Em Portugal conheci a palavra Kizomba Capítulo 1

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • 023 - DNA KIZOMBA Avelino Chantre
    Foi em Portugal que ouvi pela primeira vez a palavra Kizomba.
    It was in Portugal that I first heard the word Kizomba.
    Capítulo 1
    Realização e Apresentação: Carlos Pedro & Celma Garrido
    Edição de Imagem: Carlos Pedro
    Captação de Som e Imagem: Carlos Pedro & Celma Garrido
    Iluminação: Carlos Pedro
    Local de Filmagem: Olaias Club
    Texto e Tradução: Carlos Pedro & Celma Garrido
    Assistente de Produção: Celma Garrido
    Fotografia: Celma Garrido
    Grafismo: Carlos Pedro
    Chapter 1
    Realization and Presentation: Carlos Pedro and Celma Garrido
    Image Editing: Carlos Pedro
    Capture Sound and Image: Carlos Pedro and Celma Garrido
    Lighting: Carlos Pedro
    Film Location: Olaias Club
    Text and translation: Carlos Pedro and Celma Garrido
    Production assistant: Celma Garrido
    Photography: Celma Garrido
    Graphics: Carlos Pedro
    kizombadna
    Copyright ©

КОМЕНТАРІ • 81

  • @Juxitaa
    @Juxitaa 7 років тому

    Acho que está claro para quem ouviu com atenção. O Avelino conheceu a "kizomba" em Portugal. Mas já a dançava em Cabo-Verde como "passada". É apenas uma questão de vocabulário. Ele não disse em parte alguma que a kizomba era originária de Cabo Verde. Além de ser extremamente humilde e simpático como pessoa, o Avelino como artista é talentoso e criativo. Põe paixão em tudo aquilo que faz e transmite uma alegria contagiante. Obrigada Carlos Pedro e Celma Garrido por esta magnífica entrevista!

  • @johnmarron7783
    @johnmarron7783 8 років тому +2

    Até que enfim vejo um cabo verdiano a admitir que não havia kizomba em cabo verde,e que ele como musico dançarino só ouviu falar da kizomba em 1994,isso é um balde de água fria pra muito ignorants que dizem que a kizomba é de cabo verde,as passadas que ele se refere é uma expressão angolana,que sindica dar com par.

    • @caboindex
      @caboindex 8 років тому +1

      +John Marron, A Kisomba não é de Cabo Verde, de maneira nenhuma. Se te referes ao - género musical (a dança é outra conversa, sim chamavámos de "Passada" nas discotecas africanas) - nasceu em Lisboa, Portugal, resultado da junção da koladera, zouk, semba, cadence, etc, com músicos tanto angolanos, cabo-verdianos e, de outros países africanos.
      Vê quais são os nomes dos músicos que participam no primeiro disco do Rui Dunas (já entrevistado neste canal e tido como dos primeiros a fazer Kisomba, quando ainda nem tinha esse nome: ocovildovinil.pt/ca-e-la.html) são quase todos músicos residentes em Lisboa, mas de origem em CV. Este apenas é um exemplo da junção de músicos desses dois países.
      É tanto precipitado chamar o - género musical - Kisomba de cabo-verdiano, que não é, como de angolano, que também não é. A meu ver é um fruto de Lisboa com vários pais.

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Caboindex música,é vergonhoso nos tempos que estamos dizerem uma barbaridade dessas,a kizomba é uma mistura de vários países???? Depois não querem ser chamados de loucos..oiçam a. Suíça de David Zé " Rumba nza tukiné" em que ele fala de uma música que é louca por kizomba e faz pra estar nessas festas, em segundo lugar,,o Eduardo Paim em 1979 com o grupo SÓS fez a primeira tentativa de dar visibilidade a kizomba em português,mas não conseguiu pq o mercado angolanos era muito conservador,nem os kassav existiam com êxitos,,,,meus amigos estudem e deixem de ser ignorantes,as passadas vêm de angola nos anos 50 qdo liceu vieira dias deu uma nova roupagem ao semba,e nas festas de quintal eram dadas as passadas,até pq os cabo verdianos e guinienses nunca souberam dançar,existe até um "ditado" q os cabo verdianos cantam e os angolanos dançam,mas agora tbm já é vossa as passadas???. Eu qdo cheguei a Portugal em 80 não havia cabo vedianos ou Guinienses a dar passadas,ia-mos ao If,e eram os mangolés que davam show,e agora até as passadas já são de todos??

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому +1

      Caboindex música,,eu vejo omsr da entrevista dizer que começou a ouvir kizomba em 94,e vens pra aqui dizer que a kizomba é de todos,vocês são uma vergonha,meu vi uma entrevista da TITINA e do Ildo Lobo,em q dizem: os miúdos cabo verdianos de hoje nao sabem nada da música de cabo verde,principalmente os que já nesceram fora do país,estão agarrados a música dos outros, eles têm razão,qdo alguém diz que as passadas,,,e Rui Unas e em Lisboa e etc etc,só pode estar a delirar,quem é o Eui Una na música africana e mais especificamente angolana? Naomsabem sequer distinguir uma kizomba de uma tarraxinha,aliás,todos vocês,Guinienses,cabo verdianos,português não sabem nada sobre a música angola e por isso esses erros,aprendam pessoal,nos anos 60s,70s em Portugal não havia passadas,foram os retornados angolanos q trouxeram pra Portugal,até a música era o Bonga que fazia sucesso pq cantava contra o colonialismo em África,o Bonga deu abertura a cresparia Évora qdo cantou sodade,,até a morte dela ele sempre foi convidado especial da Cesária,mas onde foi que vices aprenderam a ver a música africana?

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Caboindex,esse Rui Duna,não foi nada dos primeiros a tocar kizomba,deixa-te lá de tretas,em Portugal os primeiros a tocar kizomba foram Eduardo Paim e Paulo flores,e dps Ruça Vandunem e etc,não inventem histórias,e sejam honestos com vocês mesmos,hoje em dia até a tarraxinha já é vossa,chama de tarraxa,isso é de loucos ahahah kizomba tarraxa,tenham vergonha na cara,não há angolanos a dizer q o funana,morna ou coladeira são angolanos.

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому +1

      Caboindex música,não foram os africanos em Portugal a dar o nome de passadas coisa nenhum,essa palavra já era utilizada pelos meu país,o Kota Bonga,David Zé e outros já falavam nas passadas nós anos 70s,e em Portugal ninguém falava em passadas até a chegada dos angolanos,pq eu já vivia cá,e eram os angolanos q falam o calão,na altura eu era pequeno mas ia ao cavadão,e ao Bontom,discos de música cabo verdiana se não se falava em passadas,só os Mangolé falavam nisso,e foi pegando,é o mesmo que tchilar,buééé,ya,baza,tudo expressões angolanas que pegam em Portugal,mas são angolanas amigo.

  • @johnmarron7783
    @johnmarron7783 8 років тому

    Avelino chantre,dança mas não tem swing pra dançar kizomba,pq a kizomba tem que se sentir,não é bailar a toa,e semba muito mais.qdo uma pessoa diz q só ouviu falar da kizomba em Portugal em 94 e ainda tem a lata de dizer que a kizomba também vem de cabo verde,já se pode ver a loucura dessa gente,o que é uma pena,mas a culpa tbm é dos angolanos,pq há angolanos que nem ler sabem mas são professores de kizomba.é uma vergonha.

  • @joaolobo1315
    @joaolobo1315 8 років тому

    Oh Pedro,,o seu entrevistado não passa de uma farsa,um homem q tem formação de tudo menos a kizomba agora já é conhecedor da kizomba q só conheceu ou ouviu falar em Lisboa em 1994,os cabo verdianos não fazem mais nada senão tocarem,dançarem,vestirem e até falarem como os angolanos,mas não reconhecem isso,o próprio Avelino diz que quase ninguém toca e dança as coisas culturais de cabo verde,pq anda loucos com a kizomba,semba,kuduro e até o nosso house.ao menos admitam q são nossos fãs ahahah

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Claro João,até pq a palavra é nossa do kimbundo,e não há essa palavra em cabo verde ou Portugal,como ele diz,Lisboa nós anos 80s as discos de eleição,onde paravam os jornalistas Júlio Isidoro,Jorge Perestrelo,e toda a nada de Lisboa iam ao kandando,kudissanga,aiwé,Maiombe IF etc,foi aí onde nasceu a kizomba como conceito geral,pq até aí eram as passadas coisas que já os nossos avós diziam nas farras ou bodas.

  • @scaypop
    @scaypop 8 років тому

    Esse ritimo é puramente Caboverdiano (CABO VERDE). Semba não tem nada a ver com o nosso ritimo.

  • @johnmarron7783
    @johnmarron7783 8 років тому

    Avelino Chantre,tu não sabes nada de passadas e muito menos de kizomba,e a kizomba não é uma dança africana,mas sim angolana,da mesma forma que o fado não é europeu mas sim português,quando chegaste a Portugal e ouviste falar pela primeira vez já nós Mangolé estávamos fartos de dançar Eduardo Paime Paulo flores,Ayaya,Ruça Vandunem e etc,e a disco If estava acabada,já não prestava pra nada,pq ela era frequentada por mangolés e era o máximo nos anos 80s,mas deram cabo dela com inveja,as grandes disco com vertente Mangolé,sempre bateram,If,kandando,Aiwé,kudissanga,Maiombe,cristal etc.é só estar atento a tua entrevista que se percebe que não dominas nada do que dizes,falas da kizomba em cabo verde,mas depois já só ouviste falar dela em 94 em Lisboa tudo tretas pra dar o braço a torcer que a kizomba é toda Mangolé.

  • @johnmarron7783
    @johnmarron7783 8 років тому

    O entrevistado contradiz-se,primeiro diz que já dançava kizomba,e dava passadas em cabo verde,e depois diz que a primeira vez que ouviu falar em kizomba foi em Portugal quando chegou cá em 1994,pra qualquer pessoa inteligente,percebe que eles estão a mentir e a tentar incluir a kizomba em cabo verde mas é impossível pq não existe nada lá em cabo verde q seja kizomba,a não ser,os cabo verdianos que vivem em angola e que são muitos,que levam as experiências de angola e passam-nas pros cabo verdianos,é tão simples qto isso,eles não sabem nada de semba,kizomba,tarraxinha ou kuduro,e as passadas são muito angolanas,já nos anos 50s nas farras de quintal se davam passadas,kizomba passou a ser chamada nos anos 80s,pq nós angolanos começamos a chamar as farras e convívios de kizomba por causa das músicas,( vamos kizombar) e foi ficando até hoje.nao há nada de cabo verdiano na kizomba,e muito menos na dança.

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Criolo gcv,não sei se sabes que nós anos 80s,os cabo verdianos não tocavam kizomba,nós ia-mos ao If,Maiombe,kandando,kudissanga,Aiué,tudo discos com pessoal de angola e já dançávamos kizomba,o sr chantre chegou a Portugal em 94 e pela primeira vez ouviu falar em kizomba,ele próprio diz na entrevista,por aí se vê que vocês de cabo verde não têm sequer identidade,se ele só ouviu falar da kizomba cá em Portugal,como é possível,a kizomba ter tbm uma vertente cabo-verdiana?alias mais uma vez te digo mas por seres ignorante,vê as entrevistas do Dany Silva e Ildo lobo,dois históricos da música de cabo verde,e verás o q eles dizem de vocês em relação a vossa música,burros como tu há ao pontapés,,hoje em dia só tocam a nossa música,com a exceção dos kotas de cabo verde,como,: Tito Paris,lura,ferro Gaita,etc,de resto só tocam música angolana cantada em criolo,a kizomba e tarraxinha,desde os anos 90s q não fazem outra coisa,que até já dizem ser vossa uma um tipo de musivca com nome de kizomba,cuja a palavra é kimbundo.

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Criolo gcv,pergunta lá aos kotas de cabo vede com mais de 60 anos o que é a kizomba e de onde veio? Pra que saibas,o sr chantre da entrevista só ouviu falar da kizomba em 1994 em Portugal,isso dito por ele na entrevista,por isso deixem de querer aquilo que não é vosso meu,,,Dany Silva já disse em entrevista na RTP,que nós anos 60s só ouviam música angolana,o Bonga e os Duo ouro Negro foram os primeiro africanos de expressão portuguesa a ter sucesso,até pq o Bonga era um cantor revolucionário,cantava contra o,colonialismo,aprende rapaz,tu nem sabes quem deu a independência a cabo verde,tu falas da boca pra fora,cabo verde é uma mescla de Angolanos,Moçambicanos,e principalmente guinienses e outros,nada nasceu lá sem ser o funana,tudo o resto vem da cultura dos escravos dos outros países ahahaha só pra dar mais raiva.

    • @alkibulanucv5761
      @alkibulanucv5761 8 років тому

      +John Marron fala da história de Angola que podes talves perceber ou não! dou-te so um excerto da história de cabo verde: data oficial de descobrimento 1460 sec XV, criolo de cabo verde é origem entre europeus e africanos e nao entre portugueses e guineenses !! cabo verde n recebeu influência apenas desses dois povos mas sim de certa forma dos europeus e africanos devido a sua situação geográfica que servia como ponto de escala na altura e recebia escravos de diferentes pontos de África e tudo isso teve influência na formação da nossa cultura e identidade,mas atenção não se esqueça das variantes das ilhas, ou seja ,crilo de Santiago diferente a de são Vicente e este por sua vez diferente da ilha do fogo e desta iha diferente de Boavista etc, etc. ..as ilhas foram recebendo diferentes culturas e isso teve muita influência na formação da língua e nao só. Dizer que criolo de cabo verde é da Guiné é completamente irada sabes muito mal essa história aliás a tua história escreve - se sem "h" . Criolo de Santiago que a mais parecida com a da Guiné mas são diferentes, é mais parecida porque foi a primeira ilha a ser povoada e so foi povoada escravos negros da costa africana,quanto as outras ilhas beberam muita da cultura europeia e isso é bem notório na forma de falar e de estar das pessoas dessas ilhas tanto q em são Vicente usa-se expressões em inglês como por exemplo "boyzinho" que é rapaz/rapazinho e uma expressão q vem de inglês "boy",isto também pq barcos ingleses iam piscar nas ilhas e muito mais coisas aconteceram durante a formação da cultura Caboverdiana...Definitivamente não sabes la grande coisa disse.

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Continuas assim,a tentar tapar o sol com a peneira,andas sempre com rodeios e custa-te muito dizer a verdade,o criolo tem origem na Guiné,que sofreu outras influências simmmm,mas não andes com desculpas de mau pagador ahahah e vozes de burro não chegam ao céu,podes ofender,não sou eu q ando a pregar q a música de cabo verde tbm vem de Angola,ou q vem daqui e dali tou bem consciente q a mha música tem toda uma história de séculos,e toda gente quer ouvir SEMBA,kizomba e kuduro,e qro a história Amílcar Cabral foi quem deu a independência a cabo verde e era guiniense,explica lá isso.

    • @DjPaparazziOfficial
      @DjPaparazziOfficial 8 років тому

      criolo gcv.. chamas de burro ao outro e es tu que nem conhecimento tens da tua propria cultura.!! .parte fundamental de uma boa educacao e o respeito.. estas ofendido guarda a raiva pra ti.. Cabo verde sim tem um grande desempenho na historia da Kizomba mas nao na sua criacao..

  • @johnmarron7783
    @johnmarron7783 8 років тому

    Caboindex,parece-me que nem sequer ouviste o teu conterrâneo Avelino Chantre,,,ele só ouviu falar de kizomba a sério em 94 é, Lisboa ahahah já nós mangolés estava-mos fartos de bailar a kizomba que era chamada de passadas,isso desde os anos 50s,os meus país e avós já davam passadas,sejam verdadeiros e não queiram ter algo q não é vosso,Ildo Lobo disse uma vez,cabo verde tem como música tradicional o funana,o resto vem de outros países,como Brasil Portugal e angola,aprendam com os kotas e deixem a música de angola em paz.

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      A tabanka é da guiné,e não se esqueçam que cabo verde teve uma grande quantidade de escravos da guiné,não é a toa que cabo verde fala crioulo,há muitos cabo verdianos que julgam que o crioulo bem de cabo verde,é vergonhoso,por isso andam agarrados a música angolana,pq isso já é uma costume.

    • @alkibulanucv5761
      @alkibulanucv5761 8 років тому

      +John Marron tu sabes qual é o seguinificado da palavra "tabanka" no crioulo da Guiné Bissau? sabes o qué que eles chamam de tabanka? ? não fales só por falar.. Caboverdianos agarrados á música angolana?? WTF????!!! ISTO É PA RIR SÓ PODE. Tu sabes aquilo que a CNN disse sobre Cabo Verde em termos musical??"Cabo Verde é o país onde "as pessoas respiram música”, diz a CNN 15 Abril 2015 Cabo Verde é o país com maior número de músicos por quilómetro quadrado no mundo, escreve a grande emissora de televisão americana e mundial CNN numa grande reportagem. Na sua versão online, a CNN assume que é impossível provar esta afirmação, mas afirma que há uma precisão factual por trás desta lenda, bastando para isso ver a relação que estas ilhas atlânticas com apenas 500 mil pessoas têm com a música." Vais dizer que isso é tudo treta e que nao é verdade? vé isso,mas lé interpreta bem o texto sem inventar tretas como tens estado a fazer :www.asemana.publ.cv/spip.php?article109075

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Criolo gcv,a CNN é uma televisão americana,o quê que eles dominam sobre a música africana,os prêmios de música sul americana são entregues pelos sul americanos,e não pelos americanos,os prêmios latinos são entregues pelos latinos,nada tem a ver com. CNN,q não percebem nada disso,vocês somseraomreconhecido se forem pelos africanos,somos nós africanos que dominamos a nossa música,e se não estáo agarrados a nossa música porque q a malta jovem desde os 90s só tocam kizomba??pquê q todos vocês dizem a kizomba é vossa?

    • @johnmarron7783
      @johnmarron7783 8 років тому

      Criolo gcv,eu toquei com os Tabanka djazz,a palvra é oriunda da guiné,não me venhas com merda,porque q não lês sobre a influência da guiné em cabo verde,vai aos livros de história de Portugal,,,,e já agora diz o que quer dizer PAIGC,,,e depois falamos se têm ou não influência da guiné em cabo verde,desde séc XV,XVI,só mesmo um inculto q se julga branco,mas q pros branco não passas de preto,é que chama nomes ao africanos de raiz eheheheh não sei se sabes onde nasceu a humanidade??? Foi pros lados de onde tu dizes serem oriundos os cabos verdianos ahahahah és mesmo burro de orelhas grandes.

    • @alkibulanucv5761
      @alkibulanucv5761 8 років тому

      +John Marron loool agora morriii fodas tu es burro pa caralho,fonix tu es john nabo ja podes mudar de nome. Assim se vé quem é inculto aliás es um jumento.latinos nao são sul americanos? ah ah ah!!!!! Existe América do Norte e América do Sul. Ja agora também vou aproveitar para te dizer que "ya" não é português e não foram os angolanos a inventar, "ya" é inglês ou seja you . por exemplo o "ya"=you,"cuz"=cause (equivale a because sem a primeira sílaba) em português o "ya" pronúncia-se "ia".