Professor, veja se estou errado: as possibilidades são: 4 homens, ou 4 mulheres, ou 3 mulheres e 1 homem, ou 3 homens e 1 mulher, ou 2 homens e 2 mulheres, ou seja, 5 possibilidades. Então a resposta é 1/5
Na Marvel tem vários heróis, como o INCRÍVEL Hulk, o ESPETACULAR Homem-Aranha e o Quarteto FANTÁSTICO. No entanto, o herói mesmo é quem fez o presente vídeo. Afinal, o vídeo está INCRÍVEL, ESPETACULAR e FANTÁSTICO!
Bom dia! Procópio, por favor resolva esta questão: [(2^x^2)/(4^x)]=16. 2 elevado a x que está elevado a 2. Dividido por 4 elevado a x. Igual a 16. Depois de resolver, por favor, poste no UA-cam.
Discordo da conclusão em se nos basearmos apenas no enunciado. No enunciado a ordem dos nascimentos é irrelevante e desta forma só haveriam 5 possibilidades, senão vejamos. Em 4 nascimentos poderíamos ter em relação a qualquer dos sexos, que eles poderiam representar a totalidade (MMMM ou FFFFF); ou que poderiam ter 3, de 4; 2 de cada (que é a configuração buscada) ou apenas 1 dos 4 possíveis. Para visualizarmos melhor, sem levarmos em consideração a ordem dos nascimentos, as opções possíveis seriam: MMMM MMMF MMFF MFFF ou FFFF, simplesmente 5 possibilidades. A utilização de fatorial para a resolução deste problema causa esta distorção por considerar que MFFM seja diferente de MFMF ou MMFF ou FMMF ou FMFM... Assi podemos concluir, na realidade, que em 4 nascimentos a probabilidade de ocorrer meio a meio é de um para 5, ou em porcentagem 20%. O uso do fatorial só seria indiacado se desejássemos encontrar a probabilidade na órdem exata buscada MMFF, ou seja M no primeiro nascimento, M no segundo, F no terceiro e F no quarto. Nestes casos a ordem influi significativamente e as probabilidades diminuem muito, eis que uma odem de nascimento MMFF seria totalmente diferente de MFMF ou de FMFM ou FFMM, apesar de que todas elas gerariam dois indíviduos de cada sexo.
Não dá pra contestar os cálculos apresentados, mas inicialmente eu havia pensado nas probabilidades bem mais simplificadas: 1: 4 meninos 2: 4 meninas 3: 1 menino e 3 meninas 4: 2 meninos e 2 meninas 5: 3 meninos e 1 menina Aparentemente já abrangeria todas as possibilidades... por que não dá certo?
@@Faroshkas sim, mas de todas as maneiras são 3 meninos e 1 menina. Fica redundante, faz parecer que o cálculo de probabilidade apresentado é desnecessariamente complexo.
@@LeonardoVieira91 isso ocorre pq os eventos não tem a mesma probabilidade, o evento de ter 4 meninos possui probabilidade de 1/16 e da mesma forma o de ter 4 meninas (1/16) então não dá simplesmente para somar como se todos os eventos que você descreveu tivessem probabilidades iguais. Ficaria assim as probabilidades: 1: 4 meninos = 1/16 2: 4 meninas = 1/16 3: 1 menino e 3 meninas = 1/4 4: 2 meninos e 2 meninas = 3/8 5: 3 meninos e 1 menina = 1/4 probabilidade da soma dos casos = 1/16 + 1/16 + 1/4 + 3/8 + 1/4 = 1 -> 100% Ou seja, a soma de todos os casos como você disse dá 100%.
@@caiolima4490 agora fez mais sentido. Ao pensar apenas nos resultados possíveis, seriam 5 cenários, mas isso seria simplificar demais e ignorar que a chance de cada cenário acontecer não é a mesma
Se nasce menino ou menina essa questão só Jesus sabe , kk kkkk cada uma não concordo a conta sim qualquer conta da um resultado , agora menino ou menina, nã nã ni não não , ai só o criador sabe
Mas se desconsiderou aí a possibilidade de gêmeos por gestação como probalidade. Tipo: HH e MM, HM e HM, MM e HH... e a variabilidade de HHHH, MMMM, MMMH, MHHH em sequência por 1 nascimento por vez e nao apenas o padrão 2 H e 2 M e por aí vai... Afinal, a possibilidade também se aplica à essa condição de que, necessariamente, não se pode o controle sobre a escolha do sexo em fecundação natural.
Sim. Liste os casos. Deve haver 2^4 casos no total (cada uma das 4 crianças pode ser H ou M) Possibilidades: MMMM MMMH MMHM MHMM HMMM MMHH MHMH HMMH HHMM HMHM MHHM HHHM HHMH HMHH MHHH 6 das 16 contém 2M e 2H, logo, 37,5% Espero ter ajudado Nota: antes de listar os casos, é bom qvaliar a quantidade. Se for muito, não vale a pena. Nota 2: não é necessário listar tudo, só pensar que há 1 possibilidade com 4 H, 4 com 3H, 6 com 2H, 4 com 1H e 1 com 0H
Isso considerando que o casal não é tendencioso a ter filho homens ou mulheres. Por exemplo, se o casal tiver relação no dia da ovulação ou até um dia depois, a maior chance é a de que venha a ser um menino. Se tiver relação antes da ovulação, a maior chance é a de nascer menina.
Nada aver a certa seria 20% pois tem 5 possibilidades, 1 menino e 3 meninas, 1 menina e 3 meninos, todos meninos, todas meninas ou 2 meninos e 2 meninas
@canalsecretoMGB isso ocorre pq os eventos não tem a mesma probabilidade, o evento de ter 4 meninos possui probabilidade de 1/16 e da mesma forma o de ter 4 meninas (1/16) então não dá simplesmente para somar como se todos os eventos que você descreveu tivessem probabilidades iguais. Ficaria assim as probabilidades: 1: 4 meninos = 1/16 2: 4 meninas = 1/16 3: 1 menino e 3 meninas = 1/4 4: 2 meninos e 2 meninas = 3/8 5: 3 meninos e 1 menina = 1/4 probabilidade da soma dos casos = 1/16 + 1/16 + 1/4 + 3/8 + 1/4 = 1 -> 100% Ou seja, a soma de todos os casos como você disse dá 100%.
Ué, tem cinco possibilidades 4 gurias, 4 guris, 3 gurias e 1 guri, 3 guris e 1 guria ou dois de cada, que é a que a gente quer, então fica 100%/5 Dá 20%, não?
@@gabriellimadasilvamoreira1596 Basicamente vc errou porque vc precisa considerar todas as possibilidades do espaço amostral. Isso significa que para o espaço amostral a ordem importa. A resolução do professor é a mais indicada para essa quantidade de nascimento, porém dá para resolver no modo força bruta. Nesse caso colocamos todas as possibilidades que existem no nascimento de 4 crianças e vemos quantos atendem o que eu quero (dois meninos e duas meninas). Então temos: 1º 2º 3º 4º M M M M M M M F M M F M M M F F * M F M M M F M F * M F F M * M F F F F M M M F M M F * F M F M * F M F F F F M M * F F M F F F F M F F F F Onde: M - Masculino F - Feminino * - casos onde temos 2M e 2F. Então temos 6/16 = 37,5%. Já se ele perguntasse, por ex.: qual a probabilidade de nascer primeiro F, depois F, depois M e depois M (último caso com * acima)? Teríamos: 1/16 = 6,25%, pois nesse caso a ordem de nascimento importa.
Professor, veja se estou errado: as possibilidades são: 4 homens, ou 4 mulheres, ou 3 mulheres e 1 homem, ou 3 homens e 1 mulher, ou 2 homens e 2 mulheres, ou seja, 5 possibilidades. Então a resposta é 1/5
Na Marvel tem vários heróis, como o INCRÍVEL Hulk, o ESPETACULAR Homem-Aranha e o Quarteto FANTÁSTICO. No entanto, o herói mesmo é quem fez o presente vídeo. Afinal, o vídeo está INCRÍVEL, ESPETACULAR e FANTÁSTICO!
Bom dia!
Procópio, por favor resolva esta questão:
[(2^x^2)/(4^x)]=16.
2 elevado a x que está elevado a 2. Dividido por 4 elevado a x. Igual a 16.
Depois de resolver, por favor, poste no UA-cam.
Voce demais na explicação. Sensacional
Discordo da conclusão em se nos basearmos apenas no enunciado.
No enunciado a ordem dos nascimentos é irrelevante e desta forma só haveriam 5 possibilidades, senão vejamos.
Em 4 nascimentos poderíamos ter em relação a qualquer dos sexos, que eles poderiam representar a totalidade (MMMM ou FFFFF);
ou que poderiam ter 3, de 4; 2 de cada (que é a configuração buscada) ou apenas 1 dos 4 possíveis.
Para visualizarmos melhor, sem levarmos em consideração a ordem dos nascimentos, as opções possíveis seriam:
MMMM
MMMF
MMFF
MFFF
ou FFFF, simplesmente 5 possibilidades.
A utilização de fatorial para a resolução deste problema causa esta distorção por considerar que MFFM seja diferente de MFMF ou MMFF
ou FMMF ou FMFM...
Assi podemos concluir, na realidade, que em 4 nascimentos a probabilidade de ocorrer meio a meio é de um para 5, ou em porcentagem 20%.
O uso do fatorial só seria indiacado se desejássemos encontrar a probabilidade na órdem exata buscada MMFF, ou seja M no primeiro nascimento, M no segundo, F no terceiro e F no quarto.
Nestes casos a ordem influi significativamente e as probabilidades diminuem muito, eis que uma odem de nascimento MMFF seria totalmente diferente de MFMF ou de FMFM ou FFMM, apesar de que todas elas gerariam dois indíviduos de cada sexo.
Cheguei a mesma conclusão, 20%.
Mas que barbaridade tchê! Para época de hoje, querem filhos demais! 😄😄
Pergunta boa, mas, mal elaborada, tinha que constar na pergunta que seria por ordem..
eu gostaria de saber onde acho lista de exercicios do prof Rafael pq sem quebrar a cara fazendo exercicios fica dificil. Vc sabe onde tem, amigo??
Professor, esse tipo problema também poderia ser resolvido pela " lei bibinial das probabilidades" não é???
Muito boa explicação!!
Professor , nao estou encontrando as listas de exercicios
Professor , para termos lista de exercicios temos que ser membro?
Bom dia meu Amigo 🙏
Não dá pra contestar os cálculos apresentados, mas inicialmente eu havia pensado nas probabilidades bem mais simplificadas:
1: 4 meninos
2: 4 meninas
3: 1 menino e 3 meninas
4: 2 meninos e 2 meninas
5: 3 meninos e 1 menina
Aparentemente já abrangeria todas as possibilidades... por que não dá certo?
Pois há mais do que apenas uma mqneira de se ter, digamos, 1 menina e 3 meninos:
Hhhm
Hhmh
Hmhh
Mhhh
Entendeu?
@@Faroshkas sim, mas de todas as maneiras são 3 meninos e 1 menina. Fica redundante, faz parecer que o cálculo de probabilidade apresentado é desnecessariamente complexo.
@@LeonardoVieira91 isso ocorre pq os eventos não tem a mesma probabilidade, o evento de ter 4 meninos possui probabilidade de 1/16 e da mesma forma o de ter 4 meninas (1/16) então não dá simplesmente para somar como se todos os eventos que você descreveu tivessem probabilidades iguais.
Ficaria assim as probabilidades:
1: 4 meninos = 1/16
2: 4 meninas = 1/16
3: 1 menino e 3 meninas = 1/4
4: 2 meninos e 2 meninas = 3/8
5: 3 meninos e 1 menina = 1/4
probabilidade da soma dos casos = 1/16 + 1/16 + 1/4 + 3/8 + 1/4 = 1 -> 100%
Ou seja, a soma de todos os casos como você disse dá 100%.
@@caiolima4490 agora fez mais sentido. Ao pensar apenas nos resultados possíveis, seriam 5 cenários, mas isso seria simplificar demais e ignorar que a chance de cada cenário acontecer não é a mesma
Se nasce menino ou menina essa questão só Jesus sabe , kk kkkk cada uma não concordo a conta sim qualquer conta da um resultado , agora menino ou menina, nã nã ni não não , ai só o criador sabe
Mas se desconsiderou aí a possibilidade de gêmeos por gestação como probalidade. Tipo: HH e MM, HM e HM, MM e HH... e a variabilidade de HHHH, MMMM, MMMH, MHHH em sequência por 1 nascimento por vez e nao apenas o padrão 2 H e 2 M e por aí vai... Afinal, a possibilidade também se aplica à essa condição de que, necessariamente, não se pode o controle sobre a escolha do sexo em fecundação natural.
Esse ponto é irrelevante. A análise é apenas sobre a chance de nasceram quatro filhos. Tanto faz se foi em um único parto ou vários.
Daria pra chegar no resultado de forma intuitiva?
Essa é a forma mais intuitiva kkkkkkkk já que ele usou PFC.
Sim. Liste os casos.
Deve haver 2^4 casos no total (cada uma das 4 crianças pode ser H ou M)
Possibilidades:
MMMM
MMMH
MMHM
MHMM
HMMM
MMHH
MHMH
HMMH
HHMM
HMHM
MHHM
HHHM
HHMH
HMHH
MHHH
6 das 16 contém 2M e 2H, logo, 37,5%
Espero ter ajudado
Nota: antes de listar os casos, é bom qvaliar a quantidade. Se for muito, não vale a pena.
Nota 2: não é necessário listar tudo, só pensar que há 1 possibilidade com 4 H, 4 com 3H, 6 com 2H, 4 com 1H e 1 com 0H
muito boa sua explicação, só acho chato que você mexe muito as mãos pra explicar !
Isso considerando que o casal não é tendencioso a ter filho homens ou mulheres. Por exemplo, se o casal tiver relação no dia da ovulação ou até um dia depois, a maior chance é a de que venha a ser um menino. Se tiver relação antes da ovulação, a maior chance é a de nascer menina.
Nada aver a certa seria 20% pois tem 5 possibilidades, 1 menino e 3 meninas, 1 menina e 3 meninos, todos meninos, todas meninas ou 2 meninos e 2 meninas
nA rEaL, a chance é de 50%, simples: ou acontece de nascerem 2 meninos e 2 meninas, ou não acontece.
Eu pensei a mesma coisa .
@canalsecretoMGB isso ocorre pq os eventos não tem a mesma probabilidade, o evento de ter 4 meninos possui probabilidade de 1/16 e da mesma forma o de ter 4 meninas (1/16) então não dá simplesmente para somar como se todos os eventos que você descreveu tivessem probabilidades iguais.
Ficaria assim as probabilidades:
1: 4 meninos = 1/16
2: 4 meninas = 1/16
3: 1 menino e 3 meninas = 1/4
4: 2 meninos e 2 meninas = 3/8
5: 3 meninos e 1 menina = 1/4
probabilidade da soma dos casos = 1/16 + 1/16 + 1/4 + 3/8 + 1/4 = 1 -> 100%
Ou seja, a soma de todos os casos como você disse dá 100%.
@@caiolima4490 cara, se ele mandou essa... É porque ele não entendeu; se o Procópio ensinando ele não entendeu, não vai ser um de nós a conseguir
Não concordo nem discordo. Falou, ta falado.
Essa foi uma verdadeira loucura, que vou tentar digerir aos poucos até pegar o jeito...
Que Top !!
E eu aq achando que era 50 kkkkkkk 🥵 Top demais
Super fácil apesar de ter muitos detalhes. Mas, como dizia meu saudoso professor de Física, exatas são como receita de bolo, é só seguir as fórmulas.
oi 😇😇😇
Procópio. Faço um vídeo com 3 filhos, sendo 2 meninas e 1 menino
Parabéns!
Boa questão.
Ué, tem cinco possibilidades
4 gurias, 4 guris, 3 gurias e 1 guri, 3 guris e 1 guria ou dois de cada, que é a que a gente quer, então fica 100%/5
Dá 20%, não?
Eu vi a resposta dele, mas não entendi porque a minha deu errado. Alguém sabe dizer no que eu errei exatamente?
@@gabriellimadasilvamoreira1596 Basicamente vc errou porque vc precisa considerar todas as possibilidades do espaço amostral. Isso significa que para o espaço amostral a ordem importa.
A resolução do professor é a mais indicada para essa quantidade de nascimento, porém dá para resolver no modo força bruta. Nesse caso colocamos todas as possibilidades que existem no nascimento de 4 crianças e vemos quantos atendem o que eu quero (dois meninos e duas meninas). Então temos:
1º 2º 3º 4º
M M M M
M M M F
M M F M
M M F F *
M F M M
M F M F *
M F F M *
M F F F
F M M M
F M M F *
F M F M *
F M F F
F F M M *
F F M F
F F F M
F F F F
Onde:
M - Masculino
F - Feminino
* - casos onde temos 2M e 2F.
Então temos 6/16 = 37,5%.
Já se ele perguntasse, por ex.: qual a probabilidade de nascer primeiro F, depois F, depois M e depois M (último caso com * acima)? Teríamos: 1/16 = 6,25%, pois nesse caso a ordem de nascimento importa.
Casal 100% maluco,o importante é nascer com saúde
DESBUGOU SIM!
Sou mãe de 4 filhos duas meninas dois meninos nasceu primeiro uma menina depois um menino depois uma menina
Depois um menino
Depois de tanto ver, ficou mamão com açucar
Muito bom
Menine...rsrs olha que os lgbtq+ Vão bugar
Agora perceba
37,5%
C. 50%
Top
questão ridícula
50%
0%. Podem ser todos gays ou trans ou qq outra coisa. Questão homofóbica. Tá cancelado. Kk kk kk
se fosse os teus ia ser 0% tb, ia nascer ou burro ou vaca 😂
@@felipe7644 kkkkkkk Essa turma exige também o direito à legalização da zoofilia. Lμ|@ adorava comer uma cabritinha. Kkkkkkkkkkk
gay continua sendo homem, vai estudar Qi negativo