Como sempre, aulas de extrema importância para o aprendizado. Gostaria de sugerir a colocação do led também em um dissipador de calor, principalmente se for usado em sua potência máxima por longos períodos de tempos. Esses leds são os que vem em refletores parled chineses e são montados em placas de alumínio com ventilação forçada. Estes, dissipam uma potência considerada e na parte de baixo dos mesmos existe uma pequena placa de metal aonde é possível colocar em contato com o dissipador via pasta térmica ou em alguns casos, soldados diretamente. Forte abraço!
Oba nobre Dr. WR's! Mais uma estupenda aplicação abrandando os conhecimentos. O 555 é um velho conhecido mesmo, me recordo quando o mesmo surgiu, parecia mágico. Bravo!
Muito bom Wagner!!! Obrigado por trazer a topologia desse circuito. Tenho uma parafusadeira dewalt dcd950br tipo 1 antiga que deu problema no gatilho e funcionava apenas no máximo. Quis me aventurar para concertar pois ele custava um pouco caro e porque eu sempre gostei de mexer com eletrônica. Para a minha surpresa, o circuito de controle de velocidade do motor é exatamente esse circuito com a mesma topologia e funciona muito bem! Com a diferença que os componentes são smd e no lugar do potenciometro, o gatilho possui uma pista resistiva deslizante e 3 interruptores mecanicos que acionam o motor, fora a ponte H mecânica que inverte o sentido de rotação do motor. A primeira chave funciona como um liga desliga inicial do pwm, que liga o próprio circuito pwm e o motor pelo circuito pwm. A segunda chave fica ligada em paralelo com o dreno e sourse do mosfet sendo acionada apenas quando o gatilho da parafusadeira é precionado ao máximo, acionando o motor em 100% e o último faz o curto circuito nos terminais do motor quando o gatilho é solto totalmente, fazendo a frenagem quase instantânea do motor. O mosfet original não é conhecido, mas utilizei esse mesmo do vídeo, irf3205 que é o equivalente. Só precisei colocar um diodo para a proteção de pico reverso do motor e reformar os contatos elétricos das chaves que estavam gastos. Mesmo o circuito sendo simples, funciona perfeitamente.
Professor poderia fazer uma rotina i2c (na unha) para o pic12f675 que possa aumentar seus io,s . Tenho uns módulos PCF8574. Essa é a sugestão pra uma clássica de sexta. 😊
Muito bacana! Sugestão: Controle analógico de motor com feedback do RPM usando o LM2917 e o LM331. Muito obrigado por sempre compartilhar conhecimento. Abraço forte.
Taí um dimmer DC bem simples e confiável. Eu ia usar um circuito como esse para fazer uma carga ativa, mas depois acabei dando uma melhorada na carga q eu já tinha e acabei desistindo pq a carga já supria minhas necessidades, mas tem outro youtuber q fez e ficou muito bom. Sobre esse pico negativo com duty quase 100%, será q se usar uma carga na saída do 555 possa diminuir? Ou talvez um snubber como carga.
É um ótimo circuito mesmo Picco. Não testei com uma carga, mas pode resolver. Esse PWM não é perfeito pois como sabemos o 555 tem suas limitações, mas a grande vantagem é o seu baixo custo.
Ainda sou super iniciante, pelo que não entendi quase nada. Tenho feito circuitos em Arduino, mas gostaria de mudar pois as placas de Arduino por vezes não dão jeito nenhum. Quero montar sensores de humidade e temperatura em vários locais, e estar a usar placas Arduino para cada local sai caro.
Olá Carlos! Recomendo fortemente o nosso curso Eletrônica do Zero: go.hotmart.com/S92678804K Para quem é bem iniciante, o curso vai do zero aos primeiros projetos.
Wagner eu montei um circuito PWM acionando um IGBT controlando um motor de uma esteira retiticado por uma ponte de diodos e um capacitor de 47uf/400v porém fica muito alto o chiado que dá no motor quando baixou a rotação ou seja o Duty Clicle em 20% abaixo, como faço para amenizar ou sumir com esse chiado?
O segredo está na frequência do PWM: se você usar uma frequência muito baixa, vai ter chiado mesmo! Se o PWM é gerado pelo CI 555, você precisa usar o Capacitor C1 de 1nF ou menos (quanto menor este capacitor C1, maior será a frequência do PWM e menor a chance de ter chiados ou luz piscando quando você a filma com o celular - no caso de estar usando o PWM para controlar um LED).
Por se tratar de uma lanterna, seria interessante se o circuito pudesse trabalhar a partir de 3V, para caso o usuário queira usá-la de maneira portátil, alimentada por uma bateria de lítio 18650 (que pode trabalhar de 3V a 4,2V). A dificuldade nesse caso seria encontrar um CI gerador de PWM que aceite ser alimentado com uma Tensão tão baixa: dos modelos que eu consultei, não encontrei nenhum com tal característica. Mas sei que existe, pois minha lanterna usa apenas 1 LED Cree de 10W e apenas 1 bateria de lítio 18650, e tudo nela funciona bem com 3V~4,2V: o problema é que o fabricante usa um chip sem identificação, então não dá para saber qual CI é esse para usar em outros projetos. Se alguém aí souber de algum CI gerador de PWM que trabalhe a partir de 3V, por favor comente aí.
@@canalwrkits acabei de encontrar um CI bem interessante para controlar o brilho de um LED de potência a partir de uma alimentação de 2,8V a 6V, é o *CN5711* . Finalmente encontrei um CI assim!! 😃 O bacana dele é que você só precisa do CI, um pequeno resistor de 1,2K e 1 potenciômetro e só (e de 1 LED e 1 bateria, é claro). E também tem a plaquinha pronta para comprar, que custa R$1,70 no Aliexpress (aí é só inserir o LED e já pode usar diretamente com uma bateria de lítio). Penso que se for usar uma bateria para alimentar a lanterna, esse tipo de CI seja a melhor alternativa, pois além de ser barato cabe dentro da maioria das lanternas.
@@canalwrkits uai, minha resposta mencionando o CN5711 sumiu. Te respondi aqui, após finalmente eu ter encontrado um integrado que trabalha com PWM a partir de 2,8V e que não necessita de nenhum componente extra além do próprio LED e da Fonte/Bateria. Comentei com intenção de ajudar quem possa estar com a mesma necessidade que a minha (demorei muito tempo para descobrir este CI).
Olá Rodrigo, sua resposta está aparecendo normalmente aqui, sobre o CN5711 a 1,70 no Aliexpress. Às vezes o UA-cam dá uma bugada em relação à comentários, mas está ativa sim.
Bacana demais esse circuito! Dá pra usar pra controlar outras coisas também, com algumas pequenas alterações 😊
Show!
Obrigado Orlando!
YESSSS. I'M HERE !!! MR WB.
Valeu Luiz!
Projeto top. Vou dar uma estudada nele e montar essa lanterna com encapsulamento de batata pringles.
Ótima ideia!!
parabéns mestre mais uma ótima aula... sou fã do pic12f675... faz tempo que você não usa ele em seus projetos de sexta-feira. abraço
Obrigado! Sugestão anotada para projetos futuros =D
Como sempre, aulas de extrema importância para o aprendizado. Gostaria de sugerir a colocação do led também em um dissipador de calor, principalmente se for usado em sua potência máxima por longos períodos de tempos. Esses leds são os que vem em refletores parled chineses e são montados em placas de alumínio com ventilação forçada. Estes, dissipam uma potência considerada e na parte de baixo dos mesmos existe uma pequena placa de metal aonde é possível colocar em contato com o dissipador via pasta térmica ou em alguns casos, soldados diretamente. Forte abraço!
Perfeito meu amigo, ótima observação. Forte abraço!
Parabéns pelo esclarecimento deste circuito. Como sempre, uma aula fantástica. Valeu 😊
Valeu Wanderson, acompanhe sempre!
Muito legal! Gosto muito desses circuitos "iniciantes"! Sempre aprendo bastante. Valeu, mestre Wagner. Um ótimo final de semana. Abraço
Valeu Murilo! Sempre que possível traremos também aplicações iniciantes. Ótimo final de semana! Abraço
Show de bola Dr. Rambo! Obrigado por compartilhar conhecimentos de forma tão clara!
Obrigado Dario, acompanhe sempre!
Parabéns professor Wagner pela clássica e tão esperada vídeo aula de sexta feira 👏👏👏
Muito obrigado Luiz!!
Adorei ❤ Professor, Abraço
Obrigado João, abraços!
Oba nobre Dr. WR's! Mais uma estupenda aplicação abrandando os conhecimentos. O 555 é um velho conhecido mesmo, me recordo quando o mesmo surgiu, parecia mágico. Bravo!
Muito obrigado professor Conrado!
Salve salve professo Wagner ,clássica de sexta feira e com muita novidade na área de eletrônica , ótimo final de semana a todos .
Salve savel Vine! Muito obrigado! Ótimo final de semana!
Muito bom Wagner!!! Obrigado por trazer a topologia desse circuito.
Tenho uma parafusadeira dewalt dcd950br tipo 1 antiga que deu problema no gatilho e funcionava apenas no máximo.
Quis me aventurar para concertar pois ele custava um pouco caro e porque eu sempre gostei de mexer com eletrônica.
Para a minha surpresa, o circuito de controle de velocidade do motor é exatamente esse circuito com a mesma topologia e funciona muito bem! Com a diferença que os componentes são smd e no lugar do potenciometro, o gatilho possui uma pista resistiva deslizante e 3 interruptores mecanicos que acionam o motor, fora a ponte H mecânica que inverte o sentido de rotação do motor. A primeira chave funciona como um liga desliga inicial do pwm, que liga o próprio circuito pwm e o motor pelo circuito pwm. A segunda chave fica ligada em paralelo com o dreno e sourse do mosfet sendo acionada apenas quando o gatilho da parafusadeira é precionado ao máximo, acionando o motor em 100% e o último faz o curto circuito nos terminais do motor quando o gatilho é solto totalmente, fazendo a frenagem quase instantânea do motor.
O mosfet original não é conhecido, mas utilizei esse mesmo do vídeo, irf3205 que é o equivalente. Só precisei colocar um diodo para a proteção de pico reverso do motor e reformar os contatos elétricos das chaves que estavam gastos.
Mesmo o circuito sendo simples, funciona perfeitamente.
Que bacana Vitor! Sim, esse circuito tem uma faixa muito ampla de aplicações.
Professor poderia fazer uma rotina i2c (na unha) para o pic12f675 que possa aumentar seus io,s . Tenho uns módulos PCF8574. Essa é a sugestão pra uma clássica de sexta. 😊
Bacana, sugestão anotada Valter!
Muito top! 👌 🎉👏👏
Muito obrigado!
Aula legendária, professor. Obrigado.
Muito obrigado Samuel!
Show Wagner de PWM, nem é preciso um 7555 para melhor pwm.
Obrigado! Bons projetos!
Muito bacana!
Sugestão: Controle analógico de motor com feedback do RPM usando o LM2917 e o LM331.
Muito obrigado por sempre compartilhar conhecimento. Abraço forte.
Show Pedro! Anotada a sugestão, forte abraço!
MUITO BOM PROFESSOR COMO SEMPRE . FAZ UMA AULA COM O UC3843 PWM DE 0 A 100%
Valeu Roberto, sugestão anotada!
Salve professor Wagner Rambo aula 🔝 master das galáxias abraços sempre sempre
Muito obrigado meu amigo!
Excelente conteúdo Wagner parabéns...
Valeuuu!!!
Muito obrigado!!
Show de bola essa lanterna Rambo, uma boa opção, vou mandar
Valeu Geovany! Bons projetos!
Taí um dimmer DC bem simples e confiável. Eu ia usar um circuito como esse para fazer uma carga ativa, mas depois acabei dando uma melhorada na carga q eu já tinha e acabei desistindo pq a carga já supria minhas necessidades, mas tem outro youtuber q fez e ficou muito bom.
Sobre esse pico negativo com duty quase 100%, será q se usar uma carga na saída do 555 possa diminuir? Ou talvez um snubber como carga.
É um ótimo circuito mesmo Picco. Não testei com uma carga, mas pode resolver. Esse PWM não é perfeito pois como sabemos o 555 tem suas limitações, mas a grande vantagem é o seu baixo custo.
Tem Sexta, tem clássica! A legendária!!
Sempre ;) Valeu Ricardo!
Bom demais grande amigo
Muito obrigado Kleber!
Olá Wagner boa aula
Obrigado José!
essa vou montar Mestre, tenho quase todos os componentes so mosfet meu q é o IRFZ540 N, mas acho da pra adaptar so alterando o resistor de gate
Boa Erenildo! Bons projetos!!
Muito legal. Wagner, esses leds precisam de dissipador?
Olá Ruy, é aconselhável se for manter o LED aceso por longos períodos.
Ainda sou super iniciante, pelo que não entendi quase nada. Tenho feito circuitos em Arduino, mas gostaria de mudar pois as placas de Arduino por vezes não dão jeito nenhum. Quero montar sensores de humidade e temperatura em vários locais, e estar a usar placas Arduino para cada local sai caro.
Olá Carlos! Recomendo fortemente o nosso curso Eletrônica do Zero: go.hotmart.com/S92678804K
Para quem é bem iniciante, o curso vai do zero aos primeiros projetos.
Posso colocar uma fita de Leds em vez de um só led? Claro que respeitando os limites de corrente.
Pode sim Joel, contando que o transistor suporte a corrente. Mas pode usar outro transistor caso necessário.
Wagner eu montei um circuito PWM acionando um IGBT controlando um motor de uma esteira retiticado por uma ponte de diodos e um capacitor de 47uf/400v porém fica muito alto o chiado que dá no motor quando baixou a rotação ou seja o Duty Clicle em 20% abaixo, como faço para amenizar ou sumir com esse chiado?
Tenho esse mesmo problema. Acho que o Wagner não sabe a resposta, afinal não responde.
Faça um teste usando frequência PWM de alta frequência, na casa dos 16KHz. Creio que essa frequência, por ser alta, não será ouvida.
O segredo está na frequência do PWM: se você usar uma frequência muito baixa, vai ter chiado mesmo! Se o PWM é gerado pelo CI 555, você precisa usar o Capacitor C1 de 1nF ou menos (quanto menor este capacitor C1, maior será a frequência do PWM e menor a chance de ter chiados ou luz piscando quando você a filma com o celular - no caso de estar usando o PWM para controlar um LED).
@@JUNKADEBERNI Vc acabou de perguntar, da um tempo pra ele ler pelo menos.
Pode ser relacionado com a frequência, conforme o Cleber Ruiz sugeriu. Sempre é interessante frequências acima de 20kHz para circuitos de Potência.
Fiquei pensando em fazer uma lanterna pra mim
Show, esse circuito vai atender bem =D
Por se tratar de uma lanterna, seria interessante se o circuito pudesse trabalhar a partir de 3V, para caso o usuário queira usá-la de maneira portátil, alimentada por uma bateria de lítio 18650 (que pode trabalhar de 3V a 4,2V). A dificuldade nesse caso seria encontrar um CI gerador de PWM que aceite ser alimentado com uma Tensão tão baixa: dos modelos que eu consultei, não encontrei nenhum com tal característica.
Mas sei que existe, pois minha lanterna usa apenas 1 LED Cree de 10W e apenas 1 bateria de lítio 18650, e tudo nela funciona bem com 3V~4,2V: o problema é que o fabricante usa um chip sem identificação, então não dá para saber qual CI é esse para usar em outros projetos. Se alguém aí souber de algum CI gerador de PWM que trabalhe a partir de 3V, por favor comente aí.
Uma alternativa pra isso é o uso de um conversor boost Rodrigo.
@@canalwrkits acabei de encontrar um CI bem interessante para controlar o brilho de um LED de potência a partir de uma alimentação de 2,8V a 6V, é o *CN5711* . Finalmente encontrei um CI assim!! 😃
O bacana dele é que você só precisa do CI, um pequeno resistor de 1,2K e 1 potenciômetro e só (e de 1 LED e 1 bateria, é claro). E também tem a plaquinha pronta para comprar, que custa R$1,70 no Aliexpress (aí é só inserir o LED e já pode usar diretamente com uma bateria de lítio). Penso que se for usar uma bateria para alimentar a lanterna, esse tipo de CI seja a melhor alternativa, pois além de ser barato cabe dentro da maioria das lanternas.
@@canalwrkits uai, minha resposta mencionando o CN5711 sumiu. Te respondi aqui, após finalmente eu ter encontrado um integrado que trabalha com PWM a partir de 2,8V e que não necessita de nenhum componente extra além do próprio LED e da Fonte/Bateria. Comentei com intenção de ajudar quem possa estar com a mesma necessidade que a minha (demorei muito tempo para descobrir este CI).
Olá Rodrigo, sua resposta está aparecendo normalmente aqui, sobre o CN5711 a 1,70 no Aliexpress. Às vezes o UA-cam dá uma bugada em relação à comentários, mas está ativa sim.
cheguei. like 119
Muito obrigado Anselmo!