Precisa de ajuda para se aposentar? Clique neste link e fale com nossos advogados especialistas em aposentadorias: bit.ly/ingracio-online Se inscreva em nosso canal para não perder nenhum vídeo! ----------------------------------------------------- 00:30 | Quando você não precisa paga 01:31 | Quem precisa pagar? 03:27 | Comprovação de atividade 03:55 | Como fazer os cálculos? 05:43 | Como era antes de 1996
Ingrácio Advocacia boa tarde eu contribuir 25 anos eu trabalhei com produtos químicos eu tive afastado por 5 anos doença na coluna lombar espodiloartrose eu queria saber porque me derram alta . Se a doença não tem cura tô 55 anos de idade sem condições nenhuma de volta apaga quando fiz a perícia médica . Foi concedido o benefício . E não pagaram nada alegação foi falta de carência .
Como comprovar atividades rurais? Nao tenho recibos? Trabalho hoje en empresa como operador de. eta & ete. Comecei trabalhar aos 12 anos.de idade tenho hoje 47.
Você é uma mulher perfeita e maravilhosa! Seguindo suas dicas todos vencem! Temos que seguir as dicas de você, uma grande representante da Potência Mundial! Você é uma potência!
obrigada. Muito esclarecedor. Eu cheguei a fazer um emprestimo de 3 mil reais para pagar um ano de desemprego e ja com o boleto na mao desisti porque ainda tinha duvidas e sabia que o dinheiro nao seria devolvido se nao tivesse direito.
Meu marido fez 72 anos pagava o innss em empresa e por último em carnê foi pedir pra se aposentar e eles disseram que faltam 2 anos . Posso pagar retroativo.
e simples para quem atrasou somente alguns dias vão em uma Lan house pra quem tem dificuldades com computador e peçam uma guia de GPS em atraso será emitida uma nova guia através com o seu identificador e pronto problema resolvido. saúde a todos
Olá, sou Maria de Lourdes, tenho 52 anos e exerço a minha atividade como professora. Desde o ano de 2007 a 2019 trabalhei em duas fontes pagadoras e ambas recolheram para o INSS. A partir de julho de 2019 tive uma redução de salário e hoje, tenho recolhido apenas por uma fonte.
Poxa, vou gosta muito desse canal. Meu primeiro registro junto a um órgão oficial foi no serviço obrigatório no exército, em 01/07/2001 até 01/07/2004. Hoje sou funcionário do setor privado de segurança, no caso aposentadoria especial por ser vigilante, nesse período trabalhei eu diversos ramos, entre um e outro eu passei período sem contribuir, posso contribuir pra preencher esses período, mantendo o critério do valor da aposentadoria especial de vigilante?
Viva Fujisawa, a grande potência mundial! Sejamos potência também com suas explicações! Arigatougozaimasu, Senhorita Fujisawa e volte sempre para nossa eterna felicidade!
Muito bom. Obrigada! Poderia me responder se o segurado que recebe loas, pode contribuir como facultativo e contar para aposentadoria futura . Obrigada.
Gostei do seu vídeo. Minha mãe trabalha como doméstica tem mais de 30 anos, só na atual família já tem mais de 16 anos e não querem assinar sua carteira, olhei seu tempo de contribuição e me parece que só tem 1 ano de contribuição. Como ela faria para conseguir se aposentar?
Fique desempregado em 2019 e gostaria de colocar em dia minhas contribuições,uma vez que sou monocular e falta só esse tempo para dar entrada na minha aposentadoria
Boa tarde. Gostei muito do vídeo. Minha nora nunca contribuiu para o INSS e está grávida de três meses. quero pagar esses meses pra trás e daqui em diante pagar como mei para quando completar 12 meses ela ter direito ao auxilio maternidade . como posso fazer isso?
Ótimo vídeo, parabéns! Mas fiquei com uma dúvida sobre o 3° caso (É empregado informal, sem registro na carteira). Como assim trabalhador informal não precisa contribuir? Depois que ingressei no INSS, fiquei com um período em atraso no qual trabalhei informalmente, e estou querendo pagar esse período como autônomo, para aumentar meu tempo de contribuição. Se puder me esclarecer essa terceira situação eu agradeço.
Histórico: Eu comecei a trabalhar com carteira assinada aos 18 anos trabalhei 6 anos parei de trabalhar com carteira assinada e fui ser autônomo voltei a trabalhar em 2015 com carteira parei em 2016 e sou autônomo novamente . Pergunta: Como contribuir de agora pra frente ,como fazer esse cálculo ? Quero voltar a contribuir tenho 53 anos ...
Bom dia .. eu pagava o carnê do meu irmão, e não me lembro quando PAREI de pagar. Tem algum campo no site do INSS que eu consiga ver quantas contribuições eu cheguei a fazer pra ele ?? Aguardo seu retorno, e obrigado pelo vídeo acima, muito esclarecedor. Parabéns.
Doutora, é possível uma divida de contribuição do INSS caducar? No caso de minha mãe, não pagou nos anos de 2011 e 2012 e segundo eles ela terá que esperar mais 2 anos para entrar com pedido de benefício, pois os 2 anos em questão "caducaram"
Antes de 96 em 85 eu trabalhei no rural, depois que trabalhei em outros lugares com carteira assinada, quando for fazer as contas pra aposentar, o rural conta tbm?
Bom dia... Gostaria de saber se é necessário que os documentos para dar entrada na minha aposentadoria devem ser atualizados. Isto é recentes; inclusive certidão de casamento. Tenho dúvidas se posso pedir o período que trabalhei como taxista; desde 2003 sou taxista em Curitiba PR; como período de trabalho insalubre? Devo entrar com pedido de insalubridade; junto com o requerimento de aposentadoria? E; a REVISÃO DA VIDA TODA ; é indicado também entrar com este pedido; já no ato do requerimento da aposentadoria? Tem lei regulamentando esse tema? Agradeço desde já. Muito obrigado... Vocês me ajudam demais com seus trabalhos.
Realmente o melhor vídeo explicativo, parabéns pela clareza e pela sensibilidade social; pois estás dúvidas são de todos. Só queria saber se estás regras ainda valem depois das reformas.
Eu parei de trabalhar e contribuir pois a empresa pagava até o ano de 2000, paguei 26, fiquei 17 anos sem pagar pois estava trabalhando de catador e não me atentei, quando tentei quitar em 2016 para me aposentar fui informado que na poderia. Então para gozar dos benefícios de segurado tive que voltar a pagar. Porém minha intenção era me aposentar logo mesmo que proporcional. Já que sempre trabalhei em dois ou mais serviço.
Tô sendo lesado de 1976 a 1981. Sou cadastro numa empresa estatual como eletrecista de 1976 a ,1993, tenho 65 anos completo, tenho o PPP sedido pela impresa
Em primeiro lugar, parabens pela clareza nas expicacoes.Minha situacao e' a seguinte: comecei a pagar GPS usando o Codigo de Pagamento 1163 desde 2011. Tenho no momento 65 anos. Quanto tempo ainda preciso contribuir. Ou voce acha que estou jogando dinheiro fora? Necessito pagar valores atrasados? Desde ja' agradeco qualquer ajuda que voce possa fornecer. Valter
Boa explicação. Por favor tire uma duvida. Minha amiga pagou durante 10 anos o MEI. A ultima vez que pagou foi em 1994 e nao deu baixa no mesmo. Há possibilidades de pagar os cinco anos que faltam para ela aposentar. Será retroativo a partir do ultimo mes pago em 1994? Compensa fazer esse pagamento? Esse CNPJ ja esta cancelado? Se estiver cancelado há possibilidades reativar e efetuar o pagamento de cinco anos para completar o tempo que falta para aposentar? Desde já agradeço.
olá, eu paguei 1 ano e meio de contribuição previdenciária após quase 2 anos desempregado para voltar a ter vínculo com o INSS, até completar 65 anos que ainda vou fazer no fim de abril próximo. mas por sugestão de uma advogada previdenciária, o fiz na base de 5% do salario por não estar trabalhando e ter apenas 1 salario de renda de uma penção por morte de minha esposa ( baixa renda), daí que no início deste ano fui numa agência de INSS para saber o valor exato para pagar a contribuição mensal pois com a mudança do valor do salário 2 vezes seguidas eu tinha ficado em dúvida de quanto pagar, lá na agência o funcionário me disse que eu não estava enquadrado na "baixa renda" e que eu serei obrigado a pagar os 6% restantes ao requerer a aposentadoria ao completar os 65 anos, mas fiquei com 4 dúvidas que gostaria que me respinda: 1° - realmente eu não estou na faixa de baixa renda ?, as contribuições pagas eram apenas para me manter com vínculo com a previdência. 2° - como calcular corretamente a diferença a ser paga ? , haverá multa e e juros ? 3° - como ficou a Nova lei previdenciária depois da última reforma quanto a acumular uma penção por morte com uma aposentadoria ?, no meu caso a soma será 2 salários. 4° - no caso de não poder acumular a penção com a aposentadoria, posso pedir auxílio doença ?
me cadastrei em 2016 com a categoria de GARÇOM, pois estava fazendo parte de um sindicato dos garçons. só agora que estou pagando retroativo, paguei dois meses de 2016 e entrou no meu CNIS, minha duvida é se esses meses já fazem parte da contagem de tempo de contribuição. Pois quero pagar mais dois anos retroativo e tenho medo de perder o dinheiro.
Tenho 54 anos, já contribui uns seis anos de carteira assinada e um ano no carnê. Gostaria de saber se fale a pena voltar pagar o INSS ou não. Não sei o que fazer. Você pode mim explicar por favor?
Comecei a trabalhar com 14 anos de idade, fiquei de 97 a 2003 e depois teve outros atrasos somando tudo da uns 12 anos de atraso , liguei no 135 do INSS entrei com reguerimento p vê se consigo pagar os atrasados ,o que vc acha
Dra Boa noite,e no caso de ter trabalhado com registro em carteira,mas a empresa não recolheu regularmente,o instituto reconhecer o que está na carteira?
Boa tarde, até o mês de maio contribui na categoria facultativo desempregado. Agora no meio do mês de junho comecei a trabalhar para uma empresa de forma autônoma dando consultoria, como não tinha o MEI, o pagamento foi por RPA. No detalhamento do pagamento vinque foi descontado 11% do valor para o INSS como contribuinte individual. - Não preciso pagar o mês de junho? Como facultativo desempregado? - Esse pagamento de 11% pela empresa vai aparecer no sistema do INSS para mim contado como tempo de trabalho ? - No próximo mês, além de eu pagar o MEI, vou ter que pagar a guia complementar 1910 para continuar contando meu tempo de contribuição, correto? Agradeço pela atenção
Dra, boa noite. Estou recebendo auxílio temporário doença. Já possuo mais 30anos contribuição, porém, não solicitei aposentadoria por causa fator previdenciário. Tenho dúvidas se para o sistemas de pontos, tenho que recolher o INSS durante o auxílio. Se tenho que pagar, posso pagar os meses atrasados? Se sim, faço como facultativo? Obrigada
Precisa de ajuda para se aposentar? Clique neste link e fale com nossos advogados especialistas em aposentadorias: bit.ly/ingracio-online
Se inscreva em nosso canal para não perder nenhum vídeo!
-----------------------------------------------------
00:30 | Quando você não precisa paga
01:31 | Quem precisa pagar?
03:27 | Comprovação de atividade
03:55 | Como fazer os cálculos?
05:43 | Como era antes de 1996
BOM DEMAIS!!
Ingrácio Advocacia boa tarde eu contribuir 25 anos eu trabalhei com produtos químicos eu tive afastado por 5 anos doença na coluna lombar espodiloartrose eu queria saber porque me derram alta . Se a doença não tem cura tô 55 anos de idade sem condições nenhuma de volta apaga quando fiz a perícia médica . Foi concedido o benefício . E não pagaram nada alegação foi falta de carência .
Bom dia sou motorista agregado descontaram cinco anos e não repassar ao o. INSS dis. que. perdi o. que. fazer
Eu trabalho registrado en carteira. desde.02. 09.1985. Mas fiquei sen pagar por alguns periodos.como vou provar qui trabalhava sen fixar?
Como comprovar atividades rurais? Nao tenho recibos? Trabalho hoje en empresa como operador de. eta & ete. Comecei trabalhar aos 12 anos.de idade tenho hoje 47.
Que baita explicação dessa moça a melhor que vi no youtube até agora parabéns doutores sou inscrito do canal e gosto muito.
O escritório acertou colocando sua carinha no vídeo! Entre vários, escolhi este. Vc, Tiemy, inspira confiança,!
Boa noite gostei do comentário dessa advogada muito bem explicado puem pagou nove anos e parou a doze anos atrás como deve ser o procedimento
belíssimo edição de video..bem EXPLICATIVO!!!
Vc sabe espricar bem.vc e muinto especial
Oi gostei muito das suas explicações pois estou a meses atrasadas com as contribuições do inss da minha filha
Você é uma mulher perfeita e maravilhosa! Seguindo suas dicas todos vencem!
Temos que seguir as dicas de você, uma grande representante da Potência Mundial! Você é uma potência!
Mais completo impossível!Melhor vídeo gratidão
Ótimo vídeo, só falta tirar as dúvidas aqui das pessoas realmente interessadas em resolver alguma situação.
Nossa amei sua explicação . maís Minha situação é tão difícil nem sei como começar . é muito longa minha história .🙏
obrigada. Muito esclarecedor. Eu cheguei a fazer um emprestimo de 3 mil reais para pagar um ano de desemprego e ja com o boleto na mao desisti porque ainda tinha duvidas e sabia que o dinheiro nao seria devolvido se nao tivesse direito.
Eu tenho algumas dúvidas, mas vejo aqui, muitas perguntas e pouquíssimas respostas .Por isso prefiro não perguntar .
Vc é show estás suas dicas vai ajudar muitas pessoas que tem dúvidas .valeu
Obrigado Dra pela informação completa e essencial para o trabalhador. Deixando like e abraço a todos do escritório
Top demais o vídeo. Informações completas e sem enrolação. Parabéns
Gostei muito do seu esclarecimento sobre pagamentos em atraso com mais de cinco anos
Meu marido fez 72 anos pagava o innss em empresa e por último em carnê foi pedir pra se aposentar e eles disseram que faltam 2 anos . Posso pagar retroativo.
Nota dez. Para a explicação e clareza.
Bom dia que bom ter alguém nós ajudar
Muito esclarecedor esse vídeo
Parabéns pela excelente aula, Dra. Tiemy Fujisawa!
ALEM DE EXPLICAR MUITO BEM E LINDA, JA JA VOU FAZER UMA CONSULTA COM VOCES.
e simples para quem atrasou somente alguns dias vão em uma Lan house pra quem tem dificuldades com computador e peçam uma guia de GPS em atraso será emitida uma nova guia através com o seu identificador e pronto problema resolvido. saúde a todos
Gostei muito vou na previdensia resover ó meu ploplema
Olá, sou Maria de Lourdes, tenho 52 anos e exerço a minha atividade como professora. Desde o ano de 2007 a 2019 trabalhei em duas fontes pagadoras e ambas recolheram para o INSS. A partir de julho de 2019 tive uma redução de salário e hoje, tenho recolhido apenas por uma fonte.
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor e direto ao ponto. Obrigado!
Bom esclarecimento.
Doutora , Parabéns pela apresentação e excelentes esclarecimentos!!! Luiz Carlos
Essa japa é mt bem esclarecida
Obrigado Dra Tiemy, pelo vídeo. Suas informações são muito oportunas para quem precisa do INSS. Abraços.
Maravilhoso o vídeo !!!! Meus parabéns!!!! Extremamente completo!!!!
Parabéns professora show de bola
Excelente explicação PARABÉNS
Gostei. Explicou clareamento sobre inss em atraso. Eu tenho dúvidas de como tirar esses boletos no site da receita. Obrigada
A melhor explicacao que ja ouvi e entendi
Poxa, vou gosta muito desse canal. Meu primeiro registro junto a um órgão oficial foi no serviço obrigatório no exército, em 01/07/2001 até 01/07/2004. Hoje sou funcionário do setor privado de segurança, no caso aposentadoria especial por ser vigilante, nesse período trabalhei eu diversos ramos, entre um e outro eu passei período sem contribuir, posso contribuir pra preencher esses período, mantendo o critério do valor da aposentadoria especial de vigilante?
Amei você foi espetacular
Gostei fiquei bem informada
Viva Fujisawa, a grande potência mundial! Sejamos potência também com suas explicações! Arigatougozaimasu, Senhorita Fujisawa e volte sempre para nossa eterna felicidade!
Muito bom. Obrigada! Poderia me responder se o segurado que recebe loas, pode contribuir como facultativo e contar para aposentadoria futura . Obrigada.
Explicação excelente, maravilhosa.
Olá recolhi antigamente sobre o salário mínimo posso aumentar o valor para o teto da previdência. Assim aumentaria a média para aposentadoria
Se fui prezo e interrompi o pagamento do INSS o q faço?
Excelente. Obrigado
Gostei do seu vídeo. Minha mãe trabalha como doméstica tem mais de 30 anos, só na atual família já tem mais de 16 anos e não querem assinar sua carteira, olhei seu tempo de contribuição e me parece que só tem 1 ano de contribuição. Como ela faria para conseguir se aposentar?
CLARA E OBJETIVA
gostei e muito bem esclarecedor o timo
Fique desempregado em 2019 e gostaria de colocar em dia minhas contribuições,uma vez que sou monocular e falta só esse tempo para dar entrada na minha aposentadoria
Boa tarde
Gostei dos seu esclarecimentos...
Excelente explicação. Ótimo vídeo. Muito obrigado. Abraços.
Obrigado porque eu parei de pagar e já faz muito tempo e eu paguei autônomo é em firma
Excelente vídeo! Como faço para entrar em contato
Meu caso é semelhante ao do Maurício, comfaco pra emitir as guias de pagamento? Parabéns pela forma clara e objetiva dos seus vídeos!
Parabéns pelo esclarecimento.
Boa tarde. Gostei muito do vídeo. Minha nora nunca contribuiu para o INSS e está grávida de três meses. quero pagar esses meses pra trás e daqui em diante pagar como mei para quando completar 12 meses ela ter direito ao auxilio maternidade . como posso fazer isso?
Poderiam falar sobre a situação dos Agentes de Apoio Socioeducativos com a Reforma da Previdência? Obrigado e parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado doutor tenho tenho 65 anos continu contribuindo e ainda não não me aposentei
Muito obrigado pela informação. Mais Tiemy eu trabalhava na roça e não tenho como comprovar, só que eu queria pagar o que devo fazer ?
excelente explicação
Parabéns pelo vídeo, muito obrigado.
Gostei lindinha. Sua voz me trouxe calma
Adorei preciso muiyo explicativo. Eu ia sair pagando o INSS valor Total.. rsrs vlw
Parabéns se te vê-se encontrando você antes com certeza seria minha advogada .
Ótimo vídeo, parabéns! Mas fiquei com uma dúvida sobre o 3° caso (É empregado informal, sem registro na carteira). Como assim trabalhador informal não precisa contribuir? Depois que ingressei no INSS, fiquei com um período em atraso no qual trabalhei informalmente, e estou querendo pagar esse período como autônomo, para aumentar meu tempo de contribuição. Se puder me esclarecer essa terceira situação eu agradeço.
Muito bem explicado.
Ótimo canal
nossa essa explicação 10
será que atende pra quem mora em
são paulo. ?
Pura simpátia!
Maravilhosa explicação
Histórico:
Eu comecei a trabalhar com carteira assinada aos 18 anos trabalhei 6 anos parei de trabalhar com carteira assinada e fui ser autônomo voltei a trabalhar em 2015 com carteira parei em 2016 e sou autônomo novamente .
Pergunta:
Como contribuir de agora pra frente ,como fazer esse cálculo ?
Quero voltar a contribuir tenho 53 anos ...
O meu exatamente igual
Não sei como faço
Se souber me fala
Boa sorte
@@gilbertoguedes8510 i
@@joceliarangel5719 ?
Muito válidas as orientações ,show
Excelente
Ótima explicação.
Linda...gostei,,,bela explicação
Ótima explicação parabéns bem explicado
Bom dia .. eu pagava o carnê do meu irmão, e não me lembro quando PAREI de pagar. Tem algum campo no site do INSS que eu consiga ver quantas contribuições eu cheguei a fazer pra ele ?? Aguardo seu retorno, e obrigado pelo vídeo acima, muito esclarecedor. Parabéns.
trabalhei carteira assinada 6 anos parei de pagar 30 anos agora pago divdual 2 anos e vou fazer 65 tenho.algum direito
vc nao da resposta
Comecei a paga meu carne, como individual em 2016 e em fevereiro de 2019 paguei a ultima e desde entao nao pude pagar. Agora como faço?
Doutora, é possível uma divida de contribuição do INSS caducar? No caso de minha mãe, não pagou nos anos de 2011 e 2012 e segundo eles ela terá que esperar mais 2 anos para entrar com pedido de benefício, pois os 2 anos em questão "caducaram"
Melhor explicação sobre INSS que já ouvi ,bom vídeo .
Gostei do esclarecimento obg.🙏🙏🙏
Gostei muito
Muito bom
Completo 👏👏🤠
⚠️Vou no INSS fazer os cálculos
Canal é bom pra tirar dúvidas
Dão até exemplo... parabéns!!!👍
Muito bom seu vídeo 👏
Antes de 96 em 85 eu trabalhei no rural, depois que trabalhei em outros lugares com carteira assinada, quando for fazer as contas pra aposentar, o rural conta tbm?
Bom dia...
Gostaria de saber se é necessário que os documentos para dar entrada na minha aposentadoria devem ser atualizados. Isto é recentes; inclusive certidão de casamento.
Tenho dúvidas se posso pedir o período que trabalhei como taxista; desde 2003 sou taxista em Curitiba PR; como período de trabalho insalubre?
Devo entrar com pedido de insalubridade; junto com o requerimento de aposentadoria?
E; a REVISÃO DA VIDA TODA ; é indicado também entrar com este pedido; já no ato do requerimento da aposentadoria?
Tem lei regulamentando esse tema?
Agradeço desde já.
Muito obrigado...
Vocês me ajudam demais com seus trabalhos.
Realmente o melhor vídeo explicativo, parabéns pela clareza e pela sensibilidade social; pois estás dúvidas são de todos. Só queria saber se estás regras ainda valem depois das reformas.
Eu parei de trabalhar e contribuir pois a empresa pagava até o ano de 2000, paguei 26, fiquei 17 anos sem pagar pois estava trabalhando de catador e não me atentei, quando tentei quitar em 2016 para me aposentar fui informado que na poderia.
Então para gozar dos benefícios de segurado tive que voltar a pagar.
Porém minha intenção era me aposentar logo mesmo que proporcional.
Já que sempre trabalhei em dois ou mais serviço.
Tô sendo lesado de 1976 a 1981. Sou cadastro numa empresa estatual como eletrecista de 1976 a ,1993, tenho 65 anos completo, tenho o PPP sedido pela impresa
Em primeiro lugar, parabens pela clareza nas expicacoes.Minha situacao e' a seguinte: comecei a pagar GPS usando o Codigo de Pagamento 1163 desde 2011. Tenho no momento 65 anos. Quanto tempo ainda preciso contribuir. Ou voce acha que estou jogando dinheiro fora? Necessito pagar valores atrasados? Desde ja' agradeco qualquer ajuda que voce possa fornecer. Valter
Boa explicação. Por favor tire uma duvida. Minha amiga pagou durante 10 anos o MEI. A ultima vez que pagou foi em 1994 e nao deu baixa no mesmo. Há possibilidades de pagar os cinco anos que faltam para ela aposentar. Será retroativo a partir do ultimo mes pago em 1994? Compensa fazer esse pagamento? Esse CNPJ ja esta cancelado? Se estiver cancelado há possibilidades reativar e efetuar o pagamento de cinco anos para completar o tempo que falta para aposentar? Desde já agradeço.
olá,
eu paguei 1 ano e meio de contribuição previdenciária após quase 2 anos desempregado para voltar a ter vínculo com o INSS, até completar 65 anos que ainda vou fazer no fim de abril próximo.
mas por sugestão de uma advogada previdenciária,
o fiz na base de 5% do salario
por não estar trabalhando e ter apenas 1 salario de renda de uma penção por morte de minha esposa ( baixa renda), daí que no início deste ano fui numa agência de INSS para saber o valor exato para pagar a contribuição mensal pois com a mudança do valor do salário 2 vezes seguidas eu tinha ficado em dúvida de quanto pagar, lá na agência o funcionário me disse que eu não estava enquadrado na "baixa renda" e que eu serei obrigado a pagar os 6% restantes ao requerer a aposentadoria ao completar os 65 anos, mas fiquei com 4 dúvidas que gostaria que me respinda:
1° - realmente eu não estou na faixa de baixa renda ?,
as contribuições pagas eram apenas para me manter com vínculo com a previdência.
2° - como calcular corretamente a diferença a ser paga ? , haverá multa e e juros ?
3° - como ficou a Nova lei previdenciária depois da última reforma quanto a acumular uma penção por morte com uma aposentadoria ?, no meu caso a soma será 2 salários.
4° - no caso de não poder acumular a penção com a aposentadoria, posso pedir auxílio doença ?
me cadastrei em 2016 com a categoria de GARÇOM, pois estava fazendo parte de um sindicato dos garçons. só agora que estou pagando retroativo, paguei dois meses de 2016 e entrou no meu CNIS, minha duvida é se esses meses já fazem parte da contagem de tempo de contribuição. Pois quero pagar mais dois anos retroativo e tenho medo de perder o dinheiro.
Eu pago o carne do INSS 11% mas com essa época meia conturbada deixei de pagar 3 meses tenho q pagar juros obrigado
Tenho 54 anos, já contribui uns seis anos de carteira assinada e um ano no carnê. Gostaria de saber se fale a pena voltar pagar o INSS ou não. Não sei o que fazer. Você pode mim explicar por favor?
Eu paguei até 2016, eu tinha 10 anos qdo trabalhava e queria aposentar p idade tenho 68 anos, obrigada.
Tem que ter 61 anos
Tem que ter 180 contribuições (15 anos)
No teu causo falta 5 anos de contribuições).
Comecei a trabalhar com 14 anos de idade, fiquei de 97 a 2003 e depois teve outros atrasos somando tudo da uns 12 anos de atraso , liguei no 135 do INSS entrei com reguerimento p vê se consigo pagar os atrasados ,o que vc acha
obrigado pela divulgação
Dra Boa noite,e no caso de ter trabalhado com registro em carteira,mas a empresa não recolheu regularmente,o instituto reconhecer o que está na carteira?
Boa tarde, até o mês de maio contribui na categoria facultativo desempregado. Agora no meio do mês de junho comecei a trabalhar para uma empresa de forma autônoma dando consultoria, como não tinha o MEI, o pagamento foi por RPA. No detalhamento do pagamento vinque foi descontado 11% do valor para o INSS como contribuinte individual.
- Não preciso pagar o mês de junho? Como facultativo desempregado?
- Esse pagamento de 11% pela empresa vai aparecer no sistema do INSS para mim contado como tempo de trabalho ?
- No próximo mês, além de eu pagar o MEI, vou ter que pagar a guia complementar 1910 para continuar contando meu tempo de contribuição, correto?
Agradeço pela atenção
Dra, boa noite. Estou recebendo auxílio temporário doença. Já possuo mais 30anos contribuição, porém, não solicitei aposentadoria por causa fator previdenciário. Tenho dúvidas se para o sistemas de pontos, tenho que recolher o INSS durante o auxílio. Se tenho que pagar, posso pagar os meses atrasados? Se sim, faço como facultativo? Obrigada
eu fiquei em atraso por 4 anos comecei pagar o atraso em 2018 estou fazendo certa