Saia da Indecisão: Conheça duas (e algumas mais) atitudes para eliminar aa dúvida e decidir melhor
Вставка
- Опубліковано 26 гру 2024
- Nesse vídeo fazemos uma reflexão sobre a dificuldade de tomar decisões, sair da dúvida e conseguir decidir de maneira mais eficaz e melhor.
Decidir não é um processo tão simples, mesmo que diariamente tenhamos que passar por ele.
Algumas pessoas tem facilidade em tomar decisões, outras enfrentam um processo muito mais difícil e demorado.
Dependendo da profissão, atividade e personalidade de cada pessoa, o processo decisório pode ser mais simples e mais fácil, porém também é preciso sempre refletir se a saída da dúvida não é algo impulsivo ou mesmo de impetuoso; por outro lado existem pessoas que não conseguem sair da dúvida e tem muita dificuldade em decidir, então entram em procrastinação ou mesmo sofrem em decidir grandes e até mesmo pequenas questões da vida.
Procrastinação, preguiça, culpa, vergonha, medo, são fatores importantes e essenciais que dificultam a tomada de decisão.
Existe o dito popular: "cada escolha, uma renúncia", e é por aí mesmo, decidir envolve uma cisão, algo que está se deixando de lado. E nossa mente dificilmente quer deixar de lado algo que possa trazer benefícios à ela em termos de sobrevivência ou zona de conforto.
Ouvir o coração, orar, ter fé são pontos fundamentais que também podem ajudar no processo de decidir e sair da dúvida.
Assim como escrever ou mesmo desenhar um gráfico ou tabela que apontem as vantagens e desvantagens, os preços, os custos financeiros, emocionais, racionais do que pretende ser mudado, transformado e deixado de lado ou para trás.
Decidir é uma ação corriqueira, mas quando envolve médias e grandes atitudes, pode atingir outras pessoas e até o caminho de nossos destinos.
Nesse vídeo refletimos também sobre a idealização do mundo, a idealização de sonhos, idealização de vida, o trabalho ideal, a beleza ideal, a escolha ideal. Será que isso realmente existe? Ou a idealização existe somente no mundo das ideias, do utópico?
Outro fator estruturante é o perfeccionismo. Até onde conseguimos atingir a perfeição nas nossas escolhas? O perfeccionismo existe de fato? Nesse sentido, a questão não é deixar de ser competentes, ou não nos esforçarmos mais, muito pelo contrário. É continuar motivados, buscar a eficiência, trabalhar o esforço, desenvolver a vontade, com o sentimento que podemos e vamos fazer o melhor que podemos e, se podemos mais, vamos estudar, treinar e tentar sempre melhorar, independentemente da ideia do perfeito. O perfeito nesse sentido pode ser o melhor que possamos dar de nós mesmos.