Exatamente. Eu trabalho em uma multinacional aqui no Brasil. Meu time é global, então tem gente da Índia, Filipinas, Costa Rica, Japão e China. Advinha quem performa melhor no time? Eu kkkkk. Os caras da Índia e principalmente das Filipinas são muito braço curto. Do Japão e da China eles até mandam bem, mas são um pouco enrolados em desenrolar os problemas. Se eu tivesse a mesma estrutura que os caras da China tem, eu simplesmente voaria nas métricas.
Tinha síndrome do vira lata até trabalhar em uma multinacional (trabalho com TI). Cheguei lá achando que nos brasileiros éramos muito inferiores em conhecimento teórico e técnico e acabei quebrando a cara. Grandes projetos e projetos complexos eram solicitados pelos EUA que viessem para o Brasil pois entregavamos no prazo e com qualidade superior do que as equipes da china, índia, Polônia ou EUA. Algumas vezes a diferença de conhecimento técnico era brutal de nós brasileiros para outros países. Depois que descobri isso bateu muita tristeza de saber que o próprio povo brasileiro não sabe de seu potencial e se desmerece 😢🇧🇷
Digo por experiência própria, fiz parte do ensino médio no Brasil e quando fui embora do Brasil os professores ficavam chocados como eu e meu irmão conseguia se desenrolar, o ensino aqui é tudo mastigado fui fazer uma prova de matemática com 3 meses de chegado na escola todo mundo tirando a calculadora e eu pensando que no Brasil isso é inadmissível quem sabe faz na hora, no Brasil somos muito exigentes só não tem o investimento necessário
Vc é só uma exceção, isso se estiver falando a verdade. A educação brasileira é HORRÍVEL em todos os quesitos. A prova disso é que você nem sabe que o Brasil é um dos países que mais investem em educação no mundo, e mesmo assim tem uma das piores, o que prova de forma cabal que o problema não é falta de investimento, mas sim de método educacional. Você só não explica de onde sairia esse investimento, se seria estatal, mais impostos? Mais tributos? Ou iria tirar de algum outro setor? Quem pagaria a conta? Para, rapaz. Pode ir em QUALQUER escola e/ou universidade brasileira, a (esmagadora) maioria dos alunos são todos tapados. E não sabem resolver uma questão simples de matemática. Sem falar na construção de um raciocino lógico, um silogismo… um aluno brasileiro parecer que tem o QI de uma alga marinha.
@@thiagovw7376 o que é tido como investimento na educação no Brasil é, simplesmente mandar para o lanche da escola pública, isso que eles dizem que é investimento na educação, nem controle sobre a educação tem, aí diz investir muito na educação sendo que no final não passa de tapa sol com a Paneira. Nas universidades e gente que vai como turista aí tranca faculdade fica anos e volta atrapalhando quem quer estudar, os alunos vai pra escola se quiser e não tem uma assistência de controle sobre presença, os professores vive a base de política e a cartilha escolar não é seguida, no resumo cada escola faz seu próprio ensino e chega no final você ver a agonia para fazer o enes as pessoas tem que buscar o ensino por si só no final, então isso não tem nada de investimento só desvio de dinheiro. Afirmo com toda certeza a educação do Brasil é muito mais exigente que aqui fora isso faz com que a gente se desenrole do melhor mudo sem o básico e tendo o básico somos muitos mais promissores
@@GusBS1 Isso ocorre pelo imenso controle estatal sobre a educação, e o que você propõe? Mais controle estatal. E ainda pressupõe que o estado deveria obrigar os alunos a irem para a escola. A solução, na verdade, é a total privatização desse setor, 100%. Não deixar nada. A educação não é um dever do estado, muito menos um direito.
Muito legal ler os comentários! Fico feliz que a grande maioria entendeu o quanto nós, brasileiros, possuímos qualidades que chamam atenção em muitos países. Ter feito intercâmbio me mostrou o quanto temos potencial, só precisamos de mais investimento e apoio da própria sociedade. Adorei participar do podcast, Lutz! Obrigado por dar voz aos cientistas.
Fiz intercâmbio na Alemanha e na época uma amiga minha alemã falou a maior verdade sobre nós brasileiros… “um alemão em condições adversas trava e não sabe o que fazer. O brasileiro nas mesmas condições dá um jeito e encontra a solução”. Aí ela complementou “o povo brasileiro é invejável”. E realmente, nos brasileiros somos diferenciados …
Fiz intercâmbio no México em uma das maiores universidades agrícolas do mundo (UACh). Uma infraestrutura de ponta, mas os alunos não sabiam fazer um artigo, primeiro ensaio que eu entreguei o professor foi bem claro em dizer que foi o único trabalho que realmente era um ensaio e fez todos os estudantes me aplaudirem de pé. Detalhe, ensaio nem é uma modalidade de trabalho que usamos no Brasil, todos os estudantes fizeram o trabalho em trio e eu sozinho.
Parabéns! É isso que Sempre falo. Brasil tem pessoas incríveis desperdiçadas. Pena que o Estado Bostileiro não investe um centavo furado em ciência, técnologia e industrailização. O governo atual até reduziu a que já era pouca verba para a ciência.
@@emersongamaado9178 o,problema é que político no Brasil só sabe roubar, os governos antigos roubaram tanto que foi necessário criar teto de gasto e fazer malabarismo para o país não quebrar de vez!
@@pablocaitano não adianta criar e não investir. O Brasil tem ótimas universidades, muitas delas referência em agricultura, mas o baixo investimento não deixa elas chegarem ao mesmo nível da Universidade de Tokyo (atual número um na área agrícola) ou conhecidas como Chapingo. A UACh (Universidad Autónoma Chapingo) tem 10 mil alunos e tem um orçamento do mesmo nível que a USP que tem cerca de 100 mil. Mesmo assim a USP aparece na frente em todos os rankings internacionais, até mesmo na área de agrárias. Imagina só o que faríamos com um pouquinho mais de investimento? A UACh é especializada em agricultura e não tem metade da qualidade de ensino e inovação da UFV, USP ou UFMG, por exemplo. Em outras palavras, temos os recursos humanos e o ambiente propício, mas não temos investimento, já a UACh têm o investimento e falta os outros dois. Ainda assim eles tem mais prestígio em outros países, já que conseguem ter maior presença graças à uma estratégia robusta de internacionalização.
Fiz intercâmbio e me formei na França (universidade de Strasbourg) fui o primeiro brasileiro formado naquela escola de engenharia (instituto de telecom de Strasbourg). Brasileiro que consegue ir pra fora geralmente se dá bem , o ambiente no Brasil é tão hostil que quando se vai para um país que ajuda, as coisas deslancham. Um grande abraço
Acho q só de vc ir pra um país em que vc não tenha medo de andar na rua o tempo inteiro, onde a comida não é uma questão de sobrevivência, já ajuda muito. Fora q nosso povo é criativo e resiliente, além de sermos muito simpáticos e calorosos.
Parabéns, cara! Estava olhando seu lattes e vi que você possui uma boa formação acadêmica. Como foi o intercâmbio? Tenho muita vontade de fazer um em minha área acadêmica, entretanto não sei como funciona os processos para seleção.
Os americanos são especialistas em algo e não fogem disso. O brasileiro precisa ser bom em cada assunto de sua profissão para vencer aqui no Brasil. Quando vai para outro país, deslancha.
@@jonatan25gomes Não sei pq tanta preocupação em "não passar fome" no país em que se plantando tudo dá. Obviamente estamos sendo enganados neste país. O problema da fome aqui é político. Pobre passando fome para muitos é sinal de votos.
@@tsz5868 o problema aqui é que o agro usa a terra do país, mas exporta tudo que é de melhor pra fora e joga o preço do que sobra lá pra cima! E fale de doar comida que vai estragar pra eles, já arranjam 500 mil desculpas pra isso não acontecer.
@@MrRodrigo1250O Brasil desde os tempos do cacau, açúcar, borracha e café sempre se manteve como uma monocultura exportadora. Os descendentes de japoneses que vieram para o sul e sudeste produzem as verduras que comemos e os preços são baixos. De uma maneira geral agricultor no Brasil é pobre e as propriedades dependem de muito trabalho braçal. A ordem pelo jeito é chamar tudo de "agronegócio" para que se possa jogar a culpa pela nossa ignorância no trato com o nosso território nas costas de alguém. Desculpe, não tenho tempo para debater com você, vou rebolar até o chão e dar grau na minha moto que a coisa tá difícil :-) :-)
Gente eu achava que eu era louca ou que as pessoas debochavam de mim kkk porque na primeira semana de trabalho aqui nos EUA todos os meus gerentes me amavam já...ficavam impressionados comigo e só tava fazendo o meu trabalho, não gosto de nada mal feito...meu sogro americano tbm fica chocado com as minhas capacidades
@@Revolución_Socialista já ouviu falar do gentílico dos EUA? Essa A aí vem de American, essa é a nacionalidade deles, não existe outra forma, na língua inglesa, deles se indeficarem para o mundo. Assim como no Brasil o gentílico "brasileiro" vem do nome Brasil, mexicano vem do nome México, canadense do nome Canadá e por aí vai.
Minha média no Canadá era facilmente 3.8 de 4 (equivalente a 9,5), enquanto no Brasil eu sofria pra manter 8. Não é que as matérias sejam tão mais fáceis, mas lá o normal é pegar umas 4-5 disciplinas por semestre, enquanto no Brasil eu tinha 10 ou mais, além de estágios e todo tipo de atividades extras. O brasileiro pena muito mais na faculdade.
Exato, brasileiro fazendo faculdade tem que dar conta de 9 matérias, mais estágio, mais atividade extra-curricular, ao mesmo tempo que trabalha em um full job, juntamente com um trabalho de conclusão de curso muitas vezes desumano (porque tu não recebe verba nenhuma pra pesquisa, ajuda, material, e simplesmente tem que correr sozinho, já que as vezes o professor é tb só de enfeite), ISSO quando a Faculdade não requer aprovação posterior pra exercer a profissão, como é o caso da OAB. Aí é que nasce o tal jeitinho brasileiro de equilibrar tudo da maneira que dá. 😂
@@Christian-dc3iq quem se informa por fake news de Olavo de Carvalho pensa isso mesmo ahahah aqui eu fazia uma ótima faculdade, mas lá eu fazia uma das top 5 do Canadá também, e mesmo assim tirava nota melhor que no Brasil.
@@Natketty na realidade não é fake de Olavo de Carvalho que as grandes nações não aceitam a formação acadêmica do Brasil. Sequer validação há para maioria dos cursos superiores, os exemplos de sucesso sempre são de pessoas que tiveram acesso a intercâmbio internacional e a formação é realizada nos países de maior projeção acadêmica. Quase sempre esses intercambistas são alunos originários da educação salesiana ou outro metodologia educacional diferente da Paulofreiriana. Agora, manda brasileiros com diplomations sem base educacional de qualidade para os EUA para usarem o diploma de psicologia ou direito para dirigir caminhão, limpar casas e arrumar o jardim. Observe a situação como um todo. Não como uma exceção, e estudantes dedicados, em qualquer país do mundo, sempre será algo fora da curva.
É uma coisa que sempre reparei: a nossa educação rasteja mas a gente da conta! Quem tem tudo na mão, não valoriza e não faz questão de se esforçar pra ser melhor, já nós somos acostumados a sempre correr atrás, aprender, lutar pra ter um futuro melhor. A gente aqui no Brasil sabe q a educação abre portas e transforma vidas. Meu primo chegou nos EUA com 15 anos sem falar um A de inglês e conseguia ir tranquilo na escola, sendo que aqui no Brasil, ele tinha muita dificuldade e achava a escola daqui mais difícil. A gente aqui estudava em escola particular? NADAAAA KKKKKK escola na roça no interior do interior de Mg. Valorizo muito os estudantes, professores e cientistas brasileiros.
Nossa, nessa sala só vi mensagens de profissionais brasileiros que estiveram fora do país e que se sobressaíram. Que orgulho de vocês rapaziada por nos mostrar o quanto brasileiro tem valor! Parabéns moçada, muito orgulhosa em saber de tudo isto a começar por esse professor tão jovem, 28 anos,creio que de Biomedicina?! Que beleza!👍🏻 💓💓👏🏻
Eu estudo o mercado financeiro e eu vejo bastante gente BEM estudada que manda bem no assunto como os americanos,a gente é acostumado a pensar que somos inferiores aos gringos e em muitas vezes é bem o contrário.
Sou estudante de medicina e vi professores apontarem para nós muitas vezes como o médico brasileiro é muito bem formado e muito bem preparado pra lidar com adversidades em relação a lá fora. São 6 anos de graduação com internato no 5° e no 6° ano (q a gente basicamente mora no hospital) e aprendizado ativo em pessoas reais. Ademais, sobre as adversidades, ... eles n tem o SUS como professor. Por conta da desigualdade social infeliz que temos, pluralidade cultural e diversidade ambiental/territorial, no SUS aki de SP, pelo menos, encontramos pessoas com doenças de 1° e 3° mundo, de todas as idades e etnias, com condições raras e cotidianas, de diversos níveis de gravidade e questões socioeconômicas variadas. Então muitas vezes nos jogam desde o primeiro ano com uma base teórica para lidar com situações de "cara e coragem" e a gente q trema na base. Quem não se compromete a sair dos perrengues e se intromete neles, n aprende. Ai chega lá fora com equipamento funcionando, exames de ponta passíveis de serem pedidos, equipe, leitos não se acumulando pelas paredes, casos só de quem tem grana pra pagar e cuidar da saúde .... nossa, tirando esse último, é quase de chorar de emoção. E tudo isso não é pra dizer que eles tem uma qualidade de ensino menor, pelo contrário, creio q tenham melhores cursos, mas se podemos tirar algo da nossa desgraça como país subdesenvolvido é q a resiliência que construímos tbm nos serve de algo.
Amei tudo o q disse. Um dia fiz um trabalho, tão bom; falando sobre qualidades do Brasil e do povo brasileiro que minha ilustre professora escreveu perguntando de onde eu copiei. Detalhe importante: estava voltando de Perícia Médica com licença na bolsa. Percorri bancas de jornal procurando revistas com artigos. O trabalho seria baseado num artigo a minha escolha. Estava faltando as aulas, estava doente mas não estava aceitando, vai passar. Na véspera uma colega me perguntou se tinha feito o trabalho; que trabalho perguntei. Na volta p/casa escolhi um artigo e no ônibus elaborei o trabalho. Chegando em casa coloquei o prato de comida, revista (era necessário retirar trecho da matéria e identificar a fonte) o bloco e comecei a colocar no papel o q o trabalho q já estava na minha mente. A aula seria a noite, UFF/Niterói/RJ a tarde já avançava. Comia e passava tudo a caneta. Estudava Pedagogia, infelizmente piorei e precisei abandonar a Universidade.
No trabalho eu valorizava o nosso solo, nosso clima, nossa mistura de raças e consequentemente culturas. E enfatizava que se tivéssemos apoio dos políticos brasileiros seríamos a maior potência do mundo. Razão pela qual não nos dão condições para desenvolvermos nosso extraordinário potencial. Boa sorte a todos os brasileiros, em especial aos que retornam para melhorar nosso País. Deus abençoe e proteja todos! 🙏🙏🙏😁
Tenho amiga medica ortopedista portuguesa formada na espanha, ela fala, eu pego casos graves com raridade e quando chega vamos pensar o que fazer, no brasil enquanto pensamos os medicos já fizeram tudo, e ja sabem o que fazer pq a experiência é prática, e a diversidade de situações muito maior.. Disse a ela que detesto o atendimento primario em protugal, não tem cultura de prevenção, acho lentos e inseguros, não olha o paciente individualmente... Tenho amigos estrangeiros da holanda que elogiaram o atendimento medico que tiveram no. Brasil.... O problema no brasil a meu ver é de gestão publica em hospitais e postos de saude, é a omissão no atendimento e não capacidade tecnica.
De uns tempos pra cá eu tenho ficado com um imenso orgulho do meu país! 🇧🇷 Tenho certeza que somos criados a ter um olhar negativo sobre nós mesmos, e com isso ficamos sendo oprimidos por pessoas que só querem extorquir e afundar nosso país. SOMOS GIGANTES! 🇧🇷🚀
Desses tempos pra cá que tu falas, tenho realmente percebido um certo orgulho pelas coisas do país como só na minha adolescência via ( tenho 55 anos ).
@@heloisafelix8768 Verdade Heloisa! De uns tempos pra cá foi despertada um senso bom em alguns jovens brasileiros. Grande parte deste despertamento, acredito que foi através de vídeos militares como conteúdo na internet. Isso tem influenciado muito!
Acho que a gente só perde para os indianos, outro povo miserável que tem levado o desenvolvimento de software nas costas. E olha que foram feitos investimentos estrangeiros maciços em Bengalore para aproveitar a mão de obra superabundante que existia na Índia. Mais ou menos parecido com o o que foi feito em São Paulo na época do milagre brasileiro e que mudou a vida de uma grande massa de brasileiros que vieram de outros estados e transformaram as fazendas falidas de café na maior cidade da América Latina.
terminei o ensino medio nos eua, estudei la por 1 ano, eu e tds os brasileiros do high school eramos os melhores, ate os br menos dedicados se detacavm, terminei o EM la com a maior media do meu ano e a maior media ja obtida em 7 anos e ironicamente a outra media foi batida por um brasileiro, eu estudava mt no brasil, cheguei la no ultimo ano vendo coisa que aprendi no 9 e 1 do EM, AKI EH BR COM ORGULHO
Não conheço esse cara, mas ele mandou o papo apenas O brasileiro quando tem oportunidade de ir pra universidade no exterior ele dá mais que o máximo pra conseguir aprender e ser o melhor no meio dele, pq ele quer mostrar que os brasileiros também tem capacidade de serem bons nas áreas deles, e eu acho isso muito foda
@@justhebasic3927 exato, a pessoa que conseguiu chegar até lá, precisou se esforçar muito, ela não vai parar qdo entrar na universidade, ela vai continuar se esforçando. Mas isso já é uma pré seleção. Somente os mais esforçados chegam lá
@@qqqlllbbb bom se ele disse "fui fazer mestrado na Espanha... E cheguei a me deparar" quer dizer que ele chegou na Espanha e se deparou com ALUNOS ESPANHÓIS. Qual a dificuldade de interpretar?
Não tem TCC... fiquei chocada. Não sei se todas são assim, mas a da minha amiga (em Madrid) não tinha, nem prova. Eles fazem uns artigos bestinhas, que pareciam mais aquelas apresentações de projeto que o professor passa quando tá com preguiça de dar aula. Leitura e resumo...
Cara, o Brasileiro é muito foda. Temos tudo pra ser o melhor país do mundo, mas infelizmente seguimos pelo caminho errado graças às péssimas administrações
Se pararmos pra pensar, existe um grande paradoxo, as péssimas administrações não dão educação de qualidade pras pessoas e então a população acaba não tendo tanto conhecimento sobre política que resulta na escolha ruim de candidatos, os que ganham tem uma péssima administração e assim por diante... É um ciclo sem fim.
Moro nos EUA há 2 décadas , em uma importante entrevista de trabalho para minha carreira ,o entrevistador me perguntou porque eu me achava mais qualificado que os demais ( eu sabia que todos eram nativos do país ) candidatos . Expliquei pra ele que eu como imigrante tive que conquistar, tudo aquilo que os demais receberam do céu . Desde o idioma até o entendimento da sociedade. Ganhei aquela vaga e 10 anos mais tarde só sou recrutador para a companhia . Se vc decide abandonar suas raízes e quer conquistar um espaço no estrangeiro não perca seu tempo ,faça a diferença e batalhe
Parabens, estou procurando por trabalho se tiver vaga em aberto para brasileiros estou a disposiçao, e muito top ver pessoas que conseguiram isso nos faz continuar na luta a procura de algo melhor pessoas como o senhor nos enche de orgulho.
Trabalhei por 10 anos na fabrica da Mercedes Benz,certa vez um instrutor da fabrica disse a mim que na fabrica Mercedes da Alemanha era necessario mais de 1000 engenheiros para produzir lá e aonde eu trabalhava tinhas apenas 700 engenheiros e fazia a mesma coisa que eles lá!
@@dq2883 @DQ288 Vc esta equivocado amigo ninguem na Mercedes Benz é explorado muito pelo contrario só a refeição que nos era servido já valia pelo dia de trabalho o bife não cabia dentro do prato,só a participação de lucro era 10 mil anual,onibus de viagem para buscar e levar para o trabalho,fora os incontáveis cursos que fiz a fora pelo Brasil tudo pago pela Mercedez, a Empresa não contratava mais engenheiros porque os que tinha dava conta do recado!
@@eduardomarafigodelgrossi334 Não é bem assim q as coisas funcionam, meu caro. A desvalorização da mão de obra no Brasil é algo sério e por ter muito desemprego aí sim q desvaloriza mais kkkk pq a galera aceita se submeter a algo que deveria ganhar mais só p ñ perder o emprego p outro que aceita qualquer coisa.
Moro no Canada e de uma coisa eu tenho certeza medico aqui so confio nos imigrantes. So Deus sabe o que passei com medicos e enfermeiras canadenses nos 5.meses que fiquei com minha filha na UTI do hospital infantil.
@@qqqlllbbb meu primo mora lá, ele tem condições financeiras, ficou doente lá passou por 5 médicos diferentes, foi piorando e decidiu vir p/ Brasil no primeiro médico que ele passou aqui ele descobriu que estava com tétano e foi salvo a tempo. Os dentistas brasileiros tb são anos luz mais evoluídos que os de lá.
@@couple-of-wolves CARACA velho, os caras erraram diagnóstico de tétano??? E cinco??? Veja, não sou médico nem da área médica, mas trabalhei doze anos em posto de saúde, e sei q os médicos daqui matam uma dessas no peito rápido e fazem o gol. Caraca, dá até medo. Tenho duas irmãs q moram em Portugal e falam a mesma coisa, q não tem confiança em pediatras portugueses para cuidar dos meus sobrinhos, confiam desconfiando. Só perguntei pra ver se não é uma avaliação errada da parte delas. Valeu, obrigado a resposta, vivendo e aprendendo.
Exatamente. Eu ia para o Canadá em 2015 com minhas filhas e marido eu ia estudar neurociências e a moça que estava agenciando disse exatamente isso, que o estudante brasileiro é adorado nas universidades estrangeiras, pq é pé de boi, simpático.
@@giuseppicamolle50 Então, uma pessoa "pé de boi" seria uma pessoa tipo "pau pra toda obra" , acho que esse termo vc conhece, né? Mas pode ser uma pessoa firmeza TB, né? É um termo que cresci escutando, mas penso que sou mais velha que vcs. Tá tudo certo, uma geração aprende com a outra, e vice-versa, né? Mas resumindo, o que eu quis dizer é um que o estudante brasileiro é muito bom nas universidades do exterior, fazem os trabalhos bem mais rápido que outros estudantes nativos, são prestativos, cooperam, são inteligentes.
O diferencial do brasileiro é que somos resilientes. Passamos tanto perrengue que sabemos nos virar com qualquer coisa. Se o seu computador desliga de repente, a primeira coisa que o brasileiro faz é tentar arrumar antes de chamar um técnico, uma coisa que o gringo parece ser incapaz de fazer. Quando o brasileiro tem a oportunidade de estudar fora, ele valoriza essa oportunidade porque sabe que é para poucos, aí chega num lugar que te dá muita estrutura e tem um povo acostumado a facilidades, por isso o brasileiro voa!!!
Quando fiz intercâmbio nos EUA, em 1974, na idade de 17 anos, me destaquei porque era o único que sabia tocar piano lá. Acabei me tornando o pianista acompanhador dos corais de minha escola e fizemos até um musical ao final do ano. Muito legal.
Os brasileiras são reconhecidos e respeitados lá fora, assim como nossas universidades federais é estaduais, tenho varios conhecidos que se formaram em tecnologia no brasil por exemplo e foram trabalhar na inglaterra
Federal é tudo. Pena que o Estado Brasileiro não investe um centavo no desenvolvimento tecnológico e científico(coisa que garante o futuro de qualquer nação)
Meu primo é farmcêutico, fes o mestrado dele pesquisando a toxina de um peixe para ser usado como remédio, o artigo que ele fez foi sinistro, e quando foi apresentar nos EUA, ele não sabia falar em inglês, o cara ficou de careta pq ele fez todo o artigo em inglês e na hora de exolicar pra todos, falou em português mesmo, pq ele nunca quis aprebder inglês, ele não gosta, nem eu na verdade.... mas os caras ficaram impressionados com a qualidade, e escrita...
certo, mas não foi ele quem escreveu. Você não passa do português para o inglês de forma simples. É preciso alguém avaliar, ou usar ferramentas especializadas. Se ele não sabe inglês, simplesmente não foi ele quem escreveu a tradução para inglês. Isso não invalida o trabalho dele em si, que é algo a parte, mas é de se estranhar com muita força quando uma pessoa que trabalha com ciência tem ojeriza de aprender uma língua fácil cujo uso permite acesso a um acervo internacional de grande utilidade.
Concordo com tudo que ele falou. Fiz um Pós-Doc na Universidade da Florida, pouco antes da Pandemia. Maior experiência e amadurecimento que tive na vida. Só entende quem vive essa experiência. Aqui no Brasil os cientistas e professores não são respeitados e muito menos valorizados. A cultura aqui é da inveja, do negacionismo, da concorrência desleal. Triste ter que dizer isso...
Olá professor Gustavo Como foi sua experiência? Vivo um dilema na minha vida. Estou fazendo o doc e não estou feliz no Brasil. Penso em fazer o concurso da Embrapa, mas também acho que não seria feliz porque amo fazer ciência de verdade e no Brasil parece que fazemos ciência de faz de contas.
Oi Tassia, como vai? A experiência no Pós-doc foi incrível, tanto profissional, como do ponto de vista cultural e recreativo. Pude me sentir mais valorizado, tratado como cientista, respeitado e me sentindo parte de algo que não sentia aqui no Brasil. No entanto, como já era concursado aqui no BR (Instituto Federal) com minha vida toda construída aqui, seria muito difícil desistir de tudo para tentar viver definitivamente no exterior. O Brasil tem sim seus problemas, mas ainda assim, é o melhor lugar do mundo para se viver. Claro, isso vai de cada um. Posso te dizer que vale a experiência. Lá fora também não é fácil: longe da família, amigos, uma cultura bem diversa, que só se entende, vivenciando. Já havia ido aos EUA várias vezes, e congressos, passeios etc, mas só morando por um tempo, pude ter a dimensão do que isso significa. Espero ter ajudado, caso queira conversar mais sobre o assunto, me coloco à disposição. Caso seja de seu interesse, visite meu canal> ua-cam.com/channels/yAVd-9HJiAsDOrxomwnqIQ.html
@@ghsvieira Visitei seu canal, mas minha area é bem distante. Cultura de Tecidos Vegetais in vitro. Professor, trabalho em uma Embrapa e a situação é triste. Tecnicos, pesquisadores que ficam em suas salas assistindo series o dia todo. Ganham salarios gordos enquanto nós bolsistas ganhamos mixarias. Ai penso, se passar no concurso, vou ter que conviver com pessoas assim. E o pior, é o ego de alguns pesquisadores que se acham os fodas, mas na verdade, não sabem muita coisa
@@tassiaferreira6019 sei bem como é isso. Aqui em minha instituição tb tem muito disso. Mas não de deixo por vencido, sigo fazendo o meu trabalho. Em todas as esferas haverá problemas. não pense que no exterior tb não tenha, são problemas difirentes, muitos até mesmo mais difíceis de conviver. Faça aquilo que acredita e siga em frente.
Verdade. Estudante brasileiro até na Europa se destaca.... Minha filha de 13 anos corrige professora de inglês o que resultou em a professora aplicar um teste mais avançado na minha filha, aí chocou a professora... 🤪🇧🇷
Minha sobrinha também. Quando chegou na Inglaterra era para ficar 3 meses uma sala para estrangeiros, no primeiro mês já colocaram ela junto com os nativos e menos de 3 meses era uma das melhores da classe. Fez um teste para entrar em uma escola ótima, de 35 questões de inglês acertou tudo, das 35 de matemática acertou 34. Foi aceita!
Brasileiro é um ser que sabe se vira de um jeito diferente! Não somos preguiçosos. Fiquei 1 ano na Suíça,kkkk sem falar poha nenhuma as vezes é muito mal espanhol kkkkk cara trabalhei numa cafeteria e numa escola lá pra criança kkkkk os donos ficavam chocado como eu conseguia me vira andando pra cima e baixo sem entender o idioma. Conseguir deixa bem organizado a parte logística da cafeteria e até hoje tenho contato e olha que os donos eram italianos e húngaros. Mas até hoje eles ficam pra voltar pra lá mas não sei….
Existem dois tipos de pessoas diante de uma dificuldade: as que desistem e se acomodam à situação; as que enfrentam a situação, olhando-a por todos os ângulos e, então, a superam. Eu acredito que é a dificuldade que dá "combustível" para muitas pessoas alcançarem o seu objetivo. Quando a coisa é muita fácil, a mente se acomoda e funciona lentamente.
Completamente verdade o q ele falou ali , eu me formei no Técnico em Lisboa e fiz mestrado em Massachusetts no MIT através do programa de troca de estudantes universitários Bolonha , e a ciência, medicina e engenharia estão todos juntos ... Ele tem 28 e eu 32 anos , nunca quis ser professor mas trabalho pelo mundo em vários projectos de estruturas gigantescos e é verdade nós tínhamos um grupo feito por brasileiros, portugueses e alemães éramos uns 10 e ganhamos vários prêmios , não dávamos chance .. temos muita gente boa , só q somos poucos em relação aos outros que tem muito mais gente fornada ... Somos 220 milhões mas nem 30 milhões de formados temos ...deveria existir um incentivo maior a universidade no país ...
As universidades brasileiras se tornaram um antro de pautas da agenda globalista-comunistas e hoje só "estudam" cor da pele, opção sexual e outras canalhices. Melhor se fechassem todas ou privatizassem.
eu acredito nisso pelo segundo motivo, a gente tem uma carencia de ensino pesadissima, mas quem quer estudar procura, ao chegar em um pais que você recebe mais ferramentas do que tem aqui, vc ja liga a ferramenta a necessidade e sai criando coisas maravilhosas
Os professores brasileiros são bons e tentam criar um ambiente que faça os estudantes se sentirem motivados a estudar, na Europa a maioria deles são frios. Por isso que os brasileiros que vão pra fora conseguem estudar mais por que sempre foram inspirados. O que desmotiva os alunos são as salas de aula lotadas, quentes, sem infraestrutura e a péssima perspectiva de crescimento proporcionada pela "grandiosa" economia brasileira. Já do lado dos professores é o péssimo salário e as Secretarias de Educação atrapalhando tudo pra maquiarem os índices de educação.
@@lucassaba9121 eu infelizmente n concordo com isso, tive professoras q mais desmotivam do q ensinam, n sabiam explicar, com a internet eu aprendi mais do que com os professores, falo isso com tristeza
@@lucassaba9121 quentes sim, um dia no verão estava fazendo prova perto da janela no sol, até que vi a sombra da minha cabeça acima estava saindo como uma fumaça, era a umidade da minha cabeça sendo desidratada pelo sol 😪
@@sampaiostephen Verdade, também temos vários professores péssimos, mas estes só são assim por que já foram desmotivados pelo sistema. Obrigado pela correção, mas sinto muito por ter tido professores assim.
Um brasileiro com acesso a informação e educação DE VERDADE dobra qualquer um outro por uma questão muito simples de apontar, que é o fato de termos na nossa base de desenvolvimento como nação, algo que só agora as grandes nações discutem, que é o pluralismo cultural.
Sim, suspeito que além do pluralismo cultural, nossa genética miscigenada, única no mundo, ajude muito também, nos tornando mais rapidamente adaptáveis aos ambientes novos.
O povo dos EUA não amam a ciência simplesmente por ciência... Eles sabem que a tecnologia é o que mantém o país forte, são através das pesquisas que diversas coisas são aprimoradas e inventadas... Na área militar, saúde, negócios em geral, tecnologia e etc... Eles amam o dinheiro... Ciência e pesquisa é só um meio pra isso. Assim que deveríamos pensar...
Aqui é educar no máximo para concurso, se falar dessa mentalidade americana numa federal é perigoso até apanhar. Só copiamos modelos imprestáveis, os mesmo professores que criticavam o modelo americano usavam livros, artigos, pesquisas tudo vindo de lá e não se davam conta do trivial, não é a educação estatal americana que faz isso acontecer, mas sim o modelo econômico e cultural.
Tem um ponto importante sobre pesquisas nos EUA é no tocante a incentivos fiscais. Lá empresas e pessoas fisicas podem doar p/ ciências em instituições publicas e privadas e abater esta doação de sei IR. Aqui no Brasil nós temos a Lei Rouanet q faz exatamente isso p/ cultura, mas n temos nd paralelo p/ ciência e tecnologia
Tu sabe se tem a possibilidade de expandir também pra ciência e tecnologia? Salvo engano, no caso da nossa Lei Rouanet, a pessoa jurídica e/ou física elabora e manda o projeto. Após isso, caso o Ministério da Cultura decida investir no mesmo, fazem determinados processos e manda a grana(retirada de parte do Imposto de renda - IR). Pelo pouco que sei, no caso caso dos EUA, funciona como doações mesmo, fomentando a pesquisa, como exemplo.
@@janderson8382 p q n reduzir a possibilidade de benefício da Lei Ruanet e migrar essa renuncia fiscal p/ uma lei similar em benefício da ciência? Hj no Brasil até existe uma lei q na prática abate no maximo 4% de impostos, ainda sim só escolas públicas podem ser beneficiadas, no meu ponto de vista é insuficiente. La nos EUA n interessa se as instituições são públicas ou privadas elas tem acesso ao benefício.
é possivel qualquer empresa investir em pesquisa, basta querer... agora se abate do imposto de renda, deixa de ser um investimento privado e passa a ser um investimento publico, por renuncia fiscal. E sim é possivel fazer isso até um certo limite.
Lei rouanet é um incentivo cultural. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só na cabeça de aluno brasileiro mesmo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É assim mesmo , minha amiga é biomédica aqui não vale nada , lá USA , é uma semi Deusa .Aqui biomédica ganha no máximo 2.300 no mínimo . É bem triste lá é uma pequena fortuna salário de biomédico pra nós brasileiros.
Se cada aluno brasileiro que foi estudar estudar fora, trazer o conhecimento e aplicar aqui em nosso país, como será grande a nossa nação. Os alunos bem sucedidos doarem por gratidão às universidades. Mas tbm precisam colocar pessoas íntegras para administrar as nossas universidades.
Os alunos ficam onde sâo valorizados, se o brasil valorizasse talvez voltassem, mas também tem a questão da segurança publica, saude, e lazer. Coisa que o brasil não oferece mesmo tendo uma das maiores cargas tributárias do mundo, exceto para quem é rico e paga por isso ou os politicos que vivem as nossas custas para dificultar as nossas vidas criando novos impostos e burocratizando as nossas vidas
A questão dessa galera é que eles deveriam tomar os controle dos velhos monstros que n faz ideia de poha nenhuma e só come dinheiro, enquanto os cabeça forem esse bando de lixo q governa atualmente, n importa quanto invista, n vai ter retorno.
Já tive em grupos de trabalho na área de Tecnologia com 7 pessoas de diferentes lugares do mundo, tinha pais que nunca vi na vida e eles sempre falavam da diferença do brasileiro no esforço do trabalho.
Fato é que os Brasileiro é muito mais reconhecidos la fora do que aqui no Brasil, digo em parte de quase tudo, Mão de obra nem se fala, Eu tenho um amigo, programador, que fez todo o seu aprendizado aqui no Brasil, e hoje trabalha para uma empresa de tecnologia americana em Home-Office ganhando mais de 9 mil dólares por mês.
@@qqqlllbbb Ele trabalha aqui no Brasil, ele montou um escritório junto com sua esposa, mais tem que dominar o inglês perfeitamente, agora sobre a onde ele se formou, vou perguntar e depois mando aqui.
Trabalho com programação, e digo que o Brasil tem um mão de obra muito boa nessa área, melhor área para se investir, nunca vai faltar trabalho e salário é bom.
Encontrei meu povo! Que bom ler comentários de gente que sabe do que está falando e sabe que nós brasileiros nos destacamos sim quando queremos! Vejo muita hostilidade de brasileiros que não tem experiência fora do Brasil, mas que juram que não temos do que se orgulhar. Tento mostrar nos meus vídeos que nenhum país é perfeito e que o Brasil tem suas qualidades sim, mas sempre chega alguém me tratando como se eu fosse uma alienada e não conhecesse o país de onde vim. Moramos na Flórida e uma vez minha filha tirou a nota mais alta do estado e o professor perguntou pra ela "o que os brasileiros tinham". Ela não entendeu a pergunta, e ele disse que dos 5 primeiros colocados, 3 eram brasileiros. Como mãe, vejo que aqui em Orlando tem dois tipos de brasileiros nas escolas: tem sim os que não querem nada com nada, mas tem especialmente os que agarram a oportunidade de estar aqui e dão o seu melhor, aí se destacam.
Acho que nosso grande problema são as mídias tradicionais que recebem todas as notícias da mesmíssima fonte,então, nos bombardeiam com notícias sobre a superioridade americana, européia e são incapazes de mostrar nosso lado bom, positivo, as soluções que brasileiros conseguem para várias situações. Precisamos deixar esse complexo de inferioridade horrível e deixar fluir nossa real capacidade de raciocínio.
Um amigo estudou no Estados Unidos e disse que lá eles tem tudo prontinho durante o ensino fundamental e ensino médio deles lá e o brasileiro quando chega lá e outro nível, faz com tranquilidade.
Deve ter sido o Neil deGrasse Tyson. Não sei ao certo, mas já vi ele comentado sobre isso. A real é que o ensino básico dos Eua fica bem atrás do Chinês, Indiano, coreano. Fora que isso tem uma questão politica tbm e que está mudando com o Biden. O Estado entrando mais forte em ciência e tecnologia pode ajudar a reverter isso, mas vai demorar, pois criar phd's leva décadas.
Eu fico triste porque perdemos um talento pra outro País e com razão, ele podia tá aqui ajudando mas infelizmente o país dificulta com burocracias, o país prefere brincar de fazenda e rodeio ao invés de investir em ciência e ajudar os futuros cientistas. ''Se vocês não querem minha ajuda, eu vou procurar outro lugar que queira.''
No ensino médio fui fazer um trabalho de inglês e precisei de dois artigos pra montar um parágrafo com as minhas próprias palavras me esforcei como se estivesse na faculdade, depois fiquei refletindo sobre o quanto eu me destacaria se estivesse em outro lugar e sobre o quanto os meus colegas já faziam isso antes de mim. Detalhe eu nem sabia como montar o parágrafo e tinha a opção de desistir e dizer pra prof que não tinha achado. Se duvidar até hoje não tem na internet um parágrafo semelhante ao que montei, não por ser bom e sim pelas informações que eu juntei nele
5:50 cara, o brasileiro não tem noção da capacidade que tem, nós temos tudo, realmente tudo para dominar em todas as áreas! Só temos que fazer uma revolução na politica, que joga contra o brasileiro.
Temos a bendita síndrome de vira-lata. Temos a crença que somos inferiores, mas não somos. Até nossa nação quebrar isso, vai levar muito tempo. Bom ver esses vídeos e ler os comentários que nos ajudam a mudar um pouco nossa visão de mundo!
Um rapaz desse com esse intelecto você não vê ser entrevistado no Fantástico, JN, Domingo espetacular, um baita orgulho pra nossa nação e não tem devido reconhecimento, agora chamar esses “artistas” de musica, novela…
Não entendo pq os governos conseguem enxergar isso, os profissionais de TI do Brasil são os melhores do mundo pq pensamos fora da caixa, e como vc falou temos uma solução pra tudo.
Sinceramente, um dos maiores orgulhos q tenho na vida é ser Brasileira e vendo os comentários abaixo, só me fez ter mais orgulho ainda. Inteligência e criatividade são almas gêmeas do brasileiro, só falta usar cm sabedoria 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Os braseiros que tiveram oportunidades precisa pressionar nossos governantes por meio de associação de classe para mudar a mentalidade para essa mentalidade do investimento Quem teve oportunidade deve se juntar e doar também para nossas universidades públicas, se doar boa finais de semana para uma comunidade, dar aulas grátis, doar sinal de internet para essas comunidades se comunicarem
Ninguém vai doar para uma universidade pública por que tudo aqui é uma bagunça. Lembra do Museu Nacional? Aquele que pegou fogo? Haviam pessoas que queriam doar dinheiro pra ele antes do incêndio, mas isso não acontecia por que só dava pra doar pra UFRJ (instituição responsável pelo museu) e ela decidia o que fazer com o dinheiro. E como existe corrupção lá dentro, findou que ninguém quis doar o seu suado dinheiro pra um reitor corrupto.
@@lucassaba9121 falou tudo mano, eu juntei um dinheiro e comprei 4 notebook usado pra doar pra uma instituição nem e grande nem nada e so umas pessoa que se juntaram pra fazer o bem, ja faz dois anos isso, fui la ver e os aparelhos ainda tão tudo funcionando e bem cuidados, coisas que em escola publica não da e o governo não faz.
06:16 "A gente já estava acostumado com uma cobrança que os americanos não estavam acostumados ainda" Eu sou formado em Filosofia (UFF), um curso que é visto pelo grande (e ignorante) público como um local de baderna, vadiagem e p00taria. Assim como qualquer curso universitário, há quem queira estudar e quem queira ficar na farra. Porém, eu e meus amigos (que temos apreço e dedicação ao que fazemos) enfiávamos os rostos nos livros e buscávamos nos diferenciar positivamente. Como sempre fomos muito cobrados pelos professores e por nós mesmos, pesquisávamos como os estudantes estrangeiros levavam as suas vidas acadêmicas e como era a rotina das universidades de fora. Vimos coisas muito interessantes e algumas outras estranhas. Por exemplo: os estudantes americanos, na graduação de Filosofia, passam poucas horas nas salas de aula e muitas horas na biblioteca, estudando por conta própria ou fazendo pesquisas. Porém, a grande maioria desses estudantes utilizam livros traduzidos e, aparentemente, não são estimulados a dominarem mais de um idioma. Nós líamos muitas coisas em inglês e até precisávamos ter noções de grego e latim. Alguns, além disso, aprendiam também francês e alemão. Um amigo meu domina o inglês, o alemão e o grego clássico com facilidade, além de manjar um pouco de latim. Portanto, sempre fomos muito cobrados, especialmente pelos professores, nessa questão de dominar mais de uma língua. Chegar ao mestrado sem ler as obras estrangeiras no original é considerado um pecado muito grave no nosso meio. Mas, curiosamente, parece que não só os estudantes americanos de Filosofia leem exclusivamente traduções, como os professores também fazem trabalhos imensos sem utilizar as obras referenciadas no seu idioma original (quando estas são estrangeiras). É uma situação muito estranha.
@@leetat.t8093 Aqui no Brasil, as possibilidades são muito limitadas (tanto por uma questão cultural, quanto por nossa economia ser muito fechada): professor, pesquisador na área. Nos EUA, porém, há filósofos que trabalham até mesmo em empresas de tecnologia com projetos de IA, ética, lógica, etc. Isso sem contar aqueles que ganham a vida como escritores, divulgadores acadêmicos, críticos, etc. Há até quem trabalhe fazendo roteiros para cinema e TV.
É como eu sempre falei para alguns amigos meus que falam mau da gringa: "Quando vocês sairem daqui e colocarem o esforço que vocês fazem no Br na gringa, Vai ser como se tirassem uma âncora das suas costas", ou para os otakus, igual a luta do Rock Lee contra o Gaara, quando ele tira os pesos da canela🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Já ouvi vários depoimentos de garçons à jornalistas renomados que trabalham pra os gringos, todos disseram que o brasileiro é o que mais trabalha, outras nacionalidades não tem o pique dos br.
como o rapaz acabou de falar, nos eua as empresas investem e são muitos investimentos da iniciativa privada, no Brasil o governo é o único que investe e isso é foda, lá vem ajuda de todo lugar e inclusive de doações, aqui todo mundo só espera do governo, empresas ficando bilionárias no Brasil e nem se que mandam ajeitar a rua da frente da sua fachada!
É a representativadade que você sente por está em um lugar que você não nasceu. Você não consegue dar menos do que o seu melhor, porque você sabe o valor do que você tem, fantástico.
EUA trabalham com kits prontos de corantes de lâminas, por exemplo. Aqui no Brasil, a gente faz tudo do zero com os produtos químicos. Acho que é por isso que o brasileiro se destaca lá. É muita raça aqui no Brasil.
Graças a Deus eu pude formar meu filho aqui nos Estados Unidos 🇺🇸. Ele é disléxico e no Brasil 🇧🇷 as professoras diziam que ele jamais falaria mais de 1 idioma etc. hoje com 22 anos, Lucas fala 4 idiomas e graduou em engenharia elétrica . Eu tenho muito orgulho do meu filho 🏆
Eu amei esse podcast, espero que cada vez mais pessoas vendo esse video percebam o quão importante as pesquisas e estudos são e o quão bons nisso nós somos.
Vendo os comentários de alguns, fiquei tão feliz em saber que nós BRs não ficamos atrás dos gringos. Não ganhamos ainda nenhum nobel pq acho que falta mais investimento. Mas quando ocorrer o primeiro virão um bocado depois igual foi no surfe. Nunca tínhamos ganhado, depois de Medina tudo mudou.
Acredito total em você porque a gente é um povo muito querido pra trabalhar fora não só por sermos muito trabalhadores... E claro nossa cultura flexível e aberta nos torna extremamente agradáveis para trabalhar em lugares multiculturais
Desculpa perguntar, vc é da área de T.I? Se for, nem quero saber onde o amigo trabalha, só queria uma dica de orientação sobre qual área é interessante pra estudar, indicação de cursos etc, por gentileza. Grato a atenção.
Trabalho em uma plataforma de petróleo e tive a oportunidade de comparar em loco, somos melhores técnicos (mecânica, elétrica, eletrônica e petroquímica) que muitos desses países, falo de diferença brutal mesmo!! Muito orgulho!!
Recentemente li um artigo sobre a fuga das massas cinzentas. Concordo com os pontos de vista abaixo, problema estão nos estímulos políticos e educacional do nosso país. Difícil ver exemplos como minha da esposa receber uma bolsa de doutorado de 1800 reais pra fazer pesquisa.
R$ 1.800,00 pra pesquisa é de cair do cú da bunda e hoje quase não paga o combustível do automóvel que se vai usar. O pesquisado não pode se preocupar com dinheiro. A hora de trabalhar. Tem que estar absolutamente tranquilo.
@@MrPingoMS pra vc ver!!! Eu sei q o valor dessa bolsa pra muitos serve pra pagar aluguel, alimentos, higiene pessoal, pois as pesquisas exigem tempo integral ou melhor não há hora certa pra sua realização, pois em suma maioria depende de análise dos fenômenos. Para piorar a situação sei q o governo fez cortes e estão atrasados nos pagamentos do recursos em 2022.
@@joseborispelles186 Que tipo pena mas, infelizmente a comunização das fede aos contribuiu para essa situação. O governo nem está errado em cortas as bolsas. Infelizmente, os bons pagam pelos mais. É a vida.
Na parte de ilustrações, animações de games e vídeos, e ilustradores para games, os brasileiros são muito admirados nessa área também. So dos gringos saberem que o CARA É BRASILEIRO ja sabe que é muito bom o trabalho. O Brasil é admirado demais nessa área para os países do mundo.
OBS: depois de preparar tanta placa de Petri azul (pq os materiais estragam/morrem/contaminam na demora do transporte brasileiro), chegar pra fazer pesquisa nos EUA com todos os componentes frescos e bons é fichinha. N ter q implorar quase de joelhos por um componente importado pra comissão de pesquisa da facul ou uma bolsa FAPESP/ PIBIC é quase um sonho.
Eu concordo com esse rapaz. Quando eu fui estudar em Bruxelas na Bélgica os brasileiros que tinham na universidade sempre se destacavam mais. Graças a Deus eu fiz o que tinha de fazer durante 8 anos e voltei pro Brasil.
Trabalhei em uma multinacional. Ganhei prêmios de performance dados pela matriz americana. A análise que faço dos estrangeiros é que, ou são ingênuos ou são bitolados (seguem uma linha e não saem dela, mesmo que dê errado). De alguma maneira, eu conseguia visualizar um caminho mais ótimo e o seguia.
Na década de 90 na faculdade onde estudei usavam uma metodologia americana sem provas, o se cada aula todos eram avaliados pela forma como participavam.
É foda. Fiz um intercâmbio no Japão, e nossa turma de brasileiros bateu todos os recordes de produção de todas as nacionalidades anteriores. 🇧🇷
Uau meus parabéns ! Que orgulho !
Universidade Sophia?
Brasileiro focado é uma besta enjaulada
Boa garoto soldado promovido!
é uma pena, bons profissionais saírem do Brasil!
A vantagem do nosso complexo é que quando a oportunidade é dada, o esforço é dobrado
bem notado..
Realmente mano o brasileiro raiz quando tem uma oportunidade o esforço é maximo.
Nós somos bons mesmo!!! Nós temos que parar de achar que o povo estrangeiro é melhor que o brasileiro.
Esse foi o melhor comentário que eu li !
Exatamente. Eu trabalho em uma multinacional aqui no Brasil. Meu time é global, então tem gente da Índia, Filipinas, Costa Rica, Japão e China. Advinha quem performa melhor no time? Eu kkkkk.
Os caras da Índia e principalmente das Filipinas são muito braço curto.
Do Japão e da China eles até mandam bem, mas são um pouco enrolados em desenrolar os problemas.
Se eu tivesse a mesma estrutura que os caras da China tem, eu simplesmente voaria nas métricas.
Tinha síndrome do vira lata até trabalhar em uma multinacional (trabalho com TI). Cheguei lá achando que nos brasileiros éramos muito inferiores em conhecimento teórico e técnico e acabei quebrando a cara. Grandes projetos e projetos complexos eram solicitados pelos EUA que viessem para o Brasil pois entregavamos no prazo e com qualidade superior do que as equipes da china, índia, Polônia ou EUA. Algumas vezes a diferença de conhecimento técnico era brutal de nós brasileiros para outros países. Depois que descobri isso bateu muita tristeza de saber que o próprio povo brasileiro não sabe de seu potencial e se desmerece 😢🇧🇷
O triste é nós brasileiros perdemos pessoas como vc , pq o Brasil não investe nessas coisas.
Infelizmente nosso políticos só investem em pão e circo.
@@patriciagomes3391 investe sim. Só que tem uma péssima gestão e o pessoal acaba indo embora
Na verdade o povo sabe do seu pontencial.
Mas não temos o poder de agir...
Isso é cerceado ne nós
Grita , grita isso PARA TODO BRASILEIRO OUVIR!
Digo por experiência própria, fiz parte do ensino médio no Brasil e quando fui embora do Brasil os professores ficavam chocados como eu e meu irmão conseguia se desenrolar, o ensino aqui é tudo mastigado fui fazer uma prova de matemática com 3 meses de chegado na escola todo mundo tirando a calculadora e eu pensando que no Brasil isso é inadmissível quem sabe faz na hora, no Brasil somos muito exigentes só não tem o investimento necessário
Assim tem investimento, investimos mais q os EUA só q mandamos a maioria pro superior e pouco pro básico
Vc é só uma exceção, isso se estiver falando a verdade. A educação brasileira é HORRÍVEL em todos os quesitos. A prova disso é que você nem sabe que o Brasil é um dos países que mais investem em educação no mundo, e mesmo assim tem uma das piores, o que prova de forma cabal que o problema não é falta de investimento, mas sim de método educacional. Você só não explica de onde sairia esse investimento, se seria estatal, mais impostos? Mais tributos? Ou iria tirar de algum outro setor? Quem pagaria a conta?
Para, rapaz. Pode ir em QUALQUER escola e/ou universidade brasileira, a (esmagadora) maioria dos alunos são todos tapados. E não sabem resolver uma questão simples de matemática. Sem falar na construção de um raciocino lógico, um silogismo… um aluno brasileiro parecer que tem o QI de uma alga marinha.
@@thiagovw7376 meu deus kkkkkk vc deve ter se formado na unizap pra ta falando isso
@@thiagovw7376 o que é tido como investimento na educação no Brasil é, simplesmente mandar para o lanche da escola pública, isso que eles dizem que é investimento na educação, nem controle sobre a educação tem, aí diz investir muito na educação sendo que no final não passa de tapa sol com a Paneira. Nas universidades e gente que vai como turista aí tranca faculdade fica anos e volta atrapalhando quem quer estudar, os alunos vai pra escola se quiser e não tem uma assistência de controle sobre presença, os professores vive a base de política e a cartilha escolar não é seguida, no resumo cada escola faz seu próprio ensino e chega no final você ver a agonia para fazer o enes as pessoas tem que buscar o ensino por si só no final, então isso não tem nada de investimento só desvio de dinheiro.
Afirmo com toda certeza a educação do Brasil é muito mais exigente que aqui fora isso faz com que a gente se desenrole do melhor mudo sem o básico e tendo o básico somos muitos mais promissores
@@GusBS1
Isso ocorre pelo imenso controle estatal sobre a educação, e o que você propõe? Mais controle estatal. E ainda pressupõe que o estado deveria obrigar os alunos a irem para a escola. A solução, na verdade, é a total privatização desse setor, 100%. Não deixar nada. A educação não é um dever do estado, muito menos um direito.
Muito legal ler os comentários! Fico feliz que a grande maioria entendeu o quanto nós, brasileiros, possuímos qualidades que chamam atenção em muitos países. Ter feito intercâmbio me mostrou o quanto temos potencial, só precisamos de mais investimento e apoio da própria sociedade. Adorei participar do podcast, Lutz! Obrigado por dar voz aos cientistas.
Claro que temos potencial, o absurdo seria todos serem incapazes, mesmo submetidos a diferentes oportunidades e ecossistemas.
Orgulho de ser seu aluno de biomed, Luiz!!
Fiz intercâmbio na Alemanha e na época uma amiga minha alemã falou a maior verdade sobre nós brasileiros… “um alemão em condições adversas trava e não sabe o que fazer. O brasileiro nas mesmas condições dá um jeito e encontra a solução”. Aí ela complementou “o povo brasileiro é invejável”. E realmente, nos brasileiros somos diferenciados …
Orgulho do nosso povo.
Fiz intercâmbio no México em uma das maiores universidades agrícolas do mundo (UACh). Uma infraestrutura de ponta, mas os alunos não sabiam fazer um artigo, primeiro ensaio que eu entreguei o professor foi bem claro em dizer que foi o único trabalho que realmente era um ensaio e fez todos os estudantes me aplaudirem de pé. Detalhe, ensaio nem é uma modalidade de trabalho que usamos no Brasil, todos os estudantes fizeram o trabalho em trio e eu sozinho.
Parabéns! É isso que Sempre falo. Brasil tem pessoas incríveis desperdiçadas. Pena que o Estado Bostileiro não investe um centavo furado em ciência, técnologia e industrailização. O governo atual até reduziu a que já era pouca verba para a ciência.
Parabéns
@@emersongamaado9178 o,problema é que político no Brasil só sabe roubar, os governos antigos roubaram tanto que foi necessário criar teto de gasto e fazer malabarismo para o país não quebrar de vez!
Fico pasmo como o Brasil não criou uma universidade agricola para ser a melhor do mundo já que somos a maior potência nessa área no mundo!
@@pablocaitano não adianta criar e não investir. O Brasil tem ótimas universidades, muitas delas referência em agricultura, mas o baixo investimento não deixa elas chegarem ao mesmo nível da Universidade de Tokyo (atual número um na área agrícola) ou conhecidas como Chapingo. A UACh (Universidad Autónoma Chapingo) tem 10 mil alunos e tem um orçamento do mesmo nível que a USP que tem cerca de 100 mil. Mesmo assim a USP aparece na frente em todos os rankings internacionais, até mesmo na área de agrárias. Imagina só o que faríamos com um pouquinho mais de investimento? A UACh é especializada em agricultura e não tem metade da qualidade de ensino e inovação da UFV, USP ou UFMG, por exemplo. Em outras palavras, temos os recursos humanos e o ambiente propício, mas não temos investimento, já a UACh têm o investimento e falta os outros dois. Ainda assim eles tem mais prestígio em outros países, já que conseguem ter maior presença graças à uma estratégia robusta de internacionalização.
Fiz intercâmbio e me formei na França (universidade de Strasbourg) fui o primeiro brasileiro formado naquela escola de engenharia (instituto de telecom de Strasbourg). Brasileiro que consegue ir pra fora geralmente se dá bem , o ambiente no Brasil é tão hostil que quando se vai para um país que ajuda, as coisas deslancham. Um grande abraço
Acho q só de vc ir pra um país em que vc não tenha medo de andar na rua o tempo inteiro, onde a comida não é uma questão de sobrevivência, já ajuda muito.
Fora q nosso povo é criativo e resiliente, além de sermos muito simpáticos e calorosos.
Meu sonho🙌🏻
💜
sofreu com preconceito ?
Parabéns, cara! Estava olhando seu lattes e vi que você possui uma boa formação acadêmica. Como foi o intercâmbio? Tenho muita vontade de fazer um em minha área acadêmica, entretanto não sei como funciona os processos para seleção.
Os americanos são especialistas em algo e não fogem disso. O brasileiro precisa ser bom em cada assunto de sua profissão para vencer aqui no Brasil. Quando vai para outro país, deslancha.
Exatamente
@@jonatan25gomes Não sei pq tanta preocupação em "não passar fome" no país em que se plantando tudo dá. Obviamente estamos sendo enganados neste país. O problema da fome aqui é político. Pobre passando fome para muitos é sinal de votos.
@@tsz5868 o problema aqui é que o agro usa a terra do país, mas exporta tudo que é de melhor pra fora e joga o preço do que sobra lá pra cima! E fale de doar comida que vai estragar pra eles, já arranjam 500 mil desculpas pra isso não acontecer.
@@MrRodrigo1250O Brasil desde os tempos do cacau, açúcar, borracha e café sempre se manteve como uma monocultura exportadora. Os descendentes de japoneses que vieram para o sul e sudeste produzem as verduras que comemos e os preços são baixos. De uma maneira geral agricultor no Brasil é pobre e as propriedades dependem de muito trabalho braçal. A ordem pelo jeito é chamar tudo de "agronegócio" para que se possa jogar a culpa pela nossa ignorância no trato com o nosso território nas costas de alguém. Desculpe, não tenho tempo para debater com você, vou rebolar até o chão e dar grau na minha moto que a coisa tá difícil :-) :-)
vdd
Super concordo, faço faculdade nos EUA e tive um professor que comentou que todos os brasileiros que ele deu aula eram alunos excelentes.
Gente eu achava que eu era louca ou que as pessoas debochavam de mim kkk porque na primeira semana de trabalho aqui nos EUA todos os meus gerentes me amavam já...ficavam impressionados comigo e só tava fazendo o meu trabalho, não gosto de nada mal feito...meu sogro americano tbm fica chocado com as minhas capacidades
Como assim ? Ele te acha muito capacitada?
@@heloisafelix8768 a capacidade de fazer varias coisas e ser eficiente, somos os famosos desenrolados e isso pra galera de fora é algo anormal.
@@heloisafelix8768 é tipo, enquanto os outros ficam comendo burger com bacon ela comia salada e frutas.
"Americanos" são todas as pessoas que vivem no Continente Americano, e não apenas nos Estados Unidos
@@Revolución_Socialista já ouviu falar do gentílico dos EUA? Essa A aí vem de American, essa é a nacionalidade deles, não existe outra forma, na língua inglesa, deles se indeficarem para o mundo. Assim como no Brasil o gentílico "brasileiro" vem do nome Brasil, mexicano vem do nome México, canadense do nome Canadá e por aí vai.
Minha média no Canadá era facilmente 3.8 de 4 (equivalente a 9,5), enquanto no Brasil eu sofria pra manter 8. Não é que as matérias sejam tão mais fáceis, mas lá o normal é pegar umas 4-5 disciplinas por semestre, enquanto no Brasil eu tinha 10 ou mais, além de estágios e todo tipo de atividades extras. O brasileiro pena muito mais na faculdade.
Ou seja, o nível aqui é do cão chupando manga.
Exato, brasileiro fazendo faculdade tem que dar conta de 9 matérias, mais estágio, mais atividade extra-curricular, ao mesmo tempo que trabalha em um full job, juntamente com um trabalho de conclusão de curso muitas vezes desumano (porque tu não recebe verba nenhuma pra pesquisa, ajuda, material, e simplesmente tem que correr sozinho, já que as vezes o professor é tb só de enfeite), ISSO quando a Faculdade não requer aprovação posterior pra exercer a profissão, como é o caso da OAB. Aí é que nasce o tal jeitinho brasileiro de equilibrar tudo da maneira que dá. 😂
3 semestres fazendo 11-13-10
@@Christian-dc3iq quem se informa por fake news de Olavo de Carvalho pensa isso mesmo ahahah aqui eu fazia uma ótima faculdade, mas lá eu fazia uma das top 5 do Canadá também, e mesmo assim tirava nota melhor que no Brasil.
@@Natketty na realidade não é fake de Olavo de Carvalho que as grandes nações não aceitam a formação acadêmica do Brasil. Sequer validação há para maioria dos cursos superiores, os exemplos de sucesso sempre são de pessoas que tiveram acesso a intercâmbio internacional e a formação é realizada nos países de maior projeção acadêmica. Quase sempre esses intercambistas são alunos originários da educação salesiana ou outro metodologia educacional diferente da Paulofreiriana. Agora, manda brasileiros com diplomations sem base educacional de qualidade para os EUA para usarem o diploma de psicologia ou direito para dirigir caminhão, limpar casas e arrumar o jardim. Observe a situação como um todo. Não como uma exceção, e estudantes dedicados, em qualquer país do mundo, sempre será algo fora da curva.
É uma coisa que sempre reparei: a nossa educação rasteja mas a gente da conta! Quem tem tudo na mão, não valoriza e não faz questão de se esforçar pra ser melhor, já nós somos acostumados a sempre correr atrás, aprender, lutar pra ter um futuro melhor. A gente aqui no Brasil sabe q a educação abre portas e transforma vidas.
Meu primo chegou nos EUA com 15 anos sem falar um A de inglês e conseguia ir tranquilo na escola, sendo que aqui no Brasil, ele tinha muita dificuldade e achava a escola daqui mais difícil. A gente aqui estudava em escola particular? NADAAAA KKKKKK escola na roça no interior do interior de Mg.
Valorizo muito os estudantes, professores e cientistas brasileiros.
Fiz intercambio na Inglaterra e foi a mesma coisa, os professores ficavam de cara com a qualidade dos alunos brasileiros
Nossa, nessa sala só vi mensagens de profissionais brasileiros que estiveram fora do país e que se sobressaíram. Que orgulho de vocês rapaziada por nos mostrar o quanto brasileiro tem valor! Parabéns moçada, muito orgulhosa em saber de tudo isto a começar por esse professor tão jovem, 28 anos,creio que de Biomedicina?! Que beleza!👍🏻 💓💓👏🏻
Eu estudo o mercado financeiro e eu vejo bastante gente BEM estudada que manda bem no assunto como os americanos,a gente é acostumado a pensar que somos inferiores aos gringos e em muitas vezes é bem o contrário.
Não somos superiores e nem inferiores
O cachorro vira lata , que cai do caminhão de mudança....
Brasileiro é foda porrra.kkk.
A gente só não domina o mundo pq não quer.kkkk
@David David não necessariamente gênio
Brasileiros na área de TI são absurdos
Sou estudante de medicina e vi professores apontarem para nós muitas vezes como o médico brasileiro é muito bem formado e muito bem preparado pra lidar com adversidades em relação a lá fora. São 6 anos de graduação com internato no 5° e no 6° ano (q a gente basicamente mora no hospital) e aprendizado ativo em pessoas reais.
Ademais, sobre as adversidades, ... eles n tem o SUS como professor. Por conta da desigualdade social infeliz que temos, pluralidade cultural e diversidade ambiental/territorial, no SUS aki de SP, pelo menos, encontramos pessoas com doenças de 1° e 3° mundo, de todas as idades e etnias, com condições raras e cotidianas, de diversos níveis de gravidade e questões socioeconômicas variadas. Então muitas vezes nos jogam desde o primeiro ano com uma base teórica para lidar com situações de "cara e coragem" e a gente q trema na base. Quem não se compromete a sair dos perrengues e se intromete neles, n aprende.
Ai chega lá fora com equipamento funcionando, exames de ponta passíveis de serem pedidos, equipe, leitos não se acumulando pelas paredes, casos só de quem tem grana pra pagar e cuidar da saúde .... nossa, tirando esse último, é quase de chorar de emoção.
E tudo isso não é pra dizer que eles tem uma qualidade de ensino menor, pelo contrário, creio q tenham melhores cursos, mas se podemos tirar algo da nossa desgraça como país subdesenvolvido é q a resiliência que construímos tbm nos serve de algo.
Amei tudo o q disse. Um dia fiz um trabalho, tão bom; falando sobre qualidades do Brasil e do povo brasileiro que minha ilustre professora escreveu perguntando de onde eu copiei. Detalhe importante: estava voltando de Perícia Médica com licença na bolsa. Percorri bancas de jornal procurando revistas com artigos. O trabalho seria baseado num artigo a minha escolha. Estava faltando as aulas, estava doente mas não estava aceitando, vai passar. Na véspera uma colega me perguntou se tinha feito o trabalho; que trabalho perguntei. Na volta p/casa escolhi um artigo e no ônibus elaborei o trabalho. Chegando em casa coloquei o prato de comida, revista (era necessário retirar trecho da matéria e identificar a fonte) o bloco e comecei a colocar no papel o q o trabalho q já estava na minha mente. A aula seria a noite, UFF/Niterói/RJ a tarde já avançava. Comia e passava tudo a caneta. Estudava Pedagogia, infelizmente piorei e precisei abandonar a Universidade.
No trabalho eu valorizava o nosso solo, nosso clima, nossa mistura de raças e consequentemente culturas. E enfatizava que se tivéssemos apoio dos políticos brasileiros seríamos a maior potência do mundo. Razão pela qual não nos dão condições para desenvolvermos nosso extraordinário potencial. Boa sorte a todos os brasileiros, em especial aos que retornam para melhorar nosso País. Deus abençoe e proteja todos! 🙏🙏🙏😁
Tenho amiga medica ortopedista portuguesa formada na espanha, ela fala, eu pego casos graves com raridade e quando chega vamos pensar o que fazer, no brasil enquanto pensamos os medicos já fizeram tudo, e ja sabem o que fazer pq a experiência é prática, e a diversidade de situações muito maior.. Disse a ela que detesto o atendimento primario em protugal, não tem cultura de prevenção, acho lentos e inseguros, não olha o paciente individualmente... Tenho amigos estrangeiros da holanda que elogiaram o atendimento medico que tiveram no. Brasil.... O problema no brasil a meu ver é de gestão publica em hospitais e postos de saude, é a omissão no atendimento e não capacidade tecnica.
Os caras nunca vão saber oq é usar uma garrafa pet como espaçador.
De uns tempos pra cá eu tenho ficado com um imenso orgulho do meu país! 🇧🇷
Tenho certeza que somos criados a ter um olhar negativo sobre nós mesmos, e com isso ficamos sendo oprimidos por pessoas que só querem extorquir e afundar nosso país.
SOMOS GIGANTES! 🇧🇷🚀
Desses tempos pra cá que tu falas, tenho realmente percebido um certo orgulho pelas coisas do país como só na minha adolescência via ( tenho 55 anos ).
@@heloisafelix8768 Verdade Heloisa! De uns tempos pra cá foi despertada um senso bom em alguns jovens brasileiros.
Grande parte deste despertamento, acredito que foi através de vídeos militares como conteúdo na internet. Isso tem influenciado muito!
Acho que a gente só perde para os indianos, outro povo miserável que tem levado o desenvolvimento de software nas costas. E olha que foram feitos investimentos estrangeiros maciços em Bengalore para aproveitar a mão de obra superabundante que existia na Índia. Mais ou menos parecido com o o que foi feito em São Paulo na época do milagre brasileiro e que mudou a vida de uma grande massa de brasileiros que vieram de outros estados e transformaram as fazendas falidas de café na maior cidade da América Latina.
Tem toda razão começa logo na forma e conteúdo como ensinam a história do Brasil.
Exatamente! É de interesse de muitos que o brasileiro se sinta assim para se permitir ser explorado e dominado.
terminei o ensino medio nos eua, estudei la por 1 ano, eu e tds os brasileiros do high school eramos os melhores, ate os br menos dedicados se detacavm, terminei o EM la com a maior media do meu ano e a maior media ja obtida em 7 anos e ironicamente a outra media foi batida por um brasileiro, eu estudava mt no brasil, cheguei la no ultimo ano vendo coisa que aprendi no 9 e 1 do EM, AKI EH BR COM ORGULHO
Muito legal ver brasileiros lá fora nos dando orgulho!!!
Orgulho de vergonha, brasileiro faz
@@jonnybravo3661 ???
@@jonnybravo3661 De fato, ninguém supera o seu exemplo.
@Blue Eyes uma questão, são os muitos professores destas universidadrs estaduais e federais que só querem saber de encostar.
@Blue Eyes besta e vcs uma beracao, pense que brasileiro faz alguma diferença nesse mundo, infelizmente e um verdadeiro 0 a esquerda
Não conheço esse cara, mas ele mandou o papo apenas
O brasileiro quando tem oportunidade de ir pra universidade no exterior ele dá mais que o máximo pra conseguir aprender e ser o melhor no meio dele, pq ele quer mostrar que os brasileiros também tem capacidade de serem bons nas áreas deles, e eu acho isso muito foda
sim, e tbm não é todo mundo q tem essa oportunidade então a gente faz valer.
@@justhebasic3927 exato, a pessoa que conseguiu chegar até lá, precisou se esforçar muito, ela não vai parar qdo entrar na universidade, ela vai continuar se esforçando. Mas isso já é uma pré seleção. Somente os mais esforçados chegam lá
O brasileiro inteligente tem uma vantagem: o carisma, é caloroso
La casa de papelão
@@paulonatanael15 cu
@@paulonatanael15 hahaha hahaha essa foi f*da
brasileiro tem seu jeitinho pra tudo, gambiarra e criatividade é natural pra nós
@@paulonatanael15 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara, fui fazer mestrado na Espanha e cheguei a me deparar com alunos que não sabiam fazer um artigo, é surreal!
Alunos espanhóis? De outra nacionalidade? Brasileiros? Não ficou claro.
@@qqqlllbbb bom se ele disse "fui fazer mestrado na Espanha... E cheguei a me deparar" quer dizer que ele chegou na Espanha e se deparou com ALUNOS ESPANHÓIS. Qual a dificuldade de interpretar?
@@stephanyrebelato1808 pra que isso cara ? zzz
@@samuelbarreto2877 pra ver se o pessoal põe a cabeça pra funcionar
Não tem TCC... fiquei chocada. Não sei se todas são assim, mas a da minha amiga (em Madrid) não tinha, nem prova. Eles fazem uns artigos bestinhas, que pareciam mais aquelas apresentações de projeto que o professor passa quando tá com preguiça de dar aula. Leitura e resumo...
Brasileiro tem sempre seu destaque no mundo, não é a toa que muitas das mais importantes invenções, são de brasileiros.
Verdade!!!, Carro Elétrico, Pixar, Avião, Fotografia, Relógio de Pulso, Etanol(Proálcool) e agora o Biogás(Combustível) dentre vários
Tem a história de que o primeiro avião foi feito por um brasileiro, mas não sabem se é verdade
Cara, o Brasileiro é muito foda. Temos tudo pra ser o melhor país do mundo, mas infelizmente seguimos pelo caminho errado graças às péssimas administrações
Se pararmos pra pensar, existe um grande paradoxo, as péssimas administrações não dão educação de qualidade pras pessoas e então a população acaba não tendo tanto conhecimento sobre política que resulta na escolha ruim de candidatos, os que ganham tem uma péssima administração e assim por diante... É um ciclo sem fim.
@@katarinaklt exato.
Educação é a chave
“O governo não dá educação, pq a educação derruba o governo.”
Éramos assim quando a esquerda governava o país....eles destruíram o país, mas já vejo grandes mudanças
@@hugosouza4292 derubamos a esquerda.
Ele não é primeira pessoa que fala isso, outras pessoas já disseram que Brasileiro lá fora, são sempre bons no aprendizado
Neil deGrasee Tyson diz sobre nossa imensa qualidade em uma carta aberta...
Quem não valoriza o brasileiro é o próprio brasileiro.
Moro nos USA há 12 anos e pósso dizer que é verdade.
Moro nos EUA há 2 décadas , em uma importante entrevista de trabalho para minha carreira ,o entrevistador me perguntou porque eu me achava mais qualificado que os demais ( eu sabia que todos eram nativos do país ) candidatos .
Expliquei pra ele que eu como imigrante tive que conquistar, tudo aquilo que os demais receberam do céu . Desde o idioma até o entendimento da sociedade. Ganhei aquela vaga e 10 anos mais tarde só sou recrutador para a companhia . Se vc decide abandonar suas raízes e quer conquistar um espaço no estrangeiro não perca seu tempo ,faça a diferença e batalhe
Parabens, estou procurando por trabalho se tiver vaga em aberto para brasileiros estou a disposiçao, e muito top ver pessoas que conseguiram isso nos faz continuar na luta a procura de algo melhor pessoas como o senhor nos enche de orgulho.
Trabalhei por 10 anos na fabrica da Mercedes Benz,certa vez um instrutor da fabrica disse a mim que na fabrica Mercedes da Alemanha era necessario mais de 1000 engenheiros para produzir lá e aonde eu trabalhava tinhas apenas 700 engenheiros e fazia a mesma coisa que eles lá!
@@dq2883 @DQ288 Vc esta equivocado amigo ninguem na Mercedes Benz é explorado muito pelo contrario só a refeição que nos era servido já valia pelo dia de trabalho o bife não cabia dentro do prato,só a participação de lucro era 10 mil anual,onibus de viagem para buscar e levar para o trabalho,fora os incontáveis cursos que fiz a fora pelo Brasil tudo pago pela Mercedez, a Empresa não contratava mais engenheiros porque os que tinha dava conta do recado!
@@dq2883 Ai meu deus as empresas estão explorando os funcionários, corram chamem os sindicatos e vamos fazer uma greve. kkkkkkkkkk
@@dq2883 se é explorado, é simples: peça demissão e busque novas opções.
@@eduardomarafigodelgrossi334 Não é bem assim q as coisas funcionam, meu caro. A desvalorização da mão de obra no Brasil é algo sério e por ter muito desemprego aí sim q desvaloriza mais kkkk pq a galera aceita se submeter a algo que deveria ganhar mais só p ñ perder o emprego p outro que aceita qualquer coisa.
@@felipedelima123 Os sindicatos garatiram a maioria das
condições de trabalhos hoje desejadas*
Moro no Canada e de uma coisa eu tenho certeza medico aqui so confio nos imigrantes. So Deus sabe o que passei com medicos e enfermeiras canadenses nos 5.meses que fiquei com minha filha na UTI do hospital infantil.
Minha irmã também falou disso de médicos de Portugal, q tinham muitos q ela via q não sabiam direito o q estavam fazendo.
Eu tb nao confio em médicos ingleses eles nao sabem o básico. 🤦♀️
@@couple-of-wolves caraca, tá falando sério???
@@qqqlllbbb meu primo mora lá, ele tem condições financeiras, ficou doente lá passou por 5 médicos diferentes, foi piorando e decidiu vir p/ Brasil no primeiro médico que ele passou aqui ele descobriu que estava com tétano e foi salvo a tempo. Os dentistas brasileiros tb são anos luz mais evoluídos que os de lá.
@@couple-of-wolves CARACA velho, os caras erraram diagnóstico de tétano???
E cinco???
Veja, não sou médico nem da área médica, mas trabalhei doze anos em posto de saúde, e sei q os médicos daqui matam uma dessas no peito rápido e fazem o gol.
Caraca, dá até medo.
Tenho duas irmãs q moram em Portugal e falam a mesma coisa, q não tem confiança em pediatras portugueses para cuidar dos meus sobrinhos, confiam desconfiando.
Só perguntei pra ver se não é uma avaliação errada da parte delas.
Valeu, obrigado a resposta, vivendo e aprendendo.
Exatamente. Eu ia para o Canadá em 2015 com minhas filhas e marido eu ia estudar neurociências e a moça que estava agenciando disse exatamente isso, que o estudante brasileiro é adorado nas universidades estrangeiras, pq é pé de boi, simpático.
"pé de boi" ??? o simpatico deu a entender melhor, mas nunca ouvi nem li isso na minha vida kkkk
Quantos anos vcs tem? Kkkk. Quer dizer que são prestativos, competentes, fazem bem feito.
@@drica76 Pé de boi? Nunca vi kkkk. Vivendo e aprendendo
Também num conheço não, só conheço o "firmeza"
@@giuseppicamolle50 Então, uma pessoa "pé de boi" seria uma pessoa tipo "pau pra toda obra" , acho que esse termo vc conhece, né? Mas pode ser uma pessoa firmeza TB, né? É um termo que cresci escutando, mas penso que sou mais velha que vcs. Tá tudo certo, uma geração aprende com a outra, e vice-versa, né? Mas resumindo, o que eu quis dizer é um que o estudante brasileiro é muito bom nas universidades do exterior, fazem os trabalhos bem mais rápido que outros estudantes nativos, são prestativos, cooperam, são inteligentes.
O diferencial do brasileiro é que somos resilientes. Passamos tanto perrengue que sabemos nos virar com qualquer coisa.
Se o seu computador desliga de repente, a primeira coisa que o brasileiro faz é tentar arrumar antes de chamar um técnico, uma coisa que o gringo parece ser incapaz de fazer.
Quando o brasileiro tem a oportunidade de estudar fora, ele valoriza essa oportunidade porque sabe que é para poucos, aí chega num lugar que te dá muita estrutura e tem um povo acostumado a facilidades, por isso o brasileiro voa!!!
Quando fiz intercâmbio nos EUA, em 1974, na idade de 17 anos, me destaquei porque era o único que sabia tocar piano lá. Acabei me tornando o pianista acompanhador dos corais de minha escola e fizemos até um musical ao final do ano. Muito legal.
Os brasileiras são reconhecidos e respeitados lá fora, assim como nossas universidades federais é estaduais, tenho varios conhecidos que se formaram em tecnologia no brasil por exemplo e foram trabalhar na inglaterra
Qual curso de tecnologia eles fizeram?
@@kaiza6798 programação e Redes
@@diegomartinsdeoliveira378 Esse curso é um tecnólogo certo ou é um bacharelato?
Federal é tudo. Pena que o Estado Brasileiro não investe um centavo no desenvolvimento tecnológico e científico(coisa que garante o futuro de qualquer nação)
@@kaiza6798 tem tecnólogo e bacharelado, mas não sei qual é o deles, que foram trabalhar no exterior
Meu primo é farmcêutico, fes o mestrado dele pesquisando a toxina de um peixe para ser usado como remédio, o artigo que ele fez foi sinistro, e quando foi apresentar nos EUA, ele não sabia falar em inglês, o cara ficou de careta pq ele fez todo o artigo em inglês e na hora de exolicar pra todos, falou em português mesmo, pq ele nunca quis aprebder inglês, ele não gosta, nem eu na verdade.... mas os caras ficaram impressionados com a qualidade, e escrita...
certo, mas não foi ele quem escreveu. Você não passa do português para o inglês de forma simples. É preciso alguém avaliar, ou usar ferramentas especializadas. Se ele não sabe inglês, simplesmente não foi ele quem escreveu a tradução para inglês. Isso não invalida o trabalho dele em si, que é algo a parte, mas é de se estranhar com muita força quando uma pessoa que trabalha com ciência tem ojeriza de aprender uma língua fácil cujo uso permite acesso a um acervo internacional de grande utilidade.
Massa, véi! Esse feedback que todo brasileiro precisa ouvir, que o cara esforçado pode chegar em qualquer lugar! Show msm.
Concordo com tudo que ele falou. Fiz um Pós-Doc na Universidade da Florida, pouco antes da Pandemia. Maior experiência e amadurecimento que tive na vida. Só entende quem vive essa experiência. Aqui no Brasil os cientistas e professores não são respeitados e muito menos valorizados. A cultura aqui é da inveja, do negacionismo, da concorrência desleal. Triste ter que dizer isso...
Olá professor Gustavo
Como foi sua experiência? Vivo um dilema na minha vida. Estou fazendo o doc e não estou feliz no Brasil. Penso em fazer o concurso da Embrapa, mas também acho que não seria feliz porque amo fazer ciência de verdade e no Brasil parece que fazemos ciência de faz de contas.
Oi Tassia, como vai? A experiência no Pós-doc foi incrível, tanto profissional, como do ponto de vista cultural e recreativo. Pude me sentir mais valorizado, tratado como cientista, respeitado e me sentindo parte de algo que não sentia aqui no Brasil. No entanto, como já era concursado aqui no BR (Instituto Federal) com minha vida toda construída aqui, seria muito difícil desistir de tudo para tentar viver definitivamente no exterior. O Brasil tem sim seus problemas, mas ainda assim, é o melhor lugar do mundo para se viver. Claro, isso vai de cada um. Posso te dizer que vale a experiência. Lá fora também não é fácil: longe da família, amigos, uma cultura bem diversa, que só se entende, vivenciando. Já havia ido aos EUA várias vezes, e congressos, passeios etc, mas só morando por um tempo, pude ter a dimensão do que isso significa. Espero ter ajudado, caso queira conversar mais sobre o assunto, me coloco à disposição. Caso seja de seu interesse, visite meu canal> ua-cam.com/channels/yAVd-9HJiAsDOrxomwnqIQ.html
@@ghsvieira a culpa é do coletivismo, do intervencionismo estatal, dos impostos, da grade curricular.
@@ghsvieira Visitei seu canal, mas minha area é bem distante. Cultura de Tecidos Vegetais in vitro.
Professor, trabalho em uma Embrapa e a situação é triste. Tecnicos, pesquisadores que ficam em suas salas assistindo series o dia todo. Ganham salarios gordos enquanto nós bolsistas ganhamos mixarias. Ai penso, se passar no concurso, vou ter que conviver com pessoas assim. E o pior, é o ego de alguns pesquisadores que se acham os fodas, mas na verdade, não sabem muita coisa
@@tassiaferreira6019 sei bem como é isso. Aqui em minha instituição tb tem muito disso. Mas não de deixo por vencido, sigo fazendo o meu trabalho. Em todas as esferas haverá problemas. não pense que no exterior tb não tenha, são problemas difirentes, muitos até mesmo mais difíceis de conviver. Faça aquilo que acredita e siga em frente.
Verdade. Estudante brasileiro até na Europa se destaca.... Minha filha de 13 anos corrige professora de inglês o que resultou em a professora aplicar um teste mais avançado na minha filha, aí chocou a professora... 🤪🇧🇷
Minha sobrinha também. Quando chegou na Inglaterra era para ficar 3 meses uma sala para estrangeiros, no primeiro mês já colocaram ela junto com os nativos e menos de 3 meses era uma das melhores da classe.
Fez um teste para entrar em uma escola ótima, de 35 questões de inglês acertou tudo, das 35 de matemática acertou 34. Foi aceita!
Brasileiro é um ser que sabe se vira de um jeito diferente! Não somos preguiçosos. Fiquei 1 ano na Suíça,kkkk sem falar poha nenhuma as vezes é muito mal espanhol kkkkk cara trabalhei numa cafeteria e numa escola lá pra criança kkkkk os donos ficavam chocado como eu conseguia me vira andando pra cima e baixo sem entender o idioma. Conseguir deixa bem organizado a parte logística da cafeteria e até hoje tenho contato e olha que os donos eram italianos e húngaros. Mas até hoje eles ficam pra voltar pra lá mas não sei….
É mto legal saber essas coisas e parar de nos desvalorizar!! Aqui no Brasil tem mta gente fera!!
Existem dois tipos de pessoas diante de uma dificuldade: as que desistem e se acomodam à situação; as que enfrentam a situação, olhando-a por todos os ângulos e, então, a superam. Eu acredito que é a dificuldade que dá "combustível" para muitas pessoas alcançarem o seu objetivo. Quando a coisa é muita fácil, a mente se acomoda e funciona lentamente.
Completamente verdade o q ele falou ali , eu me formei no Técnico em Lisboa e fiz mestrado em Massachusetts no MIT através do programa de troca de estudantes universitários Bolonha , e a ciência, medicina e engenharia estão todos juntos ... Ele tem 28 e eu 32 anos , nunca quis ser professor mas trabalho pelo mundo em vários projectos de estruturas gigantescos e é verdade nós tínhamos um grupo feito por brasileiros, portugueses e alemães éramos uns 10 e ganhamos vários prêmios , não dávamos chance .. temos muita gente boa , só q somos poucos em relação aos outros que tem muito mais gente fornada ... Somos 220 milhões mas nem 30 milhões de formados temos ...deveria existir um incentivo maior a universidade no país ...
Parabéns amigo.
As universidades brasileiras se tornaram um antro de pautas da agenda globalista-comunistas e hoje só "estudam" cor da pele, opção sexual e outras canalhices. Melhor se fechassem todas ou privatizassem.
eu acredito nisso pelo segundo motivo, a gente tem uma carencia de ensino pesadissima, mas quem quer estudar procura, ao chegar em um pais que você recebe mais ferramentas do que tem aqui, vc ja liga a ferramenta a necessidade e sai criando coisas maravilhosas
Os professores brasileiros são bons e tentam criar um ambiente que faça os estudantes se sentirem motivados a estudar, na Europa a maioria deles são frios. Por isso que os brasileiros que vão pra fora conseguem estudar mais por que sempre foram inspirados.
O que desmotiva os alunos são as salas de aula lotadas, quentes, sem infraestrutura e a péssima perspectiva de crescimento proporcionada pela "grandiosa" economia brasileira. Já do lado dos professores é o péssimo salário e as Secretarias de Educação atrapalhando tudo pra maquiarem os índices de educação.
@@lucassaba9121 eu infelizmente n concordo com isso, tive professoras q mais desmotivam do q ensinam, n sabiam explicar, com a internet eu aprendi mais do que com os professores, falo isso com tristeza
@@sampaiostephen eu concordo com vc. Tive professores excelentes, porém a grande maioria eram péssimos!
@@lucassaba9121 quentes sim, um dia no verão estava fazendo prova perto da janela no sol, até que vi a sombra da minha cabeça acima estava saindo como uma fumaça, era a umidade da minha cabeça sendo desidratada pelo sol 😪
@@sampaiostephen
Verdade, também temos vários professores péssimos, mas estes só são assim por que já foram desmotivados pelo sistema.
Obrigado pela correção, mas sinto muito por ter tido professores assim.
Fico feliz quando falam bem do brasileiro.
Têm brasileiro que só fala mal do próprio povo no exterior.
Um brasileiro com acesso a informação e educação DE VERDADE dobra qualquer um outro por uma questão muito simples de apontar, que é o fato de termos na nossa base de desenvolvimento como nação, algo que só agora as grandes nações discutem, que é o pluralismo cultural.
Sim, suspeito que além do pluralismo cultural, nossa genética miscigenada, única no mundo, ajude muito também, nos tornando mais rapidamente adaptáveis aos ambientes novos.
Eu vi uma vez um cara falar que quando o brasileiro pega pra fazer ele é o melhor, exemplo o nosso sistema bancário é um dos melhores do mundo.
5:24 hahaha o estudante brasileiro faz por merecer.
São bons demais, o que falta é incentivo no Brasil
O povo dos EUA não amam a ciência simplesmente por ciência...
Eles sabem que a tecnologia é o que mantém o país forte, são através das pesquisas que diversas coisas são aprimoradas e inventadas...
Na área militar, saúde, negócios em geral, tecnologia e etc...
Eles amam o dinheiro...
Ciência e pesquisa é só um meio pra isso.
Assim que deveríamos pensar...
Tanto que Carl Sagan criticava o povo americano por não amar a ciência e sim a tecnologia produzida por ela.
Ta maluco? É exatamente o oposto
Também acho isso
Aqui é educar no máximo para concurso, se falar dessa mentalidade americana numa federal é perigoso até apanhar. Só copiamos modelos imprestáveis, os mesmo professores que criticavam o modelo americano usavam livros, artigos, pesquisas tudo vindo de lá e não se davam conta do trivial, não é a educação estatal americana que faz isso acontecer, mas sim o modelo econômico e cultural.
Tem um ponto importante sobre pesquisas nos EUA é no tocante a incentivos fiscais. Lá empresas e pessoas fisicas podem doar p/ ciências em instituições publicas e privadas e abater esta doação de sei IR. Aqui no Brasil nós temos a Lei Rouanet q faz exatamente isso p/ cultura, mas n temos nd paralelo p/ ciência e tecnologia
Tu sabe se tem a possibilidade de expandir também pra ciência e tecnologia?
Salvo engano, no caso da nossa Lei Rouanet, a pessoa jurídica e/ou física elabora e manda o projeto. Após isso, caso o Ministério da Cultura decida investir no mesmo, fazem determinados processos e manda a grana(retirada de parte do Imposto de renda - IR).
Pelo pouco que sei, no caso caso dos EUA, funciona como doações mesmo, fomentando a pesquisa, como exemplo.
@@janderson8382 p q n reduzir a possibilidade de benefício da Lei Ruanet e migrar essa renuncia fiscal p/ uma lei similar em benefício da ciência? Hj no Brasil até existe uma lei q na prática abate no maximo 4% de impostos, ainda sim só escolas públicas podem ser beneficiadas, no meu ponto de vista é insuficiente. La nos EUA n interessa se as instituições são públicas ou privadas elas tem acesso ao benefício.
é possivel qualquer empresa investir em pesquisa, basta querer... agora se abate do imposto de renda, deixa de ser um investimento privado e passa a ser um investimento publico, por renuncia fiscal. E sim é possivel fazer isso até um certo limite.
Lei rouanet é um incentivo cultural. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só na cabeça de aluno brasileiro mesmo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@thiagovw7376 é sim.
É uma pena que essas pessoas não sejam valorizadas aqui no Brasil!!
É assim mesmo , minha amiga é biomédica aqui não vale nada , lá USA , é uma semi Deusa .Aqui biomédica ganha no máximo 2.300 no mínimo . É bem triste lá é uma pequena fortuna salário de biomédico pra nós brasileiros.
Se cada aluno brasileiro que foi estudar estudar fora, trazer o conhecimento e aplicar aqui em nosso país, como será grande a nossa nação. Os alunos bem sucedidos doarem por gratidão às universidades. Mas tbm precisam colocar pessoas íntegras para administrar as nossas universidades.
não será, porque aqui não tem oportunidades e muito menos segurança pra ninguém, infelizmente
É bem difícil
Aqui a gente é super desvalorizado, por isso os gênios ficam lá fora
Precisa de investimento o Pais não dá essa oportunidade volta pra que?
E quem está aqui tbm faz nada .
Os alunos ficam onde sâo valorizados, se o brasil valorizasse talvez voltassem, mas também tem a questão da segurança publica, saude, e lazer. Coisa que o brasil não oferece mesmo tendo uma das maiores cargas tributárias do mundo, exceto para quem é rico e paga por isso ou os politicos que vivem as nossas custas para dificultar as nossas vidas criando novos impostos e burocratizando as nossas vidas
A questão dessa galera é que eles deveriam tomar os controle dos velhos monstros que n faz ideia de poha nenhuma e só come dinheiro, enquanto os cabeça forem esse bando de lixo q governa atualmente, n importa quanto invista, n vai ter retorno.
Curso medicina na Estatal de Moscou e concordo muito com tudo que ele contou.
Parabens orgulho para o brasil
@@rafaelpontes8739 Verdade!!
Obs: Meu sonho é fazer medicina!
@@Fiorellavih fassa siga seu sonhos o ceu e o limite
Que bárbaro! Tu falas russo? Eu acho esse idioma muito difícil!
O curso é em inglês ou russo?
Nós somos bons mesmo! Temos que acreditar mais no nosso potencial.
Já tive em grupos de trabalho na área de Tecnologia com 7 pessoas de diferentes lugares do mundo, tinha pais que nunca vi na vida e eles sempre falavam da diferença do brasileiro no esforço do trabalho.
Fato é que os Brasileiro é muito mais reconhecidos la fora do que aqui no Brasil, digo em parte de quase tudo, Mão de obra nem se fala, Eu tenho um amigo, programador, que fez todo o seu aprendizado aqui no Brasil, e hoje trabalha para uma empresa de tecnologia americana em Home-Office ganhando mais de 9 mil dólares por mês.
Ele trabalha lá ou aqui? Tô pensando em fazer faculdade em T.I, sabe dizer onde ele se formou?
@@qqqlllbbb Ele trabalha aqui no Brasil, ele montou um escritório junto com sua esposa, mais tem que dominar o inglês perfeitamente, agora sobre a onde ele se formou, vou perguntar e depois mando aqui.
@@juandasilva9592 comentando pra receber notificacao kkk ano que vem começo em ti
Comentando para saber
Trabalho com programação, e digo que o Brasil tem um mão de obra muito boa nessa área, melhor área para se investir, nunca vai faltar trabalho e salário é bom.
Encontrei meu povo!
Que bom ler comentários de gente que sabe do que está falando e sabe que nós brasileiros nos destacamos sim quando queremos!
Vejo muita hostilidade de brasileiros que não tem experiência fora do Brasil, mas que juram que não temos do que se orgulhar.
Tento mostrar nos meus vídeos que nenhum país é perfeito e que o Brasil tem suas qualidades sim, mas sempre chega alguém me tratando como se eu fosse uma alienada e não conhecesse o país de onde vim.
Moramos na Flórida e uma vez minha filha tirou a nota mais alta do estado e o professor perguntou pra ela "o que os brasileiros tinham". Ela não entendeu a pergunta, e ele disse que dos 5 primeiros colocados, 3 eram brasileiros.
Como mãe, vejo que aqui em Orlando tem dois tipos de brasileiros nas escolas: tem sim os que não querem nada com nada, mas tem especialmente os que agarram a oportunidade de estar aqui e dão o seu melhor, aí se destacam.
Orgulho. 👏👏👏
Acho que nosso grande problema são as mídias tradicionais que recebem todas as notícias da mesmíssima fonte,então, nos bombardeiam com notícias sobre a superioridade americana, européia e são incapazes de mostrar nosso lado bom, positivo, as soluções que brasileiros conseguem para várias situações.
Precisamos deixar esse complexo de inferioridade horrível e deixar fluir nossa real capacidade de raciocínio.
Um amigo estudou no Estados Unidos e disse que lá eles tem tudo prontinho durante o ensino fundamental e ensino médio deles lá e o brasileiro quando chega lá e outro nível, faz com tranquilidade.
Tem o vídeo de um físico norte americano, cujo nome esqueci, que disse que o americano está emburrecendo e eles estão importando inteligência.
Tempos fáceis criam pessoas fracas
Deve ter sido o Neil deGrasse Tyson. Não sei ao certo, mas já vi ele comentado sobre isso. A real é que o ensino básico dos Eua fica bem atrás do Chinês, Indiano, coreano. Fora que isso tem uma questão politica tbm e que está mudando com o Biden. O Estado entrando mais forte em ciência e tecnologia pode ajudar a reverter isso, mas vai demorar, pois criar phd's leva décadas.
Não só o americano
@@marcossantos8818 Foi um descendente de orientais, ele é famoso também. Se eu achar o vídeo, posto aqui.
@@marcossantos8818 ua-cam.com/video/BzYFMvKp4zQ/v-deo.html
Fico feliz que os jovens brasileiros estão se destacando de forma maravilhosa fora do nosso país.
Eu fico triste porque perdemos um talento pra outro País e com razão, ele podia tá aqui ajudando mas infelizmente o país dificulta com burocracias, o país prefere brincar de fazenda e rodeio ao invés de investir em ciência e ajudar os futuros cientistas.
''Se vocês não querem minha ajuda, eu vou procurar outro lugar que queira.''
@@werewolfx51 Luiz tá no Brasil. Faz é tempo, ele só foi pro EUA para estudar.
Admiro demais o Luiz. Acompanho o canal dele desde o início, biomédico fod@.
No ensino médio fui fazer um trabalho de inglês e precisei de dois artigos pra montar um parágrafo com as minhas próprias palavras me esforcei como se estivesse na faculdade, depois fiquei refletindo sobre o quanto eu me destacaria se estivesse em outro lugar e sobre o quanto os meus colegas já faziam isso antes de mim. Detalhe eu nem sabia como montar o parágrafo e tinha a opção de desistir e dizer pra prof que não tinha achado. Se duvidar até hoje não tem na internet um parágrafo semelhante ao que montei, não por ser bom e sim pelas informações que eu juntei nele
Inteligência de verdade desse mlk. Não é uma coisa elitizada cheia de preconceito. Se tem preconceito não serve pra nada.
5:50 cara, o brasileiro não tem noção da capacidade que tem, nós temos tudo, realmente tudo para dominar em todas as áreas! Só temos que fazer uma revolução na politica, que joga contra o brasileiro.
Temos a bendita síndrome de vira-lata. Temos a crença que somos inferiores, mas não somos. Até nossa nação quebrar isso, vai levar muito tempo. Bom ver esses vídeos e ler os comentários que nos ajudam a mudar um pouco nossa visão de mundo!
Disse tudo.
Um rapaz desse com esse intelecto você não vê ser entrevistado no Fantástico, JN, Domingo espetacular, um baita orgulho pra nossa nação e não tem devido reconhecimento, agora chamar esses “artistas” de musica, novela…
calma gado, militou no lugar errado
@@pandinhagames205 a verdade incomoda pessoas medíocres iguais a você
Eles pensam no lucro, pessoas assim nos agrega, mas pra eles é 1milhão a menos
@@pandinhagames205 - Quem ta militando no lugar errado é você, o vídeo é sobre isso mesmo que ele comentou ...
@@pandinhagames205 ele ta falando a vdd man, e como é no lugar errado se tem tudo a ver com o cara do video?
Em TI acontece o mesmo. Brasileiro é muito desejado, somos mestres das soluções pra problemas kkkkkk. Os gringos vem até nós até pelo Linkedin.
Não entendo pq os governos conseguem enxergar isso, os profissionais de TI do Brasil são os melhores do mundo pq pensamos fora da caixa, e como vc falou temos uma solução pra tudo.
Sinceramente, um dos maiores orgulhos q tenho na vida é ser Brasileira e vendo os comentários abaixo, só me fez ter mais orgulho ainda. Inteligência e criatividade são almas gêmeas do brasileiro, só falta usar cm sabedoria 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Os braseiros que tiveram oportunidades precisa pressionar nossos governantes por meio de associação de classe para mudar a mentalidade para essa mentalidade do investimento Quem teve oportunidade deve se juntar e doar também para nossas universidades públicas, se doar boa finais de semana para uma comunidade, dar aulas grátis, doar sinal de internet para essas comunidades se comunicarem
Ninguém vai doar para uma universidade pública por que tudo aqui é uma bagunça.
Lembra do Museu Nacional? Aquele que pegou fogo? Haviam pessoas que queriam doar dinheiro pra ele antes do incêndio, mas isso não acontecia por que só dava pra doar pra UFRJ (instituição responsável pelo museu) e ela decidia o que fazer com o dinheiro. E como existe corrupção lá dentro, findou que ninguém quis doar o seu suado dinheiro pra um reitor corrupto.
@@lucassaba9121 falou tudo mano, eu juntei um dinheiro e comprei 4 notebook usado pra doar pra uma instituição nem e grande nem nada e so umas pessoa que se juntaram pra fazer o bem, ja faz dois anos isso, fui la ver e os aparelhos ainda tão tudo funcionando e bem cuidados, coisas que em escola publica não da e o governo não faz.
Sinto-me tão feliz e orgulhoso quando vejo meus compatriotas destacando-se mundo afora. É como se fosse uma conquista minha também.
Pura verdade estudei aqui nos EUA 🇺🇸 moro aqui e realmente vc falou a verdade 👏🏼👏🏼
06:16 "A gente já estava acostumado com uma cobrança que os americanos não estavam acostumados ainda"
Eu sou formado em Filosofia (UFF), um curso que é visto pelo grande (e ignorante) público como um local de baderna, vadiagem e p00taria. Assim como qualquer curso universitário, há quem queira estudar e quem queira ficar na farra. Porém, eu e meus amigos (que temos apreço e dedicação ao que fazemos) enfiávamos os rostos nos livros e buscávamos nos diferenciar positivamente.
Como sempre fomos muito cobrados pelos professores e por nós mesmos, pesquisávamos como os estudantes estrangeiros levavam as suas vidas acadêmicas e como era a rotina das universidades de fora.
Vimos coisas muito interessantes e algumas outras estranhas. Por exemplo: os estudantes americanos, na graduação de Filosofia, passam poucas horas nas salas de aula e muitas horas na biblioteca, estudando por conta própria ou fazendo pesquisas. Porém, a grande maioria desses estudantes utilizam livros traduzidos e, aparentemente, não são estimulados a dominarem mais de um idioma.
Nós líamos muitas coisas em inglês e até precisávamos ter noções de grego e latim. Alguns, além disso, aprendiam também francês e alemão. Um amigo meu domina o inglês, o alemão e o grego clássico com facilidade, além de manjar um pouco de latim. Portanto, sempre fomos muito cobrados, especialmente pelos professores, nessa questão de dominar mais de uma língua. Chegar ao mestrado sem ler as obras estrangeiras no original é considerado um pecado muito grave no nosso meio.
Mas, curiosamente, parece que não só os estudantes americanos de Filosofia leem exclusivamente traduções, como os professores também fazem trabalhos imensos sem utilizar as obras referenciadas no seu idioma original (quando estas são estrangeiras). É uma situação muito estranha.
Interessante.
Muito interessante. Imagino que ler uma obra da literatura no idioma original deva ser algo completamente diferente.
E também é conhecido como professores amiguinho do Lula
O que um filosofo faz além de ser professor?
@@leetat.t8093 Aqui no Brasil, as possibilidades são muito limitadas (tanto por uma questão cultural, quanto por nossa economia ser muito fechada): professor, pesquisador na área. Nos EUA, porém, há filósofos que trabalham até mesmo em empresas de tecnologia com projetos de IA, ética, lógica, etc. Isso sem contar aqueles que ganham a vida como escritores, divulgadores acadêmicos, críticos, etc. Há até quem trabalhe fazendo roteiros para cinema e TV.
Um dos grandes representantes da biomedicina, Luiz é sensacional
É como eu sempre falei para alguns amigos meus que falam mau da gringa: "Quando vocês sairem daqui e colocarem o esforço que vocês fazem no Br na gringa, Vai ser como se tirassem uma âncora das suas costas", ou para os otakus, igual a luta do Rock Lee contra o Gaara, quando ele tira os pesos da canela🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Gostei da referencia kkk meu ep favorito
@@karinarj5154 kkkkkkkkkk é muito bom mesmo kkkkkkk
problema é q o Lee perdeu aquela luta e nunca conseguiu nada na vida :(
Rock Lee é brasileiro, não desiste nunca cara, nasceu no interior da Paraíba e trabalhava entregando gás kkkkkkk
Isso é verdade, fora do Brasil é igual lutar sem peso mano, é muito top isso
Já ouvi vários depoimentos de garçons à jornalistas renomados que trabalham pra os gringos, todos disseram que o brasileiro é o que mais trabalha, outras nacionalidades não tem o pique dos br.
como o rapaz acabou de falar, nos eua as empresas investem e são muitos investimentos da iniciativa privada, no Brasil o governo é o único que investe e isso é foda, lá vem ajuda de todo lugar e inclusive de doações, aqui todo mundo só espera do governo, empresas ficando bilionárias no Brasil e nem se que mandam ajeitar a rua da frente da sua fachada!
É a representativadade que você sente por está em um lugar que você não nasceu.
Você não consegue dar menos do que o seu melhor, porque você sabe o valor do que você tem, fantástico.
Cara, nós aqui no Brasil vive no improviso, dar à oportunidade e amparado que o brasileiro decola.
Adorei essa entrevista, dá um ânimo na gente.
Da um ânimo pq brasileiro se auto deprecia, acha que o de fora é sempre melhor.
EUA trabalham com kits prontos de corantes de lâminas, por exemplo. Aqui no Brasil, a gente faz tudo do zero com os produtos químicos. Acho que é por isso que o brasileiro se destaca lá. É muita raça aqui no Brasil.
Graças a Deus eu pude formar meu filho aqui nos Estados Unidos 🇺🇸. Ele é disléxico e no Brasil 🇧🇷 as professoras diziam que ele jamais falaria mais de 1 idioma etc. hoje com 22 anos, Lucas fala 4 idiomas e graduou em engenharia elétrica . Eu tenho muito orgulho do meu filho 🏆
Convidado excelente! Bom demais ouvir esse cara
Eu amei esse podcast, espero que cada vez mais pessoas vendo esse video percebam o quão importante as pesquisas e estudos são e o quão bons nisso nós somos.
Vendo os comentários de alguns, fiquei tão feliz em saber que nós BRs não ficamos atrás dos gringos. Não ganhamos ainda nenhum nobel pq acho que falta mais investimento. Mas quando ocorrer o primeiro virão um bocado depois igual foi no surfe. Nunca tínhamos ganhado, depois de Medina tudo mudou.
Eu trabalho remoto nos Estados Unidos, e tem um brasileiro no meu time, eu e o outro BR toca o terror, os gringos pagam pau
Vc trampa do br pra uma empresa americana?
@@leoofgl sim
@@andersondossantoscruz3685 qual
Acredito total em você porque a gente é um povo muito querido pra trabalhar fora não só por sermos muito trabalhadores... E claro nossa cultura flexível e aberta nos torna extremamente agradáveis para trabalhar em lugares multiculturais
Desculpa perguntar, vc é da área de T.I? Se for, nem quero saber onde o amigo trabalha, só queria uma dica de orientação sobre qual área é interessante pra estudar, indicação de cursos etc, por gentileza.
Grato a atenção.
Que entrevista maravilhosa ..a melhor que vi esse ano show ....bj
Trabalho em uma plataforma de petróleo e tive a oportunidade de comparar em loco, somos melhores técnicos (mecânica, elétrica, eletrônica e petroquímica) que muitos desses países, falo de diferença brutal mesmo!! Muito orgulho!!
Recentemente li um artigo sobre a fuga das massas cinzentas. Concordo com os pontos de vista abaixo, problema estão nos estímulos políticos e educacional do nosso país. Difícil ver exemplos como minha da esposa receber uma bolsa de doutorado de 1800 reais pra fazer pesquisa.
R$ 1.800,00 pra pesquisa é de cair do cú da bunda e hoje quase não paga o combustível do automóvel que se vai usar. O pesquisado não pode se preocupar com dinheiro. A hora de trabalhar. Tem que estar absolutamente tranquilo.
@@MrPingoMS pra vc ver!!! Eu sei q o valor dessa bolsa pra muitos serve pra pagar aluguel, alimentos, higiene pessoal, pois as pesquisas exigem tempo integral ou melhor não há hora certa pra sua realização, pois em suma maioria depende de análise dos fenômenos. Para piorar a situação sei q o governo fez cortes e estão atrasados nos pagamentos do recursos em 2022.
@@joseborispelles186 Que tipo pena mas, infelizmente a comunização das fede aos contribuiu para essa situação. O governo nem está errado em cortas as bolsas. Infelizmente, os bons pagam pelos mais. É a vida.
Na parte de ilustrações, animações de games e vídeos, e ilustradores para games, os brasileiros são muito admirados nessa área também. So dos gringos saberem que o CARA É BRASILEIRO ja sabe que é muito bom o trabalho. O Brasil é admirado demais nessa área para os países do mundo.
Entrevista enriquecedora, parabéns!
Excelente esse intercâmbio, na academia, docência, ensino e pesquisa.
Que papo legal!!
Gostei das ideias desse cara,gente boa!
O brasileiro é incrível em qualquer coisa que faz pq a gente apendeu a fazer muito com pouco
OBS: depois de preparar tanta placa de Petri azul (pq os materiais estragam/morrem/contaminam na demora do transporte brasileiro), chegar pra fazer pesquisa nos EUA com todos os componentes frescos e bons é fichinha. N ter q implorar quase de joelhos por um componente importado pra comissão de pesquisa da facul ou uma bolsa FAPESP/ PIBIC é quase um sonho.
Eu concordo com esse rapaz. Quando eu fui estudar em Bruxelas na Bélgica os brasileiros que tinham na universidade sempre se destacavam mais. Graças a Deus eu fiz o que tinha de fazer durante 8 anos e voltei pro Brasil.
É triste que as mentes brasileiras não conseguem brilhar por aqui, apenas lá fora nos países que oferecem oportunidades
@Raphael 777 que comentário melancólico. Claro que não vão brilhar aqui. Precisa de ambiente ideal para evoluir
Ciência Sem Fronteiras, super TOP. Parabéns 🎈👏👏👏.
Que bom que soube aproveitar a oportunidade 😃
Trabalhei em uma multinacional. Ganhei prêmios de performance dados pela matriz americana. A análise que faço dos estrangeiros é que, ou são ingênuos ou são bitolados (seguem uma linha e não saem dela, mesmo que dê errado). De alguma maneira, eu conseguia visualizar um caminho mais ótimo e o seguia.
Gostei muito, tragam mais pessoas com riqueza de conhecimento pfvr!
ai que gordinho fofo passa uma paz.
uma oportunidade para poucos.
tenho amigos que foram e não voltaram mais.
isso diz tudo sobre o nosso ranque de pais.
Na década de 90 na faculdade onde estudei usavam uma metodologia americana sem provas, o se cada aula todos eram avaliados pela forma como participavam.