Eu passei bons anos em Portugal me sentindo um peixe fora d'água, revoltada, arrependida por vindo pra cá e com aquela sensação de fracasso, não conseguia me adaptar aos portugueses pra falar a verdade, eu não gostava deles, me fechei muito e não dava nenhuma hipótese pra me integrar no país e com as pessoas. Estava *muito* infeliz. Decidi voltar p Brasil e pouco tempo foi o suficiente pra chegar a uma conclusão óbvia: *tudo isso que eu sentia a culpa era minha, por causa da minha incompetência*, afinal eu também estava infeliz no Brasil. Passado alguns anos regressei p Portugal e decidi fazer tudo diferente: *comecei a me abrir mais, comecei a ser mais tolerante com as pessoas, aprendi a ser mais humilde, mudei a minha postura, meu comportamento, mudei a forma que eu olhava para as pessoas e posso afirmar que tudo mudou pra melhor!! Hoje sou muito feliz em Portugal, casei, e considero aqui a minha segunda casa*. Não adianta, se a mudança não acontecer de dentro pra fora, você pode estar no melhor lugar do mundo, com dinheiro no bolso e ainda assim não sentirá nenhum contentamento e nenhuma gratidão e nunca saberá enxergar as oportunidades que estão nas suas mãos.
morei por quase 6 anos no porto . e tudo que ganhei em Portugal ,gastei aí mesmo . vim para o Brasil com menos de 200 euros em 2010. mas tenho um carinho grande por esse país .
Isso é verdade André, até nós os Portugueses achamos sempre um problema em Portugal tem sempre uma coisa que não está bem. Mas no entanto em relação a muitos países é aqui que me sinto seguro e tenho o maior conforto, tambem já estive nos EUA no Canadá em Espanha mas realmente Portugal consegue ser pequeno no tamanho mas superior a muita coisa, é aqui em Portugal que sinto ter uma melhor qualidade de vida, uma liberdade de passear e de respirar.
Luis Santos poxa, já sonhava em um dia conhecer esse lindo lugar. Que conheço só de ouvir histórias. Viver tranquilidade cuidar dos filhos, família e tudo de bom. Procuro uma vida simples e saudável para desfrutar com minha família.
Adorei a sinceridade desse povo que é papo reto, não ficam com nhem nenhm, vi que realmente a máxima "falar o português claro" existe naturalmente em Portugal, amo esse país que infelizmente tive de deixar, mas será só por um tempo, porque com certeza irei voltar em definitivo! Amo muito. Bjks
Regra geral, os portugueses devolvem em dobro aquilo que recebem. Se você der respeito, receberá respeito e admiração. Se você der xingamento, receberá xingamento e desdém. Se você der mau-trato, receberá mau-trato e julgamento. Se você quer se dar bem por aqui, trate os portugueses e Portugal com respeito, se adeque às regras e leis desse país e trate os portugueses com bons modos e com respeito. Você verá que aí os portugueses não só te aceitarão como moverão montanhas pra te ajudar. Ao invés, se você vem com preconceito, síndrome do vira-lata querendo pedir o "ouro de volta" ou com a ideia do "Manoel Bigodudo e da Maria Peluda", se prepara para sentir resistência, desdém e até, quem sabe, reações xenofóbicas mas aí fica sabendo que A CULPA É SUA pois ações causam reações. Se você destratar o português na sua própria terra, você vai ser destratado com ainda mais força. Depois não chora, né? Vitimismo profissional é uma das caraterísticas brasileiras mais nojentas que eu conheço. E olha que eu sou brasileiro...
Moro nos EUA a 40 ano e nunca me arependi. Sou miltar aposentado e todos meus filhos tambem. Na minha vida aqui fui tratado como filho predileto do paisi. Servi o pais e sou extremamento grato pelo respeito e grandes in vestimentos que fizeram a fazem comigo. De onde vim fui sempre desrespeitado, descriminado, eabuzado. Cada macaco no seu galho e eu e Sam meu tio no nosso.
Show, isso me faz ter certeza que Portugal é o meu destino, me sinto mais em casa em Portugal do que no Brasil, me identifico muito, canto o Hino Português inteiro, sofro com a Seleção Portuguesa de futebol, andava por Caldas da Rainha com se estivesse na melhor cidade do mundo. Amo Portugal.
Filipa Sedas obrigado, morei 3 meses em Caldas no ano de 2002, hoje quero me mudar com a minha família, sou formado em Ed. Física área do desporto, vc consegue me dizer se em Caldas esta profissão ou outras temos oportunidades? prazer em falar contigo!!!
Sofia Gonçalves prazer Sofia em falar com vc, obrigado pela atenção, acho que vou no final do ano para tentar arrumar emprego, sou formado na área do desporto, quem sabe consigo na minha área.
Pode parecer estranho mas eu me sinto um peixe fora d'água no Brasil. Não que eu desgoste de tudo, o problema é que eu não consigo me adaptar ou aceitar certos aspectos culturais. É como se eu não pertencesse ao local ou tivesse nascido numa época errada. Agora estou me preparando para emigrar. Foi muito bom o seu vídeo. Parabéns.
Caro André, também morei nos EUA por 3,5 anos em períodos diferentes, e tbm me sentia um peixe fora d'água. Acho que em Lisboa eu me sinto em casa. Ano passado fui passar 15 dias na Península e quando voltei pra Lisboa me deu um sentimento gostoso de 'estou voltando pra casa' e senti isso assim que entrei na fronteira. Sei que vou amar viver aí. Até breve!
Portugal e Espanha no seu conjunto formam a Península Ibérica. Isto quer dizer que o André foi passear, saiu de Portugal, viajou por Espanha, visitou "nuestros hermanos" e regressou a Portugal.
Olá Andre eu não sei como lhe agradecer amaneira e as palavras para as pessoas que têm vontade de ir para Portugal. Se eles o entenderem bem,tenho a certeza que vamos ter gente boa para os portugueses receber e serem todos felizes , Abraço da Suecia ..
Passei meu Natal e Ano Novo em Portugal, eu ameiiiiii, e pretendo futuramente morar, pois esse Brasil só daqui á 20 anos e com um milagre vai "melhorar". Portugal Amo-TE. Um grande abraços a todos os Portugueses, voces são muito giros.
Exatamente, lugar perfeito não existe!!! Existe o lugar em que você se sente feliz!!! Eu gosto de morar em Portugal e quando a gente começa aceitar a cultura deles sem tentar mudar a gente relaxa e aprende a curtir as coisas boas!!! Adorei!!!
Acho isso que você falou super importante, tentar se integrar à cultura local. Quem não faz isso, não tem porquê ir morar em outro país. Temos sim que nos adaptar, aonde formos morar, se não, é melhor ficarmos em nosso país e com nossa cultura. Com certeza, dessa forma o convívio será muito mais feliz.
Stuart Hughes. Portugal nunca foi caro e nem é. Cada vez é mais barato devido à grande concorrência. Basta comparar os preços das coisas com outros países. Claro que os salários são mais baixos em média do que têm os ingleses ou franceses ou suiços, mas nesses países você paga por um apartamento igual o dobro ou o triplo (e nem sol tem lá). Um café aqui custa 0,55 Euros, em Iglaterra ou França para 2 euros e mais e na Suiça paga 5 euros ou mais. São apenas exemplos. E ainda, nosso café é melhor que o deles. Quer mais exemplos?...onde você consegue pagar por uma boa refeição 7 euros??????...sim, em Portugal apenas. Mas se quer enriquecer em Portugal não vai conseguir, nem em qualquer país da Europa.
Bom dia André. Está uma linda e ensolarada manhã ai. Aqui em minha cidade choveu muito, anunciando a chegada do inverno. Mas comentando seu vídeo, concordo plenamente, pois onde nos sentirmos bem, ali será nosso pedacinho do céu. Estou ansiosa para passar pela experiência de estar em solo portugues. Obrigada por trazer em seus vídeos, sempre uma atitude positiva e coerente. Ótimo fim de semana para vc e sua família.☺
Amei teu vídeo, amei mesmo, estou em Alcobaça apos 17 anos Inglaterra onde me sentia um peixe fora dágua, e sensação que senti quando coloquei os pés aqui foi inexplicável
Olá André. Muito legal o teu canal. Vivi muitos anos aí em Lisboa e tenho muitas saudades e penso voltar. Lugar perfeito não existe mas Portugal é ótimo. Vc fala bem real parabéns
Oi, André, tenho acompanhado seu canal há um tempinho e me surpreendi quando vc disse que fez o curso de inglês para estrangeiros na UCLA. Eu tb, em 2012. Achei engraçado, pq vc começou no país (e no curso) onde eu comecei e está no país onde quero estar rs. Uma bela coincidência! E, como vc, guardo recordações maravilhosas daquela época (não só dos lugares e das pessoas que conheci, mas das aulas tb). Abraços!
A Paz Andre! Adoraria ler um livro seu de suas impressões dos lugares que morou. Gosto muito de suas reflexões, com muito respeito, ética. Eu meu marido e filho estamos pensando em morar em Portugal. Muito obrigada pelos seus vídeos, além de nos privilegiar com suas reflexões está nos ajudando a tomar algumas atitudes. Deus lhe abençoe grandemente.
Nossa André, te conheci por acaso, navegando no youtube e nunca um video chegou em hora tão certa para mim. Estou na maior angústia, pois sinto necessidade de sair do Brasil. No primeiro momento estou em Vancouver e, mesmo reconhecendo que não temos do que reclamar, é um lugar fantástico, não me sinto feliz, "em casa". Acabo de descobrir por você que sou "um peixe fora dágua". Qual minha angustia? Achar que não existe lugar no mundo que eu vá me identificar (como não ser feliz em Vancouver?). Vendo este vídeo, me senti mais animada em continuar a buscar o "meu lugar". Show!! Muito obrigada. Parabéns pelo vídeo.
Sua opinião André Oliveira não é só para os brasileiros que querem sair do país. Eu mesmo, sou português e vivo cá em Portugal, trabalhei em 2 empresas de transporte internacional expresso, e senti tudo o que você disse no vídeo. Só me sentia em casa em Portugal, Espanha e Itália no resto dos países sentia-me... um turista a trabalhar para a empresa de Portugal. Porque eram os países que mais me identificava com as culturas desses países. Tenho muito carinho pela Itália, como pela Espanha. Até porque vivo muito próximo da Galiza atravessado apenas pelo Rio Minho, certamente que conhece Viana do Castelo e mais propriamente Caminha. Muitos parabéns pela sua opinião, senti tudo na pele o que disse! 5 estrelas!
André tudo bem? Morei também nos EUA, passei quase um ano, agora estou indo para Portugual, eu tenho certeza que eu vou gostar desse país, conto contigo meu amigo, um abraço, Ulimar Fortes
Olá, tudo bem? Ótima reflexão! Morei na Alemanha doze anos e foi maravilhoso! De volta ao Brasil há quatorze anos, muito bom também viver aqui! Mas penso em viver agora na Espanha! Com certeza serei feliz lá! A felicidade está dentro de nós! A vida é muito curta para lamentações!
boa noite, muito bacana a sua reflexão sobre um tema tão importante como este, adorei a forma como vc abordou esse tema, o mais importante na vida é o que somos e temos dentro de nós mesmos e isso levamos a onde quer que estejamos, parabéns meu caro e felicidades e muitas alegrias em sua vida, abraço!!!
Gostei do seu vídeo, vc fala de uma forma muito madura qd se refere a mudança, estar bem, onde está tem a ver com interior de cada um. Concordo mto com vc, e se vc não for feliz com vc mesmo, ñ é um lugar ou uma pessoa que vai te ajudar nesse sentido. A felicidade está dentro de cada um, e ponto !!!
Eu to assim, 5 meses, e não estou me adaptando,sou documentada,porém trabalho aqui paga-se muito pouco, pra mim só o que vale é a segurança, e todo brasileiro que conversei sente o mesmo, a maioria pensa em voltar pro Brasil ou ir para outro país,complicado demais, vou esperar mais um pouco para tomar uma decisão.Adorei seu video, muito bom.
Se viveres sozinha em portugal e complicado mas acredita se te juntares com alguem que gostas e dividires vida acredita que e mais facil, portugal e dos paises com mais qualidade de vida
Parabéns pelo vídeo André! Eu sempre digo isso as pessoas que tenho contato... Que a felicidade é um estado de espírito. E que essa "felicidade", que tanto buscamos, está sempre presente dentro de nós independente de credos... Sucesso sempre! Abs
André bem surpreso com a análise que você faz em seus vídeos sobre viver em Portugal. Ponderado, equilibrado, cotejando prós e contras, se abrindo diante da câmera, um papo reto que não é comum. Com esse temperamento e modo de ver o mundo você é capaz de ser um "peixe dentro d'água" em qualquer lugar do planeta. Feliz, não sei, mas dentro d'água sim, porque se adapta as condições objetiva, a cultura, o jeito do local... Maravilha! Você é muito sensato. Você é psicólogo, estuda psicologia? Parece, rs. Parabéns, seus vídeos tá ajudando muita gente que visa sair do Brasil e fazer a vida em Portugal. Tenho uma irmã é um cunhado que compraram uma casa aí na Terrinha, em Lisboa, reformou, gastando com tudo cerca de 100 mil euros, 70 mil com a compra da propriedade e 30 mil, na reforma geral. Não tinha banheiro dentro da casa. Imagina? Com esse valor não se conectar pra um Kitnet na Zona Sul Carioca. Penso mais a frente, daqui uns 10 anos, com meus 65 anos, ir morar, curtir a vida em Portugal. Hoje quanto de renda é preciso para viver com conforto em Portugal? Lisboa é o melhor local para viver? A ideia é viver o local, me integrar, e viajar, tendo Portugal como base... Mais uma vez parabéns!👋👋👋👋👋🎉🎉🎉✨👊🐸
Tenho 24 anos, ultimamente estou pesquisando e estudando as melhores/viáveis possibilidades de morar em Portugal, estudar e trabalhar... não quero ficar rica :D, apenas quero melhorar a qualidade de vida da minha família. Conheço algumas pessoas que moram/estão lá. Sei que encontrarei muitas dificuldades para atingir meus objetivos, que podem e vão demorar, dependendo dos meus planejamentos e escolhas... Grata pelos vídeos!
Fico emocionado quando falam bem do meu país. Vivo no Brasil há 3 anos, no inicio foi dificil .. Tudo muito diferente do que eu esperava. Mas agora ... Não troco o Brasil por nada. É uma questão de adaptação, e aceitar que todos os paises são diferentes, as pessoas são diferentes , tudo é diferente. Abraço ..
Ola Andre, me sinto tambem como um peixe fora d agua aqui na cidade em que resido aqui no Brasil (engraçado que é muito lindo o local). Pior essa é a segunda vez que venho morar aqui. Hoje a minha familia tambem compartilha da mesma opiniao e sendo assim optamos em mudar radicalmente de vida e vivermos em Portugal. Valeu Fique na Paz!!!
bom vídeo André. eu morei cinco anos em Londres estou agora em Dublin e tenho esse mesmo sentimento. Peixe fora d'água, as pessoas me olham como um estrangeiro. Descrevo isso sempre pra minha esposa. vou mostrar o video pra ela, pois ela acha que estou exagerando. Inclusive, estamos pesquisando pra mudar pra Portugal nos proximos seis ou oito meses. Obrigado.
Tinha comentado um vídeo teu com uma conotação um pouco negativa, especialmente devido às exigências/expectativas que tinhas face ao ordenado, todos podem ambicionar tudo, mas no contexto do país e dos ordenados médios é elevado(e muito!!!). No entanto a tua secção de comentários e o teu parecer agora fez-me ver que és uma pessoa que pensas nas coisas, tal como os outros brasileiros que aqui comentam. És uma pessoa inteligente! Tenho a certeza que se te formasses no IDEFE ou noutra universidade/faculdade, irias ter ainda mais sucesso!
PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS DE ALTÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE NÓS MESMOS E O LUGAR QUE CONSIDERAMOS SER PARTE DO NOSSO "EU",NÃO IMPORTA O LUGAR QUE ESTEJA QUEM FAZ O LUGAR SER MELHOR OU PIOR É O SER HUMANO .
Gostei imenso como falou tem os pés bem firmes na terra sabe o que quer e vê o que muitas pessoas não vê lhe dou os meus parabéns e seja muito feliz em Portugal e que Deus o Abençoe sempre . É fácil ser feliz .
Do mesmo jeito que você se sentia no Estados Unidos, me sinto aqui em Portugal, tenho vontade de ir embora pois não me sinto bem aqui, desconfortável, infeliz, deslocado culturalmente, socialmente e em outros aspectos. Gostaria de ir embora mesmo sabendo que no Brasil eu voltaria pra uma dificuldade maior, mas me sinto mais motivado em voltar e persistir lá do que aqui, me sinto realmente um peixe fora d agua. O problema é que encontro em uma situação apertada o que nao me faz ter a opção de voltar caso eu quisesse.
Concordo plenamente contigo Andre. Sou Tuga e estou fora faz 12 anos em variados paises, e tive cidades/paises onde fui feliz mas nao me sentia em casa ou me sentia peixe fora de agua. Queixar pode ser divertido no inicio mas comeca a comernos por dentro. Boa sorte para todos que te seguem.
Meu amigo, to virando seu fã. Tenho vontade ir para Portugal, e você está dando uma aula, de como chegar, viver, e prosperar em Portugal.CONTINUE SENDO VERDADEIRO EM SEUS VÍDEOS. Estou adorando seus conselhos (Santarém/Pará/Brasil)
Que vídeo excelente... me passou até paz de espírito. Vivo na Irlanda! Mas tenha cidadania portuguesa e meu destino é viver aí um dia 😊 obrigado por todas as dicas.
André, vc é iluminado,que pessoa linda!!!eu e meu esposo amamos os seus vídeos...continue com esse seu jeitinho especial de ser!espero estar aí em breve,com a minha família, só estamos aguardando para vendermos a nossa casa.sucesso guerreiro!!!até breve,se Deus quiser!
Ola André, sou brasileiro e morei em Portugal em 2001. Tive uma péssima experiênia , achai um pais extremament racista e intolerante. Em 2002 mudei-me para França onde moro até hoje, eu viajo bastante pela Europa mais posso te afirmar que nunca mais coloquei meus pés nesse pais!
Não vou entrar a fundo em assuntos espirituais pq é igual a futebol kda um tem sua opinião mas não posso deixar de dizer que não existe apenas UMA vida só.Somos seres multidimensionais ou seja já vivemos muitas vidas antes desta e continuaremos a viver infinitamente.Claro que não com o mesmo corpo físico ou talvez nem na forma humana se for em outras partes do Universo mas sim continuaremos vivendo.Somos seres multidimensionais e infinitos.
Muito sensata as suas palavras André! Vc não esta desmotivando ninguém a ser um imigrante.Pelo contrário foi o que vc falou a felicidade esta dentro de vc,não importa o lugar se uma pessoa não esta bem com si própria.Ela não vai ser feliz em nenhum local,por melhor que esse possa parecer,tudo vira rotina.Brasil,Portugal Japão não importa....
Amei a sua reflexão , a abordagem foi perfeito sou aposentada e pretendo ir morar em Portugal. seus vídeos tem me dado muitas informações com muita sabedoria e equilíbrio , parabéns continue assim
Moro no Canada ja faz algum tempo e no comeco aqui foi muito foda. Bateu uma saudade e um desespero louco. Sorte a minha que tinha (e ainda tenho - os caras ainda estao aqui) um grupo de brasileiro (algumas brasileiros nao gostam de se misturar com outros brasileiros quando moram no exterior - respeito, cada um na sua) , o que me ajudou a tolerar o primeiro ano (ano e meio, vai). Eu acabei caindo num padrao de criticar muito o Canada, de achar que os caras tinham alguma coisa contra mim e que faziam tudo pra me derrubar (olha o nivel do pensamento do individuo). Com o tempo, fui observando mais o que acontecia comigo e o meu em torno, e fui percebendo que fui muito ajudado por membros de uma sociedade que eu criticava pra caramba (puta ingratidao da minha parte). Se a coisa estava muito dificil (cheguei a essa conclusao, finalmente), a culpa maior era minha de ter achado que seria mais facil. Acho que criei expectativais nao-realistas e me decepcionei muito - so que fui eu que criei essas expectativas. Decidi finalmente reclamar menos e trabalhar mais, procurar me desenvolver mais, ja que no fim das contas, se nao estava gostando, existia a opcao de mudar de cidade ou voltar pro Brasas. Resolvi apostar que eu poderia dar certo aqui. Ja fazem dois anos e meio que me tornei cidadao. Gosto muito do lugar onde moro. Acho que a cidade onde vivo mudou muito desde quando cheguei, e pra melhor (o meu modo de enxergar a cidade tambem mudou). Achei legal no seu video quando voce diz que o lugar onde voce esta nao vai mudar. Ele estava la antes de voce ter chegado, e vai continuar la se voce decidir se mandar. Boa dica pra quem acaba de chegar em um pais extrangeiro pra morar.
Tema sério em relação ao nosso investimento pessoal. Eu já vivi em 5 países e conheci mais de 50 e realmente em alguns lugares me senti "meio estranha". Mesmo tendo facilidade de me adaptar, pois me sinto uma cidadã do mundo, nem todos os lugares são feitos para nós. É como uma relação de Homem e mulher, nem todos são feitos para passarmos o resto da vida juntos... Boa reflexão principalmente para aqueles que irão sair do Brasil pela primeira vez.. É importante não escolher um país por fuga e sim por opção.
Sem entrar em detalhes, esse vídeo caracteriza, inteiramente, o que vivo neste momento. Vou partilhar, não o vídeo, mas a reflexão, com os que me são mais próximos, até porque sinto que lidamos todos da mesma forma com o facto e ver o que todos eles pensão disto. Obrigado.
André, seus vídeos transmitem paz. Acredito que você viva em paz aí. Aqui no brasil não há paz, infelizmente, não sei se é pelo momento particular que passo, mas parece que sempre tem que existir alguma coisa pra chatear, pra te tirar a paz. Se alguém mais sente isso, gostaria que comentasse. Abraços
Vou deixar o meu contributo tendo em conta a minha experiencia de vida: Sou portugues e ja vivi alguns anos em Puerto Rico e outros mais em Inglaterra. O que descobri é que o importante é os amigos que fazemos nos sitios onde vivemos. Em Puerto Rico nada funciona, muita burocracia, muito calor. Inglaterra tudo funciona, mas tem regras demais e o povo é frio e o clima tb. Portugal terá os seus pontos fortes e baixos tal como o Brasil. Mas no fundo só se vão sentir bem se conseguirem ter amizades com pessoas que façam o seu dia-a-dia ser divertido e cheio de vida. Tudo o resto adapta-se. Espero que ajude. Abraço a todos
Nossa me identifico muito com sua maneira de pensar. Eu e meu marido estamos pensando em nos mudar para Portugal com nossas filhas. Não é pra querermos ficar ricos(coisa que sei que não aconteceria em portugal) e nem porque estamos infelizes. Apenas queremos desfrutar de uma boa qualidade de vida, dar uma boa educação a nossas filhas, trabalhar e conseguir viver bem e confortavelmente com o qie ganhamos... Enfim, tudo isso tem um preço, mas acredito que vai ser difícil nos arrependermos da escolha que estamos fazendo. Adorei seus vídeos e me identifiquei muito com sua forma de pensar! Forte abraço!
Eu recomendo que evite as cidades gigantes como Porto ou Lisboa porque os preços por habitação são muito caros. Cidades boas para morar que eu lhe recomendo para visitar/viver: Aveiro, Coimbra, Braga ou até mesmo Oliveira do Hospital (montanhas). Fazer riqueza em Portugal é dificil, mas a vida por lá é muito agradável.
Moro em Teresópolis - RJ (região Serrana) . Acho que as atribulações necessárias para alguém se mudar de país é enorme e não vale a pena. É como vc ir morar na casa de um estranho: a casa é dele e não sua. Aqui no Brasil é a minha casa, lá é a casa deles. E com certeza vai rolar um preconceito e uma discriminação. Jamais faria isso.
kkkk, André! que susto, achei que você desistiu de ficar aí. Agora eu entendi! Quando criança conheci uma senhora de nome Celeste e o marido er sr. Urbano. Eles já eram idosos, mas muito trabalhadores. Faziam pães doces todo tipo E eu ficava ali olhando aqueles doces, pães ...hum tão bom. E eles me contavam historias daí e falava das lindas paisagens. E aquilo marcou meu coração. Meus amigos muitos foram embora para USA, Canadá, Inglaterra, Austrália. E se deram muito bem. Mas eu continuo sonhando com Portugal. Mas nem sei por onde começar. tô gostando de assistir seus vídeos.
Ja morei 3 anos em Portugal e tenho até familiares ai no Porto,mas não me senti em casa embora tenha sido muito bem tratado ,não tenho nada contra ao país mas decidi voltar assim que foi possivel.
Gosto muito de Portugal, mas as vezes nos botam em cada testes de tolerância! Meu vizinho não respeita a área pública do prédio, resultado: entro no portão e ta o cachorro dele solto latindo pra mim. Reclamo e nada muda :(
oii Andre..eu me sinto assim mais no Brasil...nao sei pq mais parece que este ja nao é mais meu lugar...me sintia tão bem ai... sinto uma vontade enorme de voltar...
Poucas vezes li, e menos vezes ainda ouvi algum ensaio, comentário, exposição, discurso ou conversa informal sobre este tema (a experiência dos expatriados, que também se aplica aos portugueses que deixam Portugal por necessidade!) que fosse tão equilibrada, afectuosamente desapaixonada, claramente exposta e escrupulosamente isenta, como este trabalho-testemunho do Sr. A. Oliveira. Sem vestígios de lisonja nem de sarcasmo, com bom senso e bom carácter! Faz bem assistir a coisas assim. Obrigado
Foi um depoimento maravilhoso e muito esclarecedor. Acontece que as pessoas sonham muito e acham que vão encontrar perfeição em outros países. Mas é como vc mesmo disse, Todos os países têm seus problemas. Como conheço os Estados Unidos, já visitei várias vezes pelo fato de meu marido trabalhar em empresas Americanas.Gosto de muitas coisas de lá. Mas acho o europeu mais parecido com os brasileiros. A possibilidade de ter uma vida com mais segurança e mais organizada é o que faz muita gente sair daqui. Eu acompanho os depoimentos como forma de conhecimento., mas me organizei pra viajar para outros países e viver aqui , onde mora Minha felicidade! Obrigada pelos vídeos! 🌹🌹
Parabéns pela excelente reflexão. A sua expressão "peixe fora d'água" define exatamente como eu me sinto no Brasil. Como advogado, venho tendo conflitos éticos profissionais como se eu não pertencesse a realidade brasileira. Por isso, comecei a pensar em emigrar para Portugal ou outro país.
Moro no Brasil e sinto me completamente peixe fora de água, não vejo a hora de voltar para o meu país Portugal. Farta do jeitinho brasileiro e das falsas simpatias.
parabéns,seu comentário foi muito sincero e objetivo, fará como eu que já sou aposentado , apenas aguardando a minha esposa se aposentar, refletir sobre nossa ida a Portugal para morar. Ter essa percepção de ser ou não um peixe fora d'água. Valeu Paulo Alves, de São Paulo, capital. Um abraço!
Boa noite. Não conhecia e gostei de seu ponto de vista e da forma como aborda o assunto de tanta relevância para os que pretendem emigrar. Ganhou mais um inscrito. Parabéns e sucesso sempre!
Olá André, como o vídeo foi feito bem pertinho da nossa loja, que fica do lado do Deutsche e que se chama Laila, quando quiser, apareça. Também vivi nos EUA cinco anos, estudei por lá e gostei. Talvez por ter vivido no interior, a minha experiência tendo sido diferente, deu resultados diferentes dos seus. Já vivi no Brasil também, onde cresci e não me veria vivendo lá agora.
Bom dia! "A boca fala do que o coração está cheio." Mais uma vez quero parabenizar sua ética em abordar assuntos muitas vezes polêmicos mas quando se tem um bom coração as palavras saem de forma respeitosa e mais instrutivas. (O autor da frase é Jesus Cristo)
Exatamente isso que pensei quando terminei de assistir ao video. O Andre e uma pessoa sem arrogancia, pedantismo. Obrigada pelo resumo em suas palavras.
É o medo de muitos, fazer planos e no final não se sentir em casa. Acredito que talvez uma ida antes de ir de vez pra conhecer e sentir o clima do local, ajudaria ! Bom dia André, adoro os vídeos! bj
Isso é o mais importante que muito poucos fazem. Fazer uma visita inicial de alguns dias antes para avaliar se gosta do país, dos locais, da cultura, das pessoas, só depois disso pode decidir se é o melhor país para se mudar.
Paulo Suissas ,vc falou em outro vídeo sobre a compra de um apto.E quanto vc pagava de prestação.Me passe mais uma informação por gentileza, quanto vc teve que dar de entrada ? E qual comprovação de renda precisa no caso de aposentados no Brasil mais com cidadania portuguesa.Obrigado
Isabel Lima eu sou português, o financiamento para nós está um pouco mais facilitado pelas garantias que oferecemos ao banco. No seu caso eu não sei que comprovativos terá de apresentar, mas se vem para cá aposentados, talvez o vosso imposto de renda (penso que é isto, o nosso IRS?) sirva como comprovativo, só perguntando ao banco. Alguns bancos aqui financiam 100% do imóvel, no passado praticamente todos financiavam 100%, mas com a chegada da crise, agora só alguns o fazem. No meu caso eu dei uma boa entrada para financiar o menos possível, é o que eu aconselho, se puder dê uma boa entrada, ou o máximo que conseguir, os juros são muito baixos mas mesmo assim quanto menos for o valor financiado menos juros terá de pagar e vai baixar a renda mensal também. Eu já vi em outro video uma brasileira que comprou apartamento em Portugal e do que lembro não foi muito fácil, porque ela trabalhava no Brasil, se eu encontrar o video passo para você. Aconselho também que compre apartamento em uma cidade pequena (cidade não é vila) porque os preços são mais baixos e com 100 mil euros já compra um bom apartamento com 3 quartos. Se for para cidades grandes esse valor sobe para o dobro ou mais. Não esqueça que como aposentados do Brasil a viver fora, 25% da vossa aposentadoria vai ficar retida no Brasil como imposto ou taxa, se ainda não sabe é melhor informar-se sobre isso.
Sei sobre isso sim sobre os 25% que é desconto direto na fonte,mais hoje pagamos 27% estando aqui.Qual cidade pequena vc indicaria ,que fizesse menos frio possível ?Muito obrigado por todas as informações.
Isabel menos frio possível, só no sul (Alentejo ou Algarve), mas no Alentejo cidades razoáveis só no interior que fica um pouco isolado, no Algarve já tem muitas opções mas como é muito turístico certamente vai afectar um pouco no custo de vida e no preço do apartamento. Eu aconselhava numa zona intermédia próximo a Lisboa. O norte tem cidades pequenas muito boas, mas como você não quer frio já risquei. Quer apartamento de quantos quartos?
Pura verdade. E infelizmente tô me sentindo um peixe fora d agua aqui no Brasil. Sinto uma imensa necessidade de mudança e me identifico muito com Portugal. Seja o que Deus quiser.
com certeza uma grande verdade, mútuos olham para os erros ao redor , sendo que ser feliz não depende dos outros mas sim de nós mesmo , parabéns pelos vídeos tem ajudado muito .
Oii André boa noite ..André tenho 2 filhas e meu marido é garçom e queria saber se é facil os serviços de trabalhos gerais ..trabalho com confeitaria..e tamos estudando para ir morar ai ..mais temos apenas 40 mil de dinheiro para ir ..sera que consigueremos morar ai ? Pk nao conhecemos ninguem ai
Eu já não estou me sentindo feliz aqui no Brasil,tenho medo de tudo,em fevereiro.minha casa foi arrombada e roubaram minhas coisas,desde esse dia eu não fico mais em paz aqui e esse é um dos motivos pela qual minha família e eu queremos tanto ir embora pra Portugal,espero em Deus que eu encontre realmente a felicidade aí,porque até então Portugal tem tudo o que eu procuro como segurança,educação ,e qualidade de vida pra minha filha de 4 anos, é isso que eu procuro em um país,poder criar minha filha de uma forma digna
Eu por intermédio do meu trabalho, já passei pelos EUA e alguns países da Europa. Embora seja um país próspero e de uma diversidade imensa, não conseguiria fixar residência na América, pois não me identifico com a cultura. O mesmo já não acontece em alguns países europeus, onde a minha maneira de ser, encaixa com a realidade daquela sociedade. O aspecto material da nossa vida, tem que ser devidamente ponderado, mas o nosso equilíbrio emocional é muito mais preponderante para a nossa realização plena. Mas a minha base será sempre as minhas ilhas paradisíacas. Abraços da terra dos vulcões.
Marco, visito regularmente os EUA onde tenho amigos americanos de infância que estudaram comigo no Liceu de Oeiras. São a minha segunda família. Posso dizer que conheço bem os EUA, mas nunca seria o país onde me iria sentir feliz. Portugal, no entanto, tem inúmeras vantagens: o seu posicionamento geo-estratégico que nos permite visitar a Europa e o mundo de forma acessível, as nossas paisagens e o clima, a gastronomia, a segurança com que se vive no nosso país, a nossa História e a nossa música e a educação. Os portugueses valorizam pouco o muito que têm escreveu há pouco Rute manus, uma brasileira que está a doutorar-se em Portugal e é bem verdade. A Madona acaba de escolher Portugal para residir. Está em Lisboa com os filhos e já os matriculou na Academia de Futebol do Sporting e no Liceu Francês Charles Lepierre. Todos os que nos escolhem para aqui viver são bem vindos, se vierem por bem e respeitarem a nossa cultura e as nossas tradições. Nada pior do que a ingratidão. Portugal sempre foi capaz de muitos mundos. observador.pt/opiniao/coisas-que-o-mundo-inteiro-deveria-aprender-com-portugal/
Muito interessantes seus pontos, faz todo sentido mesmo. Se você pudesse responder como é a percepção do português para com o brasileiro (eles ao ouvirem nosso sotaque gostam, ficam meio travados, se abrem ou, ou... enfim, como eles percebem o brasileiro?). Adorei, ótimo canal!
Vídeo muito bom... vc comunica muito bem... legauu... sou professor de carteirinha e sei que vc comunica!... Mais além, o conteúdo é correto... sair em busca de si mesmo e muito melhor que sair em busca do paraíso que sonhamos... agora, sobre Portugal: é fácil fazer amigos?
Olá André. Sei que não faz parte do tema do seu vídeo, porém, como eu percebo que vc tem uma ótima capacidade perceptiva, sensatez, boa psicologia, enfim como vc é uma pessoa legal, poderia me ajudar com a informação sobre a formalização profissional, ou seja, pelo que percebi nos seus vídeos, vc é professor de educação física e trabalha como personal ou professor de academia, houve necessidade de fazer alguma forma de legitimação ou vc pode trabalhar legalmente com os mesmos certificados adquiridos no Brasil?
Talvez, exista este sentimento de sentir-se bem não só em relação a lugares, como em relação a conviver com pessoas, com povos. Conheço portugueses, brasileiros; mas, até aqui..., me identifiquei e/ou fiz mais amizade com turco, vietnamita, árabes e africanos...
André, eu estou me organizando neste ano para fazer engenharia mecânica em 2018 , na universidade do porto. gostaria de saber se ao concluir os 5 anos, eu tenho q voltar para o Brasil ou posso dar entrada na cidadania? Seus vídeos são tops!
Vc pode dar entrada na cidadania Portuguesa após 6 anos de residência ininterrupta em Portugal, no entanto após 5 anos pode pedir cidadania permanente. Entretanto aconselho vivamente a pedir a Igualdade de Direitos, o que pode ser feito a partir do momento em que obtém residência. vivertrabalhareestudarnoexterior.com/igualdade-de-direitos-brasil-portugal/
Bom dia André, perfeito gosto do seus videos pois você é pé no chão, estou me preparando para mora em Portugal em 2018 e suas dicas tem me esclarecido muito, só estou em duvida se moramos em lisboa, porto, braga ou Coimbra, pois estou vendo a faculdade dos meus dois filhos, pode passa sua opinião, iremos colocar um comercio na área de alimentação, pois temos experiencia.
A sério? pq? Diria que alguém que goste de metrópoles/movimentação deve ir para Lisboa, de cultura para o Porto, de um equilibrio entre grande cidade/pouco stress Coimbra ou Braga. Agora não vejo nada em Leiria, sou de lá perto, que eu possa dizer que é melhor que noutras cidades. Não que seja má, mas...
Oi Paulo, eu sou de Coimbra. Para faculdade dos filhos, Coimbra é 5 estrelas (universidade das mais antigas do mundo, boa qualidade e convívio). Para alimentação, a cidade é pequena quando comparada a Lisboa ou Porto, mas muito visitada por turistas. A nível de restaurantes é capaz de ser difícil, tinha um amigo meu do Brasil que abriu um restaurante lá mas só aguentou três anos, depois acabou por fechar e trabalhar no restaurante de outra pessoa.
Paulo Regis Medeiros depende do curso que os seus filhos querem, mas aconselho a Universidade de Aveiro... Ótima universidade, numa cidade calma, um dos distritos com mais baixa taxa de desemprego e uma ótima qualidade de vida. beijos
Fala André, tudo bem? Antes de tudo parabéns pelo canal! Eu e minha noiva estamos querendo ir para Lisboa a procura de trabalho, estamos apenas esperando a cidadania portuguesa dela. Eu andei fazendo meu dever de casa e pesquisei, eu marido dela só poderia ter os direitos após 3 anos de casado, não busco riqueza, sou do tipo que acredita que trabalho é trabalho independente de qual seja, se a gente for, ela seria legal no país e eu seria ilegal, consigo arrumar trabalho?
Diferentemente Iguais- Vou lhe passar o que me passaram,pois sou casada com cidadão português assim que sair a cidadania de sua esposa,o casamento de vcs tbm tem que ser reconhecido em Portugal.E quando vc forem para Portugal vc vai entrar como reagrupado,ou seja como se ela fosse responsável por vc,depois de 3 a 4 meses vc recebe sua carteira de identificação a qual vc pode trabalhar sem problema nenhum.Quanto a cidadania somente depois de 4 a 5 anos morando em Portugal.
Eu passei bons anos em Portugal me sentindo um peixe fora d'água, revoltada, arrependida por vindo pra cá e com aquela sensação de fracasso, não conseguia me adaptar aos portugueses pra falar a verdade, eu não gostava deles, me fechei muito e não dava nenhuma hipótese pra me integrar no país e com as pessoas. Estava *muito* infeliz. Decidi voltar p Brasil e pouco tempo foi o suficiente pra chegar a uma conclusão óbvia: *tudo isso que eu sentia a culpa era minha, por causa da minha incompetência*, afinal eu também estava infeliz no Brasil. Passado alguns anos regressei p Portugal e decidi fazer tudo diferente: *comecei a me abrir mais, comecei a ser mais tolerante com as pessoas, aprendi a ser mais humilde, mudei a minha postura, meu comportamento, mudei a forma que eu olhava para as pessoas e posso afirmar que tudo mudou pra melhor!! Hoje sou muito feliz em Portugal, casei, e considero aqui a minha segunda casa*.
Não adianta, se a mudança não acontecer de dentro pra fora, você pode estar no melhor lugar do mundo, com dinheiro no bolso e ainda assim não sentirá nenhum contentamento e nenhuma gratidão e nunca saberá enxergar as oportunidades que estão nas suas mãos.
Obrigado Sarah pela sinceridade.
Saúde e paz.
" nao gostei do BRASIL. Vou me embora
tb. to doido para vazar daqui!!!
parabéns pela conquista, pq são poucos os que , se auto analisam e buscam após a análise um recomeço com uma grande vitória.
Luis Baronto, mas espelhe-se no depoimento da Sarah. Se vc não estiver feliz com voce mesmo, nao estara em lugar nenhum do mundo!
morei por quase 6 anos no porto . e tudo que ganhei em Portugal ,gastei aí mesmo . vim para o Brasil com menos de 200 euros em 2010. mas tenho um carinho grande por esse país .
Portugal é show, é um lugar que cada um vive na sua e ninguém incômoda ninguém! ! adoro esse país e já vivo 18 anos nessa abençoada terra..
Oi Manuel tudo bom meu querido?
Eu sou Valter.
Wanderley Luiz Santos poxa que bacana seria tao bom que aqui no Brasil cada um vivesse suas vidas neh?
Mentira aaaa os mais idosos ficam sempre olhando para jente isso é chato isso incomoda
Isso é verdade André, até nós os Portugueses achamos sempre um problema em Portugal tem sempre uma coisa que não está bem. Mas no entanto em relação a muitos países é aqui que me sinto seguro e tenho o maior conforto, tambem já estive nos EUA no Canadá em Espanha mas realmente Portugal consegue ser pequeno no tamanho mas superior a muita coisa, é aqui em Portugal que sinto ter uma melhor qualidade de vida, uma liberdade de passear e de respirar.
Luis Santos
Bem dito.
Amei!
Luis Santos poxa, já sonhava em um dia conhecer esse lindo lugar.
Que conheço só de ouvir histórias.
Viver tranquilidade cuidar dos filhos, família e tudo de bom. Procuro uma vida simples e saudável para desfrutar com minha família.
Adorei a sinceridade desse povo que é papo reto, não ficam com nhem nenhm, vi que realmente a máxima "falar o português claro" existe naturalmente em Portugal, amo esse país que infelizmente tive de deixar, mas será só por um tempo, porque com certeza irei voltar em definitivo! Amo muito. Bjks
Apoiado, sejam bons para os Portugueses, e os Portugueses serão muito melhores para vocês.
Regra geral, os portugueses devolvem em dobro aquilo que recebem. Se você der respeito, receberá respeito e admiração. Se você der xingamento, receberá xingamento e desdém. Se você der mau-trato, receberá mau-trato e julgamento. Se você quer se dar bem por aqui, trate os portugueses e Portugal com respeito, se adeque às regras e leis desse país e trate os portugueses com bons modos e com respeito. Você verá que aí os portugueses não só te aceitarão como moverão montanhas pra te ajudar. Ao invés, se você vem com preconceito, síndrome do vira-lata querendo pedir o "ouro de volta" ou com a ideia do "Manoel Bigodudo e da Maria Peluda", se prepara para sentir resistência, desdém e até, quem sabe, reações xenofóbicas mas aí fica sabendo que A CULPA É SUA pois ações causam reações. Se você destratar o português na sua própria terra, você vai ser destratado com ainda mais força. Depois não chora, né? Vitimismo profissional é uma das caraterísticas brasileiras mais nojentas que eu conheço. E olha que eu sou brasileiro...
Moro nos EUA a 40 ano e nunca me arependi. Sou miltar aposentado e todos meus filhos tambem. Na minha vida aqui fui tratado como filho predileto do paisi. Servi o pais e sou extremamento grato pelo respeito e grandes in vestimentos que fizeram a fazem comigo.
De onde vim fui sempre desrespeitado, descriminado, eabuzado.
Cada macaco no seu galho e eu e Sam meu tio no nosso.
+john demello
Abraço
Show, isso me faz ter certeza que Portugal é o meu destino, me sinto mais em casa em Portugal do que no Brasil, me identifico muito, canto o Hino Português inteiro, sofro com a Seleção Portuguesa de futebol, andava por Caldas da Rainha com se estivesse na melhor cidade do mundo. Amo Portugal.
+Rodrigo Pires
Abraço
Rodrigo Pires Então seja bem vindo a Portugal :)
Rodrigo Pires Eu sou de Caldas da Rainha, seja bem vindo 😘
Filipa Sedas obrigado, morei 3 meses em Caldas no ano de 2002, hoje quero me mudar com a minha família, sou formado em Ed. Física área do desporto, vc consegue me dizer se em Caldas esta profissão ou outras temos oportunidades? prazer em falar contigo!!!
Sofia Gonçalves prazer Sofia em falar com vc, obrigado pela atenção, acho que vou no final do ano para tentar arrumar emprego, sou formado na área do desporto, quem sabe consigo na minha área.
Pode parecer estranho mas eu me sinto um peixe fora d'água no Brasil. Não que eu desgoste de tudo, o problema é que eu não consigo me adaptar ou aceitar certos aspectos culturais. É como se eu não pertencesse ao local ou tivesse nascido numa época errada.
Agora estou me preparando para emigrar. Foi muito bom o seu vídeo. Parabéns.
Fabio Barbosa Tchau querido!
ou vc acha um lugar melhor, ou vai achar um lugar tão ruim que vai finalmente ver o brasil como sua casa.
Caro André, também morei nos EUA por 3,5 anos em períodos diferentes, e tbm me sentia um peixe fora d'água. Acho que em Lisboa eu me sinto em casa. Ano passado fui passar 15 dias na Península e quando voltei pra Lisboa me deu um sentimento gostoso de 'estou voltando pra casa' e senti isso assim que entrei na fronteira. Sei que vou amar viver aí. Até breve!
Portugal e Espanha no seu conjunto formam a Península Ibérica. Isto quer dizer que o André foi passear, saiu de Portugal, viajou por Espanha, visitou "nuestros hermanos" e regressou a Portugal.
Andre, por acaso encontrei esse seu video hoje, e foi muito bom. Você trouxe uma excelente reflexão. Muito obrigado por compartilhar.
+Ricardo Macari
Obrigado. Abraço
Olá Andre eu não sei como lhe agradecer amaneira e as palavras para as pessoas que têm vontade de ir para Portugal. Se eles o entenderem bem,tenho a certeza que vamos ter gente boa para os portugueses receber e serem todos felizes ,
Abraço da Suecia
..
Passei meu Natal e Ano Novo em Portugal, eu ameiiiiii, e pretendo futuramente morar, pois esse Brasil só daqui á 20 anos e com um milagre vai "melhorar". Portugal Amo-TE. Um grande abraços a todos os Portugueses, voces são muito giros.
Exatamente, lugar perfeito não existe!!! Existe o lugar em que você se sente feliz!!! Eu gosto de morar em Portugal e quando a gente começa aceitar a cultura deles sem tentar mudar a gente relaxa e aprende a curtir as coisas boas!!! Adorei!!!
+Mara Penadez
Verdade. Abraço
Acho isso que você falou super importante, tentar se integrar à cultura local. Quem não faz isso, não tem porquê ir morar em outro país. Temos sim que nos adaptar, aonde formos morar, se não, é melhor ficarmos em nosso país e com nossa cultura. Com certeza, dessa forma o convívio será muito mais feliz.
Stuart Hughes.
Portugal nunca foi caro e nem é. Cada vez é mais barato devido à grande concorrência. Basta comparar os preços das coisas com outros países. Claro que os salários são mais baixos em média do que têm os ingleses ou franceses ou suiços, mas nesses países você paga por um apartamento igual o dobro ou o triplo (e nem sol tem lá). Um café aqui custa 0,55 Euros, em Iglaterra ou França para 2 euros e mais e na Suiça paga 5 euros ou mais. São apenas exemplos. E ainda, nosso café é melhor que o deles.
Quer mais exemplos?...onde você consegue pagar por uma boa refeição 7 euros??????...sim, em Portugal apenas.
Mas se quer enriquecer em Portugal não vai conseguir, nem em qualquer país da Europa.
sou português moro em São Paulo quem reclama que Portugal é caro venham pra cá e verão o quanto essa cidade é cara e perigosa
Gabriel Nunes se não gosta é só voltar para Portugal. Ninguém tá te amarrando no Brasil não.
Cara, conheci seu canal faz 30 minutos e já gostei muito da sua forma de ver o mundo, obrigado :)
Bom dia André. Está uma linda e ensolarada manhã ai. Aqui em minha cidade choveu muito, anunciando a chegada do inverno. Mas comentando seu vídeo, concordo plenamente, pois onde nos sentirmos bem, ali será nosso pedacinho do céu. Estou ansiosa para passar pela experiência de estar em solo portugues. Obrigada por trazer em seus vídeos, sempre uma atitude positiva e coerente. Ótimo fim de semana para vc e sua família.☺
Amei teu vídeo, amei mesmo, estou em Alcobaça apos 17 anos Inglaterra onde me sentia um peixe fora dágua, e sensação que senti quando coloquei os pés aqui foi inexplicável
+Antonio Scotti
Obrigado. Abraços
Olá André. Muito legal o teu canal. Vivi muitos anos aí em Lisboa e tenho muitas saudades e penso voltar. Lugar perfeito não existe mas Portugal é ótimo. Vc fala bem real parabéns
+Alexandre Romero
Obrigado. Abraço
Oi, André, tenho acompanhado seu canal há um tempinho e me surpreendi quando vc disse que fez o curso de inglês para estrangeiros na UCLA. Eu tb, em 2012. Achei engraçado, pq vc começou no país (e no curso) onde eu comecei e está no país onde quero estar rs. Uma bela coincidência! E, como vc, guardo recordações maravilhosas daquela época (não só dos lugares e das pessoas que conheci, mas das aulas tb). Abraços!
A Paz Andre! Adoraria ler um livro seu de suas impressões dos lugares que morou. Gosto muito de suas reflexões, com muito respeito, ética. Eu meu marido e filho estamos pensando em morar em Portugal. Muito obrigada pelos seus vídeos, além de nos privilegiar com suas reflexões está nos ajudando a tomar algumas atitudes. Deus lhe abençoe grandemente.
Sempre palavras edificantes cara... é o que motiva minha família a lutar por esse sonho!
Nossa André, te conheci por acaso, navegando no youtube e nunca um video chegou em hora tão certa para mim. Estou na maior angústia, pois sinto necessidade de sair do Brasil. No primeiro momento estou em Vancouver e, mesmo reconhecendo que não temos do que reclamar, é um lugar fantástico, não me sinto feliz, "em casa". Acabo de descobrir por você que sou "um peixe fora dágua". Qual minha angustia? Achar que não existe lugar no mundo que eu vá me identificar (como não ser feliz em Vancouver?). Vendo este vídeo, me senti mais animada em continuar a buscar o "meu lugar". Show!! Muito obrigada. Parabéns pelo vídeo.
Sua opinião André Oliveira não é só para os brasileiros que querem sair do país.
Eu mesmo, sou português e vivo cá em Portugal, trabalhei em 2 empresas de transporte internacional expresso, e senti tudo o que você disse no vídeo.
Só me sentia em casa em Portugal, Espanha e Itália no resto dos países sentia-me... um turista a trabalhar para a empresa de Portugal.
Porque eram os países que mais me identificava com as culturas desses países.
Tenho muito carinho pela Itália, como pela Espanha. Até porque vivo muito próximo da Galiza atravessado apenas pelo Rio Minho, certamente que conhece Viana do Castelo e mais propriamente Caminha.
Muitos parabéns pela sua opinião, senti tudo na pele o que disse! 5 estrelas!
André tudo bem? Morei também nos EUA, passei quase um ano, agora estou indo para Portugual, eu tenho certeza que eu vou gostar desse país, conto contigo meu amigo, um abraço, Ulimar Fortes
Olá, tudo bem? Ótima reflexão! Morei na Alemanha doze anos e foi maravilhoso! De volta ao Brasil há quatorze anos, muito bom também viver aqui! Mas penso em viver agora na Espanha! Com certeza serei feliz lá! A felicidade está dentro de nós! A vida é muito curta para lamentações!
boa noite, muito bacana a sua reflexão sobre um tema tão importante como este, adorei a forma como vc abordou esse tema, o mais importante na vida é o que somos e temos dentro de nós mesmos e isso levamos a onde quer que estejamos, parabéns meu caro e felicidades e muitas alegrias em sua vida, abraço!!!
Gostei do seu vídeo, vc fala de uma forma muito madura qd se refere a mudança, estar bem, onde está tem a ver com interior de cada um. Concordo mto com vc, e se vc não for feliz com vc mesmo, ñ é um lugar ou uma pessoa que vai te ajudar nesse sentido. A felicidade está dentro de cada um, e ponto !!!
Eu to assim, 5 meses, e não estou me adaptando,sou documentada,porém trabalho aqui paga-se muito pouco, pra mim só o que vale é a segurança, e todo brasileiro que conversei sente o mesmo, a maioria pensa em voltar pro Brasil ou ir para outro país,complicado demais, vou esperar mais um pouco para tomar uma decisão.Adorei seu video, muito bom.
Se viveres sozinha em portugal e complicado mas acredita se te juntares com alguem que gostas e dividires vida acredita que e mais facil, portugal e dos paises com mais qualidade de vida
Parabéns pelo vídeo André! Eu sempre digo isso as pessoas que tenho contato... Que a felicidade é um estado de espírito. E que essa "felicidade", que tanto buscamos, está sempre presente dentro de nós independente de credos... Sucesso sempre! Abs
+Rinaldo Andrade
Obrigado. Igualmente. Abraço
Muito legal o seu compartilhamento de ideias. Servirá muito pra mim. Obrigado.
André bem surpreso com a análise que você faz em seus vídeos sobre viver em Portugal. Ponderado, equilibrado, cotejando prós e contras, se abrindo diante da câmera, um papo reto que não é comum. Com esse temperamento e modo de ver o mundo você é capaz de ser um "peixe dentro d'água" em qualquer lugar do planeta. Feliz, não sei, mas dentro d'água sim, porque se adapta as condições objetiva, a cultura, o jeito do local... Maravilha! Você é muito sensato. Você é psicólogo, estuda psicologia? Parece, rs. Parabéns, seus vídeos tá ajudando muita gente que visa sair do Brasil e fazer a vida em Portugal. Tenho uma irmã é um cunhado que compraram uma casa aí na Terrinha, em Lisboa, reformou, gastando com tudo cerca de 100 mil euros, 70 mil com a compra da propriedade e 30 mil, na reforma geral. Não tinha banheiro dentro da casa. Imagina? Com esse valor não se conectar pra um Kitnet na Zona Sul Carioca. Penso mais a frente, daqui uns 10 anos, com meus 65 anos, ir morar, curtir a vida em Portugal. Hoje quanto de renda é preciso para viver com conforto em Portugal? Lisboa é o melhor local para viver? A ideia é viver o local, me integrar, e viajar, tendo Portugal como base... Mais uma vez parabéns!👋👋👋👋👋🎉🎉🎉✨👊🐸
Tenho 24 anos, ultimamente estou pesquisando e estudando as melhores/viáveis possibilidades de morar em Portugal, estudar e trabalhar... não quero ficar rica :D, apenas quero melhorar a qualidade de vida da minha família. Conheço algumas pessoas que moram/estão lá. Sei que encontrarei muitas dificuldades para atingir meus objetivos, que podem e vão demorar, dependendo dos meus planejamentos e escolhas... Grata pelos vídeos!
Fico emocionado quando falam bem do meu país. Vivo no Brasil há 3 anos, no inicio foi dificil .. Tudo muito diferente do que eu esperava. Mas agora ... Não troco o Brasil por nada. É uma questão de adaptação, e aceitar que todos os paises são diferentes, as pessoas são diferentes , tudo é diferente. Abraço ..
Ola Andre, me sinto tambem como um peixe fora d agua aqui na cidade em que resido aqui no Brasil (engraçado que é muito lindo o local). Pior essa é a segunda vez que venho morar aqui. Hoje a minha familia tambem compartilha da mesma opiniao e sendo assim optamos em mudar radicalmente de vida e vivermos em Portugal. Valeu Fique na Paz!!!
tem de trazer dinheiro se nao vai se ferrar aqui a pouco trabalho só se for Patrão
bom vídeo André. eu morei cinco anos em Londres estou agora em Dublin e tenho esse mesmo sentimento. Peixe fora d'água, as pessoas me olham como um estrangeiro. Descrevo isso sempre pra minha esposa. vou mostrar o video pra ela, pois ela acha que estou exagerando. Inclusive, estamos pesquisando pra mudar pra Portugal nos proximos seis ou oito meses. Obrigado.
Tinha comentado um vídeo teu com uma conotação um pouco negativa, especialmente devido às exigências/expectativas que tinhas face ao ordenado, todos podem ambicionar tudo, mas no contexto do país e dos ordenados médios é elevado(e muito!!!). No entanto a tua secção de comentários e o teu parecer agora fez-me ver que és uma pessoa que pensas nas coisas, tal como os outros brasileiros que aqui comentam. És uma pessoa inteligente! Tenho a certeza que se te formasses no IDEFE ou noutra universidade/faculdade, irias ter ainda mais sucesso!
PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS DE ALTÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE NÓS MESMOS E O LUGAR QUE CONSIDERAMOS SER PARTE DO NOSSO "EU",NÃO IMPORTA O LUGAR QUE ESTEJA QUEM FAZ O LUGAR SER MELHOR OU PIOR É O SER HUMANO .
Gostei imenso como falou tem os pés bem firmes na terra sabe o que quer e vê o que muitas pessoas não vê lhe dou os meus parabéns e seja muito feliz em Portugal e que Deus o Abençoe sempre . É fácil ser feliz .
Do mesmo jeito que você se sentia no Estados Unidos, me sinto aqui em Portugal, tenho vontade de ir embora pois não me sinto bem aqui, desconfortável, infeliz, deslocado culturalmente, socialmente e em outros aspectos. Gostaria de ir embora mesmo sabendo que no Brasil eu voltaria pra uma dificuldade maior, mas me sinto mais motivado em voltar e persistir lá do que aqui, me sinto realmente um peixe fora d agua. O problema é que encontro em uma situação apertada o que nao me faz ter a opção de voltar caso eu quisesse.
Concordo plenamente contigo Andre. Sou Tuga e estou fora faz 12 anos em variados paises, e tive cidades/paises onde fui feliz mas nao me sentia em casa ou me sentia peixe fora de agua. Queixar pode ser divertido no inicio mas comeca a comernos por dentro. Boa sorte para todos que te seguem.
Meu amigo, to virando seu fã. Tenho vontade ir para Portugal, e você está dando uma aula, de como chegar, viver, e prosperar em Portugal.CONTINUE SENDO VERDADEIRO EM SEUS VÍDEOS. Estou adorando seus conselhos (Santarém/Pará/Brasil)
Obrigado. Abraços
Que vídeo excelente... me passou até paz de espírito. Vivo na Irlanda! Mas tenha cidadania portuguesa e meu destino é viver aí um dia 😊 obrigado por todas as dicas.
André, vc é iluminado,que pessoa linda!!!eu e meu esposo amamos os seus vídeos...continue com esse seu jeitinho especial de ser!espero estar aí em breve,com a minha família, só estamos aguardando para vendermos a nossa casa.sucesso guerreiro!!!até breve,se Deus quiser!
+Giseli Felix
Abraço e obrigado.
Parabéns pela fala densa e explicação clara .... ótimo para se refletir e assim poder tomar uma melhor e consciente decisão
Ola André, sou brasileiro e morei em Portugal em 2001. Tive uma péssima experiênia , achai um pais extremament racista e intolerante. Em 2002 mudei-me para França onde moro até hoje, eu viajo bastante pela Europa mais posso te afirmar que nunca mais coloquei meus pés nesse pais!
Não vou entrar a fundo em assuntos espirituais pq é igual a futebol kda um tem sua opinião mas não posso deixar de dizer que não existe apenas UMA vida só.Somos seres multidimensionais ou seja já vivemos muitas vidas antes desta e continuaremos a viver infinitamente.Claro que não com o mesmo corpo físico ou talvez nem na forma humana se for em outras partes do Universo mas sim continuaremos vivendo.Somos seres multidimensionais e infinitos.
Muito sensata as suas palavras André! Vc não esta desmotivando ninguém a ser um imigrante.Pelo contrário foi o que vc falou a felicidade esta dentro de vc,não importa o lugar se uma pessoa não esta bem com si própria.Ela não vai ser feliz em nenhum local,por melhor que esse possa parecer,tudo vira rotina.Brasil,Portugal Japão não importa....
+Isabel Lima
Verdade. Abraço
Amei a sua reflexão , a abordagem foi perfeito sou aposentada e pretendo ir morar em Portugal. seus vídeos tem me dado muitas informações com muita sabedoria e equilíbrio , parabéns continue assim
Moro no Canada ja faz algum tempo e no comeco aqui foi muito foda.
Bateu uma saudade e um desespero louco.
Sorte a minha que tinha (e ainda tenho - os caras ainda estao aqui) um grupo de brasileiro (algumas brasileiros nao gostam de se misturar com outros brasileiros quando moram no exterior - respeito, cada um na sua) , o que me ajudou a tolerar o primeiro ano (ano e meio, vai).
Eu acabei caindo num padrao de criticar muito o Canada, de achar que os caras tinham alguma coisa contra mim e que faziam tudo pra me derrubar (olha o nivel do pensamento do individuo).
Com o tempo, fui observando mais o que acontecia comigo e o meu em torno, e fui percebendo que fui muito ajudado por membros de uma sociedade que eu criticava pra caramba (puta ingratidao da minha parte).
Se a coisa estava muito dificil (cheguei a essa conclusao, finalmente), a culpa maior era minha de ter achado que seria mais facil.
Acho que criei expectativais nao-realistas e me decepcionei muito - so que fui eu que criei essas expectativas.
Decidi finalmente reclamar menos e trabalhar mais, procurar me desenvolver mais, ja que no fim das contas, se nao estava gostando, existia a opcao de mudar de cidade ou voltar pro Brasas. Resolvi apostar que eu poderia dar certo aqui.
Ja fazem dois anos e meio que me tornei cidadao.
Gosto muito do lugar onde moro.
Acho que a cidade onde vivo mudou muito desde quando cheguei, e pra melhor (o meu modo de enxergar a cidade tambem mudou).
Achei legal no seu video quando voce diz que o lugar onde voce esta nao vai mudar. Ele estava la antes de voce ter chegado, e vai continuar la se voce decidir se mandar.
Boa dica pra quem acaba de chegar em um pais extrangeiro pra morar.
Tema sério em relação ao nosso investimento pessoal. Eu já vivi em 5 países e conheci mais de 50 e realmente em alguns lugares me senti "meio estranha". Mesmo tendo facilidade de me adaptar, pois me sinto uma cidadã do mundo, nem todos os lugares são feitos para nós. É como uma relação de Homem e mulher, nem todos são feitos para passarmos o resto da vida juntos... Boa reflexão principalmente para aqueles que irão sair do Brasil pela primeira vez.. É importante não escolher um país por fuga e sim por opção.
+Val Chabord
Verdade. Abraço
Sem entrar em detalhes, esse vídeo caracteriza, inteiramente, o que vivo neste momento. Vou partilhar, não o vídeo, mas a reflexão, com os que me são mais próximos, até porque sinto que lidamos todos da mesma forma com o facto e ver o que todos eles pensão disto. Obrigado.
André, seus vídeos transmitem paz. Acredito que você viva em paz aí.
Aqui no brasil não há paz, infelizmente, não sei se é pelo momento particular que passo, mas parece que sempre tem que existir alguma coisa pra chatear, pra te tirar a paz.
Se alguém mais sente isso, gostaria que comentasse.
Abraços
+George Henrique
Obrigado George. Abraço
Portugal é da forma que eu acho que todo lugar que o clima seja propício, precisa ser arborizado.... é lindo, tudo que vi até agora....
Vou deixar o meu contributo tendo em conta a minha experiencia de vida:
Sou portugues e ja vivi alguns anos em Puerto Rico e outros mais em Inglaterra.
O que descobri é que o importante é os amigos que fazemos nos sitios onde vivemos.
Em Puerto Rico nada funciona, muita burocracia, muito calor. Inglaterra tudo funciona, mas tem regras demais e o povo é frio e o clima tb.
Portugal terá os seus pontos fortes e baixos tal como o Brasil.
Mas no fundo só se vão sentir bem se conseguirem ter amizades com pessoas que façam o seu dia-a-dia ser divertido e cheio de vida. Tudo o resto adapta-se.
Espero que ajude. Abraço a todos
Nossa me identifico muito com sua maneira de pensar. Eu e meu marido estamos pensando em nos mudar para Portugal com nossas filhas. Não é pra querermos ficar ricos(coisa que sei que não aconteceria em portugal) e nem porque estamos infelizes. Apenas queremos desfrutar de uma boa qualidade de vida, dar uma boa educação a nossas filhas, trabalhar e conseguir viver bem e confortavelmente com o qie ganhamos... Enfim, tudo isso tem um preço, mas acredito que vai ser difícil nos arrependermos da escolha que estamos fazendo. Adorei seus vídeos e me identifiquei muito com sua forma de pensar! Forte abraço!
Eu recomendo que evite as cidades gigantes como Porto ou Lisboa porque os preços por habitação são muito caros. Cidades boas para morar que eu lhe recomendo para visitar/viver: Aveiro, Coimbra, Braga ou até mesmo Oliveira do Hospital (montanhas). Fazer riqueza em Portugal é dificil, mas a vida por lá é muito agradável.
Moro em Teresópolis - RJ (região Serrana) . Acho que as atribulações necessárias para alguém se mudar de país é enorme e não vale a pena. É como vc ir morar na casa de um estranho: a casa é dele e não sua. Aqui no Brasil é a minha casa, lá é a casa deles. E com certeza vai rolar um preconceito e uma discriminação. Jamais faria isso.
"A felicidade está dentro de você". Perfeito!!!!
kkkk, André! que susto, achei que você desistiu de ficar aí.
Agora eu entendi!
Quando criança conheci uma senhora de nome Celeste e o marido er sr. Urbano.
Eles já eram idosos, mas muito trabalhadores.
Faziam pães doces todo tipo
E eu ficava ali olhando aqueles doces, pães ...hum tão bom.
E eles me contavam historias daí e falava das lindas paisagens.
E aquilo marcou meu coração.
Meus amigos muitos foram embora para USA, Canadá, Inglaterra, Austrália.
E se deram muito bem.
Mas eu continuo sonhando com Portugal.
Mas nem sei por onde começar.
tô gostando de assistir seus vídeos.
acho que vou me dar bem por conta de meu sobrenome, Poço .... diferente né?? kkkk
+Priscila Poco
Comece por ver os documentos, o resto é esforço e dedicação.
Bj
Sábias palavras! Vivo nos USA mas deixei meu coração em Portugal...
Ja morei 3 anos em Portugal e tenho até familiares ai no Porto,mas não me senti em casa embora tenha sido muito bem tratado ,não tenho nada contra ao país mas decidi voltar assim que foi possivel.
Sábias palavras, André! Eu, particularmente, estava precisando ouvir isso. Abraços!
Gosto muito de Portugal, mas as vezes nos botam em cada testes de tolerância! Meu vizinho não respeita a área pública do prédio, resultado: entro no portão e ta o cachorro dele solto latindo pra mim. Reclamo e nada muda :(
oii Andre..eu me sinto assim mais no Brasil...nao sei pq mais parece que este ja nao é mais meu lugar...me sintia tão bem ai... sinto uma vontade enorme de voltar...
Poucas vezes li, e menos vezes ainda ouvi algum ensaio, comentário, exposição, discurso ou conversa informal sobre este tema (a experiência dos expatriados, que também se aplica aos portugueses que deixam Portugal por necessidade!) que fosse tão equilibrada, afectuosamente desapaixonada, claramente exposta e escrupulosamente isenta, como este trabalho-testemunho do Sr. A. Oliveira. Sem vestígios de lisonja nem de sarcasmo, com bom senso e bom carácter! Faz bem assistir a coisas assim. Obrigado
Foi um depoimento maravilhoso e muito esclarecedor. Acontece que as pessoas sonham muito e acham que vão encontrar perfeição em outros países.
Mas é como vc mesmo disse, Todos os países têm seus problemas. Como conheço os Estados Unidos, já visitei várias vezes pelo fato de meu marido trabalhar em empresas Americanas.Gosto de muitas coisas de lá. Mas acho o europeu mais parecido com os brasileiros.
A possibilidade de ter uma vida com mais segurança e mais organizada é o que faz muita gente sair daqui. Eu acompanho os depoimentos como forma de conhecimento., mas me organizei pra viajar para outros países e viver aqui , onde mora Minha felicidade! Obrigada pelos vídeos! 🌹🌹
Parabéns pela excelente reflexão. A sua expressão "peixe fora d'água" define exatamente como eu me sinto no Brasil. Como advogado, venho tendo conflitos éticos profissionais como se eu não pertencesse a realidade brasileira. Por isso, comecei a pensar em emigrar para Portugal ou outro país.
André lhe acho muito sensato... show de vídeos.
Iria com visto D7...porém estes 25% me esfriou por demais.
Sinceros abraços.
Moro no Brasil e sinto me completamente peixe fora de água, não vejo a hora de voltar para o meu país Portugal. Farta do jeitinho brasileiro e das falsas simpatias.
O que está esperando? Vá embora pro seu país, tb não me simpatizo com os portugueses , são mal educados e grosseiros
Andre, falou muito bem, a pessoa tem que se sentir em sua casa. Um abraço grande e bom final de semana.
parabéns,seu comentário foi muito sincero e objetivo, fará como eu que já sou aposentado , apenas aguardando a minha esposa se aposentar, refletir sobre nossa ida a Portugal para morar. Ter essa percepção de ser ou não um peixe fora d'água. Valeu Paulo Alves, de São Paulo, capital. Um abraço!
+Paulo Alves
Obrigado. Boa sorte.
Abraço
Recomendo que visite Óbidos ou Nazaré. São sítios que poucos conhecem e lindíssimos, onde os custos de vida não são caros.
Boa noite. Não conhecia e gostei de seu ponto de vista e da forma como aborda o assunto de tanta relevância para os que pretendem emigrar. Ganhou mais um inscrito. Parabéns e sucesso sempre!
Obrigado. Abraço.
Olá André, como o vídeo foi feito bem pertinho da nossa loja, que fica do lado do Deutsche e que se chama Laila, quando quiser, apareça. Também vivi nos EUA cinco anos, estudei por lá e gostei. Talvez por ter vivido no interior, a minha experiência tendo sido diferente, deu resultados diferentes dos seus. Já vivi no Brasil também, onde cresci e não me veria vivendo lá agora.
+Xinoco Guelas
Vou sim. Abraço
meu nome é Salvador.
Bom dia!
"A boca fala do que o coração está cheio."
Mais uma vez quero parabenizar sua ética em abordar assuntos muitas vezes polêmicos mas quando se tem um bom coração as palavras saem de forma respeitosa e mais instrutivas.
(O autor da frase é Jesus Cristo)
Exatamente isso que pensei quando terminei de assistir ao video. O Andre e uma pessoa sem arrogancia, pedantismo. Obrigada pelo resumo em suas palavras.
É uma pessoa educada...
amém
quem não está preparado para se adaptar, pode ter certeza que o pais não se vai adaptar ao vosso gosto
É o medo de muitos, fazer planos e no final não se sentir em casa. Acredito que talvez uma ida antes de ir de vez pra conhecer e sentir o clima do local, ajudaria !
Bom dia André, adoro os vídeos!
bj
Isso é o mais importante que muito poucos fazem.
Fazer uma visita inicial de alguns dias antes para avaliar se gosta do país, dos locais, da cultura, das pessoas, só depois disso pode decidir se é o melhor país para se mudar.
Paulo Suissas ,vc falou em outro vídeo sobre a compra de um apto.E quanto vc pagava de prestação.Me passe mais uma informação por gentileza, quanto vc teve que dar de entrada ? E qual comprovação de renda precisa no caso de aposentados no Brasil mais com cidadania portuguesa.Obrigado
Isabel Lima eu sou português, o financiamento para nós está um pouco mais facilitado pelas garantias que oferecemos ao banco. No seu caso eu não sei que comprovativos terá de apresentar, mas se vem para cá aposentados, talvez o vosso imposto de renda (penso que é isto, o nosso IRS?) sirva como comprovativo, só perguntando ao banco. Alguns bancos aqui financiam 100% do imóvel, no passado praticamente todos financiavam 100%, mas com a chegada da crise, agora só alguns o fazem. No meu caso eu dei uma boa entrada para financiar o menos possível, é o que eu aconselho, se puder dê uma boa entrada, ou o máximo que conseguir, os juros são muito baixos mas mesmo assim quanto menos for o valor financiado menos juros terá de pagar e vai baixar a renda mensal também. Eu já vi em outro video uma brasileira que comprou apartamento em Portugal e do que lembro não foi muito fácil, porque ela trabalhava no Brasil, se eu encontrar o video passo para você. Aconselho também que compre apartamento em uma cidade pequena (cidade não é vila) porque os preços são mais baixos e com 100 mil euros já compra um bom apartamento com 3 quartos. Se for para cidades grandes esse valor sobe para o dobro ou mais. Não esqueça que como aposentados do Brasil a viver fora, 25% da vossa aposentadoria vai ficar retida no Brasil como imposto ou taxa, se ainda não sabe é melhor informar-se sobre isso.
Sei sobre isso sim sobre os 25% que é desconto direto na fonte,mais hoje pagamos 27% estando aqui.Qual cidade pequena vc indicaria ,que fizesse menos frio possível ?Muito obrigado por todas as informações.
Isabel menos frio possível, só no sul (Alentejo ou Algarve), mas no Alentejo cidades razoáveis só no interior que fica um pouco isolado, no Algarve já tem muitas opções mas como é muito turístico certamente vai afectar um pouco no custo de vida e no preço do apartamento. Eu aconselhava numa zona intermédia próximo a Lisboa. O norte tem cidades pequenas muito boas, mas como você não quer frio já risquei. Quer apartamento de quantos quartos?
Pura verdade. E infelizmente tô me sentindo um peixe fora d agua aqui no Brasil. Sinto uma imensa necessidade de mudança e me identifico muito com Portugal. Seja o que Deus quiser.
+Vida silva
Abraço
com certeza uma grande verdade, mútuos olham para os erros ao redor , sendo que ser feliz não depende dos outros mas sim de nós mesmo , parabéns pelos vídeos tem ajudado muito .
Oii André boa noite ..André tenho 2 filhas e meu marido é garçom e queria saber se é facil os serviços de trabalhos gerais ..trabalho com confeitaria..e tamos estudando para ir morar ai ..mais temos apenas 40 mil de dinheiro para ir ..sera que consigueremos morar ai ? Pk nao conhecemos ninguem ai
André como posso entrar em contato contigo preciso falar contigo.
Eu já não estou me sentindo feliz aqui no Brasil,tenho medo de tudo,em fevereiro.minha casa foi arrombada e roubaram minhas coisas,desde esse dia eu não fico mais em paz aqui e esse é um dos motivos pela qual minha família e eu queremos tanto ir embora pra Portugal,espero em Deus que eu encontre realmente a felicidade aí,porque até então Portugal tem tudo o que eu procuro como segurança,educação ,e qualidade de vida pra minha filha de 4 anos, é isso que eu procuro em um país,poder criar minha filha de uma forma digna
Muito obrigada por essa mensagem e por essa reflexão,André. Mais que válida, essencial.
:))
Abraço.
Eu por intermédio do meu trabalho, já passei pelos EUA e alguns países da Europa.
Embora seja um país próspero e de uma diversidade imensa, não conseguiria fixar residência na América, pois não me identifico com a cultura.
O mesmo já não acontece em alguns países europeus, onde a minha maneira de ser, encaixa com a realidade daquela sociedade.
O aspecto material da nossa vida, tem que ser devidamente ponderado, mas o nosso equilíbrio emocional é muito mais preponderante para a nossa realização plena.
Mas a minha base será sempre as minhas ilhas paradisíacas.
Abraços da terra dos vulcões.
Marco, visito regularmente os EUA onde tenho amigos americanos de infância que estudaram comigo no Liceu de Oeiras. São a minha segunda família. Posso dizer que conheço bem os EUA, mas nunca seria o país onde me iria sentir feliz. Portugal, no entanto, tem inúmeras vantagens: o seu posicionamento geo-estratégico que nos permite visitar a Europa e o mundo de forma acessível, as nossas paisagens e o clima, a gastronomia, a segurança com que se vive no nosso país, a nossa História e a nossa música e a educação. Os portugueses valorizam pouco o muito que têm escreveu há pouco Rute manus, uma brasileira que está a doutorar-se em Portugal e é bem verdade. A Madona acaba de escolher Portugal para residir. Está em Lisboa com os filhos e já os matriculou na Academia de Futebol do Sporting e no Liceu Francês Charles Lepierre. Todos os que nos escolhem para aqui viver são bem vindos, se vierem por bem e respeitarem a nossa cultura e as nossas tradições. Nada pior do que a ingratidão. Portugal sempre foi capaz de muitos mundos. observador.pt/opiniao/coisas-que-o-mundo-inteiro-deveria-aprender-com-portugal/
Muito interessantes seus pontos, faz todo sentido mesmo. Se você pudesse responder como é a percepção do português para com o brasileiro (eles ao ouvirem nosso sotaque gostam, ficam meio travados, se abrem ou, ou... enfim, como eles percebem o brasileiro?). Adorei, ótimo canal!
Vídeo muito bom... vc comunica muito bem... legauu... sou professor de carteirinha e sei que vc comunica!... Mais além, o conteúdo é correto... sair em busca de si mesmo e muito melhor que sair em busca do paraíso que sonhamos... agora, sobre Portugal: é fácil fazer amigos?
valeu André, acompanho seus vídeos e gosto da sua sinceridade. abraços.
Lindo vídeo, excelentes mensagens! Creio também que EUA tenha mais desigualdade social do que Portugal. Será verdade? Abs
Abraço.
Tem sim, nos Estado Unidos tem imensa pobreza, porém os canais da Tv não mostram isso.
Rafael Funcia
Só como termo de comparação a saúde em Portugal é práticamente gratuita e de qualidade.
Nos EUA sem seguro de saúde nada feito.
André, acho incrível sua capacidade de comunicação. É um monólogo, mas que parece que estamos em um pate-papo.
Mais um bom assunto para reflexão. Vlw!
+Alves Almeida
Obrigado. Abraço
Falou tudo amigo, as vezes uma mudança de cidade e você se sente melhor, ou vezes não é o lugar é uma questão de atitude diante da vida.
Sarah Sobral!!! Adorei sua sinceridade gostei muito do seu depoimento. Sucesso ...abraço
É simples, em Portugal, brasileiro é família.
Verdade. O meu pai era do Brasil, pena que eu nunca tenha visitado a terra onde ele nasceu. Ver se um dia o faço.
Boa tarde André perfeito esse video
Olá André. Sei que não faz parte do tema do seu vídeo, porém, como eu percebo que vc tem uma ótima capacidade perceptiva, sensatez, boa psicologia, enfim como vc é uma pessoa legal, poderia me ajudar com a informação sobre a formalização profissional, ou seja, pelo que percebi nos seus vídeos, vc é professor de educação física e trabalha como personal ou professor de academia, houve necessidade de fazer alguma forma de legitimação ou vc pode trabalhar legalmente com os mesmos certificados adquiridos no Brasil?
Adorei seu jardim. Gostei de suas experiências no exterior.
Talvez, exista este sentimento de sentir-se bem não só em relação a lugares, como em relação a conviver com pessoas, com povos. Conheço portugueses, brasileiros; mas, até aqui..., me identifiquei e/ou fiz mais amizade com turco, vietnamita, árabes e africanos...
Parabéns pelo vídeo.
Que fatores te fizeram se sentir um peixe fora dagua nos Eua?
Parabéns Andre!!! Ótimo video
André, eu estou me organizando neste ano para fazer engenharia mecânica em 2018 , na universidade do porto. gostaria de saber se ao concluir os 5 anos, eu tenho q voltar para o Brasil ou posso dar entrada na cidadania? Seus vídeos são tops!
+Aline Cruz
Obrigado. Boa sorte
Vc pode dar entrada na cidadania Portuguesa após 6 anos de residência ininterrupta em Portugal, no entanto após 5 anos pode pedir cidadania permanente.
Entretanto aconselho vivamente a pedir a Igualdade de Direitos, o que pode ser feito a partir do momento em que obtém residência.
vivertrabalhareestudarnoexterior.com/igualdade-de-direitos-brasil-portugal/
Se quiser aqui ficar, quase de certeza que é possível. Geralmente ninguém coloca problemas a quem é do Brasil e quer viver em Portugal.
João Gaspar , 6 anos mas não vale com visto e estudante.
Eu adorei Porto, achei lindo mas tem gente que acha feio por exemplo. Cada um tem um ponto de vista.
+rmrib5
Sim, verdade.
Abraço
Bom dia André, perfeito gosto do seus videos pois você é pé no chão, estou me preparando para mora em Portugal em 2018 e suas dicas tem me esclarecido muito, só estou em duvida se moramos em lisboa, porto, braga ou Coimbra, pois estou vendo a faculdade dos meus dois filhos, pode passa sua opinião, iremos colocar um comercio na área de alimentação, pois temos experiencia.
Paulo Regis Medeiros melhor cidade é leiria
A sério? pq?
Diria que alguém que goste de metrópoles/movimentação deve ir para Lisboa, de cultura para o Porto, de um equilibrio entre grande cidade/pouco stress Coimbra ou Braga. Agora não vejo nada em Leiria, sou de lá perto, que eu possa dizer que é melhor que noutras cidades. Não que seja má, mas...
Oi Paulo, eu sou de Coimbra. Para faculdade dos filhos, Coimbra é 5 estrelas (universidade das mais antigas do mundo, boa qualidade e convívio). Para alimentação, a cidade é pequena quando comparada a Lisboa ou Porto, mas muito visitada por turistas. A nível de restaurantes é capaz de ser difícil, tinha um amigo meu do Brasil que abriu um restaurante lá mas só aguentou três anos, depois acabou por fechar e trabalhar no restaurante de outra pessoa.
Paulo Regis Medeiros depende do curso que os seus filhos querem, mas aconselho a Universidade de Aveiro... Ótima universidade, numa cidade calma, um dos distritos com mais baixa taxa de desemprego e uma ótima qualidade de vida. beijos
Fala André, tudo bem? Antes de tudo parabéns pelo canal! Eu e minha noiva estamos querendo ir para Lisboa a procura de trabalho, estamos apenas esperando a cidadania portuguesa dela. Eu andei fazendo meu dever de casa e pesquisei, eu marido dela só poderia ter os direitos após 3 anos de casado, não busco riqueza, sou do tipo que acredita que trabalho é trabalho independente de qual seja, se a gente for, ela seria legal no país e eu seria ilegal, consigo arrumar trabalho?
Diferentemente Iguais- Vou lhe passar o que me passaram,pois sou casada com cidadão português assim que sair a cidadania de sua esposa,o casamento de vcs tbm tem que ser reconhecido em Portugal.E quando vc forem para Portugal vc vai entrar como reagrupado,ou seja como se ela fosse responsável por vc,depois de 3 a 4 meses vc recebe sua carteira de identificação a qual vc pode trabalhar sem problema nenhum.Quanto a cidadania somente depois de 4 a 5 anos morando em Portugal.
muito obg, esclareceu bem, bom fds o/
+Isabel Lima
Obrigado Isabel. Abraço