FERNANDÓPOLIS ANO 1959

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 сер 2024
  • Filme de 1959 do 20º aniversário da cidade de Fernandópolis/SP. O prefeito era o Dr Ademar Monteiro Pacheco. No palanque do desfile aparece o Nino, de suspensório. Ele e o Ariranha se apresentaram na TV Tupi, no quadro Cidade Contra Cidade do programa Silvio Santos. Como o Nino não tinha braços, o Ariranha ficava por detrás dele e movimentava os braços enquanto o Nino discursava, num sincronismo perfeito.
    Em 1959 Fernandópolis tinha 2.642 prédios urbanos, 16 avenidas, 35 ruas e mais de 48.000 habitantes no município. Lembrando que em divisão territorial datada de 01/07/1960 o Município de Fernandópolis era formado pelos Distritos de Fernandópolis , Brasitânia, Macedônia e Pedranópolis. E na época era grande o número de pessoas que viviam em propriedades rurais.
    A produção deste filme, foi cotizada por membros de nossa família, comerciantes e fazendeiros da época, que são os que aparecem no filme. Cada um recebeu uma cópia do filme.
    Para fazer o filme foi contratado o Sr Almeida Fleming de Pouso Alegre - MG. A filmagem foi iniciada em 11 de maio de 1959 e terminou em 23 de maio de 1959. A primeira exibição foi no dia 04 de junho de 1959. Quando começou a filmagem, Fernandópolis, que é de 1939, ainda tinha 19 anos e no dia 22 de maio de 1959 completou 20 anos.
    No video original que tenho, não tem o logo THE SEA. Fiz esta sobreposição porque é a minha marca e para evitar que copiem este video sem minha autorização. Todos os videos que estão com a logomarca THE SEA foram copiados daqui e deverão ser excluídos, podendo após disputa sofrer punição com perda do canal. O you tube é coisa séria e não aceita plágios..

КОМЕНТАРІ • 34

  • @claudel56
    @claudel56 11 років тому +8

    Meus parabéns! Eu sou muito amiga de uma das filhas do Dr Ademar Monteiro Pacheco e entre o minuto 3:29 e 3:31 aparece a sua esposa com os seis filhos. Seria possivel extrair a "foto" do minuto 3:30? Se for possivel ficarei muito agradecida porque posso passa-la para a familha. Este é o meu email: marisacaputi@gmail.com
    Muito obrigada, Marisa.

  • @clovisramos3493
    @clovisramos3493 Рік тому +1

    Belíssimo conteúdo. Deus Abençoe Fernandópolis...!

  • @irineumauricio397
    @irineumauricio397 2 місяці тому

    Morei em Fernandopolis na Vila Brasilandia perto da Paroquia Sao Luiz estudei na escola ao lado.

  • @camilagoncalvessilva6386
    @camilagoncalvessilva6386 8 років тому +5

    nossa que tesouro que temos ainda ..recordações e tanto heim adoro fernandopolis ..sou de iturama .lindo video.

  • @Reginaldo533
    @Reginaldo533 12 років тому +4

    Parabéns por prestigiar um vídeo tão raro de nossa querida cidade que me acolhe há quase 23 anos!

  • @clovisramos3493
    @clovisramos3493 3 роки тому

    Belíssimo....
    Deus abençoe....

  • @waltertheodoro4894
    @waltertheodoro4894 5 років тому +1

    Que saudades, tenho muitas recordações fernandopolis quando morava nesta cidade

  • @moacirportera6966
    @moacirportera6966 5 років тому +4

    Nasci em 1959 lá na Fazenda do Eustáquio Santiago. Meus primos fazem parte dessa história: os pipoqueiros da praça, o Isidro e o Faustino...

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  5 років тому

      Mas é Faustino ou Fausto? Ele me disse que é Fausto.

    • @reginaldosilvamartins1818
      @reginaldosilvamartins1818 4 роки тому

      o Faustino é vivo até hoje e ainda vende pipoca e as paçoca Sou freguês antigo e ele mora aqui atrás da Sabesp perto do cemitério velho

  • @jacksondasilvaesa4287
    @jacksondasilvaesa4287 Рік тому

    ISSO SIM É MARAVILHOSO !!

  • @hiroshimoriya
    @hiroshimoriya 5 років тому +2

    Aqui em casa possuímos varias fotos desses desfiles de Fernandópolis nessa época!

  • @jairdomiciano7104
    @jairdomiciano7104 2 роки тому +1

    HUMMM QUE BOM EU TINHA 2 ANINHOS, BELA RECORDAÇÃO DA QUELA ÉPOCA..

  • @mariaaparecidazaninimerell9778
    @mariaaparecidazaninimerell9778 2 роки тому

    Eu tinha 09 anos 👏👏👏

  • @williamcogo
    @williamcogo 9 років тому

    Muito obrigado pelo tesouro...........

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  9 років тому +3

      +william cogo Por pouco este filme não foi perdido. Cedemos o filme para a o Sr Álvaro Pedreira, produtor da TV Cultura telecinar, quando Fernandópolis completou 50 anos. Fizeram várias gravações na cidade para o Cidade Faz o Show e inseriram imagens deste filme no programa. Quando o filme retornou, eu abri a lata e começou a incendiar. Tinha um cheiro de amônia e foi aquecendo e soltando fumaça. Joguei água mas foi salvo apenas alguns fotogramas que comprovam a propriedade do filme . No mes de junho de 1989 a TV Cultura fez a transmissão e eu capturei pelo ar com transcorder NTSC. O sinal era ruim, mas especialmente neste dia eles melhoraram bastante. Este video eu fiz a montagem das partes inseridas e coloquei minha logo THESEA. Tenho o filme sem a logo que comprova ser o único detentor no mundo deste arquivo editado desta forma.

  • @Multyplus1
    @Multyplus1 12 років тому +1

    Excelente video. Parabéns pela postagem.

  • @moacirportera6966
    @moacirportera6966 5 років тому +1

    A praça foi destruída nos anos 1960 pelo doutor Percy e, mais recentemente por outro prefeito. Antes parecia uma praça da Europa. Hoje está horrível...

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  5 років тому

      As praças da Europa são grandes espaços vazios, com calçamento de pedras e sem nenhuma árvore. Ou seja, esta praça nunca pareceu com uma praça Europeia. Foi feito o calçamento pelo prefeito Dr Adhemar M. Pacheco, com a instalação da fonte, troca de bancos por bancos de cimentos e de outro espaço com água e uma ponte de cimento, mas pouco tempo depois o Dr Percy desmanchou e construiu no lugar uma grande fonte musical. Fez também o desbaste e nivelação daquele barranco, que ficava em frente a Casa Bahia de hoje e ficou muito bom o visual, com a colocação de enormes bancos de cimento.

    • @moacirportera6966
      @moacirportera6966 5 років тому

      Referia- me ao chafariz e à outra fonte que tinha lá, com uma ponte. O douror Percy destruiu as duas e fez a fonte luminosa, baseada nos arcos da catedral de Brasília. Tudo destruído. Tomara que, com os oitenta anos, a praça seja reformada. Passei lá em janeiro e não estava lá essas coisas.

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  5 років тому

      @@moacirportera6966 Já foi reformada. A Prefeita era a Ana Maria Matô Zobin Lade. ôpa, Ana Maria Matoso Bim. Retirou várias árvores com problemas, retirou a fonte do Percy, retirou o Procênio Cívico. Fez um novo calçamento. Foi com um dinheiro enviado por algum órgão público e a prça ficou ótima. Mas de tempo em tempo colocam caminhões descarregando coisas para montar barracas e o piso afunda.

    • @moacirportera6966
      @moacirportera6966 5 років тому

      @@Portugruaro Que bom! Então quando eu for aí em julho vou ver tudo. Moro em Pontes e Lacerda MT. Sou professor da rede pública. Tenho 59 anos. Conheci o Pacheco, o Percy, o Alvizi, o Saturnino era da mesma cidade de minha avó na Espanha. A família Sato, Sano, Américo Messias, os Pelayo...

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  5 років тому

      @@moacirportera6966 Veja este video no minuto 2:30
      ua-cam.com/video/yOWcY-qGkKY/v-deo.html
      Caso não consiga digite Flying Over Fernandopolis.
      Imagem aérea feita pelo meu sobrinho.

  • @aleomargallassi5435
    @aleomargallassi5435 3 роки тому

    Eu sou de Taquaritinga. Eu vendia cebola aí na cidade eu me lembro do armazém do Maringá. Só ficou a saudades porque o resto ele levou

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  Рік тому

      O Armazém Maringá, tem até hoje. Foi modernizado e tem bons produtos.

  • @moacirportera6966
    @moacirportera6966 5 років тому

    Antes da passagem da faixa da escola normal parece que vi o Nino sem braço. É isso mesmo?

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  5 років тому

      Sim. No minuto 5:47 aparece o saudoso Nino.
      De suspensório e camisa branca.

    • @moacirportera6966
      @moacirportera6966 5 років тому +1

      Bom. Se você procurar na internet fotos de Tanabi antiga, lá verá uma foto do Nino quando moleque. É emocionante. Quantas vezes eu vi o Nino na rodoviária antiga aí onde hoje é o Bradesco.

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  5 років тому

      @@moacirportera6966 Nino era muito boa gente. Infelizmente tomava umas e um dia se desiquilibrou e bateu a cabeça na guia da sargeta. Um perda irreparável.

    • @moacirportera6966
      @moacirportera6966 5 років тому +1

      @@Portugruaro Quando ele morreu eu estava em Jundiaí. Alguns meses depois viajei com sua mãe que me contou tudo. Quem conheceu o Nino não esquece.

  • @canaldoursaomarlues3516
    @canaldoursaomarlues3516 Рік тому

    MUDOU-SE O NOME DE VILA PEREIRA PRA FERNANDOPOLIS POR O FUNDADOR ERA UM NEGRO LIBERTO

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  Рік тому

      Mudou-se o nome de Vila Pereira para Fernandópolis, pela união das duas vilas: Brasilândia e Pereira, pelo interventor Fernando Costa, que governava o Estado de São Paulo, ter conseguido acabar com o atrito entre as pessoas das duas vilas.
      O encontro se deu bem na avenida União (atual Libero de Almeida Silvares) próximo de onde hoje é o quartel do 16º Batalhão da Polícia Militar, entre os familiares Pereira e Barozzi, juntamente com moradores, que se abraçaram, na presença de Fernando Costa.
      E em homenagem a Fernando Costa, passou a ter o nome de Fernandópolis.
      Brasilândia, no início, teve seu crescimento impedido, porque o fundador Carlos Barozzi era italiano e em virtude da 2ª guerra mundial, sofreu bloqueio de seus bens e não podia passar escrituras. Vila Pereira cresceu, porque o Sr Joaquim Antonio Pereira, distribuiu lotes de graça e por ser brasileiro, não foi impedido de lavrar escrituras.
      Foram tempos de discórdias, onde os pereirenses, foram até Brasilândia e trouxeram o Cartório para a Vila Pereira. Com a intervenção de Fernando Costa, tudo se normalizou, meio mais ou menos. Hoje Brasilândia é um importante bairo de Fernandópolis. As brigas ficaram no passado.

  • @canaldoursaomarlues3516
    @canaldoursaomarlues3516 Рік тому

    QUE MENTIRA EM 1959 RIO PRETO TINHA 50 MIL HABITANTES CONTA OUTRA VAI

    • @Portugruaro
      @Portugruaro  Рік тому

      Fernandópolis fazia divisa com o Rio Grande e Pereira Barreto. Tinham dois vereadores que vinham de Jales, que era distrito de Fernandópolis. A população era maior nas áreas rurais. A extensão territorial era 6.000,000 km2. Atualmente é 549,797 km². Reduziu a 10%