Projeto NIRS - Avaliação da pureza do óleo de pau-rosa

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024
  • Conhecida popularmente como pau-rosa, a Aniba rosiodora, espécie florestal nativa da Amazônia, é atualmente ameaçada de extinção devido à intensa exploração por décadas. Com a inclusão no Apêndice II da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), em julho de 2010, a comercialização e exportação de óleo de pau-rosa passaram a ser permitidas somente a partir de áreas de manejo autorizadas.
    A espécie produz um óleo essencial de alto valor agregado e bastante procurado pelas indústrias de perfumaria e cosmética por seu aroma único. A constituição química do óleo é rica em linalol, um importante composto com poder fixador, mas é todo o perfil químico que confere ao óleo o seu aroma singular.
    Os estudos para o desenvolvimento do método de análise do óleo de pau-rosa através da técnica de Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIRS) foram solicitados ao Brasil pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestre (CITES) e tiveram o apoio parcial do Projeto Bioamazônia da OTCA.

КОМЕНТАРІ •