Olá acompanho seu canal há muito tempo ,sou mecânico e só tenho a agradecer seus ensinamentos técnicos Parabéns pelos cem mil inscritos Obrigado por responder a nós mesmo depois de dois anos. Fiz a medição em amperes mas não consegui uma leitura satisfatória no gol g5 dois pinos, chave ligada medindo circuito aberto 5v Mudando para miliamperes leitura zero, Obs o multímetro está ok Obrigado e abraços
Bom dia! Primeiramente, parabéns pelo canal. Tenho um hb20 1.6 que está sumindo a agua do radiador. Os testes mecânicos de pressão, inspeção visual, dentre outros procedimentos, foram realizados e não foi detectado nenhum vazamento no sistema. Desconfio do sensor de temperatura está apresentando algum problema intermitente. Um ultimo teste realizado foi o desligamento forçado do eletro ventilador, para forçar o aquecimento do sistema, após um período como motor ligado a temperatura no painel vai pro meio e não passa do meio (tipo de indicador de temperatura é digital em barras). Após assistir seu seu vídeo , eu mesmo como auxilio do multímetro realizei a edição de tensão no conector que vai ao sensor e após a medição , comente encontrei 3,7VCC e não 5VCC como mencionado no. Difícil de diagnosticar sem instrumentação adequada, não é fácil encontrar oficinas que tenham bagagem técnica em elétrica de qualidade.
Suas observações não tem lógica. Não tem nada a ver sensor de temperatura com fuga de água! Se um sistema selado perde líquido pela lógica existe fuga sim, apenas não foi eficiente os testes. Pode ter se equivocado ou entendido mal o teste de tensão do sensor, revise, porém está desviando do seu problema que é perda de água. A perda de água pode ocorrer por trincas no cabeçote, bomba d'água ou tampa do sistema de arrefecimento cujo problema só aparece com motor quente e dificilmente deixa vestígio.
Aaaarreeebeeentouuu !!! Muito bem explicado !!! Show de bola mesmo !!! Ganhou minha Inscrição !!! Parabéns pelo Vídeo !!! Deus Abençoe Você e sua Família !!!
Boa noite. Parabéns pelo ótimo conteúdo neste e outros vídeos, pela didática e conhecimento compartilhado! Poderia me auxiliar por favor com uma pane na ventoinha do eletroventilador de um up tsi que ao ligar o motor ele fica ligada direto? No scanner indica o código "P2185 - sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão muito alta". Saberia informar o que pode gerar esta tensão muito alta? O sensor já foi substituído e a pane persiste. Obrigado.
Muito bom. Por favor me dá uma dica, tenho um jetta 2012 2.0 8v aspirado, tô querendo colocar um corta corrente na bobina, e lá tem 6 fios, sendo que o pino 1 é terra, e o 6 é positivo, qual devo cortar? e posso colocar só o botão, ou, tem que colocar relé?
Pelo que entendi a dica bonus, é um teste pra testar a saída do módulo, resistência interna. Porém é muito importante um plug conector de boa qualidade no sensor, coisa que não vemos no mercado de reposição de peças, caso necessite efetuar a substituição e assim para um perfeito funcionamento do sensor.
Boa observação, Até existe bons conectores no mercado. Vejo maior problema quanto ao comprimento dos fios, na maioria das vezes se precisar cortar um pequeno pedaço já não alcança mais. Usar conector com rabicho para emendas é péssimo e além da aparência ruim se for mal feita trará mais problema futuro.
Excelente video, donde se pueden conseguir la hoja de datos de los sensores, hay muchos fabricantes que no declaran la curva logarítmica característica del sensor
Ni idea! Pero, por qué la necesitas? Si puede tomar la temperatura del motor y compararla con lo que indica te el scanner. Compararla con una pieza nueva. Chequear lel catalogo de aplicación, y muchas otras opciones.
To com uma montana 2009 que a voltagem do sensor de temperatura com o motor frio ta com 1.60 voltes, pela tabela que eu vi esta quase 55 graus, quando o carro vai esquentando a voltagem vai caindo ate que do nada volta para 3.30 voltes, pelo valor é considerado frio. Nao é atoa que o carro ta ruim para pegar de manha e quando pega fica falhando dando pipoco na tbi quando acelera
Boa noite, parabéns pela explicação técnica, tira uma dúvida por favor, meu carro está demorando a atingir a temperatura ideal de trabalho do motor, achei que poderia ser problema com a válvula termostática aberta e efetuei a troca, porém continuo com a mesma situação, tem possibilidade do sensor estar com problema e enviando informação errada para o módulo? E desta forma estar injetando mais combustível?
Muito bom Aparecido. So uma duvida por exemplo numa moto: Por que o conector do eot desconectado da 5v e ligado no sensor a voltagem é bem menor? Obrigado prof
@@AparecidoOliveira Agora sim aprendi, super aula so tenho que agradecer Deus lhe abençoe. Prof por favor me tire uma duvida: As motos Honda tem o rele de distribuiçao de carga para que o ECM com uma baixa amperagem controle componentes com alta amperagem a exemplo da bomba de gasolina que tem alta amperagem e poderia danificar o ECM. E agora me deparei com o diagrama eletrico da Bros 160 que nao tem esse rele, ai fiquei sem intender. como pode ser isso? Sou mecanico de motos e estou estudando injençao eletronica. Desde ja lhe gradeço.
Show meu Kadett momo ponto não tá armando a ventoinha pela central posso ligar o sensor com um negativo chegando nele e por o outro conector dele logado na ventoinha e por a outro fio da ventoinha ligado no positivo
@@douglassdos1213 Vc deve reparar o que está errado para ficar original. Quanto a minha resposta anterior apaga. Fazer algo diferente é uma opção sua, afinal, eu não sou o dono da verdade, é só mais uma opinião entre tudo que possa encontrar. .
@@AparecidoOliveira mais acho q vc tem razão coloquei um sensor novo hj e parou tbm tá marca no mais de 600 de resistência vai arma a ventoinha nunca desse jeito
Professor, boa tarde. Quando se faz a leitura de amperagem de curto circuito, o driver relativo ao circuito, no módulo ECM pode entrar falha ou sistema de proteção? Tal como se fizéssemos o curto com uma ponte?
Ola tudo bem gostaria que vc me ajudase com uma duvida . Como trocar o sensor de 4 fios do fox e que no plug novo que comprei veio diferente as cores eu tentei ligar nao eu acho que liguei errado por que o carro ficou dificuldade de pegar na primeira partida depois melhor mas nao e muito ... obrigado
Seria melhor vc comprar e colocar a peça correta! Não sei nem se a peça que comprou é compatível. Mas se insiste em colocar esta peça, pelo menos meça para identificar os pinos e sensores de cada sistema e confira se é compatível.
Sei o que vc pode fazer para descobrir, mas qual é não dá para saber. Siga os conselhos do vídeo, faça um diagnóstico com scanner, agora para adivinhar vc é tão bom quanto eu.
Amigo voce que tem um conhecimento, me tire uma duvida qual sensor é resposabel para ativar o tanque de partida a frio? Sensor de AR ou do Liquido arrefecimento?
A estratégia de ativação da solenóide de partida a frio pode variar de veículo para veículo, e pode necessitar (depender do módulo) de outros sensores além do sensor de tensão. Citando como exemplo o Celta VHCE, são necessárias 2 condições para que módulo "injete" combustíveis do tanque de partida a frio durante a partida: - a temperatura da água (através do sensor) deve ser de 17°C (+/- 2°C); - o valor de A/F (calculado pelo módulo) deve ser menor que 10:1 , ou seja, mistura no tanque próxima de 100% de etanol. A eletroválvula da partida a frio só será ativada se (e somente se) essas 2 condições forem satisfeitas. (Por exemplo, vamos dizer que a temperatura é de 10°C, e o combustível seja 100% etanol, ela deveria injetar pela partida a frio, mas se por alguma razão, o módulo perder a informação de A/F e esse não indicar AF < 10:1 , o módulo não irá enviar sinal para o relé da partida a frio para ligar a solenóide de parida a frio, e esse não funcionará! (obs.: em alguns veículos essa estratégia de ativação pode ser ligeiramente diferente, eu citei o celta como exemplo, mas a maioria segue essa estratégia).
Que achado esse video Aparecido Faz mais de 1 ano que substituí a peça inteira da válvula termostática do meu carro que tem motor EA111 Optei pelo conjunto completo da Iguaçu uma marca bem referendada no mercado - carcaça, válvula e o sensor já embutido Porém apesar disso, continuou apresentando o mesmo sintoma que tinha: ao esticar mais o carro numa rodovia ou em dias chuvosos, a temperatura no painel caía drasticamente até abaixo dos 70°, como se tivesse com a válvula travada aberta E eu sempre desconfiei mais do sensor que veio na peça Eu li alguns relatos de defeito nesse sensos específico do conjunto Será que se eu levasse de volta no meu mecânico e pedisse pra testar somente esse sensor, eu matava o problema?
Professor, sobre a resistencia de falso contato. Tenho um carro que com o chicote da bomba desconectado, tenho 12v e negativo. Porem, quando conecto na bomba, a tensao positiva some. Devo fazer esse teste da corrente com o chicote desconectado? E nao entendo pq q voltagem some quando conecto? O senhor poderia explicar mais sobre esse conceito do falso contato? Obrigado por tudo
Boa noite amigo tenho um Honda Civic motor 1.7 à gasolina ano 2005 não dá partida pela comprei sensor novo e o defeito continua mas conseguindo dar à primeira partida o defeito vai embora a até o dia seguinte mais pôr ser leigo no assunto mas por dedução que depois dá primeira partida o defeito some prugando outro sensor e aquecendo o carro pega na primeira se puder me ajudar desde já agradeço
Professor. Se o sensor de temperatura do gol at.1.0 8 válvulas. Tiver ruim pode fazer o gol falhar e o motor ficar trepidando. Já coloquei velas novas. Limpeza de bicos. E continua falhando em alta
Se! se! é mais fácil vc testar, como viu no vídeo, do que ficar imaginando. Se testar e tiver normal o seu SE desaparece e vc vai saber que não é a causa do seu problema.
Amigo,,meu Ford Ka 2003 estava com esse problema, não estava acionando a ventoinha, motor fervia, troquei o sensor de temperatura ficou bom, mas deu problema de ferver outra vez, e pelo jeito acho que é esse sensor de novo, porque está chegando os 4.5 volts no conector do mesmo, então é de se supor que seja o sensor maís uma vez, e como o sensor de temperatura influencia na aceleração tudo indica problema no sensor de temperatura, tirei fiz uns testes nele mas não entendi, vi no UA-cam que também dá para testar o sensor na escala de continuidade do amperímetro ou VOM, E pelo jeito é esse o problema, mas e se não for vou gastar atoa com outro sensor vai que não seja problema no sensor, porque não aciona a ventoinha, mas da outra vez coloquei um sensor novo ficou acionando a ventoinha, acho que vou comprar outro sensor,
@@AparecidoOliveira troquei o sensor e não acionou a ventoinha, próximo passo ver os fusíveis , o problema é que esses carros de injeção eletrônica fica difícil pra mim.
Fiz um teste aqui no Zetec rocam e vi que chega 4,5v , é normal ou era pra estar 5v ou bem mais próximo disso. Obs : tem hora que a ventoinha não arma e motor superaquece
@@weniosousa8842 descobri o defeito era no eletroventilador, depois de um tempo ele ia enfraquecendo, armava mas não dava conta, troquei por um novo Valeo e resolveu o problema.
Minha Saveiro G1 97 cli usa módulo avb , uso cebolão e termostática 87/92 graus mas na leitura da uce faz a leitura em 96 graus para acionamento da ventoinha. Minha dúvida é pelo o que o senhor expôs , estou com um sensor errado para módulo avb? Abraços
vc pode analisar. Há diferença entre temperatura do motor, temperatura do óleo e temperatura da água. Sensor temperatura do motor e cebolão estão no mesmo lugar?
@@AparecidoOliveira sim padrão original , motor com injeção original de fabrica , sem adaptações e gambiarras. E esta diferença 2graus na leitura que mi intriga.
Meu carro começou a mostrar intermitencia na temperatura ele andar normal e tal e aí da a impressão que ao passar em algum.bucaro ou depressão parece que ele sai algo do lugar e começa a acusar temperatura alta porém o motor não ferveu o carro não desligou e não estourou a mangueira...comprei outra válvula termostato pensando ser o problema mais não era e ainda anão descobri...estou imaginando ser o sensor...aparentemente ele oscila e marca motor fercendo porem nao está pois se estivesse sairia fumaca e desligaria e ainda bem nada disso aconteceu...elantra 16
Boa tarde, tenho uma parati 1.6 flex na primeira partida do Dia o motor oscila bastante , as vezes quando acelero ele não responde chega até apagar o motor , ja troquei praticamente todos os sensores menos o de temperatura notei que onde pluga o chicote no sensor esta girando Sera que esta quebrado
Boa tarde tenho um hb20 quando ligo ele fica 1 minuto e despara a ventoinha e não desligar mais e o corro aindavta frio a temperatura no painel vai pro meio e não passa do meio
Professor, Amigo,é normal quando vai medir a tensão do sensor de temperatura o bico injetor fazer uns barulhinhos? Meu carro é um Escort sapao AP monoponto 94
Olá, meu polo 2003 está toda hora apitando a luz da temperatura e quando isso acontece o ponteiro da gasolina cai lá embaixo, oq pode ser? Mesmo tendo agua e a temperatura não ultrapassa dos 90
Opa, tudo certo? Meu carro não ta ligando, ele afoga na partida e não liga. Os bicos são novos. Pode ser o sensor de temperatura do motor que identifica que o motor esta quente e faz com que injete mais combustível?
também gostaria de saber, pois não tenho nenhuma informação que este sensor tem defeito recorrente. Já reclamou com o fabricante? Poderia dizer qual é a marca e número de peça e se é sempre da mesma marca que apresenta problemas.
@@AparecidoOliveira vc sabe como posso encontrar porquê na internet não tem preciso so o da injeção eletrônica os bicos e roda fônica ja esta ligado falta os sensores
@@AparecidoOliveira bom Aparecido essa empresa so passa diagrama para oficinas registrada com eles eu so quero concertar meu carro porque so deficiente e preciso dele mais aprendo muito com vc gosto muito das suas aulas continue assim passar conhecimentos é um privilégio muito obrigado vo vender este carro para ferro velho e esquecer isso bom dia e fique com Deus
Já me chamaram de nutella por fazer esse tipo de teste. Retruquei afirmando que parto do "pé atrás" e prefiro a certeza, mesmo que me custe mais tempo. Munido da tabela correlacionando temperatura, resistência e tensão, e dispondo de um scanner (considerando que a temperatura é lida a partir de outro sensor e que o mesmo esteja bom) ou termômetro a laser, dá pra medir a tensão sobre o sensor de temperatura e ver se ele está (na prática) dentro do parâmetro. Uma maneira segura de realizar o teste eletroeletrônico é conectar o chicote do sensor de temperatura a um potenciômetro e ir variando e acompanhando a tensão até o momento em que o ventilador dispare.
Professor, tem como ligar um painel do uno 2007 em um uno 2000, pois o meu carro não tem marcador de temperatura, então eu troquei o painel e sensor de luz para o sensor de ponteiro, porém o painel não marca a temperatura. Vc sabe como resolver isso?
para te responder seria necessário comparar o esquema elétrico dos dois sistemas e diante de uma possibilidade estudar a maneira de fazer ou não. Lamento não poder fazer isto.
Amigo meu astra 95 fica variando a marcha lenta com carro frio, ele desacelera perto de lombadas e cai pra 500 rpm depois sobe, quando esquenta um pouquinho o motor fica normal, oq pode ser?
Pode ser que vc precise fazer um diagnóstico, iria orientar sobre o que deve fazer. Pode verificar a limpeza do corpo de borboleta, o atuador de marcha lenta, checar se o potenciômetro do corpo de borboleta está funcionando corretamente, verificar se não existe entrada de ar na admissão, são alguns pontos a checar, antes de decidir usar um scanner.
Boa noite! Tudo bem? Eu tenho um Gol g3 motor at 16 válvulas...ele tá sem força depois que esquenta antes mesmo do ponteiro de temperatura chegar no meio,já troquei corpo de borboleta, sensor map,cabo,vela, bobina e o sensor de temperatura,antes de trocar o sensor de temperatura,o carro continuava ruim com tudo que troquei citado a em cima, quando troquei o sensor de temperatura,ele ficou 100% esperei ele aquecer até ligou a ventoinha, passou dois dias voltou a ter problema,tira uma dúvida...pode dar problema no sensor novo? Pode ser problema na válvula termostática? Me ajuda por gentileza,já tentei de tudo.
Boa noite !!! Meu carro é um Santana G3 quando ando muito com ele as vezes ele desliga sozinho do nada ou dá umas cabeçadas pra desligar o veículo pode ser o sensor de temperatura?
pode ser que o refrigerante não atinge a temperatura por estar sem válvula termostática ou inoperante, falta de refrigerante ou bolhas de ar no sistema de refrigeração, sensor de temperatura com valor errado ou sensor incorreto. Leia a temperatura com o scanner.
Erros sempre acontecem, nenhum sistema é infalível. Quando existe uma suspeita vc deve testar o sinal, simular o sinal do sensor, ou usar qualquer outro recurso que te permita esclarecer o que está errado.
Tenho corsa monoponto 95 ta fazendo 7,5 por litro gazolina.entao desconfio sensor temperatura nao ta mandando informacao para o modulo.faz sentido professor?
Se desconfia faça o teste, simples assim. Se tiver algo anormal irá ter certeza. Já fiz vídeo sobre possíveis causas, mas precisa fazer diagnóstico com um scanner. Não dá para sair chutando, desconfiando, supondo, adivinhando, não é um método racional.
Tenho uma caneta de polaridade, e alguns dizem que usar esses dispositivos pode ter o risco de queimar o módulo, dependendo do que se mede.. Procede? Eu testei a minha, e ao ligar ela, percebi que, mesmo sem encostar em nada, ao medir a tensão da agulha da caneta com um multímetro ele indida uma tensão de 2,36 V, o que achei esquisito, pois ela está em aberto, e para ser considerado uma boa ferramenta de medição deveria ter uma impedância elevada (tal como voltímetros e osciloscópios) e essa tensão deveria ser muito próxima de zero (ou mesmo zero). Percebi que a ponta da caneta é "viva" mesmo estando em aberto (sem encostar em nada), o que pode ser um problema se vc for encostar num conector com tensão 0V, pois é como se desse um curto nesse conector (2,36V - 0V). Bom, daí resolvi testar essa corrente de curto com um amperímetro e liguei a agulha da caneta (em série com o amperímetro) no pólo negativo da bateria. O ampero indicou uma leitura de 1mA (essa é a "corrente de curto" da agulha da caneta, quando é aterrada). Dúvida: se a corrente máxima do sensor é 5mA como indicado no vídeo, se eu encostar a ponta da caneta nos fios do sensor de temperatura pode danificar o módulo ECU? Ou não corre esse risco?
Se vc não conhece o sistema onde vai colocar pode acontecer algo assim: um teste não conclusivo, pois não saberá interpretar o que está vendo, um teste válido, pois sabe o que está fazendo ou até mesmo danificar algo. Queimar ou não, só depende de saber o que está fazendo e quem não sabe pode queimar usando um multímetro super caro ou mesmo um osciloscópio de última geração.
@@AparecidoOliveira , obg pela resposta! Eu acabei me deparando com o seu vídeo ua-cam.com/video/r--MlAStQuA/v-deo.html , e no tempo 08:45 , vc faz o mesmo teste: * Tensão na ponta de prova, em relação ao negativo da fonte indica 4,05 V, devido ao retorno de corrente; * O consumo de corrente indicado é de 3,92 mA (tocando a ponta de prova preta do multímetro no negativo da fonte, e a vermelha do multímetro na ponta de prova da caneta). Isso quando a cameta é alimentada por uma fonte ee 12,5V.. Eu fiz esse mesmo teste, só que a minha (quando alimentada por bateria de 12,6 V) possui na ponta de prova a tensão de 2,36 V em relação ao negativo da fonte, e o consumo de corrente de 1,7 mA. Eu posso ligar essa minha caneta (somente na função de polaridade, onde ela acende o LED verde ou vermelho) nos fios do sensor de temperatura sem problemas? Seria seguro?
Da injeção é 5 V, mas vc está se referindo a painel e portanto pode ser diferente. Painel e injeção nem sempre é o mesmo. Use o esquema elétrico para checar, use simulador para testar o painel, use o multímetro para aferir circuito e sensor.
@@AparecidoOliveira 12 volts na tomada do sensor de temperatura do meu c3 2004 ..painel so fica no maximo ..se deveria ser 5 volts o priblema deve ser no módulo..correto ?
Professor, bom dia. um circuito de 5V que alimenta uma bóia de nivel de combustivel, se tiver mal contato no fio de aterramento deste circuito- no conector da bóia, poderá interferir nos outros circuitos de 5V que a ECU alimenta? De que forma isso essa interferência se estabeleceria e como testar se os vários circuitos de 5V são de mesma origem, ou de origens distintas? Considerando que não tenho o esquema interno da ECU. Observei este video: ua-cam.com/video/eSL6lj4Bj98/v-deo.html pode dizer algo sobre os dois testes de 5V e ground? Saudações!
Jose Costa, um consumitor só interfere em uma fonte se tiver em curto ou se o aterramento for um ponto comum que tenha o mau contato. Cada sistema possui sua propria fonte de 5 V, portanto seria um erro alimentar a boia do tanque com 5V da injeção e mandar o sinal para o painel. Se supõe que a fonte sempre será do sistema ao qual pertence o consumidor.
Sabe mi dizer...o mecanico fez o cabecote é trocoui o sensor e ao liga a chave motor frio ponteiro subiu pro vermelhor e ventoinha disparou...ai coloquei o sensor velho q ja tava e nao acontece essas loucuras ...o sensor velho q tava disparou a ventoinha nos 90graus normal
@@AparecidoOliveirao pq o sensor novo subiu o ponteiro pro vermelho e ativou a ventoinha com motor frio....e o sensor velho já tava no carro a anos não fez issso
Tenho um siena fire 1.0 quando o sensor de temperatura esta conectado, ele perde a aceleração, quando desconecto ele normaliza a aceleração o que pode ser pfv?
Me ajuda ...minha moto injetada quando está quente o moto ela tá de boa ..o problema é o motor quente eu desligar ela e for liga novamente tendeu ,ela fica muito alta a rotacao
Que aula! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Que Deus o abençoe
amém.
Cara que aula incrível. Acabei de conhecer o canal e não consigo para de assistir. Parabéns, TOP demais.
otima explicacao ;obrigado por compartilhar aparecido
Olá acompanho seu canal há muito tempo ,sou mecânico e só tenho a agradecer seus ensinamentos técnicos
Parabéns pelos cem mil inscritos
Obrigado por responder a nós mesmo depois de dois anos.
Fiz a medição em amperes mas não consegui uma leitura satisfatória no gol g5 dois pinos, chave ligada medindo circuito aberto 5v
Mudando para miliamperes leitura zero,
Obs o multímetro está ok
Obrigado e abraços
Estranho! se há tensão e está em ordem o aparelho tem que dar corrente, é a lei da física.
A explicação com esclarecimentos muito boa e com áudio bem nítido parabéns.
Muito obrigado
Aula nota 10 você é um excelente profissional
Que aula !!! Top sua didática 👏👏👏
Muito obrigado 😃
Boa noite, achei o que precisava pra minha literatura, Deus abençoe.
Parabéns Professor! Foi a melhor aula que vi sobre análise do sensor ECT no UA-cam. E olha que eu já vi muitas!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Que bom que ajudou
Muito obrigado por dividir seus conhecimentos
Disponha!
Excelente vídeo! Conhecimento é tudo, especialmente para não sermos enganados pelos mexânicos que existem por aí.
Parabéns pelo conhecimento compartilhando. Explicação excelente.
Disponha!
Bom dia! Primeiramente, parabéns pelo canal. Tenho um hb20 1.6 que está sumindo a agua do radiador. Os testes mecânicos de pressão, inspeção visual, dentre outros procedimentos, foram realizados e não foi detectado nenhum vazamento no sistema. Desconfio do sensor de temperatura está apresentando algum problema intermitente. Um ultimo teste realizado foi o desligamento forçado do eletro ventilador, para forçar o aquecimento do sistema, após um período como motor ligado a temperatura no painel vai pro meio e não passa do meio (tipo de indicador de temperatura é digital em barras).
Após assistir seu seu vídeo , eu mesmo como auxilio do multímetro realizei a edição de tensão no conector que vai ao sensor e após a medição , comente encontrei 3,7VCC e não 5VCC como mencionado no.
Difícil de diagnosticar sem instrumentação adequada, não é fácil encontrar oficinas que tenham bagagem técnica em elétrica de qualidade.
Suas observações não tem lógica. Não tem nada a ver sensor de temperatura com fuga de água! Se um sistema selado perde líquido pela lógica existe fuga sim, apenas não foi eficiente os testes. Pode ter se equivocado ou entendido mal o teste de tensão do sensor, revise, porém está desviando do seu problema que é perda de água. A perda de água pode ocorrer por trincas no cabeçote, bomba d'água ou tampa do sistema de arrefecimento cujo problema só aparece com motor quente e dificilmente deixa vestígio.
Seu canal e explicação é show professor
Parabéns professor, excelente explicação
Muito obrigado
Como sempre melhor explicação
O cara é bom viuu... Isso aii evita aquele troca troca de peça...
Obrigado pelas aulas!
Bons estudos!
show de bola esse vídeo eu queria mais vídeo que falasse da parte elétrica automotiva e injeção eletrônica
Vou providenciar, obrigado por comentar.
Aaaarreeebeeentouuu !!! Muito bem explicado !!!
Show de bola mesmo !!! Ganhou minha Inscrição !!!
Parabéns pelo Vídeo !!! Deus Abençoe Você e sua Família !!!
Amém! um 2024 cheio de alegrias e realizações.
Parabéns professor o senhor e fantástico.
Parabéns bela explicação,deu aula show
Pof: sensacional essa análise e medição!
Sem palavras aula show!
Boa noite. Parabéns pelo ótimo conteúdo neste e outros vídeos, pela didática e conhecimento compartilhado! Poderia me auxiliar por favor com uma pane na ventoinha do eletroventilador de um up tsi que ao ligar o motor ele fica ligada direto? No scanner indica o código "P2185 - sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão muito alta". Saberia informar o que pode gerar esta tensão muito alta? O sensor já foi substituído e a pane persiste. Obrigado.
Parabéns pelo vídeo nota 10 . Show
Show de bola amigo
EXCELENTE vídeo muito bom 👏👏👏
Muito bom. Por favor me dá uma dica, tenho um jetta 2012 2.0 8v aspirado, tô querendo colocar um corta corrente na bobina, e lá tem 6 fios, sendo que o pino 1 é terra, e o 6 é positivo, qual devo cortar? e posso colocar só o botão, ou, tem que colocar relé?
Show professor
Baita aula parabéns
Ótimo vídeo! 🙂👍
Valeu
Pelo que entendi a dica bonus, é um teste pra testar a saída do módulo, resistência interna. Porém é muito importante um plug conector de boa qualidade no sensor, coisa que não vemos no mercado de reposição de peças, caso necessite efetuar a substituição e assim para um perfeito funcionamento do sensor.
Boa observação, Até existe bons conectores no mercado. Vejo maior problema quanto ao comprimento dos fios, na maioria das vezes se precisar cortar um pequeno pedaço já não alcança mais. Usar conector com rabicho para emendas é péssimo e além da aparência ruim se for mal feita trará mais problema futuro.
Excelente video, donde se pueden conseguir la hoja de datos de los sensores, hay muchos fabricantes que no declaran la curva logarítmica característica del sensor
Ni idea! Pero, por qué la necesitas? Si puede tomar la temperatura del motor y compararla con lo que indica te el scanner. Compararla con una pieza nueva. Chequear lel catalogo de aplicación, y muchas otras opciones.
Parabens pela aula!!!!
Bons estudos!
Fantástica dica !!!
To com uma montana 2009 que a voltagem do sensor de temperatura com o motor frio ta com 1.60 voltes, pela tabela que eu vi esta quase 55 graus, quando o carro vai esquentando a voltagem vai caindo ate que do nada volta para 3.30 voltes, pelo valor é considerado frio.
Nao é atoa que o carro ta ruim para pegar de manha e quando pega fica falhando dando pipoco na tbi quando acelera
Puts que aula 👏🏼👏🏼
Boa noite, parabéns pela explicação técnica, tira uma dúvida por favor, meu carro está demorando a atingir a temperatura ideal de trabalho do motor, achei que poderia ser problema com a válvula termostática aberta e efetuei a troca, porém continuo com a mesma situação, tem possibilidade do sensor estar com problema e enviando informação errada para o módulo? E desta forma estar injetando mais combustível?
Pode ser sim
Valeu muito importante a dica
Disponha!
Deveria fazer o teste com sensor de 4 pinos,mais parabéns pelo vídeo.
Obrigado pela dica
Muito bom Aparecido. So uma duvida por exemplo numa moto: Por que o conector do eot desconectado da 5v e ligado no sensor a voltagem é bem menor? Obrigado prof
está no video. veja também o video pull up pull down
@@AparecidoOliveira Agora sim aprendi, super aula so tenho que agradecer Deus lhe abençoe. Prof por favor me tire uma duvida: As motos Honda tem o rele de distribuiçao de carga para que o ECM com uma baixa amperagem controle componentes com alta amperagem a exemplo da bomba de gasolina que tem alta amperagem e poderia danificar o ECM. E agora me deparei com o diagrama eletrico da Bros 160 que nao tem esse rele, ai fiquei sem intender. como pode ser isso? Sou mecanico de motos e estou estudando injençao eletronica. Desde ja lhe gradeço.
@@reidogarimpo1691 o fabricante determina se há necessidade ou não.
Parabéns Top
O sensor que fica na saída do motor no caso da água quente que sai do motor ele tem alguma coisa aver em aciona a vituinha.ou só cebolão faiz isso
depende do sistema, veja vídeo 6 circuitos de eletroventiladores.
Show meu Kadett momo ponto não tá armando a ventoinha pela central posso ligar o sensor com um negativo chegando nele e por o outro conector dele logado na ventoinha e por a outro fio da ventoinha ligado no positivo
não pode.
@@AparecidoOliveira o que devo fazer então pq o kit verão que os cara instala funciona assim nem todo mundo coloca relé auxiliar
@@douglassdos1213 Vc deve reparar o que está errado para ficar original. Quanto a minha resposta anterior apaga. Fazer algo diferente é uma opção sua, afinal, eu não sou o dono da verdade, é só mais uma opinião entre tudo que possa encontrar. .
@@AparecidoOliveira mais acho q vc tem razão coloquei um sensor novo hj e parou tbm tá marca no mais de 600 de resistência vai arma a ventoinha nunca desse jeito
@@AparecidoOliveira só queria uma dica pq a injeção dele tá muito bagunçada tô quase adaptando um cebolão na mangueira
SAO 2 OU MAIS SENSORES, UM PARA O AQUECIMENTO E EJETAR MAIS GASOLINA, O OUTRO PARA AVISAR QUANDO ULTRAPASSOU TODOS OS LIMITES ACIMA DOS 100 GRAUS...
Professor bom dia qual sensor correto seria para meu motor AP 2.0 gasolina?Existe algum detalhe?fico no aguardo.
é preciso consultar o catálogo do fabricante de sua preferência.
detalhe: injeção ou carburado? que tipo de injeção leva? ano do carro ou letras do motor?
Injeção parati g3 2.0 2004 gasolina
Professor, boa tarde.
Quando se faz a leitura de amperagem de curto circuito, o driver relativo ao circuito, no módulo ECM pode entrar falha ou sistema de proteção? Tal como se fizéssemos o curto com uma ponte?
As entradas e saídas de um módulo geralmente possui proteção de curto circuito.
Parabéns 👏👏
Parabéns
Inscrito hoje dom. 31/07/22
Ola tudo bem gostaria que vc me ajudase com uma duvida . Como trocar o sensor de 4 fios do fox e que no plug novo que comprei veio diferente as cores eu tentei ligar nao eu acho que liguei errado por que o carro ficou dificuldade de pegar na primeira partida depois melhor mas nao e muito ... obrigado
Seria melhor vc comprar e colocar a peça correta! Não sei nem se a peça que comprou é compatível. Mas se insiste em colocar esta peça, pelo menos meça para identificar os pinos e sensores de cada sistema e confira se é compatível.
Professor no caso do sensor de 4 vias mostrado, pra qual função são as outras 2 vias?
painel
Boa noite meu amigo,em uma dúvida de manhã quando vou ligar o carro ele só pega se tirar o conector plug do sensor de temperatura qual o DFT
Sei o que vc pode fazer para descobrir, mas qual é não dá para saber. Siga os conselhos do vídeo, faça um diagnóstico com scanner, agora para adivinhar vc é tão bom quanto eu.
@@AparecidoOliveira rss vdd obg
conseguiu resolver ?
Amigo voce que tem um conhecimento, me tire uma duvida qual sensor é resposabel para ativar o tanque de partida a frio? Sensor de AR ou do Liquido arrefecimento?
arrefecimento.
A estratégia de ativação da solenóide de partida a frio pode variar de veículo para veículo, e pode necessitar (depender do módulo) de outros sensores além do sensor de tensão.
Citando como exemplo o Celta VHCE, são necessárias 2 condições para que módulo "injete" combustíveis do tanque de partida a frio durante a partida:
- a temperatura da água (através do sensor) deve ser de 17°C (+/- 2°C);
- o valor de A/F (calculado pelo módulo) deve ser menor que 10:1 , ou seja, mistura no tanque próxima de 100% de etanol.
A eletroválvula da partida a frio só será ativada se (e somente se) essas 2 condições forem satisfeitas.
(Por exemplo, vamos dizer que a temperatura é de 10°C, e o combustível seja 100% etanol, ela deveria injetar pela partida a frio, mas se por alguma razão, o módulo perder a informação de A/F e esse não indicar AF < 10:1 , o módulo não irá enviar sinal para o relé da partida a frio para ligar a solenóide de parida a frio, e esse não funcionará!
(obs.: em alguns veículos essa estratégia de ativação pode ser ligeiramente diferente, eu citei o celta como exemplo, mas a maioria segue essa estratégia).
Que achado esse video Aparecido
Faz mais de 1 ano que substituí a peça inteira da válvula termostática do meu carro que tem motor EA111
Optei pelo conjunto completo da Iguaçu uma marca bem referendada no mercado - carcaça, válvula e o sensor já embutido
Porém apesar disso, continuou apresentando o mesmo sintoma que tinha: ao esticar mais o carro numa rodovia ou em dias chuvosos, a temperatura no painel caía drasticamente até abaixo dos 70°, como se tivesse com a válvula travada aberta
E eu sempre desconfiei mais do sensor que veio na peça
Eu li alguns relatos de defeito nesse sensos específico do conjunto
Será que se eu levasse de volta no meu mecânico e pedisse pra testar somente esse sensor, eu matava o problema?
é possível!
Conseguiu resolver?
Professor, sobre a resistencia de falso contato. Tenho um carro que com o chicote da bomba desconectado, tenho 12v e negativo. Porem, quando conecto na bomba, a tensao positiva some. Devo fazer esse teste da corrente com o chicote desconectado? E nao entendo pq q voltagem some quando conecto? O senhor poderia explicar mais sobre esse conceito do falso contato? Obrigado por tudo
já fiz vídeo sobre isto, um de ignição, outro simulado com lâmpada e diagnosticando mau contato.
@@AparecidoOliveira vou assistir. Obrigado
Onde poderia levar meu veículo para Sr dar uma olhada no chicote?
Lamento, Procure uma oficina na sua localidade, sempre há profissionais competentes próximo.
Boa noite amigo tenho um Honda Civic motor 1.7 à gasolina ano 2005 não dá partida pela comprei sensor novo e o defeito continua mas conseguindo dar à primeira partida o defeito vai embora a até o dia seguinte mais pôr ser leigo no assunto mas por dedução que depois dá primeira partida o defeito some prugando outro sensor e aquecendo o carro pega na primeira se puder me ajudar desde já agradeço
muito bom, valeu
Disponha!
Professor.
Se o sensor de temperatura do gol at.1.0 8 válvulas.
Tiver ruim pode fazer o gol falhar e o motor ficar trepidando.
Já coloquei velas novas.
Limpeza de bicos.
E continua falhando em alta
Se! se! é mais fácil vc testar, como viu no vídeo, do que ficar imaginando. Se testar e tiver normal o seu SE desaparece e vc vai saber que não é a causa do seu problema.
pode um sensor temp ar, marcar 1.7v a 28 graus ? motor ré nault k4m 1.6
Amigo,,meu Ford Ka 2003 estava com esse problema, não estava acionando a ventoinha, motor fervia, troquei o sensor de temperatura ficou bom, mas deu problema de ferver outra vez, e pelo jeito acho que é esse sensor de novo, porque está chegando os 4.5 volts no conector do mesmo, então é de se supor que seja o sensor maís uma vez, e como o sensor de temperatura influencia na aceleração tudo indica problema no sensor de temperatura, tirei fiz uns testes nele mas não entendi, vi no UA-cam que também dá para testar o sensor na escala de continuidade do amperímetro ou VOM, E pelo jeito é esse o problema, mas e se não for vou gastar atoa com outro sensor vai que não seja problema no sensor, porque não aciona a ventoinha, mas da outra vez coloquei um sensor novo ficou acionando a ventoinha, acho que vou comprar outro sensor,
qual é o valor da resistência do sensor?
@@AparecidoOliveira 1.6 k e da outra marcação deu acima 2 k , 2.2 k pra ser exato.
está normal, vc tem fios e conectores para testar! veja vídeo de diagnóstico do sensor de temperatura, é a sua referência.
@@AparecidoOliveira troquei o sensor e não acionou a ventoinha, próximo passo ver os fusíveis , o problema é que esses carros de injeção eletrônica fica difícil pra mim.
Fiz um teste aqui no Zetec rocam e vi que chega 4,5v , é normal ou era pra estar 5v ou bem mais próximo disso. Obs : tem hora que a ventoinha não arma e motor superaquece
EAE vc trocou o sensor de temperatura?
@@weniosousa8842 descobri o defeito era no eletroventilador, depois de um tempo ele ia enfraquecendo, armava mas não dava conta, troquei por um novo Valeo e resolveu o problema.
Minha Saveiro G1 97 cli usa módulo avb , uso cebolão e termostática 87/92 graus mas na leitura da uce faz a leitura em 96 graus para acionamento da ventoinha. Minha dúvida é pelo o que o senhor expôs , estou com um sensor errado para módulo avb? Abraços
vc pode analisar. Há diferença entre temperatura do motor, temperatura do óleo e temperatura da água. Sensor temperatura do motor e cebolão estão no mesmo lugar?
@@AparecidoOliveira sim padrão original , motor com injeção original de fabrica , sem adaptações e gambiarras. E esta diferença 2graus na leitura que mi intriga.
Meu carro começou a mostrar intermitencia na temperatura ele andar normal e tal e aí da a impressão que ao passar em algum.bucaro ou depressão parece que ele sai algo do lugar e começa a acusar temperatura alta porém o motor não ferveu o carro não desligou e não estourou a mangueira...comprei outra válvula termostato pensando ser o problema mais não era e ainda anão descobri...estou imaginando ser o sensor...aparentemente ele oscila e marca motor fercendo porem nao está pois se estivesse sairia fumaca e desligaria e ainda bem nada disso aconteceu...elantra 16
Boa tarde, tenho uma parati 1.6 flex na primeira partida do Dia o motor oscila bastante , as vezes quando acelero ele não responde chega até apagar o motor , ja troquei praticamente todos os sensores menos o de temperatura notei que onde pluga o chicote no sensor esta girando Sera que esta quebrado
Pode ser que sim. Já aconteceu assim com o meu carro e era justamente a causa da falha.
Conseguiu resolver?
Meu caro esses sensores de dois pinos, isolados, tem polaridade?
resistência não possui polaridade
Boa tarde tenho um hb20 quando ligo ele fica 1 minuto e despara a ventoinha e não desligar mais e o corro aindavta frio a temperatura no painel vai pro meio e não passa do meio
a dica está no vídeo, teste nele.
Professor, Amigo,é normal quando vai medir a tensão do sensor de temperatura o bico injetor fazer uns barulhinhos?
Meu carro é um Escort sapao AP monoponto 94
não!
Olá, meu polo 2003 está toda hora apitando a luz da temperatura e quando isso acontece o ponteiro da gasolina cai lá embaixo, oq pode ser? Mesmo tendo agua e a temperatura não ultrapassa dos 90
Este sensor de tenperatura automotivo possui polaridade???
este do vídeo, não. Veja vídeo sobre o sensor.
Boa noite . pode sensor de temperatura deixar a lenta alta ???
Sim é possível
super top
Opa, tudo certo?
Meu carro não ta ligando, ele afoga na partida e não liga.
Os bicos são novos.
Pode ser o sensor de temperatura do motor que identifica que o motor esta quente e faz com que injete mais combustível?
é possível. Vc deve testar, usar um scanner, etc. não precisa adivinhar.
Top
Gostaria de entender o porquê que o sensor do motor AP monoponto dura poucos meses e quebra fazendo a parte do conector girar
também gostaria de saber, pois não tenho nenhuma informação que este sensor tem defeito recorrente. Já reclamou com o fabricante? Poderia dizer qual é a marca e número de peça e se é sempre da mesma marca que apresenta problemas.
Bom dia voce tem o diagrama eletrico da ford Explorer v8 5.0 L ano 2000
Não tenho
@@AparecidoOliveira vc sabe como posso encontrar porquê na internet não tem preciso so o da injeção eletrônica os bicos e roda fônica ja esta ligado falta os sensores
@@ermanoalves4291possivelmente a diagwebb, doutor ie, mecanica 2000.
@@AparecidoOliveira bom Aparecido essa empresa so passa diagrama para oficinas registrada com eles eu so quero concertar meu carro porque so deficiente e preciso dele mais aprendo muito com vc gosto muito das suas aulas continue assim passar conhecimentos é um privilégio muito obrigado vo vender este carro para ferro velho e esquecer isso bom dia e fique com Deus
Esqueci de mencionar quando o motor esta quente ele para de falhar
Conseguiu resolver o meu está assim também
show!!
Já me chamaram de nutella por fazer esse tipo de teste. Retruquei afirmando que parto do "pé atrás" e prefiro a certeza, mesmo que me custe mais tempo.
Munido da tabela correlacionando temperatura, resistência e tensão, e dispondo de um scanner (considerando que a temperatura é lida a partir de outro sensor e que o mesmo esteja bom) ou termômetro a laser, dá pra medir a tensão sobre o sensor de temperatura e ver se ele está (na prática) dentro do parâmetro.
Uma maneira segura de realizar o teste eletroeletrônico é conectar o chicote do sensor de temperatura a um potenciômetro e ir variando e acompanhando a tensão até o momento em que o ventilador dispare.
Professor, tem como ligar um painel do uno 2007 em um uno 2000, pois o meu carro não tem marcador de temperatura, então eu troquei o painel e sensor de luz para o sensor de ponteiro, porém o painel não marca a temperatura. Vc sabe como resolver isso?
para te responder seria necessário comparar o esquema elétrico dos dois sistemas e diante de uma possibilidade estudar a maneira de fazer ou não. Lamento não poder fazer isto.
Amigo meu astra 95 fica variando a marcha lenta com carro frio, ele desacelera perto de lombadas e cai pra 500 rpm depois sobe, quando esquenta um pouquinho o motor fica normal, oq pode ser?
Pode ser que vc precise fazer um diagnóstico, iria orientar sobre o que deve fazer. Pode verificar a limpeza do corpo de borboleta, o atuador de marcha lenta, checar se o potenciômetro do corpo de borboleta está funcionando corretamente, verificar se não existe entrada de ar na admissão, são alguns pontos a checar, antes de decidir usar um scanner.
@@AparecidoOliveira muito obrigado
Boa noite!
Tudo bem?
Eu tenho um Gol g3 motor at 16 válvulas...ele tá sem força depois que esquenta antes mesmo do ponteiro de temperatura chegar no meio,já troquei corpo de borboleta, sensor map,cabo,vela, bobina e o sensor de temperatura,antes de trocar o sensor de temperatura,o carro continuava ruim com tudo que troquei citado a em cima, quando troquei o sensor de temperatura,ele ficou 100% esperei ele aquecer até ligou a ventoinha, passou dois dias voltou a ter problema,tira uma dúvida...pode dar problema no sensor novo? Pode ser problema na válvula termostática? Me ajuda por gentileza,já tentei de tudo.
por quê vc não faz os testes como no vídeo? tenta funcionar com o respiro do motor desconectado.
@@AparecidoOliveira vou tentar pra ver! Obrigado pela dica.
disponha!
E SE ESSA TENSAO DE 5 VOLTS NAO TIVER A CORRENTE NECESSARIA?
Boa noite !!!
Meu carro é um Santana G3 quando ando muito com ele as vezes ele desliga sozinho do nada ou dá umas cabeçadas pra desligar o veículo pode ser o sensor de temperatura?
consulte o Dr Scanner
@@AparecidoOliveira obrigado Aparecido
Se a cabeça encima do sensor estiver rodando ele pode ter defeito
não é normal, portanto é defeito
No caso de o carro ligar a ventoinha somente quando o sensor é desconectado. Oque pode ser?
pode ser que o refrigerante não atinge a temperatura por estar sem válvula termostática ou inoperante, falta de refrigerante ou bolhas de ar no sistema de refrigeração, sensor de temperatura com valor errado ou sensor incorreto. Leia a temperatura com o scanner.
É possível o sensor enviar informações errada ao painel l? Qdo ele esquenta muito?
Erros sempre acontecem, nenhum sistema é infalível. Quando existe uma suspeita vc deve testar o sinal, simular o sinal do sensor, ou usar qualquer outro recurso que te permita esclarecer o que está errado.
Tenho corsa monoponto 95 ta fazendo 7,5 por litro gazolina.entao desconfio sensor temperatura nao ta mandando informacao para o modulo.faz sentido professor?
Se desconfia faça o teste, simples assim. Se tiver algo anormal irá ter certeza. Já fiz vídeo sobre possíveis causas, mas precisa fazer diagnóstico com um scanner. Não dá para sair chutando, desconfiando, supondo, adivinhando, não é um método racional.
Tenho uma caneta de polaridade, e alguns dizem que usar esses dispositivos pode ter o risco de queimar o módulo, dependendo do que se mede.. Procede? Eu testei a minha, e ao ligar ela, percebi que, mesmo sem encostar em nada, ao medir a tensão da agulha da caneta com um multímetro ele indida uma tensão de 2,36 V, o que achei esquisito, pois ela está em aberto, e para ser considerado uma boa ferramenta de medição deveria ter uma impedância elevada (tal como voltímetros e osciloscópios) e essa tensão deveria ser muito próxima de zero (ou mesmo zero). Percebi que a ponta da caneta é "viva" mesmo estando em aberto (sem encostar em nada), o que pode ser um problema se vc for encostar num conector com tensão 0V, pois é como se desse um curto nesse conector (2,36V - 0V).
Bom, daí resolvi testar essa corrente de curto com um amperímetro e liguei a agulha da caneta (em série com o amperímetro) no pólo negativo da bateria. O ampero indicou uma leitura de 1mA (essa é a "corrente de curto" da agulha da caneta, quando é aterrada).
Dúvida: se a corrente máxima do sensor é 5mA como indicado no vídeo, se eu encostar a ponta da caneta nos fios do sensor de temperatura pode danificar o módulo ECU? Ou não corre esse risco?
Se vc não conhece o sistema onde vai colocar pode acontecer algo assim: um teste não conclusivo, pois não saberá interpretar o que está vendo, um teste válido, pois sabe o que está fazendo ou até mesmo danificar algo. Queimar ou não, só depende de saber o que está fazendo e quem não sabe pode queimar usando um multímetro super caro ou mesmo um osciloscópio de última geração.
@@AparecidoOliveira , obg pela resposta! Eu acabei me deparando com o seu vídeo ua-cam.com/video/r--MlAStQuA/v-deo.html , e no tempo 08:45 , vc faz o mesmo teste:
* Tensão na ponta de prova, em relação ao negativo da fonte indica 4,05 V, devido ao retorno de corrente;
* O consumo de corrente indicado é de 3,92 mA (tocando a ponta de prova preta do multímetro no negativo da fonte, e a vermelha do multímetro na ponta de prova da caneta). Isso quando a cameta é alimentada por uma fonte ee 12,5V..
Eu fiz esse mesmo teste, só que a minha (quando alimentada por bateria de 12,6 V) possui na ponta de prova a tensão de 2,36 V em relação ao negativo da fonte, e o consumo de corrente de 1,7 mA.
Eu posso ligar essa minha caneta (somente na função de polaridade, onde ela acende o LED verde ou vermelho) nos fios do sensor de temperatura sem problemas? Seria seguro?
veja os vídeos e postagem no blog sobre sensor de temperatura e tire as suas conclusões.
Meu c3 ta chegando 12 volts nesse sensor , não seria 5 ? E o marcardor no painel so marca no maximo
Da injeção é 5 V, mas vc está se referindo a painel e portanto pode ser diferente. Painel e injeção nem sempre é o mesmo. Use o esquema elétrico para checar, use simulador para testar o painel, use o multímetro para aferir circuito e sensor.
@@AparecidoOliveira 12 volts na tomada do sensor de temperatura do meu c3 2004 ..painel so fica no maximo ..se deveria ser 5 volts o priblema deve ser no módulo..correto ?
Professor, bom dia. um circuito de 5V que alimenta uma bóia de nivel de combustivel, se tiver mal contato no fio de aterramento deste circuito- no conector da bóia, poderá interferir nos outros circuitos de 5V que a ECU alimenta? De que forma isso essa interferência se estabeleceria e como testar se os vários circuitos de 5V são de mesma origem, ou de origens distintas? Considerando que não tenho o esquema interno da ECU. Observei este video: ua-cam.com/video/eSL6lj4Bj98/v-deo.html pode dizer algo sobre os dois testes de 5V e ground? Saudações!
Jose Costa, um consumitor só interfere em uma fonte se tiver em curto ou se o aterramento for um ponto comum que tenha o mau contato. Cada sistema possui sua propria fonte de 5 V, portanto seria um erro alimentar a boia do tanque com 5V da injeção e mandar o sinal para o painel. Se supõe que a fonte sempre será do sistema ao qual pertence o consumidor.
@@AparecidoOliveira Obrigado!
👏👏💯💯
Meu carro quando aciona a ventoinha as vezes ele morre, pode ser o sensor de temperatura? É um celta o carro...
não.
Sabe mi dizer...o mecanico fez o cabecote é trocoui o sensor e ao liga a chave motor frio ponteiro subiu pro vermelhor e ventoinha disparou...ai coloquei o sensor velho q ja tava e nao acontece essas loucuras ...o sensor velho q tava disparou a ventoinha nos 90graus normal
o que quer saber?
@@AparecidoOliveirao pq o sensor novo subiu o ponteiro pro vermelho e ativou a ventoinha com motor frio....e o sensor velho já tava no carro a anos não fez issso
@@alexgabrielgoncalves115 como viu no vídeo é o que acontece se estiver com defeito. O velho está bom e o novo está ruim.
Tenho um siena fire 1.0 quando o sensor de temperatura esta conectado, ele perde a aceleração, quando desconecto ele normaliza a aceleração o que pode ser pfv?
vc testou o sensor conforme este vídeo? a partir dos testes será possível saber o que está causando.
Me ajuda ...minha moto injetada quando está quente o moto ela tá de boa ..o problema é o motor quente eu desligar ela e for liga novamente tendeu ,ela fica muito alta a rotacao
scannear, ver controle marcha lenta, posição de borboleta ...
Qal desses fios é o da temperatura
está no vídeo!
Caro amigo meu gol g2 que te perde un pouco de potência diminui tempo de injeção coloco un sensor fora do calor do motor fica mas rápido
os testes está ai no vídeo!