RACISMO, GÊNEROS & SEXUALIDADES | Fanon & Butler - com Andreone Medrado e Jacqueline Moraes Teixeira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 бер 2023
  • Nessa Live partiremos de Frantz Fanon e Judith Butler para abordar a temática de Racismo, Gêneros e Sexualidades.
    Essa conversa versará sobre um texto muito importante du filósofe Judith Butler, com revisão técnica feita por Jaqueline Moraes Moreira (entre outras pessoas), de título "Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca". Apesar de partir desse texto, a Live trará outros temas, como gênero e sexualidade que podem, a parti de Fanon e Butler ser problematizadas.
    "A contribuição de Judith Butler se dedica a compreender como foi possível que acusação e defesa tenham, ambas, recorrido à gravação. Como um mesmo conjunto de imagens pôde ter sido “visto” como demonstração da violência policial e como sua justificativa? A autora identifica a existência de um campo de visibilidade racialmente saturado, que circunscreve a percepção de pessoas que se compreendem enquanto brancas, cuja identidade se sustenta na projeção da violência sobre o outro racializado enquanto negro. Nesse sentido, a absolvição se torna compreensível como efeito de uma episteme racista, que toma o corpo masculino negro de Rodney King como origem e razão da violência que lhe foi impingida, isentando os policiais de responsabilidade. Daí a importância estratégica do ato público de ler e reler tais imagens, postas a funcionar num enquadramento que se sustenta num regime racista de produção e distribuição das imagens, que frequentemente concentra as possibilidades de torná-las legíveis."*
    ........................
    (*) Trecho do resumo do texto "Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca". Para acessar o texto clique aqui:
    www.revistas.usp.br/ep/articl...
    ........................
    SOBRE QUEM CONVERSA:
    JAQUELINE MORAES TEIXEIRA
    Professora Adjunta no Departamento de Sociologia da UnB (SOL/UNB). Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde também obteve o título de mestre. Possui graduação em Ciências Sociais (USP/2008) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2012). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) realizando pesquisas na área de gênero, raça, sexualidade e religião. Pesquisadora do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) e pesquisadora colaboradora do ISER (Instituto de Estudos da Religião) e do Numas (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença da USP. Desenvolveu estágio de pós doutorado no CEM ( Centro de Estudos da Metrópole) vinculada ao Departamento de Ciência Política da USP. Atualmente é vice coordenadora da Comissão de Laicidade e Democracia da ABA e membro do Comitê editorial da Cadernos Pagu. Além de professora da UnB, atualmente, segue como professora colaboradora na área de Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças do Programa de Pós Graduação em Educação da USP. Suas áreas de pesquisa são religião e Marcadores Sociais da Diferença, Educação e Direitos Humanos, sujeitos e politicas.
    Saiba mais aqui: www.escavador.com/sobre/73808...
    Jacque tem um curso completo e gratuito no UA-cam de nome "Curso de Extensão FFLCH/USP: "Poder e Performatividade Pública: introdução a Judith Butler e Michel Foucault"". Para acessá-lo basta clicar aqui:
    • Curso de Extensão FFLC...
    ANDREONE TELES MEDRADO:
    Doutorande em Psicologia, pela Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia, Dpto. de Psicologia Experimental); Graduande de Psicologia pela Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia da USP); Mestre em Ciências, com ênfase em fisiologia neuroendócrina (2015); possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (Centro Universitário FIEO) (2012). No mestrado estudou aspectos de fisiologia comparada da reprodução, bem como neuroendocrinonologia comprada em vertebrados: trabalhou principalmente na área da fisiologia reprodutiva, estudando a possível influência da temperatura na migração de neurônios do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) e nas funções cerebrais, além de neuroanatomia, como o estudo citoarquitetônico dos núcleos encefálicos. No Doutorado estuda a influência do nojo na atratividade sexual humana, incluindo temas como sociossexualidade e orientação sexual. Paralelamente estuda relacionamentos não monogâmicos, pela perspectivas das Ciências Sociais e Humanas, bem como Gênero, Sexualidade e Relacionamentos Interraciais.

КОМЕНТАРІ • 1

  • @ediane-sr4qv

    Nojo moral ou seja repulsa ou aversão em relação a algo que no conjunto moral está sendo desrespeitado.