Uruguai se usava para reunir os cavalos ao fronte Aff "Ao fronte do flanco!" . Então o Aff pode ser traduzido como atenção a frente .🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Beto Ramone não descartando as possibilidades, mas me parece uma onomatopeia pra uma bufada (algo como o “humpf”) diante de algo ridículo, absurdo ou inaceitável.
Nó! que trem doidimaisô. = Nossa senhora, isto é muito incrível.
Ela e' a estrangeira que FALA MELHOR o português do que todos outros estrangeiros que ja' conheci!! Parabéns !! Krasciva, Spassiba, dasvidania!!
E o "cadiquê", que pode ser usado tanto para fazer perguntas como para responder.
Exemplo: Cadiquê ocê come torresmo? Cadiquê eu gosto sô!
Cadiquê pode ser pergunta e o pordiquê resposta kkkkk
Causque também é legal
@@pauloalexandre1102 pode sim!
@@divinapereira1100 falamos causquê quando a mensagem exige certa pressa. Rsrsrs
A progressão do mineiro é a seguinte:
Minha Nossa Senhora
Nossa Senhora
Nossinhora
Nossa
Noss
Nó
Nu
Faltou o Nosssinhora
@@caikcunha3203 já coloquei valeu kkkkk
Tem o N
Na verdade esse nó, ou nú é a abreviação do mineirês de...
Nossa senhora do perpétuo Socorro.
Abreviamos tudo sem dó kkkkkkkkkk
Conheço uma pessoa que fala "nú". A pessoa mora em Minas e eu no Paraná, mas entendi perfeitamente. Temos muitos descendentes de mineiros no PR.
a risada da Dasha é muito contagiante kkkkkkkk Morrir de rir
Q casal legal.... Continuem SEMPRE assim...
Parabéns ao casal. Deus abençoe
Eu sou mineiro apaixonado por SP, já morei na capital por 3 anos,e acho o "MEU" muito da hora manos!!!
Prazer em conhecê-los, se eu morasse em SP iria ao encontro com certeza! Se vierem pro sul é só falar: bom dia piazada do dianho, locaiada, tongo véio.
daí....AHHH O PR XD
Realmente, a questão do "coisa" isso é verdade. Um amigo meu numa empresa, uma vez me disse assim: Edson, você coiso o coisa lá?......kkkkk......que frase louca é essa? Pior que eu entendi.
Até entre nós algumas palavras sao difíceis de entender...
Kkkkkkkkkkkkk
Sou mineiro, tenho 40 anos e NUNCA TINHA OUVIDO A PIADA DA ESTAÇAO DE TREM! Ri alto aqui! ahhaha
A graça de estar casado com uma pessoa estrangeira é realmente maravilhosa! Ter momentos divertidos em pequenas palavras e costumes. Aqui no Japão tem muitos casais de varias nacionalidades assim como vocês! Abraços!
O "MEU" paulista tbm é meio que usado em inglês com "OH MY"...
Como uma abreviação de "oh my God" assim como abreviamos "MEEEEU Deus" 🤣🤣
Entendi agora. Vem de meu deus! Interessante.
Certeza? Não acho q vem de "meu Deus" pq não é uma expressão de surpresa como "oh my god". A gente chama as pessoas de "meu". Eu imagino q seja abreviação de "meu amigo" ou algo do gênero. Em vez de falarem algo como "pô meu amigo, como vc faz um negócio desses comigo", vira só um "pô meu"
@@thales6790 isso que "pô" já é "porra" abreviado, ou uma alternativa pra não ser mais palavrão
@@thales6790 Também penso isso. "Meu amigo ", "Meu irmão " etc.
Toda gíria levado ao pé da letra fica realmente engraçado. Muito bom.
Esse "nóhhh!" de Minas é a menor abreviação do mundo! Que significa "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro"! O Mineirês é uma linguagem a parte e pode ser muito engraçada. Como dois Mineiros fazendo café juntos:
Pó pô pó? Pó pô! Kkkkk
Ou as vezes vem de " não " tbm
Já ouvi essa piada como "galinhas mineiras fazendo café", que ai o pó seria que nem a onomatopeia do som delas, ta ligado?
E "nóhhh!" ainda é abreviavel pra "nu"
Kkkkkkkkkkk
Sensacional.
E o BA gaúcho fica onde? 🤔
Boa noite. Gostei muito dessa blusa, Dasha! Para mim ficou otima em vc. Esse óculos tb Wally. Gosto de ouvir voces. E me divertir com as suas risadas. E senso de companheiro e amor entre voces dois. Grato por essa boa energia.
eu fiquei rindo sozinho aqui, vcs são de mais.
tem muitas coisas que não fazem sentido, mas só nos damos conta quando saímos da nossa região ou quando conhecemos alguém de fora.
Eu nasci em no Pará, morava em São Paulo e atualmente moro em Santa Catarina imagina o tanto de gírias e frases engraçadas.
Aqui em Sc (microrregião) nós falávamos muito a "porcaria" kk pra tudo!
Até que veio uns ambulantes aqui vender redes e eu perguntei
"quanto vale essa porcaria"
Um deles deu uma gargalhada e eu percebi que falei algo de errado kkkkk
Hahahahaha
Eu de Minas também uso demais o porcaria, sempre quando tem algo pra comer que eu não o que q é eu pergunto: "que porcaria é essa aqui" ou "que que é essa porcaria aqui?" ou no lugar do "porcaria" eu uso "trem" mesmo
Oxente quem chegou? Oxê! Foi Mainha,xi xi xi xi sei não viu?kkkkkkk...gíria do Nordeste.
Amei vocês dois.
Amanhã a oito....meu marido não entende....😂😂😂😂
Seu, que brisa.
A gíria nais icônica e inexplicável entre os gaúchos não é o "Bá" (Barbaridade), mas sim o "Capaz" falado como pergunta retórica.
- Tu viu que a russa fala tri bem o português?
- Capaz?
- Ãrrã.
Paranaenses também falam assim, né?
Até paraguaios já vi usando essa expressão.
Tipo isso kkk
Em MG a gente tb fala, com exclamação:
- Eu tô incomodando?
- Capaz!
Tipo: imagina, q isso!
Capaz é multiuso no "gauchês"! Hahahaha acho que é a palavra que eu mais uso kkk serve pra tudo, é só variar a entonação e a expressão facial! Hahaha
Eu gosto dessa gíria kkkkkk
Aprendi de tanto conversar com sulistas
Gíria comum no Paraná:
Em Curitiba:
- Tesao piá
- (criança, pessoa, ou alguma coisa) do Django
- leiTE quenTE
Interior:
- ficar devarde (ou debalde, debalde estaria graficamente certa pois é de um português mais antigo
- guri ou guria
- tu ( você, seria usar o "tu" em toda frase ao invés de você)
- fazer cerão (ficar até mais tarde na casa de alguém ou ir na casa de alguém a noite)
- Buia. Tem muita buia no salão. (Ou bulha, que no português mais arcaico seria barulho).
- Ir pro trecho (ir trabalhar fora da cidade onde mora. Tipo se eu moro em Pato Branco e vou começar a trabalhar em São Paulo capital semana que vem, por exemplo eu digo: - Semana que vem vou pro trecho.
Tapera: Casa velha, ou casa de madeira antiga ou casa abandonada mesmo.
Ficar tchuco (não sei se tem grafia certa): Os descendentes de italianos do interior de SC e do sudoeste paranaense usam isso para dizer se alguém está gíria para dizer quando alguém está muito bêbado. - O guri ficou tchuco com o quentão.
E isso que eu lembro agora. Mas tem muita coisa deste dicionário "Aurélio ParanaENSE". Daria uns dois vídeos ou mais xD
Meu é a abreviação da expressão: Meu Deus!!!!
Nossa! = Nossa Senhora!
Gírias da Paraíba (algumas do Nordeste no geral kkkkk):
Gota serena/gota
Só o mi da pipoca
Pantim
Invocado
Cabra
Valei-me/Vala-me/Varei
Peba
Pingo do meio-dia
Mulesta
Muído
Bruguelo
Filho de uma égua (Fi duma égua)
Painho e Mainha
Turica
São muitas, isso é só uma amostra kkkkkkkkkk
A gente também junta algumas, como "muído da mulesta" kkkkk
Bruguelo ri de mais😂😂
Em Pernambuco: Arretado esse canal, é o mesmo que muito bom!
Sou de Minas e vou explicar o trem.. na real é como se fosse a coisa ou o troço.. mas a gente entente o que é o trem, coisa que as outras pessoas de outros estados as vezes ficam boiando, e o nossa, aqui a gente usa mais nó e nú.. tem contextos diferentes.. o nó é como se fosse o nossa de espanto (mas leve) e o nú é muito espantado, bem bizarro mesmo.. sacou?
Sou de outro estado e vim morar em Minas e digo q quem eh de fora entende bem o trem, tipo, nunca fiquei perdida em conversa nenhuma por causa do trem, sempre da pra entender. A gente sabe q eh uma gíria q Minas usa bem antes de chegar em Minas (que nem os outros estados sabem q gaúcho usa Bah e tche). Mas o Nu e o vapo eu fiquei completamente boiando
Vapo não dá pra entender nenhum contexto ahhahaha
Adoro vcs gosto de ver a Dasha rir tem um sorriso lindo e alegre.
Muito bom. Vcs são muito divertidos, encontrei o canal esses dias.
Não sei se falaram já nos comentários, mas tem as gírias relacionadas com o universo tropeiro: "dar um boi" (vou te dar uma chance, vou facilitar algo para vc). E se dar um boi é pouco, pode ser "uma boiada" (é amplificar o 'dar o boi exponencialmente, não estou te dando UM boi, estou te dando uma boiada inteira), o que também pode ser algo muito fácil de ser executado ("esse trampo é maior boi" ou "que boiada esse trampo"). "A vaca foi para o brejo" (ja era, deu errado). Levar um chifre (foi traido). "Azedou o leite" (estragou tudo). "Pode tirar o seu cavalinho da chuva" (pode desistir pq eu não vou fazer isso para vc não). "Dar um coice" (quando uma pessoa é grossa com outra). Amarrar o burro na sombra (está muito bem onde está, não quer mais sair dalí). Deve ter mais coisas, me lembrei desses agora E tem a culinária: feijão tropeiro, vaca atolada.
"REBOLAR NO MATO" NO Ceará, no mundo "Jogar no Lixo"
O que?!
Siiiiiiiiiim! Se eles fizessem com as gírias cearenses iam se divertir muito. Amo nossas gírias!
Morei no Ceará um tempo, mas qdo cheguei achei essa expressão estranhíssima kkkk
Como assim a pessoa vai rebolar no mato??? Kkkkkk
conheci sergipanos q tb falam assim.
Aqui no Rio Grande do Norte nós falamos isso também, inclusive a minha professora de São Paulo ela imaginou uma pessoa rebolando dentro do mato kkkkkkkkkk
No Brasil funciona assim: alguém começa a usar uma expressão, logo todos estão usando e nem sabem o porque surgiu e o que significa 🤷
Olha que "rodar" pode ser gíria para morrer hahaha
-Ah, o que aconteceu com esses bandidos trocando tiro com a polícia?
-Ah, eles rodaram... 😂
Aqui no nordeste tem um universo de girias, tanto pra cidades, bairros, etc.
NOSSA SEU!
Eu fiquei surpreso com o "rodar e dançar", de tanta as gírias que nos temos, pensei que ela iria fala "Cara de pau" ou alguma coisa assim. Achei muito engraçado e criativo vcs abordarem esse tema, é a primeira vez q algum canal fazendo essa abordagem, estão de parabéns e muito obrigado. Ri muito com vcs
Não imaginei ninguém rindo por causa das gírias dançou e rodou rsrsrs
SEU
ES: a primeira vez que ouvi POCOU custei a entender o significado
Meta de relacionamento: rir ou fazer rir como a Dasha e o Wally fazem hahah
Nossa!= falo bastante.
"Meu"do paulistano= Deus me defenda de falar isso kkk.
Coisar= tbm não falo.
Trem= uso bastante, sou mineira.
Mineiro usa trem pra tudo, mas pra chamar o trem de trem, o mineiro fala locomotiva kkkk.
Rodar, dançar= kkkkk ri bastante da dasha
Cê usa Zé?
@@thiagopeixotomsd qual mineiro não usa cê? Kkkkk apesar de ser feio de se falar. Agora falar Zé aí já é demais, tem que ser bem caipirao mesmo, talvez a gente usa como equivalente o nosso Sô e Sá( que devem ser abreviações de moço e moça) ex: ah não Sô, para de ser besta uai!!!
Sou mineira também, do leste de minas, aqui trem de ferro é trem e trem é qualquer coisa.
Usamos muito o nó e nú dependendo da situação.
Barango(a)= brega.
Babujado= O copo está babujado. O copo está sujo.
Murrinha= Esta camisa está com uma murrinha danada. Cheirando mal.
Gastura= Aperto. Estou com uma gastura no peito.
Custoso= Difícil. Pessoa custosa= Pessoa difícil.
@@neilafranco2159 conheço todas essas palavras que vc citou tbm. Porém não acho que barango( a) é brega sejam sinônimas. Barango(a) é uma pessoa feia e brega é uma pessoa que se veste mal, tem um estilo estranho.
@@nicoleoliveira2611 Aqui no vale do aço usamos no sentido de brega, vestir-se mal, mal arrumado. Fulano de tal é muito barango.
Sua esposa tem um entendimento extraordinária!! Tens toda razão realmente não faz sentido nenhum esse costume nosso. Sou do nordeste Brasileiro aqui tem um costume em falar: OXE, ACULÁ, PRUMOIDE, VIXE........ E muito mais.
Valei-me, Nossa Senhora! Nossa Senhora! Nossa! No!
"Ô COISINHA, COISA O COISO PRA MIM" 😂
*Gírias do Estado do Rj*
*Fuzuê:* Confusão
*Showcrivelmente Showcrivel:* Algo incrível
*Tirar onda:* Fazer ou ter algo que os outros não tem ou fazem ou fingir que tem/faz, ser o que não é.
*Cortar a onda:* Impedir que um indivíduo faça algo que goste.
*Pato:* Como o pato que anda, nada e voa com razoável competência, essa gíria é muitas vezes usada para designar um profissional mediano que não é especialista em nada.
*Sinistro:* Pessoa muito boa no que faz, ou acontecimento fora do comum. Pode ser bom ou ruim.
*Crowdeado:* Gíria de sufista para lugar lotado.
*Bolado:* Em sentido literal pode significar "planejar", "idealizar", "conceber", já como gíria significa "surpreso" ou "assustado".
*Caô:* Lorota, brincadeira, problema. (p.ex.: "Temos que resolver esse caô!").
*Irado:* Qualificação positiva relacionada a um fato, ocorrência ou objeto.
*Maluco:* Cara, sujeito, indivíduo, pessoa.
*Cara:* Maluco, sujeito, indivíduo, pessoa.
*Na mão do palhaço:* Indivíduo que está entregue à própria (má) sorte, ou quando está passível da ressaca moral do dia seguinte.
*Zero bala* Gíria de vovô garoto para novo ou recém-comprado.
Bolado pode tambem significar puto. Ex: Nem vo nesse role pq to bolado com esse mlk
Tirando as gírias de surfista, por motivos óbvios, todas as outras são usadas aqui na minha cidade, Petrópolis.
PS.: Que indivíduo, em sua sã consciência, diz showcrivelmente showcrível? 😱
@@FelipeCarreiro Geralmente, pessoas hiperbólicas...
@@FelipeCarreiro eu não falo
Prefiro mec, suave
Showcri não sei o que, crow não sei o que lá, eu nunca ouvi falar. Nasci e cresci no Rio e tô vendo pela primeira vez
No “dancei” e “rodei” eu gargalhei muito. Hahahahahahahaha
O trem também e de Goiânia Goiás, ótimo canal, Parabéns!
Na minha cidade dizemos "Alas!" Quando ficamos surprezos, impressionados...
O famoso "oxe" da Bahia , pegou aqui em Sp é usada para expressões de espanto , tipo "oxe , como assim?"😂😂😂😂
Eu falo "Osh" kkkkkkk
Oxe é de todo o nordeste, oxente. N só da Bahia
A expressão DANÇAR, vem dos anos 80 da frase "BOBIOU DANÇOU".
Kkkkkkk é mesmo eu escutava muito quando era criança....
Asssti o vídeo rindo com a risada Dasha 😂🤣 ! Desde o " - sobre o que vamos falar: feijão carioquinha" 😂 ao " para amor se não vou fazer xixi" 😂
nas épocas de 30-40-50 , o trem de ferro era algo magnífico , era referençia para tudo , daí começou a se usar a referencia da palavra trem para algo grande , depois foi popularizando até usar para quase tudo referido em MG
Aqui no Espírito Santo dizemos pocou. Pocar é estourar. Mas quando dizemos fulano pocou, significa que ele arrasou, que foi brilhante
Eu acho que a expressão dançar vem daqueles filmes de faroeste em que um carinha da tiro nos pés de outro carinho e fala para ele dançar
Eu tbm sempre achei isso!!!
oh.. não tinha parado pra pensar nisso. Faz sentido
Infelizmente não essa gíria tem teor histórico.No descobrimento do Brasil índios Tupinambás canibais capturavão seus maiores inimigos (na época os portugueses)em em um ritual os obrigavam a "dançar e rodar" em cirandas antes de canibalizalo os. Uma nau portuguesa afundou no nordeste do país ao saber disso índios dessa tribo capituraram os portugueses na orla da praia e os mataram neste ritual canibalista.
Então o dançar significa morreu ou aconteceu algo ruim. E com o tempo o rodar tomou sentido de tiro pois o tambor do revólver roda pra disparar o projétil da arma e também tomou sentido de morte e algo ruim.💀💀💀💀💃💀💀💀💀
Gírias mais usadas na Bahia:
- Bala - coisa muito boa. Ex: "Comprei um tênis bala!"
- Barril - substantivo atual usado para designar qualquer coisa, ruim ou boa.
ex. de coisa ruim: "Véi, levei pau na prova, caiu os assuntos que não estudei."
"Barril".
ex. de coisa boa: "Pô man, ninguém tava entendendo nada aqui, você chegou e botou ordem na casa. Tu é barril mesmo!"
- Barril dobrado - é a evolução natural da gíria anterior. É tudo do barril, só que ao dobro.
- Palha - coisa ruim, sem valor.
Ex: "Rapaz, que celular palha é esse? Quebrou em 1 mês!"
- Zignal (ou simplesmente zig)- gíria um pouco antiga pra designar o ato de dar 1x0 em alguém.
Ex: "Oxe, eu disse a ele que ia lá hoje, mas vou dar o zignal e ir pra festa"
- Mala suja - Ladrão ou alguém de alguma forma envolvida com bandidagem.
- Baba - a famosa pelada, futebolzinho com os amigos. O ato geral se diz "Bater o baba" (jogar bola).
- Comer água - Beber. Geralmente pra cair.
- Zuada - barulho de qualquer tipo. Baiano não ouve um barulho, ele "escuta uma zuada".
- Oxe! - interjeição de espanto. (Baiano quase nunca, ou nunca, usa a versão televisiva "oxente").
- Afobar - sentir-se pressionado ou inquieto.
- Arrudiar - dar a volta. Pelo sotaque baiano é mais normal você ouvir "Arrudêa!" quando alguém fala pra outra dar a volta.
- Reggae - festa de qualquer natureza.
ex: "Cadê seu irmão que não apareceu hoje aqui?"
"Tá nos reggae".
- Nêga - mulher. De qualquer cor, raça, religião, sabor, profissão, etc...tudo é nêga.
- Lá ele! - quando você por pura superstição quer se livrar de algum mau agouro.
ex: "Quando tu casar tu vai ver"
"Lá ele!! Negócio de casar!"
- Tchiortina - mulher que bebe muito.
- Dor de facão - aquela dor que dá do lado do corpo quando falta ar. No resto do Nordeste é chamado também de "dor de viado" (vai entender o porque...)
- Queixar - xavecar.
- Comer o H - acreditar em alguma conversa fiada.
- Missa missa é de corpo presente! - quando você quer dizer que faz tudo às claras e sem mentiras.
- Ficar na cocó - à espreita de algo.
- Aonde? - Advérbio de negação. Geralmente falado de forma alongada: "Aooonnde??"
Ex: "Cê vai assistir o ba-vi, man?"
"Aooonde pai? Ingresso caro da zorra!"
- Aperto de mente - Pressionar alguém.
- Brocar - ser muito bom ou ir muito bem em alguma coisa.
- Calundú - triste ou mau humorado. A expressão geral é "estar de calundú".
- Comer pilha - se deixar levar por conversas fiadas.
- Baratino - dar um migué, enrolar alguém.
- Na tora - fazer forçosamente algo.
- Ó paí! - Jeito baiano de falar "Olha pra isso!". Preste atenção aqui.
- Se pique! - vá embora!
E muitas outras, mas chega né?
Sou de PE e usamos quase todas essas..mas tem umas aí que nunca ouvi: Baratino... Sim, aqui palha é "paia" ...kkkkk
"Meu" vem do sentido de dizer "meu irmão", "meu querido", "meu amigo". Costuma-se muito (em São Paulo) dizer "meu brother" ou "meu mano" também. Disso vem a contração da expressão, omitindo a segunda palavra e permanecendo o "meu".
Oi gente eu sou de Goiás e gostei muito do vídeo de vocês. Vocês são engraçados de vera...beijos procês. 😊😊😊😎
Que mulher linda meu Deus! Tem nenhuma irmã gêmea por aí não? kkk