Eu passei nas cotas para o MPU e STM, sou exatamente a mesma tonalidade de pele sua do Projeto eu concursado, mas tenho traços também como nariz, boca e cabelo. Então, o pessoal que for fazer deve levar isso em consideração... Não é só pele.
@@ProjetoEuConcursado como fica a classificação final dos candidatos negros pra escolha da lotação? ele escolhem depois de todo mundo ja que a nota final do concurso dos cotistas sao sempre menores que todos da ampla concorrência? como funcionou isso no seu concurso?
@@Stive_235 amigo isso de que os povos africanos de países como Quênia e Entiopia tem traços igual ou semelhantes aos traços europeus é mito, de fato eles tem um fenótipo diferenciado de outras etnias africanas mas permanecem tendo traços muito marcantes e fácil de serem percebidos ainda mais pelo MEC
Isso sim é racismo, cotas para negros, se negros sao iguais aos brancos,”igualdade” por que o negro tem que passa na frente por uma ajudinha com a cota? Isso é taxar o negro comp inferior.
Essas cotas para negros nada a ver uma tremenda burrice . A pessoa tinha que conseguir a vaga pelo sua capacidade e dedicaçao aos estudos e nao pela cor de pele Tirou melhor nota PASSOU PRONTO So de separar cota para negro ja é um preconceito
Se for ver, uns 90% da população brasileira teve um antepassado africano. Eu acho burrice ter cota racial num país miscigenado como o Brasil, faria muito maid sentito cotas para pessoas de baixa renda
@@michellemelo7123 nas vagas em universidades eles concorrem só entre eles (tipo tem 5 vagas pra cota, logo concorrem só pelas 5). já nos concursos na maioria dos casos eles concorrem as 2 ao mesmo tempo. Mas depende do concurso, aí tem que olhar o edital.
poxa que bom. vendo agora a tonalidade de sua pele até me deu mais confiança pois a tonalidade da minha é praticamente igual a sua. eu me escrevi para o DEPEN nas cotas espero que dê tudo certo.
Acho esse negócio de cotas tão injusto,até porque o Brasil é um país que tem muitos pardos,mas tenho visto muitos pardos serem eliminados,olham para pessoa e já julgam,acho que tinham que ver as raízes dessa pessoa,eu sempre concorro na ampla,porque eu me considero parda,mas não sei se a banca me considerará dessa forma,é um assunto bem polêmico porque os negros tirando uma nota boa ainda vão pegar as vagas da ampla concorrência,mas uma pessoa que se candidatou para as cotas e que a banca não considere dentro dos requisitos está eliminada,enfim é minha opinião,não peço que concordem,mas respeitem!
A pessoa que se inscreve na cota de negro e não é negro, e depois vai buscar a justiça porque passou na conta ampla não tem e vergonha na cara. Mentiu para se inscrever no curso e depois quer buscar justiça, tenha santa paciência.
Pois é... Estava prestes a me inscrever no sistema de cotas, mas não vou correr o risco. Sou parda, de avó materna negra, avô paterno negro, meus pais são pardos, meu cabelo natural é cacheado, mas acho que serei vista por eles como "passável"...
Este comentário é extremamente racista. Por que vc coloca que ter menos traços negros = a ser boa pinta. Reflita, estude e procure parar de escrever comentários como esse
Boa tarde galera, estou passando no momento exatamente por essa situação,sou pardo, cabelo duro,pai negro e lutando depois dos 40 anos para melhorar de vida,pior que nem precisei de cota pois fiquei bem colocado em ampla concorrência 😢, alguém sabe informar o que posso fazer para reaver está situação?
Matheus nesse novo edital da PF essa questão ficou um pouco mais esclarecida e justa do meu ponto de vista. Li no edital que se você se declarar negro e não for aceito pela banca, e você não usou de má fé, automaticamente você vai para a ampla concorrência. Isso acontece com muitos pardos, a pessoa se declara, não por má fé e sim por acreditar que se encaixa. Outra coisa boa é o fato que se a banca indeferir você nas cotas e você ter nota suficiente para a ampla concorrência, você entrar pela ampla e não precisa ter dor de cabeça em ter que entrar com recurso. Essa obs está no item 6.2.9 - a.
cuidado, pcds nos ultimos concursos da pf e prf foram todos reprovados, dependendo da deficiencia que tiver nao entra, qualquer coisa eles reprovam qdo eh pcd ....
@@lanabaldez1936, vc está equivocada. Ele pode concorrer a ambas as cotas e ainda concorre na ampla, caso atinja nota superior as dos cotistas e parelha as dos concorrentes na ampla.
pelo o que eu já pesquisei sobre o assunto, a questão do critério de heteroidentificação vai muito além do tom de pele que banca vê em você ou que vc acredita que tem, mas sim se a cor da sua pele, seus traços genéticos poderiam te colocar numa situação de preconceito, se "portas" se fechariam pra vc por causa da sua sua condição. Por isso que mesmo que me veja como negra sei que não passaria por uma banca avaliadora, o tom da minha pele, o tamanho do meu nariz, e o meu cabelo são toleráveis pra sociedade, eu sou a "moreninha" e muito dificilmente alguém me olhou/olharia torto por isso
Amiga para de ser doida rs depende do lugar que você frequenta, você é moreninha no seu bairro onde tem muitos moreninhos, agora nem precisa ir pra Europa, aqui mesmo, vai pro sul do país, ou vai em um bairro de classe alta que vão pedir pra senhora servir o café e a senhora irá entrar pela entrada de serviço. Haha para de ser doida e vá atrás dos seus direitos moreninha 😂
Tenho a pele parda, cabelo crespo, lábios proeminentes. Porém, fiz uma rinoplastia reduzindo os traços negroides do nariz. Consigo ser aprovado numa banca de heteroindentificação?
cara eu coloquei cotas mas tive uma pontuação muito boa e entrei nas vagas de ampla concorrência, soque mesmo estando nas vagas de ampla eu de passar pela banca de indentifiçao, o resultado foi minha eliminação injusta do certame, ja estou com quase dois anos de processo e digo para tomarem cuidado com essa emboscada.
Muito importante o seu comentário. Eu fiz por cota e vou me declarar pardo. Como foi o procedimento? Tem como você me falar mais sobre esse teste? Abraço!
@@freitas8681 cara se perguntarem se tu já sofreu preconceito por ser pardo diz que sim, pois pra esses esquerdista pardo ou preto é quem já sofreu preconceito. Cara eu fui pra vagas de ampla mas mesmo assim quando fui declarado "ariano" pela banca examinadora eu fui eliminado do certame quando eu deveria ter sido realocado para as vagas de ampla.
@@mateusleitao8376 Entendi! Eles perguntaram qual foi o tipo de preconceito? Cara, estou preocupado com essa fase caso realmente se confirme a minha aprovação.
@@freitas8681 cara o tipo segurança te segue em loja, a atendente que deu preferência para outros clientes tu tem de falar a narrativa esquerdista aí eles vai te considerar pardo mesmo tu tendo olhos azuis.
A lei é para pretos e pardos. Muitas vezes achamos que negro é sinônimo de preto, não é. Negros são pretos e pardos. Entendo sua opinião, mas obviamente você não é branco. E se a banca assim o considerasse estaria cometendo uma injustiça.
é um erro tremendo considerar o pardo como negro, pois pardo é mistura de raças e tem muitos que se identificam como pardo pro IBGE e são uma mistura de indígenas com brancos e de negro (ascedência africana) não têm nada. Tudo hipocrisia do movimento negro pra manipular dados.
Hipocrisia do movimento negro? Primeiro que boa parte dos negros nem sequer concorda com o termo pardo. Segundo, meu comentário foi quanto a LEI, e tanto o IBGE quanto o Estatuto da igualdade racial consideram como Negros, pretos e pardos. E ainda que não seja uma definição totalmente pacificada, definitivamente não advém de uma hipocrisia do movimento negro.
Paula Guerra xD pardo é negro? Fala isso pros pardos do norte do Brasil que não tem fenótipo de origem africana, são mistura de indígenas com brancos e se declaram pardos. Não é pq tá pacificado nas leis que sofreram influência dos movimentos negros que eu preciso concordar. Colocar os pardos junto com os negros serviu pra aumentar o número de negros automaticamente já que os pretos são menos de 10% da população.
@@julianapaccola8260 Tá certo, foi culpa do movimento negro colocar um termo que eles nem sequer gostam para que se utilizarem disso no futuro em estatísticas que eles sabiam que existiriam. Eu hein, cada uma.
essas cotas nao deveriam existir .e ja que existem deveria ser por criterios de renda e nao por cor.pois quem tem recursos tem mais condições pra se preparar pra concursos.
Muito complicado. Minha mãe é negra e meu pai era branco. Sou PARDO e aí ? É melhor fazer como vc fez se não entrar na primeira turma entra na seguinte. Complicado 🤔
O problema é: quais são os critérios utilizados pela banca? A gente já viu cada bizarrice...tipo irmãos gêmeos... Um foi considerado negro e o outro não... Candidato visivelmente negro, não entrou. Candidato quase caucasiano entrou alegando que bisavós e avós dele eram negros...
Passei para assistente de alunos (Apenas 1 vaga), fiquei em 7° nas cotas, 30° na classificação geral, será que tenho chances??? Tirei 77 pontos de 100.
Moço, eu sou totalmente leiga nesse assunto. Vou me inscrever no concurso e as vagas de ampla concorrência são 72, e para negros 18 vagas, eu sou negra, no caso as minhas chances diminuem se eu colocar que wuero concorrer a vaga para negros????? Como isso me ajuda, não entendo.😢
Não, suas chances não diminuem, mesmo você se inscrevendo por cotas, primeiro eles verificam se você tem nota pra entrar pela ampla concorrência e se não for suficiente, aí sim vai por cotas. Eu fiz um concurso que tinha 62 vagas na ampla concorrência e me inscrevi por cotas , como passei em 43 não precisei usar as cotas. Nesse concurso a minha classificação na ampla foi 43 e por cotas fiquei em 13 , pra você ter uma noção da diferencça.
Matheus você me deu um caminho com este vídeo . Tenho a cor de pele parecida com a sua . Também vou optar pela ampla. Vou sentir maior segurança. Fiz veterinária por uma federal e também entrei na ampla. Prefiro competir em pé de igualdade e também me sentir mais seguro depois... abraço. Valeu o vídeo !!
Até mesmo ao comentar deve-se tomar cuidado, vc acha que quem opta por concorrer às cotas é menos capaz que os outros? Não está em pé de igualdade com os demais?
Tenho uma dúvida sobre convocação, o concurso prevê 3 vagas ampla, 1 PPP e uma pcd , fiquei em 6 na ampla e 2 na cota , o candidato que está em 1 na cota passou em 2 na ampla, minha dúvida é se ele sera convocado na ampla ou na cota e se eu serei chamado em primeiro na cota já que ele passou dentro das vagas imediatas de ampla .
Excelente vídeo. Então é um risco uma pessoa que é parda ter concorrido na cota para negros, ser eliminado. A banca pode ñ considerar um pardo como negro.🤔😱
Eu sou parda/preta e no ato da inscrição não me atentei e coloquei ampla pra um concurso de oficial da pm. Após o resultado vi que pela minha nota eu ficaria em segundo lugar das vagas de cota, das únicas 2 vagas destinadas a cota… Será que pela justiça eu conseguiria um mandado pra entrar na cota? Mas ao mesmo tempo eu não quero prejudicar a pessoa que está na vaga… (estamos em etapa de psicotécnico ainda)
Fui aprovado em dois concursos federais (ainda na minha área de formação) com regras um pouco diferentes. Fomos submetidos à heteroidentificação, mas ao ser "reprovado" ou faltar nessa etapa, o candidato passava a concorrer apenas pela ampla concorrência. O processo mais severo na PRF, provavelmente, vise coibir e dar tratamento exemplar a possíveis fraudes.
Mas eu me auto-identifico como negro, isso não vale? Se eu me auto-identifico como mulher, ou como homem eu posso usar o banheiro do sexo oposto, mas, não posso assumir uma vaga pela qual me identifico?
Professor, no caso de ter 2 vagas imediatas para Ampla e nao traz especificamente vaga para PPP, mas tem candidato aprovado na cotas, se de repente uma pessoa da ampla nao assuma, chama-se o 3 da ampla ou o 1 da cotas PPP???
Pq o edital fala no eventual surgimento de uma terceira vaga, essa será RESERVADA ao negro. TA acontecendo isso comigo, na unifap, fui aprovado em 1 pra cotas mas na homologação do concurso eu não figuro mais na lista de cotas, e somente na Ampla. Pq se for assim, serei o 6 colocado, e se seguir a lista anterior, já seria o próximo caso surgisse outra vaga.
Na hora da inscrição tem a opção de negros e pardos ou ampla concorrência! Na própria inscrição tem um critério objetivo que pode ser levado em consideração, pra algum tipo de recurso contra a banca! Se você se inscreve pra pardo tens que ser feito a avaliação em relação a pardos! Ou a banca faz isso pra ganha dinheiro quantos mais se inscreverem pro concurso melhor depois só vai reprovando! Há argumentos que um bom advogado pode resolver e consegui sua vaga novamente! Eu me increvo sempre pra cotas, sou pardo!
Eu estou querendo colocar as cotas, mais tenho medo de ser eliminado por ser pardo. Minha primeira vez fazendo vestibular e eu estou com muita duvida sobre essas cotas...
Eu pesquisei no Google e tá falando que pelo IBGE é isso, não sei se tem legislação sobre, na verdade eu tbm tenho essa dúvida, não sei se foi negra ou parda, na minha certidão n tem minha cor, tenho medo de colocar que sou negra na cota do concurso e chegando no exame de heteroientificaçao me desclassificaram por ser parda ou vice e versa, mas acho que não pq essa cota o próprio nome já fiz né preto pardo e índio. Eu acho que n tem problema um pardo falar que é negro ou ao contrário
Sou negra e me considero negra,mas não vou me inscrever por cotas, vou na ampla,vou meter a cara estudar e seja o que Deus quiser. Como vc falou,né.. vai que a banca não me considere negra..ai fudeu kkkk
Eu vou morar nos EUA, cota, tem outros meios, no país que facilitam o acesso, vamos pela competência, já não chega a balbúrdia que encara os políticos nefastos... raça e cor não dever ser o parâmetro, etc
Cara eu coloquei ampla pq não sabia que cotas concorria nas duas e também me falaram que precisava ir fazer a avaliação em Salvador e eu sou do interior , pensando em evitar esse transtorno eu escolhi ampla mas me arrependi pq eu sou pardo ,mas e agora? Será que eu posso mudar de alguma forma? Obs:Meu concurso ainda não foi realizado
Tbm tô com essa dúvida… se eu tivesse colocado cota eu teria nota pra passar no concurso de oficial pm. São apenas 2 vagas. Eu seria a segundo lugar. Acho que vou tentar pela justiça realocar minha inscrição pra cota.
Aqui e Casa são 6 irmãos 4 homens e 2 mulheres dos 4 irmãos Homens eu sou o mais novo e o único moreno kkk me achava excluído quando criança mais agora sei que Deus estava me abençoando para um certo momento 🙏 pertencerei e vai ser nas cotas.
Esse processo de heteroidenticação deveria ocorrer logo após a inscrição e antes da prova. E aquele que não for considerado negro, automaticamente vai pra ampla concorrência... Daí fazem a prova pra ter o maior gasto depois pra acabar com o sonho da pessoa que tentou pelas cotas?
O fato é que esse processo não é idoneo, deixa em duvida os critérios que a comissão usa, na duvida é molhor não arriscar. Depois de tantas noites em claro, se matando de estudar, abrindo mão de estar com sua família para depois deixar a decisão nas mãos de uma comissão que usa metodos não muito claros de avaliação, é melhor não arriscar.
Me tirem uma dúvida: fiquei em 4° lugar no concurso do Banestes, concorrendo a cotas raciais. Mas são apenas 3 vagas, e 2 desses que estão na cota ficaram em 3° e 6° respectivamente, na ampla concorrência. Eles serão contados como ampla ou negros? Será que tenho chances?
fiquei em 3°@@tampo3114 - o primeiro foi indeferido. E no fim ficou 4 vagas - penso que porque não classificou nenhum PCD nem índio - aumentaram 1 pra negro, eu entraria de qualquer forma então. Agora esperando ser chamado - se for da vontade de Deus.
A classificação para negros e pardos é separada da ampla concorrência? Tipo eu, sendo pardo, se tirar 7 e uma pessoa branca tirar 8, eu posso passar na frente dela ou vou concorrer só entre negros e pardos?
No início do Vídeo o Matheus já avisa que o tema não é a polêmica que o assunto trás. Mas entram no assunto mesmo assim, ou melhor na polêmica. Obrigado pelo Vídeo Matheus, e aos demais, se cuidem, vamos estudar que é melhor que julgar as escolhas das pessoas!
Alguém sabe me explicar se no quadro de vagas não tem vaga para negros, apenas 1 vaga de ampla concorrência, um candidato mesmo que no momento da inscrição tenha se autodeclarado negro ele pode subir de posição? Alguém sabe explicar?
É polêmica essa questão. Eu mesmo me considero negro apesar de ser pardo, visto que o IBGE considera que os pardo fazem parte da raça negra no Brasil. Fiquei agora temerário em me inscrever para cotas no DEPEN!
@@Plataforma_FluxoQuant , saudações! Sou pardo e tenho receio em colocar pardo e eles não entenderem como preto o suficiente... Você teria alguma forma em que eu possa ver alguma foto sua? Instagram ou Facebook, apenas a título de comparação... e quais tipos de perguntas eles fizeram para você na hora da heteroidentificacao?Obrigado
@@lilianedasilvacastro1287 tenho esta mesma dúvida, já passei pela banca Cespe na comissão de heteroidentificação e fui aprovado para o vestibular da UnB em 2011.
@@AngraBR, pois é, eu já fui aprovado no vestibular para pardos, mas na época não tinha esse tribunal racial... Agora tô nessa paranóia hehehe. Tô pensando em ir na universidade e ir nesse departamento que avalia se a pessoa é negra ou não... Pq se eu me matar de estudar, passar e lá eles avaliarem como não pardo o suficiente, eu teria que entrar na justiça e me daria uma baita dor de cabeça. É um critério extremamente subjetivo esse lance de pardo... Acho que essa lei tinha que ser para quem é preto, mas preto msm, ou adotar critérios mais objetivos, invés de opinião de 5 pessoas aleatórias
Matheus, não tem o fato genótipo também não? Por exemplo eu me considero negro e na minha família grande parte das pessoas são negras, com base na minha árvore genealógica eu tenho a decência negra, que em tese é mais importante do que a aparência o (fenótipo). Então a minha dúvida é se a banca leva em consideração a sua família também, porque é a base do sistema de cotas, que é "igualar" as pessoas que por conta da opressão sofrida por seus antepassados não tiveram tanta oportunidades quanto pessoas de outras "raças". Fica aí minha dúvida.
Fala meu amigo, veja os itens: 6.2.8 A comissão de heteroidentificação utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato. 6.2.8.1 Serão consideradas as características fenotípicas do candidato ao tempo de realização do procedimento de heteroidentificação. 6.2.8.2 Não serão considerados, para fins do disposto no subitem 6.2.5 deste edital, quaisquer registros civis, militares ou documentos oficiais pretéritos eventualmente apresentados, inclusive imagem e certidões referentes à confirmação em procedimentos de heteroidentificação realizados em concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais, que apontem ou indiquem a cor do candidato que não tenham sido realizados sob os parâmetros deste edital. Ou seja o edital não fala dessa característica que você mencionou, e diz que é analisado EXCLUSIVAMENTE o critério fenotípico.
Tipo meu caso, eu tenho as características de negro mas sou pardo. Mas meu pai é negro (tem na descrição de sua reservista)é e minha avó também (tenho a certidão de nascimento dela) e na minha certidão está como branco! Tenho medo de por e ser desclassificado
Candidata do DF excluída de concurso por não ter sido considerada parda ganha causa na Justiça O caso levanta polêmica sobre quem tem direito de se autodeclarar pardo no Brasil
O que voce achar do parágrafo 1° do artigo 3° da lei de cotas 12990/14? Ela diz que o candidato negro que é aprovado na ampla concorrência fica fora da reserva de vagas.
Boa tarde a todos! Quando fiz a minha inscrição no concurso eu optei pela pontuação acrescida por ser pardo, hoje saiu a lista provisória dos candidatos e a lista provisória dos afrodescendente, acho que fiz alguma coisa errada e não entrei como afro. Minha posição foi 99° com a pontuação acrescida eu ficaria em 15°. Alguém sabe se ainda tem como recorrer e conseguir essa pontuação, alguém pode me ajudar?
A classificação para negros e pardos é separada da ampla concorrência? Tipo eu, sendo pardo, se tirar 7 e uma pessoa branca tirar 8, eu posso passar na frente dela ou vou concorrer só entre negros e pardos?
conheci o canal por indicação do youtube, conteúdo de ótima qualidade. para mim está sendo de grande importância, pois comecei minha preparação depois de ver alguns videos do canal que me deram uma direção. Parabéns👏👏👏
Muito complicado essa parte. Segundo o último senso do IBGE em torno de 14% da população se autodeclara negra e em torno de 50% da população se autodeclara parda. Se pelo menos estivesse escrito negros e pardos no edital seria mais tranquilo. Mas a diferença entre traços fenotípicos entre uma pessoa dita parda e uma pessoa negra pode ser quase imperceptível ou pode ser bem gritante. Eu me autodeclaro pardo, pois minha mãe é negra e meu pai é branco, minha pele tem um tom claro, porém meus lábios e nariz possuem traços mais grossos e meu cabelo é mais crespo. Já passei em um vestibular pra cotas, porém no edital estava explícito que as cotas seriam para negros e pardos. Mas pra ter coragem de fazer por cotas pra PRF eu prefiro procurar um advogado primeiro e analisar o edital e as minhas chances em um possível recurso, pois se vc for considerado pardo pode ser que vc seja eliminado do edital.
negros de acordo com a lei (estatuto da igualdade racial) são os pretos e pardos. Eles omitem dos editais pra inibir que pardos se inscrevam, porém pardos entram.
E o branco sarará? Tem cabelo crespo, labios grossos, nariz largo. E aí? Por isso que eu acho esse negócio de cotas a coisa mais racista que já criaram. É dizer pro negro: você é um incapaz.
@@andersonmelo7186Na real era pra incluir negros nesses postos e dar uma igualada com os brancos Porém imagino que a quantidade de negros é minima então não tem concorrência, consequentemente as notas tendem ser mais baixa
Na minha opinião não deveria existir somente cotas para negros e sim Cotas Sociais + Cotas raciais ...em que só poderia participar candidatos que estudaram só em escola pública e que fosse negros e, Ou pardos e etc... E antes de gente vim com mimi... sou negro...
Sou parda , mas no último concurso do BB eu participei como ac, no entanto não passei mas com a minha nota teria entrado nas cotas. Tem algo que eu possa fazer?
Na minha certidão de nascimento consta que sou pardo, mas vc acha que mesmo assim a banca de heteroidentificacao pode me considerar branco e me reprovar? Mesmo tendo um documento oficial que consta minha raça?
Na inscrição do INSS tá aparecendo que eu tenho que me declarar negra pra entrar no sistema de cotas,não tem a opção de parda,então no meu caso sou parda,então nao posso concorrer por cotas pelo INSS?
Eu acho que vou fazer isso, pq pô, meu pai é negro, eu tenho a pele meio camaleão, hoje escuro, hora branco pra caramba, mas meus traços são tipo, nariz largo, boca larga, cabelo liso. Enfim, sou como a maioria dos Brasileiros, mas caraca, muito tenso,
Olá , e no caso em que a prova objetiva pede 50 pontos de 100 , para que a redação seja corrigida ? Caso contrário se o candidato não atigir 50 pontos será eliminado e não terá a redação corrigida. Nesse caso a cota precisa atigir os 50 pontos também ou a pontuação pode ser menor
Talvez há 3 anos as vagas de cotistas as notas fossem mais baixas. Hj não é assim. Estão tão altas qd a ampla. No meu último concurso estadual, fui 4 cotista e a 12 ampla, mas os 3 primeiros ligares tds foram para ampla e foram os primeiros lugares na ampla tbm.
Eu passei nas cotas para o MPU e STM, sou exatamente a mesma tonalidade de pele sua do Projeto eu concursado, mas tenho traços também como nariz, boca e cabelo. Então, o pessoal que for fazer deve levar isso em consideração... Não é só pele.
Show meu amigo, obrigado pelo feedback. TMJ
Nem todo afrodescendente tem o nariz ou lábios como a gente tipicamente conhece. Só você olhar os povos como o do Quênia.
Me deixou com medo...kkkkkk. brincadeira
@@ProjetoEuConcursado como fica a classificação final dos candidatos negros pra escolha da lotação? ele escolhem depois de todo mundo ja que a nota final do concurso dos cotistas sao sempre menores que todos da ampla concorrência? como funcionou isso no seu concurso?
@@Stive_235 amigo isso de que os povos africanos de países como Quênia e Entiopia tem traços igual ou semelhantes aos traços europeus é mito, de fato eles tem um fenótipo diferenciado de outras etnias africanas mas permanecem tendo traços muito marcantes e fácil de serem percebidos ainda mais pelo MEC
Isso sim é racismo, cotas para negros, se negros sao iguais aos brancos,”igualdade” por que o negro tem que passa na frente por uma ajudinha com a cota? Isso é taxar o negro comp inferior.
E essas cotas ainda reprova negro que tem direito kkkkkkkkkkk
É pura palhaçada essa mimilândia
Essas cotas para negros nada a ver uma tremenda burrice .
A pessoa tinha que conseguir a vaga pelo sua capacidade e dedicaçao aos estudos e nao pela cor de pele
Tirou melhor nota PASSOU PRONTO
So de separar cota para negro ja é um preconceito
Se for ver, uns 90% da população brasileira teve um antepassado africano. Eu acho burrice ter cota racial num país miscigenado como o Brasil, faria muito maid sentito cotas para pessoas de baixa renda
Na hora da cota todo mundo quer ser negro
Tipo eu não entendi, as cotas de negros e pardos eles concorrem apenas entre eles? Não no geral? Eles concorrem na ampla concorrência também?
@@michellemelo7123 nas vagas em universidades eles concorrem só entre eles (tipo tem 5 vagas pra cota, logo concorrem só pelas 5). já nos concursos na maioria dos casos eles concorrem as 2 ao mesmo tempo. Mas depende do concurso, aí tem que olhar o edital.
@@targaryen5746 na universidade tb é específica e geral
É o que esse tal sistema de cotas possibilitou 🤡
Eu fui submetida à heteroidentificação no concurso do IPHAN. Foi tranquilo. E obtive a aprovação da banca por unanimidade.
poxa que bom. vendo agora a tonalidade de sua pele até me deu mais confiança pois a tonalidade da minha é praticamente igual a sua. eu me escrevi para o DEPEN nas cotas espero que dê tudo certo.
Oi boa obrigado pelo esclarecimento!
Eu estava comdúvida quanto a isso. Temos a cor bem parecida. Que bom
Viviane, parabéns pela aprovação. O receio é:eu sou negro/pardo, a comissão pode achar que não.
Eu passei a vida toda me definindo como pardo, e agora é uma banca que vai definir se sou pardo ou branco.
Acho esse negócio de cotas tão injusto,até porque o Brasil é um país que tem muitos pardos,mas tenho visto muitos pardos serem eliminados,olham para pessoa e já julgam,acho que tinham que ver as raízes dessa pessoa,eu sempre concorro na ampla,porque eu me considero parda,mas não sei se a banca me considerará dessa forma,é um assunto bem polêmico porque os negros tirando uma nota boa ainda vão pegar as vagas da ampla concorrência,mas uma pessoa que se candidatou para as cotas e que a banca não considere dentro dos requisitos está eliminada,enfim é minha opinião,não peço que concordem,mas respeitem!
A pessoa que se inscreve na cota de negro e não é negro, e depois vai buscar a justiça porque passou na conta ampla não tem e vergonha na cara. Mentiu para se inscrever no curso e depois quer buscar justiça, tenha santa paciência.
Eu acho q vc não entende o processo não.
Se na minha certidão tiver como Pardo. Eu posso ????
Eu sou pardo , se essa comissão provar que sou branco , eu provo que eles são cegos kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa
Kkk
Vixi sou pardo do olho azul sera que passei😅
Transparece que as bancas são preconceituosas: um pardo ou parda boa pinta, não entra! Eles dizem que a pessoa não sofre discriminação. Vai entender!
Pois é... Estava prestes a me inscrever no sistema de cotas, mas não vou correr o risco. Sou parda, de avó materna negra, avô paterno negro, meus pais são pardos, meu cabelo natural é cacheado, mas acho que serei vista por eles como "passável"...
Pois é...não pode ser uma parda bonita kkkkkk
Este comentário é extremamente racista. Por que vc coloca que ter menos traços negros = a ser boa pinta. Reflita, estude e procure parar de escrever comentários como esse
@@leo-jv8fj mas ele tava falando das bancas po, pelo q eu entendi
Pra quê eles colocam a opção pardo então?
Pardo é a cor da pessoa, que pra ter essa cor , com certeza é afrodescendente.
Boa tarde galera, estou passando no momento exatamente por essa situação,sou pardo, cabelo duro,pai negro e lutando depois dos 40 anos para melhorar de vida,pior que nem precisei de cota pois fiquei bem colocado em ampla concorrência 😢, alguém sabe informar o que posso fazer para reaver está situação?
Tá preocupado com o q? Se vc foi bem pra ampla, vc sai da lista de cota, a banca mesmo tira vc das cotas.
Matheus nesse novo edital da PF essa questão ficou um pouco mais esclarecida e justa do meu ponto de vista. Li no edital que se você se declarar negro e não for aceito pela banca, e você não usou de má fé, automaticamente você vai para a ampla concorrência.
Isso acontece com muitos pardos, a pessoa se declara, não por má fé e sim por acreditar que se encaixa. Outra coisa boa é o fato que se a banca indeferir você nas cotas e você ter nota suficiente para a ampla concorrência, você entrar pela ampla e não precisa ter dor de cabeça em ter que entrar com recurso. Essa obs está no item 6.2.9 - a.
Oi e pra quem não vai fazer a heteroidentificacao porque quer ficar na ampla já que teve nota pra classificar. Pode entrar com recurso?
Sou deficiente, negro e vou me candidatar a ambas as cotas.Mas com o pensamento de ficar em 1° lugar.
Rumo à PF
cuidado, pcds nos ultimos concursos da pf e prf foram todos reprovados, dependendo da deficiencia que tiver nao entra, qualquer coisa eles reprovam qdo eh pcd ....
Negro e deficiente... Já passou fiote, a vaga é sua.
Não sei se você sabe, mas você não pode concorrer a duas cotas. Ou você concorre para cota de negros ou PCD. Boa sorte!
@@lanabaldez1936, vc está equivocada. Ele pode concorrer a ambas as cotas e ainda concorre na ampla, caso atinja nota superior as dos cotistas e parelha as dos concorrentes na ampla.
@@sr.thiago9031 real kskskskskk
Muito bom o vídeo.😊
pelo o que eu já pesquisei sobre o assunto, a questão do critério de heteroidentificação vai muito além do tom de pele que banca vê em você ou que vc acredita que tem, mas sim se a cor da sua pele, seus traços genéticos poderiam te colocar numa situação de preconceito, se "portas" se fechariam pra vc por causa da sua sua condição.
Por isso que mesmo que me veja como negra sei que não passaria por uma banca avaliadora, o tom da minha pele, o tamanho do meu nariz, e o meu cabelo são toleráveis pra sociedade, eu sou a "moreninha" e muito dificilmente alguém me olhou/olharia torto por isso
Nada a ver, amiga. Cota é para pretos e pardos. Não existe o termo "moreninha" na lei, ou vc é preta ou vc e parda.
@@leandromateus6241 kkkkkkkkkkkkkkk falou e disse 🤣🤣🤣
Amiga para de ser doida rs depende do lugar que você frequenta, você é moreninha no seu bairro onde tem muitos moreninhos, agora nem precisa ir pra Europa, aqui mesmo, vai pro sul do país, ou vai em um bairro de classe alta que vão pedir pra senhora servir o café e a senhora irá entrar pela entrada de serviço. Haha para de ser doida e vá atrás dos seus direitos moreninha 😂
@@deasousa7267 pois é, eu tenho a pele mais clara q ela e no sul ja ouvi q a cor da minha pele é de gente encardida.....é sobreee
Que viajem kkkkk
Tenho a pele parda, cabelo crespo, lábios proeminentes. Porém, fiz uma rinoplastia reduzindo os traços negroides do nariz. Consigo ser aprovado numa banca de heteroindentificação?
Sim, desde que sua pele seja parda
Foi retificado irmão essa parte da eliminação. Não mais será eliminado e sim concorrerá na ampla.
isso vale apenas para para concursos estaduais tipo PM?
@@kaiquegom3s depende do edital
ÓTIMO CONTEÚDO PROFESSOR, CONTINUE NOS AJUDANDO... VOU CONTINUAR NAS COTAS RSRS !!! O OBJETIVO É PERTENCER !!!
Valeu meu amigo. TMJ
Canal TV Granja Viana, promoveu um debate sobre esse tema coordenado por duas advogadas: ua-cam.com/video/C04W3VYhRYs/v-deo.html
Sou negro até o osso, com certeza farei, muito obrigado pelo esclarecimento.
a cota para pardo na prática não existe, apenas é previsto em lei
Como assim?
@@raphaeljjoao a maioria dos pardos não tem traços negroides e isso já os elimina
@@camila_costa12 por gentileza defina traços negroides?
@@wlkzl1 Cabelo crespo, nariz largo, cabeça redonda (algumas pessoas).
@@Andre.felipe84 cabeça redonda kkkk
cara eu coloquei cotas mas tive uma pontuação muito boa e entrei nas vagas de ampla concorrência, soque mesmo estando nas vagas de ampla eu de passar pela banca de indentifiçao, o resultado foi minha eliminação injusta do certame, ja estou com quase dois anos de processo e digo para tomarem cuidado com essa emboscada.
Muito importante o seu comentário. Eu fiz por cota e vou me declarar pardo. Como foi o procedimento? Tem como você me falar mais sobre esse teste?
Abraço!
@@freitas8681 cara se perguntarem se tu já sofreu preconceito por ser pardo diz que sim, pois pra esses esquerdista pardo ou preto é quem já sofreu preconceito. Cara eu fui pra vagas de ampla mas mesmo assim quando fui declarado "ariano" pela banca examinadora eu fui eliminado do certame quando eu deveria ter sido realocado para as vagas de ampla.
@@mateusleitao8376 Entendi! Eles perguntaram qual foi o tipo de preconceito? Cara, estou preocupado com essa fase caso realmente se confirme a minha aprovação.
@@freitas8681 cara o tipo segurança te segue em loja, a atendente que deu preferência para outros clientes tu tem de falar a narrativa esquerdista aí eles vai te considerar pardo mesmo tu tendo olhos azuis.
@@freitas8681 passou pra que ?
Esse assunto é de suma importância, obrigada Matheus pelos esclarecimentos, vamos estudar...
Verdade! ✌🏽🙏🏽
@Lyrics verdade
Essas bancas examinadoras que determinam isso parecem até aqueles avaliadores de escravos
Canal TV Granja Viana, promoveu um debate sobre esse tema coordenado por duas advogadas: ua-cam.com/video/C04W3VYhRYs/v-deo.html
Optei por ampla, depois do resultado vi que minha nota passava nas cotas como pardo, posso recorrer?
Parabéns, Matheus. Houve mérito na sua aprovação.
A lei é para pretos e pardos. Muitas vezes achamos que negro é sinônimo de preto, não é. Negros são pretos e pardos. Entendo sua opinião, mas obviamente você não é branco. E se a banca assim o considerasse estaria cometendo uma injustiça.
Exatamente Paula, Negros é gênero das espécies: negros e pardos!
é um erro tremendo considerar o pardo como negro, pois pardo é mistura de raças e tem muitos que se identificam como pardo pro IBGE e são uma mistura de indígenas com brancos e de negro (ascedência africana) não têm nada. Tudo hipocrisia do movimento negro pra manipular dados.
Hipocrisia do movimento negro? Primeiro que boa parte dos negros nem sequer concorda com o termo pardo. Segundo, meu comentário foi quanto a LEI, e tanto o IBGE quanto o Estatuto da igualdade racial consideram como Negros, pretos e pardos. E ainda que não seja uma definição totalmente pacificada, definitivamente não advém de uma hipocrisia do movimento negro.
Paula Guerra xD pardo é negro? Fala isso pros pardos do norte do Brasil que não tem fenótipo de origem africana, são mistura de indígenas com brancos e se declaram pardos. Não é pq tá pacificado nas leis que sofreram influência dos movimentos negros que eu preciso concordar. Colocar os pardos junto com os negros serviu pra aumentar o número de negros automaticamente já que os pretos são menos de 10% da população.
@@julianapaccola8260 Tá certo, foi culpa do movimento negro colocar um termo que eles nem sequer gostam para que se utilizarem disso no futuro em estatísticas que eles sabiam que existiriam. Eu hein, cada uma.
Oi! Me deixou com mais dúvidas!😢
Sou muito parecido com vc e foi barrado no processo do IBGE. A tensão agora de não passar de novo.
Eu me identifico como pardo, não sei qual será a percepção da banca. Acho esse processo de heteroidentificação invasivo e constrangedor.
E quando no registro de nascimento está escrito q sou negro aí mesmo assim eles vão fazer a avaliação deles
essas cotas nao deveriam existir .e ja que existem deveria ser por criterios de renda e nao por cor.pois quem tem recursos tem mais condições pra se preparar pra concursos.
Adorei o seu vídeo, é bem explicativo ❤
Muito complicado. Minha mãe é negra e meu pai era branco. Sou PARDO e aí ? É melhor fazer como vc fez se não entrar na primeira turma entra na seguinte. Complicado 🤔
TB sou assim
Pela sua foto vc claramente n entra pela cota, oq vale para banca é a predominio de fenótipo.
Vai depender da lei, no RJ vc entra pois a lei estadual fala sobre pardos
Não existe raça parda.
O problema é: quais são os critérios utilizados pela banca? A gente já viu cada bizarrice...tipo irmãos gêmeos...
Um foi considerado negro e o outro não...
Candidato visivelmente negro, não entrou. Candidato quase caucasiano entrou alegando que bisavós e avós dele eram negros...
Passei para assistente de alunos (Apenas 1 vaga), fiquei em 7° nas cotas, 30° na classificação geral, será que tenho chances??? Tirei 77 pontos de 100.
Moço, eu sou totalmente leiga nesse assunto. Vou me inscrever no concurso e as vagas de ampla concorrência são 72, e para negros 18 vagas, eu sou negra, no caso as minhas chances diminuem se eu colocar que wuero concorrer a vaga para negros????? Como isso me ajuda, não entendo.😢
Não, suas chances não diminuem, mesmo você se inscrevendo por cotas, primeiro eles verificam se você tem nota pra entrar pela ampla concorrência e se não for suficiente, aí sim vai por cotas. Eu fiz um concurso que tinha 62 vagas na ampla concorrência e me inscrevi por cotas , como passei em 43 não precisei usar as cotas. Nesse concurso a minha classificação na ampla foi 43 e por cotas fiquei em 13 , pra você ter uma noção da diferencça.
Impossível uma banca não te considerar negro.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
vídeo muito esclarecedor, obrigadooo, Matheus.
Matheus você me deu um caminho com este vídeo . Tenho a cor de pele parecida com a sua . Também vou optar pela ampla. Vou sentir maior segurança. Fiz veterinária por uma federal e também entrei na ampla. Prefiro competir em pé de igualdade e também me sentir mais seguro depois... abraço. Valeu o vídeo !!
Até mesmo ao comentar deve-se tomar cuidado, vc acha que quem opta por concorrer às cotas é menos capaz que os outros? Não está em pé de igualdade com os demais?
@@denilsoncosta6512respondendo a sua pergunta sem mimimi...a Nota de Corte das Cotas é menor do que a Nota de Corte da AC...FIM! Precisa desenhar?
@@denilsoncosta6512o próprio modelo de Cotas já faz essa suposição 😊
Tenho uma dúvida sobre convocação, o concurso prevê 3 vagas ampla, 1 PPP e uma pcd , fiquei em 6 na ampla e 2 na cota , o candidato que está em 1 na cota passou em 2 na ampla, minha dúvida é se ele sera convocado na ampla ou na cota e se eu serei chamado em primeiro na cota já que ele passou dentro das vagas imediatas de ampla .
Excelente vídeo. Então é um risco uma pessoa que é parda ter concorrido na cota para negros, ser eliminado. A banca pode ñ considerar um pardo como negro.🤔😱
Eu sou parda/preta e no ato da inscrição não me atentei e coloquei ampla pra um concurso de oficial da pm.
Após o resultado vi que pela minha nota eu ficaria em segundo lugar das vagas de cota, das únicas 2 vagas destinadas a cota…
Será que pela justiça eu conseguiria um mandado pra entrar na cota? Mas ao mesmo tempo eu não quero prejudicar a pessoa que está na vaga… (estamos em etapa de psicotécnico ainda)
A justiça indefere, se fosse deficiência física daria
Parda preto 😮!Não existe raça parda.😂
Fui aprovado em dois concursos federais (ainda na minha área de formação) com regras um pouco diferentes. Fomos submetidos à heteroidentificação, mas ao ser "reprovado" ou faltar nessa etapa, o candidato passava a concorrer apenas pela ampla concorrência. O processo mais severo na PRF, provavelmente, vise coibir e dar tratamento exemplar a possíveis fraudes.
Você fez bem, cara! Você na realidade não é negro.Você é pardo😉
Conheço atual aluno que foi classificado no TRF4 e ficou reprovado nas cotas .. agora está na uniprf na segunda turma .. fez para ampla é merecedor
Cara eu qeria t agradecer, depois q eu vi um video teu sobre estudar a banca e por ela eu redescobri o que e estudar c foco e de maneira objetiva
"caso nao tenha obtido nota suficiente para aprovação na ampla concorrência". (edital, PRF, 2021)
Na lei fala que será excluido, o edital nesse caso está acima ou abaixo da lei de 12990/2014 se não me engano.
Abaixo todas as cotas. Vamos Estudar que é melhor.
Mas eu me auto-identifico como negro, isso não vale? Se eu me auto-identifico como mulher, ou como homem eu posso usar o banheiro do sexo oposto, mas, não posso assumir uma vaga pela qual me identifico?
Professor, no caso de ter 2 vagas imediatas para Ampla e nao traz especificamente vaga para PPP, mas tem candidato aprovado na cotas, se de repente uma pessoa da ampla nao assuma, chama-se o 3 da ampla ou o 1 da cotas PPP???
Pq o edital fala no eventual surgimento de uma terceira vaga, essa será RESERVADA ao negro. TA acontecendo isso comigo, na unifap, fui aprovado em 1 pra cotas mas na homologação do concurso eu não figuro mais na lista de cotas, e somente na Ampla. Pq se for assim, serei o 6 colocado, e se seguir a lista anterior, já seria o próximo caso surgisse outra vaga.
Os critérios do IBGE, que são os que a banca leva em conta, são cotas para negros, que são os pretos e pardos.
Na hora da inscrição tem a opção de negros e pardos ou ampla concorrência! Na própria inscrição tem um critério objetivo que pode ser levado em consideração, pra algum tipo de recurso contra a banca! Se você se inscreve pra pardo tens que ser feito a avaliação em relação a pardos! Ou a banca faz isso pra ganha dinheiro quantos mais se inscreverem pro concurso melhor depois só vai reprovando! Há argumentos que um bom advogado pode resolver e consegui sua vaga novamente! Eu me increvo sempre pra cotas, sou pardo!
Eu estou querendo colocar as cotas, mais tenho medo de ser eliminado por ser pardo. Minha primeira vez fazendo vestibular e eu estou com muita duvida sobre essas cotas...
@@Killuamusic_eae oq deu?
Ou seja se vc for negro e a banca dizer que vc é loiro dos olhos azuis. Não adianta chorar.
Vc é loiro
Cada uma eim
Kkkklkk
É uma Entrevista gravada, dar muito nervoso no dia.....já fiz quando entrei na Universidade de Brasília....Deu tudo certo graças a Deus!!!!
oq eles perguntam?
Moça, eles perguntam oque?
Ótimo vídeo. Uma questão que tenho levantado é se "pardo" está dentro do conceito de "negro" para efeito de concurso público?
Tenho exatamente a mesma dúvida
Sim pq a cota em si é de PPI significa preto pardo e índio
@@Amanda-jf1gz Obrigado pela resposta mas saberia indicar na legislação ou norma que descreva essa classificação?
Eu pesquisei no Google e tá falando que pelo IBGE é isso, não sei se tem legislação sobre, na verdade eu tbm tenho essa dúvida, não sei se foi negra ou parda, na minha certidão n tem minha cor, tenho medo de colocar que sou negra na cota do concurso e chegando no exame de heteroientificaçao me desclassificaram por ser parda ou vice e versa, mas acho que não pq essa cota o próprio nome já fiz né preto pardo e índio. Eu acho que n tem problema um pardo falar que é negro ou ao contrário
o negócio é estudar pra passar na ampla e ponto. força guerreiros!
Boa!
Vdd
eu fui nessa e não entrei no IF kkk e olha que eu fiz 7 pontos a mais que a maior nota das cotas
Concordo. Perdi em um concurso do Estado que passei em terceiro lugar. Não quero mais saber de optar por cotas.
? Ja tem gente tomando hormonio pra pegar cota trans
Sou negra e me considero negra,mas não vou me inscrever por cotas, vou na ampla,vou meter a cara estudar e seja o que Deus quiser. Como vc falou,né.. vai que a banca não me considere negra..ai fudeu kkkk
Eu também vou a ampla concorrência
Eu vou morar nos EUA, cota, tem outros meios, no país que facilitam o acesso, vamos pela competência, já não chega a balbúrdia que encara os políticos nefastos... raça e cor não dever ser o parâmetro, etc
Qualquer um que tenha cor igual a do cara do vídeo, é pardo. Sem dúvidas.
Em qual fase do concurso tem essa avaliação dos 5 q vão falar q vc e ou não e
Cara eu coloquei ampla pq não sabia que cotas concorria nas duas e também me falaram que precisava ir fazer a avaliação em Salvador e eu sou do interior , pensando em evitar esse transtorno eu escolhi ampla mas me arrependi pq eu sou pardo ,mas e agora? Será que eu posso mudar de alguma forma?
Obs:Meu concurso ainda não foi realizado
Me ajuda aí irmão??
Tbm tô com essa dúvida… se eu tivesse colocado cota eu teria nota pra passar no concurso de oficial pm. São apenas 2 vagas. Eu seria a segundo lugar.
Acho que vou tentar pela justiça realocar minha inscrição pra cota.
@@Asdfg_614 Só agora percebi q passaria se tivesse colocado pra cotas,poxa velho era o primeiro concurso não apareceu ninguém pra ajudar
Aqui e Casa são 6 irmãos 4 homens e 2 mulheres dos 4 irmãos Homens eu sou o mais novo e o único moreno kkk me achava excluído quando criança mais agora sei que Deus estava me abençoando para um certo momento 🙏 pertencerei e vai ser nas cotas.
Esse processo de heteroidenticação deveria ocorrer logo após a inscrição e antes da prova. E aquele que não for considerado negro, automaticamente vai pra ampla concorrência...
Daí fazem a prova pra ter o maior gasto depois pra acabar com o sonho da pessoa que tentou pelas cotas?
Sou pardo e preto e rumo a novacap df🙏🙏🙏
Pode usar sim colega, é um direito seu!
Boa dica isso era minha dúvida
O fato é que esse processo não é idoneo, deixa em duvida os critérios que a comissão usa, na duvida é molhor não arriscar. Depois de tantas noites em claro, se matando de estudar, abrindo mão de estar com sua família para depois deixar a decisão nas mãos de uma comissão que usa metodos não muito claros de avaliação, é melhor não arriscar.
Me tirem uma dúvida: fiquei em 4° lugar no concurso do Banestes, concorrendo a cotas raciais. Mas são apenas 3 vagas, e 2 desses que estão na cota ficaram em 3° e 6° respectivamente, na ampla concorrência. Eles serão contados como ampla ou negros? Será que tenho chances?
E aí, deu em q?
fiquei em 3°@@tampo3114 - o primeiro foi indeferido. E no fim ficou 4 vagas - penso que porque não classificou nenhum PCD nem índio - aumentaram 1 pra negro, eu entraria de qualquer forma então. Agora esperando ser chamado - se for da vontade de Deus.
Obrigado pelo vídeo, aprendi bastante despois deste vídeo..me ajudou bastante, agora tenho certeza que sou negro m
A classificação para negros e pardos é separada da ampla concorrência? Tipo eu, sendo pardo, se tirar 7 e uma pessoa branca tirar 8, eu posso passar na frente dela ou vou concorrer só entre negros e pardos?
Também queria saber
@@dinhamaluketes6538descobriu?
Eu quero entrar por cota e ponto.🎊🎉.Banco do Brasil 2023🥳
No edital que vou fazer fala negro e pardo então não tem pq eliminar a pessoa q é parda e a propria lei na Constituição Federal fala Negro e Pardo
No início do Vídeo o Matheus já avisa que o tema não é a polêmica que o assunto trás. Mas entram no assunto mesmo assim, ou melhor na polêmica. Obrigado pelo Vídeo Matheus, e aos demais, se cuidem, vamos estudar que é melhor que julgar as escolhas das pessoas!
Alguém sabe me explicar se no quadro de vagas não tem vaga para negros, apenas 1 vaga de ampla concorrência, um candidato mesmo que no momento da inscrição tenha se autodeclarado negro ele pode subir de posição? Alguém sabe explicar?
É polêmica essa questão. Eu mesmo me considero negro apesar de ser pardo, visto que o IBGE considera que os pardo fazem parte da raça negra no Brasil. Fiquei agora temerário em me inscrever para cotas no DEPEN!
Eu sou pardo e fui aprovado no MPU e STM, ambos na avaliação de heteroidentificação.
@@Plataforma_FluxoQuant , saudações! Sou pardo e tenho receio em colocar pardo e eles não entenderem como preto o suficiente... Você teria alguma forma em que eu possa ver alguma foto sua? Instagram ou Facebook, apenas a título de comparação... e quais tipos de perguntas eles fizeram para você na hora da heteroidentificacao?Obrigado
@@lilianedasilvacastro1287 tenho esta mesma dúvida, já passei pela banca Cespe na comissão de heteroidentificação e fui aprovado para o vestibular da UnB em 2011.
@@AngraBR, pois é, eu já fui aprovado no vestibular para pardos, mas na época não tinha esse tribunal racial... Agora tô nessa paranóia hehehe. Tô pensando em ir na universidade e ir nesse departamento que avalia se a pessoa é negra ou não... Pq se eu me matar de estudar, passar e lá eles avaliarem como não pardo o suficiente, eu teria que entrar na justiça e me daria uma baita dor de cabeça. É um critério extremamente subjetivo esse lance de pardo... Acho que essa lei tinha que ser para quem é preto, mas preto msm, ou adotar critérios mais objetivos, invés de opinião de 5 pessoas aleatórias
Eu sou parecido contigo, fenótipicamente falando, só que mais bonito hehe
Matheus, não tem o fato genótipo também não? Por exemplo eu me considero negro e na minha família grande parte das pessoas são negras, com base na minha árvore genealógica eu tenho a decência negra, que em tese é mais importante do que a aparência o (fenótipo). Então a minha dúvida é se a banca leva em consideração a sua família também, porque é a base do sistema de cotas, que é "igualar" as pessoas que por conta da opressão sofrida por seus antepassados não tiveram tanta oportunidades quanto pessoas de outras "raças". Fica aí minha dúvida.
Fala meu amigo, veja os itens:
6.2.8 A comissão de heteroidentificação utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato.
6.2.8.1 Serão consideradas as características fenotípicas do candidato ao tempo de realização do procedimento de heteroidentificação.
6.2.8.2 Não serão considerados, para fins do disposto no subitem 6.2.5 deste edital, quaisquer registros
civis, militares ou documentos oficiais pretéritos eventualmente apresentados, inclusive imagem e certidões referentes à confirmação em procedimentos de heteroidentificação realizados em concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais, que apontem ou indiquem a cor do candidato que não tenham sido realizados sob os parâmetros deste edital.
Ou seja o edital não fala dessa característica que você mencionou, e diz que é analisado EXCLUSIVAMENTE o critério fenotípico.
@@ProjetoEuConcursado agora me deu um pouco de medo, eu tenho características negras, mas não todas. E já me inscrevi no concurso do Depen...
Tipo meu caso, eu tenho as características de negro mas sou pardo. Mas meu pai é negro (tem na descrição de sua reservista)é e minha avó também (tenho a certidão de nascimento dela) e na minha certidão está como branco! Tenho medo de por e ser desclassificado
@@3010Alisson na minha certidão não vem indicando cor, menos mal por isso, eu acho.
Candidata do DF excluída de concurso por não ter sido considerada parda ganha causa na Justiça
O caso levanta polêmica sobre quem tem direito de se autodeclarar pardo no Brasil
Na minha reservista consta como pardo. eu poderia apresentar o documento e ser aceito ?
Se o efeito da PRF for de 10 mil acho que não tem 500 negros..
O que voce achar do parágrafo 1° do artigo 3° da lei de cotas 12990/14? Ela diz que o candidato negro que é aprovado na ampla concorrência fica fora da reserva de vagas.
Boa tarde a todos! Quando fiz a minha inscrição no concurso eu optei pela pontuação acrescida por ser pardo, hoje saiu a lista provisória dos candidatos e a lista provisória dos afrodescendente, acho que fiz alguma coisa errada e não entrei como afro. Minha posição foi 99° com a pontuação acrescida eu ficaria em 15°. Alguém sabe se ainda tem como recorrer e conseguir essa pontuação, alguém pode me ajudar?
A classificação para negros e pardos é separada da ampla concorrência? Tipo eu, sendo pardo, se tirar 7 e uma pessoa branca tirar 8, eu posso passar na frente dela ou vou concorrer só entre negros e pardos?
@@GabrielLopes-eq4yoeae descobriu?
Olá
Vc conseguiu resolver seu problema? Mesmo por via de recurso ou judicial?
conheci o canal por indicação do youtube, conteúdo de ótima qualidade.
para mim está sendo de grande importância, pois comecei minha preparação depois de ver alguns videos do canal que me deram uma direção.
Parabéns👏👏👏
Cbmpi a banca colocou cota e concorreu só com cotas e não entra na lista da ampla, isso pode?
Vou nas cotas se eles não me acharem negro eles estão cegos kkkkkkkkkkkkkk vamos de polícia federal valeuuuuu Matheus .
Muito complicado essa parte. Segundo o último senso do IBGE em torno de 14% da população se autodeclara negra e em torno de 50% da população se autodeclara parda. Se pelo menos estivesse escrito negros e pardos no edital seria mais tranquilo. Mas a diferença entre traços fenotípicos entre uma pessoa dita parda e uma pessoa negra pode ser quase imperceptível ou pode ser bem gritante. Eu me autodeclaro pardo, pois minha mãe é negra e meu pai é branco, minha pele tem um tom claro, porém meus lábios e nariz possuem traços mais grossos e meu cabelo é mais crespo. Já passei em um vestibular pra cotas, porém no edital estava explícito que as cotas seriam para negros e pardos. Mas pra ter coragem de fazer por cotas pra PRF eu prefiro procurar um advogado primeiro e analisar o edital e as minhas chances em um possível recurso, pois se vc for considerado pardo pode ser que vc seja eliminado do edital.
negros de acordo com a lei (estatuto da igualdade racial) são os pretos e pardos. Eles omitem dos editais pra inibir que pardos se inscrevam, porém pardos entram.
E o branco sarará?
Tem cabelo crespo, labios grossos, nariz largo. E aí?
Por isso que eu acho esse negócio de cotas a coisa mais racista que já criaram.
É dizer pro negro: você é um incapaz.
@@andersonmelo7186olha eu concordo viu, todos deveriam ter as mesmas chances, é até injusto com os outros candidatos isso aí
@@andersonmelo7186Na real era pra incluir negros nesses postos e dar uma igualada com os brancos
Porém imagino que a quantidade de negros é minima então não tem concorrência, consequentemente as notas tendem ser mais baixa
@@andersonmelo7186 você acabou de deitar características pretas então passa
Na minha opinião não deveria existir somente cotas para negros e sim Cotas Sociais + Cotas raciais ...em que só poderia participar candidatos que estudaram só em escola pública e que fosse negros e, Ou pardos e etc... E antes de gente vim com mimi... sou negro...
Sou parda , mas no último concurso do BB eu participei como ac, no entanto não passei mas com a minha nota teria entrado nas cotas. Tem algo que eu possa fazer?
Eu sou negro mas vou fazer de ampla concorrência!
Na minha certidão de nascimento consta que sou pardo, mas vc acha que mesmo assim a banca de heteroidentificacao pode me considerar branco e me reprovar? Mesmo tendo um documento oficial que consta minha raça?
Minha dúvida tbm
Tenho uma dúvida se eu tenho nota para ampla eu preciso fazer a hétero ?
De acordo com os critérios do IBGE todo mertiço que não ter a cor da pel branca entra na cota!
Fala sobre exames médicos, quem tem hérnia, osso quebrado, pino..
LÊ O EDITAL
Na inscrição do INSS tá aparecendo que eu tenho que me declarar negra pra entrar no sistema de cotas,não tem a opção de parda,então no meu caso sou parda,então nao posso concorrer por cotas pelo INSS?
Segundo o critério do IBGE, negros é o conjunto de pretos + pardos, então se você se vê como parda tem que se declarar negra.
Professor, e se o concurso nao dispor de vaga, for de CR ou apenas 01 vaga ? O 01 da cota de PPP ainda é o 03 a ser convocado ?
Eu acho que vou fazer isso, pq pô, meu pai é negro, eu tenho a pele meio camaleão, hoje escuro, hora branco pra caramba, mas meus traços são tipo, nariz largo, boca larga, cabelo liso. Enfim, sou como a maioria dos Brasileiros, mas caraca, muito tenso,
Olá , e no caso em que a prova objetiva pede 50 pontos de 100 , para que a redação seja corrigida ? Caso contrário se o candidato não atigir 50 pontos será eliminado e não terá a redação corrigida. Nesse caso a cota precisa atigir os 50 pontos também ou a pontuação pode ser menor
Minha dúvida também
Se atingiu abaixo de 50 ja eliminado ou vai subir para pontos ?
Talvez há 3 anos as vagas de cotistas as notas fossem mais baixas. Hj não é assim. Estão tão altas qd a ampla. No meu último concurso estadual, fui 4 cotista e a 12 ampla, mas os 3 primeiros ligares tds foram para ampla e foram os primeiros lugares na ampla tbm.
Obrigado amigo, estava nessa dúvida e você esclareceu.
É melhor tentar a ampla mesmo. Não vale a pena arriscar.
Eu tenho uns traços de Índia, porém tenho a pele escura! Será que eu entro como negro?