Emocionante, terminei em lágrimas. Em 1964, tinha 11 anos e já sabia o que estava ocorrendo, a quinta filha de uma família de operário politizado. Aos 15 anos já estava na rua gritando , como secundarista, "abaixo a ditadura ". E, até a abertura, me mantive na rua. Vi tombaram jovens estudantes, Chorei e chorei. Excelente documentário!
Para entender este documentário melhor, assista ANTES ao documentário “O dia que durou 21 anos”, então tudo aqui ficará mais claro quanto a datas e cargos que as pessoas ocupavam na época.
Estou estudando em 2024 sobre os golpes que os brasileiros tomaram na história. Impossível entender o Brasil que vivemos hoje sem entender como tudo aconteceu no passado. Passado esse que foi censurado para a minha geração. Que maravilha é poder assistir um documentário como esse no UA-cam.
Precisa passar na Netflix, nas escolas, nos sindicatos, nos comitês dos partidos, na conscientização da sociedade. Entender o risco que sofremos hoje. O mesmo modus operandi, mudam os atores, a peça é a mesma.
@@joaoregioheitor1325Olha o bolsominion que se acha rico. Bom era o ladrão de jóias, aquela mula que só sabia esbravejar. Só no Brasil mesmo que pobre apoia quem destrói as leis que vai protegê-lo.
Excelente documentário! Muito triste ver como nosso destino foi decidido em Washington, por homens que se achavam no direito de interferir como quisessem em países democráticos na América Latina, para garantir que somente seus interesses (nosso subdesenvolvimento) fossem atendidos. Mais triste ainda é saber que brasileiros caíram nessa história e fizeram parte desse projeto, sob as máscaras do patriotismo, mas que foi a antítese do patriotismo. Pois sem saberem (ou sabendo) estavam apenas garantindo a dominação de seu povo pelos interesses estadunidenses. Burros! Ou muito espertos!
Esses militares, golpeando a democracia, comeram do bom e do melhor e sabotaram a economia e os brasileiros!!!! passaram fome e órfãos do Brasil que não foi o que brasileiros🎉 queriam, que o Brasil não tolere militares na política
Excelente documentário!! O texto no final é forte e é incrível como nos espreita, ainda hoje, esse desejo golpista por parte daqueles que insistem em nos tutelar.
E pensar que vivi toda minha infância e adolescência, ouvindo a história ser contada de maneira errônea e parcial. Agora encontro respostas para muitas perguntas que fiz em sala de aula!
“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”. ― Anísio Teixeira “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. - Darcy Ribeiro. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. - Paulo Freire “Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço”. - Rui Barbosa
Você quer dizer que o Brasil seria como a China atual sem liberdades civis, com 90% do território do país imerso na miséria e na pobreza, enquanto cinco cidades são ricas industrialmente e economicamente. E o comunismo de estado domina o País.
Foi no governo militar o maior desenvolvimento do Brasil, as maiores obras de infraestrutura, projetos socias e a maior economia no qual tirou o Brasil da maior crise e inflação na época.
@@marimaria8874-w4s não, a inflação tava nas alturas Só começou a melhorar com o plano real. Do governo Itamar Franco e o ministro da Fazenda., Fernando Henrique Cardoso
Excelente documentário meus parabéns por ter postado esse filme documentário 👍 do nosso país assistindo 28/12/2024 este ano fez 60 anos deste golpe parlamentar . E O atual Presidente de nosso país não quis alembra e não fez menção ao golpe de 1964 . O triste golpe . Que nunca mais ocorra em nosso país....
Gente, Caiban é a produtora do Tendler? Que iniciativa maravilhosa! Agora sobre esse documentário e Os Anos JK, confesso que segurei o choro nas duas primeiras vezes em que vi.
Queria que todas nossas derrotas fossem meros pesadelos 😣. Apesar de não ser nascida nesses anos narrados, sou consequência do que resultou deles.. "de derrota em derrota, até a vitória final" -Che🚩🌷
Graças ao programa Sr. Brasil do maestro e poeta Rolando Boldrin, acabo de conhecer esta obra prima, que irei assistir cada segundo e ansioso por a trilha sonora... 💓 Aaaaaaai como é bom ser um "jovem" chamado de velho na roda dos amigos 💕
Parabéns e gratidão por esse filme-documentário recheado de sensibilidade artística e histárica e ao mesmo tempo didático. JANGO VIVE EM CADA CORAÇÃO BRASILEIRO QUE CLAMA POR JUSTIÇA E PAZ!!
Infelizmente a hora que o povo brasileiro eleger alguém minimamente decente e enfurecer os EUA novamente ocorrerá novamente algo parecido ou igual a 64. Enquanto o Brasil não fazer uma reforma nas forças armadas, uma nova Constituinte, sair da ONU e dos acordos de não proliferação de armas nucleares e não desenvolver nosso programa de armamento nuclear, ficaremos a mercê de golpes dos EUA sempre !
Excelente documentário!!! Necessário para guardar a verdadeira historia dos acontecimentos que ajudaram a trazer uma sociedade com menos desigualdades! Jango o líder que ajudou a construir um melhor Brasil para os menos privilegiados!
Sensacional! Uma clara demostração de que precisamos entender o passado para compreender e mudar o futuro! É fascinante como certos momentos expressam exatamente o que está acontecendo neste instante!
Sou de 69. Somente de uns anos pra cá eu soube disso! No ginásio havia EMC. Era ótimo. Mas do colegial pra frente só vi vaidosos professores ensinarem a história pela visão da esquerda. Na ETEC também, só esquerdalhas. Voltei a ver a bela visão da direita num cursinho. Na Estácio foi ótimo: visão empresarial, desenvolvimento de habilidades e aptidões, economia como ela é (coisa que a esquerda nem suspeita pra quê serve! Kkk!), meritocracia - não estude e não trabalhe não, viu? Pra ver onde tu vai parar! O Estado não dá nada a ninguém, e quando dá, na verdade você já pagou por aquilo! Os políticos se agarram à máquina do Estado para 'roer o queijo', pq se eles não agarram essa boquinha, a maioria nem tem profissão pra se manterem por conta. E aí? Socialismo não é bom: 1 trabalha pra sustentar 3 ou 4 parados!
Nos não podiamos falar ,mais de treis pessoas ate mesmo adolescentes que ficasse converdando na calçada da escola Apatecia um policial para saber oque estavamos Falando. Se fosse homem era levado ate a delegacia para averiguação se fosse sabado dormia la e so saía segunda por volta das 5. Ou 6horas da manhã. Muito perigoso!
A sociedade precisa conhecer melhor sua história política. Debater, analisar, refletir os acontecimentos. O conhecimento leva à conscientização. Cidadão/ eleitor consciente, não se deixa dominar facilmente. Talvez nem precise pegar em armas que ferem. Basta o voto, a democracia.
Gostaria de deixar registrado abaixo duas observações. 1. De lá pra cá, a China ascendeu economicamente e hoje domina o mundo. Enquanto isso, o Brasil regressou um século com o golpismo cívico/ militar de 64. 2. Quando toca "Enquanto seu lobo não vem" na voz do autor Caetano, aparecem na passeata a saudosa Nara Leão e o inesquecível Grande Otelo.
Dê graças a Deus que houve o golpe, pois foi nessa época o maior desenvolvimento do nosso país. As maiores obras que até hoje tem grande importância no Brasil foram feitas no governo militar. Agora diga-me, qual foi a obra de grande importância feita depois das Direitas já ? O Porto de Mariel em Cuba ?
Alguns políticos de hoje não tem noções de política mas sim de falácias e palavras desconexas, algo bem relativo ao que assistimos em Brasília. Grande parte de parlamentares esperientes do nosso Brasilsão não consegue se desabituar da afortunada corrupção, contaminando inúmeros jovens que eleitos pelo povo Brasileiro vão em busca do mesmo objetivo. No palanque em busca de votos prometem absurdas mudanças e quando eleitos o antecessor é sempre o culpado pelos entraves burocráticos do desenvolvimento a que prometeu e jurou acenando para bandeira Brasileira. Triste!
Ou vc não entendeu o documentário ou está tentando fazer malabarismo com as palavras pra não dizer que tá do lado dos golpistas. Sim a extrema direita e a direita tem toda a estrutura de Estado em suas mãos, o governante de esquerda pode a qualquer momento ser vítima dessa estrutura
Pensei que só a direita usava esta palavra para os canhotas😮 O narrador disse que em governo de esquerda, subversão é da direira😑. Esse povo nao decide nunca? 😅😅😅
@@elaineg920O que interessa é narrativa..Agora SIM vivemos uma ditadura de verdade..Mas enquanto a Globo não falar abertamente isso vão achar que estamos numa democracia (sendo que essa foi solapada justamente desde a tal redemocratização)
A classe dominante nunca quis diminuir a desigualdade social no Brasil, pois é interesse para ela manter os assalariados sempre embaixo dos seus pés...sempre que um presidente tentou fazer alguma coisa para diminuir a desigualdade no Brasil, essa elite aliada à grande imprensa e com ajuda das forças armadas armam um golpe para tirá-lo do poder...foi assim com Jango, com Dilma, Lula e o povo não percebe isso, pelo contrário, ainda apóia
Triste. Partido da Terra..Alceu Luís Castilho. Mataram Getúlio pra roubar latifúndios. O MDB e PSDB levaram vantagens sobre os roubos. A direita é bandida. Meu pai e avô acreditaram na mentira e fake do comunismo. Sou do RS. Um inferno. Descobri a verdade com Juremir Machado da Silva. A direita tirou ele do jornal Correio do Povo agora com Edir Macedo. O Brasil não é para honestos. Os maçons usam o comunismo pra aterrorizar. O choque quando descobri que Martinho Lutero fundou religião de maçons Rosa Cruz. Protestantes maçons mataram Getúlio. Pastor Daniel Batista tem vídeo. O alemonzedo é o horror
Imperdível documentário. A geração atual precisa assistir, e a minha geração, que era criança e/ou adolescente nessa época, constata a terrível semelhança com os dias atuais.
Ótima observação! Desde meus 7 anos de idade, quando Getúlio morre, acompanho atentamente todos os fatos; sou nacionalista e conservador! Louco pra ver, ainda que aos 77 anos, um Brasil que me deixa morrer feliz!
Salve, salve! Caras, eu assistir o vídeo por recomendação do Youtoba kkk. Achei top a entrevista. Acho que nem é um milésimo das coisas que vcs viveram na TV. Os srs devem repetir outras vezes, a turma que viveu os anos 90 adora esse formato e conduta de entrevista aí. Descontraída, sem mimimi (veja só De La Penha falando do Chico Anísio e o filho ouvindo de boa, sem contudo se perder respeito e consideração) sem remorsos e sem mal caratismo. Vcs, como as lives dos Os Caras de Pau, vão remodelar o humor da internet 😂 parabéns 😅
Atenção para esses alertas: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”. ― Anísio Teixeira “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. - Darcy Ribeiro. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. - Paulo Freire “Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço”. - Rui Barbosa
Vamos reflorestar o planeta ao invés de guerra tem jeito se somos racionais devemos nos proteger nossas estações são conhecidas e milimetricamente calculada e temos que manter esses valores a favor de nossa existência
Na verdade não, parte dessas reformas de base do Jango foram implementadas pelos militares que assim como Jango e Brizola,, eram herdeiros políticos de getulismo a direita, penso que faltou tato pra que os dois espectros do nacionalismo brasileiro que era a esquerda trabalhista e a direita militar se unissem em prol do Brasil e expurgasse os setores políticos armados que eram golpistas
@@GuilhermeCosta-yd5rj as reforma tinha por objetivo diminuir as desigualdades sociais sendo que os governos militares foram marcados pelo aumento da desigualdade social.?
Os pendores democráticos da classe militarista foram sobejamente demonstrados através da prática da tortura a qual assombra suas vítimas e descendentes até hoje . Documentário esclarecedor que requer mentes lúcidas aptas à múltiplas conclusões.
E Silvio Tendler.fez um filme de primeira.quando ele relatou com minuciosidade.sobre os acontecimentos.que terminaram por levar a derrubada do presidente João Goulart.quando ele sofreu um golpe militar.no dia 31 de março de 1964.e ele fez um governo melhor do que o seu antecessor.Janio Quadros.
Jango devia ter resistido até ao fim, tal como Salvador Allende, pois mesmo em caso de derrota, estaria lançando as bases da resistência popular que era "apenas" a maioria da população. Mas ele era um burguês social-democrata, jamais teria tomates para tal. Infelizmente, o povo humilde do Brasil pagou bem caro - e continua pagando - essa covardia.
Emocionante, terminei em lágrimas. Em 1964, tinha 11 anos e já sabia o que estava ocorrendo, a quinta filha de uma família de operário politizado. Aos 15 anos já estava na rua gritando , como secundarista, "abaixo a ditadura ". E, até a abertura, me mantive na rua. Vi tombaram jovens estudantes, Chorei e chorei. Excelente documentário!
Esse filme é excelente! Parabéns pela iniciativa de traze-lo para quem ainda não assistiu.
Se o socialismo tivesse sido implantado em nosso país a história podia ter sido outra.Os militares só atrasaram a nação sob o cabresto dos EUA.
Incrível como muitas das coisas que aconteceram ainda são atuais.
E SEMPRE os mesmos nos ameaçando
O Brasil tem um longo passado pela frente
Para entender este documentário melhor, assista ANTES ao documentário “O dia que durou 21 anos”, então tudo aqui ficará mais claro quanto a datas e cargos que as pessoas ocupavam na época.
Estou estudando em 2024 sobre os golpes que os brasileiros tomaram na história. Impossível entender o Brasil que vivemos hoje sem entender como tudo aconteceu no passado. Passado esse que foi censurado para a minha geração. Que maravilha é poder assistir um documentário como esse no UA-cam.
EXCELENTE DOCUMENTÁRIO . DEVEMOS ESTUDAR O PASSADO PARA ENTENDER 0 PRESENTE .
Assistindo em 04/2024
Eu em 11/2024
Precisa passar na Netflix, nas escolas, nos sindicatos, nos comitês dos partidos, na conscientização da sociedade. Entender o risco que sofremos hoje. O mesmo modus operandi, mudam os atores, a peça é a mesma.
Perfeito, nossas crianças precisam estudar a "História real do nosso país".
precisa passar na Globo, SBT, Record, Band...de preferência em horário nobre
@@riseteoliveira3992😊 I'm
Documentário de 40 anos, mas em alguns momentos parecia a tentativa de golpe do 08/01. E hoje vemos a articulação com bilionário americano
#bostonaronacadeiaurgente
Excelente documentário, bastante lúcido nas questões históricas. Viva Jango e ditadura nunca mais!!!!!
Hoje em dia vivemos uma ditadura do absoLuti$mo
Jango foi a desgraça que até hoje no Brasil sofremos com suas sequelas!
@@joaoregioheitor1325Olha o bolsominion que se acha rico. Bom era o ladrão de jóias, aquela mula que só sabia esbravejar. Só no Brasil mesmo que pobre apoia quem destrói as leis que vai protegê-lo.
Todas as vezes que o Brasil ensaia se tornar menos injusto, sofre um golpe. 😢😢😢
E tem o dedo dos EUA por trás.
@@gilmareitelwein7328 Sempre
Exatamente
@@gilmareitelwein7328 tem o dedo do capitalismo por trás
Verdade, o último foi a "eleição" do ladrão de 9 dedos.
Excelente documentário! Muito triste ver como nosso destino foi decidido em Washington, por homens que se achavam no direito de interferir como quisessem em países democráticos na América Latina, para garantir que somente seus interesses (nosso subdesenvolvimento) fossem atendidos. Mais triste ainda é saber que brasileiros caíram nessa história e fizeram parte desse projeto, sob as máscaras do patriotismo, mas que foi a antítese do patriotismo. Pois sem saberem (ou sabendo) estavam apenas garantindo a dominação de seu povo pelos interesses estadunidenses. Burros! Ou muito espertos!
É muita merda junta
Esses militares, golpeando a democracia, comeram do bom e do melhor e sabotaram a economia e os brasileiros!!!! passaram fome e órfãos do Brasil que não foi o que brasileiros🎉 queriam, que o Brasil não tolere militares na política
Tudo isso deveria ser mostrado e explicado nas escolas.... Parabéns pelo trabalho ótimo documentário.
Excelente documentário!!
O texto no final é forte e é incrível como nos espreita, ainda hoje, esse desejo golpista por parte daqueles que insistem em nos tutelar.
Cheguei a ver parte desse documentário no canal Curta!, ainda bem que o UA-cam me recomendou esse canal 👍🏻
E pensar que vivi toda minha infância e adolescência, ouvindo a história ser contada de maneira errônea e parcial. Agora encontro respostas para muitas perguntas que fiz em sala de aula!
Estamos vivendo a história novamente tem gente do povo que não enxerga! Triste destino dessa nação!
“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”. ― Anísio Teixeira
“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. - Darcy Ribeiro.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. - Paulo Freire
“Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço”. - Rui Barbosa
O que nós perdemos!O Brasil seria outro,muito mais justo ,mais igual,com uma juventude capaz de levar o nosso país muito mais adiante.
Você quer dizer que o Brasil seria como a China atual sem liberdades civis, com 90% do território do país imerso na miséria e na pobreza, enquanto cinco cidades são ricas industrialmente e economicamente. E o comunismo de estado domina o País.
Foi no governo militar o maior desenvolvimento do Brasil, as maiores obras de infraestrutura, projetos socias e a maior economia no qual tirou o Brasil da maior crise e inflação na época.
@@marimaria8874-w4s não, a inflação tava nas alturas
Só começou a melhorar com o plano real. Do governo Itamar Franco e o ministro da Fazenda., Fernando Henrique Cardoso
Excelente documentário meus parabéns por ter postado esse filme documentário 👍 do nosso país assistindo 28/12/2024 este ano fez 60 anos deste golpe parlamentar . E O atual Presidente de nosso país não quis alembra e não fez menção ao golpe de 1964 . O triste golpe . Que nunca mais ocorra em nosso país....
Estou com muito medo de um golpe.
A história volta a se repetir!!!
Só não vê quem não quer, que atualmente vivemos num golpe comunista.
Havia assistido em fita de video kassete. Valeu muito rever e recordar esse magnífico documentário na voz marcante de Jose Wilker ( in memorian).❤
Gente, Caiban é a produtora do Tendler? Que iniciativa maravilhosa!
Agora sobre esse documentário e Os Anos JK, confesso que segurei o choro nas duas primeiras vezes em que vi.
Queria que todas nossas derrotas fossem meros pesadelos 😣. Apesar de não ser nascida nesses anos narrados, sou consequência do que resultou deles.. "de derrota em derrota, até a vitória final" -Che🚩🌷
❤
Bela homenagem ao Presidente João Goulart, uma época obscura da política nacional, prevaleceu os direitos democráticos e sociais. 🇧🇷
Graças ao programa Sr. Brasil do maestro e poeta Rolando Boldrin, acabo de conhecer esta obra prima, que irei assistir cada segundo e ansioso por a trilha sonora... 💓
Aaaaaaai como é bom ser um "jovem" chamado de velho na roda dos amigos 💕
Chorei. Alguns fatos não sabia e acredito que muitos também não. Estou compartilhando com.mtos grupos.
Narrador: José Wilker
Um dos melhores documentários que eu já vi sobre a fração de tempo que agora é denominado Ditadura Civil Militar.
Vivemos há 7, 8 anos tempos difíceis, parecidos com aquela época
Tempos piores que da ditadura. Ontem assisti um senhor de Maceió que afirma . Ainda estamos em 64.
E vai piorar casa vez mais!
@@mirtesmuller9787, nos meus 77 anos de vida sinto como e até pior do que 62/63...
Temos que unir o povo , pois a burguesia e os militares da alta cúpula não respeitam o povo. Eles dão golpe atrás de golpe.
Documentário Fantástico e necessário nos dias atuais.
Excelente documentário.
Parabéns e gratidão por esse filme-documentário recheado de sensibilidade artística e histárica e ao mesmo tempo didático. JANGO VIVE EM CADA CORAÇÃO BRASILEIRO QUE CLAMA POR JUSTIÇA E PAZ!!
Muito bom...A história do Brasil ditatorial ,contada sem filtros sem manipulaçõesde interesse. aprendi muito.Amei.....
Só tem depoimentos dos esquerdistas ou o que a eles interessa!
Documentário imprescindível.
QUEM NÃO SABE DE SUA HISTÓRIA PODE REVIVE-LA DE MODO BEM PIOR... Carlos Augusto Cavalcanti de Lima - Natal/RN
É um documentário que sempre emociona! Que 1964 não se repita nunca mais! JANGO VIVE!
jango tava fazendo oq na China coincidência ne fazendo amigos com comunistas obviamente
assista brasil paralelo
Não se preocupe. Lula está ao fazendo as mesmas merdas de Jangi, e ainda mais pior.
Jango era o Lula atual.
Infelizmente a hora que o povo brasileiro eleger alguém minimamente decente e enfurecer os EUA novamente ocorrerá novamente algo parecido ou igual a 64. Enquanto o Brasil não fazer uma reforma nas forças armadas, uma nova Constituinte, sair da ONU e dos acordos de não proliferação de armas nucleares e não desenvolver nosso programa de armamento nuclear, ficaremos a mercê de golpes dos EUA sempre !
Simplesmente espetacular este filme istorico!
Excelente documentário!!! Necessário para guardar a verdadeira historia dos acontecimentos que ajudaram a trazer uma sociedade com menos desigualdades! Jango o líder que ajudou a construir um melhor Brasil para os menos privilegiados!
Que preciosidade! Obg
Sensacional! Uma clara demostração de que precisamos entender o passado para compreender e mudar o futuro! É fascinante como certos momentos expressam exatamente o que está acontecendo neste instante!
Vou assistir pela primeira vez.
Em 1964 eu tinha 9 anos. Só entendi o que foi esse terror quando li Brasil Nunca Mais . Nada se falava sobre o assunto na família ou na escola.
Sou de 69. Somente de uns anos pra cá eu soube disso! No ginásio havia EMC. Era ótimo. Mas do colegial pra frente só vi vaidosos professores ensinarem a história pela visão da esquerda. Na ETEC também, só esquerdalhas.
Voltei a ver a bela visão da direita num cursinho. Na Estácio foi ótimo: visão empresarial, desenvolvimento de habilidades e aptidões, economia como ela é (coisa que a esquerda nem suspeita pra quê serve! Kkk!), meritocracia - não estude e não trabalhe não, viu? Pra ver onde tu vai parar!
O Estado não dá nada a ninguém, e quando dá, na verdade você já pagou por aquilo!
Os políticos se agarram à máquina do Estado para 'roer o queijo', pq se eles não agarram essa boquinha, a maioria nem tem profissão pra se manterem por conta. E aí? Socialismo não é bom: 1 trabalha pra sustentar 3 ou 4 parados!
Nos não podiamos falar ,mais de treis pessoas ate mesmo adolescentes que ficasse converdando na calçada da escola
Apatecia um policial para saber oque estavamos
Falando.
Se fosse homem era levado ate a delegacia para averiguação se fosse sabado dormia la e so saía segunda por volta das 5. Ou 6horas da manhã.
Muito perigoso!
Vou assistir, todo brasileiro deveria saber disto.
Usei por anos nas minhas aulas de história da educação. Luzia.
UM GRANDE ESTADISTA. ASSUMIU UMA AMIZADE COM TODOS OS PAISES INDEPENDENTE DAS SUAS IDEOLOGIAS.
Todos os países não. Foi dito aí que ele rompeu com o EUA.
Precisou a história se repetir em 2022/2023 para eu então entender o que fizeram com o Jango.
ta falando de que, colega?
@@RafaelaRocha-f8xNo mínimo é um bolsonarista que acha que o Jango era de direita kkkkk
gado
Hahahaaha que engraçado.. a foto dele já é de um gado. Perfeito.
A sociedade precisa conhecer melhor sua história política. Debater, analisar, refletir os acontecimentos. O conhecimento leva à conscientização.
Cidadão/ eleitor consciente, não se deixa dominar facilmente. Talvez nem precise pegar em armas que ferem. Basta o voto, a democracia.
Jango estava a frente do seu tempo 100 anos e não foi compreendido ! Descanse em paz eterno Presidente do Brasil !
Ele foi em parte compreendido. Por isso deposto...
não estava a frente em nada, apenas imitava castro, um viva ao socialismo
Gostaria de deixar registrado abaixo duas observações.
1. De lá pra cá, a China ascendeu economicamente e hoje domina o mundo.
Enquanto isso, o Brasil regressou um século com o golpismo cívico/ militar de 64.
2. Quando toca "Enquanto seu lobo não vem" na voz do autor Caetano, aparecem na passeata a saudosa Nara Leão e o inesquecível Grande Otelo.
Agora o Brasil será passado a limpo, aguardemos!
Dê graças a Deus que houve o golpe, pois foi nessa época o maior desenvolvimento do nosso país. As maiores obras que até hoje tem grande importância no Brasil foram feitas no governo militar. Agora diga-me, qual foi a obra de grande importância feita depois das Direitas já ? O Porto de Mariel em Cuba ?
@@marimaria8874-w4sdiga vc,quais obras feitas pela ditadura que começaram e terminaram na ditadura?
@@lucianojosebatista8768Não perco meu tempo com doutrinados da esquerda.
Excelente documentário!! Revoltante e comovente!
Excelente material.
Alguns políticos de hoje não tem noções de política mas sim de falácias e palavras desconexas, algo bem relativo ao que assistimos em Brasília.
Grande parte de parlamentares esperientes do nosso Brasilsão não consegue se desabituar da afortunada corrupção, contaminando inúmeros jovens que eleitos pelo povo Brasileiro vão em busca do mesmo objetivo.
No palanque em busca de votos prometem absurdas mudanças e quando eleitos o antecessor é sempre o culpado pelos entraves burocráticos do desenvolvimento a que prometeu e jurou acenando para bandeira Brasileira.
Triste!
Ou vc não entendeu o documentário ou está tentando fazer malabarismo com as palavras pra não dizer que tá do lado dos golpistas. Sim a extrema direita e a direita tem toda a estrutura de Estado em suas mãos, o governante de esquerda pode a qualquer momento ser vítima dessa estrutura
Muito bom esse documentário.
Melhor documentário que já vi na vida
Silêncio... O tempo fala.
Eita que injustiça feita com João Goulart
Documentário maravilhoso.
Lutar pelos trabalhadores é subversão.
Pensei que só a direita usava esta palavra para os canhotas😮
O narrador disse que em governo de esquerda, subversão é da direira😑.
Esse povo nao decide nunca? 😅😅😅
@@elaineg920O que interessa é narrativa..Agora SIM vivemos uma ditadura de verdade..Mas enquanto a Globo não falar abertamente isso vão achar que estamos numa democracia (sendo que essa foi solapada justamente desde a tal redemocratização)
documentário espetacular
Espetacular uma aula democrática 👏👏👏👏👏
_Acompanhando o documentário em 2025.._
Consulto se antes dos militares assumirem, o proprio congresso declarou o cargo de presidente vago mesmo com o Jango ainda em territorio Brasileiro.
Jango tinha fugido para o Uruguai, eu acompanhei tudo pela rádio Guaiba! Tinha 17 anos!
@@joaoregioheitor1325 foda-se que vc escutou , vc não é isento tá cheio de conteúdo lambendo militar no seu canal.
As pessoas prescisam conhecer a verdadeira história do nosso Brasil! ❤
documentário incrível!
Excelente 💖😉
Presidente João Goulart 👏🏽👏🏽👏🏽 presente!!! Justiça social e humanista👏🏽👏🏽👏🏽
Chorando cm esse final do filme 🥹🥹 . 24/07/2024
Passando tantos anos o Brasil continua o mesmo ! O Nordeste sempre um povo sofrido. Grandes desigualdades . Pobre mais pobre e rico mais rico.
O lula e a dilma nao resolveram esse problema não ? Eles dizem que erradicaram a fome.
A classe dominante nunca quis diminuir a desigualdade social no Brasil, pois é interesse para ela manter os assalariados sempre embaixo dos seus pés...sempre que um presidente tentou fazer alguma coisa para diminuir a desigualdade no Brasil, essa elite aliada à grande imprensa e com ajuda das forças armadas armam um golpe para tirá-lo do poder...foi assim com Jango, com Dilma, Lula e o povo não percebe isso, pelo contrário, ainda apóia
Época em que o rádio dominava,os jingles faziam a propaganda dos candidatos.
Estou com 96 anos lembro de tudo como se fosse agora. O Jango e o Lula de Hoje. Só que o povo correu com ele.
Triste. Partido da Terra..Alceu Luís Castilho. Mataram Getúlio pra roubar latifúndios. O MDB e PSDB levaram vantagens sobre os roubos. A direita é bandida. Meu pai e avô acreditaram na mentira e fake do comunismo. Sou do RS. Um inferno. Descobri a verdade com Juremir Machado da Silva. A direita tirou ele do jornal Correio do Povo agora com Edir Macedo. O Brasil não é para honestos. Os maçons usam o comunismo pra aterrorizar. O choque quando descobri que Martinho Lutero fundou religião de maçons Rosa Cruz. Protestantes maçons mataram Getúlio. Pastor Daniel Batista tem vídeo. O alemonzedo é o horror
Perfeito.
Imperdível documentário. A geração atual precisa assistir, e a minha geração, que era criança e/ou adolescente nessa época, constata a terrível semelhança com os dias atuais.
Ótima observação! Desde meus 7 anos de idade, quando Getúlio morre, acompanho atentamente todos os fatos; sou nacionalista e conservador!
Louco pra ver, ainda que aos 77 anos, um Brasil que me deixa morrer feliz!
@@joaoregioheitor1325 você poderia explicar o que significa "nacionalista" e "conservador"?
@@Neireudanem de bola, é um fascista !
Continuam tentando repetir...os golpes! O " fascismo ",e fascistas, adormecem...mas não morrem!" É preciso estar atento e forte/..."
Salve, salve! Caras, eu assistir o vídeo por recomendação do Youtoba kkk. Achei top a entrevista. Acho que nem é um milésimo das coisas que vcs viveram na TV. Os srs devem repetir outras vezes, a turma que viveu os anos 90 adora esse formato e conduta de entrevista aí. Descontraída, sem mimimi (veja só De La Penha falando do Chico Anísio e o filho ouvindo de boa, sem contudo se perder respeito e consideração) sem remorsos e sem mal caratismo. Vcs, como as lives dos Os Caras de Pau, vão remodelar o humor da internet 😂 parabéns 😅
Boa noite. Edna Calheiros. Saquarema/RJ
Atenção para esses alertas:
“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”. ― Anísio Teixeira
“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. - Darcy Ribeiro.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. - Paulo Freire
“Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço”. - Rui Barbosa
Muito interessante
Vamos reflorestar o planeta ao invés de guerra tem jeito se somos racionais devemos nos proteger nossas estações são conhecidas e milimetricamente calculada e temos que manter esses valores a favor de nossa existência
João Goulart, o nosso querido Jango, ainda é um injustiçado. Seu grande sacrifício não foi valorizado como deveria.
Muito bom
Infelizmente as reformas de base morreram com Goulart.
Na verdade não, parte dessas reformas de base do Jango foram implementadas pelos militares que assim como Jango e Brizola,, eram herdeiros políticos de getulismo a direita, penso que faltou tato pra que os dois espectros do nacionalismo brasileiro que era a esquerda trabalhista e a direita militar se unissem em prol do Brasil e expurgasse os setores políticos armados que eram golpistas
@@GuilhermeCosta-yd5rj a reforma agrária aconteceu durante os militares ? Como ?
@@GuilhermeCosta-yd5rj a reforma urbana aconteceu como ?
@@GuilhermeCosta-yd5rj e as outras reformas como aconteceram ?
@@GuilhermeCosta-yd5rj as reforma tinha por objetivo diminuir as desigualdades sociais sendo que os governos militares foram marcados pelo aumento da desigualdade social.?
Que triste.
O Jango era a frente do seu tempo, seus ideais totalmente atual.....
1:10 quem dera o miliciano entendesse essas coisas. Mas seria esperar demais!
Quando vc dar o rabo , ele arde???
Uma obra de arte 🎥✊
Acho que uma intervenção militar sempre dever agir contra o sistema, nunca contra uma democracia .... é bem diferente!
E o que é "o sistema"?
A extrema esquerda sequestrou a palavra 'democracia' só pra ela🤨. É clichê.
Período muito triste do Brasil 1964 1985 😢😔.
Sensacional esse DOC
00:47:18 Em apenas 30 segundos a socióloga Maria Vitoria resumiu séculos de estratégia econômico-politica.
Que nunca mais se repita.
Nossa a musica coração de estudante foi usada antes do Tancredo Neves
Mano não consigo parar de chorar,viva Jango,morte aos traidores
Mama eu😊
Todos nós somos responsáveis pelo futuro quer seja pela ação, omissão; negligência ou imprudência. TEOTÔNIO VILELA. EX SENADOR.
Jango presente!
Essa voz, é de José Willer? Falo do narrador.
Os pendores democráticos da classe militarista foram sobejamente demonstrados através da prática da tortura a qual assombra suas vítimas e descendentes até hoje .
Documentário esclarecedor que requer mentes lúcidas aptas à múltiplas conclusões.
Eita t vivo não fica na minha frente t viva se liga movimento 🇧🇷🌍
Viva Jango! Brasil , teria outra história se ele conseguisse governar.
j A N G O O O O O!!!!! Que Deus o tenha em bom lugar, H E R O I!
E Silvio Tendler.fez um filme de primeira.quando ele relatou com minuciosidade.sobre os acontecimentos.que terminaram por levar a derrubada do presidente João Goulart.quando ele sofreu um golpe militar.no dia 31 de março de 1964.e ele fez um governo melhor do que o seu antecessor.Janio Quadros.
Jango devia ter resistido até ao fim, tal como Salvador Allende, pois mesmo em caso de derrota, estaria lançando as bases da resistência popular que era "apenas" a maioria da população. Mas ele era um burguês social-democrata, jamais teria tomates para tal. Infelizmente, o povo humilde do Brasil pagou bem caro - e continua pagando - essa covardia.
seja esperto, o povo seria massacrado, a elite sempre vence, esses são os tentaculos do capitalismo
Cena triste.
João gular na argentina más.
Seu coração.
Era de ir ao brasil.