Curto-Circuito 56: Setor Elétrico: Apertem o Cinto, o Estado Sumiu

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 10

  • @artemisia7434
    @artemisia7434 2 місяці тому

    Muito grata por suas análises. Vc trás a baila fatos e acontecimentos do setor elétrico q os meios de comunicação omitem e deturpam. Sinceramente torço para q os responsáveis por esse futuro "apagão" retornem à política do desenvolvimento do país em prol de seu povo.

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  2 місяці тому +1

      Como o debate sobre o setor desapareceu e virou um desfile de lobistas, a gente tenta trazer pra vocês algumas questões importantes que nunca são abordadas em lugar nenhum. Torcer que os responsáveis por alguma coisa no setor elétrico retomem qualquer coisa a favor do país é uma tarefa ingrata. Mas seguimos, afinal o inevitável pode não acontecer graças ao velho inesperado de guerra. Não é uma aposta tão desprovida de senso quanto aparenta. Enfim, se agarra com nossa Senhora e vai. Quem sabe. Um abs, RB.

    • @adrianaaraujo8634
      @adrianaaraujo8634 2 місяці тому

      @@CanalIEUFRJ A energia gourmet prevista por Bicalho já dá sinais na Guarulhos industrial. Aqui a energia sempre foi forte e estável com tensão residencial por volta de 230V. Faz 2 meses que as luzes diminuiram a potencia, ficara intermitentes etc. Medindo a tensão registrei 190V. Vez ou outra volta pra 230V, mas o padrão novo é 190V. Verifiquei a rede e consultei os vizinhos que perceberam os mesmos sintomas. Salvo alguma falha na rede da EDP, já começaram a sacanear a energia pra futuramente venderem a energia gourmet, estável e mais cara.

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  2 місяці тому +1

      Adriana, o jogo não é muito sofisticado. O objetivo é cortar custos (manutenção & operação) e investimentos e criar novas receitas. Com isso aumentar a geração de caixa e no final os dividendos para os acionistas e as remunerações dos diretores que são a jagunçada encarregada de levar a cabo a estratégia de predar tudo o que se pode no curto prazo. Ferram os trabalhadores, os fornecedores, os clientes e quem mais for necessário. Tutti Buona Gente. Um abs, RB.

  • @wagnercampanello7714
    @wagnercampanello7714 2 місяці тому +3

    A ausência de um planejamento energético de longo prazo, que contemple as diversas variáveis como crescimento econômico, mudanças climáticas e avanços tecnológicos, dificulta a tomada de decisões estratégicas e a coordenação entre os diferentes agentes do setor.A instabilidade política e as frequentes mudanças de governo dificultam a implementação de políticas públicas consistentes e de longo prazo. China pretende construir um mercado nacional unificado de eletricidade até 2030. O atual 14.º Plano Quinquenal para um Sistema Energético Moderno será decisivo para levar a China a atingir os seus duplos objetivos de emissões de carbono: atingir o pico antes de 2030 e tornar-se neutra em carbono antes de 2060.Não podemos contratar um técnico chinês para virar o jogo?

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  2 місяці тому +2

      Grande Wagner, esse governo não tem rumo no setor elétrico. O que ele faz não acrescenta nada em termos de estruturação do setor. Ao contrário, o governo é mais um ator a perseguir objetivos estreitos e de curto prazo no setor e com isso é mais um a contribuir com o seu desmanche. Um abs, RB.

  • @VladimirCoutinho
    @VladimirCoutinho 2 місяці тому

    Hoje ainda há incentivo para renováveis, mesmo tendo esgotado a capacidade da energia hidráulica fazer frente à intermitência.

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  2 місяці тому

      Isso demonstra Vladimir a ausência completa de planejamento. A falta de um projeto para o setor e de estratégias consistentes para alcançar os objetivos desejados. É uma verdadeira pelada em que o Governo muitas vezes nem sabe pra que lado ele chuta. Um abs, RB.