LINKS DOS LIVROS: Catecismo Romano - editora CDB: amzn.to/4ePXsz5 Catecismo de São Pio X - editora CDB: amzn.to/44yQbhM Catecismo S. Pio X - editora realeza: amzn.to/3lhUtsw Catecismo maior S. Pio X - editora permanência: amzn.to/40eeAGC Catecismo da Igreja Católica - editora CNBB: amzn.to/4czwIBl Compendio Bento XVI - editora Loyola - amzn.to/3VWbk2k
Informações extras: Entre o Concílio Vaticano II e a publicação do Catecismo de João Paulo II nós tivemos o polêmico Catecismo Holandês ou Catecismo da Fé Para Adultos. E aqui no Brasil, tivemos a publicação Nosso Catecismo da Prelazia de São Félix do Araguaia que era da teologia da libertação.
Bom acréscimo. Pensei em até falar sobre os catecismos regionais. Porém iria ficar um vídeo muito longo e foquei nos catecismos que tem a pretensão de serem universais.
Já ouviu falar do Catecismo Histórico, de Fleury? Eu ouvi falar dele em um livro, mas só brevemente. Se você puder comentar algo sobre, ficaria agradecido.
Sou catequista de jovens e gostaria sim. Na sua opinião qual seria o melhor catecismo para instrução dos jovens e leigos? Ainda não tenho o Catecismo da Doutrina Cristã versão com explicação mais extensa, vi que tem uma série de normas catequéticas e isso me deixa muito interessado, poderia comentar sobre isso?
Excelente vídeo. Só uma coisa que gostaria de comentar: Os protestantes continuam hereges tanto no novo quanto no antigo. O que o novo diz é que os protestantes estão ligados pelo laço de batismo, e não que professam a mesma fé, por isso são irmãos.
"Irmãos na fé" é erroneo mas ficou no senso comum. Seria mais conveniente afirmar "irmãos no batismo", isso SE professarem o mesmo batismo. O que nos torna filhos adotivos de Deus, esse ingresso à familia divina, é justamente o batismo feito e pelo menos, um desejo de receber esse batismo para partencer à essa familia, planejada pela Santissima Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo). Neste ultimo quesito se inclui batismo de desejo e batismo de sangue. Pode haver outros batismos? quem sabe! não nos foi revelado posteriormente por dogmas. Não há contradição, Jesus disse para um estranho fora dos 12 continuar a expelir demonios, "se não é contra nós, é a favor". Agora o termo "a favor" teria como uma premissa, no minimo, não atacar nem blasfemar as Verdades da Igreja, incluindo os dogmas. Por outro lado, os protestantes que tem batismo válido precisariam iniciar na confissão caso tenham pecado mortalmente, e para isto, seria oportuno o Crisma, e porque não, a Primeira Comunhão? É certo que devemos nos empenhar em evangelizar para o arrependimento dos pecados, tocando em topicos parecidos e concordantes com outros "irmãos na fé", mas devemos apertar o dedo na ferida se alguem fala "Não preciso de batismo" ou "o batismo na ICAR nao é valida" ou "batismo de criança nao vale" ou ainda "basta batizar em nome de Jesus (sic)" quando a intenção de quem batizar deve ser o mais explicito possivel "Em nome do Pai, Filho e Espirito Santo". Católico, diga para o "irmao" ir confessar aos que Jesus deixou capacitado para perdoar pecados.
O de São Pio X diz, literalmente, que quem não professa a Fé Católica não é Cristão. Quero que vc me diga como podem ser "irmãos" nesse caso sendo que o batismo deles nem válido é já que não professam a Fé da Igreja
@@victorgonzaga2034 A Igreja aceita o Batismo deles como válido sim, só não é lícito, de onde você tirou isso? Para realizar o batismo é necessário usar a formula correta, se usam o batismo ocorreu.
@@rubemartur8239 Sim, eu concordo que ficou bem dúbio essa parte. Mas devemos ter caridade com a interpretação. Mas no catecismo novo também diz que é absolutamente necessário para a Salvação os sacramentos da Igreja.
Acredito que a divergência entre os catecismos a respeito dos protestantes é, apenas de ponto de vista: enquanto os catecismos mais próximos ao Concílio de Trento destacam seus aspectos negativos (que devem ser combatidos), os catecismos pós o Concílio Vaticano II, tendem a destacar seus pontos positivos que os ligam a Igreja Católica. A meu ver são exposições complementares. Do ponto de vista apologético (que gosto muito), o Catecismo Romano possui uma argumentação MAGNÍFICA. Já do ponto de vista ecumênico, o referencial é o Catecismo da Igreja Católica. São duas facetas que ressaltam a riqueza imensurável da doutrina católica.
uma dúvida que tenho muito e não consegui encontrar resposta ainda. Sabe aquele catecismo ilustrado publicado aqui no Brasil pela editora companhia de Jesus, as mesmas gravuras estão no catecismo de são pio x do CDB?
Campeão, da uma ajuda por favor. Qual catecismo eu deveria comprar? Estou voltando para igreja católica agora, estava afastado... Eu vi pessoas dizendo que o Catecismo de São Pio X é bom, didático... é com perguntas e respostas mas que em partes esta desatualizado (por ele ser de 1912) Recomendaram o "O novo catecismo da igreja católica" esse amarelinho da CNBB. Eu queria saber qual compra entre esses 2, o mais didático de preferência. Eu não sou leigo de Bíblia, eu leio ela todos os dias.
É importante dizer antes de mais nada que não existe isso de "desatualizado". Todos os catecismos são aceitos pela Igreja se contiverem a doutrina ensinada. Para quem não viu nada da Igreja o melhor é o Catecismo de São Pio X. Nessa edição que fiz esse outro vídeo aqui: ua-cam.com/video/cGXl8jdcDOM/v-deo.htmlfeature=shared Agora é importante ter uma noção geral dos ensinamentos e por isso fiz esse outro vídeo aqui falando sobre os livros para iniciantes: ua-cam.com/video/lgYQvL0OHqE/v-deo.htmlfeature=shared
olá, você pode me ajudar? gostaria de saber qual seria o catecismo ideal para uma pessoa de 18 anos que quer se converter a igreja católica e é leiga no assunto! obrigada desde já!❤️
Esse novo catecismo pelo que eu conheço há teor ecumênico, indo em contradição com os anteriores que expressam solenemente os dogmas da Igreja como única verdade e qualquer um que diga algo contrário aos dogmas da Santa Igreja católica é um hereje, é um Não Cristão ou coisa parecida.
mas hereges não são aqueles que por motivos pessoais escolhem no que acreditar da Doutrina Católica? Os protestantes não protestam contra a Doutrina Católica e escolhem em que acreditar? Se as duas perguntas tiverem respostas afirmativas, então os protestantes são hereges! Podem ser batizados, mas não deixam de por livre arbítrio, escolherem em que vão acreditar ou não. A verdadeira caridade é a verdade.
Vejam essa explicação, por acréscimo: "o Vaticano II não foi infalível. De duas, uma: se o Novo Catecismo ensina o mesmo que o de Trento, então podemos usar o de Trento. se o Novo Catecismo discrepa do Catecismo tridentino, então devemos usar apenas o de Trento. Em ambas as hipóteses se conclui que se pode e sede deve usar o Catecismo de Trento fundamentado num Concílio infalível. O chamado Catecismo da Igreja Católica se fundamenta no Vaticano II. Ora, se o Vaticano II não foi dogmático, o Catecismo dele derivado também não o é. Por isso, o Vaticano II não impôs dogma nenhum. Aliás, caberia perguntar: é probido seguir o Catecismo de Trento, Concílio infalível?"
@@aloureirofurlan7378 é mais próximo que consegue chegar contra o argumento acima? Viva o Sumo Pontífice, o Papa Francisco, sucessor legítimo de São Pedro! Viva a Roma eterna e católica! Viva a Santa Tradição Católica!
Quem disse que o Concílio Vaticano II não possui documentos dogmáticos, em que pese ser majoritáriamente de caráter pastoral? Ao menos 2 deles são dogmáticos confirmando os anteriores.
@@MegaSantoSubito Isso é um jogo de palavras. Eles são dogmáticos porque se referem a questões de dogma, não porque impõem algo aos fiéis. Definir dogmas seria contra o próprio espírito do concílio.
Para 'refutar' sedevacantistas haja paciência. Mas me atentei às aspas usadas no comentário posso dizer que, o catecismo atual não invalida os anteriores. Este atual é o indicado para quem está se convertendo ou retornando à fé católica, os demais servem de aprofundamento.
As diferencas sao complementares, oras. Os dois estão corretos. Protestantes são hereges E contém algumas coisas verdadeiras em seu Credo, uma vez que são dissidentes de nós. Nao há conflito algum. Basta a pessoa ter boa vontade e obediência à Igreja
@@tresvias Sim, e para piorar o concílio deu abertura para a ideia de que a Igreja Católica não seria a única expressão da Igreja de Cristo, mas apenas a realização mais perfeita desta. Fizeram isso principalmente a partir da expressão "subsistit in".
a partir do catecismo de Pio X em diante se deixou de comentar sobre o Limbo. Me pergunto qual o elo perdido além do batismo de sangue e batismo de desejo que pode salvar as alminhas das crianças falecidas sem o ritual do batismo? Eu nunca obtive resposta a este ponto, somente alarmismos antes de Pio X, depois é um relaxamento de que podemos ter "esperança" de que estariam salvas... mas isso nao é certeza... Bom, de qualquer forma, o batismo é necessario para a salvação, de alguma forma Deus faz esse selo valer em situações especificas. Mas me pergunto se elas vão ao purgatorio? tampouco se sabe. Mas é heresia afirmar que há uma terceira via eterna fora o céu e o inferno.
LINKS DOS LIVROS:
Catecismo Romano - editora CDB: amzn.to/4ePXsz5
Catecismo de São Pio X - editora CDB: amzn.to/44yQbhM
Catecismo S. Pio X - editora realeza: amzn.to/3lhUtsw
Catecismo maior S. Pio X - editora permanência: amzn.to/40eeAGC
Catecismo da Igreja Católica - editora CNBB: amzn.to/4czwIBl
Compendio Bento XVI - editora Loyola - amzn.to/3VWbk2k
O Catecismo Ilustrado de São Pio X do CDB é belíssimo. Vale muito a pena.
Sim. Fiz um vídeo sobre ele aqui: ua-cam.com/video/cGXl8jdcDOM/v-deo.htmlfeature=shared
Ótimo vídeo! Parabéns!
Muito grato pelo comentário e pela contribuição.
Ótimo vídeo, muito esclarecedor, obrigado. Mas que biblioteca espetacular atrás de vc, puxa vida, parabéns.
Muito grato pelo comentário gentil. É bom saber que gostou do vídeo. Colecionar livros é um hobby que tenho. Grato.
Excelente!
Grato por assistir.
Informações extras:
Entre o Concílio Vaticano II e a publicação do Catecismo de João Paulo II nós tivemos o polêmico Catecismo Holandês ou Catecismo da Fé Para Adultos. E aqui no Brasil, tivemos a publicação Nosso Catecismo da Prelazia de São Félix do Araguaia que era da teologia da libertação.
Bom acréscimo. Pensei em até falar sobre os catecismos regionais. Porém iria ficar um vídeo muito longo e foquei nos catecismos que tem a pretensão de serem universais.
@@tresvias Quem sabe um tema para um vídeo futuro
@isaiassilva1961
Eu tenho esse Catecismo Holandês, mas não li ainda.
Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado, obrigado
Grato pela gentileza.
Parabéns pelo vídeo 👏👏
Poderia fazer um vídeo dando dicas dos melhores livros da "Patrística" para quem deseja adquirir aos poucos?
Uma ótima sugestão. Está na minha pauta falar sobre isso certamente.
Excelente vídeo. Grato.
Grato por assistir.
Sobre os de trento ja tenho o vermelho e buscarei o amarelo. Aonde encontrar o verde? Otimo video.
É igualzinho, só muda a cor da capa!
O conteúdo é o mesmo.
Eduardo, Salve Maria. Vi no seu cenário que você tem a coleção dos documentos pontificios do CDB, você já gravou um vídeo sobre?
Já ouviu falar do Catecismo Histórico, de Fleury? Eu ouvi falar dele em um livro, mas só brevemente. Se você puder comentar algo sobre, ficaria agradecido.
Não conheço esse catecismo.
Sou catequista de jovens e gostaria sim. Na sua opinião qual seria o melhor catecismo para instrução dos jovens e leigos? Ainda não tenho o Catecismo da Doutrina Cristã versão com explicação mais extensa, vi que tem uma série de normas catequéticas e isso me deixa muito interessado, poderia comentar sobre isso?
Se você é catequista o ideal é que você leia os catecismos e com sua instrução repasse a quem for ensinar.
Excelente vídeo. Só uma coisa que gostaria de comentar: Os protestantes continuam hereges tanto no novo quanto no antigo. O que o novo diz é que os protestantes estão ligados pelo laço de batismo, e não que professam a mesma fé, por isso são irmãos.
"Irmãos na fé" é erroneo mas ficou no senso comum. Seria mais conveniente afirmar "irmãos no batismo", isso SE professarem o mesmo batismo.
O que nos torna filhos adotivos de Deus, esse ingresso à familia divina, é justamente o batismo feito e pelo menos, um desejo de receber esse batismo para partencer à essa familia, planejada pela Santissima Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo). Neste ultimo quesito se inclui batismo de desejo e batismo de sangue. Pode haver outros batismos? quem sabe! não nos foi revelado posteriormente por dogmas.
Não há contradição, Jesus disse para um estranho fora dos 12 continuar a expelir demonios, "se não é contra nós, é a favor". Agora o termo "a favor" teria como uma premissa, no minimo, não atacar nem blasfemar as Verdades da Igreja, incluindo os dogmas. Por outro lado, os protestantes que tem batismo válido precisariam iniciar na confissão caso tenham pecado mortalmente, e para isto, seria oportuno o Crisma, e porque não, a Primeira Comunhão?
É certo que devemos nos empenhar em evangelizar para o arrependimento dos pecados, tocando em topicos parecidos e concordantes com outros "irmãos na fé", mas devemos apertar o dedo na ferida se alguem fala "Não preciso de batismo" ou "o batismo na ICAR nao é valida" ou "batismo de criança nao vale" ou ainda "basta batizar em nome de Jesus (sic)" quando a intenção de quem batizar deve ser o mais explicito possivel "Em nome do Pai, Filho e Espirito Santo".
Católico, diga para o "irmao" ir confessar aos que Jesus deixou capacitado para perdoar pecados.
O de São Pio X diz, literalmente, que quem não professa a Fé Católica não é Cristão.
Quero que vc me diga como podem ser "irmãos" nesse caso sendo que o batismo deles nem válido é já que não professam a Fé da Igreja
@@victorgonzaga2034 A Igreja aceita o Batismo deles como válido sim, só não é lícito, de onde você tirou isso? Para realizar o batismo é necessário usar a formula correta, se usam o batismo ocorreu.
@@rubemartur8239 Sim, eu concordo que ficou bem dúbio essa parte. Mas devemos ter caridade com a interpretação. Mas no catecismo novo também diz que é absolutamente necessário para a Salvação os sacramentos da Igreja.
Os protestantes são hereges excomungados
Acredito que a divergência entre os catecismos a respeito dos protestantes é, apenas de ponto de vista: enquanto os catecismos mais próximos ao Concílio de Trento destacam seus aspectos negativos (que devem ser combatidos), os catecismos pós o Concílio Vaticano II, tendem a destacar seus pontos positivos que os ligam a Igreja Católica. A meu ver são exposições complementares.
Do ponto de vista apologético (que gosto muito), o Catecismo Romano possui uma argumentação MAGNÍFICA. Já do ponto de vista ecumênico, o referencial é o Catecismo da Igreja Católica. São duas facetas que ressaltam a riqueza imensurável da doutrina católica.
uma dúvida que tenho muito e não consegui encontrar resposta ainda. Sabe aquele catecismo ilustrado publicado aqui no Brasil pela editora companhia de Jesus, as mesmas gravuras estão no catecismo de são pio x do CDB?
Esse ilustrado eu não tenho. Acho que são imagens diferentes.
Tenho que fazer um curso para conseguir entender tudo isso.
Vc precisa ler >>pelo menos>no mínimo
Não precisa fazer curso. O Catecismo é bem didático por si mesmo.
Campeão, da uma ajuda por favor.
Qual catecismo eu deveria comprar? Estou voltando para igreja católica agora, estava afastado...
Eu vi pessoas dizendo que o Catecismo de São Pio X é bom, didático... é com perguntas e respostas mas que em partes esta desatualizado (por ele ser de 1912)
Recomendaram o "O novo catecismo da igreja católica" esse amarelinho da CNBB. Eu queria saber qual compra entre esses 2, o mais didático de preferência.
Eu não sou leigo de Bíblia, eu leio ela todos os dias.
É importante dizer antes de mais nada que não existe isso de "desatualizado". Todos os catecismos são aceitos pela Igreja se contiverem a doutrina ensinada.
Para quem não viu nada da Igreja o melhor é o Catecismo de São Pio X. Nessa edição que fiz esse outro vídeo aqui: ua-cam.com/video/cGXl8jdcDOM/v-deo.htmlfeature=shared
Agora é importante ter uma noção geral dos ensinamentos e por isso fiz esse outro vídeo aqui falando sobre os livros para iniciantes: ua-cam.com/video/lgYQvL0OHqE/v-deo.htmlfeature=shared
📚🙏
Grato por assistir.
Busco compreender melhor a fé e a doutrina através dos catecismos, da Bíblia e da Teologia.
Muito bom!
olá, você pode me ajudar? gostaria de saber qual seria o catecismo ideal para uma pessoa de 18 anos que quer se converter a igreja católica e é leiga no assunto! obrigada desde já!❤️
Olá Duda.
Creio que para começar o ideal seja esse catecismo que indiquei nesse vídeo aqui: ua-cam.com/video/cGXl8jdcDOM/v-deo.html
@@tresviasmuito obrigada!
Me identifiquei mais com o catecismo da igreja católica dessa capa amarela,por que é mais atual.
Esse novo catecismo pelo que eu conheço há teor ecumênico, indo em contradição com os anteriores que expressam solenemente os dogmas da Igreja como única verdade e qualquer um que diga algo contrário aos dogmas da Santa Igreja católica é um hereje, é um Não Cristão ou coisa parecida.
Tenho o catecismo maior de São pio x
Muito bom
mas hereges não são aqueles que por motivos pessoais escolhem no que acreditar da Doutrina Católica? Os protestantes não protestam contra a Doutrina Católica e escolhem em que acreditar? Se as duas perguntas tiverem respostas afirmativas, então os protestantes são hereges! Podem ser batizados, mas não deixam de por livre arbítrio, escolherem em que vão acreditar ou não. A verdadeira caridade é a verdade.
Você teria a Didaque ? esse é mais antigo, acho que é lá da patrística.
Nesse vídeo eu falei sobre a Didaque.
Bom dia, você já leu todos eles?
Estou me esforçando para decorar.
@@tresvias Eu li o amarelinho composto pelo Bento XVI e estou lendo o Catecismo Romano de Trento.
Se as pessoas lessem qualquer um deles para mim já estaria ótimo...mas....
De fato.
Por que o CDB botou "Catecismo da Igreja Católica"?
No outro vídeo ua-cam.com/video/XRMtMR7EqUQ/v-deo.html
@@tresvias valeu irmão
Vejam essa explicação, por acréscimo: "o Vaticano II não foi infalível.
De duas, uma: se o Novo Catecismo ensina o mesmo que o de Trento, então podemos usar o de Trento.
se o Novo Catecismo discrepa do Catecismo tridentino, então devemos usar apenas o de Trento.
Em ambas as hipóteses se conclui que se pode e sede deve usar o Catecismo de Trento fundamentado num Concílio infalível.
O chamado Catecismo da Igreja Católica se fundamenta no Vaticano II. Ora, se o Vaticano II não foi dogmático, o Catecismo dele derivado também não o é. Por isso, o Vaticano II não impôs dogma nenhum.
Aliás, caberia perguntar: é probido seguir o Catecismo de Trento, Concílio infalível?"
Tu és sedevacantista, não é?
@@aloureirofurlan7378 é mais próximo que consegue chegar contra o argumento acima? Viva o Sumo Pontífice, o Papa Francisco, sucessor legítimo de São Pedro! Viva a Roma eterna e católica! Viva a Santa Tradição Católica!
Quem disse que o Concílio Vaticano II não possui documentos dogmáticos, em que pese ser majoritáriamente de caráter pastoral? Ao menos 2 deles são dogmáticos confirmando os anteriores.
@@MegaSantoSubito Isso é um jogo de palavras. Eles são dogmáticos porque se referem a questões de dogma, não porque impõem algo aos fiéis. Definir dogmas seria contra o próprio espírito do concílio.
Para 'refutar' sedevacantistas haja paciência. Mas me atentei às aspas usadas no comentário posso dizer que, o catecismo atual não invalida os anteriores. Este atual é o indicado para quem está se convertendo ou retornando à fé católica, os demais servem de aprofundamento.
As diferencas sao complementares, oras. Os dois estão corretos.
Protestantes são hereges E contém algumas coisas verdadeiras em seu Credo, uma vez que são dissidentes de nós. Nao há conflito algum. Basta a pessoa ter boa vontade e obediência à Igreja
Nos catecismos relativos a Trento os protestantes são hereges e não são irmãos dos católicos. Com o concílio Vaticano II são chamados de irmãos.
@@tresvias Sim, e para piorar o concílio deu abertura para a ideia de que a Igreja Católica não seria a única expressão da Igreja de Cristo, mas apenas a realização mais perfeita desta. Fizeram isso principalmente a partir da expressão "subsistit in".
Todos os Catecismos estão certos, não existe um mais certo que o outro. Criar pseudo diferenças doutrinais é coisa de alarmistas católicos.
a partir do catecismo de Pio X em diante se deixou de comentar sobre o Limbo.
Me pergunto qual o elo perdido além do batismo de sangue e batismo de desejo que pode salvar as alminhas das crianças falecidas sem o ritual do batismo?
Eu nunca obtive resposta a este ponto, somente alarmismos antes de Pio X, depois é um relaxamento de que podemos ter "esperança" de que estariam salvas... mas isso nao é certeza... Bom, de qualquer forma, o batismo é necessario para a salvação, de alguma forma Deus faz esse selo valer em situações especificas. Mas me pergunto se elas vão ao purgatorio? tampouco se sabe. Mas é heresia afirmar que há uma terceira via eterna fora o céu e o inferno.
Como disse no vídeo. Diferenças existem, se não os livros seriam iguais. A questão é saber se há divergência entre eles ou não.