SITE DE CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO!: canaldaengenharia.com.br/ Nesse vídeo abordamos um método simplificado de como calcular uma viga de concreto armado Vigas de concreto, dimensionamento Concreto armado, cálculo, engenharia civil, momento, calculista, curso online, vida engenharia, Lighthouse Construction Material, como calcular viga metálica, como dimensionar estrutura
Estou impressionado. Calcular a armadura sem usar as tabelas dimensionais kc/ks e tabelas adimensionais kmd/kx/kz. Você pretende postar um vídeo sobre detalhamento em vigas?
+Marcelo Pierre de Lima Olá Marcelo, amanhã irei postar alguns vídeos de dimensionamento e detalhamento de vigas de dois ou mais tramos, utilizando o mesmo método! Caso ainda não tenha assinado o canal assine para não perder nada! Agradeço o seu comentário! !
Gostaria de saber como montar as armaduras/ferragens (sapatas, colunas e vigas, bem como passar a laje em cima, saber também se é necessário fazer amarração de viga submeterranea) qual o tipo de ferro? Qual a largura e comprimento dos mesmos, levando em consideração um pé de direito de 3 metros? Também, a que profundidade fazer as sapatas, uma vez que o solo é extremamente mole, ou seja, com água. Essa vão é de 6,35 de largura por 7 de cumprimento. E sim, em cima teremos uma residência simples para 6 pessoas. Com 3 quartos. Atenciosamente.
Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar! Mas notei uma diferença em relação a tabela de barras de aço destinadas a armadura. Usando a planilha juntamente com o calculo eles conferem, mais se consultar a tabela houve a uma diferença na quantidade de aço. Nos cálculos feitos obtive um resultado de 3,929cm² / 0,70= 5,612 , no calculo e na planilha arredondando para 6 br de 10mm, conferindo com a tabela 3,929 onde o valor de aproximação é 4,0 indicando 5 unidades br 10mm. Existe algum critério para adotar esse valor?
Ei, muito legal este vídeo. Ao acompanhar toda a resolução do problema, percebi alguns detalhes que me chamou atenção... O método do livro do Yopanan e bem simplificado, refiz o exercício utilizando o livro do Roberto e Jasson ( EDUFSCAR) tive um ganho na área de aço de 0, 66cm², ou seja, utilizando a norma 6118:2014 o aproveitamento e maior. Na prática, nós não temos as dimensões de "b" e "d" calculadas e dimensionadas de forma econômica, como vc faria para descobrir os valores de acordo com esse método? Teríamos duas incógnitas.
Muito bom gostei. Como montar a tabela que você menciona no vídeo, e a respeito da das barras superior que você falou que somente construtiva por ter somente momentos positivo pode de de 6.3mm e deve ser calculado também.
+paulo rodrigues chaves Olá, as armaduras do porta estribos não precisam ser calculadas, é apenas para facilitar a montagem da armadura! Agradeço seu comentário!
Parabéns pela aula, mas tenho uma dúvida: o valor de "C" corresponde ao valor de MK / b x d^2 ok, esse produto (b x d^2) seria relativo ao módulo de resistência superior (W) da seção retangular? Se sim, não estaria faltando multiplicar o valor de MK por "6", já que o módulo de resistência superior (W) da seção retangular é dado por: W = b x d^2 / 6? Obrigado
Boa noite Amigão!! Minha dúvida é a seguinte! não deveria ter encontrado a linha neutra para saber a área de fato que está sendo comprimida e a que está sendo tracionada? obrigado
Boa noite Felipe! Essa área de aço encontrada de 4 ferros, com bitola de 12,5 mm é apenas para a parte inferior da viga que compreende a tração correto, e para a parte superior da viga posso usar mais 2 barras da mesma bitola? me ficou essa dúvida.
Raimundo, no vídeo não foi feito a verificação do domínio. Essa verificação demonstra se a viga terá armadura simples ou dupla. Caso necessite de armadura dupla ela deverá ser calculada. Existe um método específico para isso. Mas caso seja armadura simples, o aço na parte negativa da viga (parte de cima) servirá como amarração da armadura, não necessitando de um cálculo específico. Nesse caso eu costumo colocar no mínimo 2 barras de 6,3mm. Espero ter ajudado.
parabens. fiquei com duvida na area de seção do concreto. se o calculo do climit ficou muito baixo voce poderia fazer uma viga de 10x27 para ver se passaria ?
De fato é um dimensionamento bem acima do que seria "normal". Pelo método do Prof. Tepedino a armadura seria apenas de 2,54cm². E o método do Tepedino também não se usam tabelas. Seu cálculo ficou 66% maior. Mas, como você disse, por esse método sempre passa, embora o custo fique muito maior.
Boa noite, meu nome é Jorge assisti as suas dicas de Dimensionamento - de vigas de concreto - 2 não achei o vídeo da planilha como faço para assisti o vídeo. obrigado.
Marcelo que livro é esse que você apresentou no vídeo. Achei interessante esse método de cálculo, mais simples que o método aprendido na faculdade. Abraço!!
bom vídeo amigo. só fiquei com uma duvida, essas quatros barras é para a área tracionada? e na parte comprimida adiciona mais duas barras para a amaragem dos estribos?, ou seria duas barras na tração e duas barras na compressão?
+Daniel Rocha de Souza , Olá Daniel, Entendo a sua dúvida, assista a esse vídeo: ua-cam.com/video/rhfnM_hLVMA/v-deo.html onde eu faço o dimensionamento mais detalhado de uma viga completa, e com certeza irá sanar a suas dúvidas! Agradeço seu comentário!
Em relação ao meu cobrimento, se nesse exemplo o senhor usou 3 cm de cobrimento "na parte inferior", qual a distância que preciso ter entre os aços construtivos superiores e os estribos laterais? (obs, Distância do aço até o fim da viga)
hipoteticamente, os porta estribos podem ser excluídos já, que estam nos esforços de compressão da viga? ou teria um valor mínimo de seção deles? imagine esta viga com 4 barras de 12,5mm e simplesmente 2 barras de 5mm no porta estribos.
+Jhonatan Sant'Ana Olá, Teóricamente Sim, os porta estribos são armadura construtivas, que tem a função de facilitar o processo de montagem da armadura, usualmente se usa 6,3 mm para tal função! Agradeço seu comentário!
No calculo MS área do aço em cm², como posso estabelecer uma relação das áreas com as bitolas,ou seja, para bitola de 12,5mm PRECISA_SE de tantos tantos cm². Não sei estou correto ou se consegue me entender.
+Roberto Vargas - Olá Roberto, dentro em breve farei um vídeo explicando passo a passo desse método, tais como todos os coeficientes e como se chega até eles!! Agradeço seu comentário!
ola não consegui entender uma coisa, vc fez o dimensionamento de uma viga somente com ferro na parte de baixo? essas 4 barras 'e somente pra parte inferior da minha armação? desde ja obrigado.
+Danilo araujo da silva, Olá! No caso desta viga, por ter apenas momento positivo, será tracionada apenas na face inferior, ou seja a armadura longitudinal a ser dimensionada é apenas a inferior, a armadura superior é simplesmente construtiva, para facilitar a montagem da armadura! Espero que tenha entendido!
+O Canal da Engenharia entendi, se possível gostaria do dimensionamento de um caso em que pudesse ser analisado todos os esforços da viga (um caso simples) más que pode - se ser contemplado todas as partes da armadura ( tanto a partr superior quanto a inferior ).
Minha dúvida é essa também, pois, numa viga temos a armadura longitudinal negativa (superior -compressão) e positiva (inferior-tração). Isso caiu numa questão do concurso de engenheiros da Marinha 2016!!!
Existe uma verificação do domínio que a viga se encontra. Essa verificação dirá se a armadura deverá ser simples ou dupla. Se for armadura dupla deverá ser calculada a armadura negativa. Caso contrário não será necessário.
Renan Luis nesse caso é só quando tem momento positivo....quando também tem momento negativo...aí tem tração na parte superior e compressão na parte inferior da viga!
acabei de ver o vídeo, achei o método interessante e bem mais simples, mas em contrapartida, também é menos econômico, pois utilizando a formulação mais clássica, cheguei a uma área de aço 0,66cm² menor. Por esse método, também não é feita a verificação direta do domínio de deformação, mas eu acredito que está verificação está no coeficiente 0,14 que você utiliza para verificar a compressão limite no concreto, é isso mesmo? Caso esta compressão limite seja superada, é o mesmo que dizer que a linha neutra está no domínio 4 e será necessário fazer o dimensionamento utilizando armadura dupla? como ficaria o dimensionamento neste caso?
+Domicio Junior Olá Domicio, é exatamente isso, a verificação da seção feita no início do vídeo é para checar indiretamente o domínio, caso o valor seja superior seria necessário o aumento da seção, armadura dupla ou uma consideração de uma seção em T, o domínio desse exemplo é o 2, ficando abaixo do x23, da tabela de domínio seguindo a seguinte linha de raciocínio: Valor limite domínios 2 e 3 0,26 * (50 - 4 - 0,05 - 0,05)=12,2 cm Valor do domínio exercido 4840 * 1,4 = 0,68 * 15 * x * 2/1,4 * (46 - 0,4x) =~ 11 cm por tanto o valor abaixo de 2/3 de X desta forma domínio 2 (obs: para encontar o domínio neste caso eu majorei porém pelo método do vídeo os coeficientes já estão embutidos na formula) Espero que tenha entendido! Agradeço seu comentário!
+O Canal da Engenharia entendi... eu vi um outro vídeo seu, que tem uma viga em balanço, e por este método a área de aço sempre fica maior, é isso mesmo?
Olá, amigo, por esse método a armadura utilizada foi 66% maior que a necessária (4,22cm² contra 2,54cm²). Sendo assim, conforme o autor do vídeo comenta, mesmo sema majoração a armadura ficou super dimensionada. Então, pelo visto, pode-se usar esse método tranquilamente.
@@BrunoMendesBH O superdimensionamento de armadura pode acarretar no deslocamento do domínio "ideal" e entrar dentro do domínio 4, na qual o aço não entra em escoamento. Neste caso, a viga de concreto está superarmada e o Estado Limite Último se dará por esmagamento do concreto comprimido, sem escoamento da armadura tracionada, ocorrendo o que se define como ruptura frágil em caso de colapso da viga. Alguém pode me dizer, se este método apresentado no vídeo baseado neste livre, trabalha fora deste domínio?
@@AndreToniati Eu não fiz o cálculo para saber em qual dominio se encontra. Mas, se você viu em outro canal que neste exemplo está fora, ok. Tem outra coisa, a taxa máxima de armadura, de repente isso está fora também.
@@BrunoMendesBH Peço perdão, a minha segunda resposta ficou incompleta, e eu nem percebi. Este método que foi apresentado neste vídeo. Está fora do domínio 4. Portanto, é ele é um bom método para cálculo de armadura.
Estava pesquisando pelo autor, e encontrei alguns livros, vc poderia me especificar, pois gostei muito das suas explicações, mas gostaria de adquirir o livro... valeu, abç
Amigo, para de lecionar porque não está legal. Isso não é didático, não explica os possíveis mecanismos de ruptura, e não determina de maneira coerente o modelo resistente a flexão da viga de concreto armado. Simplesmente Pare!
@@lucasf8180 Crianças como você choram. Nós, adultos, responsáveis e que estudam o tema a fundo, apenas lutamos para que pessoas imbecis como você ao menos aprendam direito. Se quiser auxílio, recorra à serie de livros do Prof. Leonhardt por exemplo. Vai fazer você sair do zero.
SITE DE CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO!:
canaldaengenharia.com.br/
Nesse vídeo abordamos um método simplificado de como calcular uma viga de concreto armado
Vigas de concreto, dimensionamento
Concreto armado, cálculo, engenharia civil, momento, calculista, curso online, vida engenharia, Lighthouse Construction Material, como calcular viga metálica, como dimensionar estrutura
Boa noite colega, gostei muito da explicação. Parabens.
muito top, salvou meu dia!!!!!
Excelente vídeo!!! Muito obrigado pelos ensinamentos!!!
amigo, pelo amor de Deus, segura o meu like!
Muito obrigado por postar! Vai me ajudar muito nas minhas aulas. Muito bom mesmo!
Não sou da área, mas é justamente o que estou procurando, tendo já as cargas das lajes.
Muito obrigado !!!!
Continue postando vídeos....valeu !!!
Estou impressionado. Calcular a armadura sem usar as tabelas dimensionais kc/ks e tabelas adimensionais kmd/kx/kz.
Você pretende postar um vídeo sobre detalhamento em vigas?
+Marcelo Pierre de Lima Olá Marcelo, amanhã irei postar alguns vídeos de dimensionamento e detalhamento de vigas de dois ou mais tramos, utilizando o mesmo método! Caso ainda não tenha assinado o canal assine para não perder nada! Agradeço o seu comentário! !
Perfeito!
muito bom,gostei muito do video
Muito bem explicado , parabéns amigo .
Muito bom amigo...Muito esclarecedor...Parabéns
MUITO BOM , OBRIGADO
Excelente aula
Obrigado..!!!
muito boa aula!!!!!!!!!!
Continuação, muito bom!
Muito bom Ajudou muito
Gostaria de saber como montar as armaduras/ferragens (sapatas, colunas e vigas, bem como passar a laje em cima, saber também se é necessário fazer amarração de viga submeterranea) qual o tipo de ferro? Qual a largura e comprimento dos mesmos, levando em consideração um pé de direito de 3 metros? Também, a que profundidade fazer as sapatas, uma vez que o solo é extremamente mole, ou seja, com água. Essa vão é de 6,35 de largura por 7 de cumprimento. E sim, em cima teremos uma residência simples para 6 pessoas. Com 3 quartos.
Atenciosamente.
Muito bom seus vídeos, ta de parabéns. Gostaria de saber se ira postar vídeos de dimensionamento de pilar. Abraços!!
+Raffael Anacleto Olá Raffael, agradeço o apoio, em breve postarei vídeos sobre cálculos de pilares! Agradeço seu comentário!
Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar! Mas notei uma diferença em relação a tabela de barras de aço destinadas a armadura. Usando a planilha juntamente com o calculo eles conferem, mais se consultar a tabela houve a uma diferença na quantidade de aço. Nos cálculos feitos obtive um resultado de 3,929cm² / 0,70= 5,612 , no calculo e na planilha arredondando para 6 br de 10mm, conferindo com a tabela 3,929 onde o valor de aproximação é 4,0 indicando 5 unidades br 10mm. Existe algum critério para adotar esse valor?
Muito bom
Parabéns pelo video aula.
Ei, muito legal este vídeo. Ao acompanhar toda a resolução do problema, percebi alguns detalhes que me chamou atenção... O método do livro do Yopanan e bem simplificado, refiz o exercício utilizando o livro do Roberto e Jasson ( EDUFSCAR) tive um ganho na área de aço de 0, 66cm², ou seja, utilizando a norma 6118:2014 o aproveitamento e maior. Na prática, nós não temos as dimensões de "b" e "d" calculadas e dimensionadas de forma econômica, como vc faria para descobrir os valores de acordo com esse método? Teríamos duas incógnitas.
Muito bom o vídeo!!!! Qual é o livro que apareceu durante o vídeo?
muito boa explicaçãoparabens
Like sempre.
Muito bom gostei. Como montar a tabela que você menciona no vídeo, e a respeito da das barras superior que você falou que somente construtiva por ter somente momentos positivo pode de de 6.3mm e deve ser calculado também.
+paulo rodrigues chaves Olá, as armaduras do porta estribos não precisam ser calculadas, é apenas para facilitar a montagem da armadura! Agradeço seu comentário!
bem explicado, minha duvida é a seguinte... as 4 barras de 12,5 é na parte de baixo da viga??
ou são 2 em cima e 2 em baixo???
também fiquei com essa duvida.
acredito que sim
Parabéns pela aula, mas tenho uma dúvida: o valor de "C" corresponde ao valor de MK / b x d^2 ok, esse produto (b x d^2) seria relativo ao módulo de resistência superior (W) da seção retangular? Se sim, não estaria faltando multiplicar o valor de MK por "6", já que o módulo de resistência superior (W) da seção retangular é dado por: W = b x d^2 / 6?
Obrigado
Ótimo...
muito boa explicação amigo. fiquei com uma pequena duvida, esta carga de 1000kgf/m que ja está corresponde exatamente que carga ? agradeçoa ajuda
Boa noite Amigão!!
Minha dúvida é a seguinte! não deveria ter encontrado a linha neutra para saber a área de fato que está sendo comprimida e a que está sendo tracionada?
obrigado
a norma fala em 0,45
Felipe, primeiramente parabéns pela explicação. Excelente método e didática.
Queria saber o nome do livro do Yopanan que você utilizou para se basear.
Boa noite Felipe!
Essa área de aço encontrada de 4 ferros, com bitola de 12,5 mm é apenas para a parte inferior da viga que compreende a tração correto, e para a parte superior da viga posso usar mais 2 barras da mesma bitola? me ficou essa dúvida.
Raimundo, no vídeo não foi feito a verificação do domínio. Essa verificação demonstra se a viga terá armadura simples ou dupla. Caso necessite de armadura dupla ela deverá ser calculada. Existe um método específico para isso. Mas caso seja armadura simples, o aço na parte negativa da viga (parte de cima) servirá como amarração da armadura, não necessitando de um cálculo específico. Nesse caso eu costumo colocar no mínimo 2 barras de 6,3mm. Espero ter ajudado.
parabens. fiquei com duvida na area de seção do concreto. se o calculo do climit ficou muito baixo voce poderia fazer uma viga de 10x27 para ver se passaria ?
De fato é um dimensionamento bem acima do que seria "normal". Pelo método do Prof. Tepedino a armadura seria apenas de 2,54cm². E o método do Tepedino também não se usam tabelas. Seu cálculo ficou 66% maior. Mas, como você disse, por esse método sempre passa, embora o custo fique muito maior.
Poderia passar o memorial de calculo por este método seguindo os parâmetros do vídeo, meu email é j.lopesadm@hotmail.com, agradeceria o favor.
Qual o livro que vc usou nesse vídeo
Cara o valor da altura útil tá certo? Não seria 40-6?pq tem o cobrimento em cima e embaixo.
BOM DIA.....que livro é esse que mostrou ai ? tem o nome da capa ? autor pra passar ?? achei interessante ele
Muito boa a explicação, gostaria de saber qual é esse livro q vc usa
olá, em qual livro do Yopanan rebello eu consigo encontrar esse método e essas fórmulas que você utilizou? Obrigada
O d e altura total - valor do cobrimento - diametro do estribo - metade da barra adotada do pre-dimensionamento. Só pra complementar
show de aula
Boa noite, meu nome é Jorge assisti as suas dicas de Dimensionamento - de vigas de concreto - 2 não achei o vídeo da planilha como faço para assisti o vídeo. obrigado.
Aonde usamos a cortante neste calculo?
Qual é o livro q vc esta usando?
Boa amigo o valor 2 que multiplica o momento no final para achar o aço é uma majoração correto ? Eu posso diminui essa majoração? Vlw
Boa noite, ótima aula, poderia informar qual é o autor deste e o nome deste livro que vc está usando como base de referencia?
A relação do MS final é igual ao peso por metro de cada bitola,quando queremos saber a tonelada de aço de cada bitola?
existe alguma maneira de dimensionar lages e vigas na ponta do lápis sem o auxilio de tabelas?
Marcelo que livro é esse que você apresentou no vídeo. Achei interessante esse método de cálculo, mais simples que o método aprendido na faculdade.
Abraço!!
To querendo saber também
bom vídeo amigo. só fiquei com uma duvida, essas quatros barras é para a área tracionada? e na parte comprimida adiciona mais duas barras para a amaragem dos estribos?, ou seria duas barras na tração e duas barras na compressão?
+Daniel Rocha de Souza , Olá Daniel, Entendo a sua dúvida, assista a esse vídeo: ua-cam.com/video/rhfnM_hLVMA/v-deo.html onde eu faço o dimensionamento mais detalhado de uma viga completa, e com certeza irá sanar a suas dúvidas! Agradeço seu comentário!
ta de parabéns!! os vídeos estão ótimos, só queria te fazer um pedido tem como mandar um link pra baixar o livro?
Qual é esse livro que vc usou
Muito bom, como faço para adquirir o Livro com base?
Em relação ao meu cobrimento, se nesse exemplo o senhor usou 3 cm de cobrimento "na parte inferior", qual a distância que preciso ter entre os aços construtivos superiores e os estribos laterais? (obs, Distância do aço até o fim da viga)
+jeferson santana da silva Olá, esse cobrimento deve ser aplicado para toda a seção da viga, ou seja em todo o "contorno" da seção!
+jeferson santana da silva Olá, esse cobrimento deve ser aplicado para toda a seção da viga, ou seja em todo o "contorno" da seção!
hipoteticamente, os porta estribos podem ser excluídos já, que estam nos esforços de compressão da viga? ou teria um valor mínimo de seção deles? imagine esta viga com 4 barras de 12,5mm e simplesmente 2 barras de 5mm no porta estribos.
+Jhonatan Sant'Ana Olá, Teóricamente Sim, os porta estribos são armadura construtivas, que tem a função de facilitar o processo de montagem da armadura, usualmente se usa 6,3 mm para tal função! Agradeço seu comentário!
Muito bom o vídeo, fiquei curioso sobre qual livro você está usando. Poderia passar o nome?
Tecnico edificações boa noite, já descobriu o livro? Qual o nome? Tô querendo saber.
No calculo MS área do aço em cm², como posso estabelecer uma relação das áreas com as bitolas,ou seja, para bitola de 12,5mm PRECISA_SE de tantos tantos cm². Não sei estou correto ou se consegue me entender.
Posso acrescentar por exemplo uma barra de 8 mm para chegar na área de aço pretendida?
+Kico 00 A composição de barras é indiferente desde que alcance a área de aço necessária!!
Ótimo, parabéns pelo vídeo, eu fiz os cálculo no Excel, ficou 10.
Qual dominio você utiliza?
Ola muito bom seus videos. Gostaria de saber de onde e esse coeficiente de 0,14?
+Roberto Vargas - Olá Roberto, dentro em breve farei um vídeo explicando passo a passo desse método, tais como todos os coeficientes e como se chega até eles!! Agradeço seu comentário!
Ok obrigado, vou continuar acompanhando!
ola não consegui entender uma coisa, vc fez o dimensionamento de uma viga somente com ferro na parte de baixo? essas 4 barras 'e somente pra parte inferior da minha armação? desde ja obrigado.
+Danilo araujo da silva, Olá! No caso desta viga, por ter apenas momento positivo, será tracionada apenas na face inferior, ou seja a armadura longitudinal a ser dimensionada é apenas a inferior, a armadura superior é simplesmente construtiva, para facilitar a montagem da armadura! Espero que tenha entendido!
+O Canal da Engenharia entendi, se possível gostaria do dimensionamento de um caso em que pudesse ser analisado todos os esforços da viga (um caso simples) más que pode - se ser contemplado todas as partes da armadura ( tanto a partr superior quanto a inferior ).
Minha dúvida é essa também, pois, numa viga temos a armadura longitudinal negativa (superior -compressão) e positiva (inferior-tração). Isso caiu numa questão do concurso de engenheiros da Marinha 2016!!!
Existe uma verificação do domínio que a viga se encontra. Essa verificação dirá se a armadura deverá ser simples ou dupla. Se for armadura dupla deverá ser calculada a armadura negativa. Caso contrário não será necessário.
Renan Luis nesse caso é só quando tem momento positivo....quando também tem momento negativo...aí tem tração na parte superior e compressão na parte inferior da viga!
acabei de ver o vídeo, achei o método interessante e bem mais simples, mas em contrapartida, também é menos econômico, pois utilizando a formulação mais clássica, cheguei a uma área de aço 0,66cm² menor. Por esse método, também não é feita a verificação direta do domínio de deformação, mas eu acredito que está verificação está no coeficiente 0,14 que você utiliza para verificar a compressão limite no concreto, é isso mesmo? Caso esta compressão limite seja superada, é o mesmo que dizer que a linha neutra está no domínio 4 e será necessário fazer o dimensionamento utilizando armadura dupla? como ficaria o dimensionamento neste caso?
+Domicio Junior Olá Domicio, é exatamente isso, a verificação da seção feita no início do vídeo é para checar indiretamente o domínio, caso o valor seja superior seria necessário o aumento da seção, armadura dupla ou uma consideração de uma seção em T, o domínio desse exemplo é o 2, ficando abaixo do x23, da tabela de domínio seguindo a seguinte linha de raciocínio:
Valor limite domínios 2 e 3
0,26 * (50 - 4 - 0,05 - 0,05)=12,2 cm
Valor do domínio exercido
4840 * 1,4 = 0,68 * 15 * x * 2/1,4 * (46 - 0,4x) =~ 11 cm por tanto o valor abaixo de 2/3 de X desta forma domínio 2 (obs: para encontar o domínio neste caso eu majorei porém pelo método do vídeo os coeficientes já estão embutidos na formula) Espero que tenha entendido! Agradeço seu comentário!
+O Canal da Engenharia entendi... eu vi um outro vídeo seu, que tem uma viga em balanço, e por este método a área de aço sempre fica maior, é isso mesmo?
Este método está de acordo com as normas da ABNT? Visto que não se utilizou nenhum coeficiente para majorar as cargas nem diminuir a resistência.
Olá, amigo, por esse método a armadura utilizada foi 66% maior que a necessária (4,22cm² contra 2,54cm²). Sendo assim, conforme o autor do vídeo comenta, mesmo sema majoração a armadura ficou super dimensionada. Então, pelo visto, pode-se usar esse método tranquilamente.
@@BrunoMendesBH O superdimensionamento de armadura pode acarretar no deslocamento do domínio "ideal" e entrar dentro do domínio 4, na qual o aço não entra em escoamento. Neste caso, a viga de concreto está superarmada e o Estado Limite Último se dará por esmagamento do concreto comprimido, sem escoamento da armadura tracionada, ocorrendo o que se define como ruptura frágil em caso de colapso da viga.
Alguém pode me dizer, se este método apresentado no vídeo baseado neste livre, trabalha fora deste domínio?
Acabei de ler a resposta do @O Canal da Engenharia sobre isto.
E sim, está fora do domínio 4.
@@AndreToniati Eu não fiz o cálculo para saber em qual dominio se encontra. Mas, se você viu em outro canal que neste exemplo está fora, ok. Tem outra coisa, a taxa máxima de armadura, de repente isso está fora também.
@@BrunoMendesBH Peço perdão, a minha segunda resposta ficou incompleta, e eu nem percebi.
Este método que foi apresentado neste vídeo. Está fora do domínio 4.
Portanto, é ele é um bom método para cálculo de armadura.
tudo bem? o Coeficiente 0,14, como consigo o calculo?
abraço
É o coeficiente do livro
qual a marca e modelo dá sua calculadora muio obrigado e tenha uma boa Páscoa
+Ricardo vitorio gomes Calculadora Texas Ti Nspire cx-cas
Boa tarde. Gostaria de saber 2×390625÷5000×37^2 ao quadrado .foi encontrado valor de 4,2229 ... na minha calculadora achei valor mais alto
Como achar o a altura da viga e o d de uma viga
O momento não Marjora?
boa noite amigo, tudo bem? se o meu C for maior que C limite. O que devo fazer?
Wandrey Ferreira, aí vc marjora o coeficiente mk, ou seja, multiplica o valor por 1,4
se a tensão de compressão do concreto estiver maior que o limite, você tem que aumentar a seção de sua viga
A outra dúvida é, pq não majorou o momento, nem minorou o aço e nem concreto??
Oi, por favor qual o livro utilizado?
Thiago Maciel 8
Como chegar nesse fck de 30x10?
Supor, 30MPa=30x10^6Pa, Pa=N/m^2, logo, 30x10^6MPa=30x10^6N/m^2. 10N≈1kgf e m^2=10^4cm^2, então 30x10^6N/m^2=30x10^6x10^(-1)kgf/10^4cm^2=30x10^5kgf/10^4cm^2= 30x10kgf/cm^2
Boa noite, qual o livro utilizado ?
+Almir Silva livro do professor Yopanan Rebelo!
Estava pesquisando pelo autor, e encontrei alguns livros, vc poderia me especificar, pois gostei muito das suas explicações, mas gostaria de adquirir o livro... valeu, abç
+Almir Silva
www.saraiva.com.br/estruturas-de-aco-concreto-e-madeira-1572337.html
Cara, muito obrigado......
Disponha! Bons estudos!
Achando o momento , tem um aplicativo que acha as armaduras...
"Steel long"
amigo como posso obter este aplicativo? se possível favor enviar um link por favor via email gilsonribeiro647@gmail.com
QUAL O AUTOR DESSE LIVROI
Ao invés de marjorar a solicitação, vc marjora a resistência do concreto?
Não entendi
Na verdade reduziu né. Mas nao sei d
e onde saiu esse coeficiente tb.
realmente locão esse cara multiplicou ao invés de dividir, método esse que nunca utilizarei para meus cálculos
Muito boa explicacao,.. mas o audio baixíssimo e video desfocado
alguém poderia me ajuda a demiciona uma ferrgem de um largem de 5m de tamanho por 6m de largura com vão livre em baixo
meu zap 88 9 9672 000 tim
Já conseguiu alguém para fazer o cálculo?
Está pensando em laje maciça ou nervurada com treliças?
pode responder no inspetor.concreto@outlook.com
Amigo, para de lecionar porque não está legal. Isso não é didático, não explica os possíveis mecanismos de ruptura, e não determina de maneira coerente o modelo resistente a flexão da viga de concreto armado. Simplesmente Pare!
ja parou de chorar?
@@lucasf8180 Crianças como você choram. Nós, adultos, responsáveis e que estudam o tema a fundo, apenas lutamos para que pessoas imbecis como você ao menos aprendam direito. Se quiser auxílio, recorra à serie de livros do Prof. Leonhardt por exemplo. Vai fazer você sair do zero.