Ola Renato ,eu fotografo pássaros na maioria das vezes dentro da mata e tenho assistido vários videos seus e os videos que falam do flash tem me ajudado muito, um grande abraço!
Da hora que vc salientou esse livro de Robert Capa. Show... A emoção, a sensação e acontecimento nem sempre ocorrem na mesma velocidade de nosso obturador_ logo nem sempre só o nítido é tão claro e tão óbvio! Acho que se eu fosse resumir a foto dele no dia D seria isso. Cara pena que nao permitm eu postar teu video no grupo de fotógrafos pra amadores e principiantes. Como os caras ficam afccionados na Nitidez. Bora seguir o video ainda nem vi o restante.kkkk
Assisti o documentário. Fiz questão de postar num grupo de face chamando a atenção para o talento de Robert. Foi um herói contador de história. Um cara admirável. O cometário de seus colegas no documentário são de emocionar. Bem, eu também sou filho de alfaiate, sou bem humorado e gosto de registar a graça dos acontecimentos. Acho que to no caminho.kkkk Abraço
Mais uma excelente aula de fotografia ! Eu recortava essa informação da caixinha do filme e colocava na tampa traseira da câmera, (tem um encaixe pra isso). Mas era só qdo tinha grana pra comprar um filme em loja, senão era rebobinado P/B ! E valeu por mencionar Cuiabá , um abraço !
Renato, gostarei que você abordasse a dupla exposição com exemplos práticos, como alocar devidamente as fotos .Parabens pelos seus vídeos, muito bem feitos, com conteúdo.
Excelente Renato!! Coincidência ou não?? Esse final de semana arrumando minha coisas (e jogando outras no lixo) encontrei algumas caixas de filme!! Justamente com essas informações. Parabéns Renato. Sempre informação de altíssimo nível.
7 років тому+1
Cara... Me lembrei de quando comecei eu chamava essas informações de dentro da caixinha de "bula". Me ajudou muito qdo comecei com minha Zenit e a Pentax K1000 (saudade).
Nossa! esse foi um dos vídeos mais úteis que já pude conferir. nem sei como mensurar o valor que tem pra mim, mas, posso indicar que tomei nota de tudo que vi aqui... enfim, compartilhe mais conteúdos do tipo, por favor.
Renato Rocha Miranda cada vez com ótimas colocações e dicas fundamentais. Outro dia em uma das minhas aulas falei exatamente sobre este assunto quando perguntado por uma das minhas alunas, que existe sim este recurso para se basear mas que aqui, temos que estar compensando para poder chegar no resultado correto. Outro ponto que aborda no final, é a questão de um número maior de cursos mas que no final não ensinam nada e ainda dizem que somos puristas d+. É exatamente isso alguns profissionais não conseguindo vender seu trabalho estão se colocando como professores e mais enrolam os iniciantes do que passam algo fundamentado. Parabéns pelo seu Trabalho e compartilhamento de conhecimento, como disse uma outra vez, divugo muito seus vídeos entre meus alunos por passar um conteúdo correto e sem enrolação. Abraço meu amigo.
Em algumas máquinas fotográficas antigas tinha um tipo de moldura, na parte traseira da tampa para vc encaixar esse recorte da caixa de filme, servia tbm pra ver que filme estava na máquina
Usei muito essa regra, pois sou da geração do filme, e meu Pai que também era Fotógrafo me ensinou a fotógrafa com essa regra, Eu no começo andei durante um tempo com essa regra notada em um papel dentro da minha mochila com a câmera e o flesh. Kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk adorei o vídeo, parabéns.
Que barato Eduardo! É uma sorte ter alguém experiente mostrando os caminhos da Fotografia, volte sempre ao canal, já deu uma olhada nesse post? nele eu coloco as melhores playlists do canal e você ainda conhece meu novo blog, o Imagens, Números & Vísceras, que complementa as infos do youtube: renatorochamiranda.com.br/imagens_numeros_visceras/playlists-renato-rocha-miranda-HCM8170 forte abraço e seja bem-vindo!
Obrigado mestre, grande vídeo! Conteúdo real, sem frescura de "youtuber". Ah, já li o livro do Robert Capa, grande fotógrafo e escrevia muito bem, além de ser um cara esperto, sempre com bons vinhos, mulheres, apesar de ser um livro falando sobre a guerra, é um livro divertido que demonstrava como ele era perspicaz. Indiquei esse livro para minha esposa que não é fotógrafa... literatura para todos, não apenas fotógrafos. Grande abraço e obrigado pelos vídeos.
Renato voltei heheh te falei esses dias sobre minha primeira câmera de filme, usei essa regra para fotografar na cidade e não é que funcionou mesmo heheeh...do restante eu fiz a fotometria com a dslr e depois reproduzia na SLR..notei que seria melhor fotografar um pouco subexposto no filme..obrigado pelas dicas de sempre
Putz, "pra variar", muito bom! Gostei muito do adendo quando você fala dos "cursos" rápidos e da ânsia em coisas rápidas - me lembrei de um comentário mais antigo que fiz em um de seus vídeos: dou preferência em assistir os que têm, pelo menos, dez minutos. Cursos longos (um dos meus com o Thales Trigo foi de seis meses, 2X por semana, 3h por dia), vídeos longos e livros, é o que o jovem brasileiro precisaria mas parece que não têm paciência ou interesse. Pena. Excelente vídeo!
Ótimo vídeo Renato, se não me engano existe uma regra do tipo que a cada hora para compensar a queda de luz se abre o diafragma de um stop. Não sei se isso vale no Brasil. Abraços!
Muito bom Renato! Eu sempre gostei muito de fotografia, mas, a pouco tempo tive condições de comprar minha primeira DSLR. Estou estudando sozinho (por enquanto) pq tenho a mesma impressão que você, muitos cursos no mercado com pouco conteúdo e gente muito despreparada fazendo qlq tipo de fotografia e se dizendo profissional... Uma pena! Obrigado. por compartilhar seu conhecimento conosco.
No rótulo do filme a velocidade do obturador é a mesma(1/125) e altera a abertura, mas o ISO deve estar em 100 nestes exemplos. É dessa qualidade de informação que sinto falta. Sobre a técnica, não há problema de difração usar aberturas tão fechadas ou o caminho é adaptar-se? Obrigado por compartilhar!
Renato, sentimos sua ausência. Ontem mesmo revisei "n" videos enquanto dobrava as roupas (minha noiva me coloca para trabalhar, rsrs). Um ótimo video de retorno. Mesmo que eu seja cronologicamente novo (quase nos 30), sou psicologicamente da velha guarda. Gosto muito desses métodos. Você é 10! Siga em frente! Cumprimentos.
Muito bom Renato! Sempre compartilhando conhecimento!!!
7 років тому
Como sempre, excelente conteúdo fruto de um amplo conhecimento adquirido. Bora correr atrás! Parabéns pelo trabalho... obrigado e até o próximo vídeo. Abração.
Renato muito obrigada Eu comecei a fotografar direto no digital e aprendendo pela internet e com revistas de fotografia, e pulei essa parte e isso começou a fazer muita falta nos últimos meses.. pois comprei uma camera de Filme e o esposimetro não está funcionando aí imagina como fiquei perdido e confesso que não sabia dessa regra :-( Obrigado mesmo
Renato Rocha Miranda voce explicou a regra do 16 e igualar a velocidade de acordo com o ISO Isso para dias ensolarados etc, eu gosto mais de fotografar em.locais com sombra onde é mais fácil controlar a luz e gostaria de saber se tem um ponto de partida nessa caso Ao invés de f16 usar outra abertura
Pessoal acha que alguns meses é muito tempo? Eu fotografo há 21 anos e estou sempre aprendendo coisa nova. A sunny 16 era muito útil, para ajudar na escolha da melhor exposição. Lembremo-nos que os fotometros embutidos , há 20-30 anos atrás, ou mais, eram bem limitados, de medição "ponderada" na maioria. Conhecer a regra Sunny16 ajudava muito a interpretar a cena e decidir pelo melhor ajuste. Quando se usava negativo, tinha um bom nivel de acerto.
obrigado pela dica, abração.
Simplesmente fantástico! Como um vídeo deve ser, objetivo e fácil. Obrigado Renato.
Que bom que gostou Leo, tem muito mais assim por aqui! abração
RENATO GRAVA MAIS VIDEOS, VOCE É O CARA!!!!
Demais!!! Vlw, garoto!
Respondendo novamente depois de 4 anos! :)
perdi algumas respostas na mudança para uma conta de marca! abração
Ola Renato ,eu fotografo pássaros na maioria das vezes dentro da mata e tenho assistido vários videos seus e os videos que falam do flash tem me ajudado muito, um grande abraço!
Nada melhor do que a experiência para nos ensinar... valeu Renato
Da hora que vc salientou esse livro de Robert Capa. Show... A emoção, a sensação e acontecimento nem sempre ocorrem na mesma velocidade de nosso obturador_ logo nem sempre só o nítido é tão claro e tão óbvio! Acho que se eu fosse resumir a foto dele no dia D seria isso.
Cara pena que nao permitm eu postar teu video no grupo de fotógrafos pra amadores e principiantes. Como os caras ficam afccionados na Nitidez.
Bora seguir o video ainda nem vi o restante.kkkk
Assisti o documentário. Fiz questão de postar num grupo de face chamando a atenção para o talento de Robert. Foi um herói contador de história. Um cara admirável. O cometário de seus colegas no documentário são de emocionar. Bem, eu também sou filho de alfaiate, sou bem humorado e gosto de registar a graça dos acontecimentos. Acho que to no caminho.kkkk
Abraço
Matei a saudade. Sou muito desse tempo! Bons tempos aliás...
Eu tenho 20 anos e já vi isso em uma caixa de filmes na qual me avó sempre usava.
Mais uma excelente aula de fotografia !
Eu recortava essa informação da caixinha do filme e colocava na tampa traseira da câmera, (tem um encaixe pra isso).
Mas era só qdo tinha grana pra comprar um filme em loja, senão era rebobinado P/B !
E valeu por mencionar Cuiabá , um abraço !
Agora fiquei lisonjeado, você utilizou uma foto minha no seu vídeo, que honra, abração.
Renato Rocha Miranda Precisa não, foi de celular pra colocar no álbum do Facebook, fiquei realmente muito honrado 😀
Renato Rocha Miranda, m.facebook.com/Andy68rj/albums/693289684039707/?ref=bookmarks
Renato Rocha Miranda, na aula vou levar pra você conhecer
👏👏👏👏👏muito bom!
Valeu Tato!! :)
Renato, gostarei que você abordasse a dupla exposição com exemplos práticos, como alocar devidamente as fotos .Parabens pelos seus vídeos, muito bem feitos, com conteúdo.
Excelente Renato!! Coincidência ou não?? Esse final de semana arrumando minha coisas (e jogando outras no lixo) encontrei algumas caixas de filme!! Justamente com essas informações. Parabéns Renato. Sempre informação de altíssimo nível.
Cara... Me lembrei de quando comecei eu chamava essas informações de dentro da caixinha de "bula". Me ajudou muito qdo comecei com minha Zenit e a Pentax K1000 (saudade).
Nossa! esse foi um dos vídeos mais úteis que já pude conferir. nem sei como mensurar o valor que tem pra mim, mas, posso indicar que tomei nota de tudo que vi aqui... enfim, compartilhe mais conteúdos do tipo, por favor.
Olá, estou respondendo os comentários novamente porque os perdi milhares na mudança para conta de marca! Obrigado pela parceria!
Renato Rocha Miranda cada vez com ótimas colocações e dicas fundamentais. Outro dia em uma das minhas aulas falei exatamente sobre este assunto quando perguntado por uma das minhas alunas, que existe sim este recurso para se basear mas que aqui, temos que estar compensando para poder chegar no resultado correto. Outro ponto que aborda no final, é a questão de um número maior de cursos mas que no final não ensinam nada e ainda dizem que somos puristas d+. É exatamente isso alguns profissionais não conseguindo vender seu trabalho estão se colocando como professores e mais enrolam os iniciantes do que passam algo fundamentado. Parabéns pelo seu Trabalho e compartilhamento de conhecimento, como disse uma outra vez, divugo muito seus vídeos entre meus alunos por passar um conteúdo correto e sem enrolação. Abraço meu amigo.
Belo video Renato, parabens!!!!
Show de bola Renato!!
Em algumas máquinas fotográficas antigas tinha um tipo de moldura, na parte traseira da tampa para vc encaixar esse recorte da caixa de filme, servia tbm pra ver que filme estava na máquina
exato! Respondendo comentários antigos porque a mudança para uma conta de marca apagou vários importantes como esse aqui! :)
Usei muito essa regra, pois sou da geração do filme, e meu Pai que também era Fotógrafo me ensinou a fotógrafa com essa regra, Eu no começo andei durante um tempo com essa regra notada em um papel dentro da minha mochila com a câmera e o flesh. Kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk adorei o vídeo, parabéns.
Que barato Eduardo! É uma sorte ter alguém experiente mostrando os caminhos da Fotografia, volte sempre ao canal, já deu uma olhada nesse post? nele eu coloco as melhores playlists do canal e você ainda conhece meu novo blog, o Imagens, Números & Vísceras, que complementa as infos do youtube: renatorochamiranda.com.br/imagens_numeros_visceras/playlists-renato-rocha-miranda-HCM8170
forte abraço e seja bem-vindo!
Muito bom Renato, essa dica com certeza você tirou dos seus alfarrábios. Grande abraço!
Renato, fique a vontade para dividir conhecimento. Obrigado!
Obrigado mestre, grande vídeo! Conteúdo real, sem frescura de "youtuber". Ah, já li o livro do Robert Capa, grande fotógrafo e escrevia muito bem, além de ser um cara esperto, sempre com bons vinhos, mulheres, apesar de ser um livro falando sobre a guerra, é um livro divertido que demonstrava como ele era perspicaz. Indiquei esse livro para minha esposa que não é fotógrafa... literatura para todos, não apenas fotógrafos. Grande abraço e obrigado pelos vídeos.
cursos caça niqueis rsrs.. valeu RRM.. Aprendendo muito contingo!...
Renato Rocha Miranda cadê as camisas do criadouro.. Já tem? Abração.
Renato voltei heheh te falei esses dias sobre minha primeira câmera de filme, usei essa regra para fotografar na cidade e não é que funcionou mesmo heheeh...do restante eu fiz a fotometria com a dslr e depois reproduzia na SLR..notei que seria melhor fotografar um pouco subexposto no filme..obrigado pelas dicas de sempre
Sempre com conteúdo útil e uma comunicação simples!
Parabéns, adoro seu canal e seu trabalho!
A informação de técnica fotográfica é sempre bem-vinda!
Sempre aprender, até ao próximo video!
Obrigado
Putz, "pra variar", muito bom! Gostei muito do adendo quando você fala dos "cursos" rápidos e da ânsia em coisas rápidas - me lembrei de um comentário mais antigo que fiz em um de seus vídeos: dou preferência em assistir os que têm, pelo menos, dez minutos. Cursos longos (um dos meus com o Thales Trigo foi de seis meses, 2X por semana, 3h por dia), vídeos longos e livros, é o que o jovem brasileiro precisaria mas parece que não têm paciência ou interesse. Pena. Excelente vídeo!
Ótimo vídeo Renato, se não me engano existe uma regra do tipo que a cada hora para compensar a queda de luz se abre o diafragma de um stop. Não sei se isso vale no Brasil. Abraços!
sim provavelmente isso não se aplica ao Brasil mas a algum pais no norte da Europa. :-)
Muito bom Renato! Eu sempre gostei muito de fotografia, mas, a pouco tempo tive condições de comprar minha primeira DSLR. Estou estudando sozinho (por enquanto) pq tenho a mesma impressão que você, muitos cursos no mercado com pouco conteúdo e gente muito despreparada fazendo qlq tipo de fotografia e se dizendo profissional... Uma pena! Obrigado. por compartilhar seu conhecimento conosco.
No rótulo do filme a velocidade do obturador é a mesma(1/125) e altera a abertura, mas o ISO deve estar em 100 nestes exemplos. É dessa qualidade de informação que sinto falta. Sobre a técnica, não há problema de difração usar aberturas tão fechadas ou o caminho é adaptar-se? Obrigado por compartilhar!
Sempre vídeo TOP, Abraços.
Renato, sentimos sua ausência. Ontem mesmo revisei "n" videos enquanto dobrava as roupas (minha noiva me coloca para trabalhar, rsrs). Um ótimo video de retorno. Mesmo que eu seja cronologicamente novo (quase nos 30), sou psicologicamente da velha guarda. Gosto muito desses métodos. Você é 10! Siga em frente! Cumprimentos.
Muito bom Renato! Sempre compartilhando conhecimento!!!
Como sempre, excelente conteúdo fruto de um amplo conhecimento adquirido.
Bora correr atrás!
Parabéns pelo trabalho... obrigado e até o próximo vídeo.
Abração.
Renato muito obrigada
Eu comecei a fotografar direto no digital e aprendendo pela internet e com revistas de fotografia, e pulei essa parte e isso começou a fazer muita falta nos últimos meses.. pois comprei uma camera de Filme e o esposimetro não está funcionando aí imagina como fiquei perdido e confesso que não sabia dessa regra :-(
Obrigado mesmo
Renato Rocha Miranda aproveitando
Existe alguma "regra" que auxilie para fotografar tipo na sombra
Sem esse sol do meio dia
Renato Rocha Miranda voce explicou a regra do 16 e igualar a velocidade de acordo com o ISO
Isso para dias ensolarados etc, eu gosto mais de fotografar em.locais com sombra onde é mais fácil controlar a luz e gostaria de saber se tem um ponto de partida nessa caso
Ao invés de f16 usar outra abertura
Renato Rocha Miranda acho que vou fotometrar com a DSLR para ter certeza né hehehe
Muito obrigada
Renato Rocha Miranda certamente
Estou com um filme.de 36 poses ISO 200
Amanhã vou usar ele e na semana levo para revelar
Te aviso sim :-D
Eu utilizo essa regra nos meus passeios de moto e funciona bem, mas sempre uso ISO 200 e velocidade entre 200-250 pra mim é cravado.
Abraço Brother.
Oi Renato, obrigado pelo vídeo. Poderia falar sobre as prioridades de foco da Nikon? Obrigado, abraços
Pessoal acha que alguns meses é muito tempo? Eu fotografo há 21 anos e estou sempre aprendendo coisa nova.
A sunny 16 era muito útil, para ajudar na escolha da melhor exposição. Lembremo-nos que os fotometros embutidos , há 20-30 anos atrás, ou mais, eram bem limitados, de medição "ponderada" na maioria. Conhecer a regra Sunny16 ajudava muito a interpretar a cena e decidir pelo melhor ajuste. Quando se usava negativo, tinha um bom nivel de acerto.
Exato! obrigado pela participação! abraços
Putz... Eu já praticava sem saber que era regra...
Matei a saudade. Sou muito desse tempo! Bons tempos aliás...