Eu gostaria de fazer uma sugestão para a FIDE: depois dessa experiência com Magnus Carlsen, em que ele, mesmo sendo o melhor jogador do mundo, se recusou a defender o título. Como todos podem ver, a qualidade do match sem a presença do melhor jogador cai consideravelmente, então, para que isso não ocorra mais, o campeão do mundo deveria assinar um contrato em que ele não pode abrir mão de defender seu título, sob pena de ter que pagar uma multa equivalente a 5x o valor da premiação do match.
@@Tardis19 vc tem que entender que além do jogo que ocorre nas 64 casas do tabuleiro, há os interesses financeiros e mercadológicos envolvidos. Magnus Carlsen criou para si uma aura de invencibilidade, primeiro pq ele realmente é o melhor, - isso a gente não discute -, e segundo que ele sabe fazer a leitura correta da cena enxadrística da atualidade em que há pouco talento para muita memorização e jogadores "computacionais", sem muita inspiração e treinados ciberneticamente. Isso contrasta com o passado do xadrez de jogadores de puro talento como Steintiz, Schlechter, Capablanca, Aleckine, Keres,, Fischer, Karpov, Kasparov, etc... Carlsen sabe que ele tem mais talento do que qualquer outro da atualidade. Isso é um ponto. A outra questão é que é muito cômodo para ele se colocar nesse pedestal dourado do xadrez mundial do que se arriscar em um match e por azar esbarrar com um Nepomniachtchi em uma semana iluminada em um momento de pouca inspiração de sua parte (é pouco provável, mas pode acontecer..). O que tem se ele perder, vc poderia se perguntar? A "marca" Magnus Carlsen continuaria tendo uma valor de mercado elevado, mas seria inferior ao valor obtido por essa mesma "marca" se ele perdesse como os reles mortais, que não habitam o Olimpo do xadrez mundial como ele. Pq se eu fosse o presidente da FIDE criaria essa regra de obriga-lo a disputar o match: ele está auferindo um ganho mercadológico, fechando contratos, ganhando dinheiro às custas do selo de qualidade criado pela FIDE, e quando é o momento de proporcionar à FIDE a possibilidade de obter divulgação ou visibilidade à sua marca com um "produto" que ela mesma criou, que é o personagem Magnus Carlsen, ele vira as costas e vai embora, satisfeito os ganhos que a FIDE lhe deu a possibilidade de auferir. Um mais afobado poderia dizer "Ahhhh, mas se ele obteve esses resultados, isso é por mérito dele e não da FIDE!!!", ok, mas eu pergunto, de que adianta ter a melhor voz do mundo e não ter um palco para cantar? Por mais talentoso que ele seja, foi a FIDE que montou o palco! E não, ele não iria jogar para perder pq ele sabe que isso iria sujar a imagem de invencível obtida por ele (som de máquina registradora com menor volume).
@@cavaleiroe, óbvio que é um título, mas por intermédio dele muitas outras coisas são obtidas. Quanto Carlsen ganha para participar de uma campanha publicitária? Não sei quanto, mas é bem mais do que um Catuana, um Nepo ou um Nakamura. Tudo é uma questão de grana.
@@brasilconservador2783 independente, o carlsen não é empregado da fide, nenhum jogador é, eles sao convidados para estarem nesses torneios vao se quiserem.
Q isso Ding segurou muito, muralha da china... vamoo
Ding jogou muito, espero que ele ganhe esse mundial
Por que só o Ding tem dragãozinho voando na tela? Põe um tigrinho pro Gukesh rs
O Rafael torce pro ding
Porque não um elefante? Um abraço!
O raffa já respondeu isso em live, ele baixou o tigre, mas acabou que ele perdeu o tigre de algum jeito
Esse empate valeu por uma vitória. 2 pontos de vantagem pro Gukesh teria que vencer
Kkkkkkkk @@matcanalplays8910
Ding gastou 20 min pensando no final pra calcular todas as linhas e jogar tudo no pré-move
Deu empate?
@@xjoTa88 ss, Liren conseguiu se defender em uma posição completamente perdida
@@carlos_xd2929 O Guke está cometendo muitos erros, né?
Gukesh vai chorar no banho certeza!
@@carlos_xd2929 nem quis ver pq to torcendo pro ding, exala humildade, ai ele segura esse empate slc
Ding provou o porque é o Campeão Mundial, segurou esse final nas pontas dos dedos.
Chess India com clima de velório kkkk
Vamos que vamos
Ta um match muito pegado!
A verdade é que se fosse o Magnus contra qualquer um desses dois já estaria 7x0 para o norueguês.
Magnus está uma prateleira a cima
Amanhã Ding ganha. Tem que chegar empatada até a rodada 10.
BOA TARDE
O Gukeshi deixou escapar demais, talvez seja a pressão. Se seguir assim o Ding vai levar outro título
Gukesh perdeu 80% da aura depois dessa partida
O DRAGÃO NÃO DORME
4:40:45
Impagável ver o chat criticando de forma vazia o Ding. E no final Ding foi lutador e mais uma vez provou que é super competitivo. 🎉🎉🎉🎉
O cara no chat na live falando que o pragnanana venceria o Ding, o Gukesh que é melhor nao ta vencendo meu amigo
Então
Exatamente!
Como que o Gukesh não ganhou essa??
Outra coisa: Xadrez clássico chato para um caralho e vai ser decidido nas rápidas! Haha
xadrez vale assistir os moves depois da partida que fica bem dinamico, agr ao vivo é complicado e pior ainda se vc torce pro ding igualk eu kkkkk
Eu gostaria de fazer uma sugestão para a FIDE: depois dessa experiência com Magnus Carlsen, em que ele, mesmo sendo o melhor jogador do mundo, se recusou a defender o título.
Como todos podem ver, a qualidade do match sem a presença do melhor jogador cai consideravelmente, então, para que isso não ocorra mais, o campeão do mundo deveria assinar um contrato em que ele não pode abrir mão de defender seu título, sob pena de ter que pagar uma multa equivalente a 5x o valor da premiação do match.
o contrato seria para obrigar o campeão a defender o título, ele poderia mt bem perder tds de propósito e termos um mundial ainda pior
@@Tardis19 vc tem que entender que além do jogo que ocorre nas 64 casas do tabuleiro, há os interesses financeiros e mercadológicos envolvidos. Magnus Carlsen criou para si uma aura de invencibilidade, primeiro pq ele realmente é o melhor, - isso a gente não discute -, e segundo que ele sabe fazer a leitura correta da cena enxadrística da atualidade em que há pouco talento para muita memorização e jogadores "computacionais", sem muita inspiração e treinados ciberneticamente. Isso contrasta com o passado do xadrez de jogadores de puro talento como Steintiz, Schlechter, Capablanca, Aleckine, Keres,, Fischer, Karpov, Kasparov, etc... Carlsen sabe que ele tem mais talento do que qualquer outro da atualidade. Isso é um ponto. A outra questão é que é muito cômodo para ele se colocar nesse pedestal dourado do xadrez mundial do que se arriscar em um match e por azar esbarrar com um Nepomniachtchi em uma semana iluminada em um momento de pouca inspiração de sua parte (é pouco provável, mas pode acontecer..). O que tem se ele perder, vc poderia se perguntar? A "marca" Magnus Carlsen continuaria tendo uma valor de mercado elevado, mas seria inferior ao valor obtido por essa mesma "marca" se ele perdesse como os reles mortais, que não habitam o Olimpo do xadrez mundial como ele.
Pq se eu fosse o presidente da FIDE criaria essa regra de obriga-lo a disputar o match: ele está auferindo um ganho mercadológico, fechando contratos, ganhando dinheiro às custas do selo de qualidade criado pela FIDE, e quando é o momento de proporcionar à FIDE a possibilidade de obter divulgação ou visibilidade à sua marca com um "produto" que ela mesma criou, que é o personagem Magnus Carlsen, ele vira as costas e vai embora, satisfeito os ganhos que a FIDE lhe deu a possibilidade de auferir. Um mais afobado poderia dizer "Ahhhh, mas se ele obteve esses resultados, isso é por mérito dele e não da FIDE!!!", ok, mas eu pergunto, de que adianta ter a melhor voz do mundo e não ter um palco para cantar? Por mais talentoso que ele seja, foi a FIDE que montou o palco! E não, ele não iria jogar para perder pq ele sabe que isso iria sujar a imagem de invencível obtida por ele (som de máquina registradora com menor volume).
@@brasilconservador2783 sai do fake Haddad kkk, ser campeão do mundo é um título, não um trabalho
@@cavaleiroe, óbvio que é um título, mas por intermédio dele muitas outras coisas são obtidas. Quanto Carlsen ganha para participar de uma campanha publicitária? Não sei quanto, mas é bem mais do que um Catuana, um Nepo ou um Nakamura. Tudo é uma questão de grana.
@@brasilconservador2783 independente, o carlsen não é empregado da fide, nenhum jogador é, eles sao convidados para estarem nesses torneios vao se quiserem.