Infelizmente não é só na Alemanha, aqui no sul do Brasil está insustentável, qualquer barraco caindo aos pedaços estão pedindo meio milhão de reais, em casinha que deveriam custar no máximo 100.000!😢😢😢😢,justo na minha vez !
@@MBRTBT2023 Então faz assim, se muda pro Oriente médio, países africanos,etc…. Daí tu fica longe de sulista e de Europeus malvadoes, sua falsa moralista
@@gustavol2977 Acho que vc não entendeu nada. Oferta e procura, oferta e demanda, a mesma coisa. Como controlar a procura? Não tem como controlar a demanda (ou procura): impedir o cara de tentar comprar/alugar? O que tem é OFERTA reduzida, abaixo da DEMANDA, por isso os preços sobem. A oferta está muito clara, está muito abaixo da procura, tanto que estão escolhendo para quem alugar. A questão é porque não estão construindo. Se construir vai vender, ou alugar assim que estiver pronto. Não tem como monopolizar isso. A menos que seja proibido construir.
@@Clovis321 a questão é quem tem imóveis sobrando, mas os donos preferem deixar fechados do que baixar o preço para algo acessível aos que procuram esses imóveis. Acho que o Gustavo foi falar da oferta e falou demanda.
@@LIVS10 A questão é a falta de imóveis. Essa é a questão. Não houve construção acompanhando o mercado e pra ter acontecido isso devem existir suas razões. A especulação por si não explica até porque o universo é enorme. Uma ou outra região mais valorizada dá pra entender a especulação segurando os preços, mas não irradia muito. Culpar quem tem um imóvel desocupado é discurso de quem quer dividir e não somar ou procura o caminho fácil e não entende o que está de fato ocasionando essa falta de ofertas de imóveis. O dono do desocupado não é o culpado até porque numa situação de oferta normal ele poderia ficar no prejuízo devido a concorrência de outros proprietários. Portanto o problema é muito mais sério. Uma pergunta: não existem financiamentos para residencias de baixo valor em Portugal?
Barcelona, Madri, Málaga, Paris, Londres, Dublin. Todos os lugares da Europa estão sofrendo com falta de casas pra alugar. Moro a 60km do meu trabalho em Barcelona, e mesmo ganhando bem, nao consigo alugar. Tenho tudo: zero dívida, salario superior a 30% do aluguel e nada. Ja vieram me dizer q só alugam pra casal
@@leonardofernandessantos1313 Olha os aluguéis em Badalona, Hospitalet, santa coloma estão ao mesmo preço que Barcelona. Indo pro Vallés: Sabadell, Terrassa, Montcada tambem. Nao tem apto de um quarto por menos de 750€.
Eu ouvi um especialista dizendo que toda fartura e bonança acabou na Europa, agora o povo vai sofrer, e muitos vão se mudar para outros países. Assim como foi feito na era do café no Brasil, até porque riqueza na Europa é coisa recente, a riqueza dos países europeus vem da exploração de países pobres, mas agora os países pobres se rebelaram, então acabou o wellfare state.
Plottwist: os sistemas econômicos dos países de "1o mundo" continuam e continuarão explorando o resto do mundo. A moeda não é mais escravos e sim imigrantes. Alemão não quer trabalhar em empregos de limpeza, nem de agricultura. Pior ainda trabalhar 40 horas.
as geracoes que nasceram 1970 para 1979 eram super geracoes - e vai girar custo astronomicos na area de saude. Outro - vai ter mais vaga pra casas de idosos?
Não temos pois aqui todos os grandes veículos de mídia só tem “economistas” e “comentadores políticos” que veem isso como normal e saudável, sinal de “dinamismo de uma economia de mercado aberta”, como um exemplo de um lugar onde a inciativa privada ja se sobrepôs ao poder público.
Reportagens assim de outros países é mero entretenimento. Agora quando o assunto é interno vira informação, e nenhum Estado oligárquico como o nosso quer seus subalternos bem informados.
Não é só Berlim e não é só Alemanha. Todas as cidades grandes na Europa tem esse problema. Hamburgo é um pesadelo e Amsterdam pior ainda... Amsterdam com o agravante do preços elevadíssimos dos aluguéis.
E o Canadá é imenso, pouco habitado, e destroem áreas verdes a rodo para fazer os subúrbios de classe média, desses feitos por construtoras que depois vendem aquelas casas todas iguais e sem personalidade.
@@rafael7547 Se você souber interpretar, o que eu disse é que mesmo sendo um país enorme, cada vez mais destruindo a natureza para fazer subúrbios de casas, eles ainda enfrentam o aumento desenfreado do aluguel e do preço de imóveis. Imagina em países pequenos ou com menos estrutura... Pra ver o buraco que o mundo está indo.
Seria interessante identificar "outros" proprietários (22%) no gráfico. Fiquei curiosa p saber a porcentagem de proprietários em cidades brasileiras. Aqui, temos programas habitacionais públicos para amenizar o problema da habitação.
Tem alguma notícia boa no mundo? Não há nada que nos reste que torne a vida melhor. Quando não é alguma guerra ou emergência climática, todo e qualquer aspecto da vida humana só tem piorado e ainda surge algo novo para tornar mais pior ainda o que já é ruim.
Talvez vc sofra da sindrome do mundo mau. Todos os dias o cérebro é estimuldo com notícias negativas acaba criando uma visão pessimista do futuro. Como vc deve saber, a mídia vive de notícias más, sempre foi assim. Alias, o mundo hoje é muito melhor que no passado, em quase todos os aspectos.
@@deidimarazevedo8893Não. O mercado de construção na Eruopa é bem fraco, e grande parte disso são as restrições do governo, principalmente de zonas permitidas para a construção. Soma-se a isso o tombamento de edifícios, que não permite alteração dos mesmos, sem contar as restrições aos prédios altos. Sobra pouco lugar para erguer novas habitações.
@@JoaoPedroLopes-ry3ehAqui em Portugal tá pipocando prédios de alto padrão, residências de luxo. Moro no interior e todo dia tem prédio sendo erguido ou reformado. As construtoras investem em residências de alto padrão pra terem um retorno muito maior em pouco tempo. Nos sites não faltam T3 ou T4 por 900 euros. Esse problema de moradia é mentira. Maaaaas agora se vc quer moradia popular, aí então vc mesmo pode fundar a sua construtora na sua garagem voltada pra moradia popular e ajudar 90% da população que ganha 1 salário.
@@EduardoGouvea-r2w Portugal é uma exceção. Realmente lá se vê bastante prédios residenciais, inclusive muito similares aos brasileiros. Mas países como Reino Unido, a maioria das pessoas prefere morar em casas. E existem muitas restrições de onde se pode construí-los. Mas claro que existem outras questões envolvidas, como a especulação imobiliária estrangeira por exemplo, entre outras.
Tem outras cidades menos caras vc quis dizer não é? Agora se vc acha Berlim barata então essa conversa não é pra vc, talvez vc seja a ínfima minoria que causa esse problema de especulação imobiliária
Curitiba também. Imóveis para aluguel são poucos. Os gestores das incorporadoras pensaram em fazer o que? Construir imóveis bem pequenos então aluguéis e taxas aumentaram e cruaram mais taxas que não haviam no passado. Alguns cubículos parecidos com os imóveis japoneses. No Brasil ainda tem áreas para construções mas a especulação entra com força à maioria dos políticos não entendem o problema social que pode ocorrer nas cidades.
Resolvi isso trabalhando de dia na Alemanha e a noite durmo no Río de Janeiro, visto que, o aluguel é mais barato. Vou e volto nadando para economizar no avião. 🏊🏊🏊
Na minha cidade 54 % das casas ficam vazias o ano todo. Aí sobra os cubículos p vc alugar barato. Em um dos kit Net a morei, me proibiram usar cortina p dividir o ambiente !! No outro me disseram que água e luz era separado e depois q me mudei descobri q não é. Aliás o da luz já aconteceu 2 vezes
@@Clovis321 antes de tudo : faz sentido uma casa onde o cidadão só aparece lá na véspera de natal ? A funçao social de uma casa é morar ! Todo mundo espremido na periferia pq os melhores lotes estão destinados a um capricho inconstitucional. Ah mas eles trabalharam ! Na periferia todo mundo trabalha , até mais do que quem junta patrimônio. O lixeiro trabalha , a faxineira trabalha, o vigilante trabalha. Sinceramente, o Estado deveria assumir, derrubar e construir 5 vezes mais moradia do que cabe em 1 terreno com uma piscina que passa o ano sozinha só juntando dengue.
@@ita2024-l1l Não precisa ser na casa do cara, que do seu jeito empregou ao construir e emprega ao zelar. Se ele usa ou não, é dele. Não adianta pensar assim, é o que políticos oportunistas desejam: dividir pra dominar. Um projeto sério de casas acessíveis não pensa como você.
A causa do problema é justamente a falta do livre mercado. Conforme outras pessoas falaram, custo de construção alto (será que porque mão de obra cara + impostos?), regulações que impedem padrões construtivos mais verticais, tombamentoa de prédios públicos, legislação que leva à incerteza jurídica, dentro diversos outros. Veja o exemplo da Argentina quanto aos aluguéis. Seguiu exatamente o caminho OPOSTO ao que a reportagem tenta passar como o correto. DESREGULAMENTOU e a oferta de imóveis subiu. Qualquer pesquisada no Google e você acha isso.
@@danielteixeiradossantos8242 kkkkkkkkkkkk tudo isso pra defender o direito dos bilionários de comprar 100, 1000 ou ate 10000 apartamentos e em seguida subir os preços como bem entender pq não há concorrência!!! Se vc é minimamente esclarecido, vc deveria saber que o livre mercado no capitalismo é uma PIADA!!! TODO bilionário quer um monopólio pra chamar de seu, vide Warren B.!!!!
Não é só em Berlim não. Em todas as metrópoles alemãs (e há pouquíssimas, menos de 15), elas estão super concentradas, sem planejamento decente de infraestrutura e sem quaisquer planos decentes de crescimento. Está mais fácil conseguir apartamento em São Paulo. Aqui a media é pelo menos 2 anos procurando apartamento mesmo tendo emprego permanente e um salário um pouco acima da média.
No prédio ao lado onde eu trabalho todos os apartamentos estão vazios. Vire e mexe tem gente lá na frente querendo invadir. Problema: o prédio inteiro está sem água e sem luz. Paredes caindo aos pedaços. O dono herdou vários prédios em condições precárias e não tem dinheiro pra cobrir os gastos. Se ele vender, ele perde tudo por causa de impostos astronômicos. Como é que fica?
E acham que isso aconteceria se tivesse uma oferta maior de apartamentos? Não né. Deficit de moradia com crescimento de população desalinhado a construção de novas unidades resulta em especulação. É muito simples
Não, sobra moradia o que aconteceu é igual aconteceu com ouro e diamante, uma empresa compra vários imóveis deixa a maioria desativado pra cobrar caro nos poucos que deixa disponíveis.
É isso que acontece quando o poder público deixa a inciativa privada tomar conta. O lucro se sobrepõe as necessidades básicas como moradia e alimentação. O “livre mercado” massacra sempre os mais pobres.
Na verdade, provavelmente não constroem por conta de empecilhos burocráticos, o que na Alemanha é muito comum, empresas não perderiam a chance de construir e alugar/vender um imóvel com 100% de certeza de venda/locação
Imóvel parou de ser direito e virou ativo na sociedade atual. O que era sonhos dos meus pais, virou um realidade muito distante da minha geração millenial. Nos fuderam. Mas o futuro é nosso e cobraremos o nosso ágio. 😊
@@vinimarques0293Empecilhos burocráticos ou mecanismo contra a verticalização e transformação urbana com adensamento populacional aos moldes de São Paulo?
O mercado é livre pra quem tem dinheiro. Aqui em Portugal tem casas sobrando se vc tem mil euros sobrando pra alugar. Se não tem é pq vc não mereceu. Aqui tbm não faltam empreendimentos imobiliários de luxo. Moradia popular é a rua. E não falta pobre sem consciência de classe defendendo o direito de ser explorado
O problema principal é a falta de terreno em Berlim. São os preços dos terrenos que explodiram nesses últimos quinze anos. Se não há mais terrenos disponíveis na cidade, então não há. Para criar mais espaço residencial dentro da cidade teria que densificar e construir mais alto, mas as leis impõem límites. Alemão tem uma aversão por residenciais passando dos cinco andares, pensa que estragam o visual da cidade. Verticalização no estilo das grandes cidades brasileiras resolveria o problema da falta de espaço, mas nunca permitiriam isso aqui. Exceção são os bairros cheios de blocões herança da era socialista, localizados na parte leste da cidade. Ademais prédios recém-construídos são muito mais caros devido à alta de preços dos materiais e energia, além da escassez de mão de obra. Eu moro num prédio dos anos 1960 e o aluguel ainda está ok. Em um prédio novo o aluguel seria no mínimo o dobro porque senão não compensaria para o proprietário. Esses problemas parecem ser um fenômeno generalizado nas metrópoles ocidentais. E não tem nada a ver com "esquerdismo" ou "socialismo", como algúns "entendidos" comentam aqui. Em New York City, a meca dos capitalistas, é ainda mais difícil encontrar moradia por preços razoáveis. Aí vc paga aluguéis que passam do triplo e quadruplo dos de Berlim. É um inferno.
Há diversos estudos que mostram que economias europeias necessitam de estrageiros, diversas áreas, principalmente serviços têm um gap de mão de obra, isso vai de encontro com a queda de taxa de natalidade por toda a Europa, o problema não há esse "excesso de estrangeiros" e sim o despreparo do poder público, se fosse assim diversos países inclusive a Alemanha não teriam projetos de incentivo a migração, tem uma matéria inclusive da propria DW que fala "mão de obra estrangeira é bem-vinda na Alemanha"
Isso é no mundo todo. Construções novas são de alto padrão pras construtoras terem retorno rápido em poucas unidades. O estado poderia fazer algo, porem quem financia os políticos são esses mesmos grupos de fundos bilionários de investimentos, então aí que surge a especulação. O resto é papo de pobre neo liberal que faz malabarismo pra explicar pq 0,5% das pessoas detem metade das terras e fortuna do planeta.
Quem fala que pode morar fora da cidade tem que entender que a região metropolitana de Berlim (incluíndo partes adjacentes de Brandemburgo) é uma ilha no meio de um nada econômico. Morando longe do trabalho vc passa horas do dia em carro ou transporte público. Mesmo dentro de Berlim precisei uma hora e meia de metrô e caminhada para chegar do meu apartamento no sudoeste até o escritório no nordeste da cidade. Eram três horas de viagem cada santo dia. E não vou nem falar da porcentagem alta de rednecks xenófobos habitando o entorno de Berlim. Fora das cidades metade do povo vota na extrema direita. Viver nesse deserto socio-cultural que é o leste alemão rural, mesmo que aparentemente pacato, é depressão garantida. Só entende quem já viveu no país. É para quem nasceu lá e não conhece nada do mundo ou quem gosta mesmo de viver isolado e envolto de gente de mente fechada.
Esse é o tal do livre mercado, cria uma disparidade tão grande de poder econômico, que os bilionários donos de imóveis mantêm os imóveis trancados por anos se quiserem, só para poderem cobrar os preços abusivos que desejam. É muita burrice defender isso. Até pros ricos é burrice pq o dinheiro a mais que, em teoria eles ganhariam cobrando aluguéis mais caros, não compensa os longos períodos de vacância dos imóveis. Fora que o aumento da desigualdade aumenta a violência e no fim das contas em algum momento eles tbm vão ter de lidar com isso.
Quem ganha com isso, são as imobiliárias e as pessoas que investem em fundos. A moradia é uma commoditie, na qual se vende e se especula sobre. Por exemplo, a Justiça alemã derrubou a lei de controle de aluguéis, muito provavelmente por influência das imobiliárias e do lobby de políticos conservadores.
Imobiliárias e fundos ganham com queda na oferta e dificuldade de atender a demanda? Fundos ganham com a especulação. Se o mercado de construção estivesse em alta, a oferta aumentando junto com a demanda e os preços se mantendo, eles estariam ganhando dinheiro igual. Inclusive, é obviamente melhor trabalhar com bull market. Crises geram incertezas, e mercado odeia incertezas.
Congelamento de preços nunca funcionou em lugar nenhum e só criou problemas maiores. Fico impressionado como um país tão escolarizado ainda acredita em congelamento de preços. O segredo pra diminuir preço é simples: diminua impostos/custos de construção, autorize predios maiores e permita construir em mais areas. Na alemanha os predios tem um limite muito baixo e mesmo com tanto terreno livre o governo limita o zoneamento e habitação dessas areas.
Ah, sim... O tal do livre mercado, né? Regulamentação é só um empecilho na cabeça dos proponentes do livre mercado; basta deixar a mão invisível do mercado e a infinita generosidade da iniciativa privada atuarem com liberdade para resolver dilemas sociais como a escassez de imóveis acessíveis para morar. 😄
@@RogerioPereiradaSilva77 Se quiser discutir sobre o conhecimento estabelecido na teoria economica eu estou feliz em participar, agora esse negocio de "esquerda/direita" e frases de efeito não me interessam nem um pouco.
Não tem nada de ilegal o que existe é falta de moradia, simples assim. Porque ninguém constrói pra vender? Daqui de longe, o que vejo é todo mundo querendo o centro, o melhor lugar, o com mais recursos de tudo, etc... e os centros não tem mais pra onde expandirem. Alemanha é tudo tão perto, porque não buscam cidades pequenas ao redor?
São Paulo no mesmo caminho, Kitnet de 27m² 700.000,00 mil, caso contrario more longe do trabalho/faculdade pegue transporte público lotado e acabe com seu bem estar, ou garantimos desenvolvimento desentralizado e combatemos a especulação imobiliaria, ou o Neoliberalismo espalhara fome e colapso psicologico.
aí os caras se perguntam por que as construtoras estão devagar no país... Tem mil regras para te impedir de construir e, quando você consegue construir, não pode ganhar dinheiro. Vai dar muito certo...
Criam milhares de regulamentações para evitar construções, o número de casas e apartamentos diminui, os preços das moradias aumentam, criam regulamentações de preços, o interesse na construção de moradias diminui - pois ninguém quer construir uma casa e não saber se poderá alugá-la ou não -, o número de moradias diminui e, por fim, os preços aumentam. E acham que regular mais dará certo. Boa sorte!
Isso é culpa da imigração, imigração deixa tudo mais caro porque aumenta a demanda, e ainda por cima diminui os salários da população nativa porque os empregadores ficam com mais opções de mão de obra
Criam milhares de regulamentações para evitar construções, o número de casas e apartamentos diminui, os preços das moradias aumentam, criam regulamentações de preços, o interesse na construção de moradias diminui - pois ninguém quer construir uma casa e não saber se poderá alugá-la ou não -, o número de moradias diminui e, por fim, os preços aumentam. E acham que regular mais dará certo.
é fácil apenas colocar a culpa no "estado malvadão". Se não existisse essa regulação de preços o problema continuaria, com o turismo e migração massivas, além do efeito airbnb. A verdade é que algumas cidades vão se tornar habitáveis apenas para pessoas muito ricas.
Culpa do governo, se não fosse burocrático e cheio de impostos construir, a oferta aumentaria... O Estado interfere diretamente na oferta e a demanda só cresce, medida estatal só vai piorar a situação.
É preciso desregulamentar totalmente o mercado. As construções em Berlim sao arquitetonica e urbanisticamente pesadamente regulamentadas. Nao se podem construir predios acima de determinada altura, nem com qualquer arquitetura que o construtor deseja. Impostos são pesados e a burocracia produz entrave. Como nao ha predios altos no centro, a cidade fica espraiada e os apartamentos mais proximos do centro muito escassos. Isto gera um preço absurdo no centro da cidade. Solução: desregulamentar, reduzir a burocracia para obtenção de licenças de construção, permitir predios altos no centro, permitir celebração de contratos em qualquer preco e com qualquer moeda, definidos pelas partes interessadas, eliminar barreiras de entrada para novas construtoras nacionais e estrangeiras, aumentar o rigor contra a imigração ilegal, eliminar o congelamento de preços
Controlar preços de aluguel não vai resolver a escassez, mas sim agravar. O mercado vai migrar rapidinho para mecanismos informais/ilegais que reflitam os preços reais.
O controle do valor de aluguéis está restrito a prédios antigos. O proprietário não tem porque exigir aluguéis cada vez mais caros por residenciais que foram construídos há decadas por preços nominalmente muito mais baixos que os atuais, a menos que seja para passar custos de manutenção e modernização. Se comprar um carro de 20 anos atrás, tampouco vai aceitar preços de carro zero km de 2024, ou vai?
O controle estatal sobre a propriedade privada tem efeitos demorados, ineficazes e distorcivos. Tal problema social tem acontecido em várias cidades, fruto, basicamente, da concentração de renda. A melhor solução seria a mudança do sistema tributário. Um sistema tributário onde a propriedade fosse tributada, de forma progressiva, e não a produção e o consuma, resolveriam esse problema no médio prazo.
O video enviesado, culpando investidores pela crise e no meio pro final cita os reais motivos, que sao mais pessoas querendo morar em berlin, sejam alemaes, europeus, imigrantes, muitos deles querem morar em berlin, o aumento de procura causa aumento de preco. O aluguel de temporada eh outro motivo para aumentar a demanda e assim aumentar o preco. Limitar o preço do aluguel eh uma das piores açoes que podem ser feitas, pois os donos de apartamento iram preferir deixar vazio o AP do que alugar se acharem que nao vale. Se deixarem os proprietários lucrarem eles, ele iram comprar mais apartamentos e as construtoras iram construir mais predios, e uma hora estabiliza o preco, investidor nao gosta de deixar apartamento vazio, ele gosta de alugar pra ganhar dinheiro.Se vc interferir no mercado a ponto dos donos de apartamento comecarem a ter prejuizo, ele nao vao mais comprar apartamentos e as construtoras nao vao mais construir, a quantidade de imoveis vai parar de crescer e a situacao dos alugueis vai piorar e muito.
nao ha especulacao... o que ha é um excesso de regulamentacoes e entraves para construcoes de novas moradias. esse sim é o problema. Regra Zero da economia: Demanda e Oferta (a demanda é muito maior que Oferta, simples assim )
Especulação imobiliária??, muito rasa esta explicação. Estimule a produção imobiliária, sem produção não há solução ! Se controlar o aluguel a produção ira parar e os preços irão subir, isto é mercado!
@@andrec4731 😂😂😂 pelo visto você não entendeu nada. Estimular a produção imobiliária aonde ? Através de quem ? Das empresas privadas ? Você não entendeu que são justamente elas que tem interesse na especulação imobiliária ? O liberalismo econômico coopto o pensamento de muita gente mesmo. É assustador ver isso
@@caioquintino1230 Amigo, sua ideologia lhe cega, vejo o exemplo do próprio Brasil, do PT, que desenvolveu o programa minha casa minha vida, aumentou estupidamente a oferta de moradia acessível, o problema de Berlim é exatamente o contrario, preste atenção na matéria e verá que a produção imobiliária esta reduzida ao mínimo, ou seja as empresas privadas que produziram moradia não querem produzir mais, ou seja as outras empresas privadas e os particulares que um dia compraram ou produziram moradias, ficam confortáveis só em alugar, o retorno é compensador, sem sofrer concorrência de novas moradias com juros mais baixos que os alugueis, o problema de Berlim, é parecido com o problema que temos hoje em Portugal, oferta e demanda, no Brasil alugar moradia acessível, as empresas privadas não querem alugar só querem vender, só quem as alugam no Brasil é a CAIXA ECONOMICA FEDERAL através do programa PAR ( PROGRAMA DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL), exatamente porque o retorno do aluguel é bem menor que o retorno obtido com a venda, portanto o problema é produzir controlar preços só traz uma ou dificultar a produção, só traz uma consequência escassez e por conseguinte subida de preços, por sinal sou militante da esquerda em Portugal.
Congelamento do preço dos alugueis e regulamentações, quem poderia prever que ninguém mais vai construir se congelar os alugueis? Soca mais socialismo que ta pouco.
O problema é o estado grande criamos uma sociedade viciada em estado alguns países que tem programas de habitação referência mundial como Singapura Holanda reino unido o estado quase não constrói habitação social quem constrói são as fundações e entidades sem fins lucrativos que se mantém pôr múltiplas entradas de dinheiro repasses do poder público doações de empresas e o dinheiro de alguém social que ao contrário do Brasil não tem essa cultura de casa própria mesmo os programas de habitação são alugados para famílias mais carentes e com o dinheiro são construída novas casas.
Só mais um exemplo de como a intervenção estatal só piora a vida das pessoas com suas regras, regulações e burocracias absurdas. A maneira mais eficiente para atender uma demanda é o livre mercado. Deixem as pessoas negociarem livremente entre si, acabem com regrar e restrições intransigentes de construção e os empreendedores irão investir suprindo completamente o déficit habitacional. Olhem o exemplo da Argentina e Milei!
@@caioquintino1230 melhor confiar naqueles que estão claramente em busca dos seus próprios interesses, do que nos que dizem estar fazendo tudo pelo "bem" dos outros.
@@rodpe O problema é que o êxito das interesses dos capitalistas significa o aumento das desigualdades. Mas essa elite conseguiu alienar a mente de vocês ao ponto do escravo defender a senzala
Pessima reportagem. Pobre. Mesmo fazendo algo com uma tentativa de profundidade deixam de ouvir os construtores. Afinal, se tem tanta demanda o natural não seria quem constrói fazer mais para vender bastante ou alugar? A explicação do problema passa pela imensa responsabilidade do poder público. Diria que total.
Infelizmente não é só na Alemanha, aqui no sul do Brasil está insustentável, qualquer barraco caindo aos pedaços estão pedindo meio milhão de reais, em casinha que deveriam custar no máximo 100.000!😢😢😢😢,justo na minha vez !
São Paulo a mesma coisa
tudo de ruim na europa o sulista copia, impressionante rs
@@MBRTBT2023 Então faz assim, se muda pro Oriente médio, países africanos,etc…. Daí tu fica longe de sulista e de Europeus malvadoes, sua falsa moralista
Aqui em São Paulo tbm. Moro bem na periferia e uma casa simples 800 mil é pior q tem gente q compra. 800 mil no interior eu compro uma mansão
@@erickluiz1308 sim, tá um absurdo mesmo, em tudo que é lugar!
Portugal.... Até às cidades pequeninas já estão com uma especulação absurda... Mal sobra dinheiro pra comer 😢
Não é especulação. É oferta e demanda associado a inflação.
@@thulio1920tem especulação também porque não aumentam a demanda. Não e interessante aumentar a demanda.
@@gustavol2977 Acho que vc não entendeu nada. Oferta e procura, oferta e demanda, a mesma coisa. Como controlar a procura? Não tem como controlar a demanda (ou procura): impedir o cara de tentar comprar/alugar? O que tem é OFERTA reduzida, abaixo da DEMANDA, por isso os preços sobem. A oferta está muito clara, está muito abaixo da procura, tanto que estão escolhendo para quem alugar.
A questão é porque não estão construindo. Se construir vai vender, ou alugar assim que estiver pronto. Não tem como monopolizar isso. A menos que seja proibido construir.
@@Clovis321 a questão é quem tem imóveis sobrando, mas os donos preferem deixar fechados do que baixar o preço para algo acessível aos que procuram esses imóveis. Acho que o Gustavo foi falar da oferta e falou demanda.
@@LIVS10 A questão é a falta de imóveis. Essa é a questão. Não houve construção acompanhando o mercado e pra ter acontecido isso devem existir suas razões. A especulação por si não explica até porque o universo é enorme. Uma ou outra região mais valorizada dá pra entender a especulação segurando os preços, mas não irradia muito.
Culpar quem tem um imóvel desocupado é discurso de quem quer dividir e não somar ou procura o caminho fácil e não entende o que está de fato ocasionando essa falta de ofertas de imóveis.
O dono do desocupado não é o culpado até porque numa situação de oferta normal ele poderia ficar no prejuízo devido a concorrência de outros proprietários.
Portanto o problema é muito mais sério.
Uma pergunta: não existem financiamentos para residencias de baixo valor em Portugal?
Barcelona, Madri, Málaga, Paris, Londres, Dublin. Todos os lugares da Europa estão sofrendo com falta de casas pra alugar. Moro a 60km do meu trabalho em Barcelona, e mesmo ganhando bem, nao consigo alugar. Tenho tudo: zero dívida, salario superior a 30% do aluguel e nada. Ja vieram me dizer q só alugam pra casal
Mas mora a 60 km de Barcelona ganhando bem? Já olhou em Badalona, Hospitalet, etc? Não tem sentido.
imagina como é comigo Brasileira e com tres gatos hahaha
@@leonardofernandessantos1313 Olha os aluguéis em Badalona, Hospitalet, santa coloma estão ao mesmo preço que Barcelona. Indo pro Vallés: Sabadell, Terrassa, Montcada tambem. Nao tem apto de um quarto por menos de 750€.
@@osmarsantanafilho3184 ah se o que vc pode pagar é até 750,00 realmente é difícil
Se nao conseguem alugar lá, como vivem?
Eu ouvi um especialista dizendo que toda fartura e bonança acabou na Europa, agora o povo vai sofrer, e muitos vão se mudar para outros países. Assim como foi feito na era do café no Brasil, até porque riqueza na Europa é coisa recente, a riqueza dos países europeus vem da exploração de países pobres, mas agora os países pobres se rebelaram, então acabou o wellfare state.
Plottwist: os sistemas econômicos dos países de "1o mundo" continuam e continuarão explorando o resto do mundo. A moeda não é mais escravos e sim imigrantes. Alemão não quer trabalhar em empregos de limpeza, nem de agricultura. Pior ainda trabalhar 40 horas.
as geracoes que nasceram 1970 para 1979 eram super geracoes - e vai girar custo astronomicos na area de saude. Outro - vai ter mais vaga pra casas de idosos?
mt chato n termos jornalismo desse nivel aqui no BR, que é oq importa. to aqui na bahia pra q vou me informar da crise imobiliaria em berlim
Não temos pois aqui todos os grandes veículos de mídia só tem “economistas” e “comentadores políticos” que veem isso como normal e saudável, sinal de “dinamismo de uma economia de mercado aberta”, como um exemplo de um lugar onde a inciativa privada ja se sobrepôs ao poder público.
Reportagens assim de outros países é mero entretenimento. Agora quando o assunto é interno vira informação, e nenhum Estado oligárquico como o nosso quer seus subalternos bem informados.
isso eh um meio de aprender com o erro dos outros e se inspirar nas solucoes deles
O único canal que chega perto disso é a cultura e isso porq eles tem Cooperação com a dw
Não é só Berlim e não é só Alemanha. Todas as cidades grandes na Europa tem esse problema. Hamburgo é um pesadelo e Amsterdam pior ainda... Amsterdam com o agravante do preços elevadíssimos dos aluguéis.
Só Berlim? O Canadá inteiro está assim!
E o Canadá é imenso, pouco habitado, e destroem áreas verdes a rodo para fazer os subúrbios de classe média, desses feitos por construtoras que depois vendem aquelas casas todas iguais e sem personalidade.
@@JoaoPedroLopes-ry3eh muito melhores que morar em favela
@@rafael7547 Se você souber interpretar, o que eu disse é que mesmo sendo um país enorme, cada vez mais destruindo a natureza para fazer subúrbios de casas, eles ainda enfrentam o aumento desenfreado do aluguel e do preço de imóveis. Imagina em países pequenos ou com menos estrutura... Pra ver o buraco que o mundo está indo.
Tudo graças a imigração, a população nativa que se dá mal
Seria interessante identificar "outros" proprietários (22%) no gráfico. Fiquei curiosa p saber a porcentagem de proprietários em cidades brasileiras. Aqui, temos programas habitacionais públicos para amenizar o problema da habitação.
os programas não são suficientes ou a senhora acha que morar em favela, o dia todo cheirando esgoto é por opção?
Tem alguma notícia boa no mundo? Não há nada que nos reste que torne a vida melhor. Quando não é alguma guerra ou emergência climática, todo e qualquer aspecto da vida humana só tem piorado e ainda surge algo novo para tornar mais pior ainda o que já é ruim.
Capitalismo é essa desgraça. Não tem como melhorar.
Talvez vc sofra da sindrome do mundo mau. Todos os dias o cérebro é estimuldo com notícias negativas acaba criando uma visão pessimista do futuro. Como vc deve saber, a mídia vive de notícias más, sempre foi assim. Alias, o mundo hoje é muito melhor que no passado, em quase todos os aspectos.
vai continuar piorando até a humanidade se dar conta de que é necessário mudar o sistema econômico (ou até alguma catástrofe final)
😂😂😂😂😂😂 ate adotar o socialismo? @@TheGabrielmestieri
@@rafaelunifei1sim
Só Berlin? Eu moro a 2 anos na Irlanda, aqui tá a mesma coisa, Portugal também, mesmo problema
Qual motivo da oferta ser limitada? Não a construção de novos ap?
@@deidimarazevedo8893acho que o turismo e migração massiva tb, além do efeito airbnb
@@deidimarazevedo8893Não. O mercado de construção na Eruopa é bem fraco, e grande parte disso são as restrições do governo, principalmente de zonas permitidas para a construção. Soma-se a isso o tombamento de edifícios, que não permite alteração dos mesmos, sem contar as restrições aos prédios altos. Sobra pouco lugar para erguer novas habitações.
@@JoaoPedroLopes-ry3ehAqui em Portugal tá pipocando prédios de alto padrão, residências de luxo. Moro no interior e todo dia tem prédio sendo erguido ou reformado. As construtoras investem em residências de alto padrão pra terem um retorno muito maior em pouco tempo. Nos sites não faltam T3 ou T4 por 900 euros.
Esse problema de moradia é mentira.
Maaaaas agora se vc quer moradia popular, aí então vc mesmo pode fundar a sua construtora na sua garagem voltada pra moradia popular e ajudar 90% da população que ganha 1 salário.
@@EduardoGouvea-r2w Portugal é uma exceção. Realmente lá se vê bastante prédios residenciais, inclusive muito similares aos brasileiros. Mas países como Reino Unido, a maioria das pessoas prefere morar em casas. E existem muitas restrições de onde se pode construí-los. Mas claro que existem outras questões envolvidas, como a especulação imobiliária estrangeira por exemplo, entre outras.
0 tesão de morar em Berlin, tantas outras cidades mais bonitas e mais baratas dentro da Alemanha…
Oportunidades de trabalho e entreterimento.
é só isso mesmo. vc tá certo. Análise brilhante
Tem outras cidades menos caras vc quis dizer não é? Agora se vc acha Berlim barata então essa conversa não é pra vc, talvez vc seja a ínfima minoria que causa esse problema de especulação imobiliária
Só Berlim tem os melhores clubes pra pervertidos e promíscuos, não tem como competir
Berlin eh unica, morei 3 anos na cidade e amo!
Curitiba também. Imóveis para aluguel são poucos. Os gestores das incorporadoras pensaram em fazer o que? Construir imóveis bem pequenos então aluguéis e taxas aumentaram e cruaram mais taxas que não haviam no passado. Alguns cubículos parecidos com os imóveis japoneses. No Brasil ainda tem áreas para construções mas a especulação entra com força à maioria dos políticos não entendem o problema social que pode ocorrer nas cidades.
Berlin? O problema de moradia tá é na Alemanha toda!!!! Preços irrealistas para casas e apartamentos velhos e pequenos
Black Rock 😢
Resolvi isso trabalhando de dia na Alemanha e a noite durmo no Río de Janeiro, visto que, o aluguel é mais barato. Vou e volto nadando para economizar no avião. 🏊🏊🏊
Já pode se candidatar a prefeito.
😂😂😂......
quem quer faz. Está de parabéns, precisamos de mais pessoas com sua disposição .
@@hrbuzios Isso aí meu amigo. É a meritocracia do neo liberalismo provando que da certo 😂
Gente aqui na Irlanda esta a mesma coisa, mais fácil trocar de emprego que arrumar casa.
Na minha cidade 54 % das casas ficam vazias o ano todo. Aí sobra os cubículos p vc alugar barato. Em um dos kit Net a morei, me proibiram usar cortina p dividir o ambiente !! No outro me disseram que água e luz era separado e depois q me mudei descobri q não é. Aliás o da luz já aconteceu 2 vezes
não entendi... as casas ficam vazias? Litoral, casas de veraneio cujos proprietários só vão nos feriados?
@@Clovis321 antes de tudo : faz sentido uma casa onde o cidadão só aparece lá na véspera de natal ? A funçao social de uma casa é morar ! Todo mundo espremido na periferia pq os melhores lotes estão destinados a um capricho inconstitucional.
Ah mas eles trabalharam !
Na periferia todo mundo trabalha , até mais do que quem junta patrimônio.
O lixeiro trabalha , a faxineira trabalha, o vigilante trabalha.
Sinceramente, o Estado deveria assumir, derrubar e construir 5 vezes mais moradia do que cabe em 1 terreno com uma piscina que passa o ano sozinha só juntando dengue.
@@ita2024-l1l Não precisa ser na casa do cara, que do seu jeito empregou ao construir e emprega ao zelar. Se ele usa ou não, é dele. Não adianta pensar assim, é o que políticos oportunistas desejam: dividir pra dominar. Um projeto sério de casas acessíveis não pensa como você.
Uai mas não tem q defender o livre mercado
A causa do problema é justamente a falta do livre mercado. Conforme outras pessoas falaram, custo de construção alto (será que porque mão de obra cara + impostos?), regulações que impedem padrões construtivos mais verticais, tombamentoa de prédios públicos, legislação que leva à incerteza jurídica, dentro diversos outros.
Veja o exemplo da Argentina quanto aos aluguéis. Seguiu exatamente o caminho OPOSTO ao que a reportagem tenta passar como o correto. DESREGULAMENTOU e a oferta de imóveis subiu. Qualquer pesquisada no Google e você acha isso.
@@danielteixeiradossantos8242 kkkkkkkkkkkk tudo isso pra defender o direito dos bilionários de comprar 100, 1000 ou ate 10000 apartamentos e em seguida subir os preços como bem entender pq não há concorrência!!! Se vc é minimamente esclarecido, vc deveria saber que o livre mercado no capitalismo é uma PIADA!!! TODO bilionário quer um monopólio pra chamar de seu, vide Warren B.!!!!
Não é só em Berlim não. Em todas as metrópoles alemãs (e há pouquíssimas, menos de 15), elas estão super concentradas, sem planejamento decente de infraestrutura e sem quaisquer planos decentes de crescimento. Está mais fácil conseguir apartamento em São Paulo. Aqui a media é pelo menos 2 anos procurando apartamento mesmo tendo emprego permanente e um salário um pouco acima da média.
No prédio ao lado onde eu trabalho todos os apartamentos estão vazios. Vire e mexe tem gente lá na frente querendo invadir. Problema: o prédio inteiro está sem água e sem luz. Paredes caindo aos pedaços. O dono herdou vários prédios em condições precárias e não tem dinheiro pra cobrir os gastos. Se ele vender, ele perde tudo por causa de impostos astronômicos. Como é que fica?
Como sempre o sistema financeiro é a ganância descontrolada dos investidores criando mais uma mazela social.
E o que vc tem a me dizer das "casas do governo" que a Rússia na extinta União Soviética dava ao seu povo???
@@roger26flores ce sabe que dividiam varias familias a mesma casa, ne ?
Ate hoje é assim inclusive lá
Mazela social morando em Berlim ...😅😅😅😅😅
@@pedrofreitas2546 sim. O canal Manual de História contou isso em detalhes. Mas segundo os jenios, isso fazia parte do experimento socialista.
@@RenatoTibr este não conheceu Havana, capital de Cuba. Kkkkk
Os proprietários seguram preço mesmo sem ter que alugue?
E acham que isso aconteceria se tivesse uma oferta maior de apartamentos? Não né. Deficit de moradia com crescimento de população desalinhado a construção de novas unidades resulta em especulação. É muito simples
Não, sobra moradia o que aconteceu é igual aconteceu com ouro e diamante, uma empresa compra vários imóveis deixa a maioria desativado pra cobrar caro nos poucos que deixa disponíveis.
E com controles de preços nos aluguéis, não há incentivo algum para construção de novas unidades. Não se pagam.
aproveitei Berlin quando era barateza! anos incríveis, liberdade..
É isso que acontece quando o poder público deixa a inciativa privada tomar conta. O lucro se sobrepõe as necessidades básicas como moradia e alimentação. O “livre mercado” massacra sempre os mais pobres.
Na verdade, provavelmente não constroem por conta de empecilhos burocráticos, o que na Alemanha é muito comum, empresas não perderiam a chance de construir e alugar/vender um imóvel com 100% de certeza de venda/locação
@@vinimarques0293 na verdade sim elas o fariam, ja que quando menos oferta, mais podem cobrar
Imóvel parou de ser direito e virou ativo na sociedade atual. O que era sonhos dos meus pais, virou um realidade muito distante da minha geração millenial. Nos fuderam. Mas o futuro é nosso e cobraremos o nosso ágio. 😊
@@vinimarques0293Empecilhos burocráticos ou mecanismo contra a verticalização e transformação urbana com adensamento populacional aos moldes de São Paulo?
O mercado é livre pra quem tem dinheiro. Aqui em Portugal tem casas sobrando se vc tem mil euros sobrando pra alugar. Se não tem é pq vc não mereceu. Aqui tbm não faltam empreendimentos imobiliários de luxo. Moradia popular é a rua. E não falta pobre sem consciência de classe defendendo o direito de ser explorado
O problema principal é a falta de terreno em Berlim. São os preços dos terrenos que explodiram nesses últimos quinze anos. Se não há mais terrenos disponíveis na cidade, então não há. Para criar mais espaço residencial dentro da cidade teria que densificar e construir mais alto, mas as leis impõem límites. Alemão tem uma aversão por residenciais passando dos cinco andares, pensa que estragam o visual da cidade. Verticalização no estilo das grandes cidades brasileiras resolveria o problema da falta de espaço, mas nunca permitiriam isso aqui. Exceção são os bairros cheios de blocões herança da era socialista, localizados na parte leste da cidade. Ademais prédios recém-construídos são muito mais caros devido à alta de preços dos materiais e energia, além da escassez de mão de obra. Eu moro num prédio dos anos 1960 e o aluguel ainda está ok. Em um prédio novo o aluguel seria no mínimo o dobro porque senão não compensaria para o proprietário.
Esses problemas parecem ser um fenômeno generalizado nas metrópoles ocidentais. E não tem nada a ver com "esquerdismo" ou "socialismo", como algúns "entendidos" comentam aqui. Em New York City, a meca dos capitalistas, é ainda mais difícil encontrar moradia por preços razoáveis. Aí vc paga aluguéis que passam do triplo e quadruplo dos de Berlim. É um inferno.
Há diversos estudos que mostram que economias europeias necessitam de estrageiros, diversas áreas, principalmente serviços têm um gap de mão de obra, isso vai de encontro com a queda de taxa de natalidade por toda a Europa, o problema não há esse "excesso de estrangeiros" e sim o despreparo do poder público, se fosse assim diversos países inclusive a Alemanha não teriam projetos de incentivo a migração, tem uma matéria inclusive da propria DW que fala "mão de obra estrangeira é bem-vinda na Alemanha"
Isso é no mundo todo. Construções novas são de alto padrão pras construtoras terem retorno rápido em poucas unidades. O estado poderia fazer algo, porem quem financia os políticos são esses mesmos grupos de fundos bilionários de investimentos, então aí que surge a especulação. O resto é papo de pobre neo liberal que faz malabarismo pra explicar pq 0,5% das pessoas detem metade das terras e fortuna do planeta.
poderia esticar a reportagem para outras cidades da alemanha tipo hamburg, frankfurt etc
Porto e Lisboa estão desse jeito.
Socam 2 milhões de imigrantes, baixa o preço da mão de obra, sobe o preço do aluguel e reclamam que a população não quer mais imigrantes
Quem tira nossas moradias, nossos empregos, nossa dignidade, não são os movimentos sociais, mas o CAPITALISMO.
"ah mas e o MST" ainda dizem!
Tá assim em muitos paises... Irlanda passa por isso há anos... as pessoas vivem alugando quartos
Quem fala que pode morar fora da cidade tem que entender que a região metropolitana de Berlim (incluíndo partes adjacentes de Brandemburgo) é uma ilha no meio de um nada econômico. Morando longe do trabalho vc passa horas do dia em carro ou transporte público. Mesmo dentro de Berlim precisei uma hora e meia de metrô e caminhada para chegar do meu apartamento no sudoeste até o escritório no nordeste da cidade. Eram três horas de viagem cada santo dia. E não vou nem falar da porcentagem alta de rednecks xenófobos habitando o entorno de Berlim. Fora das cidades metade do povo vota na extrema direita. Viver nesse deserto socio-cultural que é o leste alemão rural, mesmo que aparentemente pacato, é depressão garantida. Só entende quem já viveu no país. É para quem nasceu lá e não conhece nada do mundo ou quem gosta mesmo de viver isolado e envolto de gente de mente fechada.
Estados Unidos, Canadá, Portugal, Reino Unido, Austrália, Alemanha todos passando por essa crise imobiliária.
mas a direita so lembra da China?
Nao é em Berlin, é na europa. Se nao regular e banir os fundos de investimento, esse inferno so vai piorar
Como que essa crise não tem a ver com a crise só suprime de 2008? O mundo inteiro vivendo o mesmo problema.
Mesma realidade na Irlanda
Berlim é a pior cidade da Alemanha para se viver. Bora para o interior!
Sim sim, o congelamento de preços não é eficaz por falta de fiscalização 😂😂😂
O Brasil está assim, Canadá está assim, Alemanha está assim. O que acontece?
Esse é o tal do livre mercado, cria uma disparidade tão grande de poder econômico, que os bilionários donos de imóveis mantêm os imóveis trancados por anos se quiserem, só para poderem cobrar os preços abusivos que desejam. É muita burrice defender isso. Até pros ricos é burrice pq o dinheiro a mais que, em teoria eles ganhariam cobrando aluguéis mais caros, não compensa os longos períodos de vacância dos imóveis. Fora que o aumento da desigualdade aumenta a violência e no fim das contas em algum momento eles tbm vão ter de lidar com isso.
Quem ganha com isso, são as imobiliárias e as pessoas que investem em fundos. A moradia é uma commoditie, na qual se vende e se especula sobre.
Por exemplo, a Justiça alemã derrubou a lei de controle de aluguéis, muito provavelmente por influência das imobiliárias e do lobby de políticos conservadores.
Imobiliárias e fundos ganham com queda na oferta e dificuldade de atender a demanda?
Fundos ganham com a especulação. Se o mercado de construção estivesse em alta, a oferta aumentando junto com a demanda e os preços se mantendo, eles estariam ganhando dinheiro igual.
Inclusive, é obviamente melhor trabalhar com bull market. Crises geram incertezas, e mercado odeia incertezas.
Impressão minha ou no momento 2:04 apresenta uma mulher com boné do MST, sendo que a notícia é de Berlim 😂
Libera tipo mais dois andares na altura dos prédios a serem construídos isso gera mais oferta de moradia
arruma um problema e gera outro
A fundação do prédio que lute!
Tem uma mina com o boné do mst em Berlim 😂
eu vi kkkkkk
KKKKKK Está em 02:03 do vídeo.
Berlim: Um horror imobiliário... Eu não recomendo
Não muito diferente do que acontece aqui em Portugal!
Congelamento de preços nunca funcionou em lugar nenhum e só criou problemas maiores. Fico impressionado como um país tão escolarizado ainda acredita em congelamento de preços. O segredo pra diminuir preço é simples: diminua impostos/custos de construção, autorize predios maiores e permita construir em mais areas. Na alemanha os predios tem um limite muito baixo e mesmo com tanto terreno livre o governo limita o zoneamento e habitação dessas areas.
Ah, sim... O tal do livre mercado, né? Regulamentação é só um empecilho na cabeça dos proponentes do livre mercado; basta deixar a mão invisível do mercado e a infinita generosidade da iniciativa privada atuarem com liberdade para resolver dilemas sociais como a escassez de imóveis acessíveis para morar. 😄
@@RogerioPereiradaSilva77 Se quiser discutir sobre o conhecimento estabelecido na teoria economica eu estou feliz em participar, agora esse negocio de "esquerda/direita" e frases de efeito não me interessam nem um pouco.
Pessoa no Canadá (Toronto) vendo isso 😂😂😂😂😂. Que fofo
Causa do problema: Financiamento para compra de imóveis
Não tem nada de ilegal o que existe é falta de moradia, simples assim.
Porque ninguém constrói pra vender?
Daqui de longe, o que vejo é todo mundo querendo o centro, o melhor lugar, o com mais recursos de tudo, etc... e os centros não tem mais pra onde expandirem.
Alemanha é tudo tão perto, porque não buscam cidades pequenas ao redor?
Viva o capitalismo desregulado. Ele está salvando nosso planeta
É o anarco capitalismo 😅😂
Os tontos e o espertos estão todos os dias nas ruas, quando se encontram, assinam um contrato de locação em Berlim... .
São Paulo no mesmo caminho, Kitnet de 27m² 700.000,00 mil, caso contrario more longe do trabalho/faculdade pegue transporte público lotado e acabe com seu bem estar, ou garantimos desenvolvimento desentralizado e combatemos a especulação imobiliaria, ou o Neoliberalismo espalhara fome e colapso psicologico.
Ah, congelamento de preços. Sempre funciona.
aí os caras se perguntam por que as construtoras estão devagar no país...
Tem mil regras para te impedir de construir e, quando você consegue construir, não pode ganhar dinheiro.
Vai dar muito certo...
Criam milhares de regulamentações para evitar construções, o número de casas e apartamentos diminui, os preços das moradias aumentam, criam regulamentações de preços, o interesse na construção de moradias diminui - pois ninguém quer construir uma casa e não saber se poderá alugá-la ou não -, o número de moradias diminui e, por fim, os preços aumentam. E acham que regular mais dará certo.
Boa sorte!
Imigração em razão da emergência climática vai agravar ainda mais esse quadro
Privatiza mesmo, aí depois não sabe porque não tem casa depois.
se alguém comprou amigão, vá lá e pague o aluguel, não gosta? vá e compre.
Isso é culpa da imigração, imigração deixa tudo mais caro porque aumenta a demanda, e ainda por cima diminui os salários da população nativa porque os empregadores ficam com mais opções de mão de obra
a culpa é a ganância do ser humano.
não é possível que vejam isso e não associam ao colapso do capitalismo, pelo amor.
KKKKKKKKKKKKKK
E o fim do liberalismo
2024 e nego tentando congelar preço ate hoje. Hahahah
GEORGISMO e LAND VALUE TAX resolveria isso facilmente.
No capitalismo é sempre assim, a própria matéria diz que na Alemanha Oriental, a socialista, não faltava moradia.
É a lei do mais forte, dos privilégios ... Viva o capitalismo e seu ethos meritocrático kkkkk
Fala aí do comunismo/socialismo! Bom deve ser em Havana onde cada um é dono do seu barraco, muquifo, pulgueiro e come a ração dada pelo governo.
Controle do aluguel como sempre causa uma excasses de oferta já que acaba com o interesse de se construir novas propriedades
Regra mais básica de economia, mas os governos insistem em desconsiderar. Paciência.
Criam milhares de regulamentações para evitar construções, o número de casas e apartamentos diminui, os preços das moradias aumentam, criam regulamentações de preços, o interesse na construção de moradias diminui - pois ninguém quer construir uma casa e não saber se poderá alugá-la ou não -, o número de moradias diminui e, por fim, os preços aumentam. E acham que regular mais dará certo.
é fácil apenas colocar a culpa no "estado malvadão". Se não existisse essa regulação de preços o problema continuaria, com o turismo e migração massivas, além do efeito airbnb. A verdade é que algumas cidades vão se tornar habitáveis apenas para pessoas muito ricas.
80% das casas em Cingapura foram construídas pelo estado. Nem o país mais capltaIsta do mundo confia na iniciativa privada para cuidar de habitação
eXcasseS?!!? Vai aprender a escrever. Ou vc é alemão.
UM SER HUMANO Com 1000 APARTAMENTOS?!?
A única forma de resolver isso e o governo estatizar essas empresas.
Na verdade não há crise, há pessoas que querem ganhar sem trabalhar, esse é nosso grande MERCADO
Culpa do governo, se não fosse burocrático e cheio de impostos construir, a oferta aumentaria... O Estado interfere diretamente na oferta e a demanda só cresce, medida estatal só vai piorar a situação.
Basta ir morar em outra cidade.
você é um gênio (ironia).
É preciso desregulamentar totalmente o mercado. As construções em Berlim sao arquitetonica e urbanisticamente pesadamente regulamentadas. Nao se podem construir predios acima de determinada altura, nem com qualquer arquitetura que o construtor deseja. Impostos são pesados e a burocracia produz entrave. Como nao ha predios altos no centro, a cidade fica espraiada e os apartamentos mais proximos do centro muito escassos. Isto gera um preço absurdo no centro da cidade. Solução: desregulamentar, reduzir a burocracia para obtenção de licenças de construção, permitir predios altos no centro, permitir celebração de contratos em qualquer preco e com qualquer moeda, definidos pelas partes interessadas, eliminar barreiras de entrada para novas construtoras nacionais e estrangeiras, aumentar o rigor contra a imigração ilegal, eliminar o congelamento de preços
Os problemas no mundo se somando e com isso, vem as crises de todas as ordens. Que Jesus retorne logo pq o mundo está mergulhado em um caos total.
Cadê o mst na Alemanha
02:03
tinha uma mina representando com o boné pelo menos rs
Boné do MST no vídeo já diz tudo kkkkk
Cadê o MCMV da Alemanha. Só Lulinha sendo presidente de lá que o povo terá moradia ❤❤🎉🎉
Pqp que merda! 💩🤦🏻♂️
E viva o capitalismo ! Viva o liberalismo!
Isso aí camarada
Controlar preços de aluguel não vai resolver a escassez, mas sim agravar. O mercado vai migrar rapidinho para mecanismos informais/ilegais que reflitam os preços reais.
O controle do valor de aluguéis está restrito a prédios antigos. O proprietário não tem porque exigir aluguéis cada vez mais caros por residenciais que foram construídos há decadas por preços nominalmente muito mais baixos que os atuais, a menos que seja para passar custos de manutenção e modernização. Se comprar um carro de 20 anos atrás, tampouco vai aceitar preços de carro zero km de 2024, ou vai?
O controle estatal sobre a propriedade privada tem efeitos demorados, ineficazes e distorcivos.
Tal problema social tem acontecido em várias cidades, fruto, basicamente, da concentração de renda.
A melhor solução seria a mudança do sistema tributário. Um sistema tributário onde a propriedade fosse tributada, de forma progressiva, e não a produção e o consuma, resolveriam esse problema no médio prazo.
O video enviesado, culpando investidores pela crise e no meio pro final cita os reais motivos, que sao mais pessoas querendo morar em berlin, sejam alemaes, europeus, imigrantes, muitos deles querem morar em berlin, o aumento de procura causa aumento de preco. O aluguel de temporada eh outro motivo para aumentar a demanda e assim aumentar o preco. Limitar o preço do aluguel eh uma das piores açoes que podem ser feitas, pois os donos de apartamento iram preferir deixar vazio o AP do que alugar se acharem que nao vale. Se deixarem os proprietários lucrarem eles, ele iram comprar mais apartamentos e as construtoras iram construir mais predios, e uma hora estabiliza o preco, investidor nao gosta de deixar apartamento vazio, ele gosta de alugar pra ganhar dinheiro.Se vc interferir no mercado a ponto dos donos de apartamento comecarem a ter prejuizo, ele nao vao mais comprar apartamentos e as construtoras nao vao mais construir, a quantidade de imoveis vai parar de crescer e a situacao dos alugueis vai piorar e muito.
DW eh plataforma de extrema esquerda, não dá pra esperar menos
Cara, parabéns! O único comentário coerente que eu li até agora foi o seu! O resto é tudo de esquerdista louco da cabeça!
🐻🐻🍒🍒🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈
Capitalismo
Crise é devido o excesso de LEI ABSURDA na construção 🏡
Sim. Com certeza isso aí tem alguma influência do estado!
Em resposta simples: Capitalismo.
O Afd vai resolver isso tudo.
Confia ksksksk
Confiaaa 😂 tudo é mais simples quando se oferece "soluções" fáceis pra problemas complexos
😂😂😂
@@felip3442Soluções finais ou soluções sem fim?
nao ha especulacao... o que ha é um excesso de regulamentacoes e entraves para construcoes de novas moradias. esse sim é o problema. Regra Zero da economia: Demanda e Oferta (a demanda é muito maior que Oferta, simples assim )
O socialismo sempre deu importância à moradia ❤
Especulação imobiliária??, muito rasa esta explicação. Estimule a produção imobiliária, sem produção não há solução !
Se controlar o aluguel a produção ira parar e os preços irão subir, isto é mercado!
@@andrec4731 😂😂😂 pelo visto você não entendeu nada. Estimular a produção imobiliária aonde ? Através de quem ? Das empresas privadas ? Você não entendeu que são justamente elas que tem interesse na especulação imobiliária ? O liberalismo econômico coopto o pensamento de muita gente mesmo. É assustador ver isso
@@caioquintino1230 Amigo, sua ideologia lhe cega, vejo o exemplo do próprio Brasil, do PT, que desenvolveu o programa minha casa minha vida, aumentou estupidamente a oferta de moradia acessível, o problema de Berlim é exatamente o contrario, preste atenção na matéria e verá que a produção imobiliária esta reduzida ao mínimo, ou seja as empresas privadas que produziram moradia não querem produzir mais, ou seja as outras empresas privadas e os particulares que um dia compraram ou produziram moradias, ficam confortáveis só em alugar, o retorno é compensador, sem sofrer concorrência de novas moradias com juros mais baixos que os alugueis, o problema de Berlim, é parecido com o problema que temos hoje em Portugal, oferta e demanda, no Brasil alugar moradia acessível, as empresas privadas não querem alugar só querem vender, só quem as alugam no Brasil é a CAIXA ECONOMICA FEDERAL através do programa PAR ( PROGRAMA DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL), exatamente porque o retorno do aluguel é bem menor que o retorno obtido com a venda, portanto o problema é produzir controlar preços só traz uma ou dificultar a produção, só traz uma consequência escassez e por conseguinte subida de preços, por sinal sou militante da esquerda em Portugal.
Congelamento do preço dos alugueis e regulamentações, quem poderia prever que ninguém mais vai construir se congelar os alugueis? Soca mais socialismo que ta pouco.
O problema é o estado grande criamos uma sociedade viciada em estado alguns países que tem programas de habitação referência mundial como Singapura Holanda reino unido o estado quase não constrói habitação social quem constrói são as fundações e entidades sem fins lucrativos que se mantém pôr múltiplas entradas de dinheiro repasses do poder público doações de empresas e o dinheiro de alguém social que ao contrário do Brasil não tem essa cultura de casa própria mesmo os programas de habitação são alugados para famílias mais carentes e com o dinheiro são construída novas casas.
O preço é indicativo de excesso de demanda. Simples. Preferimos não olhar a realidade quando não gostamos ela. Pura infantilidade.
É a mesma coisa que explica todos os outros problemas da Europa…excesso de estrangeiros.
Imagina ser burro assim
Só mais um exemplo de como a intervenção estatal só piora a vida das pessoas com suas regras, regulações e burocracias absurdas. A maneira mais eficiente para atender uma demanda é o livre mercado. Deixem as pessoas negociarem livremente entre si, acabem com regrar e restrições intransigentes de construção e os empreendedores irão investir suprindo completamente o déficit habitacional.
Olhem o exemplo da Argentina e Milei!
@@rodpe Livre mercado 😂… eu esqueço que tem gente que ainda acredita nisso … kkk
@@caioquintino1230 e tem gente que acredita em político kkk
@@rodpe bom mesmo são os empresários bonzinhos. As madres teresas do capital 😂
@@caioquintino1230 melhor confiar naqueles que estão claramente em busca dos seus próprios interesses, do que nos que dizem estar fazendo tudo pelo "bem" dos outros.
@@rodpe O problema é que o êxito das interesses dos capitalistas significa o aumento das desigualdades. Mas essa elite conseguiu alienar a mente de vocês ao ponto do escravo defender a senzala
Pessima reportagem. Pobre. Mesmo fazendo algo com uma tentativa de profundidade deixam de ouvir os construtores. Afinal, se tem tanta demanda o natural não seria quem constrói fazer mais para vender bastante ou alugar? A explicação do problema passa pela imensa responsabilidade do poder público. Diria que total.
Isso é um bone do mst? ua-cam.com/video/hZCLuweWfZQ/v-deo.html kkkkkkkkkkkk
eu vi eu vi haha
em 2:03
Tem uma mina no 2:03 que ta com um boné do MST??
Que orgulho!
Pegaram prostetos do brasil e usaram como referência no video 🤣
Brasil é um chiqueiro
Em bostil ninguém consegue mais comprar casa