TRÊS PERGUNTAS SOBRE MIOMAS, ENDOMETRIOSE E CIRURGIA GINECOLÓGICA
Вставка
- Опубліковано 4 гру 2024
- Neste vídeo, Dr. Marcos Travessa (CRM/BA: 17076) responde a três perguntas enviadas por seguidoras sobre a cirurgia ginecológica, miomas e endometriose.
Assista a mais vídeos do canal:
🔴 LAPAROSCOPIA: O QUE É, VANTAGENS E COMO É FEITA ➡️ bit.ly/2LW1wD4
🔴 O QUE É LAPAROTOMIA? ➡️ bit.ly/2xUx3Nb
🔴 TIPOS DE MIOMAS UTERINOS ➡️ bit.ly/2EERKAI
🔴 O QUE SÃO MIOMAS? ➡️ bit.ly/2K8wIOx
Dr. Marcos Travessa - Centro de Endometriose da Bahia
www.marcostravessa.com.br
www.endometrioseba.com.br
@marcostravessa
@endometrioseba
📞71 3353-5391
---
✅ Quanto tempo posso tentar engravidar após uma cirurgia para retirada de vários miomas?
A cirurgia para retirada dos miomas, como a gente já falou em vídeos anteriores, vai depender do tipo e tamanho do mioma, se ele é um mioma submucoso, subseroso ou intramural.
E vai depender de que cirurgia ela é feita. Se a retirada do mioma foi através de uma histeroscopia, se foi através de uma laparoscopia, ou se foi através de uma cirurgia convencional.
Os miomas que estão na localização intramural, ou seja, na parece do útero, no meio da musculatura uterina, eles precisam ser cortados.
O útero precisa ser cortado durante o procedimento cirúrgico, a gente acessa o mioma, retira aquele nódulo de mioma e depois precisa dar ponto no útero, pra que ele volte a fechar e restaurar a anatomia normal do útero.
Nesses casos que o corte uterino é necessário a gente orienta um repouso em relação a gravidez por seis meses.
Pra que?
Com o objetivo que esse útero não se rompa. Evite a ruptura durante o processo de gestação.
Durante a gestação a gente sabe que o útero cresce e com ele, se essa sutura não estiver bem cicatrizada, pode ocorrer uma ruptura dessa sutura.
✅ A histerectomia melhora ou cura a endometriose?
Voltando lá atrás, falando um pouco sobre a fisiopatologia da doença, ou seja, como a doença se forma, a gente sabe que a endometriose é uma doença que é extrauterina.
O que é extrauterina? Ela está fora do útero. As lesões de endometriose estão atrás do útero, na vagina, nos ovários, nas trompas, bexiga, intestino e por aí vai.
Não adianta apenas a retirada do útero deixando as lesões que estão no intestino e ovário, deixando as lesões que estão na trompa e nos outros órgãos possivelmente acometidos.
Na verdade você vai retirar o útero porém as lesões que já estão formadas, que são as lesões de endometriose que estão fora do útero, irão continuar e essas lesões irão promover os diversos
sintomas relacionados a doença.
Então volto a dizer: isso é um mito, a histerectomia como cura ou tratamento da endometriose.
✅ É possível manter a fertilidade mesmo após a cirurgia de retirada de vários miomas?
Sim. o útero só vai ser mexido se eu precisar optar durante a cirurgia pela vida do paciente ou pelo útero.
Obviamente iremos sempre optar pela vida da paciente, senão o útero sempre será preservado.
Existe sim a possibilidade, mesmo a mulher com múltiplos miomas, existem algumas táticas e técnicas que a gente toma cuidado pra evitar a perda uterina.
Existe o risco, óbvio, qualquer cirurgião em qualquer circunstância toda cirurgia de mioma existe o risco, mesmo que mínimo de você perder o útero durante a cirurgia, porém é possível retirar vários miomas preservando a fertilidade sim e preservando e sempre pensando no sonho da maternidade.