É impressionante o nível do seu conhecimento, sou muito grato pelos seus conteúdos, uma aula que nem em faculdade aprendi, parabéns pelo trabalho Daniel!
Acompanho o Daniel desde o primeiro dia que entrei na bolsa a 5 anos , sempre acertando os momentos da economia, so falta aqueles 350k pontos da bolsa daqui 5 anos
Excelente vídeo, como sempre. O problema é que não se vê disposição dos governos em melhorar os problemas estruturais do país. Na frase "aumentar a inflação com responsabilidade" é a parte da responsabilidade é que pega por aqui. 🤔
Daniel da aula. Tem uma exímia capacidade de simplificar os temas sem os fazer simplórios. País pobre com moeda que necessariamente precisa estar desvalorizada não deve se impor taxa de inflação tão baixa, não existe ancoragem quando todos sabem que não será cumprida - no fim - gera apenas sensação de engano e de falta de planejamento do governo.
Até que enfim alguém fazendo uma discussão sobre a meta de inflação e juros de maneira adulta!! Tô vendo muita gente da 5° série dando chilique ideológico por aí! Parabéns ao Dica de Hoje!!!
Parabéns pq??? Pq ele não diz para o Lulinha GASTAR MENOS e com isso: 1. Atingirmos a meta e 2. Reduzir os juros de forma SUSTENTÁVEL Pq não atacar o VERDADEIRO PROBLEMA??? É como o alcoólatra que ao invés de atacar o problema que o vício em álcool (gastos descontrolados), não, ele prefere acusar de torturador quem quer evitar que ele encha a cara de cachaça
Parabéns por vídeo. Eu não sou a favor do aumento da meta de inflação, isso acabaria passando a mensagem para o mercado que o governo estaria mais tolerante com uma inflação maior, e como a nossa economia ainda é muito indexada, isso acabaria gerando uma expectativa de inflação maior que seria repassada para os preços, num ciclo vicioso. Esse é o grande risco na minha visão.
Excelente análise. Aliás, caracteristica do 'Dica de Hoje'. Aumentar a meta de inflação é uma medida lógica, coerente e urgente; além de, no futuro, não baixar tanto a tx selic q os jr fiquem negativos.
A inocência é achar que aumentar meta de inflação vai com certeza reduzir juros. Mto provavelmente vai aumentar, pela redução da credibilidade e aumento do risco país. É evidente que o juro alto no Brasil não é apenas em razão da inflação
Essa e a leitura da Faria Lima. Sugiro que pelo menos ouça (não precisa concordar) a entrevista do economista André Lara Resende, um dos idealizadores do Plano Real, na Bandeirantes, de uma semana atrás. Ele explica exatamente o porquê dessa falácia no caso brasileiro.
@@fernandolewinger5945 isso soa estranho, afinal o pt foi contra o Plano Real. Logo, porque agora um dos “idealizadores” do Plano Real é quase um mantra para defender mais inflação?
Excelente aula, parabéns. Acredito que seria interessante manter a meta. As causas da inflação sao claramente explicadas. Desta forma O governo assumir que não irá ter o cumprimento e da parte dela também assumir compromissos de desindexacao, reajuste de serviços públicos apenas pela meta.
Excelente esse exemplo que o Daniel usou sobre indexar contratos ao IPCA. Legal tmb que não correlacionou a política. Faltou comentar que a entrevista do Campos Neto foi horrorosa de ruim. O Daniel esclareceu muito mais coisas aqui em 10 minutos q o Campos Neto em 1 hora.
Nem precisa mostrar! Meses sem conseguir poupar, apenas reinvestindo a renda passiva, graças o aumento do custo da minha vida (escola dos filhos aumentou mais que o IPCA e não vou trocar por uma escola pior no final da carreira escolar).
Como aumentar a meta de inflação se o governo atual oferece e sinaliza apenas aumento de gastos, inclusive aumento de burocratização, ao invés de corte de gastos e simplificações/privatizações?
Brasil, infelizmente, é um País que nada se planeja nem se programa. Não existe política de Estado. Tudo se restringe à vontade e ao período do governante de plantão. E começa tudo novo. Fato.
O problema no Brasil é tomar medidas paliativas que resolvem apenas o curto prazo. Tem que ter plano de ação pra resolver a causa raiz e colher os frutos no medio/longo prazo. Mudar a meta de inflação é apenas uma medida pra baixar a selic e poder manter o alto gasto do governo!
Se a taxa de juros não cair as empresas vão começar a quebrar, a inadimplência vai para o espaço, recessão, crise de crédito, desemprego, maior dívida pública e por aí vai... Por incrível que pareça, aumentar a taxa de juros tem efeito na economia real.
@@zolamadda5980 assim como levaram a SELIC para 2% estava errado. Por mais que tentem, vão errar muita vezes e provavelmente nunca vão acertar. E isso não é exclusividade do BCB, só olhar o que os outros bancos centrais ficaram falando sobre inflação transitória e depois tiveram que mudar o discurso e correr atrás de aumentar os juros...
É consenso que o entrave mais relevante para países emergentes é o fiscal, o mais importante sempre foi ancorar as expectativas de inflação e isso depende de política fiscal ortodoxa e responsável, essa última q é dependente das instituições e o BR N tem isso. Reduzir juros ou aumentar a meta da inflação com esse cenário fiscal só vai desancorar as expectativas e levar a uma desvalorização cambial, gerando inflação. O BR está em dominância fiscal, nesse cenário a política monetária N dá espaço para heterodoxias
Nigri Parabéns pelo trabalho apenas acrescentaria um trabalho sério para redução do custo da máquina pública nos 3 Poderes. É um custo muito alto para muito pouco produzido. Pense a respeito!!!
BC é autônomo não independente. Ele ainda tem que ter interlocução com o governo e dar satisfação ao congresso. Mas gostei da explicação, porquê o RCN não explicou assim?
24:44 Concordo em partes, mas toda essa inflação não existiria se não tivessem havido duas coisas lá atrás: 1) Selic a 2% 2) Farra fiscal no COVID e no pós COVID
13:08 Antes de comprar algo, este "algo" tem que ser PRODUZIDO, que tal falar do HIATO DE PRODUTO para ver se este dinheiro à mais vai fazer a inflação dar um NOVO REPIQUE?
Sobre o comentário final sobre a inflação estrutural no Brasil: por que você acha que o CMN não enxerga isto ao definir metas tão agressivas de inflação?
@@lucianamunhoz9818 Volte no TEMPO, Guedes baixou os juros para 2%, olhe os EFEITOS COLATERAIS. 1. Desvalorização das LFTs 2. Disparada do câmbio 3. Disparada da inflação (com certo delay) 4. Juro longo permaneceu elevado Não existe caminho simples, apesar de existir político populista que diz que há caminho simples (peguei o exemplo do que ocorreu no governo anterior só para demonstrar claramente que não se trata de Lula ou Bolsonaro, mas de uma questão mais complexa e com n fatores).
8:17 Neste cenário que vc coloca de um BC atuando POLITICAMENTE eu iria é comprar renda fixa em dólares e dar bye bye para o REAL brasileiro, pois a única coisa que segura esta cotação é a taxa de juros, sem isso, para que fica com reais??? Ainda mais com um Governo sem responsabilidade fiscal.....Aí é BYE BYE...BRL...!!!
“Aumentar a meta até que o Brasil resolva os problemas estruturais”. Fazendo isso o Brasil nunca daria um passo nessa direção. Fazer isso só posterga o problema. E daqui alguns anos aumenta de novo e de novo e de novo. Enfim é isso…
Exato! O Brasil já está acostumado a não cumprir a meta, não dá em nada. Aumentando a meta automaticamente vão jogar a inflação pra cima e vão continuar não cumprindo a meta.
6:40 Eu discordo, creio que seja CRÍVEL atingir a meta, DESDE QUE O SENHOR LULA não atrapalhe com planos econômicos argentinos e venezuelanos, caso contrário a meta é sim, crível (pelo menos os 4,75% são críveis de serem alcançados).
Na minha visão, essa questão da meta da inflação é meio irrelevante no atual contexto. Por quê? Porque o BC não pretende atingi-la num prazo curto. O BC já fica satisfeito em ela não subir ou decrescer bem vagarosamente. Se a meta mudar para 4,5%, da mesma forma vai ter que ter juros altos porque o núcleo ainda estaria ao redor de 9% e o desequilíbrio fiscal (se nada for feito, obviamente) contribuiria para aumentá-la bem como o risco percebido pelos investidores. Não tem solução simples e rápida, só o déficit da previdência (aliás nosso maior problema) será de R$ 300 bilhões em 2023. Se a inflação estiver subindo, o BC tem que elevar os juros, mesmo com uma meta em 10% aa! Seus vídeos são ótimos.
Adianta ter uma meta inalcançável? Ou será que a meta inalcançável é o pretexto ideal pra manter os juros real o mais alto do mundo favorecendo o rentismo e prejudicando a economia real?
Eu tenho a ligeira impressão que, o Brazil está caminhando para hiperinflação, como Los Hermanos Argentinos! E, infelizmente, a "Parte Micro", mencionada, e que necessita ser observada, é Parte da Malandragem - o Patrimônio Imaterial Tombado no país. Esse Tombamento é - intocável! "Boa Sorte a Todos!" - Henrique Meirelles.
Pena que ele, o Nigri, não foi tão rigoroso assim perante os desatinos fiscais e monetários do outro governo. Se tivesse dito teria sido contrário à permanência do atual presidente do bacen, que e errou todas ...
Enquanto o mercado continuar elegendo Bolsonaros e Lulas, pode-se fazer as reformas que forem que os problemas continuarão. Então investir na inflação é obter segurança
Não concordo, nossa meta já é uma piada, nunca miram na meta, tá sempre estourando a tolerância que já é gigantesca, daí desancorar pra outro patamar vai pedir mais prêmio quando tiver que apertar o juro.
Daniel Nigri , o Banco Central não é independente, ele é autônomo. E preciso corrigir detalhes básicos como esse que traz uma série de erros posteriores
Meus amigos, os dominadores globais já definiram que ao Brasil caberá exporta produtos agrícolas, minerais e juros. Vejo isso há mais de quarenta anos. Infelizmente não vai mudar, mas podemos aproveitar. Sem torcida.
Lógico que elevar a meta de inflação por si só é uma ideia muito estúpida. Mas não adianta reclamar, precisamos tomar atitude e investir em dólar para proteger o patrimônio da nossa família. É um escárnio gente que diz defender os pobrezinhos defenderem mais inflação. Talvez seja igual defender democracia com censura. Jabuticaba!
Seus vídeos são ótimos, sempre assisto. Queria fazer uma pequena correção na sua fala. O BC tem autonomia operacional e não independência como comentado.
Me parece que o mercado está convencido e apoia a meta de inflação maior que 3%. Uma forma de minimizar os possíveis estragos, seria deixar a banda superior bem curta, além de obviamente ter um arcabouço fiscal crível! Será que o mercado compra a idea do pacote Haddad? Se sim, veremos a bolsa dar uma pancada pra cima, caso contrário, vamos ver uma inflação e juros mais altos!
Daniel vc está errado nesse caso. A meta é 3,0 mas tem uma banda que permite chegar a 4,5. Se colocarem a meta em 4,5 , certamente a inflação será 6,0 no Brasil 🇧🇷 . Com esse pensamento, nunca iremos melhorar. A meta de 2023 é 3,25%. As metas para 2024 e 2025 são de 3,00% ao ano, com intervalos de tolerância de 1,50% na banda inferior e 4,50% na banda superior. Para 2023, a banda inferior é de 1,75% e a superior de 4,75%.
Esse é um detalhe importante que muita gente ignora. A meta nunca é atingida e todo mundo sabe que estão tentando ficar dentro da meta para falar que tentou chegar na meta e não conseguiu, e tá tudo bem.
Ano passado achei o Daniel muito isento na questão politica, até ver uma citação repetida sobre o livro "Economia Desumana". Comecei a perceber um viés muito suti"L"... Quero ver mais vídeos afirmando com toda segurança a bolsa em 140K pontos esse ano como no inicio de Janeiro. Essas mudanças estruturais não serão feitas neste governo. Ao contrário disso, serão pioradas, e os sinais estão aí no dia a dia. Achei o Daniel um pouco desanimado.
12:45 O cara "volta a consumir pois terá nome limpo" Oi????? Você está dizendo que a pessoa VOLTA A SE ENDIVIDAR...!!!!! É só estimulo para as pessoas fazerem DÍVIDAS e o PIOR tipo de dívida, a que te EMPOBRECE que é a dívida para CONSUMIR...!!!!
Falar em responsabilidade no contexto do atual governo chega a ser alienação. Até entendo os argumentos, mas eu estava no Brasil nos 14 anos de PT, e sei que o governo não vai ser responsável nem vai buscar a eficiência e nem ser honesto. E se houver esse aumento da meta, o trem perde o controle
Os governos não se empenham em olhar para o futuro e fazer investimentos a médio e longo prazos, pois a preocupação é apenas até a eleição. Do outro lado, esse discurso de BC independente é enganoso pois, na verdade, ou o BC fica sob influência do Governo com as mazelas da política brasileira ou sob o jugo dos mercados financeiros que, na verdade, estão se lixando com crescimento do país ou com o nível de pobreza da população. Ou seja, literalmente entre a cruz e a espada! Sobra pra quem? Classe media e baixa que vê seu poder de compra indo pro ralo!!
Parabens Daniel. Analise sem paixoes politicas idiotas, gosto disso...Hoje ta cheio de pequenos idiotas que se acham experts em assuntos que nao entendem nada, dando palpites furados...Parabens...
Aumento da meta com responsabilidade ? 😅 Quando é necessário uma lei para que não se gaste mais do que ganha, isso indica responsabilidade?? Rsrs Acho que já da pra perceber que uma coisa que não somos é responsáveis (infelizmente!). Já deve ter na meta atual esse coeficiente de segurança. Abrir mão dela… bom já da pra perceber o resultado…
Parabéns, tive que curtir e comentar, pq merece! Muito obrigado por compartilhar tamanho conhecimento.
É impressionante o nível do seu conhecimento, sou muito grato pelos seus conteúdos, uma aula que nem em faculdade aprendi, parabéns pelo trabalho Daniel!
Uma verdadeira aula. Excelente vídeo!
Daniel sempre muito sensato, amo esses vídeos de macroeconomia!
Posicionamento equilibrado.... Muito bom!....👍👏
Acompanho o Daniel desde o primeiro dia que entrei na bolsa a 5 anos , sempre acertando os momentos da economia, so falta aqueles 350k pontos da bolsa daqui 5 anos
multiplicar quase 3,5x em 5 anos? ai sim seria a boa e estaria aposentado rsrsrs
Mais que uma aula, sigo todos os sábado pra mim é um acurso sobre macroeconomia . Obrigada Daniel.
Q aula sensacional! Parabéns
GOSTEI DESTE CANAL ABENCOADO.
Super conteúdo 👏🏼👏🏼👏🏼🙏🙏🙏🙏🙏muitíssimo obrigada 🙏
Excelente vídeo, como sempre. O problema é que não se vê disposição dos governos em melhorar os problemas estruturais do país. Na frase "aumentar a inflação com responsabilidade" é a parte da responsabilidade é que pega por aqui. 🤔
Muito bom este video .parabens mis uma vez
O melhor analista de macro economia do País!
Muito bom, Professor
Estou escutando os extremista dos dois lados contando histórias apoiadas em seus viés
Que aula maravilhosa! Obrigada!!
Excelente Daniel. Produtividade é a única solução
Show, Daniel!!! Mais um vídeo genial, parabéns e obrigado!
Eu acho que é melhor não ter uma meta, mas deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta. Simples assim.
Modo Dilma...kkkkkkkk
Será que não poderíamos tb estocar a meta? Ou pelo menos saudar a meta??
E continuaria assim… “desta forma, ninguém vai ganhar e ninguém vai perder. Todo mundo vai perder”. Quase profecia.
Muito bom! Obrigado por compartilhar sua opinião!
Aula espetacular!!!!
Mais um grande vídeo Daniel, parabéns.
Vídeo TOP Daniel.
Daniel da aula. Tem uma exímia capacidade de simplificar os temas sem os fazer simplórios.
País pobre com moeda que necessariamente precisa estar desvalorizada não deve se impor taxa de inflação tão baixa, não existe ancoragem quando todos sabem que não será cumprida - no fim - gera apenas sensação de engano e de falta de planejamento do governo.
que aula, Daniel!
Boa tarde
Ótimo video
Queries entender quando ele diz que o dinheiro vai pro sistema e não Volta pra economia. Tipo, vai para o patrimônio de alguns e lá permanece?
Uau, que aula!!!
👏👏👏 Daniel deveria ser presidente do BC.
Excelente
Apontamentos importantes e sempre com muita informação!
ótimo, vídeo. Parabens Daniel e dica de hoje.
Os juros atuais são uma consequência do risco fiscal. O problema não é a meta de inflação.
Até que enfim alguém fazendo uma discussão sobre a meta de inflação e juros de maneira adulta!!
Tô vendo muita gente da 5° série dando chilique ideológico por aí!
Parabéns ao Dica de Hoje!!!
Parabéns pq???
Pq ele não diz para o Lulinha GASTAR MENOS e com isso:
1. Atingirmos a meta e
2. Reduzir os juros de forma SUSTENTÁVEL
Pq não atacar o VERDADEIRO PROBLEMA???
É como o alcoólatra que ao invés de atacar o problema que o vício em álcool (gastos descontrolados), não, ele prefere acusar de torturador quem quer evitar que ele encha a cara de cachaça
Falou a 5° série! ☝️☝️☝️☝️
@@wagneraragao9936 quem está se comportando igual a uma criança é você.
@@jasertio mais um, acabou de tirar 5 em matemática 👆
@@Adriano-bd7qw opinião de crossfiteiro = lixo
Muito bom como sempre
Bravo!! Vídeo maravilhoso
Parabéns por vídeo. Eu não sou a favor do aumento da meta de inflação, isso acabaria passando a mensagem para o mercado que o governo estaria mais tolerante com uma inflação maior, e como a nossa economia ainda é muito indexada, isso acabaria gerando uma expectativa de inflação maior que seria repassada para os preços, num ciclo vicioso. Esse é o grande risco na minha visão.
Seus vídeos são muito top , obrigado 👍👍
O país caminhou 3 ou 4 passos à frente, mas vai retroceder 9 a 10 passos. Isso está garantido. Podes crer!
Excelente análise. Aliás, caracteristica do 'Dica de Hoje'. Aumentar a meta de inflação é uma medida lógica, coerente e urgente; além de, no futuro, não baixar tanto a tx selic q os jr fiquem negativos.
A inocência é achar que aumentar meta de inflação vai com certeza reduzir juros. Mto provavelmente vai aumentar, pela redução da credibilidade e aumento do risco país. É evidente que o juro alto no Brasil não é apenas em razão da inflação
Exato
Essa e a leitura da Faria Lima. Sugiro que pelo menos ouça (não precisa concordar) a entrevista do economista André Lara Resende, um dos idealizadores do Plano Real, na Bandeirantes, de uma semana atrás. Ele explica exatamente o porquê dessa falácia no caso brasileiro.
@@fernandolewinger5945 isso soa estranho, afinal o pt foi contra o Plano Real. Logo, porque agora um dos “idealizadores” do Plano Real é quase um mantra para defender mais inflação?
Meta inatingível é isso. Tem que ter uma meta por volta 4% , então, concordo com Daniel.
Excelente aula, parabéns.
Acredito que seria interessante manter a meta. As causas da inflação sao claramente explicadas. Desta forma O governo assumir que não irá ter o cumprimento e da parte dela também assumir compromissos de desindexacao, reajuste de serviços públicos apenas pela meta.
aula!
Como sempre, comentário preciso, técnico e sem viés ideológico. Quando aprenderemos que dinheiro não tem ideologia, nem partido?
Ta brincando né?
Como não pensei nisso antes,os EUA NUNCA tiveram ideologia nem partido, cresceram do zero ao domínio planetário por obra e graça divina 😂😆😝😝🤡
Excelente aula Daniel, parabéns pelos riquíssimos conteúdos, o que seria dos sábados sem os videos do Dica de hoje!
Excelente esse exemplo que o Daniel usou sobre indexar contratos ao IPCA. Legal tmb que não correlacionou a política. Faltou comentar que a entrevista do Campos Neto foi horrorosa de ruim. O Daniel esclareceu muito mais coisas aqui em 10 minutos q o Campos Neto em 1 hora.
Se chegar na meta dobramos a meta
Nem precisa mostrar! Meses sem conseguir poupar, apenas reinvestindo a renda passiva, graças o aumento do custo da minha vida (escola dos filhos aumentou mais que o IPCA e não vou trocar por uma escola pior no final da carreira escolar).
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bom dia equipe. Não entendo nada de investimentos, mas gostaria de iniciar. Poderia me indicar um curso na plataforma para leigo, do zero mesmo.
👏👏👏👏👏
Como aumentar a meta de inflação se o governo atual oferece e sinaliza apenas aumento de gastos, inclusive aumento de burocratização, ao invés de corte de gastos e simplificações/privatizações?
Brasil, infelizmente, é um País que nada se planeja nem se programa. Não existe política de Estado. Tudo se restringe à vontade e ao período do governante de plantão. E começa tudo novo. Fato.
O problema no Brasil é tomar medidas paliativas que resolvem apenas o curto prazo. Tem que ter plano de ação pra resolver a causa raiz e colher os frutos no medio/longo prazo.
Mudar a meta de inflação é apenas uma medida pra baixar a selic e poder manter o alto gasto do governo!
Se a taxa de juros não cair as empresas vão começar a quebrar, a inadimplência vai para o espaço, recessão, crise de crédito, desemprego, maior dívida pública e por aí vai... Por incrível que pareça, aumentar a taxa de juros tem efeito na economia real.
@@zolamadda5980, corretíssima! Porém, acho que baixar a taxa sem que a inflação esteja controlada, seria um tiro no pé.
@@TiagoFilhotaum é preciso encontrar o equilíbrio, e 13,75% está longe disso.
@@zolamadda5980 assim como levaram a SELIC para 2% estava errado. Por mais que tentem, vão errar muita vezes e provavelmente nunca vão acertar.
E isso não é exclusividade do BCB, só olhar o que os outros bancos centrais ficaram falando sobre inflação transitória e depois tiveram que mudar o discurso e correr atrás de aumentar os juros...
É consenso que o entrave mais relevante para países emergentes é o fiscal, o mais importante sempre foi ancorar as expectativas de inflação e isso depende de política fiscal ortodoxa e responsável, essa última q é dependente das instituições e o BR N tem isso. Reduzir juros ou aumentar a meta da inflação com esse cenário fiscal só vai desancorar as expectativas e levar a uma desvalorização cambial, gerando inflação. O BR está em dominância fiscal, nesse cenário a política monetária N dá espaço para heterodoxias
Análise mais equilibrada sobre inflação que eu já vi até hoje!
Nigri Parabéns pelo trabalho apenas acrescentaria um trabalho sério para redução do custo da máquina pública nos 3 Poderes. É um custo muito alto para muito pouco produzido. Pense a respeito!!!
A diferença entre remédio e veneno é a dose.
BC é autônomo não independente. Ele ainda tem que ter interlocução com o governo e dar satisfação ao congresso. Mas gostei da explicação, porquê o RCN não explicou assim?
Ótima análise Daniel, e sobre o CRA de Coruripe vale a pena comprar?
24:44 Concordo em partes, mas toda essa inflação não existiria se não tivessem havido duas coisas lá atrás:
1) Selic a 2%
2) Farra fiscal no COVID e no pós COVID
Muito obrigado pela aula Daniel!!!
13:08 Antes de comprar algo, este "algo" tem que ser PRODUZIDO, que tal falar do HIATO DE PRODUTO para ver se este dinheiro à mais vai fazer a inflação dar um NOVO REPIQUE?
Sobre o comentário final sobre a inflação estrutural no Brasil: por que você acha que o CMN não enxerga isto ao definir metas tão agressivas de inflação?
Bolsa rentista?
@@lucianamunhoz9818 Volte no TEMPO, Guedes baixou os juros para 2%, olhe os EFEITOS COLATERAIS.
1. Desvalorização das LFTs
2. Disparada do câmbio
3. Disparada da inflação (com certo delay)
4. Juro longo permaneceu elevado
Não existe caminho simples, apesar de existir político populista que diz que há caminho simples (peguei o exemplo do que ocorreu no governo anterior só para demonstrar claramente que não se trata de Lula ou Bolsonaro, mas de uma questão mais complexa e com n fatores).
8:17 Neste cenário que vc coloca de um BC atuando POLITICAMENTE eu iria é comprar renda fixa em dólares e dar bye bye para o REAL brasileiro, pois a única coisa que segura esta cotação é a taxa de juros, sem isso, para que fica com reais??? Ainda mais com um Governo sem responsabilidade fiscal.....Aí é BYE BYE...BRL...!!!
“Aumentar a meta até que o Brasil resolva os problemas estruturais”. Fazendo isso o Brasil nunca daria um passo nessa direção. Fazer isso só posterga o problema. E daqui alguns anos aumenta de novo e de novo e de novo. Enfim é isso…
Quebrar o país com juros altos hoje não vai resolver os problemas de amanhã.
O BC não atingiu a meta nos dois últimos anos. Tem que discutir uma revisão
Exato! O Brasil já está acostumado a não cumprir a meta, não dá em nada. Aumentando a meta automaticamente vão jogar a inflação pra cima e vão continuar não cumprindo a meta.
Exato ! Brasil buscando sempre o jeitinho brasileiro
Estude cara , afirmações simples mas sem fundamento já causou muito estrago fora as fale news. Vamos evoluir
6:40 Eu discordo, creio que seja CRÍVEL atingir a meta, DESDE QUE O SENHOR LULA não atrapalhe com planos econômicos argentinos e venezuelanos, caso contrário a meta é sim, crível (pelo menos os 4,75% são críveis de serem alcançados).
Na minha visão, essa questão da meta da inflação é meio irrelevante no atual contexto. Por quê? Porque o BC não pretende atingi-la num prazo curto. O BC já fica satisfeito em ela não subir ou decrescer bem vagarosamente. Se a meta mudar para 4,5%, da mesma forma vai ter que ter juros altos porque o núcleo ainda estaria ao redor de 9% e o desequilíbrio fiscal (se nada for feito, obviamente) contribuiria para aumentá-la bem como o risco percebido pelos investidores. Não tem solução simples e rápida, só o déficit da previdência (aliás nosso maior problema) será de R$ 300 bilhões em 2023. Se a inflação estiver subindo, o BC tem que elevar os juros, mesmo com uma meta em 10% aa! Seus vídeos são ótimos.
Daniel obrigado pelo conteúdo top. Muito obrigado. Lucidez nas análises.
Adianta ter uma meta inalcançável? Ou será que a meta inalcançável é o pretexto ideal pra manter os juros real o mais alto do mundo favorecendo o rentismo e prejudicando a economia real?
💯!!!
Eu tenho a ligeira impressão que, o Brazil está caminhando para hiperinflação, como Los Hermanos Argentinos!
E, infelizmente, a "Parte Micro", mencionada, e que necessita ser observada, é Parte da Malandragem - o Patrimônio Imaterial Tombado no país. Esse Tombamento é - intocável!
"Boa Sorte a Todos!" - Henrique Meirelles.
O Brasil em seu eterno voo de galinha até resolver os problemas estruturais.. Sempre preciso e objetivo em seus vídeos.
Pena que ele, o Nigri, não foi tão rigoroso assim perante os desatinos fiscais e monetários do outro governo. Se tivesse dito teria sido contrário à permanência do atual presidente do bacen, que e errou todas ...
Enquanto o mercado continuar elegendo Bolsonaros e Lulas, pode-se fazer as reformas que forem que os problemas continuarão. Então investir na inflação é obter segurança
Não concordo, nossa meta já é uma piada, nunca miram na meta, tá sempre estourando a tolerância que já é gigantesca, daí desancorar pra outro patamar vai pedir mais prêmio quando tiver que apertar o juro.
Daniel Nigri , o Banco Central não é independente, ele é autônomo. E preciso corrigir detalhes básicos como esse que traz uma série de erros posteriores
Obrigado Ciro Gomes pelo plano real
Meus amigos, os dominadores globais já definiram que ao Brasil caberá exporta produtos agrícolas, minerais e juros. Vejo isso há mais de quarenta anos. Infelizmente não vai mudar, mas podemos aproveitar. Sem torcida.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Se considerar a margem , já estamos com esses 4 ou 4,5%. Se colocar 4 vamos para 6%.
Lógico que elevar a meta de inflação por si só é uma ideia muito estúpida. Mas não adianta reclamar, precisamos tomar atitude e investir em dólar para proteger o patrimônio da nossa família. É um escárnio gente que diz defender os pobrezinhos defenderem mais inflação. Talvez seja igual defender democracia com censura. Jabuticaba!
Seus vídeos são ótimos, sempre assisto. Queria fazer uma pequena correção na sua fala. O BC tem autonomia operacional e não independência como comentado.
Me parece que o mercado está convencido e apoia a meta de inflação maior que 3%. Uma forma de minimizar os possíveis estragos, seria deixar a banda superior bem curta, além de obviamente ter um arcabouço fiscal crível! Será que o mercado compra a idea do pacote Haddad? Se sim, veremos a bolsa dar uma pancada pra cima, caso contrário, vamos ver uma inflação e juros mais altos!
Daniel vc está errado nesse caso. A meta é 3,0 mas tem uma banda que permite chegar a 4,5. Se colocarem a meta em 4,5 , certamente a inflação será 6,0 no Brasil 🇧🇷 . Com esse pensamento, nunca iremos melhorar.
A meta de 2023 é 3,25%. As metas para 2024 e 2025 são de 3,00% ao ano, com intervalos de tolerância de 1,50% na banda inferior e 4,50% na banda superior. Para 2023, a banda inferior é de 1,75% e a superior de 4,75%.
Esse é um detalhe importante que muita gente ignora. A meta nunca é atingida e todo mundo sabe que estão tentando ficar dentro da meta para falar que tentou chegar na meta e não conseguiu, e tá tudo bem.
Ano passado achei o Daniel muito isento na questão politica, até ver uma citação repetida sobre o livro "Economia Desumana". Comecei a perceber um viés muito suti"L"... Quero ver mais vídeos afirmando com toda segurança a bolsa em 140K pontos esse ano como no inicio de Janeiro. Essas mudanças estruturais não serão feitas neste governo. Ao contrário disso, serão pioradas, e os sinais estão aí no dia a dia. Achei o Daniel um pouco desanimado.
Argentinizacao ?
12:45 O cara "volta a consumir pois terá nome limpo"
Oi????? Você está dizendo que a pessoa VOLTA A SE ENDIVIDAR...!!!!!
É só estimulo para as pessoas fazerem DÍVIDAS e o PIOR tipo de dívida, a que te EMPOBRECE que é a dívida para CONSUMIR...!!!!
Falar em responsabilidade no contexto do atual governo chega a ser alienação. Até entendo os argumentos, mas eu estava no Brasil nos 14 anos de PT, e sei que o governo não vai ser responsável nem vai buscar a eficiência e nem ser honesto. E se houver esse aumento da meta, o trem perde o controle
13:21 Certo!!! A melhor economia do mundo é a da Argentina e da Venezuela dado que a inflação lá é altíssima...!!!!
Imagina a inflação real!
Aumentando a competição e a oferta aí sim diminuiria a inflação
Tá mas quem abriria uma fabrica sendo que rende mais deixar o dinheiro na selic.
Inflação é aumento do meio circulante, não?
Os governos não se empenham em olhar para o futuro e fazer investimentos a médio e longo prazos, pois a preocupação é apenas até a eleição. Do outro lado, esse discurso de BC independente é enganoso pois, na verdade, ou o BC fica sob influência do Governo com as mazelas da política brasileira ou sob o jugo dos mercados financeiros que, na verdade, estão se lixando com crescimento do país ou com o nível de pobreza da população. Ou seja, literalmente entre a cruz e a espada! Sobra pra quem? Classe media e baixa que vê seu poder de compra indo pro ralo!!
Invistam em COSAN
Quais os riscos da inflação? Nós trabalhadores não termos dinheiro suficiente pra comer!
Parabens Daniel. Analise sem paixoes politicas idiotas, gosto disso...Hoje ta cheio de pequenos idiotas que se acham experts em assuntos que nao entendem nada, dando palpites furados...Parabens...
Vc independente , ou seja autônomo de quem mesmo ? Pq quem da o tom e o mercado financeiro rentista Daniel e o povo se lascando
Tb acredito que o Brasil precisa ter uma meta de inflação factível com nossa realidade. Ter uma meta impossível de alcançar é perda de tempo.
9:03 Efeito LULA....só isso....
O estado é o maior bandido de todos. Ele pode retirar recurso de quem produz e dar pra quem não produz. E isso tudo "dentro da lei."
Aumento da meta com responsabilidade ? 😅
Quando é necessário uma lei para que não se gaste mais do que ganha, isso indica responsabilidade?? Rsrs
Acho que já da pra perceber que uma coisa que não somos é responsáveis (infelizmente!). Já deve ter na meta atual esse coeficiente de segurança. Abrir mão dela… bom já da pra perceber o resultado…
Daniel pra presidente
3% é uma piada, não estamos na Suiça