Gênero e sexualidade com Marcia Tiburi, Berenice Bento e Marie-Helène Bourcier

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 сер 2018
  • Debate com Berenice Bento, Marie-Helène Bourcier e Marcia Tiburi no I Seminário Queer, em 2015, no Sesc Vila Mariana. Foram dois dias de debates sobre Cultura e Política; Educação, Saúde e Aprendizados; Gênero e Sexualidade e Contra-Hegemonias.
    Este eixo de discussão foca em uma das temáticas mais presentes na produção queer: a generificação e sexualização dos sujeitos por meio das tecnologias sociais presentes na esfera da educação, da saúde e outras formas de pedagogia.
    A Teoria Queer surge da confluência de vertentes radicais do feminismo e dos estudos gays e lésbicos, e propõe uma crítica à hegemonia heterossexual, interpretada como uma imposição cultural que permeia o discurso e a prática em diversos âmbitos da realidade social, cultural e política.
    Essa discussão foi apresentada por pesquisadores brasileiros e internacionais de destaque na discussão da Teoria Queer, com especial destaque para a filósofa Judith Butler, uma das principais referências sobre o tema no mundo.
    De interesse para educadores, estudantes, pesquisadores interessados nas temáticas da sexualidade, do gênero e dos saberes insurgentes, as discussões do I Seminário Queer, realizado pelo Sesc em parceria com a Revista Cult, pretendem aguçar o olhar para as formas menos visíveis de normalização corporal e subjetiva vigentes na sociedade contemporânea.
    Com Judith Butler, Marie-Helène Bourcier, Richard Miskolci, Carla Rodrigues, Karla Bessa, Leandro Colling, Guacira Lopes Louro, Jorge Leite Junior, Pedro Paulo Gomes Pereira, Berenice Bento, Marcia Tiburi e Larissa Pelúcio.
    Berenice Bento
    É professora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e pesquisadora do CNPq. Doutorou-se em Sociologia pela UnB com a primeira tese de doutorado sobre transexualidade no Brasil, publicada como A Reinvenção do Corpo (2006). Tem produzido reflexões sobre gênero, sexualidade e direitos humanos. Em 2011, foi agraciada com o Prêmio Nacional Direitos Humanos.
    Marcia Tiburi
    É professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Filosofia pela UFRGS, suas principais áreas de interesse são filosofia contemporânea, ética, estética, biopolítica e feminismo. Autora de diversos livros de filosofia, dentre eles As Mulheres e a Filosofia (2002) e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero(2008).
    Marie-Hélène Sam Bourcier [FRA]
    É professora da Universidade de Lille. Doutora em Sociologia pela Haute École en Études Sociales, foi professora visitante em diversas universidades do mundo e é autora de vários livros e artigos com impacto na produção queer contemporânea mundial. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se as reflexões sobre epistemologias queer. Tem reconhecida atuação política em movimentos queer internacionais.
    Marta Colabone (mediadora)
    É historiadora com especialização em Comunicação e em Artes. É gerente de estudos e desenvolvimento no Sesc SP.
    • 3:10 Início da fala de Berenice Bento
    • 27:11 Início da fala de Marie-Helène Bourcier
    • 44:00 Início da fala de Marcia Tiburi

КОМЕНТАРІ •