Espinha, O Que Fazer? - Dr. Paulo Müller Dermatologista.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2023
  • Neste vídeo, o Dr. Paulo fala sobre qual a melhor estratégia para eliminar uma espinha, um caso onde a acne se manifesta de maneira isolada, e que apesar de parecer uma situação simples, pode causar muito incomodo.
    Sabemos que a acne é um problema muito frequente, especialmente na adolescência e no início da idade adulta. Cerca de 70% a 80% das pessoas apresentam algum grau de acne. Muitas vezes, as espinhas se manifestam de forma crônica, algo que pode ser muito incômodo. Nessas situações, é importante que a pessoa busque tratamento, pois isso pode ajudar a melhorar sua autoestima e qualidade de vida.
    No entanto, não é sobre essa situação que vamos abordar aqui, mas sim aqueles casos pontuais em que eventualmente surge uma espinha de forma isolada. Isso pode ser algo incômodo, mas não se trata de um problema crônico.
    Então, o que fazer quando surge uma espinha?
    Bom, antes de falarmos sobre o que fazer, é mais importante saber o que não se deve fazer!
    Muitas pessoas têm o hábito de mexer e apertar a espinha. No entanto, isso pode aumentar o risco de formar uma cicatriz no local. Além disso, a espinha pode piorar e uma infecção secundária pode surgir no local, causando inflamação. Portanto, esse hábito de manipular e apertar a espinha deve ser evitado.
    Popularmente, existe a recomendação de aplicar alguns produtos sobre a espinha, como pasta de dente, pomadas como a Minâncora, ou mesmo pomadas para assaduras do tipo Hipoglós. No entanto, esses produtos não são adequados para essa finalidade. Por serem muito espessos e oleosos, acabam causando uma oclusão intensa na pele, o que pode piorar o quadro e até favorecer o surgimento de outras espinhas. Portanto, não devem ser usados.
    Algumas pessoas recomendam o uso de pomadas ou cremes que contenham corticoides. De fato, devido à sua ação anti-inflamatória, eles podem até ajudar no curto prazo. Portanto, um uso muito breve pode até ser útil. No entanto, os corticoides não são seguros para serem utilizados por um período prolongado, especialmente no rosto.
    Além disso, o próprio uso de corticoides pode levar ao surgimento de espinhas e outros problemas de pele. Portanto, apesar de poderem ajudar no curto prazo com uma ou duas aplicações, essa não é a ação mais recomendada.
    Mas então, o que fazer?
    O que, de fato, acaba ajudando é a aplicação de produtos com ação anti-acne, que terão uma ação específica contra as espinhas e podem ser aplicados localmente.
    Entre os produtos disponíveis, o Peróxido de Benzoíla é muito interessante. Podemos encontrá-lo em concentrações de 2,5% a 5%, e inclusive, pode ser aplicado em áreas mais extensas, podendo ser usado até mesmo por quem sofre de um quadro de acne mais crônico.
    Um cuidado que devemos ter com esse produto, na verdade, com a maioria dos produtos que aplicamos no rosto, é a possibilidade de uma certa irritação na pele.
    A pele pode ficar um pouco mais vermelha, descamativa e um pouco irritada. Claro que isso varia muito de pessoa para pessoa, com algumas tendo uma irritação mais intensa e outras que não têm irritação nenhuma. Portanto, é importante que, caso você vá utilizar o produto, primeiro o teste em uma área pequena da pele, veja como a pele reage e como é a sua adaptação ao produto.
    E claro, se você pretende usar o produto por um período mais prolongado em uma área maior, o acompanhamento médico é fundamental. Isso se deve ao fato de que, como terapia isolada, ele acaba funcionando mesmo em casos de acne mais leve.
    Também podemos associar o uso do Peroxido de Benzoíla, por exemplo, com o Adapaleno, que é um produto amplamente utilizado para o tratamento da acne. É possível até encontrar essa combinação em produtos prontos.
    Além disso, esses produtos também podem ser associados a antibióticos tópicos, como a Clindamicina, por exemplo. No entanto, nesse caso, a avaliação médica é importante, já que você vai precisar de uma receita médica para adquirir esses produtos.
    Em casos onde a acne é mais persistente, é necessário implementar um plano de tratamento, especialmente em adolescentes e jovens adultos. Nestes casos, podemos utilizar a isotretinoína (Roacutan) para auxiliar na resolução do quadro. Ou ainda, em mulheres que apresentam acne devido a um contexto hormonal, como a síndrome dos ovários policísticos, isso precisa ser investigado e tratado devidamente.
    Você pode se interessar:
    - Acne na Mulher Adulta.
    • Acne na Mulher Adulta ...
    - Cuidados ao usar Cremes com Corticoides.
    • Cuidados ao usar Creme...
    - Acne e Alimentação.
    • Acne e Alimentação - A...
    Acompanhe pelo Instagram:
    / drpaulomuller
    Acesse o nosso Site:
    www.drpaulomuller.com.br/
    Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
    Médico dermatologista. Londrina - Paraná
    __
    #acne #espinhas #pele

КОМЕНТАРІ • 2

  • @adelaideattadia3148
    @adelaideattadia3148 10 місяців тому

    Dr adoro os seus vídeos,por favor faz um vídeo sobre liquem plano e como ele afeta as unhas dos pés, obrigada que Deus abençoe.

  • @rosanecondutalockmann181
    @rosanecondutalockmann181 10 місяців тому

    Boa tarde Dr! Seus vídeos são excelentes. Por favor fale sobre "unhas riscadas", quais as causas e tratamentos. Grata