Portugal é um país racista?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 вер 2024
  • Afinal, Portugal é ou não um país racista? Porque é tão difícil assumi-lo? E como é que o activismo tem vindo a transformar o discurso? Apresentação do novo livro «Racismo Hoje: Portugal em Contexto Europeu?, com o autor, Jorge Vala, a investigadora Edalina Sanches e a activista cigana Vanessa Lopes. Com moderação de Francisca Gorjão Henriques.

КОМЕНТАРІ • 44

  • @luanabettencourt3959
    @luanabettencourt3959 3 роки тому +11

    Portugal é racista, brasil é racista, russia é racista, E.U.A é racista, angola é racista etc... em todos países existe racismo, ate mesmo dentro das mesmas etnias existe preconceito 😴😴 Racismo e preconceito tem em qualquer país

    • @AntonioOliveira-pb3dp
      @AntonioOliveira-pb3dp 2 роки тому

      Tem em qualquer país, concordo. Mas Portugal beira ao exagero, mais de 60% de Portugal é declarado racista.

    • @Plopi
      @Plopi 2 роки тому +1

      @@AntonioOliveira-pb3dp 60% WTF andaste a beber? Onde foste buscar essa estatistica

    • @vladimiroespiritosanto7292
      @vladimiroespiritosanto7292 2 роки тому +1

      e a Alemanha

  • @helciosouza7342
    @helciosouza7342 2 роки тому +6

    Os portugueses gostam do Brasil, da música, novelas e dos nossos artistas, mas não gostam dos brasileiros, o que eu ouvi dizer de amigos que viveram aí é que rola um racismo absurdo contra os brasileiros e africanos

  • @areodantesmiranda7876
    @areodantesmiranda7876 3 роки тому +3

    Excelente debate, teremos sempre que discutir o assunto. Obrigado pela oportunidade de ouvilos.

    • @godgootakugamer6582
      @godgootakugamer6582 2 роки тому

      Não não temos, enquanto continuarmos a falar sobre o racismo nunca acabará
      E eu concordo em motivar os ciganos a ir à escola, mas o estado também tem de parar de lhes continuar a dar subsídio dependência
      senão também não vamos motiva-los a trabalhar

  • @vascosantos421
    @vascosantos421 3 роки тому +1

    Isto não é um debate, é uma telenovela. Se quiserem retratar o tema, façam uma análise factual dos problemas, dos índices de criminalidades, escolaridade etc para que possam efectivamente retratar a realidade, em vez de andarem a discutir opiniões vazias de sentido.

  • @djfernandes6157
    @djfernandes6157 3 роки тому +5

    Eu nasci, cresci, vivi no Ultramar. Sou e sempre fui português. Sou um português de um país pluricontinental e pluriracial.
    Fui colonizador e entendo perfeitamente o racismo em todas a suas vertentes.
    Conheci muito bem a perspectiva anglo-saxónica e boer na África austral, em termos raciais.
    Portugal não foi racista.
    Há minorias socialmente subdesenvolvidas, em Portugal, que desenvolvem um racismo reaccionário por influência da imprensa.
    Há um oportunismo nojento na extrema esquerda para promover o racismo.
    PROMOVER O RACISMO
    apenas como motivo oportunístico de activismo político hipócrita.
    Não conheço nenhum casal multirracial de extrema esquerda.

    • @srpadilha6317
      @srpadilha6317 2 роки тому +2

      Portugal não é racista kkkkkkk essa é boa

  • @roger7951
    @roger7951 3 роки тому +6

    Africanos, arabes, e asiaticos não são racistas ? So os europeus são racistas ? Este debate não faz sentido...

    • @paulogeraldo4057
      @paulogeraldo4057 3 роки тому +1

      Em todo os países há racismo, mas como é tema que está na moda e, se acabar, o ganha pão de alguns deixa de existir... Nos países africanos de língua portuguesa, quantos brancos é que há na política, na televisão, nas artes? Nós temos nas três áreas. Há atores africanos que entraram em novelas e há música africana desde há muitos anos que faz sucesso aqui em Portugal.
      Os africanos entre tribos, são mais racistas que os brancos europeus. Os moçambicanos que aqui há uns anos, fugiram para a África do Sul, foram mal recebidos.
      A escravatura, um dos temas preferidas destas associações. Houve escravos brancos e houve muçulmanos e africanos no negócio da escravatura porque isso lhes dava estatuto. Mas não vale a pena falar disso. Maquilham a história e quem não sabe, acredita no que lhe vendem.
      Um tema que ninguém fala porque vem contrariar a narrativa, é a receção do Marcelo na Guiné Bissau.

    • @marciopires9716
      @marciopires9716 3 роки тому

      Até certo pontos tens razão mas quem benefíciou mais desse racismo foram os europeus sem dúvida alguma

    • @shirley2028
      @shirley2028 3 роки тому +3

      @TugaTube portugal não é racista??é a mesma cpisa que tares a dizer que o pai natal existe,portugal é racista sim quantos negros são tratado como lixo,muitos portugueses dizem "preto vai para a tua terra","europa é branca"macaco",mas quando o negro tras orgulho para portugal ja é um portugues de Ouro.
      Portugal é xenofobo tambem tantos emigrantes que e são vitimas de xenofobia por exemplo os brasileiros que são sempre discriminados so por ser brasileiro,ou os asiaticos tipo chineses,japoneses que são sempre tratados como "ching ling,pastel de flango olho rasgado" e ate por conta da pandemia são crucificados,Quantos lugares ja foram vandalizados como dito"preto vai para a africa,europa não é preta"dizendo tambem "brasileiros voltem para as favelas" e ainda querem dizer que portugal não é racista e xenofoba por favor tenha noção
      Boa Noite

    • @RicardoSantos-nb9mr
      @RicardoSantos-nb9mr 3 роки тому +1

      Concordo 100%..até hajo que o maior racismo vem de minorias para os nativos portugueses , nós é que somos vítimas desse racismo !!

    • @godgootakugamer6582
      @godgootakugamer6582 2 роки тому

      @@paulogeraldo4057 Como é que um País como Portugal que trata tão bem os estrangeiros e turista bem pode ser racista?
      E quantas pessoas racistas conheces?

  • @areodantesmiranda7876
    @areodantesmiranda7876 3 роки тому +1

    Portugal é um país xenófobo? Gostaria de ouvir à respeito.

  • @bedayaya1
    @bedayaya1 3 роки тому

    Um pouco anódino mas mesmo assim importante de continuar a repetir muitos destes pontos.

  • @BernasLL
    @BernasLL 3 роки тому +1

    A narrativa dos "porta-voz" da comunidade Rômani assenta sempre uma grosseira falta de introspeção (que não é de surpreender, pelos motivos que referirei).
    As comunidades estão comummente estruturadas sob o jugo de anciões autocratas chauvinistas fundamentalistas e ultra-tradicionalistas, que empurram (forçam) os mais novos para comportamentos e mentalidades completamente ultrapassados, sob a égide de "honra familiar" e mentalidade de "nós contra eles", ensinando que afrontar e abusar das regras da restante sociedade civil é algo a ter orgulho, e não vergonha, ao mesmo tempo que punem medievalmente quem quebre as regras de costumes e família Rom.
    São estes o grande entrave da integração, o racismo para "fora", para com a comunidade maioritária, e não o racismo para com os Rom que é sempre apontado defensivamente à prióri. E o autoritarismo interno Rômani, que impede que senhoras como a porta-voz sejam um resultado frequente, ou sequer remotamente provável, das comunidades (mas cada vez mais, graças ao trabalho incansável da Segurança Social e do sistema de Educação português, assim como dos elementos mais abertos destas comunidades).
    O racismo para com os Rômani existe! Sem dúvida. Mas não tem o teor omni-presente, opressivo e de origem irracional (ainda que o seu resultado seja, sem dúvida, irracionalidade) sempre apontado pelos seus representantes como justificação da sua auto-exclusão, e preservação de radicalismos auto-prejudicativos. Inclusive surge tão maior, quanto o contacto violento com comunidades infetadas pelo ultra-tradicionalismo e mentalidades acima referidas, e tão menor, como a representante disse, quando se adopta formas de estar diferentes na sociedade - ainda que seja lamentável que se tenha de esconder traços inofensivos da (apesar de tudo) bela cultura para escapar à associação com os seus membros menos louváveis. Há, também neste vídeo de qualidade, falta de debate civil que justifique racionalmente o que se experiencia em contacto com tantos, mas tantos, Rom que exibem o seu racismo "para fora".
    Nem sempre o racismo de uma comunidade maioritária se sobrepõe ao de uma sua comunidade minoritária, e a existência de casos pontuais de racismos de um lado (sociedade maioritária), não negam o facto de haver muito maior racismo do outro (enclaves auto-impostos Rôma), o qual precisa de ser ultrapassado no processo de integração, e não colocado em segundo plano pelos que mais poderiam fazer contra ele.
    Louvo os representantes da sociedade "maioritária" por assumirem os "nossos" erros e levantarem-nos, e estudarem-nos, de moto próprio. E critico de igual forma a sua contra-parte Rom por não o fazer.
    A par do grande e louvável esforço que o Estado Português tem feito para apoiar os indíviduos e famílias no combate à falta de educação tida como ideal pelos autocratas Roma (tiranos de seu próprio povo) que assim mais facilmente controlam estas comunidades, é preciso FALAR aberta e honestamente dos entraves internos à comunidade Rom (como se estrutura e como actua) à diminuição da criminalidade e desemprego, e aumento de nível de educação desta comunidade que é PORTUGUESA e digna do nosso apoio, mas também do nosso escrutínio, e consequente valorização das comunidades que se re-estruturem fora do ultra-tradicionalismo tóxico (como a que gerou esta educada, e louvável senhora).
    É preciso debater este problema de forma franca se queremos a integração destas comunidades salutarmente no tecido social português (que infelizmente, não é o objectivo dos autocratas-anciãos que regulam cada comunidade), e se queremos que o povo português compreenda de facto a comunidade, sem ter de recorrer ao racismo irracional para justificar os comportamentos desviantes que vivem na pele quando interagem com uma parte significativa desta minoria.
    Nota: Uso a palavra Rôma e Rômani porque de facto "cigano" é um termo ignorante; de quando se pensava que os "ciganos" originaram do Egipto, o que infelizmente os próprios não tinham História de si próprios para contestar. Mas daí a ser ofensivo, quando os próprios "ciganos" se referem a si mesmos como tal fora da esfera política, é simplesmente mais um sintoma da mentalidade de vitimização (algo calculista), que em nada ajuda ao povo Rom a se integrar, sendo a vitimização por terceiros característica da narrativa de regimes autocráticos racistas, conforme detalhado por Francisco Bethencourt no seu estudo sobre a ferramenta política que também é o racismo. De certa forma, a palavra escolhida "Rom" é altamente sexista, uma vez que origina de Rômani para "homem / marido", e não é o único contra-argumento à escolha da palavra como representativa do grupo internacional (já que "concorre" com Roma, Itália e os seus habitantes, no original latim, Romani), mas sendo esse o termo escolhido pela comunidade internacional, nada custa adoptar, mas falhar em fazê-lo, ao contrário do dito, não implica racismo, ou pretender ofender, enfim.

    • @carlossantos-dm8vi
      @carlossantos-dm8vi Рік тому

      se você conhecê-se a historia dos ciganos em portugal mudaria de opiniaõ vou mencionar só três ou quatro coisas que concerteza voçé vai ficar abalado.
      ouve um reinado em portugal que
      naõ sei dizer a data em que o rei resolveu retirar os filhos e filhas dos ciganos que fossem menores de 7 anos . foram centenas e centenas de
      de crianças raptadas pelas tropas do rei a mando deste . os paìs das crianças suicidavam-se na hora em que lhes retiravam os filhos. muitos iaõ para a casa pia outros para quem os queria naõ se sabe para quê . todos da alta sociade . naõ se sabe se sobrevivêram ou naò .
      nos tempos modernos sabemos o que carlos cruz fazia com as crianças na casa pia . hora essa é só
      uma das coisas que foram feitas aos ciganos em portugal . vou mencionar só mais uma . sabia que as mulheres ciganas eram queimadas vivas só porque liam a sina nas palmas das maõs ?
      existem milhares de mais coisas que os portugueses nao sabem porque isso nao enteressa nos livros
      de historia .
      sou cigano tenho 62 anos e só descobri o que é viver sem ser descriminado depois que imigrei para o brazil . posso dizer que nao
      existe censaçaõ melhor no mundo .
      porque ser descriminado baixa a auto estima e nao só.
      desculpem os erros de escrita mas como eu disse tenho 62 anos e no meu tempo os ciganos naõ eram tolerados na escola

  • @flaviohenrique3688
    @flaviohenrique3688 2 роки тому

    Que orgulho é este que tanto sentem da história de Portugal?

    • @vp7596
      @vp7596 Рік тому +1

      A História de Portugal não é só a terrível colonização, é também a coragem de enfrentar os oceanos e a resiliência e resistência a muitas invasões estrangeiras que o país sofreu e resistiu sempre. Há uma parte da História que merece esse orgulho e uma parte que merece vergonha e reflexão. Uma não anula a outra.

  • @beatriz9676
    @beatriz9676 3 роки тому

    uma sociedade homogénea: o sonho do século XVI. Já era tempo de o abandonarmos.