Fato: se seu amigo pede o seu cartão de crédito emprestado, vc nega e ele fica com raiva e a amizade acaba. Se vc empresta, ele não paga a dívida e, a amizade acaba. Então, é melhor perder o amigo e não arriscar o seu dinheiro.
Já peguei e já emprestei. Já me dei mal . Fica a dica ..só empresta se for ver que não vai fazer falta pra você. E dar como dado porque daí vc não sofre se caso ela não ter a responsabilidade
Ei sou minimalista! Decidi morar no sitio. Não pago água nem luz. Tenho sistema de energia solar e poço artesiano. Tenho pouquíssimos móveis gera espaço e economia desde trabalho humano e com produtos. Ando de bike. Roupa costumo comprar em atacadista a cada 5 anos. Não uso marcas ditas "famosas". Famosas pra quem? Para o dono do negócio! Hehehe. Faço apenas uma refeição e dois lanches por dia. Planto meus alimentos. Não tenho religião apenas fé em Deus. As igrejas exploram dos fiéis financeira e psicologicamente com aquelas histórias depressivas um do outro gosto de compartilhar experiências boas e positivas. Etc... Etc...
Muito show seu modo de pensar✌que bom que encontrou um modo de viver diferente do sistema...ter o necessario e nao ser escravo deste sistema . Quando nos aplicamos uma regra de nao nos importarmos com comentarios alheios a vida fica mais leve ...vida longa =exercios fisicos regulares+ alimentacao saudavel (aproveitando que vives em um sitio)sem vicios e com regras a vida anda muito bem🙏🙏☕
Bom dia, eu gostaria de morar em um sítio , plantar, respirar ar mais puro, enfim viver com mais qualidade, mas tenho medo de viver isolada, se chegar alguém mal intencionado fica mais difícil pedir ajuda. Adoraria alugar meu apartamento em S Paulo e morar em um sítio, mas, acho que vou morar na praia mesmo onde tenha bastante gente também rs rs.
É como diz um velho ditado , "o problema não está no quanto vc ganha, mas como vc gasta". Tem pessoas que ganham 2 mil reais e vive bem e sem dívidas, e ainda consegue economizar, o outro que ganha10 mil reais , vive individado. A diferença está na maneira como vc gasta seu dinheiro.
Mas depende da sorte da pessoa também. Por exemplo se vc for enganado e comprar uma casa cheia de problemas vc pode ter certeza que vai gastar muito dinheiro por vários anos
Eu Juliano Lannister pior coisa no mundo é ter dívidas o nome sujo na Praça o caras que sujarem meu nome eu botei no vaso merda serve pra nada ninguém quer ser uma merda um merda na Sociedade 💩💩💩💩😈🤭🤭👹🤡Pobres infelizmente eles elas suas Brasileiradas eles elas na Europa odeia o Brasil eles gosta do turismo sexual.Tem doente Metais que paga pra trabalhar sem Clt Direitos humanos e Trabalhistas para os Porcos porcas capetalistas $$🤮☻👽👨🏫👩🏫🤡🤭🤭😈👩⚖E tipo dentista tem amor nenhum nenhum pela Profissão médicos médica também. Aff Planos de $aúde deixa as pessoas morrer e pra quase malinhas daquele sem alça a sociedade ver eles elas leprosas leprosos sociais quem gosta levar pra casa ver as merda que dá.Game over Day.
Aqui em casa faz tempo que não vamos a um cinema. E temos assinatura . Mas também não fico em frente a TV Prefiro ler. E quando vamos ao Shopping, não caio em armadilhas. Gosto de tomar um bom café Nunca fiz empréstimo em Banco. E se quiser comprar algo grande p casa, faço pesquisa e quando tiver o valor total na C corrente, daí que vou para comprar. Roberto, sucesso para você!😊😊🎉🎉🎉.
dinheiro não se empresta - se puder doe, se não puder doar diga não - poucas roupas e de qualidade e que combinem entre si - sou mulher, adoro ver coisas lindas mas sou perfeitamente capaz de ir ao shoping e não comprar nada, não comer nada, levo uma garrafa de água e só gasto no transporte, ou nem no transporte se usar o ônibus que na minha idade é gratuito
Digo o mesmo, acredito que chegamos a essa atitude com a idade Qdo não se procura aprender jovem. Meu dinheiro é pra viajar, boa alimentação e comprar qdo meu coração pede. Não por moda ou por achar barato ou bonito
Eu não peço dinheiro emprestado mas também não empresto. Cada um no seu quadrado, assim eu fui ensinado e assim vou me manter. Porém a quem empresta vai um conselho: Não tenha vergonha de pedir de volta por medo de perder a amizade pois quem deveria pensar no bem estar da amizade é o "pedinte", pois amigo de verdade não é só o que empresta mas é o que entende que o outro não tem obrigação de sustentar e devolve o que nunca foi dele.
Pior coisa que fiz .por dor da pessoa 3anos se passou e nada sempre que mim ver só desculpa hoje tá pior que antes .deixei pra lá .Deus mim abençoando cada dia .amém
Quando comecei a colocar em prática essas dicas ( e outras) de economia, em um ano paguei dívidas no banco, no outro ano dei uma moto zero de presente de aniversário para meu filho, no próximo ano dei o mesmo valor para minha filha , no ano seguinte financiei meu apartamento e já quitei quase a metade do valor, e ainda tenho uma reserva na poupança. Mas, não tenho carro, só uma biz! Kkkkk Porque pensei: se as pessoas economizam quando vão para outro país, por que não posso economizar aqui no Brasil? Deu muito certo!
Adorei seu comentário e é essa pegada mesmo. só não curti vc ter dinheiro em poupança kkk nãooooo.. não faz isso. coloca num cdb como ele falou, uma renda fixa como nubank ou inter.
Em questão de roupas, percebo as pessoas extremamente preocupadas com roupas para passarem o fim de ano, tanto Natal qto Ano Novo. E as roupas ficam muito mais caras. Eu não compro mais, de uns anos pra cá, percebi o tanto que economizei. Outra coisa, ñ tenho mais cartão de crédito 💳, fiquei desempregada na pandemia durante 1 ano e meio, e só agora que consegui um emprego novamente. Aprendi a viver ser cartão, e guardo um pouco para emergência. Hj, se eu tenho, eu compro, caso contrário, espero para poder comprar. Foi a melhor coisa que eu fiz.
Roupa de fim de ano, morri de rir de um vídeo mostrando o Roberto Carlos com a roupa azul clara dele e falando que ele usa a mesma roupa a 70 anos e a gente se endivida todo final de ano.
Quanto à pechincha, penso o seguinte. Normalmente se consegue pechinchar com pequeno empreendedor ou autônomo, o trabalhador está lá oferecendo o serviço ou o seu produto, sai de casa, se organiza, eu não tenho coragem de oferecer menos do que ele estipula. Se eu preciso, eu pago o valor e compro, se não preciso, não levo. Principalmente se a pessoa possui uma condição inferior a minha, me sinto realmente mal, então pechinchar realmente não é comigo. Ex.: Um carroceiro que cobra 20,00 para retirar algo de que preciso, ir num pequeno produtor pechinchar o valor de produtos orgânicos, eu simplesmente não consigo!!!!!! Kkkkkk
Fabiana eu concordo plenamente com vc,tenho pena de ficar pechinchando pois não sabemos o sacrifício q aquela pessoa passa pra nós entregar o seu trabalho!
Compartilho da mesma opinião. O que faço, em estabelecimentos tradicionais, é perguntar se pagando tudo na hora tem desconto. Aí decido. Ficar chorando preço, não!
Não vou a baladas, não gosto de shopping, só mesmo quando preciso comprar algo bem específico. Roupas, estou apenas com o necessário, sapatos idem. Mercado, só com a lista. Mudei muitooooo e estou feliz com a mudança! Não sou minimalista, mas, pratico vários dos seus princípios.
Não gosto de shopping detesto experimentar roupas mas em contrapartida amo loja de 1,99 e loja de roupas de cama estou com um monte de bugiganga dentro de casa hoje quando vejo vídeos como esse fico com muita raiva de mim porque joguei tanto dinheiro no lixo
Pra quem gosta de comprar, principalmente na Internet, vai aí 2 dicas valiosas que eu uso. Às vezes aparece aquela promoção "de 800,00 por 399,99" numa calça e parece até atraente, até você descobrir que consegue comprar uma calça de qualidade similar, por 200,00. Outra coisa, mesmo que tenha certeza da compra, JAMAIS compre na primeira visita ao site. Quando você procura um produto, a inteligência artificial da Internet começa a te mostrar outros produtos e preços e as vezes, a empresa onde você quer comprar te manda um e-mail, com uma promoção justamente no produto que você deixou na cesta.
Tenho 51 anos e qdo era criança meus pais passeavam bastante com a gente em parques, não gastavam quase nada e fui muito feliz. Levávamos o lanche (a farofa kkk). Realmente o consumismo pesa no bolso!
Vdd!!! Eu tenho 45 e tb vivi isso. Eles faziam isso p economizar, mas hj eu faria isso tb, se tivesse filhos, nao só p gastar com mais consciência como tb para comer mto melhor!!!! Tenho ótimas lembranças daquela época!!!
Fui lendo alguns comentários e chega a dar 1 dorzinha no ❤.... o pessoal não entende! Minimalismo é viver c o q é essencial p vc.... não tem regras! Se é essencial p vc, se te faz feliz... se joga!🌻
Bom dia amigo, parabéns pelo vídeo. Acho que sou muquirana rsrs, quando vou ao cinema não compro nada de comer. Vou após o almoço de casa rs. No shopping, deixo meu carro no estacionamento na rua, aqui em Sorocaba é 20,00, ta loco. Sempre vou bater perna após o almoço de csa. No máximo, tomo um sorvete, água eu levo na garrafinha rs. Quando vou para a praia, levo minha caixa cheia de cerveja , água e frutas que eu compro no atacadista, então pago barato rs. Levo porção de queijo, salame numa tupperware. Não gasto nada na praia rs, antes de ir, tomamos um ótimo café na hospedagem. Ai passamos o dia com frutas, aperitivos, água, cerveja. Quando chegamos em csa, ai faço o almoço e tudo bem. Se divertimos bastante e barato sempre. Enfim , jogar comida fora, jamais, faço exatamente o que vamos comer, aliás faço um pouco menos que é para rapar mesmo as panelas rs. Vivemos graças a Deus bem, saimos bastante, conhecemos muitas pessoas, várias culturas, vários lugares, viajamos muito e gastamos pouco em tdo. Abraço amigo.
Consigo muito resistir pipoca,roupas que ñ preciso e etc.mas se tiver vontade de comer,como.nao vivo me privando de prazeres. O que se leva da vida é a vida que se leva fa
AS VEZES CHORAMOS CALADOS, PENSAMOS QUIETOS E DESABAFAMOS COM AS PAREDES. E ISTO É UMA ROTINA DIARIA DE QUEM É FORTE, E AINDA CONSEGUE COLOCAR UM SORRISO NO ROSTO..... SONHAR É DAR A VIDA NOVA COR. DAR GOSTO BOM AS LAGRIMAS DE DOR. O SOL PODE APAGAR, O MAR PERDER A VOZ. MAS NUNCA MORRE UM SONHO BOM DENTRO DE NÓS.... OS SONHOS DE DEUS NAO ENVELHECEM..... VIRE A PAGINA. DÊ UM PONTO FINAL NAS COISAS QUE TE FAZ MAL, A VIDA É UM CIRCULO, NAO UM QUADRADO. TENHA PRESSA DE SER FELIZ.... SAUDAÇOES A TODOS... PARABENS A TODOS OS ANIVERSARIANTES DESTE MES E PARABENS A TODOS PELAS CONQUISTAS.
Falando em hábito d roupas, eu tinha um chefe q era chinês e muito intrigante. Ele tinha em seu guarda-roupa, várias calças azul-marinho e várias camisas sociais azul-claro. Nunca usava outra cor e não perdia tempo em combinar roupas. Era o jeito dele, era um senhor e assim era feliz.
Eu sou descendente de Japonês, ainda bem que não tenho essa mania de roupas pra cada ocasião, eu uso peças que tem mais de 10 anos, e se preciso comprar, dou preferência pra Brechó é mais ecológico, e quando preciso destralhar, eu faço doações, consumo coisas somente o que é essencial pra mim. 😉🌸
Diane Perrenoud Engraçado, no Japão as pessoas são super consumistas, existe uma cultura de vender de tudo por lá, as pessoas se endividam para mostrarem aos outros que estão bem.Compram e descartam, compram e descartam, compram e descartam obsessivamente
@@bitterchocolate8831 eu morei no Japão e não vi nada disso e minha família não são assim, mas depende das pessoas, se esteve por lá vai ver são as pessoas que você anda!!!!!! 😌🤷🏻♀️
Está preocupação com roupas chega a ser tóxica. Vejo colegas de trabalho o tempo todo reparando nas roupas dos outros ou comprando roupas para aparentar certo status.
Sobre empréstimo: para evitar falar não e perder a amizade, ou tomar calote e perder a amizade, eu faço assim: se a pessoa me pede 1000, eu digo, eu não tenho mil para te emprestar, mas vou te dar 100 ( ou duzentos) e você não precisa me devolver. A pessoa nunca mais te pede, vc só "perde" um pouco do todo, e evita ser o maldoso da história. Com parente, funciona.
eu sempre dou a migué que não tenho e começo a falar "nossa, como as coisas estão difíceis", as vezes nem tá mas falo só pra pessoa pensar que tô na pindaíba e não me pedir mais dinheiro emprestado.
Eu sou mulher,mais raramente compro roupas e calçados,tenho apenas 1 par de sapatos pra sair e no máximo 2 sandálias pra usar no dia-a-dia,ganho muita roupa,não ligo em usar roupa usada,e as que não cabe em mim ou tenho alguma mancha ou rasgado eu transformo em tapetes e colcha de fuxicos e vendo.Dessa vida não levamos nem nosso corpo imagina bens materiais.
Aprendi que podemos viver com básico, tinha uma casa grande, mudei para uma mais pequena, aluguei a casa grande, Minha casa tinhas muitas visitas final de semana, gasto com mercado também era demais. Sabe mudei muito, referente aos gasto. Estou vivendo bem melhor .
Ótimo vídeo! Eu prefiro ter uma vida tranquila e saudável em todas as áreas, do que ficar gastando dinheiro em shopping Prefiro um passeio na natureza . Não gosto de pedir dinheiro emprestado, tenho comprado o que eu preciso em dinheiro vivo. Há mais de 3 anos não tenho cartão de crédito.Estou poupando para fazer uma reforma na minha casa que é necessário ✌
@Dayane Cruz souza, desculpa, só pra dar um toque, embora não tenha me perguntado. "Gênia" não existe! "Gênio" não tem "genero", então, é "gênio", tanto pra homem qto pra mulher. Abçs!
Bom dia! O meu pior hábito era uma vez por semana jantar em restaurante, comia muito e dormia super mal, porque tmb bebia, depois da pandemia tive que deixar esse hábito e espero ñ voltar com ele🤗
Olá Celi. Neste caso a pandemia te ajudou a repensar sobre este assunto. Acredito que sair de vez em quando para jantar seja bom, desde que consiga se conter na comida e bebida. Abraço.
Esse que é o lado bom da vida. Ver as mudanças acontecendo a medida que muda o contexto social em que vivemos. Antigamente o nome disso tudo que ele está falando nesse longo discurso era AVAREZA. Que bom que mudou de nome!
Continua sendo muita pão duro e, se ninguém+ comprar roupas nas ocasiões especiais, centenas de milhares de lojas irão fechar. Se não fora a restaurantes, idem, se não comprar picolé ou uma pipoca nos ambulantes dos parques ou porta de cinemas, eles não terão+ como se sustentar. O lazer das pessoas gera riqueza e prosperidade para muitos, desde o vendedor de água no isopor, até donos de quiosques, lanchonetes e restaurantes. Até parece q a sociedade japonesa não é consumista e por lá, não se tem zilhoes de bugigangas p se comprar. Acho q a vida passa muito rápido para vc se privar de comer um doce, tomar um sorvete..Não digo p ninguém ser consumista, mas essa história de minimalismo está me cheirando a avareza sim..Onde já se viu usar a mesmo roupa preta a semana inteira, ainda + nesse calor do Br.
Na minha cidade tinha um shopping que não cobrava pelo estacionamento, e acabava que algumas vezes na hora do almoço do meu trabalho eu ia para lá e acabava gastando, 30, 40 reais de uma vez, agora o shopping passou a cobrar pelo estacionamento e o resultado é que minhas idas diminuíram bruscamente. Acabou que estou economizando, pois penso várias vezes antes de ir e muitas vezes eu desisto kkkk. Meu bolso agradece!
Comecei a aplicar o minimalismo na minha vida a 2 meses, estou aprendendo a cada dia, e já me sinto tão leve e mais feliz, e olha q falta muito pra chegar no ideal.. até um dinheirinho já consegui guardar kk. Obrigada pelo maravilhoso vídeo!
Eu não gasto pq não tenho,pq se tivesse, com certeza, iria gastar com tudo que eu desejo e necessito,tive uma infância difícil, não irei privar do que eu gosto iria gastar mesmo
Sobre a Questão de pechincha, eu sou campeã,rsrsr, mas, um dia eu quis fazer valer os meus direitos na hora do troco, e a atendente da lotérica não tinha cinco centavos, e esses cinco era o que eu precisava pra pagar a passagem de ônibus, ela não me entendeu e me fez passar vergonha na frente do povo falando bem alto que a gerente ou fiscal trouxesse moedas por que a cliente estava exigindo os cinco centavos dela, no caso eu, falando com ar de deboche me constrangendo. Já no ônibus a cobradora também fez questão de ter o valor da passagem completo, ou seja olha se eu não exijo os meus direitos!😁
Me devem quase 2 mil reais, numa única vez, já entreguei ao universo, Emprestei, porque achei que iria adiantar pra impulsionar um projeto que queríamos, acabou que, nem projeto e nem o que me deve. Já entreguei ao universo. E Deus ñ me deixa faltar NADA, mas é triste as pessoas se aproveitarem da boa vontade alheia. Agora tô esperta..😪
Eu sei o que vc estava passando eu emprestei 3mil pra uma colega ela não parava de pedi emprestado e quando decidi não empresta mas.ela se revoltou eventou história de mim e isso tudo foi um saco.No fim fiquei sem o meu dinheiro e sem a amizade mas hj eu tenho paz ela me perturbava todo mês tinha uma história deferente pra pedi dinheiro se afasta dela foi a melhor coisa que fiz mesmo perdendo
A pandemia me fez rever muitos dos meus conceitos e gastos, até porque meu poder aquisitivo também foi corroído . Na marra eu tive que aprender que menos é mais. Eu construí uma casa grande e depois vi que eu não precisava de uma casa grande, cheia de tralhas. Tô feliz no meu apêzinho sem ao menos precisar de diarista. Ainda posso ser considerada acumuladora, mas sem comparação à antes da pandemia.
Uma forma de se evitar comer demais em restaurantes nos fins de semana é: assim que acordar, já mastiga bem uma ou duas maçãs ou uma banana e meia hora antes de sair de casa, tomar bastante água. Dessa forma vc evita o “brunch dispendioso”. Eu tbm gosto muito do mingau cru de aveia. Sacia bastante porque tem substâncias que controlam a glicose.
Eu almoçava em restaurantes todos os dias. Mas eu fazia as contas, e como moro sozinho, compensava mais assim. Até pq, no restaurante, eu tinha acesso a um buffet variado de saladas frescas, além de bastante opção para o restante, incluindo alimentos integrais. Então, nesse aspecto, NEM sempre o "comer em restaurantes" é ruim. Eu parei de ir em restaurantes por causa da pandemia, e por receio da contaminação.
@@Luiz.Andrade por um lado você tem razão... no entanto com relação a higiene e qualidade dos produtos como o tipo de sal e óleo, por exemplo, isso nunca vai ser igual ao que a gente poderia ter em casa... e isso a longo prazo faz diferença na saúde... sal integral e óleo de côco ( o melhor) jamais vão ser usados em restaurantes... e em casa a gente pode usar o que for melhor pra saúde...
@@denipetra então, "prima" (😊), entendo seu ponto, mas daí vai tb a parte de selecionar o próprio restaurante. No caso do buffet de saladas, nos bons lugares, 90% das opções são ZERO temperadas. E, quanto às comidas quentes, é tb uma questão de compensação (não é como em casa, mas é tudo fresco e variado). Eu, por exemplo, consegui achar um restaurantezinho pequeno, com a proposta de comida mais saudável (muito menos sal e menos óleo), então ajudava bem. Eles tb ofereciam verões integrais dos principais grãos (arroz integral, massa de farinha integral, etc). Mas concordo com vc que não é fácil, rs 😊
@@Luiz.Andrade ahaahaha os Andrade sempre se encontram 😃😃😃 verdade, é preciso"descobrir" bons lugares...no RJ são raros e caros. lugar bom demais e preço incrívelmete baixo que conheci foi em Porto Alegre... mas hoje em dia com essa inflação... acho que nem lá...
Quando vc empresta dinheiro vc perde duas coisas, seu dinheiro e seu amigo. Vc poderia tazer vídeo para as pessoas individadas de como se livrar das dívidas.
Acho que o motivo, da maioria dos brasileiros, escolherem o Shopping, para passear, é pela segurança, pq passear num parque, ao ar livre, por exemplo, está muito perigoso...
Acho que a maioria dos Brasileiros vão ao Shipping é por falta de conhecimento e cultura. Existem museus, parques ecológicos, trilhas e outros locais seguros e sem aglomerações . Creio ainda que a maioria vai ao shoping mostrar a roupa de "grife" comprada na 25 de março. Pessoas cultas e inteligentes investem em cultura e vive uma vida minimalista e saudável! A grande maioria das pessoas que vão ao shopping ostentam uma imagem e um padrão totalmente fora de sua realidade, mas claro que há exceções e os shoppings são uma opção, pra quem não tem condições de apropriar dos espaços da cidade devido sua realidade econômica! Bem sabemos que muitos vão olhar vitrines e voltam pra casa mais frustrados do que sairam. Fato!
Recentemente fui diagnosticada com TDAH, minha psicóloga recomendou leituras sobre o minimalismo e o conteúdo do seu canal esta me ajudando muito. Meu sonho é morar no Japão mas c 3 filhos é bem complicado.
Angélica Benith Belo. EU mudei minha vida usando a GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal.🙌🏻
Não gosto de shopping, não sou fã de balada, gosto de cinema mas apenas uma vez por mês, decidi ficar 5 anos sem comprar roupas e essa economia fez muita diferença, amo ir pra praia e pra um parque, amo ir pra restaurante e esse sim é o que gasto feliz da vida.
Meu pai sempre comprava tudo à vista e antes d morrer deixou td pago e em ordem. Nos ensinou, se tiver dinheiro compra, se não tiver não compra. Simples assim, se precisar muito fazer uma compra em parcelas, evite fazer outra antes d quitar a primeira.
Se você for na casas Bahia e qualquer loja hoje em dia vc mesmo pagando a vista não consegue desconto. Vc só consegue "desconto" em algumas loja de colchão e mesmo assim esse "Black Friday" é fralde. As lojas jogam o preço lá encima o ano todo e só uma vez por ano dão uma falsa impressão de desconto quando na verdade apenas voltam para o preço normal
O que ele fala no minuto 16:20 aprendi com uma experiência de minha mãe com uma coelga de trabalho dela. A colega pedia dinheiro emprestado, empréstimos no banco, pedia que tirassem coisas no cartão (compras de mercado/eletrodomésticos) que ela pagaria. Depois, quando as pessoas cobravam, ela se ofendia, brigava e ninguém recebia a devolução de nada. Pior era pra quem tinha tirado alguma coisa no cartão ... continuava pagando a dívida da tal colega. Minha mãe já tinha percebido este comportamento, mas mantinha o relacionamento com ela porque, afinal de contas, era uma pessoa maravilhosa (até pedir dinheiro emprestado/empréstimo no banco ou que tirasse alguma coisa pra ela no cartão de crédito). Até que chegou um belo dia onde a colega foi pedir a minha mãe R$ 100 emprestado (isso foi el 2005 mais ou menos) dizendo que estava passando necessidade, que era pra fazer compras de mercado. Minha mãe disse que não tinha. Ela pediu R$ 80 e foi baixando o valor até R$ 50,00. Até que minha mãe falou que só tinha R$ 20,00 que era o que ela podia DAR a ela. Que ela nem se preocupasse em pagar de volta. A colega não gostou, mas pegou o dinheiro e aos poucos foi se afastando de minha mãe até desaparecer do mapa. Depois dos R$ 20,00 ela continou pedindo grana a minha mãe que DAVA (não emprestava) cada vez menos grana. E ganhei com essa lição maravilhosa. Comigo passou de uma super amiga (amiga de infância com quem conservo amizade até hoje). Trabalhando e com duas filhas pra criar, me pediu R$ 300 emprestado. Eu falei pra ela, é emprestado e que tal dia ela teria que pagar de volta. Ela falou que pagaria e não pagou. Fiquei chateada (óbvio) e mande um áudio pra ela. Dizendo que estava aborrecida porque ela não cumpriu com a palavra dela, mas que entendia a situação difícil como mãe solteira e tendo que cuidar das duas filhas sozinha. Disse que nossa amizade e nossa história valiam muito mais que os R$ 300. Que ela nem se preocupasse em pagar de volta. Que contasse comigo para o que precisasse mas que jamais voltasse a me pedir NADA emprestado. Mantemos a amizade até hoje e eu a amo muito. É uma amiga que amo demais. Vivendo e aprendendo...
Embora eu não tire sua razão quanto ao passeio no shopping, infelizmente em nossa cidade violenta e quente acaba sendo uma das poucas opções pra passear sem correr (muito) risco de ser assaltado ou coisa pior, e sem derreter no processo...
Eliade Bezerra Duarte Filho. EU mudei minha vida usando a GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. 🙏🏼
Fiquei feliz na minha auto avaliação de perceber que não costumo cometer estes erros. Minhas dificuldades estão mais na parte de organização mesmo, e vídeos como este tem me ajudado muito. Mas o que mais me chamou atenção foi o teste do marshmallow. Temos de ensinar nossos filhos a importância de esperar também. Pois, se eles aprendem desde criança, não se tornarão adultos compulsivos. Temos de ajudá-los desde bem cedo entender que as coisas tem custo, que precisam cuidar bem dos seus brinquedos, para mais tarde doar a alguém. Que precisam aguardar a hora certa de ganhar um presente que desejam. E até ensinar a ter um cofrinho para saber como administrar dinheiro. Não dar tudo que querem, pois isso não é realista. Não endividar para dar a eles tudo que pedem. E se querem muito algo que avaliamos que podemos dar, ajudar eles a ver a necessidade do planejamento para adquirir. No futuro, eles terão mais condições de administrar seus recursos financeiros.
Hoje eu reaproveito os alimentos e procuro bastante me adaptar ao minimalismo, restaurante vou muito pouco, sou muito econômica procuro sempre almoçar r jantar em casa roupas deixei de comprar. Desde criança gosto de poupar jace mania e adoro. Gratidão pelos ensinamentos foi de grande valia 🙏
Pra mim não é normal me pedirem dinheiro emprestado, aos 57 anos só aconteceu 2 vezes e nunca mais falaram comigo pq disse que não emprestava dinheiro... amo balada, viajar, barzinhos, cinema, pipoca gostosa, já estou velha para não me divertir, levei anos com obrigações, mais isso não significa que vou escancarar, tudo com moderação. Me tornei minimalista a 4 anos e foi a melhor coisa que aconteceu. Domingo é o dia que levanto tarde, me presenteio não fazendo comida, mas escolho um lugar bom e não caro ou peço um frango assado.
Seu canal é excelente!! Uma dica que eu daria e dou a tds que conheço, é não comprar roupa que o tecido não dure, ou não seja fácil de combinar. E outra dica é: comprar em brechó, e sempre roupa de qualidade. Roupa de cama tb! Melhor ter 4 conjuntos úteis e bons do que 20 ruins. Invista em coisas que durem bastante. Abraço ❤❤❤
Não peço emprestado, mas vivem me pedindo... (Digo não). Vivo com salário mínimo, ainda não tô tendo saldo pra poupar. Tenho minhas contas em dias. Não costumo comprar o que não preciso. Assistindo em dezembro 2022. Vou começar Janeiro 0 dívida... Melhor coisa... Obg por compartilhar tanto conhecimento e nos ajudar a nos manter firmes no propósito.
É verdade! Agente compra por pura compulsão. Fui comprar um óculos de natação no shopping, cortei caminho por dentro de um outro shopping de decoração para chegar ao estacionamento. Voltei com uma cama box por causa de uma promoção.😳 Eu não estava precisando e entrei numa dívida desnecessária.
Não vi o vídeo todo, mas temos que ter sabedoria, dá pra iniciar o ano economizando e guardando, mas não devemos parar de viver, com discernimento dá pra saber o que é necessário e superfulo, decidi mudar esse ano velhos hábitos, resolvi guardar, mas não vou deixar de comer uma alimentação saudável e nem vou deixar de tirar o meu lazer no final de semana, podemos nos divertir com o mínimo, o ambiente quem faz somos nós e assim , vou eu mesma controlando gastos desnecessários!
Silvana. EU mudei minha vida usando a GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. 🙌🏻
Cheguei agora e já encantada com suas colocações. Estou neste propósito de mudança de vida e mto feliz por encontrar conteúdos como o seu. Gratidão, Roberto 😉🙏🏽
Conheci seu canal hoje . Estou maratonando e gostando bastante do conteúdo . Obrigada pelas dicas e ensinamentos são coisas simples do dia a dia que deixamos passar que leva nosso dinheiro em bora . 👏🏽👏🏽👏🏽 Show mais uma vez estou adorando e obrigada
Eu pratico isso a minha vida toda, nasci muito pobre e pobre é minimalista, com muito esforço me aposentei como classe média média, e está tudo bem graças a Deus.
Neri, ser pobre não tem relação com o minimalismo. Todos têm a oportunidade de vivenciar a incrível transformação que o estilo de vida minimalista proporciona. Acredite, essa mudança é possível para todos, independentemente de sua condição financeira! Seja rico ou seja pobre, todos podem experimentar essa transformação extraordinária. Minimalismo não se trata de viver com pouco, mas sim de valorizar o que realmente importa. Não deixe de conferir este vídeo inspirador! ✨ Assista agora e deixe-se surpreender. 🤍 ua-cam.com/video/5VgHGvG5GaM/v-deo.htmlsi=S74iIDrHHL7PIs-S Gratidão 🙏
fiquei 3 meses no japão qdo eu tinha 14 anos e realmente sair pra parques com comidinhas é comum. Eu fui no UENO parque e la ta cheio de mesas para comer lá. Até na Disney de Tokyo é assim tbm, vc pode levar seu lanche.
Vídeo muito bom, porem na minha opinião aprofundou demais nos temas, dava pra ter falado tudo em 10min, mas o conteúdo é muito bom, muito bem explicado
Antes emprestava pra todo mundo, era avalista em lojas e bancos ,tive tantos prejuízo, muitos" parentes e amigos",tive q pagar conta em lojas,no banco esse foi complicado tive q resolver na justiça,e alguns "amigos" não falam comigo,fui falar com um parente pra me pagar, arrumei intrigas com meus próprios irmãos, detalhes fui pedir o dinheiro,pq ela estava comprando móveis, hoje não empresto a ninguém,se for doença ajudo e já falo não precisa pagar🙏
Acho válidas as sugestões, mas penso que a motivação para mudança de hábitos não é a economia financeira, ela em si é consequência tb. A motivação é cortar excessos porque eles não fazem bem a saúde física e mental: nos alimentos, cortar industrializados; nos objetos, é se perguntar se precisa, se faz uso. Buscar simplicidade na vida nos seus diversos aspectos.
Com certeza a questão financeira é uma ótima força motriz para a mudança. Pra quem está no olho do furacão, estas outras questões mais profundas não parecem tão atraentes assim e quiçá fazem algum sentido pra elas. O fato é que, iniciando a mudança, seja por qual motivo for, já é um grande passo. O restante vem com o tempo
Gostei muito, do faltou você dizer no final do vídeo sobre o desperdício de comida, que quando o tomate está muito caro, substitua por outra salada e assim sucessivamente .
Comprei uma tv grande e estou TB montando uma sala de cinema, para ver filmes com a família no projetor. Não sei qdo foi a última vez que fui ao cinema..mas deve ter sido antes da pandemia. Não sinto mais falta. E vou fazer sala de jogos TB. Não vejo mais necessidade de passeios caros.
Comecei assistir seus vídeos hoje e estou gostando muito, obrigada por compartilhar! Algumas sugestões já aplico há bastante tempo. Duas dicas legais para quem gosta de ir ao shopping pegar um cinema, é frequentar salas que dêem desconto para quem tem programas de fidelidade ou cartões de crédito/conta corrente em determinados bancos, eu sempre pago meia. A outra é substituir pipoca, bebidas e guloseimas compradas no cinema (eu NUNCA compro) por batatas chips ou salgadinhos, refris e guloseimas comprados em lojas tipo Americanas que também tem em quase todos os shoppings e custam 1/3 ou menos do preço que se paga no cinema (eu SEMPRE faço isso e com a diferença pago tranquilamente a minha entrada e às vezes a do meu filho também).
Verdade emprestar é a pior coisa, infelizmente caímos nessa armadilha acabamos ficando com dó e pra pedir a pessoa é tão ardilosa te convence depois é que vemos a decepção, mas como diz meu esposo " ninguém colocou arma na cabeça pra obrigar a emprestar"
Estou tentando me aperfeiçoar no minimalismo. Comecei por não ser mão aberta com os outros. Inclusive na família. Já consegui fazer minha reserva financeira, a qual não existia. Mas sei que tenho muito a melhorar, com sabedoria pra não me tornar uma sovina ao invés de minimalista. Às vezes vejo muito radicalismo ou falsidade em alguns divulgadores desse modo de vida.
Muito bom. Brasileiro dificilmente sabe economizar.Qdo recebem o salário já está todo comprometido. Qdo você tem dinheiro na mão, pode até comprar mais barato que no cartão de crédito.
Perfeito. Se vai emprestar dinheiro saiba que ele pode não voltar pra vc. O que não vale é ficar chorando pitangas depois do leite derramado. Tem condições de ajudar o próximo, ajude. Não tem condições, fique na sua, não arrume problema pra cabeça.
Para pessoas que estão começando o minimalismo recomendo a técnica japonesa q se chama " os 5 S" Cada S tem um significado no qual n me recordo agora, mas ajuda a não acumular coisas em casa e deixar o ambiente mais limpo. Se sua casa está organizada sua mente também!
Aqui no Rio, cinema é coisa de bacana. A entrada cara é R$:50 reais um potinho de pipoca com 300ml de refrigerante. Você pensa numa família com 4 pessoas. Fica O salário do mês.
Fato: se seu amigo pede o seu cartão de crédito emprestado, vc nega e ele fica com raiva e a amizade acaba.
Se vc empresta, ele não paga a dívida e, a amizade acaba. Então, é melhor perder o amigo e não arriscar o seu dinheiro.
Se amizade acabar por causa de um cartão é pq a amizade ja não valia a pena, pq era uma pessoa interesseira kkk
Meu marido tinha um amigo que vivia emprestando dinheiro, pagava um e pedia outro… ele parou de emprestar e adivinha onde ta o amigo?
Era so interesse
Quem empresta cartão de crédito kk.
Já peguei e já emprestei. Já me dei mal . Fica a dica ..só empresta se for ver que não vai fazer falta pra você. E dar como dado porque daí vc não sofre se caso ela não ter a responsabilidade
Se a pessoa não tem dinheiro hoje, e te pede emprestado, provavelmente ela não terá no mês que vem também. É só pensar.
Ei sou minimalista! Decidi morar no sitio. Não pago água nem luz. Tenho sistema de energia solar e poço artesiano. Tenho pouquíssimos móveis gera espaço e economia desde trabalho humano e com produtos. Ando de bike. Roupa costumo comprar em atacadista a cada 5 anos. Não uso marcas ditas "famosas". Famosas pra quem? Para o dono do negócio! Hehehe. Faço apenas uma refeição e dois lanches por dia. Planto meus alimentos. Não tenho religião apenas fé em Deus. As igrejas exploram dos fiéis financeira e psicologicamente com aquelas histórias depressivas um do outro gosto de compartilhar experiências boas e positivas. Etc... Etc...
Melhor comentário
Muito show seu modo de pensar✌que bom que encontrou um modo de viver diferente do sistema...ter o necessario e nao ser escravo deste sistema . Quando nos aplicamos uma regra de nao nos importarmos com comentarios alheios a vida fica mais leve ...vida longa =exercios fisicos regulares+ alimentacao saudavel (aproveitando que vives em um sitio)sem vicios e com regras a vida anda muito bem🙏🙏☕
@@luxis1432 Obrigado! Verdade! Acredito que primeiro devemos SER para prepararmos para o TER. Saúde e paz!
Bom dia, eu gostaria de morar em um sítio , plantar, respirar ar mais puro, enfim viver com mais qualidade, mas tenho medo de viver isolada, se chegar alguém mal intencionado fica mais difícil pedir ajuda. Adoraria alugar meu apartamento em S Paulo e morar em um sítio, mas, acho que vou morar na praia mesmo onde tenha bastante gente também rs rs.
Mas é importante se congregar e sustentar líderes religiosos é fora de cogitação.
É como diz um velho ditado , "o problema não está no quanto vc ganha, mas como vc gasta". Tem pessoas que ganham 2 mil reais e vive bem e sem dívidas, e ainda consegue economizar, o outro que ganha10 mil reais , vive individado. A diferença está na maneira como vc gasta seu dinheiro.
Verdade
Verdade
Mas depende da sorte da pessoa também. Por exemplo se vc for enganado e comprar uma casa cheia de problemas vc pode ter certeza que vai gastar muito dinheiro por vários anos
É meu caso. Ganho razoável e consigo saldar todos meus compromissos sem necessidade de pedir emprestado ou esbanjar com coisas desnecessárias.
Eu Juliano Lannister pior coisa no mundo é ter dívidas o nome sujo na Praça o caras que sujarem meu nome eu botei no vaso merda serve pra nada ninguém quer ser uma merda um merda na Sociedade 💩💩💩💩😈🤭🤭👹🤡Pobres infelizmente eles elas suas Brasileiradas eles elas na Europa odeia o Brasil eles gosta do turismo sexual.Tem doente Metais que paga pra trabalhar sem Clt Direitos humanos e Trabalhistas para os Porcos porcas capetalistas $$🤮☻👽👨🏫👩🏫🤡🤭🤭😈👩⚖E tipo dentista tem amor nenhum nenhum pela Profissão médicos médica também. Aff Planos de $aúde deixa as pessoas morrer e pra quase malinhas daquele sem alça a sociedade ver eles elas leprosas leprosos sociais quem gosta levar pra casa ver as merda que dá.Game over Day.
Aqui em casa faz tempo que não vamos a um cinema. E temos assinatura . Mas também não fico em frente a TV Prefiro ler.
E quando vamos ao Shopping, não caio em armadilhas.
Gosto de tomar um bom café
Nunca fiz empréstimo em Banco.
E se quiser comprar algo grande p casa, faço pesquisa e quando tiver o valor total na C corrente, daí que vou para comprar.
Roberto, sucesso para você!😊😊🎉🎉🎉.
dinheiro não se empresta - se puder doe, se não puder doar diga não - poucas roupas e de qualidade e que combinem entre si - sou mulher, adoro ver coisas lindas mas sou perfeitamente capaz de ir ao shoping e não comprar nada, não comer nada, levo uma garrafa de água e só gasto no transporte, ou nem no transporte se usar o ônibus que na minha idade é gratuito
Annelise,faço igualzinho a você.
Vc não vive,....pra que isso tudo???.a gente é ficar tudo aí😄😄😄
vice está certa as vezes faço isso também um pastor falou no culto que não é pra a pessoa gastar nosso dinheiro com que não é pão
Digo o mesmo, acredito que chegamos a essa atitude com a idade
Qdo não se procura aprender jovem. Meu dinheiro é pra viajar, boa alimentação e comprar qdo meu coração pede. Não por moda ou por achar barato ou bonito
Parabéns annelise, eu Tb não pago condução por causa de uma deficiência, saio e não gasto nadinha 😍
Eu não peço dinheiro emprestado mas também não empresto. Cada um no seu quadrado, assim eu fui ensinado e assim vou me manter. Porém a quem empresta vai um conselho: Não tenha vergonha de pedir de volta por medo de perder a amizade pois quem deveria pensar no bem estar da amizade é o "pedinte", pois amigo de verdade não é só o que empresta mas é o que entende que o outro não tem obrigação de sustentar e devolve o que nunca foi dele.
Kkkkkkkkkkk melhor só "emprestar" pra mãe e irmãos e sobrinhos achegados e nem pedir de volta
Maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pior coisa que fiz .por dor da pessoa 3anos se passou e nada sempre que mim ver só desculpa hoje tá pior que antes .deixei pra lá .Deus mim abençoando cada dia .amém
Se emprestar dificilmente vai receber,mas se receber é porque a pessoa é muito especial
Achei táo bom esses conselhos, q ouvi 2 vezes, e 2 likes, prá nunca esquecer
O minimalismo é tão bom para a mente.
Ter poucas coisas, mas essenciais é muito inteligente ✌
Isso mesmo Bruna. Conforme vamos caminhando é ótimo perceber a evolução diária. Abraço
Estou na luta.
Quando comecei a colocar em prática essas dicas ( e outras) de economia, em um ano paguei dívidas no banco, no outro ano dei uma moto zero de presente de aniversário para meu filho, no próximo ano dei o mesmo valor para minha filha , no ano seguinte financiei meu apartamento e já quitei quase a metade do valor, e ainda tenho uma reserva na poupança.
Mas, não tenho carro, só uma biz! Kkkkk
Porque pensei: se as pessoas economizam quando vão para outro país, por que não posso economizar aqui no Brasil? Deu muito certo!
Eu quero fazer economia para viajar a Europa e ao Chile .
Adorei seu comentário e é essa pegada mesmo. só não curti vc ter dinheiro em poupança kkk nãooooo.. não faz isso. coloca num cdb como ele falou, uma renda fixa como nubank ou inter.
Vdd.
Carro é um bem passivo
So vai dinheiro e ñ tem retorno
@@leonildacatarina3448 também penso como vc, muito gasto, é combustível, é oficina
Também penso assim 😂
Em questão de roupas, percebo as pessoas extremamente preocupadas com roupas para passarem o fim de ano, tanto Natal qto Ano Novo. E as roupas ficam muito mais caras. Eu não compro mais, de uns anos pra cá, percebi o tanto que economizei. Outra coisa, ñ tenho mais cartão de crédito 💳, fiquei desempregada na pandemia durante 1 ano e meio, e só agora que consegui um emprego novamente. Aprendi a viver ser cartão, e guardo um pouco para emergência. Hj, se eu tenho, eu compro, caso contrário, espero para poder comprar. Foi a melhor coisa que eu fiz.
Perfeito. Parabéns 🎉
Roupa de fim de ano, morri de rir de um vídeo mostrando o Roberto Carlos com a roupa azul clara dele e falando que ele usa a mesma roupa a 70 anos e a gente se endivida todo final de ano.
Quanto à pechincha, penso o seguinte. Normalmente se consegue pechinchar com pequeno empreendedor ou autônomo, o trabalhador está lá oferecendo o serviço ou o seu produto, sai de casa, se organiza, eu não tenho coragem de oferecer menos do que ele estipula. Se eu preciso, eu pago o valor e compro, se não preciso, não levo. Principalmente se a pessoa possui uma condição inferior a minha, me sinto realmente mal, então pechinchar realmente não é comigo. Ex.: Um carroceiro que cobra 20,00 para retirar algo de que preciso, ir num pequeno produtor pechinchar o valor de produtos orgânicos, eu simplesmente não consigo!!!!!! Kkkkkk
bem isso!!!
👏👏👏👏 isso mesmo
Fabiana eu concordo plenamente com vc,tenho pena de ficar pechinchando pois não sabemos o sacrifício q aquela pessoa passa pra nós entregar o seu trabalho!
Compartilho da mesma opinião. O que faço, em estabelecimentos tradicionais, é perguntar se pagando tudo na hora tem desconto. Aí decido. Ficar chorando preço, não!
Verdade isso se chama bom senso, tbm olho o tanto que eles ralam pra sobreviver.
Hoje não se perde mais comida. Sobrou? Congela! E depois é só inventar para aumentar a porção.
Não vou a baladas, não gosto de shopping, só mesmo quando preciso comprar algo bem específico. Roupas, estou apenas com o necessário, sapatos idem. Mercado, só com a lista. Mudei muitooooo e estou feliz com a mudança! Não sou minimalista, mas, pratico vários dos seus princípios.
Não gosto de shopping detesto experimentar roupas mas em contrapartida amo loja de 1,99 e loja de roupas de cama estou com um monte de bugiganga dentro de casa hoje quando vejo vídeos como esse fico com muita raiva de mim porque joguei tanto dinheiro no lixo
Pra quem gosta de comprar, principalmente na Internet, vai aí 2 dicas valiosas que eu uso. Às vezes aparece aquela promoção "de 800,00 por 399,99" numa calça e parece até atraente, até você descobrir que consegue comprar uma calça de qualidade similar, por 200,00. Outra coisa, mesmo que tenha certeza da compra, JAMAIS compre na primeira visita ao site. Quando você procura um produto, a inteligência artificial da Internet começa a te mostrar outros produtos e preços e as vezes, a empresa onde você quer comprar te manda um e-mail, com uma promoção justamente no produto que você deixou na cesta.
Tenho 51 anos e qdo era criança meus pais passeavam bastante com a gente em parques, não gastavam quase nada e fui muito feliz. Levávamos o lanche (a farofa kkk). Realmente o consumismo pesa no bolso!
Obrigada pela dica, vou levar meus filhos no parque, e levar almoço, eles vão amar.
Somos duas!A melhor infância é aquela que gera bons ensinamentos e memórias felizes. A minha foi assim e fiz com que minhas filhas tivessem também.
Vdd!!! Eu tenho 45 e tb vivi isso. Eles faziam isso p economizar, mas hj eu faria isso tb, se tivesse filhos, nao só p gastar com mais consciência como tb para comer mto melhor!!!! Tenho ótimas lembranças daquela época!!!
Fui lendo alguns comentários e chega a dar 1 dorzinha no ❤.... o pessoal não entende!
Minimalismo é viver c o q é essencial p vc.... não tem regras!
Se é essencial p vc, se te faz feliz... se joga!🌻
Exatamente isso 👏
SEJA em que área for, o extremismo é sempre algo nocivo
Bom dia amigo, parabéns pelo vídeo.
Acho que sou muquirana rsrs, quando vou ao cinema não compro nada de comer.
Vou após o almoço de casa rs.
No shopping, deixo meu carro no estacionamento na rua, aqui em Sorocaba é 20,00, ta loco.
Sempre vou bater perna após o almoço de csa.
No máximo, tomo um sorvete, água eu levo na garrafinha rs.
Quando vou para a praia, levo minha caixa cheia de cerveja , água e frutas que eu compro no atacadista, então pago barato rs.
Levo porção de queijo, salame numa tupperware.
Não gasto nada na praia rs, antes de ir, tomamos um ótimo café na hospedagem.
Ai passamos o dia com frutas, aperitivos, água, cerveja.
Quando chegamos em csa, ai faço o almoço e tudo bem.
Se divertimos bastante e barato sempre.
Enfim , jogar comida fora, jamais, faço exatamente o que vamos comer, aliás faço um pouco menos que é para rapar mesmo as panelas rs.
Vivemos graças a Deus bem, saimos bastante, conhecemos muitas pessoas, várias culturas, vários lugares, viajamos muito e gastamos pouco em tdo.
Abraço amigo.
Nunca fui à baladas e nunca me fez falta!
Amo reaproveitar comidas! Considero isso como uma arte.❤️
Que vidinha hein! Nunca ter ido numa festa 😫
Consigo muito resistir pipoca,roupas que ñ preciso e etc.mas se tiver vontade de comer,como.nao vivo me privando de prazeres. O que se leva da vida é a vida que se leva fa
AS VEZES CHORAMOS CALADOS, PENSAMOS QUIETOS E DESABAFAMOS COM AS PAREDES. E ISTO É UMA ROTINA DIARIA DE QUEM É FORTE, E AINDA CONSEGUE COLOCAR UM SORRISO NO ROSTO..... SONHAR É DAR A VIDA NOVA COR. DAR GOSTO BOM AS LAGRIMAS DE DOR. O SOL PODE APAGAR, O MAR PERDER A VOZ. MAS NUNCA MORRE UM SONHO BOM DENTRO DE NÓS.... OS SONHOS DE DEUS NAO ENVELHECEM..... VIRE A PAGINA. DÊ UM PONTO FINAL NAS COISAS QUE TE FAZ MAL, A VIDA É UM CIRCULO, NAO UM QUADRADO. TENHA PRESSA DE SER FELIZ.... SAUDAÇOES A TODOS... PARABENS A TODOS OS ANIVERSARIANTES DESTE MES E PARABENS A TODOS PELAS CONQUISTAS.
Falando em hábito d roupas, eu tinha um chefe q era chinês e muito intrigante. Ele tinha em seu guarda-roupa, várias calças azul-marinho e várias camisas sociais azul-claro. Nunca usava outra cor e não perdia tempo em combinar roupas. Era o jeito dele, era um senhor e assim era feliz.
Eu sou descendente de Japonês, ainda bem que não tenho essa mania de roupas pra cada ocasião, eu uso peças que tem mais de 10 anos, e se preciso comprar, dou preferência pra Brechó é mais ecológico, e quando preciso destralhar, eu faço doações, consumo coisas somente o que é essencial pra mim. 😉🌸
Vida leve penso igual a vc OBRIGADA DEUS PROTEJA E ABENÇOE sempre
@@mariailzapires9833 🙏🏻
Diane Perrenoud Engraçado, no Japão as pessoas são super consumistas, existe uma cultura de vender de tudo por lá, as pessoas se endividam para mostrarem aos outros que estão bem.Compram e descartam, compram e descartam, compram e descartam obsessivamente
@@bitterchocolate8831 eu morei no Japão e não vi nada disso e minha família não são assim, mas depende das pessoas, se esteve por lá vai ver são as pessoas que você anda!!!!!! 😌🤷🏻♀️
Está preocupação com roupas chega a ser tóxica. Vejo colegas de trabalho o tempo todo reparando nas roupas dos outros ou comprando roupas para aparentar certo status.
Sobre empréstimo: para evitar falar não e perder a amizade, ou tomar calote e perder a amizade, eu faço assim: se a pessoa me pede 1000, eu digo, eu não tenho mil para te emprestar, mas vou te dar 100 ( ou duzentos) e você não precisa me devolver. A pessoa nunca mais te pede, vc só "perde" um pouco do todo, e evita ser o maldoso da história. Com parente, funciona.
Eu falo que não tenho e ponto final kkkkk se eu der R$ 100 pra cada um que me pede, não me sobra nada
eu sempre dou a migué que não tenho e começo a falar "nossa, como as coisas estão difíceis", as vezes nem tá mas falo só pra pessoa pensar que tô na pindaíba e não me pedir mais dinheiro emprestado.
Um judeu chamado Ben Zruel q faz vídeos no UA-cam sobre finanças tb ensina a fazer isso. Mto útil!!!!👏👏👏👏
😅@@joycerodrigues1432
Eu sou mulher,mais raramente compro roupas e calçados,tenho apenas 1 par de sapatos pra sair e no máximo 2 sandálias pra usar no dia-a-dia,ganho muita roupa,não ligo em usar roupa usada,e as que não cabe em mim ou tenho alguma mancha ou rasgado eu transformo em tapetes e colcha de fuxicos e vendo.Dessa vida não levamos nem nosso corpo imagina bens materiais.
Aprendi que podemos viver com básico, tinha uma casa grande, mudei para uma mais pequena, aluguei a casa grande,
Minha casa tinhas muitas visitas final de semana, gasto com mercado também era demais.
Sabe mudei muito, referente aos gasto.
Estou vivendo bem melhor .
Ótimo vídeo! Eu prefiro ter uma vida tranquila e saudável em todas as áreas, do que ficar gastando dinheiro em shopping
Prefiro um passeio na natureza .
Não gosto de pedir dinheiro emprestado, tenho comprado o que eu preciso em dinheiro vivo.
Há mais de 3 anos não tenho cartão de crédito.Estou poupando para fazer uma reforma na minha casa que é necessário ✌
@Dayane Cruz souza, desculpa, só pra dar um toque, embora não tenha me perguntado. "Gênia" não existe! "Gênio" não tem "genero", então, é "gênio", tanto pra homem qto pra mulher. Abçs!
Show! Muito sucesso
Isso mesmo
@@annesouzabritto7296 por isso tinha a serie Jennie é um gênio
Minha esposa desistiu dos dela.So usa o de debito ou cash.Ela esta comprando so o que ela realmente quer ou precisa
Bom dia! O meu pior hábito era uma vez por semana jantar em restaurante, comia muito e dormia super mal, porque tmb bebia, depois da pandemia tive que deixar esse hábito e espero ñ voltar com ele🤗
Olá Celi. Neste caso a pandemia te ajudou a repensar sobre este assunto. Acredito que sair de vez em quando para jantar seja bom, desde que consiga se conter na comida e bebida. Abraço.
@@QuandoMenoseMais verdade!!
O problema é a falta de higiene e escrúpulo desses funcionários de restaurante que fornecem comida sem higiêne e até vencidos ou estragados
Tb
@@cintianauheimerdasilva5402 É verdade
Eu tenho uma vida minimalista naturalmente kkkkkkk não tem mais de onde economizar pra "melhorar" a minha vida
Esse que é o lado bom da vida. Ver as mudanças acontecendo a medida que muda o contexto social em que vivemos. Antigamente o nome disso tudo que ele está falando nesse longo discurso era AVAREZA. Que bom que mudou de nome!
Continua sendo muita pão duro e, se ninguém+ comprar roupas nas ocasiões especiais, centenas de milhares de lojas irão fechar. Se não fora a restaurantes, idem, se não comprar picolé ou uma pipoca nos ambulantes dos parques ou porta de cinemas, eles não terão+ como se sustentar. O lazer das pessoas gera riqueza e prosperidade para muitos, desde o vendedor de água no isopor, até donos de quiosques, lanchonetes e restaurantes. Até parece q a sociedade japonesa não é consumista e por lá, não se tem zilhoes de bugigangas p se comprar. Acho q a vida passa muito rápido para vc se privar de comer um doce, tomar um sorvete..Não digo p ninguém ser consumista, mas essa história de minimalismo está me cheirando a avareza sim..Onde já se viu usar a mesmo roupa preta a semana inteira, ainda + nesse calor do Br.
Na minha cidade tinha um shopping que não cobrava pelo estacionamento, e acabava que algumas vezes na hora do almoço do meu trabalho eu ia para lá e acabava gastando, 30, 40 reais de uma vez, agora o shopping passou a cobrar pelo estacionamento e o resultado é que minhas idas diminuíram bruscamente. Acabou que estou economizando, pois penso várias vezes antes de ir e muitas vezes eu desisto kkkk. Meu bolso agradece!
Comecei a aplicar o minimalismo na minha vida a 2 meses, estou aprendendo a cada dia, e já me sinto tão leve e mais feliz, e olha q falta muito pra chegar no ideal.. até um dinheirinho já consegui guardar kk. Obrigada pelo maravilhoso vídeo!
Olá. Que felicidade poder ver vc se beneficiar do minimalismo e já poder colher os frutos! Parabéns.
Gostaria de praticar também, mas tenho que aprender sobre!!
Já sou minimalista a muito tempo, valorizo meu dinheiro cada centavo ☺️
Fátima, eu tbm
Eu não gasto pq não tenho,pq se tivesse, com certeza, iria gastar com tudo que eu desejo e necessito,tive uma infância difícil, não irei privar do que eu gosto iria gastar mesmo
11:45 compras de Mercado. Não perco tempo e nem carrego peso!!!!! Eu faço na *Shopper* e recebi em casa sem perder tempo com as mesmas coisas.
Sobre a Questão de pechincha, eu sou campeã,rsrsr, mas, um dia eu quis fazer valer os meus direitos na hora do troco, e a atendente da lotérica não tinha cinco centavos, e esses cinco era o que eu precisava pra pagar a passagem de ônibus, ela não me entendeu e me fez passar vergonha na frente do povo falando bem alto que a gerente ou fiscal trouxesse moedas por que a cliente estava exigindo os cinco centavos dela, no caso eu, falando com ar de deboche me constrangendo. Já no ônibus a cobradora também fez questão de ter o valor da passagem completo, ou seja olha se eu não exijo os meus direitos!😁
Me devem quase 2 mil reais, numa única vez, já entreguei ao universo,
Emprestei, porque achei que iria adiantar pra impulsionar um projeto que queríamos, acabou que, nem projeto e nem o que me deve. Já entreguei ao universo. E Deus ñ me deixa faltar NADA, mas é triste as pessoas se aproveitarem da boa vontade alheia. Agora tô esperta..😪
Eu sei o que vc estava passando eu emprestei 3mil pra uma colega ela não parava de pedi emprestado e quando decidi não empresta mas.ela se revoltou eventou história de mim e isso tudo foi um saco.No fim fiquei sem o meu dinheiro e sem a amizade mas hj eu tenho paz ela me perturbava todo mês tinha uma história deferente pra pedi dinheiro se afasta dela foi a melhor coisa que fiz mesmo perdendo
A pandemia me fez rever muitos dos meus conceitos e gastos, até porque meu poder aquisitivo também foi corroído . Na marra eu tive que aprender que menos é mais. Eu construí uma casa grande e depois vi que eu não precisava de uma casa grande, cheia de tralhas. Tô feliz no meu apêzinho sem ao menos precisar de diarista. Ainda posso ser considerada acumuladora, mas sem comparação à antes da pandemia.
Uma forma de se evitar comer demais em restaurantes nos fins de semana é: assim que acordar, já mastiga bem uma ou duas maçãs ou uma banana e meia hora antes de sair de casa, tomar bastante água. Dessa forma vc evita o “brunch dispendioso”.
Eu tbm gosto muito do mingau cru de aveia. Sacia bastante porque tem substâncias que controlam a glicose.
Agora na pandemia estou economizando bastante, cozinho em casa, antes ia varias vezes no mês em restaurantes .
Realmente isso acabou acontecendo, né. Assim podemos aproveitar para comer de uma forma mais saudável também. Abraço
Eu almoçava em restaurantes todos os dias. Mas eu fazia as contas, e como moro sozinho, compensava mais assim. Até pq, no restaurante, eu tinha acesso a um buffet variado de saladas frescas, além de bastante opção para o restante, incluindo alimentos integrais. Então, nesse aspecto, NEM sempre o "comer em restaurantes" é ruim.
Eu parei de ir em restaurantes por causa da pandemia, e por receio da contaminação.
@@Luiz.Andrade por um lado você tem razão... no entanto com relação a higiene e qualidade dos produtos como o tipo de sal e óleo, por exemplo, isso nunca vai ser igual ao que a gente poderia ter em casa... e isso a longo prazo faz diferença na saúde... sal integral e óleo de côco ( o melhor) jamais vão ser usados em restaurantes... e em casa a gente pode usar o que for melhor pra saúde...
@@denipetra então, "prima" (😊), entendo seu ponto, mas daí vai tb a parte de selecionar o próprio restaurante. No caso do buffet de saladas, nos bons lugares, 90% das opções são ZERO temperadas.
E, quanto às comidas quentes, é tb uma questão de compensação (não é como em casa, mas é tudo fresco e variado). Eu, por exemplo, consegui achar um restaurantezinho pequeno, com a proposta de comida mais saudável (muito menos sal e menos óleo), então ajudava bem. Eles tb ofereciam verões integrais dos principais grãos (arroz integral, massa de farinha integral, etc).
Mas concordo com vc que não é fácil, rs
😊
@@Luiz.Andrade ahaahaha os Andrade sempre se encontram 😃😃😃 verdade, é preciso"descobrir" bons lugares...no RJ são raros e caros. lugar bom demais e preço incrívelmete baixo que conheci foi em Porto Alegre... mas hoje em dia com essa inflação... acho que nem lá...
Quando vc empresta dinheiro vc perde duas coisas, seu dinheiro e seu amigo.
Vc poderia tazer vídeo para as pessoas individadas de como se livrar das dívidas.
Cheguei a pconclusao que para quem ganha só 1 salário o único jeito de se livrar das dividas é arrumando outro trabalho
Acho que o motivo, da maioria dos brasileiros, escolherem o Shopping, para passear, é pela segurança, pq passear num parque, ao ar livre, por exemplo, está muito perigoso...
Exatamente
Acho que a maioria dos Brasileiros vão ao Shipping é por falta de conhecimento e cultura. Existem museus, parques ecológicos, trilhas e outros locais seguros e sem aglomerações . Creio ainda que a maioria vai ao shoping mostrar a roupa de "grife" comprada na 25 de março. Pessoas cultas e inteligentes investem em cultura e vive uma vida minimalista e saudável! A grande maioria das pessoas que vão ao shopping ostentam uma imagem e um padrão totalmente fora de sua realidade, mas claro que há exceções e os shoppings são uma opção, pra quem não tem condições de apropriar dos espaços da cidade devido sua realidade econômica! Bem sabemos que muitos vão olhar vitrines e voltam pra casa mais frustrados do que sairam. Fato!
Únicas lojas que pobre pode frequentar no shopping é Renner e C&A,,no meu caso nem isso mais afff
@@leidanepomuceno8004 será que não estás exagerando?
@@leidanepomuceno8004 A Renner não COMPRO
Recentemente fui diagnosticada com TDAH, minha psicóloga recomendou leituras sobre o minimalismo e o conteúdo do seu canal esta me ajudando muito. Meu sonho é morar no Japão mas c 3 filhos é bem complicado.
Angélica Benith Belo. EU mudei minha vida usando a
GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal.🙌🏻
Aplaudindo esse vídeo de pé! Amo esse tipo de conteúdo, mesmo já praticando bastante!
Olá Verônica. Fico muito feliz por você ter gostado do conteúdo. Gratidão 🙏.
Vc desenha direitinho como os brasileiros gasta dinheiro
Não gosto de shopping, não sou fã de balada, gosto de cinema mas apenas uma vez por mês, decidi ficar 5 anos sem comprar roupas e essa economia fez muita diferença, amo ir pra praia e pra um parque, amo ir pra restaurante e esse sim é o que gasto feliz da vida.
Assistindo pela segunda vez. Ótimo vídeo. Já emprestei muito dinheiro e não recebi. Agora aprendi a dizer não posso.
Perfeito. Está no caminho certinho. Parabéns! 🎉
Meu pai sempre comprava tudo à vista e antes d morrer deixou td pago e em ordem. Nos ensinou, se tiver dinheiro compra, se não tiver não compra. Simples assim, se precisar muito fazer uma compra em parcelas, evite fazer outra antes d quitar a primeira.
Amo seud vidios temho apreendido muito você trasmiti uma verdade amo ouvir você. E temhi colocado em.prática
Se você for na casas Bahia e qualquer loja hoje em dia vc mesmo pagando a vista não consegue desconto. Vc só consegue "desconto" em algumas loja de colchão e mesmo assim esse "Black Friday" é fralde. As lojas jogam o preço lá encima o ano todo e só uma vez por ano dão uma falsa impressão de desconto quando na verdade apenas voltam para o preço normal
Fraude
Essa questão de pedir algo emprestado para a família, sempre costumo pagar na data conforme o combinado vice versa.
Vou ter que descobrir qual ralo está sugando meu dinheiro,pois sou extremamente caseira.
CADA UM VIVE DO JEITO QUE QUISER, NÃO DEVEMOS NOS LIMITAR A NADA.
Sou minimalista, Moro no interior do AM, quando ta muito quente coloco um macaco pra me assoprar, as vezes venho na cidade ver esse canal
O que ele fala no minuto 16:20 aprendi com uma experiência de minha mãe com uma coelga de trabalho dela. A colega pedia dinheiro emprestado, empréstimos no banco, pedia que tirassem coisas no cartão (compras de mercado/eletrodomésticos) que ela pagaria. Depois, quando as pessoas cobravam, ela se ofendia, brigava e ninguém recebia a devolução de nada. Pior era pra quem tinha tirado alguma coisa no cartão ... continuava pagando a dívida da tal colega.
Minha mãe já tinha percebido este comportamento, mas mantinha o relacionamento com ela porque, afinal de contas, era uma pessoa maravilhosa (até pedir dinheiro emprestado/empréstimo no banco ou que tirasse alguma coisa pra ela no cartão de crédito). Até que chegou um belo dia onde a colega foi pedir a minha mãe R$ 100 emprestado (isso foi el 2005 mais ou menos) dizendo que estava passando necessidade, que era pra fazer compras de mercado. Minha mãe disse que não tinha. Ela pediu R$ 80 e foi baixando o valor até R$ 50,00. Até que minha mãe falou que só tinha R$ 20,00 que era o que ela podia DAR a ela. Que ela nem se preocupasse em pagar de volta. A colega não gostou, mas pegou o dinheiro e aos poucos foi se afastando de minha mãe até desaparecer do mapa. Depois dos R$ 20,00 ela continou pedindo grana a minha mãe que DAVA (não emprestava) cada vez menos grana. E ganhei com essa lição maravilhosa.
Comigo passou de uma super amiga (amiga de infância com quem conservo amizade até hoje). Trabalhando e com duas filhas pra criar, me pediu R$ 300 emprestado. Eu falei pra ela, é emprestado e que tal dia ela teria que pagar de volta. Ela falou que pagaria e não pagou. Fiquei chateada (óbvio) e mande um áudio pra ela. Dizendo que estava aborrecida porque ela não cumpriu com a palavra dela, mas que entendia a situação difícil como mãe solteira e tendo que cuidar das duas filhas sozinha. Disse que nossa amizade e nossa história valiam muito mais que os R$ 300. Que ela nem se preocupasse em pagar de volta. Que contasse comigo para o que precisasse mas que jamais voltasse a me pedir NADA emprestado. Mantemos a amizade até hoje e eu a amo muito. É uma amiga que amo demais. Vivendo e aprendendo...
Embora eu não tire sua razão quanto ao passeio no shopping, infelizmente em nossa cidade violenta e quente acaba sendo uma das poucas opções pra passear sem correr (muito) risco de ser assaltado ou coisa pior, e sem derreter no processo...
Eliade Bezerra Duarte Filho. EU mudei minha vida usando a
GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. 🙏🏼
Eu prefiro o parque cheio de verde...amooo.
Fiquei feliz na minha auto avaliação de perceber que não costumo cometer estes erros. Minhas dificuldades estão mais na parte de organização mesmo, e vídeos como este tem me ajudado muito. Mas o que mais me chamou atenção foi o teste do marshmallow. Temos de ensinar nossos filhos a importância de esperar também. Pois, se eles aprendem desde criança, não se tornarão adultos compulsivos. Temos de ajudá-los desde bem cedo entender que as coisas tem custo, que precisam cuidar bem dos seus brinquedos, para mais tarde doar a alguém. Que precisam aguardar a hora certa de ganhar um presente que desejam. E até ensinar a ter um cofrinho para saber como administrar dinheiro. Não dar tudo que querem, pois isso não é realista. Não endividar para dar a eles tudo que pedem. E se querem muito algo que avaliamos que podemos dar, ajudar eles a ver a necessidade do planejamento para adquirir. No futuro, eles terão mais condições de administrar seus recursos financeiros.
Fazer compras com FOME é fatal mesmo. Se gasta mais com certeza. Piquenique é muito prazeroso e barato. Boas dicas.
Hoje eu reaproveito os alimentos e procuro bastante me adaptar ao minimalismo, restaurante vou muito pouco, sou muito econômica procuro sempre almoçar r jantar em casa roupas deixei de comprar.
Desde criança gosto de poupar jace mania e adoro.
Gratidão pelos ensinamentos foi de grande valia 🙏
Eu aproveito td adoro bolinho de arroz ,se sobrar frango faço canja , só vou no mercado com lista e vou bem alimentada , boa noite e obrigado .
Sugiro um ótimo livro a todos, (O Segredo da Mente Milionária)
Obrigado, Roberto, seus vídeos são uma terapia.
Muito obrigado Eduardo. Fico feliz em ler isso. Abraço.
Pra mim não é normal me pedirem dinheiro emprestado, aos 57 anos só aconteceu 2 vezes e nunca mais falaram comigo pq disse que não emprestava dinheiro... amo balada, viajar, barzinhos, cinema, pipoca gostosa, já estou velha para não me divertir, levei anos com obrigações, mais isso não significa que vou escancarar, tudo com moderação. Me tornei minimalista a 4 anos e foi a melhor coisa que aconteceu. Domingo é o dia que levanto tarde, me presenteio não fazendo comida, mas escolho um lugar bom e não caro ou peço um frango assado.
Que legal! Fico muito feliz que possa curtir sua vida, após ter honrado com tantos compromissos! Parabéns! 🎉
Seu canal é excelente!! Uma dica que eu daria e dou a tds que conheço, é não comprar roupa que o tecido não dure, ou não seja fácil de combinar. E outra dica é: comprar em brechó, e sempre roupa de qualidade. Roupa de cama tb! Melhor ter 4 conjuntos úteis e bons do que 20 ruins. Invista em coisas que durem bastante. Abraço ❤❤❤
Não peço emprestado, mas vivem me pedindo... (Digo não). Vivo com salário mínimo, ainda não tô tendo saldo pra poupar. Tenho minhas contas em dias. Não costumo comprar o que não preciso. Assistindo em dezembro 2022. Vou começar Janeiro 0 dívida... Melhor coisa... Obg por compartilhar tanto conhecimento e nos ajudar a nos manter firmes no propósito.
Bom demais. Mente fica leve. Já estava acostumado com os boletos, hoje estou me acostumando a pensar diferente.
Verdade dinheiro não se empresta hj eu aprendi com a vida
Fazer um vídeo longo e mesmo assim conseguir prender a atenção, não é pra qualquer um. Parabéns. 👏👏👏👏 Seus vídeos são de mais. 😊👏
Verdade eu fico ligadinha ouvinfo eke falar
Seus videos me trazem paz! Nos ajuda neste processo tão dificil que é ter menos para viver mais!
É verdade! Agente compra por pura compulsão. Fui comprar um óculos de natação no shopping, cortei caminho por dentro de um outro shopping de decoração para chegar ao estacionamento. Voltei com uma cama box por causa de uma promoção.😳 Eu não estava precisando e entrei numa dívida desnecessária.
Morri de rir lendo seu comentário aqui na fila esperando o teste do COVID kkkkkkkkk.Todo mundo olhando pra mim rindo feito uma doida!
@@shevavieira9531 pois é parece comédia mais é uma triste realidade 🤣🤣
Já aconteceu comigo, fui num hipermercado compra um pé de alface e voltei com uma televisão!
Kkkkk voltar com uma cama box, foi boa 😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk socorro kkkkkkkkkkkk mulher isso sim que é compulsão kkkkkkkkkkkk
Primeiro vídeo que assisto do canal e estou encantada!
Opiniões ponderadas e coerentes. Me fez ter alguns insights.
Obrigada pelo conteúdo! ♥
Que felicidade poder ler seu comentário. Eu que agradeço. Abraço
Não vi o vídeo todo, mas temos que ter sabedoria, dá pra iniciar o ano economizando e guardando, mas não devemos parar de viver, com discernimento dá pra saber o que é necessário e superfulo, decidi mudar esse ano velhos hábitos, resolvi guardar, mas não vou deixar de comer uma alimentação saudável e nem vou deixar de tirar o meu lazer no final de semana, podemos nos divertir com o mínimo, o ambiente quem faz somos nós e assim , vou eu mesma controlando gastos desnecessários!
Silvana. EU mudei minha vida usando a
GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. 🙌🏻
Cheguei agora e já encantada com suas colocações. Estou neste propósito de mudança de vida e mto feliz por encontrar conteúdos como o seu.
Gratidão, Roberto 😉🙏🏽
Olá, Heloisa. A ideia era mesmo poder criar este tipo de pensamento nas pessoas. Muito obrigado por compartilhar sua forma de pensar. Abraço.
Conheci seu canal hoje . Estou maratonando e gostando bastante do conteúdo . Obrigada pelas dicas e ensinamentos são coisas simples do dia a dia que deixamos passar que leva nosso dinheiro em bora . 👏🏽👏🏽👏🏽 Show mais uma vez estou adorando e obrigada
Muito bom o Resumo! No item 10 carne não é tão cara...caro é higiene e limpeza... aí sim sangra o Orçamento
Encontrei seu vídeo hoje e sinceramente me encantou tanta sinceridade . Gasto demais e sou pobre pobre . Obrigada ! Irei colocar em prática .
Eu pratico isso a minha vida toda, nasci muito pobre e pobre é minimalista, com muito esforço me aposentei como classe média média, e está tudo bem graças a Deus.
Nem todo pobre é minimalista,o pobre costuma ganhar muitas coisas usadas e assim acabam acumulando objetos que nem usam.
@@anapaulafeijoalves4486 ou comprando coisas baratas, e ir acumulando, e as vzs não tem nem o dinheiro
Neri, ser pobre não tem relação com o minimalismo. Todos têm a oportunidade de vivenciar a incrível transformação que o estilo de vida minimalista proporciona.
Acredite, essa mudança é possível para todos, independentemente de sua condição financeira!
Seja rico ou seja pobre, todos podem experimentar essa transformação extraordinária.
Minimalismo não se trata de viver com pouco, mas sim de valorizar o que realmente importa.
Não deixe de conferir este vídeo inspirador! ✨
Assista agora e deixe-se surpreender. 🤍
ua-cam.com/video/5VgHGvG5GaM/v-deo.htmlsi=S74iIDrHHL7PIs-S
Gratidão 🙏
fiquei 3 meses no japão qdo eu tinha 14 anos e realmente sair pra parques com comidinhas é comum. Eu fui no UENO parque e la ta cheio de mesas para comer lá. Até na Disney de Tokyo é assim tbm, vc pode levar seu lanche.
Vídeo muito bom, porem na minha opinião aprofundou demais nos temas, dava pra ter falado tudo em 10min, mas o conteúdo é muito bom, muito bem explicado
Nossa tô maravilhada com esses vídeos...que bênção está sendo pra mim...quero viver com o mínimo possível e ter a minha paz...de espírito gratidão!!!
Antes emprestava pra todo mundo, era avalista em lojas e bancos ,tive tantos prejuízo, muitos" parentes e amigos",tive q pagar conta em lojas,no banco esse foi complicado tive q resolver na justiça,e alguns "amigos" não falam comigo,fui falar com um parente pra me pagar, arrumei intrigas com meus próprios irmãos, detalhes fui pedir o dinheiro,pq ela estava comprando móveis, hoje não empresto a ninguém,se for doença ajudo e já falo não precisa pagar🙏
Acho válidas as sugestões, mas penso que a motivação para mudança de hábitos não é a economia financeira, ela em si é consequência tb. A motivação é cortar excessos porque eles não fazem bem a saúde física e mental: nos alimentos, cortar industrializados; nos objetos, é se perguntar se precisa, se faz uso. Buscar simplicidade na vida nos seus diversos aspectos.
Sim. Perfeito.
Com certeza a questão financeira é uma ótima força motriz para a mudança. Pra quem está no olho do furacão, estas outras questões mais profundas não parecem tão atraentes assim e quiçá fazem algum sentido pra elas. O fato é que, iniciando a mudança, seja por qual motivo for, já é um grande passo. O restante vem com o tempo
Gostei muito, do faltou você dizer no final do vídeo sobre o desperdício de comida, que quando o tomate está muito caro, substitua por outra salada e assim sucessivamente .
Muitíssimo obrigada mesmo. Aplicarei estes ensinamentos urgentemente na minha vida. Deus te abençoe
Assistindo esse video, descobri que eu também sou minimalista.
Que bacana. Parabéns 🎊
Comprei uma tv grande e estou TB montando uma sala de cinema, para ver filmes com a família no projetor. Não sei qdo foi a última vez que fui ao cinema..mas deve ter sido antes da pandemia. Não sinto mais falta. E vou fazer sala de jogos TB. Não vejo mais necessidade de passeios caros.
Kkkkk, vc tocou em um assunto, que eu faço bastante: pechincho até dizer basta 😁
Palavras coerentes, muito obrigada por compartilhar essa riqueza.
Você tem ajudado muito, ir no supermercado era sem lista, gastava muito.
Excelente vídeo.
Eu detesto shopping center.
É sou meio japonesa em relação a preferência do lazer.
Amo a natureza :)
Comecei assistir seus vídeos hoje e estou gostando muito, obrigada por compartilhar! Algumas sugestões já aplico há bastante tempo. Duas dicas legais para quem gosta de ir ao shopping pegar um cinema, é frequentar salas que dêem desconto para quem tem programas de fidelidade ou cartões de crédito/conta corrente em determinados bancos, eu sempre pago meia. A outra é substituir pipoca, bebidas e guloseimas compradas no cinema (eu NUNCA compro) por batatas chips ou salgadinhos, refris e guloseimas comprados em lojas tipo Americanas que também tem em quase todos os shoppings e custam 1/3 ou menos do preço que se paga no cinema (eu SEMPRE faço isso e com a diferença pago tranquilamente a minha entrada e às vezes a do meu filho também).
Ou simplesmente não coma nada. Não é necessário.
@@dani.b Bem isso
Quando vou em cinema pago meia e levo lanche de mercado bem mais em conta ou levo pipoca de casa
Verdade emprestar é a pior coisa, infelizmente caímos nessa armadilha acabamos ficando com dó e pra pedir a pessoa é tão ardilosa te convence depois é que vemos a decepção, mas como diz meu esposo " ninguém colocou arma na cabeça pra obrigar a emprestar"
Antes de ouvir a palavra minimalismo já tinha alguns destes habitos. Sensacional
Estou tentando me aperfeiçoar no minimalismo. Comecei por não ser mão aberta com os outros. Inclusive na família. Já consegui fazer minha reserva financeira, a qual não existia.
Mas sei que tenho muito a melhorar, com sabedoria pra não me tornar uma sovina ao invés de minimalista. Às vezes vejo muito radicalismo ou falsidade em alguns divulgadores desse modo de vida.
Esse tal minimalismo cheira a sovinice mesmo.
Estou amando tudo que vejo aqui.
Deus lhe abençoe
Amém! Katielle gratidão 🙏🏼
Muito bom. Brasileiro dificilmente sabe economizar.Qdo recebem o salário já está todo comprometido. Qdo você tem dinheiro na mão, pode até comprar mais barato que no cartão de crédito.
Acabei de encontrar o canal, já vou maratonar 😃!
Que legal! Acredito que você encontrará conteúdos de que poderão te ajudar. Abraço.
Bacana ,gostei muito do vídeo
Eu particularmente amei as dicas como se escreve charo o arroz com ovo em japonês
Perfeito. Se vai emprestar dinheiro saiba que ele pode não voltar pra vc. O que não vale é ficar chorando pitangas depois do leite derramado. Tem condições de ajudar o próximo, ajude. Não tem condições, fique na sua, não arrume problema pra cabeça.
Para pessoas que estão começando o minimalismo recomendo a técnica japonesa q se chama " os 5 S"
Cada S tem um significado no qual n me recordo agora, mas ajuda a não acumular coisas em casa e deixar o ambiente mais limpo.
Se sua casa está organizada sua mente também!
Aqui no Rio, cinema é coisa de bacana. A entrada cara é R$:50 reais um potinho de pipoca com 300ml de refrigerante.
Você pensa numa família com 4 pessoas. Fica O salário do mês.